Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2015.e
Descarregar actualização da versão 2015.c

ÍNDICE

 

Instalação dos programas da CYPE em russo

A partir da versão 2015.e, é possível instalar os programas CYPECAD, CYPE 3D e CYPE-Connect em russo.

A partir da versão 2015.e, os ficheiros que permitem instalar as versões dos programas da CYPE nos diferentes idiomas podem descarregar-se nas seguintes páginas:

  • Instalação em castelhano, catalão, galego, espanhol para Argentina, espanhol para México, francês, português, inglês e italiano

    O ficheiro que permite a instalação nestes idiomas pode-se descarregar desde a área de descarga das páginas da CYPE em:
    • Espanhol
    • Francês
    • Português
    • Italiano
  • Instalação em inglês, russo e búlgaro

    O ficheiro que permite a instalação nestes idiomas pode-se descarregar desde a área de descarga das páginas da CYPE em:
    • Inglês
    • Búlgaro

Também é possível instalar os programas da CYPE através do seu gestor de descargas, que está disponível na área de descarga de todas as páginas da CYPE. Além disso, este gestor de descarga permite a instalação em qualquer dos idiomas disponíveis (castelhano, catalão, galego, espanhol para Argentina, espanhol para México, francês, português, inglês, russo e búlgaro).








Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Norma de betão

BAEL-91 (R-99) (França) e NTCRC:2004 (México)

  • BAEL-91 (R-99) (França)
    Fascicule nº62 - Titre I - Section I Règles techniques de conception et de calcul des ouvrages et des constructions en béton armé suivant la méthode des états limites - BAEL 91 révisé 99.
  • NTCRC:2004 (México)
    Normas técnicas complementarias del reglamento de construcciones para el Distrito Federal

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD, CYPE 3D e outros programas da CYPE desde versões anteriores. Agora, na versão 2015.e implementam-se no programa "Verificação de Punçoamento" e na verificação de punçoamento que realiza o CYPECAD segundo critérios normativos. Esta verificação foi implementada no CYPECAD na versão anterior (2015.a) e coexiste desde então com a verificação de tensões tangenciais.

Norma sobre ações em estruturas. Vento

NCh432-2010 (Chile)

Diseño estructural. Cargas de viento.

Implementada no CYPECAD.

Norma sobre ações em estruturas. Sismo

NCh433.Of1996 Mod.2009 (Dºnº61. de 2011) (Chile)

Norma Chilena Oficial Diseño Sísmico de Edificios (Incluye modificaciones del decreto nº 61 (V. y U.) de 2011).
Esta norma já estava implementada em versões anteriores do CYPECAD e CYPE 3D. Agora, na versão 2015.e foi acrescentada a possibilidade de definir pelo utilizador um espectro sísmico.
Para a análise sísmica da estrutura deve definir-se um espectro de dimensionamento. Cada norma sismo-resistente proporciona os critérios que a seguir-se dentro de um determinado território para a consideração da ação sísmica no projeto. Não obstante, o projetista pode adotar, mediante sua responsabilidade, critérios distintos aos estabelecidos na norma. O programa oferece para esta norma de sismo diferentes formas de proceder para contemplar ambas possibilidades. O espectro sísmico de dimensionamento pode ser:

  • Calculado segundo o especificado na norma sísmica de aplicação.
  • Especificado pelo utilizador com base em considerações próprias.


CYPECAD

Novas opções e melhorias no editor de vigas avançado

Foram implementadas novas opções de dimensionamento de armadura de montagem e de alma que podem utilizar-se nas obras cuja seleção da norma de betão e de sismo permita utilizar o editor de vigas avançado. Premindo o seguinte botão de informação, pode consultar quais são as normas que utilizam o editor de vigas avançado no CYPECAD.

Opções de dimensionamento da armadura de montagem

Foi implementada a opção de dimensionamento para a armadura de montagem "Colocar patilhas em apoios apenas se é necessário" (ver imagem). Esta opção aparece ativada por defeito, o qual tem o mesmo efeito que em versões anteriores. Se desativar, a patilha da armadura de montagem nos apoios será colocada em todos os casos.

