Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.k
Descarregar actualização da versão 2014.f à versão 2014.g

Novos programas

Estudo de reabilitação energética de edifícios (Espanha)

O Real Decreto 235/2013 de 5 abril, que transpõe as Diretivas 2002/91/CE e 2010/31/UE, regula o Procedimento básico para a certificação energética dos edifícios, novos e existentes, neste caso que sejam para venda ou aluguer a partir de 1 de junho.

O programa Estudo de reabilitação energética de edifícios da CYPE gera o "Certificado de eficiência energética de edifícios existentes" (utilizando a saída de resultados do programa CE3x); o "Orçamento das medidas de melhoria" para obter uma classificação energética superior (com uma ou várias alternativas ou hipóteses de melhoria); e as análises económicas, estática (Payback) e dinâmica (VAN) do prazo de recuperação da inversão realizada para as melhorias de cada hipótese.

Mais informação na página em espanhol "Estudio de reabilitación energética de edifícios". More info link

 

Estudio de rehabilitación energética de edificios. Certificado de eficiencia energética de un edificio existente Estudio de rehabilitación energética de edificios. Certificado de eficiencia energética de un edificio existente Estudio de rehabilitación energética de edificios. Actuaciones previas. Andamios

 

CYPECAD MEP

CYPECAD MEP para Espanha

Resumo da atualização do CYPECAD MEP ao novo HE 2013

Em 12 de setembro de 2013, publicou-se no BOE Núm. 219 (I. DISPOSICIONES GENERALES, MINISTERIO DE FOMENTO) a Orden FOM/1635/2013, de 10 de setembro, pelo que se atualiza o Documento Básico DB-HE «Ahorro de Energía», do Código Técnico de la Edificación, aprovado pelo Real Decreto 314/2006, de 17 de março.
Desde a versão 2014.i, foram implementados uma nova ferramenta e alterações no programa CYPECAD MEP no sentido de justificar o cumprimento do novo DB-HE.
Agora, na versão 2014.k incluem-se:

  • Melhorias no Estudo térmico do CYPECAD MEP. More info link
  • Atualiza-se o CYPECAD MEP para incorporar nos seus cálculos e resultados as modificações do novo HE referentes à secção HE 3 -Eficiência Energética das Instalações de Iluminação-. More info link

Estudo térmico - HE 1

Foram realizadas correções na geração do modelo que CYPECAD MEP gera para exportar para o CYPETERM HE (motor de cálculo do CYPECAD MEP para o cálculo e justificação do novo CTE DB HE 1 2013).

Também é possível a seleção do perfil de utilização residencial para utilizar no cálculo da necessidade energética, do mesmo modo que se realiza no CYPETERM HE. More info link

Iluminação - HE 3

A partir da versão 2014.k, CYPECAD MEP incorpora nos seus cálculos e resultados as modificações indicadas no Real Decreto 314/2006, de 17 de março referentes à secção HE3, Eficiencia Energética de las Instalaciones de Iluminación.

O utilizador poderá optar pelo cumprimento do CTE DB-HE 3 de 2006 ou pelo documento modificado, CTE DB-HE 3 de 2013, selecionando no menu de dados gerais a norma a aplicar.
Entre as alterações implementadas (quando se opta pelo cumprimento do CTE DB-HE 3 de 2013) destacam-se:

  • Nova verificação da potência limite instalada na iluminação no edifício, tendo em conta a potência das luminárias e equipamentos auxiliares, segundo o ponto 2.2 “Potencia instalada en el Edificio”.
  • Alterações efetuadas na tabela “Valores límite de eficiencia energética de la instalación”, sobre os tipos de zona de atividade e os limites do VEEI para cada uma delas.

Atualização de obras de exemplo

Foram atualizados os exemplos de "Vivienda unifamiliar" e "Bloque de 8 viviendas". Também se atualizam os seus exemplos análogos em Memórias CTE (Espanha).

Estudo térmico para França

RT 2005 e RT Existant

A partir da versão 2014.k o programa permite realizar um cálculo simplificado que otimiza os tempos de cálculo nas primeiras fases de dimensionamento. Utiliza-se uma descrição simplificada da envolvente do edifício sem ter em conta as sombras próximas e reagrupando ao máximo os elementos com características térmicas similares (transmitância, orientação…). O utilizador deve realizar um último cálculo sem considerar esta simplificação.

CYPETERM HE (Espanha)

Exportação dos resultados horários da simulação energética do edifício

A partir da versão 2014.k, o CYPETERM HE permite obter a informação da evolução horária das zonas térmicas de cálculo mediante um novo comando de exportação, que permite selecionar as variáveis a exportar para cada zona, como o número de zonas térmicas do modelo a incluir na exportação em CSV.

Mais informação na página em espanhol. More info link

Seleção do perfil de utilização habitacional para utilizar no cálculo da necessidade energética

permite-se selecionar entre as versões do perfil de utilização residencial, a partir do menu de ‘Datos  generales’ do cálculo HE 1 20013, ou no novo separador de ‘Parámetros generales’ dentro de CYPETERM HE.

Mais informação na página em espanhol. More info link

Arquimedes

Correção da medição sobre DXF ou DWG que impede utilizar a opção de medição "Comprimento linear" e o botão "Apagar medida" em determinados casos com a versão anterior (2014.j).

Gerador de preços

Atualizaram-se os preços e produtos do Fabricante JUNKERS nos Geradores de preços de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Honduras, México, Panamá e Peru; e nos geradores de preços de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

Memorias CTE (Espanha)

A partir da versão 2014.k é possível adicionar a listagem de justificação de DB HE 1 2013 ao projeto de execução, como obra associada do CYPECAD MEP.

Mais informação na página em espanhol. More info link

Voltar à área de descarga da versão 2014

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.