ÍNDICE
A partir da versão 2015.e, é possível instalar os programas CYPECAD, CYPE 3D e CYPE-Connect em russo.
A partir da versão 2015.e, os ficheiros que permitem instalar as versões dos programas da CYPE nos diferentes idiomas podem descarregar-se nas seguintes páginas:
Também é possível instalar os programas da CYPE através do seu gestor de descargas, que está disponível na área de descarga de todas as páginas da CYPE. Além disso, este gestor de descarga permite a instalação em qualquer dos idiomas disponíveis (castelhano, catalão, galego, espanhol para Argentina, espanhol para México, francês, português, inglês, russo e búlgaro).
Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD, CYPE 3D e outros programas da CYPE desde versões anteriores. Agora, na versão 2015.e implementam-se no programa "Verificação de Punçoamento" e na verificação de punçoamento que realiza o CYPECAD segundo critérios normativos. Esta verificação foi implementada no CYPECAD na versão anterior (2015.a) e coexiste desde então com a verificação de tensões tangenciais.
Diseño estructural. Cargas de viento.
Implementada no CYPECAD.
Norma Chilena Oficial Diseño Sísmico de Edificios (Incluye modificaciones del decreto nº 61 (V. y U.) de 2011).
Esta norma já estava implementada em versões anteriores do CYPECAD e CYPE 3D. Agora, na versão 2015.e foi acrescentada a possibilidade de definir pelo utilizador um espectro sísmico.
Para a análise sísmica da estrutura deve definir-se um espectro de dimensionamento. Cada norma sismo-resistente proporciona os critérios que a seguir-se dentro de um determinado território para a consideração da ação sísmica no projeto. Não obstante, o projetista pode adotar, mediante sua responsabilidade, critérios distintos aos estabelecidos na norma. O programa oferece para esta norma de sismo diferentes formas de proceder para contemplar ambas possibilidades. O espectro sísmico de dimensionamento pode ser:
Foram implementadas novas opções de dimensionamento de armadura de montagem e de alma que podem utilizar-se nas obras cuja seleção da norma de betão e de sismo permita utilizar o editor de vigas avançado. Premindo o seguinte botão de informação, pode consultar quais são as normas que utilizam o editor de vigas avançado no CYPECAD.
Foi implementada a opção de dimensionamento para a armadura de montagem "Colocar patilhas em apoios apenas se é necessário" (ver imagem). Esta opção aparece ativada por defeito, o qual tem o mesmo efeito que em versões anteriores. Se desativar, a patilha da armadura de montagem nos apoios será colocada em todos os casos.
Foram implementadas várias opções de dimensionamento para a armadura de alma. Em versões anteriores só se podia indicar a partir de que altura de viga se colocava armadura de alma e no caso de a colocar, a separação máxima que devia ter para lajes, vigas e lajes e vigas de fundação. Agora estas opções podem-se editar selecionando o botão "Armadura mínima" (diálogo armadura de alma - ver imagem). Além disso, foram implementadas três novas opções:
Foi melhorado o desenho das vigas no editor de vigas avançado quando se ativa a opção "Desenhar mais afastados os varões mais longos".
Foi acrescentado no programa a possibilidade de definir de forma separada as perdas de pós-tensão instantâneas e diferidas. Portanto, no momento de calcular aparecerão duas hipóteses de pós-tensão: uma com as perdas instantâneas e outra com as perdas totais (instantâneas + diferidas). Por sua vez aparece nas combinações uma nova em que atuará a hipótese de pós-tensão inicial com o peso próprio da estrutura, desta forma pode-se controlar a pós-tensão no vazio, uma das etapas mais críticas no momento de realizar o tensionamento dos cordões da laje.
Foi aumentada a precisão da janela que define o desnível das ligações para 1mm. Em versões anteriores estava limitada em 5mm.
