Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2017.i
Descarregar actualização da versão 2017.f

Novos programas

CYPELUX EN (Internacional)

Novos programas. CYPELUX EN (Internacional). Pulse para ampliar la imagen' t

CYPELUX EN permite ao utilizador verificar os requisitos de iluminação segundo o tipo de atividade, proposto pela EN 12464-1. Verifica-se a iluminância, o índice de encandeamento, a uniformidade da iluminância e o rendimento cromático das luminárias. Para alcançar os níveis necessários pode utilizar quer a iluminação normal artificial como a luz diurna, de acordo com o ponto 4.12 Benefícios adicionais da luz diurna.

A utilização deste programa requer que a licença de utilização disponha da licença "Verificação de iluminação interior segundo a norma EN 12464-1".

As potencialidades de CYPELUX EN já existiam em versões anteriores dentro do programa CYPELUX. Agora, a partir da versão 2017.i, o módulo "Verificação de iluminação interior segundo a norma EN 12464-1" deixa de funcionar no CYPELUX e passa a ser um programa separado, CYPELUX EN. Em qualquer caso, CYPELUX EN herda todas as potencialidades do CYPELUX relacionadas com o cálculo da iluminação normal interior e a integração no fluxo de trabalho Open BIM.

Mais informação na página CYPELUX EN.

CYPELUX HQE (França)

Na versão anterior (2017.h) no programa CYPELUX implementou-se a verificação “Otimização da iluminação natural” estabelecida na norma NF HQE. Esta verificação funcionava como um módulo de CYPELUX, quando o programa se instalava em francês e se a licença de utilização possuía licença para “Optimisation de l’éclairage naturel suivant la norme NF HQE”.

A partir da versão 2017.i, a verificação “Otimização da iluminação natural” segundo a norma NF HQE, é retirada do programa CYPELUX e passa a fazer parte do novo programa CYPELUX HQE. Do mesmo modo, que sucede quando funcionava como módulo do CYPELUX. Este novo programa (CYPELUX HQE) instala-se só em francês e necessita que a licença de utilização possua a licença “Optimisation de l’éclairage naturel suivant la norme NF HQE”.

Mais informação na página em francês CYPELUX HQE.

CYPETHERM COMETH (França)

CYPETHERM COMETH é uma aplicação para a modelação e simulação de edifícios com o motor de cálculo COMETH.

COMETH foi desenvolvido pelo Centro científico e técnico da edificação 'Centre Scientifique et Technique du bâtiment (CSTB)'. Com a sua integração no CYPETHERM COMETH, a aplicação converte-se numa ferramenta para a simulação energética de edifícios, o que permite determinar a necessidade energética dos mesmos, assim como o consumo energético dos sistemas de climatização instalados.

Na versão 2017.i CYPETHERM COMETH está só disponível com a instalação dos programas da CYPE em francês, embora numa futura versão, esteja prevista a sua inclusão em outros idiomas.

Em breve estará disponível informação detalhada sobre este novo programa da CYPE na nossa página em francês.

Novos programas. CYPETHERM Improvements. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPETHERM Improvements

Programa concebido para a realização da auditoria energética do edifício e análise de possíveis medidas de melhoria com estudo energético e económico das distintas alternativas.

CYPETHERM Improvements já estava incluído no software da CYPE, quando este se instalava em italiano e em português. A partir da versão 2017.i, CYPETHERM Improvements está disponível, para a instalação em espanhol, francês e inglês. Para a sua utilização requer a licença do mesmo.

Mais informação na página CYPETHERM Improvements.

Novos programas. CYPETHERM Improvements. Pulse para ampliar la imagen' t

Novos programas. CYPETHERM POLYTHERM. Pulse para ampliar la imagen' t

Novos programas. CYPETHERM POLYTHERM. Pulse para ampliar la imagen' t

Novos programas. CYPETHERM POLYTHERM. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPETHERM POLYTHERM

CYPETHERM POLYTHERM é uma aplicação gratuita para o cálculo de instalações de climatização com sistemas de piso radiante e emissores térmicos incluídos no catálogo de sistemas de POLYTHERM. A descarga do CYPETHERM POLYTHERM realiza-se a partir da plataforma web BIMserver.center.



