Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2013.m
Descarregar actualização da versão 2013.j à versão 2013.k

 

ÍNDICE

 

Melhorias na aplicação de normas

Norma de betão

ACI 318M-08 (USA)

Building Code Requirements for Structural Concrete (ACI 318M­08).

Esta norma já estava implementada desde versões anteriores no CYPECAD, Novo Metal 3D, Metal 3D Clássico e em outros programas do grupo Estruturas.
Agora, na versão 2013.m, a utilização combinada da ACI 318M­08 com a norma sísmica de Bolívia NBDS­2006, permite utilizar o editor avançado de vigas e o editor avançado de pilares do CYPECAD. Para além disso, com esta combinação de normas, CYPECAD utiliza no cálculo sísmico os critérios de armadura por ductilidade para pilares e vigas de betão da norma de sismo da Bolívia NBDS­2006.

NTE E.060: 2009 (Peru)

Reglamento nacional de edificaciones. Norma E.060 Concreto Armado.

Esta norma já estava implementada desde versões anteriores no CYPECADNovo Metal 3DMetal 3D clássico, e em outros programas do grupo Estruturas.

Agora, na versão 2013.m, a utilização combinada da NTE E.060: 2009 com a sua correspondente norma sísmica (Norma Técnica E.030), permite utilizar o editor avançado de vigas e o editor avançado de pilares do CYPECAD. Para além disso, com esta combinação de normas, CYPECAD utiliza no cálculo sísmico os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento por capacidade para pilares e vigas de betão da norma de betão NTE E.060: 2009.

Acções nas estruturas. Sismo

NBDS-2006 (Bolívia)

Norma Boliviana de Diseño Sísmico (2006). Título A. Análisis y diseño sismo resistente.

Esta norma já estava implementada desde versões anteriores no CYPECAD e Novo Metal 3D.
Na versão 2013.m, a utilização combinada da norma sísmica da Bolívia NBDS­2006 com a norma de betão ACI 318M­08, permite utilizar o editor avançado de vigas e o editor avançado de pilares do CYPECAD. Para além disso, com esta combinação de normas, CYPECAD utiliza no cálculo sísmico os critérios de armadura por ductilidade para pilares e vigas de betão da norma de sismo da Bolívia NBDS­2006.

Norma Técnica E.030 (Peru)

Norma Técnica E.030 Diseño Sismorresistente.

Esta norma já estava implementada desde versões anteriores no CYPECAD e Novo Metal 3D.
Agora, na versão 2013.m, a utilização combinada da Norma Técnica E.030 com a sua correspondente norma de betão (NTE E.060: 2009), permite utilizar o editor avançado de vigas e o editor avançado de pilares do CYPECAD. Para além disso, com esta combinação de normas, CYPECAD utiliza no cálculo sísmico os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento por capacidade para pilares e vigas de betão da norma de betão NTE E.060: 2009.

Isolamento térmico

RITE (Espanha)

Em 13 de abril de 2013, publicou-se no BOE Núm. 89 (I. DISPOSICIONES GENERALES, MINISTERIO DE LA PRESIDENCIA) o Real Decreto 238/2013, de 5 de abril, pelo que se modificam determinados artigos e instruções técnicas do Reglamento de Instalaciones Térmicas en los Edificios (RITE).

A partir da versão 2013.m, CYPECAD MEP (Espanha) incorpora nos seus cálculos e resultados as modificações indicadas nesse Real Decreto. Entre outras modificações, implementa-se a nova classificação da qualidade do ar exterior e respectivas classes de filtração, as alterações efectuadas sobre as espessuras mínimas de isolamento das tubagens que transportam fluidos frios, a nova tabela de espessuras mínimas de isolamento para tubagens frigoríficas ou o estabelecimento de 60ºC como valor máximo para a temperatura média de emissores de calor (limitação opcional).

Iluminação

ABNT NBR 5413 (Brasil)

Iluminância de interiores.

Implementada no separador Electricidade de CYPECAD MEP para obras criadas para o Brasil, realiza a verificação da iluminação no interior de compartimentos. No ponto ABNT NBR 5413 Iluminância de interiores desta página Web dispõe de mais informação sobre esta implementação.

Electricidade

ABNT NBR 5419: 2005 (Brasil)

Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. Subsistema de aterramento.

