Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2017.h
Descarregar actualização da versão 2017.f

Novo módulo

Certificação HQE (Iluminação natural) (CYPELUX para França)

Consulte esta novidade no ponto "Otimização da iluminação natural de acordo com a norma NF HQE" nesta página.

Implementação de normas

Segurança em caso de incêndio

ACI 216-1-07

ACI 2016-1-07 (Code Requirements for Determining Fire Resistance of Concrete and Masonry Construction Assemblies).

Implementada no CYPECAD.

No ponto Norma ACI 216-1-07 para elementos de betão das novidades 2017.h do CYPECAD pode obter mais informação.

Iluminação

NF HQE (Otimização da iluminação natural - França)

Consulte esta novidade no ponto "Otimização da iluminação natural de acordo com a norma NF HQE" nesta página.

Fluxo de trabalho Open BIM

Alteração do diretório da pasta do projeto

Fluxo de trabalho Open BIM. Alteração do diretório da pasta do projeto. Pulse para ampliar la imagen' t

Possibilita-se uma opção para modificar o diretório do projeto BIM (o diretório onde estão alojados os ficheiros em formato IFC que geram as aplicações específicas do projeto BIM). Em versões anteriores, esse caminho era fixo. Para que a alteração do diretório seja correto e não se perda a ligação, recomenda-se seguir os seguintes passos:

  1. Copiar pasta do projeto BIM
    Através do sistema operativo do seu PC, copiar a pasta que contém o projeto BIM e colar no novo destino.

  2. Atualizar cada aplicação do projeto BIM
    A partir de cada aplicação, premir o botão “Atualizar” IFC, e aceder ao botão “Seleção de projeto” situado na parte superior do painel “Importação do modelo BIM”.

  3. Seleção do novo diretório
    Selecionar o novo diretório que contém o projeto BIM.

  4. Alteração do diretório no "Suplemento Open BIM para Revit"
    Utiliza-se o "Suplemento Open BIM para Revit", deve ter em conta que para alterar o diretório onde se atualizaram as alterações produzidas a partir do Revit é a seguinte:

    1. Cancelar colaboração
      Selecionar a opção "Cancelar colaboração em projeto Open BIM"

    2. Voltar a conectar no novo diretório
      Selecionar a opção "Colaborar no projeto Open BIM"

Este processo deve seguir-se com bastante cuidado. Já que se modificar o caminho do diretório de projeto, e se seleciona um diretório que não contém a mesma informação que o projeto original, o sistema produzirá erros por falta de informação. Nunca deve indicar pastas com outros projetos, nem modificar manualmente a informação da pasta que se está a mover.

A alteração do diretório do projeto BIM está disponível a partir dos programas da CYPE integrados no fluxo de trabalho Open BIM (IFC Builder, CYPECAD, CYPETEL ITED, CYPELUX, CYPESOUND, CYPEFIRE, CYPETHERM) e a partir do "Suplemento Open BIM para Revit". No suplemento indicado, já era possível alterar o diretório a partir de versões anteriores através do procedimento indicado no ponto 4.

CYPECAD

CYPECAD. Norma ACI 216-1-07 para elementos de betão. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD. Norma ACI 216-1-07 para elementos de betão. Pulse para ampliar la imagen' t

Norma ACI 216-1-07 para elementos de betão

Foi implementada a norma ACI 216-1-07 (Code Requirements for Determining Fire Resistance of Concrete and Masonry Construction Assemblies), para a verificação da resistência ao fogo de elementos de betão.

A verificação da norma ACI 216-1-07 ativa-se automaticamente quando o utilizador seleciona a verificação da resistência ao fogo e possui selecionada uma norma de betão do tipo ACI: CIRSOC (Argentina), NSR-10 (Colômbia), ou a própria ACI, etc.).

Como sucede com outras normas implementadas, com a ACI 216-1-07:

  • O utilizador indica as propriedades de resistência ao fogo: define a resistência requerida e os revestimentos que deseja que o programa dimensione se for necessário.
  • A verificação baseia-se na limitação das dimensões dos elementos e no recobrimento das armaduras, que se pode aumentar, protegendo assim as mesmas convenientemente.
  • Para os pilares de betão há uma verificação específica de resistência ao fogo.

CYPECAD. Norma ACI 216-1-07 para elementos de betão. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD. Copiar pós-tensionamento. Pulse para ampliar la imagen' t

Copiar pós-tensionamento

Foram adicionadas opções para copiar cabos e linhas de flexão de pós-tensionamento nos diálogos "Copiar elementos no mesmo grupo", "Copiar elementos com simetria" e "Copiar elementos noutro grupo".

Dimensionamento de estribos de pilares

Foi adicionado um botão, na parte superior do diálogo de edição de pilares, que permite dimensionar os estribos dos pilares quando a armadura longitudinal for modificada manualmente.

