Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.i
Descarregar actualização da versão 2014.h à versão 2014.i

Novos módulos e programas

CYPETERM HE (Espanha)

A versão 2014.i incorpora, na sua instalação em castelhano ou em catalão, o novo programa CYPETERM HE, acessível desde o grupo Instalações do menu principal do software da CYPE.

 

CYPETERM HE tem como objectivo auxiliar os técnicos no cumprimento da exigencia básica HE 1 de Limitación de la demanda energética, recentemente renovada na Orden FOM/1635/2013, de 10 de Setembro, pelo que se actualiza o Documento Básico DB-HE "Ahorro de Energía", do Código Técnico de la Edificación, aprovado por Real Decreto 314/2006, de 17 de março.


Na versão 2014.i, este novo programa implementa o cálculo e justificação do novo CTE HE 1 para proyectos de edificios nuevos o ampliaciones de existentes de uso residencial privado, e em posteriores revisões será ampliado para edifícios de outras utilizações (que requerem o cálculo e comparação do edifício objecto com um edifício de referência); assim como para calcular a nova exigencia básica HE 0, de Limitación del consumo energético.

Desde o separador Estudio térmico de CYPECAD MEP também se pode obter a justificação do CTE DB HE 1 2013. De facto, CYPETERM HE é o motor de cálculo que CYPECAD MEP utiliza para obter essa justificação. No ponto "Estudio térmico - HE 1" pode obter mais informação sobre a implementação do novo DB HE 1 no CYPECAD MEP More info link.

 

Tenha em conta que o novo programa CYPETERM HE e a actualização ao novo HE 1 realizada no separador estudio térmico de CYPECAD MEP não requer uma licença adicional, já que utilizam a mesma do anterior HE 1, pelo que a sua activação é gratuita para todos aqueles utilizadores da versão 2014 que possuam essa licença.

CYPETERM HE. Datos de emplazamiento CYPECAD MEP. Estudio Térmico. CTE DB HE 1 2013. Exportación a CYPETERM HE

Estudo de viabilidade de abastecimento energético (França)

Desenvolveu-se um novo módulo para que os utilizadores poderão realizar estudos de viabilidade de abastecimento energético dos edifícios (Étude de faisabilité des approvisionnements en énergie).

Mais informações nas novidades da versão 2014.i da página de CYPE em francês More info link.

Geradores de preços para Honduras, Mali e Panamá

A versão 2014.i inclui os Geradores de preços para Honduras, Mali e Panamá. De igual forma como nos restantes países, estes Geradores dispõem de unidades de obra para projectos tanto de obra nova como de reabilitação.
Desde que se implementou o primeiro Gerador de preços de CYPE, os países que já dispõem de Geradores de preços são:

  • Em África: Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, Moçambique, República do Congo e Senegal.
  • Na América: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Panamá e Peru.
  • Na Europa: Espanha, França e Portugal.

Generador de precios para Honduras Generador de precios para Mali Generador de precios para Panamá

Mais informações do Gerador de preços e dos países que dispõem de Gerador More info link.

Pormenores construtivos. Instalações de gás (Espanha)

Detalles constructivos. Instalaciones de gas. Cimentación para depósito de gases licuados del petróleo (GLP), de superficie
Na versão 2014.i foi implementado o módulo Pormenores construtivos, Instalações de gás. Este módulo permite aos programas Pormenores construtivosGerador de preços, Geradores de orçamentos e Arquimedes gerar pormenores construtivos de instalações de gás minuciosamente adaptados à selecção de parâmetros realizada no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de formatos HTML, PDF, RTF e DOCX para que se possam acrescentar como fichas ao projecto que se esteja a realizar. Os programas Pormenores construtivosGeradores de orçamentos e Arquimedes permitem além disso exportar os pormenores para DXF e DWG.

Nesta versão, o módulo "Pormenores construtivos, Instalações de gás" só está disponível para o Gerador de preços de Espanha.

Com este são já seis os módulos de pormenores construtivos incluídos no Gerador de preços:

Em breve estará disponível mais informação sobre o módulo "Pormenores construtivos. Instalações de gás".