Implementada no separador Electricidade do CYPECAD MEP para obras criadas para o Brasil, realiza o dimensionamento dos eléctrodos enterrados no solo. No ponto ABNT NBR 5419: 2005 Proteção de estruturas contra descargas atmosféricasdesta página Web dispõe de mais informação sobre esta implementação.

 

Exportação para o formato IFC4 desde CYPECAD e desde CYPECAD MEP

A versão 2013.m dos programas da CYPE incorpora no CYPECAD e no CYPECAD MEP a exportação genérica para o formato IFC4 (Industry Foundation Classes). Deste modo, os programas da CYPE convertem-se no primeiro software para engenharia e construção que exporta para o formato IFC com as novas especificações da versão definitiva IFC4 (conhecida anteriormente como IFC 2x4).

Actualmente, tanto o CYPECAD como o CYPECAD MEP permitem a exportação para IFC mediante os seguintes formatos:

  • IFC2x3
  • IFC4
  • IFC2x3 para Revit 2012
  • IFC2x3 para Revit 2013
  • IFC2x3 para Archicad
  • IFC2x3 para Allplan

À medida que os programas Revit®, Archicad® e Allplan® vão incorporando nos seus softwares a leitura do formato IFC4, CYPECAD e CYPECAD MEP incorporará exportações específicas para estes programas no formato IFC4.

 

Novidades no CYPECAD

Cálculo sísmico. Cálculo automático do número de modos de vibração

CYPECAD. Cálculo automático del número de modos de vibración

No diálogo onde se definem os parâmetros da norma de sismo seleccionada (menu Obra> Dados obra> seleccionar opção Com acção sísmica> seleccionar uma norma de sismo) foi implementado o ponto Número de modos de vibração que intervêm na análise, onde o programa oferece diferentes formas de proceder para determinar o número de modos de vibração que se vão considerar na análise sísmica da estrutura:

  • Segundo a norma
    Cálculo segundo o especificado na norma sísmica de aplicação. Este ponto pode não existir no caso de ter seleccionado uma norma de sismo que não especifique este dado.
  • Automático, até alcançar uma percentagem exigida de massa deslocada
    O utilizador define uma percentagem mínima exigida de massa modal acumulada deslocada em cada direcção.
  • Especificado pelo utilizador
    O utilizador indica o número de modos de vibração com base em considerações próprias. Em versões anteriores, este era o modo de indicar o número de modos de vibração na análise sísmica e o utilizador tinha que indicar tendo em conta a norma seleccionada, a estrutura a analisar e as suas próprias considerações.

Cálculo sísmico. Critérios de dimensionamento sísmico para pilares e vigas de betão com as normas NBDS-2006 (Bolívia) Norma Técnica E.030 (Peru)

No ponto Melhorias na aplicação de normas desta página web (subpontos Norma de betão e Acções nas estruturas Sismo), dispõe de mais informação sobre os critérios de dimensionamento sísmico para pilares e vigas de betão que aplica CYPECAD com estas duas normas de sismo.

Exportação da Medição de paredes e sapatas para Arquimedes

A exportação para Arquimedes da medição de paredes e sapatas realiza-se de forma detalhada de modo que se incluem as três dimensões destes elementos.

Exportação para o formato IFC4

A versão 2013.m dos programas da CYPE incorpora no CYPECAD e no CYPECAD MEP a exportação genérica do formato IFC4 (Industry Foundation Classes). No ponto Exportação para o formato IFC4 desde CYPECAD e desde CYPECAD MEP desta página Web dispõe de mais informação sobre esta exportação.

 

Novidades no CYPECAD MEP

Climatização

Limitação opcional do valor máximo da temperatura média do emissor dos emissores por água para aquecimento

Na versão 2013.m, foi implementado uma opção para limitar, a um determinado valor máximo, a temperatura média do emissor utilizada no dimensionamento dos emissores por água para aquecimento (separador Climatização> menu Obra> Opções> ponto Emissores para aquecimento do diálogo Opções).

Electricidade para Brasil. Nova versão

Foram implementadas novidades importantes no separador Electricidade para as obras do Brasil, como por exemplo a verificação da iluminação interior segundo a norma ABNT NBR 5413:1992 ou o dimensionamento dos eléctrodos segundo a norma ABNT NBR 5419:2005, para além de outras novidades da instalação eléctrica que se pormenorizam seguidamente:

ABNT NBR 5413. Iluminância de interiores

O programa permite realizar a verificação da iluminação no interior de compartimentos de acordo com a norma ABNT NBR 5413:1992 (Iluminância de interiores). Para isso, é necessário que o utilizador seleccione a opção "NBR 5413: Iluminância de interiores" no ponto "Configuração do esquema unifilar" do diálogo "Dados obra (Electricidade)" (menu Obra> Dados obra).

