Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2015.d
Descarregar actualização da versão 2015.c

ÍNDICE

 

Novos programas

CYPETHERM ISO 10211

CYPETHERM ISO 10211 é uma aplicação concebida para a determinação da transmitância térmica em pontes térmicas lineares mediante a resolução e pós processamento de um modelo de análise de transferência de calor por elementos finitos, baseado na norma EN ISO 10211. Está localizado no grupo Instalações do menu principal dos programas da CYPE.

Este programa forma parte do projeto de investigação "Desenvolvimento de ferramenta software para integração de análise numérica de pontes térmicas no cálculo da necessidade energética de edifícios", financiado pelo "Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI)", e cofinanciado pelo "Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)" e realizado em colaboração com o "Grupo de Ingeniería Energética" do "Departamento de Sistemas Industriales" da Universidade Miguel Hernández de Elche (Alicante).

Entre as principais características do CYPETHERM ISO 10211 destacam-se:

  • Cálculo conforme a norma EN ISO 10211
  • Diferentes modelos de pontes térmicas
  • Bibliotecas ou catálogos de materiais
  • Resultados do cálculo 

Para poder trabalhar com CYPETHERM ISO 10211, é necessário que possua o módulo "Pontes térmicas lineares por elementos finitos".

Na página CYPETHERM ISO 10211 dispõe de mais informação sobre este novo programa da CYPE. More info link

 

Implementação de norma e melhorias na sua aplicação

Norma de betão

CIRSOC 201 2005 (Argentina) e IS 456: 2000 (Índia)

  • CIRSOC 201-2005 (Argentina)
    Reglamento Argentino de Estructuras de Hormigón CIRSOC 201 (Julio 2005).
  • IS 456: 2000 (Índia)
    Indian Standard. Plain and reinforced concrete code of practice (Fourth Revision).

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD, CYPE 3D e outros programas da CYPE desde versões anteriores.

Agora, na versão 2015.d implementam-se no programa "Verificação de Punçoamento" More info link e portanto na verificação de punçoamento que realiza CYPECAD segundo critérios normativos. Essa verificação foi implementada no CYPECAD na versão anterior (2015.a) e coexiste desde então com a verificação de tensões tangenciais. More info link

Norma sobre ações nas estruturas. Sismo

CIRSOC 103-2013 (Argentina)

Reglamento INPRES - CIRSOC 103 - Parte I - 2013. Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente
Implementada no CYPECAD e no CYPE 3D.

CHOC-08 (Honduras)

Código Hondureño de la Construcción. Normas Técnicas. Capítulo 1. Cargas y fuerzas estructurales. Diseño por Sismo
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores no CYPECAD e no CYPE 3D. Agora na versão 2015.d implementa-se o novo mapa sísmico (no qual se desdobram as zonas 3, 4 e 5) e permite introduzir valores entre 0.10 e 0.60 para o "Factor de zona sísmica" (Aceleración Pico del Suelo).

NTC-97 (Guadalajara - México)

Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Sismo para Guadalajara 1997.

Implementada no CYPECAD e no CYPE 3D.

Segurança no caso de incêndio. Resistência ao fogo da estrutura

ABNT NBR 15200:2012 (Brasil)

Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio.

Implementada no módulo do CYPECAD "Verificação da resistência ao fogo" para realizar a verificação da resistência ao fogo e dimensionamento dos revestimentos de proteção para vigas, lajes, pilares, paredes e muros de betão mediante o método tabular definido nesta norma.

Com esta norma, o módulo "Verificação de resistência ao fogo" realiza as seguintes verificações e dimensionamentos:

  • Para os elementos estruturais indicados que tenham definidos revestimentos de proteção, o programa dimensionará a espessura mínima necessária desse revestimento, de modo que cumpram com as exigências da norma.
  • Para os elementos estruturais mencionados que não se tenham definido revestimento de proteção, o programa verifica esses elementos com os dados de resistência ao fogo atribuídos.
  • Se a um elemento estrutural se atribuí um revestimento e o programa verifica que este não é necessário para cumprir com as exigências da norma utilizada, o programa indica que o revestimento desse elemento estrutural não é necessário, pelo que a espessura de revestimento será a mínima por razões construtivas.