 

Implementação de norma e melhorias na sua aplicação

Norma de aço enformado

Perfis enformados em L e Z para as normas:
AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (USA)
AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (México)
CAN/CSA S136-07 (Canadá)

  • AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (USA)
    North American Specification for the Desing of Cold-Formed Steel Structural.
  • AISI/NASPEC-2007 (LRFD) (México)
    North American Specification for the Desing of Cold-Formed Steel Structural. S136-07 Endorse in Mexico by CANACERO.
  • CAN/CSA S136-07 (Canadá)
    North American Specification for the Desing of Cold-Formed Steel Structural.
    Members Approved in Canada by the Canadian Standars Association CSA.

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e no Novo Metal 3D e no Metal 3D clássico. A partir da versão 2014.i, implementou-se o dimensionamento de perfis enformados de secção em "L" e em "Z" segundo estas normas.

Acções nas estruturas. Sismo

NTDS. Norma Técnica para Diseño por Sismo (El Salvador)

Norma Técnica para Diseño por Sísmico (El Salvador).
Implementada no CYPECAD e no Novo Metal 3D.
Para esta norma, CYPECAD inclui:

  • Selecção do método de análise (dinâmica ou estática)
    A selecção do método de análise, dinâmica (modal espectral) ou estática (força lateral equivalente), realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
  • correcção por corte basal
    Esta correcção aplica-se ao cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica (modal espectral). Para calcular o corte basal com a Norma Técnica para Diseño por Sísmico de El Salvador, CYPECAD oferece duas opções para indicar o valor do Período fundamental da estrutura:
    • Segundo norma
    • Especificado pelo utilizador

Mais informação sobre a correcção por corte basal realizada no CYPECAD More info link.
Mais informação sobre a determinação do Período fundamental da estrutura More info link.

 

CYPECAD

Calcular a estrutura sem obter a armadura

A versão 2014.i inclui uma nova opção para calcular: Calcular a estrutura sem obter a armadura (separador Entrada de vigas> menu Calcular).

Esta opção permite efectuar o cálculo dos esforços e deslocamentos da estrutura sem realizar o dimensionamento dos elementos que a compõem. Ao não dimensionar os elementos estruturais, o tempo de cálculo é menor.

Isto permite ganhar uma quantidade substancial de tempo ao utilizador quando esteja a calcular estruturas com tempo de cálculo elevado, já que os primeiros cálculos servem para avaliar se as dimensões dos elementos estruturais que foram introduzidos possuem rigidez para evitar deslocamentos excessivos.


 

 

Implementação e actualização de lajes fungiformes aligeiradas de cofragem recuperável de ATEX (Brasil)

Foram implementados novos tipos de lajes fungiformes aligeiradas de cofragem recuperável do fabricante ATEX do Brasil e também foram actualizados os tipos de lajes já existentes deste fabricante. No total, a versão 2014.i possui 110 destes tipos de lajes de ATEX.

A implementação e actualização mencionada está disponível quando esteja seleccionada alguma das seguintes normas de betão do Brasil:

  • ABNT NBR 6118 Projeto Junho 2013
  • ABNT NBR 6118:2007
  • ABNT NBR 6118:2003

 

 

Medição e orçamento específicos para lajes fungiformes aligeiradas do sistema construtivo Basenet de DALIFORMA (Espanha)

Desde versões anteriores, o Gerador de preços para Espanha dispõe de uma unidade de obra específica para o sistema construtivo Basenet de aligeiramento de lajes fungiformes aligeiradas (com bloco de EPS) do fabricante DALIFORMA (EHB050).

A partir da versão 2014.i do CYPECAD, quando se selecciona uma laje fungiforme aligeirada da DALIFORMA, o orçamento da estrutura calculada no CYPECAD que gera Arquimedes tem em conta a unidade de obra do sistema construtivo Basenet, se a norma de betão seleccionada é alguma das associadas a Espanha.

 

 

CYPECAD MEP

CYPECAD MEP para Espanha

Seguidamente descrevem-se de modo resumido as novidades que se incorporam na versão 2014.i do CYPECAD MEP para Espanha. Na página em espanhol correspondente às novidades da versão 2014.i pode encontrar mais informação More info link.