Denominação do diâmetro de pilares circulares (Ø) com normas brasileiras

Com normas brasileiras o diâmetro de pilares circulares passa a referenciar-se com a letra grega "Ø" em vez da palavra "diâmetro".

CYPETHERM REH (Portugal)

CYPETHERM REH (Portugal). Geração e edição das descrições de paredes, pavimentos e cobertura. Pulse para ampliar la imagen' t

Geração e edição das descrições de paredes, pavimentos e cobertura

A partir desta versão, o programa CYPETHERM REH, permite nos elementos construtivos (paredes, pavimentos e coberturas), gerar de forma automática uma descrição, permitindo a sua posterior edição.

Assim, a geração da descrição deverá ser o último passo a executar na criação do elemento construtivo, uma vez que o programa no momento da geração, irá ler as camadas que constituem o elemento construtivo, coeficiente de absorção e o tipo de solução de envolvente já definido.

Por fim, ao exportar o elemento construtivo para a biblioteca do utilizador, a descrição ficará guardada para futuras obras em conjunto com os restantes parâmetros que definem o elemento construtivo.

Melhorias gerais

A partir desta versão, o programa surge com melhorias gerais provenientes da sua constante evolução, principalmente ao nível da exportação dos dados para XML para posterior importação no CYPETHERM Improvements e portal da ADENE.

CYPELUX, CYPELUX CTE (Espanha) e CYPELUX RECS (Portugal)





CYPELUX, CYPELUX CTE (Espanha) e CYPELUX RECS (Portugal). Visualização de resultados numéricos sobre a planta. Pulse para ampliar la imagen' t

Visualização de resultados numéricos sobre a planta

Foi adicionada uma opção para visualizar os resultados obtidos em cada ponto de cálculo das zonas definidas no CYPELUX. Desta forma, para além de poder visualizar a representação de isolinhas e isovalores sobre a planta, é possível verificar os valores numéricos de cada um dos sensores utilizados pelo programa.

Cálculo do quociente de luz diurna

Foi adicionada uma nova opção dentro do diálogo “Luz diurna” que permite ao utilizador ativar ou desativar o cálculo do quociente de luz diurna, independentemente de desejar incluir ou não a iluminância produzida por efeito da luz natural nos resultados.


CYPELUX, CYPELUX CTE (Espanha) e CYPELUX RECS (Portugal). Cálculo do quociente de luz diurna. Pulse para ampliar la imagen' t


CYPELUX

Otimização da iluminação natural segundo a norma NF HQE (só para a instalação em francês)

Foi implementada a verificação “Otimização da iluminação natural” estabelecida na norma NF HQE. Para isso é necessário dispor da licença “Optimisation de l’éclairage natural suivant la norme NF HQE”.

O programa calcula o fator de luz dia em vários pontos do compartimento com a ferramenta RADIANCE. Após realizar o cálculo o CYPELUX apresenta no ecrã os valores do fator luz dia.

Para além disso, se posicionar o cursor sobre uma zona, o programa apresenta no ecrã o nível cumprido (niveau B, P ou TP) por cada zona.

O CYPELUX gera fichas justificativas para a obra completa e para cada zona particular. Mais informação nas novidades 2017.h da nossa página em francês.

CYPETHERM HVAC

CYPETHERM HVAC. Informação de compartimentos em desenhos de planta. Pulse para ampliar la imagen' t

Informação de compartimentos em desenhos de planta

O diálogo "Preferências de desenho" foi reestruturado (separador "Plantas"> secção "Projecto"> botão "Preferências de desenho"). Apresenta agora três botões para aceder às preferências de desenho de vários elementos da instalação: "Distribuição", "Piso radiante" e "Condutas". Através do botão "Distribuição" acede-se às novas opções implementadas. Aqui é possível ativar as referentes aos compartimentos nos desenhos em planta. Desta forma é possível selecionar a informação que se pretende visualizar no desenho em planta, como a área, etc. A legenda corresponde ao nome da variável.

Da mesma forma que as restantes etiquetas, é possível move-las ou ocultá-las, através das ferramentas Mover etiqueta e Ocultar etiqueta que se encontram na secção Edição.





CYPETHERM HVAC. Representação de equipamentos em desenhos de planta. Pulse para ampliar la imagen' t

Representação de equipamentos em desenhos de planta

Através da ferramenta "Equipamentos" é possível representar uma máquina nos desenhos em planta.

No caso dos equipamentos VRF, se estes possuírem uma referência que coincida com a referência de uma máquina definida no separador "Esquemas de princípio", todos os campos que tenham o cadeado aberto serão lidos e sobrescritos. As dimensões de todos os equipamentos VRF estão definidas internamente no programa.





Gerador de preços

Voltar à área de descarga da versão 2017

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.