Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.a
Descarregar actualização da versão 2013.m à versão 2013.n

Novos módulos

Interacção da estrutura com os elementos construtivos

O CYPECAD dispõe de uma ferramenta informática que permite realizar uma análise dinâmica de edifícios submetidos a acções sísmicas que incluem o efeito dos elementos construtivos não estruturais, nomeadamente paredes de fachada e divisórias e considera vários modelos de comportamento do edifício correspondentes a diferentes situações ou estados desses elementos.

As paredes de fachada e divisórias dos edifícios são considerados elementos ‘não estruturais’, no entanto, durante um sismo, afectam a rigidez da estrutura, modificando a distribuição e magnitude dos esforços provocados pela acção sísmica. Por exemplo, quando há uma distribuição não uniforme entre plantas das rigidezes associadas às paredes de fachada, as forças horizontais têm maior incidência nos pilares das plantas com menor rigidez, produzindo esforços transversos de elevada magnitude nos pilares. Se estes não estiverem convenientemente dimensionados, os esforços podem provocar a sua rotura, o que colocaria em causa a estabilidade do edifício podendo levá-lo inclusivamente ao colapso.

É o caso dos edifícios com a planta do rés do chão destinada à utilização comercial que, por regra geral, possui uma irregularidade de rigidez que a torna mais débil. A diferença de rigidez é devida ao facto da sua altura ser maior que as plantas superiores e que, por diversas necessidades da sua utilização, se trata de uma planta muito mais diáfana. Todavia, no caso da planta inferior ter uma rigidez análoga às superiores, durante os primeiros instantes do sismo produz-se a rotura das paredes nas zonas mais baixas do edifício, o que provoca modificações bruscas de rigidez e, portanto, uma irregularidade em altura similar à anteriormente descrita. Por conseguinte, as rigidezes relacionadas pelos diferentes elementos não estruturais podem modificar-se durante a acção sísmica, devido às fissuras e descasques que vão aparecendo sucessivamente.
Este módulo foi desenvolvido pela CYPE, com a colaboração do Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeniería (CIMNE) da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), foi financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI) e co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).

Actualmente não existem no mercado ferramentas informáticas para o cálculo estrutural de edifícios que integrem a possibilidade de considerar de forma simples as paredes de fachada e divisórias, apesar de se ter demonstrado que têm consequências directas sobre a estabilidade, rigidez e segurança do edifício perante um sismo. Visto que este módulo de CYPECAD as integra e mantém os tempos de computação num valor admissível, a sua incorporação nos projectos de edificação acrescentar-lhes-á qualidade e proporcionará segurança aos seus ocupantes, podendo evitar-se perdas lamentáveis tanto materiais como humanas após um sismo.

Na página Interacção da estrutura com os elementos construtivos dispõe de mais informação.

Estudo de viabilidade imobiliária

A CYPE desenvolveu uma nova ferramenta para os Pré-dimensionadores de medições e orçamentos que realiza um estudo de viabilidade imobiliária de edifícios de habitação. Trata-se do módulo Estudo de viabilidade imobiliária, destinado a determinar a rentabilidade do projecto, obtido através da previsão de vendas, e da estimativa realista dos custos e despesas necessários para a conclusão e entrega em condições do produto imobiliário.

Nas versões anteriores, os Pré-dimensionadores de medições e orçamentos da CYPE geravam orçamentos e medições realistas de edifícios de habitação, com estruturas de capítulos, discriminação de artigos, medições detalhadas, especificação de condições, manutenção decenal e, dependendo do país seleccionado, também era possível gerar um estudo de gestão de resíduos e um plano de controlo de qualidade.

A partir da versão 2014.a, e para todos os países que dispõem dos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) é possível gerar o estudo de viabilidade imobiliária.

Conhecer e quantificar os factores que determinam a rentabilidade não é um trabalho imediato, é necessário realizar um estudo de mercado dos preços de venda e uma análise pormenorizada dos custos e despesas necessários para realizar a promoção. Neste contexto, antes de realizar um projecto é conveniente dispor de ferramentas que sejam capazes de estimar os custos da construção e as despesas a ele associadas com uma aproximação adequada, com a finalidade de evitar desvios entre a estimativa prévia e os custos reais futuros.

O módulo Estudo de viabilidade imobiliária que a CYPE desenvolveu é uma ferramenta que permite estimar de modo realista os custos de construção e os gastos associados.

Além de todos os dados necessários para gerar o orçamento de execução material que se introduz nas secções do menu lateral dos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos que já existiam em versões anteriores, na versão 2014.a, foram implementadas duas novas secções no menu lateral (antes da secção Exportação): Custos de promoção e Demonstração de resultados.

