Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2015.h
Descarregar actualização da versão 2015.g

ÍNDICE

 

  • Voltar à área de descarga da versão 2015
  • Novos módulos e programas

    Pormenores construtivos. Reabilitação energética

    Na versão 2015.h foi implementado o módulo Pormenores construtivos, Reabilitação energética. Este módulo permite aos programas Pormenores construtivos, Gerador de preços e Arquimedes gerar pormenores construtivos de reabilitação energética adaptados à selecção de parâmetros realizada no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem ser impressos ou exportados para ficheiros com diferentes formatos (HTML, PDF, RTF e DOCX) para que se possam adicionar como fichas ao projecto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem ainda exportar os pormenores para os formatos DXF e DWG.

    O módulo "Pormenores construtivos, Reabilitação energética" só está disponível quando o tipo de obra seleccionado nos programas Gerador de preços e Pormenores construtivos é "Reabilitação" e no Arquimedes quando se selecciona o Gerador de preços para Reabilitação.

    Os programas Gerador de orçamentos e Pré-dimensionadores de medições e orçamentos (que também imprimem ou exportam pormenores construtivos de outros módulos de pormenores) geram medições e orçamentos de obra nova, por este motivo não incluem nenhuma unidade de obra de reabilitação energética (capítulo Z) e, consequentemente, não permitem a exportação ou impressão de pormenores construtivos de reabilitação energética.

    Com este são já seis os módulos de pormenores construtivos incluídos no Gerador de preços:

    Na página Pormenores construtivos. Reabilitação energética , dispõe de mais informação sobre os pormenores construtivos de reabilitação energética gerados pelos programas CYPE Pormenores construtivos, Gerador de preços e Arquimedes.

    Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

    Normas sobre ações nas estruturas. Sismo

    NEC -11 (Equador) e Norma Técnica E.030 (Peru)

    • NEC -11 (Equador)
      Norma Ecuatoriana de la Construcción. Capítulo 2.- Peligro sísmico y requisitos de diseño.
    • Norma Técnica E.030 (Peru)
      Norma Técnica E.030 Diseño Sismorresistente.

    Estas normas já estavam implementadas em versões anteriores do CYPECAD e CYPE 3D. Agora, na versão 2015.h foi adicionada a possibilidade de definir um espectro sísmico de utilizador.

    Para a análise sísmica da estrutura deve definir-se um espectro de projecto. Cada norma sísmica apresenta os critérios que devem ser seguidos, num determinado território, para a consideração da acção sísmica no projecto. No entanto, o projectista pode adoptar, sob a sua responsabilidade, critérios diferentes dos estabelecidos pela norma. O programa possibilita, para estas normas sísmicas, diferentes formas de proceder para contemplar ambas as possibilidades. O espectro sísmico pode ser:

    • Calculado de acordo com o especificado na norma sísmica aplicável.
    • Especificado pelo utilizador com base em considerações próprias.

       

    CYPECAD e CYPE 3D

    Hipóteses específicas para cargas de temperatura e retracção

    A partir da versão 2015.h, CYPECAD e CYPE 3D permitem definir hipóteses específicas para naturezas de carga de temperatura e retração. Deste modo, poderão ser tratadas como tais naturezas nas combinações de acções de acordo com a norma seleccionada.

    CYPECAD

    Fatores redutores da inércia dos elementos de betão nas hipóteses sísmicas

    Determinadas normas sísmicas especificam fatores redutores da inércia dos elementos de betão nas hipóteses sísmicas e o CYPECAD contempla-os quando se utilizam as referidas normas.

    A partir da versão 2015.h, o utilizador pode definir fatores redutores da inércia dos elementos de betão para as hipóteses sísmicas independentemente da norma de sísmica utilizada.

    Para isso foi implementada a opção "Fatores redutores da inércia" (menu Obra> Opções gerais) que surge só quando se seleciona um cálculo sísmico. Esta opção abre um diálogo onde é possível selecionar duas opções:

    • Segundo norma de sismo selecionada
      São tidos em conta os fatores redutores da inércia dos elementos de betão nas hipóteses sísmicas contempladas pela norma sísmica selecionada. Aparece uma lista com fatores de redução de inércia, não editáveis, para cada elemento de betão contemplado (pilares, paredes, muros de betão, paredes resistentes de alvenaria, vigas e lajes). Se a norma sísmica selecionada não definir os referidos fatores aparecerá o valor 1 em todos os elementos de betão relacionados.
    • Especificado pelo utilizador
      O utilizador pode introduzir um fator de redução da inércia para cada elemento de betão da lista (pilares, paredes, muros de betão, paredes resistentes de alvenaria, vigas e lajes) que será tido em conta nas hipóteses sísmicas.

