Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2016.a
Descarregar actualização da versão 2016.a

ÍNDICE

Novos módulos

Pilares mistos de betão e aço (Estruturas)

Com o módulo "Pilares mistos de betão e aço", CYPECAD e CYPE 3D verificam os pilares mistos de betão e aço com as normas "EN 1994-1-1" e "ANSI/AISC 360-10".

A norma para a verificação dos pilares mistos não se seleciona directamente como se faz com as normas de betão ou aço. O programa utiliza uma outra norma em função da norma de betão selecionada.

No ponto Normas implementadas da página "Pilares mistos de betão e aço" especificam-se as normas de betão dos diferentes países que utilizam a norma "EN 1994-1-1" ou a norma "ANSI/AISC 360-10" para verificar os pilares mistos de betão e aço.

 

Introdução de dados Introdução de dados

 

A tipologia de pilares mistos implementada é a seguinte:

Introdução de dados Introdução de dados

Introdução de dados Introdução de dados

Introdução de dados Introdução de dados

 

  • Pilar retangular com perfil embebido
    É possível incluir armadura longitudinal e transversal.


  • Tubo retangular de chapas de aço laminado, cheio de betão
    É possível incluir armadura longitudinal e transversal, e um perfil metálico embebido pelo betão.


  • Tubo retangular de aço enformado, cheio de betão
    É possível incluir armadura longitudinal e transversal, e um perfil metálico embebido pelo betão.


  • Tubo quadrado de aço enformado, cheio de betão
    É possível incluir armadura longitudinal e transversal, e um perfil metálico embebido pelo betão.


  • Pilar circular com perfil embebido
    Inclui sempre armadura longitudinal e transversal.


  • Tubo circular de aço enformado, cheio de betão
    É possível incluir armadura longitudinal e transversal, e um perfil metálico embebido pelo betão.



Na página Pilares mistos de betão e aço dispõe de mais informação sobre este novo módulo comum aos programas CYPECAD e CYPE 3D. Mor info link

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Norma de betão

ACI 318M-11 (USA)

Building Code Requirements for Structural Concrete (ACI 318M-11).

Implementada no CYPECAD, no CYPE 3D e em Vigas contínuas. Para esta norma, os programas CYPECAD e CYPE 3D utilizam o Editor de vigas avançado e Editor de pilares avançado.

CYPECAD

Pilares mistos de betão e aço

Na versão 2016.a foi implementado quer para o CYPECAD como CYPE 3D a verificação de pilares mistos de betão e aço. Esta verificação faz parte do módulo "Pilares mistos de betão e aço", para mais informações consulte o ponto Novos módulos - Pilares mistos de betão e aço desta mesma página web. Mor info link

 

Introdução de dados

 

Novidades na edição de pilares

Na versão 2016.a, reestruturou-se e acrescentou-se mais ferramentas no Editor de pilares avançado.

Além disso, como a partir desta versão o CYPE 3D permite o dimensionamento de pilares e vigas de betão, e a verificação de pilares mistos de betão e aço, o editor de pilares avançado passa a ser uma ferramenta comum ao CYPECAD e ao CYPE 3D.

A nova versão do editor de pilares dispõe de dois separadores que aparecem na parte superior e que permitem realizar as verificações e as modificações desejadas sobre duas vistas: a vista clássica disponível desde versões anteriores "separador Edição sobre tabela " e a vista do quadro de pilares "separador Edição sobre quadro de pilares ".

Edição sobre tabela

Edição sobre tabela

Esta janela permite a edição do pilar sobre uma tabela (quadrante superior direito da janela) na qual aparecem todos os tramos do pilar selecionado. Também se visualiza (no quadrante inferior direito) um resumo de verificações do tramo de pilar selecionado na tabela anterior.

Também é de grande utilidade para mostrar as verificações dos estados limite últimos (E.L.U.) do tramo de pilar selecionado ou de todos os seus tramos.

Na parte superior direita dispõe de uma série de botões que permitem: procurar um pilar, rearmar um agrupamento de pilares, rearmar todos os pilares, ver a pormenorização do pilar selecionado, a sua vista 3D e obter a listagem de verificações E.L.U. de todos os tramos do pilar selecionado.

Na parte superior direita inclui-se o botão "Mostrar as zonas de densificação", que mostra ou oculta na janela de edição de armadura (quadrante superior direito) os distintos tramos de armadura transversal que pode ter um pilar de betão ou misto. Esta opção só mostra as distintas zonas de densificação de armadura transversal que pode ter cada tramo de pilar, todavia não permite acrescentar zonas de densificação. Isso só é possível na janela Edição sobre quadro de pilares .

A edição da armadura transversal (prima sobre o ícone onde se desenha os estribos) mostra um diálogo onde é possível acrescentar a um tramo de pilar diferentes tipos de estribos e ramos, o qual permite modificar como se deseja a armadura transversal do pilar, embora essa disposição não se encontra nas tabelas de armadura. Esta edição também está disponível desde a Edição sobre quadro de pilares .