O programa verifica que o valor de iluminância média calculada é superior à iluminância média mínima especificada na norma para cada tipo de compartimento, em função da selecção e distribuição das luminárias.

 

CYPECAD MEP. Electricidad. Resultados en pantalla. ABNT NBR 5413

Os resultados obtidos visualizam-se no ecrã mediante uma distribuição de isolinhas ou isovalores. O utilizador pode escolher uma ou outra representação gráfica no ponto "Resultados> Desenhar" do menu lateral esquerdo do programa. Além disso, se posicionar o cursor sobre o nome de um compartimento interior, aparece um tooltip com os resultados.



Também é possível obter a listagem Resultados de cálculo (menu Arquivo> Imprimir> Relatórios da obra) que inclui uma tabela com os valores mais desfavoráveis de iluminâncias médias para cada compartimento, comparados com os valores de iluminâncias médias mínimas exigidas pela ABNT NBR 5413.

CYPECAD MEP. Electricidad. Aviso Iluminancia inferior al 70% de la media. ABNT NBR 5413

 

O programa também verifica que a iluminância não seja inferior a 70% da iluminância média calculada em qualquer ponto do campo de trabalho de cada compartimento (recomendação especificada na ABNT NBR 5413). Se não se cumpre esta recomendação, o programa gera um aviso no ponto do compartimento que tenha um valor de iluminância mais próximo ao de cumprir.

 

 

 

ABNT NBR 5419: 2005. Protecção de estruturas contra descargas atmosféricas


O programa realiza o dimensionamento dos eléctrodos em função da existência de um sistema de protecção de descargas atmosféricas (SPDA) externo, conforme a norma ABNT NBR 5419:2005 (Protecção de estruturas contra descargas atmosféricas. Subsistema de aterramento).

Para isso, é necessário que o utilizador seleccione a opção "NBR 5419: Protecção de estruturas contra descargas atmosféricas. Subsistema de aterramento" no ponto "Configuração do esquema unifilar" do diálogo "Dados obra (Electricidade)" (menu Obra> Dados obra).


Representação das canalizações em função da sua colocação (tecto, pavimento ou parede)

Em função da posição das canalizações, o programa representa-as com traços diferentes:

  • Linha contínua para canalizações distribuídas pelo tecto
  • Linha traço e ponto para canalizações distribuídas pelo pavimento
  • Linha de traços para canalizações distribuídas pela parede

Por defeito, o programa estabelece as canalizações eléctricas pelo tecto (salvo as definidas como enterradas, em cujo caso estabelece-as pelo pavimento).

Curvatura das canalizações

Foi implementada a opção Editar curvatura (menu Instalação) para dar curvatura à representação na planta das canalizações. Esta opção permite editar uma canalização seleccionando-a com o botão esquerdo do rato. Seguidamente, com o movimento do cursor se pode dar canalização mais ou menos curvatura.

Quadros de cargas individuais nos desenhos de obra

Incluem-se os quadros de cargas correspondentes aos quadros individuais nos desenhos de planta da instalação eléctrica.


Atribuição automática de alimentação bifásica para cargas de duches e torneiras eléctricas

O programa atribui alimentação bifásica de forma automática para as cargas de duches e torneiras eléctricas.

 

 

 


Novas obras de exemplo no CYPECAD MEP para Brasil

Foram implementadas novas obras de exemplo para Brasil de Climatização e Electricidade.

Exportação para IFC. Exportação para o formato IFC4

A versão 2013.m dos programas da CYPE incorpora no CYPECAD e no CYPECAD MEP a exportação genérica para o formato IFC4 (Industry Foundation Classes). No ponto Exportação para o formato IFC4 desde CYPECAD e desde CYPECAD MEP desta página Web dispõe de mais informação sobre esta exportação.

Exportação para IFC. Exportação de mais sistemas de climatização

Bombas de calor geotérmicas e Sistemas de captação de energia geotérmica

Implementou-se a exportação para o formato IFC das Bombas de calor geotérmicas e dos Sistemas de captação de energia geotérmica do módulo Sistemas de captação de energia geotérmica (implementado recentemente na versão 2013.k).

