ÍNDICE
Novo programa para a avaliação do desempenho energético em edifícios de comércio e serviços, de acordo com o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS), aplicando ao modelo do edifício a simulação dinâmica multizona calculada com o EnergyPlus ™.
Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do formato IFC.
A nova aplicação utiliza a versão 8.6 de EnergyPlus™ como motor de cálculo para determinar a necessidade energética do edifício e os consumos de energia proporcionados pelos sistemas definidos. Neste sentido, permite a definição dos sistemas de EnergyPlus™ catalogados como modelos (templates) e analisa-se quer o fornecimento de energia útil como os consequentes consumos de energia final e primária em função dos vetores energéticos utilizados pelos sistemas.
Mais informação na página CYPETHERM RECS Plus.
StruBIM Foundations é uma ferramenta destinada ao dimensionamento de fundações. A partir dos apoios da estrutura o utilizador pode gerar, dimensionar e verificar os elementos de fundação.
Esta ferramenta está integrada dentro do fluxo de trabalho Open BIM do CYPE através do formato IFC. Também pode importar ficheiros em formato XML.
Inicialmente, StruBIM Foundations realiza o dimensionamento e verificação de sapatas isoladas e maciços de encabeçamento, de acordo com a norma ACI 318-14, ACI 318-11 e ACI 318-08.
Gera desenhos compostos pela vista em planta da fundação e as tabelas descritivas das sapatas, maciços de encabeçamento e estacas utilizadas.
Na página "StruBIM Foundations" em Inglês ou Espanhol "StruBIM Foundations" dispõe de mais informação.
Dimensionamento e verificação do isolamento a sons aéreos e de percussão, da emissão sonora e do tempo de reverberação, segundo o D.P.C.M. 5/12/1997 (Determinazione dei requisiti acustici passivi degli edifici). Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do formato IFC.
Brevemente, estará disponível mais informação (em italiano) na página "CYPESOUND DRAPDE".
Certificación energética de conjuntos de equipamentos para aquecimento e AQS. De acordo com os Regolamenti Delegati (UE) 811/2013 e 812/2013 da Commissione Europea, o programa gera a etiqueta energética, a folha do produto e o dossier técnico do conjunto de equipamentos.
Brevemente, estará disponível mais informação (em italiano) na página "CYPETHERM Etichetta Energetica".
CYPETHERM Contabilizzazione é um programa concebido para realizar a distribuição dos consumos de aquecimento e AQS em edifícios plurifamiliares. De acordo com a norma UNI 10200:2015 utilizando CYPETHERM Contabilizzazione, permite calcular a permilagem da necessidade ou da potência térmica instalada nas habitações, e gerar todas as listagens da Apêndice C da norma.
Brevemente, estará disponível mais informação (em italiano) na página "CYPETHERM Contabilizzazione".
Norma Boliviana. Hormigón Estructural.
Implementada no CYPECAD, no CYPE 3D.
REP-2014 . Reglamento Estructural de Panamá.
Implementada no CYPECAD.
Em versões anteriores, quando se seleciona o cálculo sísmico com a norma NSR-10 (Colômbia), é possível selecionar várias microzonas:
A partir da versão 2017.e, foi incluída a Microzonificación de Cali de 2014 (Decreto 411.0.20.0158 de 2014).
No menu "Pilares, paredes e arranques" (menu "Pilares" do separador "Entrada de pilares") foi implementada a opção "Dividir pilar" que permite dividir um pilar em dois, fazendo com que o arranque do pilar superior seja a cabeça do inferior.
A partir da versão 2017.e, CYPECAD permite definir cargas lineares trapezoidais.
A partir da versão 2017.e, é possível definir um compartimento "Exterior".
A partir da versão 2017.e CYPELUX utiliza o motor de cálculo Radiance (desenvolvido pelo Lawrence Berkeley National Laboratory) para efetuar os cálculos da iluminância produzida pela iluminação normal e de emergência. Esta nova metodologia de cálculo permite obter um resultado de maior precisão nos níveis de iluminância indireta, realizar a discretização das fontes de luz não pontuais e visualizar vistas de luz realistas.
Em virtude da implementação do motor de cálculo Radiance no CYPELUX, é possível representar o efeito da iluminação produzida pela instalação de iluminação normal ou de emergência sobre um compartimento.