  • Custos de promoção
    Nesta secção, o utilizador introduz os seguintes dados:
    • Dados da promoção
      • Nome da promoção
      • Duração da promoção (meses)
    • Aquisição do terreno
      Definem-se os custos de aquisição do terreno:
      • Terreno
      • Obras de urbanização exterior pendentes de execução
      • Demolição das edificações existentes
      • Indemnizações
    • Custos de promoção
      Os custos de promoção dependem da  infraestrutura logística utilizada, da optimização dos recursos disponíveis e da eficiência na gestão, que são factores chave para a estimativa destes custos.
      • Notário e registo
        Inclui os custos para escriturar e registar o imóvel, assim como os custos de gestão, taxas e impostos associados.
      • Honorários dos técnicos
        Nos custos denominados honorários técnicos, inclui-se todos os derivados da assessoria e assistência técnica.
      • Licenças e direitos
        Inclui os custos das licenças da obra, direitos de fornecimentos, taxas, obrigações e certificados.
      • Seguros e organismos de controlo externo 
        Inclui o custo dos seguros do promotor destinados a cobrir os danos materiais ou de caução e, se for o caso, os gastos dos organismos de controlo externo. 
      • Gestão administrativa
        Engloba os custos de promoção relativos ao trabalho administrativo, gestão externa de expedientes, assessoria fiscal e contabilística, incluindo os consumíveis, a manutenção e os imprevistos de carácter administrativo.
      • Outros custos de promoção
        Nesta secção são incluídos os custos de difícil previsão, que podem surgir no decurso da promoção.
  • Demonstração de resultados
    • Percentagens de comercialização, financiamento e taxas
      • Publicidade e venda
      • Tipo de juros financeiro
      • Tipo impositivo
    • Vendas
      Preço de venda por m2 (os valores que aparecem na janela dependem do tipo de habitação seleccionad
      • Habitação
      • Espaço diáfano
      • Local comercial
      • Arrumo
      • Garagem
      • Escritórios

Nesta opção, é possível editar os coeficientes de correcção da superfície construída para cada um dos espaços indicados (seleccionando o botão de edição situado junto ao total de vendas).

O programa apresenta no ecrã, na secção Demonstração de resultados os lucros previstos antes e depois de impostos. Nesta secção, pode-se ainda obter o Estudo de viabilidade imobiliária (botão Estudo de viabilidade imobiliária), que se visualiza no ecrã, é possível imprimir ou exportar para um ficheiro em formato texto, HTML, PDF, RTF e DOCX.

Para obter o estudo de viabilidade imobiliária, é necessário que a licença de utilização disponha de permissão para este módulo e para os Pré-dimensionadores de medições e orçamentos correspondente ao tipo de habitação para a qual se pretende obter o estudo (habitação unifamiliar isolada, unifamiliares entre paredes meeiras, multifamiliares isoladas, multifamiliares entre paredes meeiras, em banda isoladas, em banda entre paredes meeiras).

 

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Norma de betão

BAEL 91 (R-99) (França)

Règles techniques de conception et de calcul des ouvrages et constructions en béton armé suivant la méthode des états limites.

Esta norma já estava implementada nos programas da CYPE desde a versão 2009.1.a.
Agora, na versão 2014.a, a utilização da norma francesa de betão BAEL 91 (R-99) inclui as seguintes melhorias:

  • Utilização do editor avançado de vigas do CYPECAD, que inclui entre outras vantagens:
    • Listagens detalhadas de verificações E.L.Últimos e E.L.Utilização de vigas de betão (incluindo as verificações de torção)
    • Listagens de E.L.Últimos e E.L.Utilização de vigas metálicas
    • Gráficos de áreas de armadura, necessária e efectiva
    • Esquemas de dobragem das armaduras e configuração da pormenorização das armaduras nos desenhos dos pórticos
    • E, em geral, proporciona uma edição gráfica, rápida e cómoda dos elementos resistentes do pórtico (armaduras de reforço, perfis metálicos, maciços, treliças, conectores, etc.).

No ponto Editor avançado de vigas da página dedicada às vigas de betão do CYPECAD, pode encontrar mais informação. 

  • utilização combinada da BAEL 91 (R-99) com as seguintes normas de sismo também permite a utilização dos editores avançados de vigas e de pilares do CYPECAD:
    • PS 92 (França)
      Règles de Construction Parasismique - Règles PS applicables aux bâtiments – PS 92.
    • PS 92 (version révisée 2010) (França)
      Règles de Construction Parasismique - Règles PS applicables aux bâtiments – PS 92 (version révisée 2010).
    • RPA 99/v 2003 (Argélia)
      Règles Parasismiques Algériennes RPA 99 / VERSION 2003
    • RPS 2000 (Marrocos)
      Règlement de Construction Parasismique.
    • RPS 2011 (Marrocos)
      Règlement de Construction Parasismique (version révisée 2011).