Edição sobre tabela

 

 

 

Também é possível editar as emendas da armadura longitudinal de cada tramo e indicar a emenda de 50% dos varões (de faces opostas ou de varões alternados) se desloquem a uma distância dada. Para isso tem-se que selecionar o ícone de edição de comprimentos de amarração e emendas, situado à direita da armadura longitudinal da face "Y". A edição de emendas e seu possível deslocamento também é possível desde a Edição sobre quadro de pilares , selecionando neste caso o botão "Emendas e amarrações" da armadura longitudinal.

 

Edição sobre tabela

 

Edição sobre quadro de pilares

Edição sobre quadro de pilares

Esta janela foi especialmente concebida para editar a armadura e perfis metálicos dispostos em cada tramo de agrupamentos de pilares, fazendo-se em este caso sobre a vista do quadro de pilares que se obterá em desenho.

Dispõe de mais ferramentas de edição que na janela "Edição sobre tabela". Na parte superior visualizam-se uma série de grupos de botões que permitem:

  • Localizar um pilar
  • Filtros
    Esta opção é muito útil quando a obra dispõe de muitos agrupamentos de pilares e/ou plantas, já que permite só visualizar as plantas e agrupamentos que selecione o utilizador.
  • Agrupamentos
    Permite realizar as seguintes operações sobre o quadro de pilares e todo isso sobre a vista do quadro de pilares:

    • Unir grupos
    • Dividir grupos
    • Mover pilares (do grupo)
    • Igualar grupos
    • Igualar dados (sem agrupar pilares)
    • Reordenar grupos
  • Editar geometria
  • Armadura longitudinal (para tramos de pilares de betão e pilares mistos)

    • Editar
    • Inserir
    • Emendas e amarrações

      Edição sobre quadro de pilares
    • Apagar
  • Armadura transversal (para tramos de pilares de betão e pilares mistos)

    • Editar

      Edição sobre quadro de pilares
    • Inserir
    • Zonas de densificação
      Permite modificar, acrescentar ou eliminar as diferentes separações de estribos que podem existir num tramo de pilar.
    • Apagar
  • Resultados

    • Rearmar grupo
    • Rearmar todo
    • Verificar esforços
    • Pormenorização
    • Vista 3D

 

Na página "Editor de pilares avançado" dispõe de informação detalhada sobre esta potente ferramenta disponível em CYPECAD e CYPE 3D. Mor info link

Condicionantes na edição de obras calculadas com versões anteriores à 2016.a

Para evitar problemas com obras calculadas em versões anteriores à 2016.a, as novas prestações do editor de pilares não aparecem até que não se recalcule a obra com a nova versão. Se existem pilares bloqueados, estas novas prestações seguirão sem aparecer embora se recalcule a obra. Em este último caso, para editar os pilares com o novo editor deverão desbloquear-se os pilares e voltar a calcular a obra.

Verificação da condição de corte basal. Ajuste de resultados

Determinadas normas sísmicas exigem o cumprimento da condição de corte basal mínimo quando se aplica o método dinâmico modal-espectral para o cálculo da ação sísmica. CYPECAD realiza esta verificação desde versões anteriores. No ponto "Correção por corte basal" da página do CYPECAD, dispõe de mais informação, incluindo as normas implementadas para as quais se realiza esta verificação.

Quando os resultados totais da análise dinâmica são menores que os valores mínimos prescritos na norma sísmica em aplicação, os parâmetros de resposta dinâmica devem ser ajustados, amplificando-os mediante um factor de modificação, até alcançar esses mínimos. Quando a resposta excede os valores normativos prescritos, os parâmetros de resposta dinâmica total podem reduzir-se proporcionalmente.

Portanto, na versão 2016.a, o programa oferece diferentes formas de proceder a este requerimento. O factor de modificação para o ajuste de resultados pode definir-se segundo diferentes opções:

 

 

 

 

 

CYPECAD. Verificação da condição de corte basal

  • Não realizar a correção de corte basal estático
    Esta opção permite não aplicar a verificação de corte basal e, portanto, não realiza o ajuste de resultados, baseando-se em justificações próprias do projetista.

  • Segundo norma
    Esta é a única possibilidade que o CYPECAD oferecia em versões anteriores. Mediante esta opção, o programa leva a cabo o ajuste de resultados calculando o fator de modificação segundo o especificado na correspondente norma sísmica. A verificação da norma exige que o corte basal resultante da análise dinâmica supere uma determinada percentagem do valor do corte estático definido na norma. Essa percentagem depende da regularidade da estrutura.

  • Especificar a percentagem de corte basal estático
    Com esta opção, é o próprio utilizador que pode, de forma justificada, especificar ao programa que percentagem de corte basal estático deve considerar como limite mínimo a alcançar nos resultados dinâmicos.

  • Especificar os fatores de modificação
    É aconselhável utilizar esta opção após um primeiro cálculo e após analisar os resultados obtidos no mesmo. Comparando os valores do corte basal dinâmico e estático calculados, é possível lançar um segundo cálculo com o valor do fator de modificação que o utilizador considere oportuno após o estudo. É possível definir um fator por cada hipótese e direção de análise. Esta última opção também permite aplicar a condição de corte basal máximo contemplada em algumas normas sísmicas. É possível atribuir o "fator de modificação" valores inferiores à unidade, de forma que se reduzam os resultados dinâmicos quando estes superam um limite máximo estabelecido pela norma.