A opção Copiar elementos (Menu Obra> Copiar Elementos) permite realizar a cópia de uma seleção de elementos numa nova posição. A partir da versão 2015.e, é possível copiar repetidas vezes os mesmos elementos sem proceder de novo à sua seleção.
Foi otimizado o cálculo dos caudais de infiltração conforme a Norma EN 15242 (método detalhado iterativo), obtendo-se uma redução para metade do tempo de cálculo da simulação anual em intervalos horários.
Melhorou-se a legibilidade na listagem de justificação do CTE DB HE 1, ao acrescentar distintos ícones nas tabelas referentes aos elementos do modelo térmico (elementos pesados e ligeiros, e pontes térmicas), fazendo referência aos distintos tipos de elementos definidos no modelo.
A partir da versão 2015.e, no CYPETHERM ASHRAE LOADS ampliou-se a saída de resultados imediatos para melhorar a compreensão dos cálculos realizados e facilitar a análise dos efeitos que cada componente da obra tem no resultado final das cargas térmicas.
Para isso, mostram-se tabelas e gráficos em cada elemento da obra que se atualizam à medida que se acrescentam componentes ou se modificam características, sem a necessidade de ter que listar os resultados. Deste modo, permite uma análise direta e imediata.
As tabelas e gráficos que se visualizam em cada elemento da obra agrupam-se num menu denominado "Análise de resultados". Neste menu acrescentou-se a opção “Descrição de cálculo”. Selecionando esta opção, mostram-se de forma detalhada e para cada componente os cálculos realizados e descrevem-se os parâmetros considerados nos mesmos, obtendo assim uma memória justificativa do processo de cálculo das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento.
A partir da versão 2015.e, CYPETHERM ISO 10211 analisa duas novas pontes térmicas lineares:
Encontro entre fachada e cobertura plana |
Encontro entre fachada e laje em consola. |
Foram ampliadas as bibliotecas de materiais disponíveis no programa. A já existente “Matériaux décrits dans la norme RT 2005”, acrescentou-se uma biblioteca com os materiais da norma EN ISO 10456 e outra com os correspondentes à biblioteca de LIDER.
O módulo "Plano de segurança e saúde" da CYPE gera, mediante uma seleção simples de dados, uma documentação completa e consistente do Plano de segurança e saúde de obras de edificação (memória, caderno de encargos, anexos-fichas, medições e orçamento).
O “Plano de segurança e saúde” funciona como um módulo dos programas "Geradores de orçamentos", Arquimedes e Arquimedes e Controle de obra.
Com os "Geradores de orçamentos" (programas informáticos que geram orçamentos e medições de habitações ), este módulo da CYPE gera o Plano de segurança e saúde de obras de edificação para habitações.
Com o módulo do Arquimedes, "Plano de segurança e saúde" gera o Plano de segurança e saúde da obra que se esteja a introduzir no Arquimedes, independentemente do tipo de obra que seja e se os artigos provêm do Gerador de preços da CYPE (de obra nova, de reabilitação ou de espaços urbanos).
A informação para gerar o Plano de segurança e saúde de uma obra do Arquimedes encontra-se no Gerador de preços da CYPE. Por esse motivo os artigos devem vir do Gerador de preços.
No Arquimedes pode-se gerar um orçamento com informação de segurança e saúde a partir do zero (utilizando artigos e a estrutura de capítulos do Gerador de preços), ou exportando para Arquimedes o orçamento Gerado pelos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos ou pelos Geradores de orçamentos (os quais já incluem a estrutura de capítulos e os artigos do Gerador de preços).
No Arquimedes, quando o utilizador seleciona um artigo da obra do Gerador de preços, para o importar para o seu orçamento, a informação particular e a genérica de segurança e saúde de um projeto, importam-se juntamente com o artigo seleccionado, sem que o utilizador necessite realizar qualquer operação adicional.