Além disso, as listagens E.L.Últimos de pilares e de vigas que geram os editores avançados de vigas e de pilares do CYPECAD incluem os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento sísmico por resistência (ao esforço transverso e à flexão, para o cálculo sísmico de apoios de betão; e ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão) indicados em cada uma das normas sísmicas indicadas. No ponto Critérios de dimensionamento sísmico por resistência da página do CYPECAD pode consultar as normas de betão e de sismo que o CYPECAD tem em conta nos critérios de dimensionamento por resistência para pilares e vigas de betão.

Norma de aço enformado

SANS 10162-2:2011 (África do Sul)

South African National Standard. The structural use of steel. Part 2: Cold-formed steel structures.

Implementada no CYPECAD, no Novo Metal 3D e no Gerador de pórticos para perfis enformados simples.

Acções em estruturas. Sismo

PS 92 (França); PS 92 (version révisée 2010) (França); RPA 99/v 2003 (Argélia); RPS 2000 (Marrocos); RPS 2011 (Marrocos)

O cálculo no CYPECAD com qualquer das normas de sismo indicadas, combinada com a selecção da norma de betão francesa BAEL 91 (R-99), implica que o programa tenha em conta no seu dimensionamento os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento sísmico por resistência da norma de sismo seleccionada. Estes critérios são justificados nas listagens detalhadas de Estados Limite Últimos gerados nos Editores avançados de pilares e vigas do CYPECAD.

No ponto BAEL 91 (R-99) (França) desta mesma página Web dispõe de mais informação sobre a utilização conjunta da BAEL 91 (R-99) com as normas de sismo indicadas.

Acções nas estruturas. Vento

СНиП 2.01.07-85* (Rússia)

НАГРУЗКИ И ВОЗДЕЙСТВИЯ. СНиП 2.01.07-85*. 11 Воздействия ветра

Loads and effects. SNIP 2.01.07-85 *. 11 The effects of the wind

Implementada no CYPECAD.

 

CYPECAD

Interacção da estrutura com os elementos construtivos

O CYPECAD dispõe de uma ferramenta informática que permite realizar uma análise dinâmica de edifícios submetidos a acções sísmicas que inclui o efeito dos elementos construtivos não estruturais, nomeadamente paredes de fachada e divisórias e considera vários modelos de comportamento do edifício correspondentes a diferentes situações ou estados desses elementos.

Na secção Novos módulos desta página Web dispõe de mais informação.


Consideração das plantas abaixo da rasante na análise dinâmica do sismo

No diálogo de configuração de parâmetros sísmicos de cada norma de sismo de análise dinâmica -modal espectral- (menu Obra> Dados obra> seleccionar opção Com acção sísmica> seleccionar norma de sismo), foi implementado o item Graus de liberdade que intervêm na análise. Esta opção permite que o utilizador active ou desactive a consideração das plantas abaixo da rasante na análise dinâmica.

Também se informa que esta opção permite fazer o mesmo para as Estruturas 3D integradas do CYPECAD.

 


Consideração das Estruturas 3D integradas na análise dinâmica do sismo

Foi implementada a possibilidade de activar ou desactivar a consideração das estruturas 3D integradas na análise dinâmica do sismo. Essa possibilidade é independente para cada uma das Estruturas 3D integradas que tenha a obra de CYPECAD e pode fazer-se na janela Lista de estruturas 3D integradas (menu Obra> Estruturas 3D integradas> Lista de estruturas 3D integradas> activar ou desactivar o modelo dinâmico).

Editor avançado de vigas. Aberturas horizontais em vigas

Geometria das aberturas e tipologia de vigas que os admitem

Na versão 2014.a, o Editor de vigas avançado do CYPECAD e o programa Vigas contínuas incluem a possibilidade de introduzir aberturas horizontais rectangulares ou circulares, em vigas de betão armado de altura constante ou variável dos seguintes tipos:

  • Vigas altas de secção rectangular (sem treliça)
  • Vigas altas com camada colaborante de secção "L" ou "T" (sem treliça)

Condicionantes da posição e dimensões das aberturas

Estas aberturas não se consideram durante a fase de cálculo, pelo que, tanto a sua posição como as suas dimensões devem ficar restringidas para que os esforços obtidos se possam considerar válidos. As limitações que o programa impõe são as seguintes:

  • A altura da abertura horizontal deve ser inferior a um terço da altura da viga.
  • O comprimento da abertura horizontal deve ser inferior à altura da viga.
  • A posição da abertura horizontal deve garantir que se respeitem os recobrimentos em todas as faces da abertura, e nos paramentos superior e inferior da viga.
  • A distância livre entre aberturas horizontais consecutivas deve ser superior a duas vezes a altura da viga.
  • A distância livre entre uma abertura horizontal e o bordo da viga deve ser superior a meia altura da mesma.
  • Não se permite a introdução de aberturas horizontais nas zonas de confinamento delimitadas pela norma sísmica. 