CYPECAD. Parâmetros de pilar

 

 

Coeficiente de rigidez axial, Recobrimento e Resistência do betão na introdução e edição de um pilar

Desde versões anteriores, que é possível editar e modificar o coeficiente de rigidez axial, o recobrimento e a resistência do betão de um pilar existente mediante as opções correspondentes do diálogo "Pilares, paredes e arranques" (menu "Introdução" de a separador "Entrada de pilares"). Agora estas opções aparecem no diálogo "Novo Pilar" e no diálogo "Editar pilar" (menu "Introdução" do separador "Entrada de pilares" > Pilares, paredes e arranques > "Novo Pilar" ou "Editar"). Deste modo, a edição destes parâmetros é mais cómoda, especialmente quando se desejam editar conjuntamente. Estas opções localizam-se na edição dos coeficientes de encurvadura e de encastramento, que já estavam presentes em versões anteriores.

Contraventamento em V

Em versões anteriores implementou-se a possibilidade de gerar contraventamentos mediante diagonais em cruz. A partir desta versão acrescenta-se a possibilidade de gerar contraventamentos em V. A opção "Adicionar contraventamentos em V" encontra-se no diálogo "Vigas Inclinadas" (menu Vigas/Muros > Vigas inclinadas).

 

CYPECAD. Contraventamento em V CYPECAD. Contraventamento em V

 

CYPE 3D

Dimensionamento e verificação de pilares e vigas de betão armado e verificação de pilares mistos de betão e aço

CYPE 3D. Dimensionamento e verificação de pilares e vigas de betão armado e verificação de pilares mistos de betão e aço

A partir da versão 2016.a, o CYPE 3D permite o cálculo, dimensionamento e verificação de pilares e vigas de betão armado; e a verificação de pilares mistos de betão e aço. Além disso, permite obter as listagens de armaduras e verificações E.L.U. de pilares, listagens de armaduras e verificações E.L.U. e E.L.S. de vigas, os desenhos do quadro e pormenorização de pilares e os desenhos de pormenorização de vigas.

Todas as possibilidades mencionadas, relacionadas com os pilares de betão armado e com os pilares mistos estão disponíveis para as normas implementadas no Editor de pilares avançado e as relacionadas com as vigas de betão armado estão disponíveis para as normas implementadas no Editor de vigas avançado.

A introdução dos comandos pilar e viga no CYPE 3D implica a caracterização das peças do modelo como perten centes a uma tipologia de elemento estrutural. A partir da versão 2016.a, o CYPE 3D permite a definição de 4 tipos de elementos estruturais para as peças: Genérico, Tirante, Pilar e Viga.

 

CYPE 3D. Dimensionamento e verificação de pilares e vigas de betão armado e verificação de pilares mistos de betão e aço

 

Para que o programa processe uma peça como pilar ou viga, deve ser introduzida como tal ou ter-se atribuído esse tipo estrutural previamente.

Os pilares e vigas de betão armado utilizam-se principalmente em estruturas de edificação. As estruturas de edificação caracterizam-se fundamentalmente por serem verticais, estarem divididas em plantas e compostas por pórticos. A partir desta versão, o CYPE 3D incorpora os conceitos de nível e grelha. Os níveis permitem dividir o espaço em planos horizontais em diferentes alturas, o qual permite definir zonas de trabalho equivalentes a plantas, facilitando o trabalho sobre os elementos de tipo viga. A grelha permite a definição de alçados numerados nas direções x e y, o que facilita o trabalho sobre os pilares da estrutura.

Para facilitar o trabalho sobre este tipo de estruturas, o CYPE 3D permite definir vistas navegáveis de níveis e alçados, que permitem ao utilizador mover-se, dentro da mesma janela, entre os distintos níveis e alçados que tenha definido. A definição da grelha é opcional (embora é muito útil para mover-se entre alçados), no entanto, a introdução de elementos tipo pilar requer a definição de ao menos dois níveis.

A introdução destes elementos exigiu uma reorganização do interface do programa e a redefinição de algumas operações.

Menu Obra. Dados obra

No menu Obra foram implementadas duas novas opções: "Dados obra" e "Unidades de cotagem". Neste ponto detalha-se o conteúdo do diálogo "Dados obra".

CYPE 3D. Menu Obra. Dados obra

 

 

 

 

CYPE 3D. Menu Obra. Dados obra

 

 

 

 

CYPE 3D. Menu Obra. Dados obra

CYPE 3D. Menu Obra. Dados obra

CYPE 3D. Menu Obra. Dados obra

A opção "Dados obra" permite realizar uma gestão centralizada de todas as opções que afetam os parâmetros de cálculo e verificação do programa (quer do separador estrutura como do separador fundação).

Ás opções já existentes, localizadas anteriormente em outros menus, acrescentaram-se as seguintes opções:

 

  • No ponto Betão armado
    • Recobrimentos
      Ao premir sobre essa opção, permite editar o recobrimento das armaduras de pilares e vigas.

    • Características do agregado
      Permite a definição da natureza e tamanho máximo do agregado de pilares e vigas.

    • Desperdícios de aço
      Permite a definição das perdas de aço de pilares, vigas e elementos de fundação.

