Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2015.b
Descarregar actualização da versão 2014.f à versão 2014.g

ÍNDICE

 

Novos programas

CYPETERM Cargas (Instalações)

CYPETERM Cargas é uma aplicação concebida para o cálculo de cargas térmicas nos edifícios que incorpora o Método das Séries Temporais Radiantes (RTSM) proposta e recomendada pela "American Society of Heating, Refrigerating and Air conditioning Engineers" (ASHRAE) para o cálculo das cargas térmicas de arrefecimento e o procedimento para o cálculo das cargas de aquecimento; ambos descritos no "Load Calculation Applications Manual de 2010" (Jeffrey D.Spitler. Load Calculation Applications Manual. ASHRAE. ISBN 978-1-933742-72-4, 2010).



CYPETERM Cargas (localizado no grupo Instalações do menu principal dos programas CYPE) é uma aplicação de manuseamento simples, fiável e robusta que permite verificar e entender o comportamento do edifício no cálculo das cargas térmicas graças aos diferentes gráficos e à sua resposta em tempo real.

Entre as principais características desta aplicação destacam-se:

  • Cálculo standard conforme "ANSI/ASHRAE/ACCA Standard 183-2007 (RA 2011), Peak Cooling and Heating Load Calculations in Buildings Except Low-Rise Residential Buildings", que estabelece os requisitos mínimos a reunir por qualquer método ou procedimento utilizado para realizar o cálculo de cargas máximo de arrefecimento e aquecimento.
  • Base de dados climáticos "Weather Data Viewer 4.0" de ASHRAE com 5.564 estações localizadas por todo o mundo para importar os dados climáticos necessários para o cálculo.
  • Dados de radiação solar a partir do modelo "Clear-sky Solar Radiation" da ASHRAE.
  • Definição de perfis de utilização, padrões de sombreamento e elementos de sombra.
  • Resultados do cálculo de cargas térmicas de arrefecimento para as 24 horas do dia de dimensionamento de cada mês (dia 21) e resultados do cálculo das cargas de aquecimento para cada compartimento e zona.
  • Gráficos em tempo real dos resultados, de forma que se pode apreciar imediatamente e de forma clara a repercussão nos resultados de qualquer alteração na obra.










Para poder trabalhar com CYPETERM Cargas, somente é necessário que a licença de utilização possua o código "Cálculo de cargas térmicas de arrefecimento".

Na sua primeira versão, CYPETERM Cargas está disponível em espanhol e em inglês. Quando a instalação dos programas CYPE se realiza em catalão, em castelhano, em espanhol para Argentina ou em espanhol para México, CYPETERM Cargas está disponível em castelhano. Quando a instalação se realiza em inglês, francês, italiano ou português, CYPETERM Cargas está disponível em inglês. Nas próximas versões, CYPETERM Cargas estará disponível em catalão, em francês, em português e em italiano.

Na página CYPETERM Cargas existem mais informações sobre este novo programa da CYPE More info link.

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Norma de betão

ACI 318M 08 (USA), Nch430.Of2008 (Chile), NTE E.060: 2009 (Peru) e NSR 10 (Colômbia)

  • ACI 318M-08 (USA)
    Building Code Requirements for Structural Concrete.
  • Nch430.Of2008 (Chile)
    Norma Chilena oficial NCh430.Of2008.
  • NTE E.060: 2009 (Peru)
    Reglamento Nacional de Edificaciones. Norma E.060 Concreto Armado (2009).
  • NSR-10 (Colombia)
    Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente NSR-10. Título C - Concreto estructural.

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD, CYPE 3D e outros programas da CYPE desde versões anteriores. Agora, na versão 2015.b implementa-se no programa "Verificação de Punçoamento" e portanto na verificação de punçoamento que realiza CYPECAD segundo critérios normativos. Esta verificação foi implementada no CYPECAD na versão anterior (2015.a) e coexiste desde então com a verificação de tensões tangenciais More info link.