A interacção entre as armaduras das aberturas e as restantes armaduras introduzidas pelo utilizador é totalmente automática. Quando um utilizador introduz uma abertura, o programa efectua os cortes dos varões da armadura de alma com a abertura, reorganiza os intervalos de estribos onde esta se situa e inclui a definição dos reforços longitudinais do mesmo. Se se eliminar a abertura fica tudo como estava, e se esta for deslocada, a armadura do pórtico modifica-se convenientemente. O programa verifica se as aberturas horizontais só cortam os varões das armaduras de alma. Se assim não for, é mostrada uma mensagem de erro.


As condições para as quais se considera uma abertura correctamente definida podem variar ao longo da edição do pórtico (por exemplo, se introduzir outra abertura muito próxima, os estribos de ambas as aberturas podem sobrepor-se, o que gera uma situação indefinida). Se uma abertura não pode ser efectuada, é assinalada com um círculo vermelho e pode visualizar-se o erro posicionando o cursor do rato sobre este; os efeitos sobre a armadura previamente introduzida desaparecem quando o utilizador apagar a abertura ou resolver o erro apresentado.



As opções para a definição de aberturas encontram-se no menu flutuante Aberturas que se activam seleccionando o botão Botón huecos, que aparece na barra superior de botões junto à edição de armadura transversal.

Introdução de aberturas e definição das armaduras

O menu flutuante Aberturas inclui cinco opções:


  • Nuevo hueco Nova abertura
    A introdução de uma abertura realiza-se em três passos:
    • Selecção do tipo de abertura e as suas dimensões
      Clique no botão Nova abertura (Nuevo hueco) surge a janela Nova abertura onde se define o tipo de abertura (Rectangular ou Circular) e as suas dimensões.
  • Confirmação da posição da abertura sobre o vão
    Depois de introduzidas as dimensões da abertura, o utilizador selecciona (com o cursor do rato) a posição no pórtico onde a vai introduzir. Neste processo, o programa mostra a abertura, a sua forma, as dimensões especificadas e as suas cotas, que dependem da posição onde se coloca o cursor do rato. A não ser que a abertura não possa ser introduzida com o cursor do rato, serão apresentadas duas cotas:
  • Cota em relação ao apoio
  • Cota em relação à face superior da viga

 


 


Para confirmar a posição da abertura, clique com o botão esquerdo do rato para visualizar uma janela que permite ajustar numericamente a posição da abertura.





    • Definição das armaduras da abertura
      Tanto para as aberturas rectangulares como para as circulares a armadura é composta por:
      • Armadura de reforço superior
      • Armadura de reforço inferior
      • Estribos que se aplicam na zona correspondente à abertura
      • Amarração que se aplica nos varões cortados pela abertura (só afecta os varões das armaduras de alma)

 

O valor Comprimento de confinamento lateral, que é introduzido na janela onde se define a armadura da abertura, faz referência à zona adjacente em ambos os lados da abertura. Nas duas zonas definidas pelo Comprimento de confinamento lateral utiliza-se o mesmo estribado que estava definido nessas zonas antes de introduzir a abertura, mas com o diâmetro e a separação dos estribos definidos para a abertura. Estas zonas utilizam-se para garantir uma correcta transmissão do esforço transverso entre a zona da viga sem abertura com a da abertura.

É possível definir duas formas de estribos independentes para a zona superior e inferior da abertura, e a planilha da abertura (indica os pontos onde se podem atar os estribos ou os seus ramos) deve ser compatível com a planilha de armadura base do vão onde se encontra (para evitar que haja estribos no espaço aberto). O número de reforços da abertura deve ser maior ou igual ao número de varões de reforço da planilha para garantir que haja um varão em todas as posições onde existem estribos.

  • Editar hueco Editar abertura
    Esta opção abre a mesma janela onde se definiram as armaduras da abertura através da opção Nova abertura (Nuevo hueco).