  • No ponto Ações
    • Processo construtivo
      Ao premir sobre esta opção, permite editar o processo construtivo para as verificações de flecha de vigas de betão armado. A edição realiza-se por níveis, afetando as vigas que se encontram localizadas em cada nível. A edição do processo construtivo das vigas localizadas fora de níveis define-se selecionando o botão "Processo construtivo para elementos não associados a níveis".

      A edição consiste em definir o instante de descofragem e o instante de aplicação da sobrecarga de utilização.

  • No ponto Opções

    • Pilares
      As opções referentes ao dimensionamento e verificação de pilares encontram-se neste ponto. Permite configurar tabelas de armadura, possui opções de dimensionamento e verificação, opções de disposição de armaduras e coeficientes de rigidez.

    • Viga
      As opções referentes ao dimensionamento e verificação de vigas encontram-se neste ponto:

      • Tabelas de armadura e disposição

      • Avaliação de erros

      • Limites de flecha
        Neste ponto é permitido ao utilizador a possibilidade de configurar os limites de flecha de vigas em função do material (vigas de betão armado, vigas de aço laminado e vigas de aço enformado).

      • Numeração de vigas contínuas
        O programa numera os pórticos a partir de uma referência base dada pelo utilizador e a configuração estabelecida.

      • Numeração de vigas
        O programa oferece as opções de numerar ou não as vigas. Numera as vigas a partir de uma referência base dada pelo utilizador e a configuração estabelecida.

  • No ponto Ambiente
    Permite definir a classe de exposição e respetiva designação relativa às vigas. A configuração definida neste ponto afeta todas as vigas, não obstante, no menu Barra se poder configurar o ambiente particular de cada viga.

Menu Obra. Unidades de cotagem

Permite estabelecer as unidades com as quais se representam nos desenhos e ecrã as dimensões das peças.

Assistente de obra nova

O assistente de obra nova de versões anteriores foi substituído pelo diálogo Dados obra , já que é aqui onde agora se centralizam todas as opções que afetam os parâmetros de cálculo e verificação do programa.

CYPE 3D. Menu Ferramentas

 

 

Menu Ferramentas (novo)

As opções relacionadas com a gestão de layers, geração, manuseamento de geometria, vista 3D e operações específicas sobre elementos (que em versões anteriores se encontravam no menu "Obra"), incorporaram-se neste menu para melhorar a estruturação das opções do programa.

Além disso, foi implementada a opção de imprimir a listagem de etiquetas de vigas.

 

 

 

Menu Planos

No menu "Planos" foram implementadas as opções Níveis e Grelhas. Estas opções são fundamentais para a introdução, revisão e visualização de obras com elementos estruturais dos tipos "Pilares" e "Vigas":

 

CYPE 3D. Níveis

 

 

CYPE 3D. Grelhas

  • Níveis
    Os níveis são planos horizontais paralelos ao plano XY global, situados numa cota absoluta dada e que permitem introduzir uma subdivisão espacial própria das estruturas de edificação. A atribuição dos elementos aos distintos níveis é automática. Os elementos situados entre dois níveis atribuem-se ao nível inferior mais próximo.

    A definição de níveis serve tanto como suporte para a introdução de elementos da estrutura como para a definição de vistas de nível (que facilitam o trabalho sobre os elementos da estrutura). Se pretende-se introduzir pilares, a definição de níveis é obrigatória. Os pilares devem começar e terminar em dois níveis diferentes (embora podem apresentar um desnível relativamente a eles).

    Nesta opção é possível introduzir, editar ou apagar níveis. Se modificar a cota de um nível, os elementos contidos nesse nível deslocam-se automaticamente para a nova posição.



  • Grelhas
    Uma grelha é uma quadrícula composta por linhas paralelas aos eixos globais x e y. Estas linhas definem uma divisão espacial da estrutura em alçados. É possível atribuir um nome a cada linha de grelha assim como controlar a posição do rótulo. A definição de linhas de grelha serve quer como suporte para a introdução de elementos da estrutura como para a definição de vistas de alçado (que facilita o trabalho sobre os elementos da estrutura).

    Nesta opção é possível introduzir, apagar ou editar linhas de grelha. Além disso, foi implementado um gerador de grelhas retangulares. Se modificar a posição de uma linha de grelha, todos os elementos contidos nessa linha se delocam para a nova posição de forma automática.

    Por defeito, a grelha está sempre visível em ecrã, exceto se desativar através da opção “Planos > Referências”. Também é possível mostrar a grelha nos desenhos.

CYPE 3D. Grelhas

 

 

CYPE 3D. Menu Janela. Vistas por níveis e vistas de alçados

Menu Janela. Vistas por níveis e vistas de alçados

Se definir níveis e grelhas, o programa permite criar vistas por níveis e vistas de alçado. Uma vez definidas as vistas é possível deslocar-se de um nível para o outro, ou de um alçado para o outro, por meio de botões Subir níveis ou alçados Bajar vista o alzado Seleccionar vista o alzado (subir, baixar e selecionar níveis ou alçados).