Norma de aço laminado e composto

IS 800: 2007 (Índia)

Indian Standard. General construction in steel - Code of practice (Third Revision). Esta norma já estava implementada no CYPECAD, CYPE 3D, Vigas contínuas e Gerador de pórticos para realizar o dimensionamento e verificação de barras de aço laminado ou composto. Agora na versão 2015.b, foi implementado no CYPE-Connect e no CYPE 3D para realizar o dimensionamento e verificação de ligações metálicas More info link.

Norma sobre ações nas estruturas. Sismo

P100-1/2013 (Roménia)

Cod de proiectare seismică P100, Partea 1 - P100-1/2013.

Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.

CIRSOC 103-2008 (Argentina)

Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Proyecto de Reglamento CIRSOC 103, Parte I: Construcciones en general.

Esta norma já estava implementada no CYPECAD e CYPE 3D desde versões anteriores. Agora, na versão 2015.b, CYPECAD oferece duas opções para indicar o valor do Período fundamental da estrutura (utilizado para calcular o corte basal):

  • Segundo norma
    Única possibilidade em versões anteriores para esta norma.
  • Especificado pelo utilizador
    Implementada na versão 2015.b para esta norma, embora disponível desde versões anteriores para outras normas de sismo. Mais informações sobre a determinação do Período fundamental da estrutura More info link.

CYPECAD

Implementação de normas para a verificação de punçoamento

A versão 2015.b do CYPECAD incorpora as normas de betão ACI 318M 08 (USA), Nch430.Of2008 (Chile), NTE E.060: 2009 (Peru) e NSR 10 (Colômbia) para realizar a verificação de punçoamento segundo critérios normativos.

Mais informações sobre esta implementação More info link.

Implementação de norma sísmica

A versão 2015.b do CYPECAD incorpora a norma romena de sismo P100-/2013 e melhorias na aplicação da norma argentina CIRSOC 103-2008 relacionadas com o cálculo do Período fundamental da estrutura. No ponto "Norma sobre ações nas estruturas. Sismo" dispõe de mais informação More info link.




CYPE 3D

Implementação da norma IS 800: 2007 (Índia) para o dimensionamento e verificação de ligações metálicas

A versão 2015.b incorpora a norma Índia de aço laminado e composto (IS 800: 2007) para a edição e verificação das ligações dimensionadas com os módulos de ligações (I, II, III, IV e V) e com o módulo "Placas de amarração". Em versões anteriores, esta norma já estava implementada no CYPE 3D (Novo Metal 3D), mas não era possível modificar as ligações dimensionadas. Agora, com a norma IS 800: 2007, é possível utilizar as prestações do CYPE 3D relacionadas com a edição, verificação e dimensionamento de ligações metálicas e placas de amarração que se implementaram na versão anterior (2015.a) More info link.

A norma índia de aço laminado e composto "IS 800: 2007" também se implementou no CYPE-Connect More info link.

Geração das cargas de peso próprio das barras

Desde a primeira versão do Novo Metal 3D (CYPE 3D a partir da versão 2015.a) as cargas de peso próprio dos perfis introduzidos geram-se automaticamente pelo programa, independentemente do tipo de material selecionado: aço, alumínio, madeira, qualquer outro material definido pelo utilizador (exceto para as barras de aço definidas como tirantes, nas que não se tem em conta o peso próprio do perfil).

A partir da versão 2015.b, a Geração automática do peso próprio dos perfis introduzidos é opcional. Para isso, foi criada a opção Geração das cargas de peso próprio das barras (menu Carga). A sua seleção abre um diálogo no qual é possível ativar ou desativar o peso próprio das barras que se selecionem após aceitar esse diálogo.

Como opção por defeito, CYPE 3D gera o peso próprio de todas as barras. Para as barras definidas como tirantes segue sem ter-se em conta o peso próprio do perfil. Desta forma, a opção "Geração das cargas de peso próprio das barras" não permite selecionar as barras definidas como tirantes.

