A versão 2013.j dispõe do novo módulo Pormenores construtivos, Sistemas de isolamento.
Na página Pormenores construtivos, Sistemas de isolamento, dispõe de mais informação sobre este módulo comum aos programas Pormenores construtivos, Gerador de preços da construção, Gerador de preços de reabilitação, Geradores de orçamentos e Arquimedes.
A versão 2013.j de CYPECAD inclui o novo módulo Lajes pós-tensionadas para edificação, que foi concebido para realizar o dimensionamento das armaduras passivas de lajes pós-tensionadas após cálculo dos esforços dos cabos de pós-tensão (aderentes ou não aderentes) e cujas características foram introduzidas pelo utilizador.
A tecnologia da pós-tensão nas lajes de edificação apresenta diferentes graus de aceitação em muitos países. CYPE concebeu este módulo dada a necessidade crescente por parte dos nossos utilizadores possuírem uma ferramenta que permita abordar o cálculo das lajes pós-tensionadas.
O módulo Lajes pós-tensionadas para edificação permite ao utilizador introduzir o traçado dos cabos, a sua definição, as cargas de tensão e a percentagem de perdas. O programa gerará uma hipótese de pós-tensionamento na qual introduzirá as cargas de desvio produzidas pelo traçado dos cabos. Durante a fase de cálculo das armaduras das lajes e no caso que se tenham definido os cabos como aderentes, têm-se em conta a contribuição da capacidade remanente ou restante da armadura activa, descontando-a para determinar a armadura passiva.
Na página Lajes pós-tensionadas para edificação dispõe de mais informação sobre este novo módulo do CYPECAD.
Norma Brasileira ABNT NBR 6118 (2007). Projeto de estruturas de concreto - Procedimento.
Implementada no programa Verificação de punçoamento. Em versões anteriores esta norma já estava implementada em outros programas da CYPE.
Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente NSR-10. Título C ‑ Concreto estructural.
Implementada no CYPECAD, Novo Metal 3D, Metal 3D clássico, Escadas, Lajes maciça, Consolas curtas, Vigas parede e Vigas contínuas.
Os editores avançados de vigas e pilares do CYPECAD também estão disponíveis para esta norma.
No ponto Critérios de dimensionamento sísmico por capacidade para pilares e vigas de betão com a norma NSR10 (Colômbia) das novidades do CYPECAD desta mesma página Web, dispõe de informação sobre a implementação dos critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão.
Norma Boliviana de Diseño Sísmico (2006). Título A. Análisis y diseño sismo resistente.
Implementada no CYPECAD e no Novo Metal 3D.
Construcciones sismo resistentes. Requisitos básicos para el diseño y construcción.
Esta norma já estava implementada no CYPECAD e Novo Metal 3D desde versões anteriores. Utiliza-se no CYPECAD junto com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional).
A partir da versão 2013.j, o cálculo no CYPECAD com a norma de betão ACI 318M‑08 (USA ‑ Internacional), combinada com esta norma de sismo, permite utilizar o editor de pilares avançado do CYPECAD .
Foram implementadas melhorias nas seguintes normas sísmicas:
Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e Novo Metal 3D desde versões anteriores. Utilizam-se no CYPECAD junto com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional).
A partir da versão 2013.j, o cálculo no CYPECAD com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional), combinada com as normas de sismo mencionadas, permite utilizar o editor de vigas avançado do CYPECAD.
A combinação da norma NSR-10 (Colômbia) com a norma de betão colombiana NSR-10 (Colômbia - Título C ‑ Concreto estructural) também permite utilizar o editor de vigas avançado do CYPECAD.
Norma Chilena Oficial. Diseño Sísmico de Edificios.
Esta norma já estava implementada no CYPECAD e Novo Metal 3D desde versõs anteriores. A partir da versão 2013.j, o cálculo no CYPECAD com esta norma sísmica e com a norma chilena de betão NCh430.Of2008, permite utilizar o editor de vigas avançado do CYPECAD.
Thermal bridges in building construction. Linear thermal transmittance. Simplified methods and default values.
Implementada no separador Climatização da versão internacional de CYPECAD MEP.
Nas versões 2013.e, 2013.g, 2013.h e 2013.i de CYPECAD implementaram-se critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão segundo as normas ACI 318M-08, EHE-08 (Espanha), NCSE-02 (Espanha) e IS 13920: 1993 (Índia).