    CYPE 3D

    Optimização da malha de discretização das placas

    A partir da versão 2015.h, foi otimizada a malha com a qual se discretizam as placas. Agora é gerada uma discretização mais homogénea, com uma relação óptima para cada elemento, com o objectivo de minimizar os gradientes de tensão entre os elementos finitos da discretização.

    O programa também adapta esta malha à geometria das cargas que se tenham definido nos panos de carga coplanares à placa, permitindo definir um pano de carga que afecte só uma parte da superfície de uma placa. Assim, já não é necessário dividir as placas para que a carga ocupe toda a placa.

    É necessário que o pano de carga esteja completamente coberto por placas, embora neste pano existam placas que não estejam cobertas completamente por ele.



    Cargas de temperatura e retração em placas

    Desde versões anteriores, o CYPE 3D admitia cargas superficiais sobre placas. A partir da versão 2015.h, o CYPE 3D permite definir incrementos de temperatura e de retração sobre as placas. Isto é possível no diálogo "Introduzir cargas sobre placas" (menu Cargas> Introduzir cargas sobre placas).

    Note-se que nesta versão (2015.h) foi implementada no CYPE 3D e no CYPECAD a possibilidade de definir hipóteses específicas para naturezas de carga de temperatura e retração, o que permite incluir as cargas de temperatura e retração em ações específicas para que sejam combinadas com as restantes ações segundo o especificado na norma selecionada.






    CYPECAD MEP

    Estudo térmico para França. RT 2012, RT 2005 e RT Existant

    Foram implementadas melhorias e atualizações no separador "Thermique" do CYPECAD MEP para França relacionadas com o cumprimento da regulamentação técnica RT 2005, RT Existant e RT 2012.

    Base de dados EDIBATEC

    Em versões anteriores foram implementados os depósitos, as caldeiras a lenha, as caldeiras a gás/diesel, as estufas e os geradores termodinâmicos para a RT 2012 da base de dados EDIBATEC. Agora, na versão 2015.h foi atualizada a base de dados de EDIBATEC e foram incorporados os painéis solares.

    Biblioteca de pontes térmicas

    A partir da versão 2015.h na definição manual das pontes térmicas foi integrado o catálogo pormenorizado das pontes térmicas de estruturas de madeira da norma francesa "Règles Th-U Fascicule 5: Ponts thermiques". O utilizador pode importar o valor da transmitância térmica linear da ponte térmica correspondente a partir das pontes de estruturas de madeira apresentadas pela norma.

    Estudo térmico para França. RT Existant

    Ficha standard XML

    A partir da versão 2015.h é possível gerar a ficha standard XML de controlo das características térmicas RT Existant. Este ficheiro permite a intercomunicação de dados entre os programas térmicos e a administração, os promotores, os controladores técnicos e os organismos certificadores.

    Eliminação da limitação do número emissores térmicos em série por circuito em anel

    Climatização

    Eliminação da limitação do número emissores térmicos em série por circuito em anel

    A partir da versão 2015.h, CYPECAD MEP permite calcular instalações de aquecimento com emissores térmicos em série (sistema monotubo) sem limite de emissores por circuito em anel. Assim, o utilizador determinará a viabilidade de uma instalação de aquecimento monotubo apoiando-se nas mensagens de aviso e os resultados que oferece o programa, sem a limitação de 5 emissores máximo por cada circuito em anel que se aplicava em versões anteriores.









    Arquímedes e Controle de obra

    Incluir um novo fornecedor num comparativo de compras existente

    A partir da versão 2015.h, o Arquimedes permite adicionar a um comparativo, novos fornecedores não previstos inicialmente no grupo de compras, quando o comparativo ainda não possui contratados todos os seus fornecimentos.

    Para isso foi incluído o botão “Adicionar" (menu Controle de obra> Gestão de compras> Comparativos de compras> selecionar um comparativo que possua todos os fornecimentos contratados), que permite selecionar um fornecedor da lista de fornecedores.







    Criar faturas emitidas a partir de autos encerrados

    Na janela Faturas emitidas (menu Controle de obra> Edição de documentos> Faturas emitidas) é possível criar faturas emitidas importando autos encerrados. Para isso foi implementado o botão "Emitir nova fatura, correspondente ao Auto" , que permite selecionar os autos encerrados que se pretende (na janela que se abre após premir) para os converter em faturas emitidas.