Opções de dimensionamento da armadura de alma

Foram implementadas várias opções de dimensionamento para a armadura de alma. Em versões anteriores só se podia indicar a partir de que altura de viga se colocava armadura de alma e no caso de a colocar, a separação máxima que devia ter para lajes, vigas e lajes e vigas de fundação. Agora estas opções podem-se editar selecionando o botão "Armadura mínima" (diálogo armadura de alma - ver imagem). Além disso, foram implementadas três novas opções:

  • Quantidade mínima
    Permite especificar a quantidade geométrica mínima da armadura de alma por face. No caso da quantidade que indica a norma que se está aplicar, for maior que a que se indicou na opção, o programa aplicará a maior.
  • Comprimento de amarração
    Permite amarrar a armadura de alma a partir da face interior do pilar, nos casos em que a dimensão do pilar nessa direção supere um valor especificado pelo utilizador. Para os restantes casos a armadura de alma se amarrará a partir do eixo do pilar. Esta opção evita colocar comprimentos de amarração excessivos nos casos de pilares com dimensões sobre o comprido.
  • Comprimento de amarração mínimo
    Permite indicar um comprimento de amarração mínimo para a armadura de alma. O programa verificará o comprimento mínimo que indica a norma e aplicará a maior de ambas.

Melhorias nos desenhos das vigas

Foi melhorado o desenho das vigas no editor de vigas avançado quando se ativa a opção "Desenhar mais afastados os varões mais longos".

Lajes pós-tensionadas. Perdas de pós-tensão instantâneas e diferidas

Foi acrescentado no programa a possibilidade de definir de forma separada as perdas de pós-tensão instantâneas e diferidas. Portanto, no momento de calcular aparecerão duas hipóteses de pós-tensão: uma com as perdas instantâneas e outra com as perdas totais (instantâneas + diferidas). Por sua vez aparece nas combinações uma nova em que atuará a hipótese de pós-tensão inicial com o peso próprio da estrutura, desta forma pode-se controlar a pós-tensão no vazio, uma das etapas mais críticas no momento de realizar o tensionamento dos cordões da laje.

Estruturas 3D integradas

Foi aumentada a precisão da janela que define o desnível das ligações para 1mm. Em versões anteriores estava limitada em 5mm.




CYPE 3D

Copiar elementos de modo contínuo

A opção Copiar elementos (Menu Obra> Copiar Elementos) permite realizar a cópia de uma seleção de elementos numa nova posição. A partir da versão 2015.e, é possível copiar repetidas vezes os mesmos elementos sem proceder de novo à sua seleção.

CYPECAD MEP

Estudo térmico para Espanha - CYPECAD MEP e CYPETHERM HE. CTE DB HE 1

Otimização do cálculo dos caudais de infiltração

Foi otimizado o cálculo dos caudais de infiltração conforme a Norma EN 15242 (método detalhado iterativo), obtendo-se uma redução para metade do tempo de cálculo da simulação anual em intervalos horários.

Melhorias nas listagens de justificação

Melhorou-se a legibilidade na listagem de justificação do CTE DB HE 1, ao acrescentar distintos ícones nas tabelas referentes aos elementos do modelo térmico (elementos pesados e ligeiros, e pontes térmicas), fazendo referência aos distintos tipos de elementos definidos no modelo.

CYPETHERM ASHRAE LOADS

A partir da versão 2015.e, no CYPETHERM ASHRAE LOADS ampliou-se a saída de resultados imediatos para melhorar a compreensão dos cálculos realizados e facilitar a análise dos efeitos que cada componente da obra tem no resultado final das cargas térmicas.

Para isso, mostram-se tabelas e gráficos em cada elemento da obra que se atualizam à medida que se acrescentam componentes ou se modificam características, sem a necessidade de ter que listar os resultados. Deste modo, permite uma análise direta e imediata.