Para isso, na barra de ferramentas do programa foi acrescentado o grupo “Visualização” com três botões novos:
Na versão 2017.e do CYPELUX, implementou-se a opção de gravação automática com duas modalidades:
Nenhuma das duas opções está ativa por defeito, pelo que o utilizador deverá ativar as opções que desejar.
A partir da versão 2017.c, CYPESOUND, e as suas versões específicas para alguns países, importam de um modelo BIM o ruído produzido pelas aberturas nos sistemas de ventilação. Depois, o utilizador necessita de indicar as restantes características que especificam o ruído produzido por estas aberturas num compartimento.
A partir da versão 2017.e, CYPESOUND, CYPESOUND CTE (Espanha), CYPESOUND RRAE (Portugal), CYPESOUND NRA (França) e CYPESOUND DRAPDE (Itália), calculam automaticamente os parâmetros "r" (raio da maior esfera que pode ser inscrita no compartimento) e "D" (fator de direccionalidade da fonte) das grelhas e difusores. Deste modo, facilita a obtenção do ruído gerado pelas redes de condutas HVAC nos compartimentos.
O cálculo realiza-se durante a importação destes elementos, a partir de ficheiros IFC, pelo que é necessário que a obra do CYPESOUND os importe do modelo BIM (estando a obra vinculada a um modelo BIM ou, se tenha optado por importar o modelo BIM sem manter a vinculação). Logicamente, o modelo BIM importado deve incluir o desenho das instalações de condutas para aquecimento, ventilação e ar condicionado. CYPETHERM HVAC permite exportar para o modelo BIM essas instalações.
Foi melhorada a gestão de arestas. A partir da versão 2017.e, o utilizador pode selecionar a norma com a qual pretende que se analisem as arestas para serem detetadas como pontes térmicas (ISO 14683, ISO 14683- Itália, HE1 2006, HE1 2013, RT2005/2012 e REH).
Esta melhoria também se inclui nos programas CYPETHERM RT2012 (França) e CYPETHERM RTExistant (França).
Na versão 2017.e, CYPE atualiza o motor de cálculo EnergyPlus™ em todos os programas que o utilizam: CYPECAD MEP, CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM EPlus e o novo CYPETHERM RECS Plus. Deste modo, CYPE passa a utilizar a última versão disponível do motor de cálculo do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE); a versão 8.6, publicada em 27 de setembro de 2016.
Os pilares, portas e janelas definidas no modelo IFC, agora importam-se no CYPETHERM HVAC. Esta melhoria facilita a visualização do modelo arquitetónico sobre o qual se desenham as instalações, e a sua presença é tida em conta quando de introduzem os equipamentos de climatização.
Em versões anteriores, com o botão “Geração automática do piso radiante”, o programa deteta todos aqueles espaços que se definiu uma temperatura de dimensionamento para aquecimento, e gera automaticamente o circuito de piso radiante. A partir desta versão (2017.e) essa geração interpreta no modelo BIM os pilares como obstáculos e as portas como ponto de entrada das tubagens de piso radiante.
Salienta-se que depois de gerar o piso radiante, deverá selecionar o dimensionamento da instalação, para que o programa calcule a área e a potência gerada por cada circuito.
Acrescentou-se a possibilidade de usar caudalímetros para o equilíbrio hidráulico dos coletores de piso radiante, onde só existiam as válvulas de equilíbrio.
Melhorou-se o comportamento das tubagens de conexão do piso radiante (do circuito para o coletor). Agora, contabiliza-se o fornecimento térmico nos compartimentos por onde passam estas tubagens e se solucionam problemas de representação gráfica.
Na versão 2017.e, implementou-se a “Geração automática de radiadores”. Ao utilizar este comando, o programa coloca por baixo das janelas um radiador por defeito, em virtude da interpretação do modelo BIM.
Os radiadores assim dispostos não estarão dimensionados. Será necessário premir o botão dimensionar para que o programa selecione o número de elementos em cada radiador necessários para cobrir a carga térmica de aquecimento.
Facilita a definição dos emissores térmicos ao substituir a "temperatura média", que se indicava até agora, pelas temperaturas de entrada e saída.
Os emissores térmicos assumem a temperatura interior de dimensionamento do compartimento onde se localizam. O utilizador pode bloquear essa temperatura nos emissores.
A seleção do botão "Gerar uniões" desdobra um novo diálogo que permite configurar este processo de geração de uniões de condutas:
Se existirem colisões entre os pilares do modelo BIM e as condutas da instalação, o programa avisa o utilizador mediante mensagens de erro.