Agora, na versão 2013.j implementaram-se critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão segundo a norma NSR10 (Colômbia).
No ponto Critérios de dimensionamento sísmico por capacidade da página do CYPECAD dispõe de informação sobre os critérios de dimensionamento por capacidade de pilares e vigas de betão que foram implementados no CYPECAD.
No gráfico de áreas, representa-se a posição do cursor sobre o pórtico mediante uma linha vertical quando o cursor se encontra na zona onde se visualiza a pormenorização de armaduras do pórtico e se está activa alguma das seguintes opções do editor de vigas:
Esta linha vertical move-se ao mesmo tempo que se desloca o cursor sobre a pormenorização das armaduras e facilita o reconhecimento da zona sobre a qual se está a trabalhar.
Esta funcionalidade também está disponível quando se marca a opção "Consultar valores" (dos diagramas de esforços representados) que se encontra na secção "Configuração" do menu lateral do editor de vigas.
A representação das áreas de armaduras altera-se automaticamente para visualizar as áreas da armadura longitudinal quando se utiliza alguma das opções de edição da armadura longitudinal (botão da parte superior do editor). Do mesmo modo, visualizam-se automaticamente as áreas da armadura transversal quando se utiliza alguma das opções de edição da armadura transversal (botão da parte superior do editor).
Foi implementada a opção Consultar as flechas em vãos (representada pelo botão da parte superior do editor de vigas). Permite visualizar os valores das flechas do vão que se seleccione no pórtico. Esta ferramenta mostra a mesma informação que a opção "Informação vigas/muros" do menu "Vigas/Muros" do CYPECAD.
A opção Consultar as flechas em vãos permite conhecer a flecha de um vão sem sair do editor de vigas e tendo em conta as alterações que o utilizador realize nas armaduras do pórtico.
A flecha não se recalcula cada vez que o utilizador realiza uma alteração nas armaduras. Quando se utiliza a opção Consultar as flechas em vãos depois ter realizado as alterações na armadura do pórtico, o programa indica que é necessário recalcular as flechas nos vãos e pergunta ao utilizador se deseja continuar. Se a resposta for afirmativa, as flechas dos vãos do pórtico se recalcularão e se mostrarão no ecrã. Se for negativa, o programa não mostrará a informação da flecha.
Até à versão anterior (2013.i), a opção Mostrar todos os erros (diálogo Mostrar as mensagens de erro que se abre após premir o botão na parte superior do editor) mostrava as mensagens de erro relativas à introdução das armaduras (zonas do pórtico sem armadura, varões com erros de geração de forma…). A partir da versão 2013.j, a opção Mostrar todos os erros mostra toda a informação de erros de vigas num "tool tip" que aparece quando se selecciona um viga com erro. A informação é a mesma que a que oferece a opção "Erros de vigas" do menu "Vigas/Muros" do CYPECAD, mas ampliada com a lista detalhada de verificações que não se cumprem, no caso em que existem erros de verificação de armaduras na viga.
Os pontos de erro estão visíveis com todas as opções do editor de vigas, excepto se o utilizador os desactive (opção "Ocultar todos os erros" no diálogo que se abre mediante o botão ).
A informação de erros pode estar desactualizada (por exemplo, quando se modifica a armadura do pórtico), em cujo caso, se indica esta circunstância no "tool tip" onde figura a informação dos erros. Com o objectivo de que o utilizador possa actualizar a informação dos erros quando o ache conveniente (por exemplo, após ter realizado várias alterações de armaduras), foi implementada a opção Actualizar informação de erros, representada pelo botão (situado à esquerda do botão ).
As seguintes opções do editor de vigas mantém-se activas ao alterar o pórtico na edição (se for possível):
Estas opções só se desactivam quando não se dão as condições necessárias para o seu funcionamento (por exemplo; se está activa alguma das opções de verificações E.L.U. num pórtico e se passa para outro que não esteja definido a armadura).
Estas melhorias agilizam a revisão de pórticos desde o editor, pois reduz o número de cliques do rato quando se passa de um pórtico para outro.
Os menus flutuantes que aparecem com algumas das opções do editor de vigas mantêm-se na última posição definida pelo utilizador.