     





    Copiar preços adjudicados em comparativos de compras à estrutura de preços de referência do controle de obra

    Na etapa de preparação do estudo, ou reorçamento, se for utilizado o módulo Gestão de compras, os preços que se vão adjudicando nos comparativos de compras podem passar a fazer parte da estrutura de preços de referência do controlo de obra.

    Esta possibilidade é interessante dado que em muitas ocasiões é necessário realizar novo estudo, ou reorçamento, após se ter realizado o estudo para apresentar uma proposta. Neste caso é aconselhável utilizar o módulo Gestão de compras para realizar comparativos de compras, já em fase de execução de obra, para ir fechando contratos. Os preços que se vão adjudicando no processo de compras devem substituir os estudados numa fase inicial. Estes preços, quase definitivos, oferecidos por fornecedores ou subempreiteiros, serão os que farão parte dos contratos celebrados entre estes e o construtor.

    Para trabalhar desta forma ative a opção "Copiar preços adjudicados à estrutura de referência" (menu Controle de obra> Configuração). A mesma opção pode-se ativar no diálogo "Comparativos de compras" (menu Controle de obra> Gestão de compras> Comparativos de compras).

    Ao selecionar esta opção, cada vez que se adjudique um preço de um fornecimento a um fornecedor num comparativo de compras, o preço será copiado para a estrutura de preços de referência do recurso que representa o fornecimento. Desta forma, ao adjudicar preços nos comparativos de compras, obtém-se os preços de fornecimentos e subempreitadas que, em princípio, devem ser os definitivos, estando apenas pendentes da celebração do contrato. Assim os preços estudados inicialmente são substituídos pelos preços adjudicados nos comparativos de compras na estrutura de preços de referência para o controle de obra. Obtém-se assim um preço unitário e composto mais próximo da realidade (semelhante ao apresentado na coluna Preço Provável).

    O preço de execução unitário (coluna PreçoExec) apresentará o preço provável enquanto não se tenham repercutido custos por imputações ao centro de custo do artigo. Neste último caso o preço de execução unitário corresponde ao preço do recurso unitário na imputação.

    Recorde que "Preço mais provável" é:

    • Num artigo ou unidade de obra
      Previsão de custo baseada nos preços prováveis dos seus unitários.
    • Num capítulo
      A soma das importâncias mais prováveis de todos os seus artigos.
    • Num unitário
      O preço médio ponderado de todos os fornecimentos contratados do recurso no centro de custo, se foi contratado, ou o preço previsto (preço no orçamento de referência do controle de obra) em caso contrário.










     

     

     







    Materiais por receber e stock

    Na etapa de controle de obra é possível visualizar os materiais por receber e o stock dos mesmos a partir da nova opção Materiais por receber e stock (menu Controle de obra> Ver).

    Após criar contratos, por meio da opção Gerar contratos (menu Controle de obra> Gestão de compras), ou após criar pedidos gerais, simulando contratos a partir da opção Pedidos (menu Controle de obra> Edição de documentos), a nova janela Materiais por receber e stock apresenta uma lista dos recursos unitários tipo material ou artigos simples com as quantidades contratadas ou pedidas (de acordo com o caso), as quantidades em guias e as quantidades pendentes de receber.

    Para além disso, se foram imputados os recursos recebidos em guias aos respectivos centros de custo pode-se ver a quantidade imputada e as quantidades em stock.

    Se for criada uma guia ou se for imputado um recurso diretamente, sem estar na estrutura de preços de referência, este não aparecerá na lista de recursos. Para que estes recursos não previstos no estudo ou reorçamento façam parte desta lista devem constar do estudo ou terem sido contratados previamente.

    Gerador de preços

    Atualização do Gerador de preços de todos os países

    Pormenores construtivos

    Proteções coletivas

    No módulo "Pormenores construtivos, Proteções coletivas" foram implementados novos pormenores construtivos organizados nos subcapítulos e secções que se indicam seguidamente:

    • YSM (Segurança e Saúde> Sinalização provisória de obra> Sinalização de zonas de trabalho)
      • YSM005: Fita de sinalização com suportes cravados ao terreno.
      • YSM006: Fita de sinalização com cercas móveis.
      • YSM010: Rede de sinalização com suportes cravados ao terreno.
      • YSM020: Rede de sinalização de zona de risco.
    • YSB (Segurança e Saúde> Sinalização provisória de obra> Balizamento)
      • YSB050: Fita bicolor

    Voltar à área de descarga da versão 2015

     

     

    CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
    Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
    Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
    Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
    Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
    CYPE Ingenieros, S.A.