Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2015.i
Descarregar actualização da versão 2015.i

CYPECAD

Natureza do agregado na norma de betão NSR-10 (Colômbia)

A partir da versão 2015.i, quando se utiliza a norma colombiana de betão NSR-10, é possível definir o tipo de agregado de acordo com os comentários C.8.5.1 da NSR-10 Título C. O utilizador pode selecionar a origem do agregado:

 

CYPECAD

  • Origen ígneo
  • Origen metamórfico
  • Origen sedimentario
  • Sin distinguir (valor medio nacional)

A seleção da origem do agregado implica a utilização de diferentes módulos de elasticidade no cálculo. O módulo de elasticidade utilizado, dependendo da origem do agregado e da aplicação das fórmulas referentes ao C.8.5.1 da NSR-10 Título C, é:

  • Para agregado de origen ígneo:
    Ec = 5500 f´c em MPa
  • Para agregado de origen metamórfico:
    Ec = 4700 f´c em MPa
  • Para agregado de origen sedimentario:
    Ec = 3600 f´c em MPa
  • O valor médio para toda a informação experimental nacional, sem distinguir por tipo de agregado, é:
    Ec = 3900 f´c em MPa

CYPE 3D

Perfis cantoneiras laminadas duplas em caixão e em U

Na versão 2015.i, foi implementada a possibilidade de definir secções formadas por cantoneiras laminadas simétricas ou por cantoneiras laminadas de abas desiguais:

  • Com cantoneiras simétricas acrescentou-se a possibilidade de definir as seguintes seções:
    • Duplo em tubo soldado
    • Duplo em tubo união genérica
    • Duplo em U união genérica
  • Com cantoneiras laminadas de abas diferentes acrescentou-se a possibilidade de definir a seguinte seção:
    • Duplo em U união genérica

CYPE 3D

Em versões anteriores, já era possível definir com estas opções, mas em perfis de cantoneiras definidos em aço enformado.

CYPECAD MEP

Climatização

Cargas térmicas definidas pelo utilizador

A partir da versão 2015.i, o CYPECAD MEP permite ao utilizador introduzir o valor das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento dos compartimentos, de modo que sejam estes os valores utilizados para o dimensionamento e verificação dos emissores térmicos e geradores de climatização. Deste modo o utilizador poderá optar, em cada compartimento, entre o cálculo de cargas realizado pelo programa ou a introdução manual dos valores das cargas térmicas. É possível definir as cargas de aquecimento e arrefecimento separadamente, de forma a poder determinar umas e calcular outras se assim o desejar. O dimensionamento e a verificação dos emissores e geradores térmicos realiza-se com base nos valores definidos pelo utilizador ou, na ausência dos mesmos, calculados pela aplicação.

Para a definição das cargas de arrefecimento deve-se indicar os valores de carga máxima e carga simultânea máxima, quer sensível e latente. Para as de aquecimento basta os valores de carga máxima e de carga simultânea máxima. Em ambos os casos, a carga térmica introduzida em cada compartimento pode indicar-se como uma potência total ou como uma potência por unidade de superfície.

Os valores das cargas térmicas introduzidas pelo utilizador podem exportar-se para bibliotecas de cargas térmicas para utilizar em outros compartimentos.

CYPECAD MEP

Estudo térmico para França

Biblioteca de pontes térmicas

Na versão 2015.i foi integrado o catálogo detalhado de pontes térmicas da norma francesa "RT Existant" na definição manual de pontes térmicas. O utilizador pode importar o valor da transmitância térmica linear da ponte térmica correspondente entre as pontes selecionadas na norma.

Telecomunicações para Espanha

Adaptação ao Plan Técnico Nacional de la Televisión Digital Terrestre (Real Decreto 805/2014 - Espanha)

No separador "ICT" do CYPECAD MEP adaptou-se o Real Decreto 805/2014, de 19 de setembro, que aprova o Plan Técnico Nacional de la Televisión Digital Terrestre, onde se regulam determinados aspetos para a liberalização do dividendo digital e que modifica o Regulamento regulador das infraestruturas comuns de telecomunicações para o acesso aos serviços de telecomunicação no interior das edificações, aprovado pelo Real Decreto 346/2011, de 11 de março. Deste modo, garante-se a devida proteção aos sinais de serviço de televisão digital terrestre frente a sinais de serviços de comunicações eletrónicas que vão utilizar a sub-banda de frequências compreendidas entre 790 MHz e 862 MHz.

Arquimedes e Controle de obra

Arquimedes

Eliminar um fornecedor num comparativo de compras

A partir da versão 2015.i, o Arquimedes permite eliminar um fornecedor do "comparativo de compras" quando o comparativo todavia não tem contratado todos os seus fornecimentos. Para isso, foi incluído o botão “Suprimir elemento selecionado da lista" (menu Controle de obra> Gestão de compras> Comparativos de compras> selecionar um comparativo que não tenha contratado todos os seus fornecimentos), que permite eliminar um fornecedor da lista de fornecedores.

Esta opção é útil porque, uma vez que se vão introduzindo ofertas, existem fornecedores que são descartados diretamente. Se os fornecedores descartados não se eliminam, esses dados aparecerão nas listagens.

 

 

 

Arquimedes

Listagem para a Análise unitária do orçamento

Na versão 2015.i foi implementada a listagem “Análise por natureza” localizada no tipo “Análise” (menu Arquivo> Imprimir> Imprimir listagem). Esta listagem permite analisar as descomposições das unidades de obra por mão de obra, materiais, maquinaria e outros recursos unitários para poder avaliar os custos unitários por totais e percentagens.

 

 

 

 

 

Comparação de quantidades de medição

Arquimedes

Arquimedes

Arquímedes. Comparación de cantidades de medición

Para facilitar a comparação das distintas quantidades de medição entre si (Quant, QuantVenda, QuantEstudo, QuantExec, QuantAutoAcum ou QuantAutoParc) dependendo da quantidade de medição do artigo onde esteja situado, acrescentou-se um menu desdobrável na zona de comparação de medições quer na janela "Árvore de composição" como na de "Medições/Autos". Este menu desdobrável aparece para seleção se situar-se sobre alguma das colunas de quantidades de medição de um artigo. Assim, na zona onde se mostra a diferença, pode-se comparar entre diferentes quantidades de medição.

 

 

A nova opção permite selecionar, por meio do menu desdobrável, um tipo de quantidade de medição para compará-la com a quantidade editada nesse momento. Desta forma, podem-se mostrar as diferenças entre as distintas quantidades de medição que se comparam em cada artigo.

 

 

A configuração selecionada para a comparação de quantidades de medição nestas janelas guarda-se com a configuração da base de dados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gerador de preços

Atualização do Gerador de preços de todos os países

Voltar à área de descarga da versão 2015

 

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.