No momento de introduzir amarração em patilha desde o Editor de vigas avançado, sem especificar comprimento (botão Armaduras longitudinais > Opção Editar > seleccionar extremo do varão de reforço), o programa têm em conta se está activada a opção do CYPECAD A altura menos o recobrimento, com um máximo de para o cálculo do comprimento de patilhas de armaduras de negativos ou de positivos (menu Obra de CYPECAD> Dados obra> botão Opções > Opções de vigas> Dimensionamento/Verificação> botão Armadura de negativos ou botão Armadura de positivos> botão Comprimento de patilhas> opção A altura menos o recobrimento, com um máximo de).
Foi implementada a opção Mostrar as zonas de confinamento (localizada na secção Visualização do menu lateral do editor de vigas). A activação desta opção representa os limites das zonas de confinamento da armadura transversal mediante linhas verticais de cor azul, no ecrã onde se representa a pormenorização das armaduras das vigas. Esta opção só é visível, no caso de se ter realizado um cálculo sísmico.
Na versão 2013.h implementou-se a possibilidade de nos desenhos de pormenorização de armaduras de vigas se represente Pormenorização de armaduras só na tabela. Agora, na versão 2013.j, para estes tipos de desenhos melhora-se a representação dos textos que indicam as posições das armaduras. Tanto na vista do alçado como na secção transversal aparecem marcados com um óvalo. Além disso, simplifica-se o rótulo das secções transversais de acordo com os os países que utilizam este tipo de pormenorização (pormenorização americana).
A partir da versão 2013.j, a exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui os cabos das lajes pós-tensionadas que se introduzem no CYPECAD graças ao novo módulo Lajes pós-tensionadas para edificação que também foi implementado nesta versão.
Na versão 2013.j, o CYPECAD permite a geração do orçamento e a medição da estrutura de betão calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços do Gerador de preços da Argentina.
Para isso, deve instalar CYPECAD em espanhol, em espanhol para Argentina ou em espanhol para México e a obra deve estar calculada com a norma de betão de aplicação na Argentina (CIRSOC 201-2005 ou CIRSOC 201-1982).
Para realizar esta exportação é necessário que a licença de utilização possua ligação com o Gerador de preços da Argentina.
Na versão 2013.e implementou-se o programa Verificação de punçoamento. Este programa, executável desde o grupo Estruturas do menu principal dos programas da CYPE, realiza a verificação do Estado Limite Último de resistência ao punçoamento em lajes maciças submetidas a cargas concentradas de pilares rectangulares e circulares. O programa permite verificar as lajes com ou sem armadura transversal de punçoamento, considerando a presença de aberturas ou aligeiramentos na laje, e a disposição dos pilares (interior, faceado ou no canto).
Agora, na versão 2013.j, implementou-se a norma ABNT NBR 6118:2007 do Brasil no programa Verificação de punçoamento que já estava disponível em outros programas da CYPE. No ponto Normas implementadas da página Verificação de punçoamento pode consultar a norma disponível para este programa da CYPE.
Foi melhorado a representação de aberturas em muros que se geram na exportação para IFC desde o CYPECAD MEP.
Na versão anterior (2013.i) melhorou-se a exportação de diferentes elementos de instalações de climatização e das Unidades centrais de climatização (excepto Rooftops). Estes elementos já se exportavam no formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores, segundo os standards deste formato. A melhoria consistiu na inclusão de materiais, cores, atribuição apropriada da entidade IFC e a inclusão das características técnicas dos fabricantes seleccionados.
Agora, na versão 2013.j, foi implementado estas mesmas melhorias na exportação para IFC para os seguintes equipamentos de climatização:
Foi implementado um novo diálogo para a gestão dos parâmetros característicos da transmissão de calor. Trata-se do diálogo Parâmetros térmicos, acessível no separador Climatização (menu Obra> Parâmetros térmicos).
Oferece ao utilizador informação sobre a norma aplicada no cálculo dos diferentes parâmetros característicos da transmissão térmica e permite seleccionar distintas opções para o cálculo. Assim, para cada um dos idiomas que o CYPECAD MEP está implementado, apresenta diferentes opções.
Entre as opções do diálogo Parâmetros térmicos inclui-se a possibilidade de activar o cálculo por Análise numérica de pontes térmicas lineares (EN ISO 10211) e a indicação da possibilidade de definição manual de coeficientes de transmissão térmica linear.
Desde anteriores versões, o programa detecta automaticamente as diferentes uniões (arestas) entre elementos construtivos que são susceptíveis de formar uma ponte térmica linear. Actualmente, o coeficiente de transmissão térmica nestas arestas pode obter-se de quatro modos diferentes em função dos dados introduzidos no novo diálogo Parâmetros térmicos e para cada tipo de ponte térmica linear:
Foi implementada a geração de uma listagem descritiva das características do dimensionamento das pontes térmicas lineares.