Quer as vistas de níveis como as vistas de alçado são vistas 2D. Portanto, todo o elemento introduzido nelas estará contido no plano da vista. No caso das vistas de nível, mostram-se os elementos que pertencem ao nível e os que chegam ou arrancam dele. Em ambos os casos permite-se rodar a vista para ajustar melhor a visualização dos elementos.

 

 

Menu Barra. Introdução de barras como elemento estrutural

A partir da versão 2016.a, o CYPE 3D requer conhecer a função estrutural que desempenha uma peça. É possível atribuir 4 tipologias estruturais diferentes:

 

  • Genérica
    A peça não possui um rótulo estrutural conhecido pelo programa. Será dimensionada, editada e verificada como as peças anteriores a esta versão.

  • Tirante
    A peça faz parte de uma estrutura de contraventamento e trabalha só à tração. Já estava presente em versões anteriores.

  • Pilar
    A peça é um pilar. O seu dimensionamento, edição e verificação realiza-se através do Editor de pilares avançado, pelo que só é possível o seu dimensionamento para as normas implementadas neste editor. Normalmente, as normas de betão derrogadas ou fora de utilização são as que não estão disponíveis neste editor. As secções que admite são:

    • Betão armado de seções retangulares e circulares
      Na página Pilares de betão pode encontrar mais informação sobre este módulo, comum ao CYPE 3D e ao CYPECAD, que permite a ambos programas dimensionar estes elementos estruturais.

    • Seções de aço
      Podem estar formadas por perfis de aço laminado, composto ou enformado. o Seções mistas de betão e aço Na página Pilares de mistos de betão e aço pode encontrar mais informação sobre este módulo, comum ao CYPE 3D e ao CYPECAD, que permite a ambos os programas dimensionar estes elementos estruturais. No ponto Características dos elementos estruturais tipo Pilar desta mesma página Web dispõe de mais informação sobre estes elementos estruturais.

  • Viga
    A peça é uma viga. O seu dimensionamento, edição e verificação realiza-se através do Editor de vigas avançado, pelo que só é possível o seu dimensionamento para as normas implementadas neste editor. As seções que admite são:

    • Betão armado de seções rectangulares, em L, em T…, com treliça ou pré-esforçadas
      Na página Vigas de betão pode encontrar mais informação sobre este módulo, comum ao CYPE 3D e ao CYPECAD, que permite a ambos programas dimensionar estes elementos estruturais.

    • Seções de aço
      Podem estar formados por perfis de aço laminado, composto ou enformado.

    Quando se define uma peça como viga, a viga está composta por uma única peça. Não obstante, O programa permite a definição de vigas contínuas compostas por várias vigas.

    No ponto Características dos elementos estruturais tipo Viga desta mesma página web dispõe de mais informação sobre estes elementos estruturais.

 

CYPE 3D. Dimensionamento e verificação de pilares e vigas de betão armado e verificação de pilares mistos de betão e aço

 

Características dos elementos estruturais tipo Pilar

Os pilares compõem-se de peças às quais se atribui o tipo de elemento estrutural pilar. Um pilar pode ser composto por uma ou mais peças. As peças do pilar que compõem o pilar são verticais e possuem os mesmos parâmetros de nivelamento. Podem-se criar pilares de 3 formas:

 

CYPE 3D. Características dos elementos estruturais tipo Pilar

  1. Introduzindo uma barra através da opção "Nova barra" e selecionando a descrição com o tipo de elemento estrutural pilar (menu Barra > Nova - ver figura anterior).

  2. Atribuindo o tipo de elemento estrutural pilar a uma peça previamente introduzida (menu Barra > Descrever).

  3. Através da opção “Novo pilar” do menu barra (ver figura deste ponto).

Em todos os casos, o programa fará a gestão da composição/descomposição dos pilares previamente introduzidos. A opção recomendada é a número 3. A opção “Novo pilar” permite criar um pilar entre um intervalo de níveis indicado com a referência e seções definidas pelo utilizador, premindo com o rato na posição onde se quer introduzir o pilar. A peça deverá ser vertical e estar definida entre dois níveis diferentes.

A peça pode estar dividida em barras, mas em caso de ser de betão, a armadura será contínua ao longo de toda a sua altura.

Uma vez que um conjunto de peças foi descrito como um mesmo pilar, o CYPE 3D encarrega-se de que os parâmetros de nivelamento sejam os mesmos em todas as peças. O nivelamento do pilar define-se mediante a opção "Descrever disposição" do menu "Barra".

Na opção “Edição de pilares” do menu barra localizam-se as restantes opções específicas para a edição de pilares. Essa opção mostra uma barra de ferramentas com as opções disponíveis para agilizar a edição. As opções disponíveis são:

 

CYPE 3D. Características dos elementos estruturais tipo Pilar

  • Criar pilar contínuo
    Permite descrever conjuntamente um grupo de peças alinhadas como um único pilar.

  • Editar altura da laje
    Permite editar a altura da laje num nó de um pilar se deseja um valor diferente ao atribuído automaticamente. A altura da laje determina a altura livre do pilar entre níveis.

  • Editar armaduras
    Permite editar as armaduras dos pilares surgindo o quadro de pilares.

  • Bloquear Permite bloquear as armaduras de um pilar para que não seja modificada durante o dimensionamento.