Estudio térmico - HE 1

Na versão 2014.i, dentro do separador "‘Estudio térmico" do CYPECAD MEP, implementou-se o cálculo e justificação do novo CTE HE 1 para proyectos de edificios nuevos o ampliaciones de existentes de uso residencial privado, e em posteriores revisões será ampliado para edifícios de outras utilizações (que requerem o cálculo e comparação do edifício objecto com um edifício de referência); assim como para calcular a nova exigência básica HE 0, de Limitação do consumo energético.

A implementação do cálculo e justificação do novo CTE DB HE 1 2013 nos programas da CYPE, obriga ao surgimento do programa: CYPETERM HE, que é realmente o motor de cálculo para aplicar a actualização do HE 1.

O novo cálculo convive com o cálculo anterior da opção simplificada relativa ao CTE DB HE 2006, assim como com a exportação para o LIDER do edifício para o cálculo mediante a opção geral (ambas derrogadas a partir do dia 12 de Março de 2014), e requere a activação expressa no painel de "Dados generales", onde ambos se diferenciam mediante os sufixos 2006 e 2013.

Energía Solar Térmica - HE 4

A partir da versão 2014.i, CYPECAD MEP incorpora nos seus cálculos e resultados as modificações indicadas no Real Decreto 314/2006, de 17 de marzo referentes à secção HE 4, Contribución solar mínima de agua caliente sanitaria.
O utilizador poderá optar pelo cumprimento do CTE DB-HE 4 de 2006 ou pelo documento modificado, CTE DB-HE 4 de 2013, seleccionando no menu dados gerais a norma aplicar.

Além da adaptação das alterações no CTE, acrescenta-se, nos dados gerais, a possibilidade de editar a percentagem mensal de ocupação.

Estudo térmico para França

Seguidamente descrevem-se de modo resumido as novidades que se incorporam na versão 2014.i do CYPECAD MEP para França. Na página em francês correspondente às novidades da versão 2014.i pode encontrar mais informação More info link.

Novidades comuns à RT 2012, RT 2005 e RT Existant

As novidades que se incorporam na versão 2014.i do CYPECAD MEP relacionadas com as verificações da RT 2012, RT 2005 e RT Existant são:

  • Base de dados EDIBATEC
    Na versão 2014.f implementaram-se os depósitos e geradores (caldeiras a carvão ou lenha) da base de datos EDIBATEC. Agora, na versão 2014.i incorporam-se as caldeiras de gás/fuel dessa base de dados.
  • Ajudas
    Foram acrescentadas novas ajudas nos painéis para facilitar a introdução de dados no programa.

Novidades da RT 2012

As novidades que se incorporam na versão 2014.i do CYPECAD MEP relacionadas com a verificação da RT 2012 são as seguintes:

  • Estudo de viabilidade do abastecimento energético (Étude de faisabilité des approvisionnements en énergie)
    Foi desenvolvido um novo módulo, no qual os utilizadores poderão realizar estudos de viabilidade de abastecimento energético dos edifícios.
  • Ficha XML (Fichier standardisé, RSET)
    Actualização da versão da ficha em XML da norma RT 2012: Fiche Standardisée RT 2012, 1163_V1.9
  • Sistemas de Cogeneração
    A partir da versão 2014.i é possível introduzir sistemas de cogeneração (cogénérateur).

Novidades da RT Existant

A versão 2014.i do CYPECAD MEP incorpora a seguinte novidade relacionada com a verificação da RT2012:

  • Gerador termodinâmico
    A partir desta versão o utilizador pode calcular no estudio RT Existant projectos com geradores termodinâmicos para refrigeração.

 

Gerador de preços

Actualização dos Geradores de preços de todos os países

Na versão 2014.i foram actualizados os Geradores de preços de todos os países que dispõem do mesmo, além de se ter implementado três novos Geradores de preços (Honduras, Mali e Panamá). Seguidamente pode consultar as novidades das actualizações, seleccionando o país que deseje na lista seguinte (no ponto "Novos módulos e programas" obtém mais informação sobre os três novos Geradores de preços):

 

Voltar à área de descarga da versão 2014

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.