Comprobación de la resistencia al fuego con ABNT NBR 15200:2012 (Brasil)

Para poder realizar estas verificações é necessário que a licença de utilização possua o módulo "Verificação de resistência ao fogo" além dos correspondentes elementos estruturais mencionados.

No CYPECAD se ativar a verificação da resistência ao fogo no quadro de diálogo "Dados obra" (menu Obra> Dados obra). Esta ativação abre um diálogo onde o utilizador define a resistência requerida, a compartimentação da laje (com compartimentação ou sem ela) e o revestimento dos elementos construtivos. Para que a norma aplicada na verificação da resistência ao fogo seja a "ABNT NBR 15200:2012" é necessário que a norma de betão selecionada no CYPECAD seja a "ABNT NBR 6118:2014" ou a "ABNT NBR 6118:2007".

Em próximas versões será implementada a norma brasileira correspondente para realizar a verificação de resistência ao fogo para vigas e pilares de aço no CYPECAD e para os perfis de aço no CYPE 3D.

Na página "Resistência ao fogo" possui mais informação sobre a verificação de resistência ao fogo que se realiza no CYPECAD e no CYPE 3D. More info link

 

CYPECAD

Implementação de norma e melhorias na sua aplicação no CYPECAD

Foram implementadas e incluídas melhorias na aplicação de normas que se indicam seguidamente:

  • Norma de betão
    • CIRSOC 201 2005 (Argentina) More info link
    • IS 456: 2000 (Índia) More info link
  • Norma sobre ações nas estruturas. Sismo
    • CIRSOC 103-2013 (Argentina) More info link
    • CHOC-08 (Honduras) More info link
    • NTC 1997 (México - Guadalajara) More info link
  • Segurança em caso de incêndio. Resistência ao fogo da estrutura
    • ABNT NBR 15200:2012 (Brasil) More info link

Verificação de punçoamento

Completar e recortar perímetro de punçoamento

Foram implementadas duas opções que permitem modificar o perímetro de punçoamento calculado pelo programa (separador Resultados> menu Lajes maciças/Fungif.> Punçoamento):

  • Completar perímetro
    Permite desenhar o perímetro de punçoamento sobre as zonas onde se tenha recortado pelo cálculo ou manualmente. 
  • Recortar perímetro
    Permite recortar o perímetro de punçoamento de um pilar.

A opção "Regenerar perímetros" (separador Resultados> menu L. maciças/Fungif.> Punçoamento) elimina as modificações realizadas nos perímetros de punçoamento.

Verificação de punçoamento em suportes com vigas altas adjacentes

Foi implementada a opção "Suportes com vigas altas adjacentes" (menu Obra > Dplados obra > botão Por posição> Opções de lajes> Punçoamento) que impede de efetuar a verificação de punçoamento num suporte se a relação entre a altura das vigas adjacentes ao suporte e a altura da laje é maior que o valor que se defina nesta opção. O valor por defeito desta relação é 1.20.

 

CYPE 3D

Placas no CYPE 3D

Na versão 2015.d do CYPE 3D foi implementada a possibilidade de definir elementos de placa. As placas são elementos planos bidimensionais de espessura constante e sem aberturas, cujo perímetro está definido por um polígono.

Para efeitos de cálculo, as placas introduzem-se na matriz de rigidez global da estrutura mediante um modelo de elementos finitos tridimensionais de placa plana triangular de seis nós (quadráticos). O tipo de elemento utilizado baseia-se na sobreposição de dois elementos desacoplados localmente: Um indica a rigidez axial (esforços de membrana) e outro a rigidez à flexão (esforços de placa).