  • Desbloquear
    Desbloqueia armaduras bloqueadas.

  • Editar referência
    Permite editar a referência dos pilares.

  • Numerar
    Permite numerar consecutivamente todos os pilares da obra a partir de uma referência inicial dada.

CYPE 3D. Características dos elementos estruturais tipo Pilar

 

 

A edição de armaduras do pilar implica a geração de um modelo sólido do pilar tendo em conta as alturas de laje nos nós das peças que os compõem. O CYPE3D analisa automaticamente essas alturas de laje a partir das peças e placas que chegam aos nós para determinar a dimensão real do pilar assim como a altura livre dos tramos que o compõem.

 

 

 

 

Características dos elementos estruturais tipo Viga

Uma viga é uma peça à qual se atribuiu o tipo de elemento estrutural viga. Uma viga não pode ser vertical, e além disso, o ângulo entre o plano XZ e o plano vertical que a contém deve ser zero (ou seja, não deve rodar-se em torno do eixo longitudinal da viga). As vigas podem-se agrupar entre si formando vigas contínuas (alinhamento de vigas), com as seguintes condições:

 

  1. O nó final de uma é o nó inicial da seguinte.

  2. Todas são do mesmo tipo de material (betão, aço laminado ou aço enformado).

  3. Se todas são de betão, todas são do mesmo tipo de betão.

CYPE 3D. Características dos elementos estruturais tipo Viga

Podem-se criar vigas (e vigas contínuas) de 3 formas:

 

  1. Introduzindo uma barra através da opção nova barra e selecionando uma descrição com tipo de elemento estrutural viga.

  2. Atribuindo o tipo de elemento estrutural viga a uma peça previamente introduzida.

  3. Através da opção “Nova viga” do menu barra.

Em todos os casos, o programa fará a gestão da composição/descomposição de vigas previamente introduzidas. A opção recomendada é a número 3. A opção “Nova viga” permite criar uma viga contínua de forma ágil introduzindo as peças que a compõem. Para finalizar a introdução prima o botão direito do rato, nesse momento, CYPE 3D criará uma viga contínua com todas as peças introduzidas se for possível.

A peça não poderá ser vertical, não é necessário que faça parte de um nível, mas ao introduzi-la, atribui-se-rá ao nível inferior mais próximo. A peça pode estar dividida em barras, mas em caso de ser de betão, a armadura será contínua ao longo de todo o seu comprimento. No caso da viga contínua ser composta por mais de uma peça, os grupos de flecha das peças devem estar completamente contidos dentro da viga contínua. O CYPE 3D realizará a análise da flecha que indica a norma para as vigas da viga contínua, não sendo necessário definir limites de flecha adicionais através da opção “Flecha limite”, embora em tal caso, o programa realizará essa verificação adicionalmente.

Na opção “Edição de vigas” do menu barra localiza-se as restantes opções específicas para a edição de vigas. Essa opção mostra uma barra de ferramentas com as opções disponíveis para agilizar a edição. As opções disponíveis são:

 

 

 

 

 

 

 

 

CYPE 3D. Características dos elementos estruturais tipo Viga

 

 

 

 

 

 

  • Criar viga contínua
    Cria uma nova viga contínua selecionando as vigas que irão compor a nova viga contínua.

  • Editar nós
    Permite editar a geometria de um nó de uma viga contínua, se desejar uma geometria diferente à determinada automaticamente. A geometria do nó afecta o vão livre das vigas que se representa no editor de armaduras de vigas, e portanto, o comprimento das armaduras dispostas.

  • Editar lajes adjacentes
    Permite descrever as lajes adjacentes às barras que compõem as vigas. Esta opção permite definir a altura das vigas rasas e a representação das lajes nos desenhos de pormenorização de vigas. A definição das lajes é necessária para se ter em conta na verificação da resistência ao incêndio das vigas metálicas.

  • Editar armaduras
    Edita as armaduras das vigas surgindo o Editor de vigas avançado.

  • Atribuir armaduras
    Permite copiar as armaduras de uma viga para outras.

  • Bloquear armaduras
    Permite bloquear as armaduras de uma viga para evitar que sejam modificadas durante o dimensionamento.

  • Desbloquear
    Desbloqueia as armaduras bloqueadas.

  • Editar referências de vigas ou vigas contínuas
    Permite editar a referência das vigas.

A edição de armaduras de vigas implica a geração de um modelo sólido da viga tendo em conta a dimensão dos nós das peças que as compõem. O CYPE 3D obtém automaticamente a geometria desses nós, a partir da geometria e posição das peças que não pertencem à viga. Em qualquer caso, se a análise não for satisfatória, o utilizador pode definir a sua própria geometria de nó.

CYPE 3D. Menu Cálculo

CYPE 3D. Menu Cálculo

 

 

Menu Cálculo

No diálogo "Cálculo" (menu Cálculo > Calcular) é possível indicar se deseja dimensionar os elementos de betão armado. As opções de perfis afetam só os pilares e vigas metálicas, embora nesse caso, o processo de dimensionamento difere do aplicado às barras com tipo de elemento estrutural genérico.