Do mesmo modo, os orçamentos gerados pelos "Pré-dimensionadores de medições e orçamentos" e pelos "Geradores de orçamentos" incluem a informação de segurança e saúde genérica e a referente aos artigos quando exportam o orçamento para Arquimedes.
Com qualquer dos dois procedimentos, o utilizador poderá visualizar e editar, a partir do Arquimedes a informação sobre segurança e saúde importada. A informação referente a segurança e saúde, relacionada com a execução por fases de cada artigo, assim como as fichas de riscos relacionadas com os ofícios e a maquinaria, pode ser consultada na coluna denominada "SS". Esta coluna aparece automaticamente na estrutura em árvore da base de dados quando existem dados de segurança e saúde. Os recursos com informação de segurança e saúde (artigo, maquinaria ou mão de obra) surgem nessa coluna os seguintes ícones: (ao nível do artigo), (ao nível de unitário do tipo maquinaria) e (ao nível de unitário do tipo mão de obra). Selecionando estes ícones visualizará e poder-se-á editar (ao nível do artigo) a informação de segurança e saúde associada a esses recursos.
O Arquimedes também dispõe de uma janela de trabalho específica para Segurança e saúde (como a janela Árvore de composição, Hierarquia de capítulos, Medições/Autos) a qual se acede selecionando o botão da barra de ferramentas superior. A partir desta janela de trabalho pode-se realizar a edição de dados de segurança e saúde referentes à obra e aos recursos importados a partir do Gerador de preços e que contenham informação de segurança e saúde.
A informação de segurança e saúde disponível nesta janela de trabalho está estruturada nos seguintes pontos principais:
Os dados de segurança e saúde são editados ao nível são da obra e não do utilizador. Isto quer dizer que as alterações estarão disponíveis na obra onde se realizem e não para outras obras.
Os dados de segurança e saúde que se podem editar são os correspondentes às fichas de prevenção de riscos. Cada ficha tem uma estrutura de pontos e tabelas por defeito. Não se pode modificar a estrutura, mas sim acrescentar ou eliminar elementos ou modificar os existentes.
Por exemplo, para modificar as medidas preventivas em função da identificação dos riscos durante o trabalho no ofício previsto de construção da mão de obra "m0111 Operário não qualificado de construção", tem-se que premir sobre o ícone de segurança e saúde do unitário de mão de obra e, seguidamente, sobre o botão da janela de trabalho Segurança e saúde da barra de ferramentas superior. Aparecerá a janela de trabalho Segurança e saúde e imediatamente surge o ponto correspondente ao ofício previsto de construção da mão de obra m0111 Operário não qualificado de construção.
Para editar as medidas preventivas a adotar para os riscos associados ao ofício de construção tem-se que premir sobre o botão Editar . Na janela que surge pode escolher o risco previsto para acrescentar, eliminar ou modificar as medidas preventivas a adotar segundo o risco.
Para imprimir o Plano de segurança e saúde, o Arquimedes dispõe de uma opção específica Arquivo> Imprimir> Plano de segurança e saúde.
Ao imprimir o Plano de segurança e saúde surge um assistente de dados para configurar a documentação da memória e do caderno de encargos.
Além dos códigos que a licença de utilização deve possuir, e que se indicam no ponto seguinte, para que o Arquimedes possa gerar o Plano de segurança e saúde existem outros condicionantes que estão relacionados com a obra:
Para que os Geradores de orçamentos gerem o Plano de segurança e saúde, somente é necessário que a licença de utilização disponha do módulo Plano de segurança e saúde.
Para que o Arquimedes possa gerar o Plano de segurança e saúde, é necessário que a licença de utilização inclua o programa Arquimedes (ou Arquimedes e Controle de obra), o módulo Plano de segurança e saúde, e a ligação ao Gerador de preços (para Obra nova, para Reabilitação ou para Espaços urbanos).
Foi atualizada a versão 2015.e do Arquimedes para adaptar a importação de medições de ArchiCAD da sua nova versão "ArchiCAD® 18 (64-bit)".