  • Bombas de calor geotérmicas (separador Climatização> menu Instalação> Unidades centrais de climatização)
    • Unidade água-água de refrigeração, geotérmica, para instalação interior
    • Unidade água-água bomba de calor não reversível, geotérmica, para instalação interior
    • Unidade água-água bomba de calor reversível, geotérmica, para instalação interior
  • Sistemas de captação de energia geotérmica (separador Climatização> menu Instalação> Sistema de captação de energia geotérmica)
    • Colector em sala técnica
    • Colector em caixa enterrada
    • Sonda geotérmica vertical
    • Tubagem de distribuição, horizontal
    • Tubagem de distribuição, vertical 

Os equipamentos e sistemas indicados exportam-se para IFC (Industry Foundation Classes) segundo os standards desse formato. Além disso, incluem-se características técnicas dos fabricantes seleccionados, materiais, cores e atribuição apropriada da entidade IFC.

Melhoria na exportação para IFC de Climatizadoras

Melhorou-se a exportação para o formato IFC de Climatizadoras (separador Climatização> menu Instalação> Unidades de tratamento de ar).

Estes equipamentos já se exportavam para o formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores, segundo os standards desse formato. Agora, na versão 2013.m incluem-se materiais, cores, atribuição apropriada da entidade IFC e características técnicas dos fabricantes seleccionados.

Melhoria na exportação para IFC de sistemas de condução de água

Melhorou-se a exportação para o formato IFC dos seguintes componentes dos sistemas de condução de água (separador Climatização> menu Instalação> Sistemas de condução de água): Válvulas, Bombas de circulação, Colectores, Colectores de água para aquecimento.

Estes elementos já se exportavam para o formato IFC (Industry Foundation Classes) em versões anteriores, segundo os standards desse formato. Agora, na versão 2013.m incluem-se materiais, cores e atribuição apropriada da entidade IFC.

 

Novidades no Arquimedes

Desvincular uma ou várias colunas de duas tabelas ou subtabelas vinculadas


Desde versões anteriores que é possível vincular tabelas ou subtabelas de medição da estrutura de preços Orçamento. A partir da versão 2013.m, é possível desvincular uma ou várias colunas entre as duas tabelas vinculadas.

Para isso, foi implementado a opção Desvincular esta coluna da referência, que se encontra no menu contextual que aparece no ecrã quando se prime com o botão direito do rato sobre a célula pertencente à linha de cabeçalho de referência e à coluna que se deseja desvincular. Esta opção executa-se sobre a tabela onde se encontra a coluna que se deseja desvincular, já que é possível que existam mais de duas unidades de obra que tenham a mesma referência, e só se deseja desvincular a coluna correspondente a uma das unidades de obra com tabelas vinculadas.

Esta nova possibilidade permite manter vinculadas duas tabelas de medição que sejam iguais excepto uma (ou mais de uma) das suas colunas.

Verificação da Altura em subtabelas do modelo "Peso do perfil metálico tipo..."


Desde versões anteriores que o utilizador quando cria uma nova subtabela de medição, pode seleccionar um modelo de subtabela tipo das que inclui o programa. Entre estes modelos encontram-se os tipos que fazem referência a perfis metálicos "Peso do perfil metálico tipo IPE", "Peso do perfil metálico tipo IPN", "Peso do perfil metálico tipo HEB", etc. As subtabelas criadas com estes modelos, incluem uma fórmula que calcula o peso do perfil a partir dos dados fornecidos pelo utilizador na tabela (Altura em milímetros, Comprimento em metros e Número de perfis). Arquimedes, verifica que os dados geométricos do perfil (podem ser um ou vários dependendo do perfil seleccionado) devem coincidir com os valores normalizados que se encontram numa das tabelas internas do programa. Antes da versão 2013.m, se não coincidia, o programa descartava o valor introduzido e deixava a célula das colunas com dados geométricos do perfil em branco.

A partir da versão 2013.m, se o valor não coincide com o da tabela, o programa mostra um diálogo com a tabela de perfis correspondente, na qual o utilizador pode seleccionar o perfil que desejar. Ao premir em Aceitar deste diálogo, os dados geométricos do perfil seleccionado copiam-se para a tabela de medição.

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.