No menu "Cálculo", foram incorporadas 3 novas opções (Pilares, Vigas e Ligações) que se desdobram em submenus com opções de Dimensionamento e Atualização de resultados de cálculo:

 

  • Dimensionamento
    Dimensiona de novo os elementos que não tenham sido bloqueados.

  • Atualizar os resultados de cálculo
    Após editar os elementos, os resultados de verificação podem não estar atualizados (situação da qual avisa o programa), esta opção permite atualizá-los para que a informação que se mostra no ecrã corresponda com o estado de definição atual do elemento.

As opções correspondentes às ligações já existiam em versões anteriores, mas agora foram movidas para este menu para se manter uma certa coerência.

As opções "Verificar elementos" e "Verificações E.L.U." também incluem alterações.

 

  • Verificar elementos
    Esta opção sustitui a antiga “Verificar barras”. Agora, permite verificar as barras atendendo à sua tipologia estrutural.

    Para pilares e vigas, mostra-se o editor correspondente para realizar as alterações oportunas. Para qualquer outro tipo aparece um quadro de diálogo onde se mostra uma lista com todos os perfis da série correspondente à barra selecionada, na qual se indica os que cumprem todas as verificações e os que não. Ao finalizar a opção, se foram feitas alterações, será necessário recalcular a estrutura. As barras aparecem com cores segundo o seu estado de cumprimento.

  • Verificações ELU
    Permite consultar as verificações das barras atendendo a sua tipologia estrutural. Ao selecionar uma barra definida como elemento estrutural do tipo genérico ou tirante, mostra-se o painel de verificações realizadas atendendo ao seu tipo de elemento estrutural. As barras aparecem com cores segundo o seu estado de cumprimento.

Seleção de desenhos

Com os novos elementos estruturais introduzidos, o CYPE 3D gera agora os seguintes desenhos (menu Arquivo > Planos):

 

  • Estruturas 3D

  • Desenho de planta da fundação

  • Desenho de implantação da fundação

  • Desenho 2D

  • Pormenorização de vigas (Novo)

  • Pormenorização de pilares (Novo)

  • Quadro de pilares (Novo)

Licença de utilização

Para que o CYPE 3D dimensione os novos elementos estruturais (Pilares e vigas) é necessário que a licença de utilizador inclua os seguintes módulos (além das licenças para utilizar CYPE 3D):

 

  • Para dimensionar pilares de betão armado
    A licença deve incluir o módulo Pilares de betão.

  • Para dimensionar pilares Mistos de betão e aço
    A licença deve incluir o módulo Pilares mistos de betão e aço

  • Para dimensionar vigas de betão armado
    A licença deve incluir o módulo Vigas de betão.

  • Para dimensionar pilares ou vigas de aço
    Se os elementos estruturais tipo "viga" ou tipo "pilar" são metálicos (de aço laminado, composto ou enformado) o programa não necessita de nenhum módulo adicional para dimensioná-los.

CYPE 3D e CYPE-Connect

Parafusos

Foram atualizadas as dimensões e comprimentos de todas as séries de parafusos. A série de parafusos A307 incrementou-se até ao diâmetro 4.

Tipos de soldadura

CYPE 3D e CYPE-Connect. Tipos de soldadura

Em versões anteriores à 2016.a, o tipo de soldadura aplicado em cada cordão não era editável. Por norma geral, são cordões em ângulo (exceto em ligações de perfis tubulares e pernos).

A partir da versão 2016.a é possível editar o tipo de cordão de soldadura. Dependendo do cordão, é possível selecionar entre:

 

  • Cordão em ângulo

  • Cordão de topo com penetração completa (bisel simples)

  • Cordão de topo com penetração completa (bisel duplo)

Os diferentes tipos de cordões serão representados nos desenhos de pormenorização com a simbologia correspondente.

Ligações sem rigidificadores

Em versões anteriores, as ligações encastradas ao banzo de vigas e pilares, quer soldadas como aparafusadas, necessitavam obrigatoriamente da colocação de rigidificadores de alma.

 

CYPE 3D e CYPE-Connect. Ligações sem rigidificadores CYPE 3D e CYPE-Connect. Ligações sem rigidificadores

 

A partir da versão 2016.a é possível definir essas ligações sem rigidificadores. Esta opção está disponível só para efeitos de verificação da ligação. Se a ligação se redimensiona, serão colocados os rigidificadores. O utilizador tem a possibilidade de eliminar os rigidificadores dimensionados e verificar a ligação sem a alma rigidificada. Os rigidificadores associados a um reforço de encastramento à alma da peça principal são necessários e não se podem eliminar.

 

CYPE 3D e CYPE-Connect. Ligações sem rigidificadores CYPE 3D e CYPE-Connect. Ligações sem rigidificadores

 

CYPECAD MEP

CYPECAD MEP. Climatização. Cálculo e orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) da Toshiba

Climatização

Cálculo e orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) da Toshiba

A versão 2016.a do CYPECAD MEP inclui no seu separador Climatização o cálculo e o orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) da Toshiba. Desta forma, o sistema VRF da Toshiba junta-se aos sistemas VRF da Mitsubishi Heavy Industries, VRF da Mitsubishi Electric e VRV da DAIKIN que já estavam implementados em versões anteriores (menu Instalação > Sistemas de caudal de refrigerante variável > Selecção de um elemento da instalação > inclui-lo na biblioteca ou editá-lo > Selecionar o fabricante).