As tabelas e gráficos que se visualizam em cada elemento da obra agrupam-se num menu denominado "Análise de resultados". Neste menu acrescentou-se a opção “Descrição de cálculo”. Selecionando esta opção, mostram-se de forma detalhada e para cada componente os cálculos realizados e descrevem-se os parâmetros considerados nos mesmos, obtendo assim uma memória justificativa do processo de cálculo das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento.

 




CYPETHERM ISO 10211

Ampliação das pontes térmicas analisadas

A partir da versão 2015.e, CYPETHERM ISO 10211 analisa duas novas pontes térmicas lineares:

  • Encontro entre fachada e cobertura plana
  • Encontro entre fachada e laje em consola.

Encontro entre fachada e cobertura plana

Encontro entre fachada e laje em consola.

Ampliação das bibliotecas de materiais

Foram ampliadas as bibliotecas de materiais disponíveis no programa. A já existente “Matériaux décrits dans la norme RT 2005”, acrescentou-se uma biblioteca com os materiais da norma EN ISO 10456 e outra com os correspondentes à biblioteca de LIDER.

Arquimedes e controle de obra

Plano de segurança e saúde gerado no Arquimedes

O módulo "Plano de segurança e saúde" da CYPE gera, mediante uma seleção simples de dados, uma documentação completa e consistente do Plano de segurança e saúde de obras de edificação (memória, caderno de encargos, anexos-fichas, medições e orçamento).

O “Plano de segurança e saúde” funciona como um módulo dos programas "Geradores de orçamentos", Arquimedes e Arquimedes e Controle de obra.

Plano de segurança e saúde para qualquer tipo de obras

Com os "Geradores de orçamentos" (programas informáticos que geram orçamentos e medições de habitações ), este módulo da CYPE gera o Plano de segurança e saúde de obras de edificação para habitações.

Com o módulo do Arquimedes, "Plano de segurança e saúde" gera o Plano de segurança e saúde da obra que se esteja a introduzir no Arquimedes, independentemente do tipo de obra que seja e se os artigos provêm do Gerador de preços da CYPE (de obra nova, de reabilitação ou de espaços urbanos).

Funcionamento do módulo Plano de segurança e saúde no Arquimedes

A informação para gerar o Plano de segurança e saúde de uma obra do Arquimedes encontra-se no Gerador de preços da CYPE. Por esse motivo os artigos devem vir do Gerador de preços.

No Arquimedes pode-se gerar um orçamento com informação de segurança e saúde a partir do zero (utilizando artigos e a estrutura de capítulos do Gerador de preços), ou exportando para Arquimedes o orçamento Gerado pelos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos ou pelos Geradores de orçamentos (os quais já incluem a estrutura de capítulos e os artigos do Gerador de preços).

No Arquimedes, quando o utilizador seleciona um artigo da obra do Gerador de preços, para o importar para o seu orçamento, a informação particular e a genérica de segurança e saúde de um projeto, importam-se juntamente com o artigo seleccionado, sem que o utilizador necessite realizar qualquer operação adicional.

Do mesmo modo, os orçamentos gerados pelos "Pré-dimensionadores de medições e orçamentos" e pelos "Geradores de orçamentos" incluem a informação de segurança e saúde genérica e a referente aos artigos quando exportam o orçamento para Arquimedes.

Com qualquer dos dois procedimentos, o utilizador poderá visualizar e editar, a partir do Arquimedes a informação sobre segurança e saúde importada. A informação referente a segurança e saúde, relacionada com a execução por fases de cada artigo, assim como as fichas de riscos relacionadas com os ofícios e a maquinaria, pode ser consultada na coluna denominada "SS". Esta coluna aparece automaticamente na estrutura em árvore da base de dados quando existem dados de segurança e saúde. Os recursos com informação de segurança e saúde (artigo, maquinaria ou mão de obra) surgem nessa coluna os seguintes ícones: (ao nível do artigo), (ao nível de unitário do tipo maquinaria) e (ao nível de unitário do tipo mão de obra). Selecionando estes ícones visualizará e poder-se-á editar (ao nível do artigo) a informação de segurança e saúde associada a esses recursos.