    A edição das armaduras da abertura pode-se editar através:
    • Edição da armadura longitudinal do pórtico
      (botão Botón Editar armadura longitudinal da barra superior do editor de vigas > opção Editar).

      Deste modo abre um menu flutuante que permite editar as armaduras da abertura.
    • Edição da armadura transversal do pórtico
      (botão Botón Editar armadura transversal da barra superior do editor de vigas > opção Editar)

      Permite editar a armadura transversal da abertura, os reforços e a separação. 
  • Editar hueco y asignar Editar abertura e atribuir a outros
    Permite igualar o tipo e as armaduras de várias aberturas. Primeiro, o utilizador deve seleccionar a abertura que pretende como referência (o que permitirá editar os parâmetros que necessite) e, de seguida, seleccionar as aberturas a igualar. Esta última selecção pode ser feita uma a uma ou através de uma janela de selecção. Visualizam-se de cor laranja as aberturas iguais e a amarelo as que são diferentes.
  • Mover hueco Mover abertura
    Permite deslocar a abertura dentro do mesmo vão. Para isso, deve seleccionar a abertura e deslocá-la para a nova posição, o programa aplica as mesmas considerações que quando se introduz uma nova abertura.
  • Borrar hueco Eliminar abertura
    Permite eliminar a abertura ou aberturas seleccionadas. É possível seleccionar várias (através da janela de selecção) ou individualmente.

Verificações E.L.U das aberturas

A consulta das verificações de estados limite últimos das aberturas introduzidas, realiza-se com as opções de verificações existentes no editor de vigas, botões Comprobaciones E.L.U en el punto pésimo (Verificações E.L.Último no ponto desfavorável) e Comprobaciones E.L.U en un punto (Verificações E.L.Último num ponto). No caso da verificação no ponto desfavorável, adicionam-se às verificações do vão todas as verificações das aberturas que o vão contenha. Se a opção de consulta for a verificação num ponto, é possível seleccionar directamente a abertura.


Na verificação de uma viga com aberturas, o programa considera que na zona das aberturas se devem cumprir as verificações da secção com aberturas como as verificações de secção sem elas, por esse motivo, podem-se visualizar verificações desfavoráveis da viga na zona onde se encontra a abertura.

Para facilitar a consulta das verificações das aberturas quando se utiliza a consulta através do ponto desfavorável (Comprobaciones E.L.U en el punto pésimo), implementou-se a possibilidade de filtrar as verificações por elemento. 


Para as vigas sem aberturas, a janela mantém exactamente o mesmo aspecto que tinha anteriormente.

Pormenores de reforços de armaduras em aberturas nos desenhos

Se um pórtico tem aberturas, gera-se automaticamente a pormenorização da armadura da abertura integrada na pormenorização de cada pórtico. A escala do pormenor da abertura é configurável pelo utilizador.

 

 

Opções de configuração das camadas de armadura

Na janela Armaduras longitudinais de vigas (menu Obra> Dados de obra> botão opções> Opções de vigas> opção Dimensionamento/Verificação> Armadura longitudinais de vigas – ver imagem) implementaram-se as opções Camadas de armadura e Varões em camadas que permitem configurar a distribuição das armaduras de vigas em diferentes camadas.

  • Camadas de armadura
    Permite criar uma tabela onde se indica o número máximo de camadas dependendo da altura da viga.
  • Varões em camadas
    Permite criar uma tabela onde se indica o número máximo de varões dependendo da largura da viga.
  

 

CYPECAD MEP CYPECAD MEP. Attestato di certificazione energetica (Modelo nacional)

Certificação energética para Itália

A versão 2014.a CYPECAD MEP para Itália permite gerar o documento que contém o modelo nacional de Certificado de eficiência energética (Attestato di certificazione energetica) (separador Studio termico> menu File> Stampare> Relazioni del projetto> Attestato di certificazione energetica).

Instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária em mais países

Já em versões anteriores, o CYPECAD MEP permitia projectar uma instalação de energia solar térmica, de uso individual ou colectivo, para a produção de água quente sanitária para Espanha e Portugal. A partir da versão 2014.a, estas instalações também se podem projectar para os seguintes países:

  • Angola
  • Argentina
  • Brasil
  • Cabo Verde
  • Chile
  • Colômbia
  • México
  • Moçambique
  • Peru

Para isso, adaptou-se o cálculo da instalação para que seja válido em qualquer latitude.


Para todos os países com instalação solar térmica, implementou-se a edição de dados climáticos da localização no separador Solar térmica (incluindo os valores mensais da Temperatura exterior e a Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal). Nas versões anteriores (para Espanha e Portugal), os dados climáticos só eram editáveis através nos separadores Cypeterm e Climatização.

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.