Cargas superficiais

Nas mensagens de aviso produzidas por um erro na introdução das cargas superficiais, indica-se a hipótese à qual pertence a carga que gera o erro.

Dimensões dos nós

Foi implementada a possibilidade de definir o tamanho de representação dos nós (menu Obra> Preferências de desenho).




CYPE-Connect

Implementação de norma (IS 800: 2007 - Índia)

De igual forma, no que acontece com o CYPE 3D, a versão 2015.b incorpora no CYPE-Connect a norma índia de aço laminado e composto (IS 800: 2007) para a edição e verificação das ligações dimensionadas com os módulos de ligações (I, II, III, IV e V) e com o módulo "Placas de amarração".

 

 

 

 

 

 

 

 

Verificação de punçoamento

Implementação de norma

A versão 2015.b do programa "Verificação de punçoamento" incorpora as seguintes normas: ACI 318M 08 (USA), Nch430.Of2008 (Chile), NTE E.060: 2009 (Peru) e NSR 10 (Colômbia).

Mais informações sobre esta implementação More info link.

CYPECAD MEP

CYPECAD MEP para Espanha

CTE DB-HE 0. Limitación del consumo energético

No separador Estudio térmico do CYPECAD MEP foi implementada a justificação da norma espanhola CTE DB HE 0 para edifícios de utilização habitacional privado ou similar. De igual forma, que sucede com a justificação da norma DB HE 1 2013 (disponível desde versões anteriores), CYPETERM HE é o motor de cálculo do CYPECAD MEP (no que respeita ao cumprimento dos documentos básicos HE 0 e HE 1 2013).

 

 

CYPECAD MEP para França

Étude thermique. Cálculo simplificado para a RT 2012

A partir da versão 2015.b o programa permite realizar um cálculo simplificado para a RT 2012 que otimiza os tempos de cálculo nas primeiras fases de dimensionamento. Utiliza-se uma descrição simplificada da envolvente do edifício sem ter em conta as sombras próximas e reagrupando ao máximo os elementos com características térmicas similares (transmitância, orientação…). O utilizador deve realizar um último cálculo sem considerar esta simplificação.

Na versão 2014.k já se implementou este cálculo simplificado para a RT 2005 e a RT Existant.

Étude thermique. Compartimentos tipo Marquise para a RT 2012

A partir da versão 2015.b é possível introduzir compartimentos exteriores tipo marquise (espaços não úteis fechado por vidro que se encontram no perímetro do edifício) de modo que sejam tidos em conta no cálculo com a RT 2012.

 

 

 

 

 

 

 

Exportação para IFC (desde CYPECAD e desde CYPECAD MEP)

Exportação para IFC específica para Revit® 2015

Foi implementado no CYPECAD como no CYPECAD MEP a exportação para IFC (Industry Foundation Classes) específica para a versão 2015 de Revit®. Portanto, a partir da versão 2015.b existem as seguintes possibilidades de exportação para o formato IFC que utilizam os programas CAD-BIM:

  • IFC 2x3
    Formato genérico
  • IFC4
    Formato genérico
  • IFC 2x3 para Revit (v.2012, v.2013, v.2014 e 2015)
    Formato específico para Revit®. Existem três possibilidades de exportação para Revit® cada uma delas específica para as suas versões: v.2012, v.2013, 2014 e v.2015.
  • IFC 2x3 para Archicad
    Formato específico para Archicad®
  • IFC 2x3 Allplan (v. anteriores a 2014 e v.2014)
    Formato específico para Allplan®. Existem duas possibilidades de exportação para Allplan®, uma para a versão 2014 e outra para versões anteriores.

Gerador de preços

Atualização do Gerador de preços de todos os países

Voltar à área de descarga da versão 2015

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.