O Arquimedes também dispõe de uma janela de trabalho específica para Segurança e saúde (como a janela Árvore de composição, Hierarquia de capítulos, Medições/Autos) a qual se acede selecionando o botão da barra de ferramentas superior. A partir desta janela de trabalho pode-se realizar a edição de dados de segurança e saúde referentes à obra e aos recursos importados a partir do Gerador de preços e que contenham informação de segurança e saúde.

A informação de segurança e saúde disponível nesta janela de trabalho está estruturada nos seguintes pontos principais:

  • Maquinaria
  • Andaimes
  • Pequena maquinaria
  • Equipamentos auxiliares
  • Ferramentas manuais
  • Proteções individuais (EPIs)
  • Proteções coletivas
  • Ofícios previstos
  • Artigos

Os dados de segurança e saúde são editados ao nível são da obra e não do utilizador. Isto quer dizer que as alterações estarão disponíveis na obra onde se realizem e não para outras obras.

Os dados de segurança e saúde que se podem editar são os correspondentes às fichas de prevenção de riscos. Cada ficha tem uma estrutura de pontos e tabelas por defeito. Não se pode modificar a estrutura, mas sim acrescentar ou eliminar elementos ou modificar os existentes.

Por exemplo, para modificar as medidas preventivas em função da identificação dos riscos durante o trabalho no ofício previsto de construção da mão de obra "m0111 Operário não qualificado de construção", tem-se que premir sobre o ícone de segurança e saúde do unitário de mão de obra e, seguidamente, sobre o botão da janela de trabalho Segurança e saúde da barra de ferramentas superior. Aparecerá a janela de trabalho Segurança e saúde e imediatamente surge o ponto correspondente ao ofício previsto de construção da mão de obra m0111 Operário não qualificado de construção.

Para editar as medidas preventivas a adotar para os riscos associados ao ofício de construção tem-se que premir sobre o botão Editar . Na janela que surge pode escolher o risco previsto para acrescentar, eliminar ou modificar as medidas preventivas a adotar segundo o risco.

Para imprimir o Plano de segurança e saúde, o Arquimedes dispõe de uma opção específica Arquivo> Imprimir> Plano de segurança e saúde.

Ao imprimir o Plano de segurança e saúde surge um assistente de dados para configurar a documentação da memória e do caderno de encargos.

Características da obra para que o Arquimedes gere o Plano de segurança e saúde

Além dos códigos que a licença de utilização deve possuir, e que se indicam no ponto seguinte, para que o Arquimedes possa gerar o Plano de segurança e saúde existem outros condicionantes que estão relacionados com a obra:

  • É necessário que os artigos utilizados sejam provenientes do Gerador de preços (artigos para obra nova, para reabilitação ou para espaços urbanos). A documentação do Plano de segurança e saúde gerada terá em conta os artigos do Gerador de preços que disponham de informação de Segurança e saúde.
  • Para que o Plano de segurança e saúde gerado inclua o orçamento de segurança e saúde, no orçamento da obra deve existir um capítulo específico de segurança e saúde.

Códigos necessários na licença de utilização

Para que os Geradores de orçamentos gerem o Plano de segurança e saúde, somente é necessário que a licença de utilização disponha do módulo Plano de segurança e saúde.

Para que o Arquimedes possa gerar o Plano de segurança e saúde, é necessário que a licença de utilização inclua o programa Arquimedes (ou Arquimedes e Controle de obra), o módulo Plano de segurança e saúde, e a ligação ao Gerador de preços (para Obra nova, para Reabilitação ou para Espaços urbanos).

Importação de medições de "ArchiCAD® 18 (64-bit)"

Foi atualizada a versão 2015.e do Arquimedes para adaptar a importação de medições de ArchiCAD da sua nova versão "ArchiCAD® 18 (64-bit)".

Gerador de preços

Atualização do Gerador de preços de todos os países

Voltar à área de descarga da versão 2015

 

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.