Em cada placa é possível definir:

  • Espessura e módulo de winkler
    E na direção Z local.
  • Material
    Betão, aço laminado, aço enformado, alumínio e genérico (especificando o módulo de elasticidade e o coeficiente de Poisson).
  • Posição
    Relativamente ao plano de introdução
  • Discretização
    É possível controlar a densidade da malha definindo a dimensão máxima do tamanho do triângulo nas direções x e y locais.
  • Orientação dos eixos
  • Vinculação interior
    Vinculação interior das arestas com outros elementos da estrutura.
  • Vinculação exterior
    Também é possível definir a vinculação exterior das arestas, mas neste caso, esta aplica-se a todas as placas que compartilham a aresta. As possibilidades de vinculação exterior são as mesmas que as disponíveis para os nós do CYPE 3D.
  • Bandas de integração
    As bandas de integração em placas definem linhas sobre as quais, para uma determinada largura de banda dada, se integram os esforços correspondentes à placa para obter os esforços da barra.

O programa dispõe de uma opção para visualizar em 3D as placas, com relevo ou só com linhas de desenho. Pode indicá-lo em Preferências de desenho no  menu Obra.

 

 

Para poder utilizar placas no CYPE 3D é necessário que a licença de utilização possua o programa CYPE 3D.

Na página "Placas planas" possui mais informação sobre estes novos elementos que se podem introduzir e analisar no CYPE 3D (interação com outros elementos da estrutura, introdução de dados, definição de cargas, consulta de esforços...). More info link

Seguidamente, mostram-se alguns exemplos gráficos de estruturas criadas com placas no CYPE 3D:

 

 

 

 

Contenção periférica e Muros em consola

Introdução de cargas numa determinada cota

Desde versões anteriores, nos programas "Contenção periférica" e "Muros em consola" é possível introduzir um incremento de carga no coroamento do muro (horizontal -Q-, vertical -N- e momento -M). Agora, a partir da versão 2015.d também é possível definir esses incrementos de carga numa determinada cota do muro. As cargas introduzem-se numa fase qualquer e o programa automaticamente, e de forma simultânea, tem em conta em todas as fases definidas a partir da atual.

No caso de Muros em consola, a carga pode ser definida como permanente (G) ou como sobrecarga (SC), de igual forma como sucede com as cargas no coroamento.

 

 

Muros em consola e Passagens inferiores

Desativación de critérios de SETRA para a norma francesa BAEL-91

Para um cálculo com a norma francesa BAEL-91 nos programas "Muros em consola" e "Passagens inferiores", é possível desativar os critérios de armadura de SETRA (critère du SETRA "Les ouvrages de soutènement: Guide de conception générale").

 

 

Verificação de punçoamento

Implementação de norma

Como já foi indicado nos pontos anteriores, foram implementados no programa "Verificação de punçoamento" e no CYPECAD (para a verificação de punçoamento segundo critérios normativos) as normas "CIRSOC 201 2005" (Argentina) e "IS 456: 2000" (Índia). More info link

 

CYPECAD MEP

Estudo térmico para Espanha. CTE HE 1 e CTE HE 0

Integração dos resultados de outros cálculos para o cálculo da necessidade e o consumo energético conforme a CTE HE 1 e HE 0

A versão 2015.d, permite ao utilizador o controlo explícito dos valores de ventilação, iluminação e contribuição energética para AQS mediante solar térmico, necessários nos cálculos de HE 1 para habitações, HE 1 para outras utilizações, e HE 0 para habitações, respetivamente.
A partir da versão 2015.d, dentro dos "Datos generales" de HE 1 e HE 0, permite ao utilizador selecionar entre os valores calculados em outros separadores do CYPECAD MEP ("Salubridad" (HS3), "Solar térmica" e "Iluminación"), estabelecer manualmente os valores desejados, ou utilizar os valores por defeito.

Mais informação na página em espanhol. More info link

Melhorias nas listagens de justificação de HE 1 e HE 0 (também no CYPETHERM HE)

Na versão 2015.d atualizam-se as listagens de justificação de HE 1 e HE 0, melhorando e uniformizando, em geral, os formatos de todas as tabelas incluídas, acrescentando também novas legendas às mesmas. Esta melhoria afeta o CYPECAD MEP como o CYPETHERM HE.