O utilizador pode combinar os quatro sistemas na mesma obra, embora em instalações diferentes. O programa aplicará os critérios de dimensionamento específicos do fabricante selecionado para cada instalação.

 

Estudo térmico para França

Foi implementada a seguinte atualização no separador "Thermique" do CYPECAD MEP para França:

 

  • Atualização da versão da ficha em XML da norma RT 2012: Fiche Standardisée RT 2012, 7100_V1.2

Arquimedes

Arquimedes. Medição automática de desenhos e conexão com programas CAD. Atribuir altura em medições com componente vertical

Medição automática de desenhos e conexão com programas CAD

Atribuir altura em medições com componente vertical

Foi implementada uma opção para atribuir a altura em medições com componente vertical, como são as de Superfície vertical e Volume de planta poligonal do módulo Medição automática de desenhos e ligação com programas de CAD. Para editar a altura atribuída a um elemento vertical é necessário premir sobre o novo botão "Atribuir altura" e no campo "Altura" alterar o valor para o valor desejado. Seguidamente deve ser selecionada a medição tipo "Superfície vertical" ou "Volume de planta poligonal" para alterar a sua altura.

Orçamento e medição de modelos Revit

Combinações de medição em artigos medidos por número de unidades

No módulo "Orçamento e medição de modelos de Revit" do Arquimedes foi adicionada a possibilidade de criar combinações de medições em artigos com a unidade de medição “Ud”.

 

Arquimedes. Orçamento e medição de modelos Revit. Combinações de medição em artigos medidos por número de unidades Arquimedes. Orçamento e medição de modelos Revit. Combinações de medição em artigos medidos por número de unidades

 

Melhoria do sistema de controlo de alterações

No módulo "Orçamento e medição de modelos de Revit" do Arquimedes foi melhorado o sistema de controlo de alterações.

Quando se utiliza a opção "Actualizar em Arquímedes as alterações realizadas em Revit" (depois de uma alteração no modelo Revit já vinculado com a obra do Arquimedes), surge o diálogo "Actualizar as alterações realizadas no modelo de Revit vinculado a esta obra" onde se identificam as entidades do modelo de Revit com os símbolos entidade não modificada (entidade não modificada), entidade modificada (entidade modificada), entidade nova (entidade nova) e entidade eliminada (entidade eliminada).

 

Arquimedes. Orçamento e medição de modelos Revit. Melhoria do sistema de controlo de alterações

 

Ao fazer duplo clic com o rato sobre uma entidade de Revit (Tipo, Exemplar, Material ou Habitação) marcada com o símbolo entidade modificada, aparece o diálogo "Diferenças em dados de...", onde aparecem a cor vermelha os parâmetros com alterações.

Se no diálogo "Actualizar as alterações realizadas no modelo de Revit vinculado a esta obra" premir o botão "Aceitar", as alterações guardam-se e surge o diálogo "Atribuição de artigos e extração de medições" para proseguir com o trabalho. Caso contrário, se “Cancelar” o diálogo " Actualizar as alterações realizadas no modelo de Revit vinculado a esta obra " sem aceitar as alterações não se mostra nenhum diálogo.

 

Arquimedes. Orçamento e medição de modelos Revit. Melhoria do sistema de controlo de alterações

 

Importação das subcategorias do modelo Revit

A partir da versão 2016.a, incluem-se as subcategorias no modelo de Revit que se importam do Arquimedes. Estas aparecem ao nível das categorias no diálogo " Atribuição de artigos e extração de medições no separador 'Entidades de Revit'.

 

Arquimedes. Orçamento e medição de modelos Revit. Importação das subcategorias do modelo Revit

 

Medição por Moldura

Visto que já se podem importar subcategorias, é possível medir por Moldura também artigos do tipo comprimento como são os rodapés, molduras, soleiras, etc.

 

Arquimedes. Orçamento e medição de modelos Revit. Medição por Moldura

 

Arquimedes. Orçamento e medição de modelos Revit. Importação do material "Pintura"

Importação do material "Pintura"

Acrescentou-se o material "Pintura" ao modelo de Revit. Desta forma é possível realizar medições utilizando esta entidade do Revit desde o separador “Materiais" do diálogo "Atribuição de artigos e extração de medições".

 

 

Gerador de preços

Gerador de preços para a Bolívia

Generador de precios para Bolivia

A versão 2016.a inclui o Gerador de preços para Bolívia. De igual forma para os restantes países, este Gerador dispõe de unidades de obra para projetos de obra nova, de reabilitação e de espaços urbanos.

Desde que se implementou o primeiro Gerador de preços da CYPE, os países que já possuem Geradores de preços são:

 

  • Em África: Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, Moçambique, República do Congo e Senegal.

  • Na América: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Panamá e Peru.

  • Na Europa: Espanha, França e Portugal.

Mais informações do Gerador de preços e dos países que dispõem do Gerador Mor info link

Atualização do Gerador de preços para todos os países

Voltar à área de descarga da versão 2016

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.