Esta listagem obtém-se no menu Arquivo> Imprimir> Listagens de obra> Descrição das pontes térmicas lineares ou num determinado compartimento (Resultados> Visualização de pontes térmicas> seleccionar um compartimento> seleccionar o separador Pontes térmicas do diálogo que aparece no ecrã).
Foram implementadas novas colunas para a janela Árvore de composição para mostrar as importâncias parciais ao nível do capítulo, unidade de obra ou preço auxiliar. O utilizador pode activar estas colunas e inclui-las na apresentação de colunas personalizadas no diálogo Colunas visíveis da árvore de composição (premir duas vezes com o botão esquerdo do rato em qualquer parte do cabeçalho da janela Árvore de composição).
A informação que se mostra nestas novas colunas é a mesma que se visualiza na parte inferior do ecrã quando se selecciona uma célula da coluna Importância pertencente a um capítulo, uma unidade de obra ou um preço auxiliar.
Para que os dados representados nas novas colunas possam ser utilizados nas planilhas de listagens, foi criado o seguinte campo de utilizador:
Nomes de colunas personalizadas na janela Árvore de composição
No diálogo Colunas visíveis da árvore de composição (premir duas vezes com o botão esquerdo do rato em qualquer parte do cabeçalho da janela Árvore de composição) foi implementado a possibilidade de dar um nome personalizado às colunas da janela "Árvore de composição". O nome personalizado deve-se indicar na coluna Personalizado da tabela Colunas disponíveis.
As colunas às quais se tenha atribuído um nome personalizado, aparecem marcadas no cabeçalho da janela Árvore de composição com um pequeno triângulo vermelho no canto inferior direito da célula onde aparece o nome personalizado.
Os nomes personalizados de colunas guardam-se como dados de utilizador e não junto com a obra que se está a editar.
Neste ponto documentam-se as novidades dos Geradores de preços para Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, México e Peru. Também existem novidades para os Geradores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, que pode consultar na área de descarga da página da CYPE em português; e para os Geradores de preços de Argélia, França e Marrocos, que pode consultar na área de descarga da página da CYPE em francês.
Foram implementadas as seguintes unidades de obra no Gerador de preços para Angola (A), Brasil (B), Cabo Verde (CV), Moçambique (M) e Portugal (P). Algumas delas estão implementadas para poder ser utilizadas em projectos de obra nova (ON), de reabilitação (OR) ou em ambos os tipos (ON/OR):
Foram actualizados os produtos ou os preços dos seguintes fabricantes:
Foram incluídos novos capítulos com instruções para o Manual de utilização e manutenção de projectos de obra nova (ON) e de reabilitação (OR):
Acrescentou-se a possibilidade de seleccionar Betão preparado em obra nas unidades de obra que se utiliza betão estrutural, para os Geradores de preços de Brasil, Colômbia, Equador e México. Nestes países é de aplicação a norma ACI 318-08 (USA - Building Code Requirements for Structural Concrete) e outras normas que permitem utilizar este tipo de betão.
O ficheiro dos códigos da licença de utilização é um arquivo com extensão CLV que é enviado aos utilizadores para que a sua licença de utilização possa aceder a todos os módulos e programas que tenham adquirido (não é necessário que todos os utilizadores disponham destes ficheiros).
Até agora, um utilizador recebia um ficheiro CLV, devendo colocá-lo no directório raiz do disco duro "C:/" ou no directório "CYPE Ingenieros" do disco duro onde tem instalado os programas da CYPE.
A partir da versão 2013.j é possível indicar ao programa o lugar para onde se vai copiar o ficheiro de códigos CLV. Para isso, foi implementado o botão Leitura do ficheiro de códigos da licença no diálogo Licença (seleccionar a opção Licença xxxxx situada no canto inferior direito do menu principal dos programas da CYPE). A selecção deste botão abre um diálogo onde é possível seleccionar o directório para onde foi copiado o ficheiro de códigos CLV.
Para instalar os programas da CYPE não é necessário ter licença de utilizador nem ter instalado previamente os códigos da licença. Os códigos só são necessários para o funcionamento do programa, embora existam versões dos programas da CYPE que não necessitam de licença de utilização.