Mais informação na página em espanhol. More info link

Estudo térmico para França

Foram implementadas melhorias e atualizações no separador Thermique de CYPECAD MEP para França relacionadas com o cumprimento da reglamentación técnica RT 2005, RT Existant e RT 2012.

Novidades comuns à RT 2012, RT 2005 e RT Existant

A partir da versão 2015.d integra-se o catálogo detalhado da norma francesa "Règles Th-U Fascicule 5: Ponts thermiques" para que o utilizador possa importar o valor da transmitância térmica linear da ponte térmica que selecione (mediante a definição manual de pontes térmicas), escolhendo entre aqueles definidos nesse catálogo.

Novidades da RT Existant

A partir da versão 2015.d é possível obter o estudo térmico regulamentar correspondente à RT Existant "par élément" onde se verificam as características mínimas dos elementos construtivos.

Estudo térmico para Itália

Cálculo de dados climáticos por localidades

A partir da versão 2015.d, o programa permite realizar o cálculo dos dados climáticos para qualquer localidade, segundo os requisitos estabelecidos pelas normas UNI 10349 e D.P.R. 412/93. Os cálculos realizam-se mediante a seleção das duas capitais de província mais perto, cujos dados climáticos se vão utilizar para obter os valores de irradiação sobre a superfície horizontal segundo orientações e temperatura exterior média mensal. O utilizador define: a região climática, a zona climática, os graus dia, a altitude e a latitude.

Listagem de limitação do consumo energético dos edifícios

No separador "Studio termico" do CYPECAD MEP foi implementada a possibilidade de gerar a listagem "Relazione tecnica di rispondenza alle prescrizioni in materia del contenimento del consumo energetico degli edifici", tal e como indica o art. 28 da "legge 10/91".

A listagem inclui todos os requerimentos da norma, de tal maneira que se possa fazer uma verificação sobre o sistema envolvente-instalações para a limitação do consumo energético do edifício.

 

CYPETHERM ASHRAE LOADS (CYPETERM CARGAS)

Alteração de denominação do programa

Desde a versão 2015.d o programa assume a denominação CYPETHERM ASHRAE LOADS, unindo-se assim à família CYPETHERM de programas de cálculo térmico da CYPE.

Disponibilidade em outros idiomas

Na versão anterior (2015.b) implementou-se o programa CYPETERM CARGAS, uma aplicação concebida para o cálculo da carga térmica dos edifícios segundo o Método das Séries Temporais Radiantes (RTSM) proposta pela ASHRAE.
Esta primeira versão de CYPETERM CARGAS só estava disponível em Espanhol e em Inglês. Agora, na versão 2015.d também está disponível em catalão, francês, italiano e português. Além disso o nome do programa passa a ser CYPETHERM ASHRAE LOADS em todos os idiomas.

Mais informações sobre "CYPETHERM ASHRAE LOADS" More info link.

Configuração da listagem

A versão 2015.d do programa inclui uma cómoda ferramenta para configurar a listagem de resultados que permite, entre outras coisas, incluir ou não os diferentes pontos disponíveis assim como selecionar o tipo de carga a listar de cada compartimento, incluindo o momento concreto para as cargas térmicas de refrigeração.

Melhorias de listagens

Foram melhoradas as listagens e foram incluídos diferentes gráficos que oferecem uma visão global dos resultados.

CYPECAD MEP. Estudio térmico. Listado de demanda energética conforme a CTE DB HE 1

 

Fornecimento de gás em inglês (Gas Supply)

A instalação em inglês do software da CYPE inclui o programa "Fornecimento de gás" (Gas Supply). Este programa encontra-se no grupo Instalações e já estava disponível desde versões anteriores com a instalação em catalão, em castelhano, em espanhol para Argentina e em espanhol para México.

 

Fornecimento de gás é um programa concebido para o Cálculo, verificação e dimensionado automático de redes malhadas, ramificadas e mistas de gás. More info link

 

 

Gerador de preços

Atualização do Gerador de preços de todos os países

 

Voltar à área de descarga da versão 2015

 

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.