Entre os resultados permitidos pelo programa inclui-se uma listagem desenvolvida em colaboração com os técnicos da POLYTHERM com a informação necessária para a realização do projeto. Na listagem detalham-se, entre outros resultados, os compartimentos da obra e os circuitos instalados nos mesmos, os resultados de cálculo por coletor, os compartimentos com potência térmica instalada insuficiente ou o detalhe da potência fornecida pelas áreas de serviço.



De igual forma que as outras aplicações da CYPE, CYPETHERM POLYTHERM está integrado no fluxo de trabalho Open BIM.





Implementação de normas. Ações em estruturas. Sismo. CRP 2003 (Puebla, México). Pulse para ampliar la imagen' t

Implementação de normas

Ações em estruturas. Sismo

CRP 2003 (Puebla, México)

Código Reglamentario para el municipio de Puebla (2003).

Implementado no CYPECAD e no CYPE 3D.







IFC Builder

Aparelhos sanitários no modelo arquitetónico

IFC Builder. Aparelhos sanitários no modelo arquitetónico. Pulse para ampliar la imagen' t

A partir da versão 2017.i, IFC Builder permite introduzir aparelhos sanitários no modelo arquitetónico do edifício. Estes encontram-se disponíveis dentro do separador Equipamentos da barra de ferramentas do programa, onde o utilizador pode selecionar entre os seguintes equipamentos disponíveis:

  • Lavatório
  • Chuveiro
  • Banheira
  • Bacia de retrete
  • Bidé

Para além de definir a tipologia do aparelho, é possível indicar as suas dimensões e a sua representação, quer em 2D como em 3D, a partir de um ficheiro em formato "dxf" ou "dwg". Desta forma, aparecerá desenhado sobre a planta e na vista tridimensional da obra.

Por último, devido à vantagem da integração no fluxo de trabalho Open BIM de IFC Builder, estes elementos podem ser exportados em formato IFC para o diretório de projeto e serão visualizados no próprio IFC Builder, e nas restantes aplicações que trabalhem sobre o mesmo modelo BIM.

IFC Builder. Aparelhos sanitários no modelo arquitetónico. Pulse para ampliar la imagen' t  IFC Builder. Aparelhos sanitários no modelo arquitetónico. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD e CYPE 3D

Trabalho simultâneo em várias obras

A partir da versão 2017.i, CYPECAD e CYPE 3D permitem trabalhar sobre várias obras de modo simultâneo.

Após abrir uma obra no CYPECAD ou no CYPE 3D, é possível aceder ao menu geral dos programas da CYPE, para abrir outro ficheiro de um destes dois programas e trabalhar sobre ele ou sobre as duas obras abertas.

Isto permite por exemplo, editar os resultados de uma estrutura já calculada e introduzir uma outra obra nova ou calcular outra. Inclusive é possível calcular várias obras ao mesmo tempo. O número de execuções não está limitado.

Existe uma limitação, não é possível manter aberto o mesmo ficheiro duas vezes.

CYPECAD e CYPE 3D. Trabalho simultâneo em várias obras. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD e CYPE 3D. Trabalho simultâneo em várias obras. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD

Otimização de tempos de cálculo

Foram modificados alguns processos de dimensionamento e verificação de pilares com o fim de otimizar os tempos de cálculo. Em alguns casos, especialmente em obras que se aplica a ação sísmica, estes tempos reduzem-se significativamente.

CYPECAD. Vista 3D da estrutura. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD. Vista 3D da estrutura. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD. Vista 3D da estrutura. Pulse para ampliar la imagen' t


Vista 3D da estrutura

Renovou-se a Vista 3D do edifício. A partir da versão 2017.i a informação da vista 3D que se mostra no CYPECAD ficou organizada por layers e de modo diferente modo em dois grupos Projeto e Elementos:

  • Grupo Projeto
    Aqui encontram-se os elementos da obra organizados por plantas e a informação das estruturas 3D integradas se existirem. É possível ativar ou desativar plantas (a partir do ícone da "lâmpada"), ou a partir do ícone do "cubo", selecionar entre uma visualização transparente ou sólida.


  • Grupo Elementos
    Neste outro grupo, a estrutura organiza-se por tipos e subtipos (muros, vigas, lajes> lajes de vigotas de madeira...). Desta forma, pode atuar sobre um mesmo tipo de elementos da obra completa. Dispõe das mesmas opções de visualização que o grupo Projeto.




Se a obra do CYPECAD estiver conectada a um modelo BIM, a partir dos separadores "Entrada de vigas" e "Resultados" é possível selecionar dois tipos de vistas 3D: "Vista 3D do edifício" e "Vista 3D do edifício, incluindo o modelo BIM". Neste último tipo, o Grupo Elementos inclui a secção Modelo BIM:

  • Secção Modelo BIM do Grupo Elementos
    Nesta secção, pode-se visualizar o modelo estrutural e a sua interação com o modelo arquitetónico. Isto permite configurar a visualização dos elementos incluídos no modelo BIM de forma independente dos da estrutura. Por exemplo, os pilares definidos no modelo BIM se ativam ou desativam de maneira independente dos introduzidos no CYPECAD.












CYPELUX, CYPELUX CTE e CYPELUX RECS. Ferramenta de medição. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPELUX, CYPELUX CTE e CYPELUX RECS

Ferramenta de medição

Acrescentou-se a opção "Medir comprimento sobre o desenho" no grupo "Edição" da barra de ferramentas.

Copiar propriedades de uma luminária

Acrescentou-se a opção "Igualar" no grupo "Edição" da barra de ferramentas. Esta opção permite copiar as características da luminária que se selecionar, para outra que se indique seguidamente. Quando se seleciona o elemento de referência surge uma janela, na qual se pode selecionar quais as propriedades que se deseja guardar em memória para aplicá-las a outros elementos.



CYPELUX, CYPELUX CTE e CYPELUX RECS. Copiar propriedades de uma luminária. Pulse para ampliar la imagen' t  CYPELUX, CYPELUX CTE e CYPELUX RECS. Copiar propriedades de uma luminária. Pulse para ampliar la imagen' t



CYPEFIRE Sprinklers

CYPEFIRE Sprinklers. Listagens de projeto. Pulse para ampliar la imagen' t

Listagens de projeto

Na versão 2017.i as listagens do CYPEFIRE Sprinklers, para além de se obter os resultados do cálculo hidráulico nos nós e tubagens, ampliou-se com a seguinte informação:

  • Ficha resumo
    É uma listagem detalhada com os dados gerais de projeto e do cálculo realizado. Estes dados gerais podem-se editar pelo utilizador, que dispõe de uma ferramenta na qual poderá acrescentar informação (localização, data, dados do projetista, etc.).
  • Quadro de materiais
    Listagem que pormenoriza a quantidade e os materiais utilizados no projeto.

Sprinklers

CYPEFIRE Sprinklers. Sprinklers. Pulse para ampliar la imagen' t



Verificações

Para além da verificação das distâncias máximas acrescentou-se a verificação de distâncias mínimas. Para os sprinklers, a norma NFPA 13 indica uma separação mínima entre sprinklers e separação mínima entre sprinklers e parede. Esta distância variará segundo a tipologia do sprinklers selecionado.

Também foi eliminado a verificação da distância até à parede aos Sprinklers que não lhes seja aplicável.







CYPEFIRE Sprinklers. Sprinklers. Pulse para ampliar la imagen' t

Sprinkler mais desfavorável

A NFPA 13 obriga a contemplar no cálculo de sprinklers abertos da instalação, o sprinkler mais desfavorável. Na versão 2017.i do CYPEFIRE Sprinklers acrescentou-se o cálculo automático do sprinkler mais desfavorável.

Agora, quando se executa o cálculo, o sprinkler mais desfavorável aparecerá marcado sobre a instalação e, se este não foi incluído na área de operação, assinala-se como erro.







CYPEFIRE Sprinklers. Depósito. Pulse para ampliar la imagen' t

Depósito

Os depósitos, segundo NFPA 13, devem ser dimensionados para poder fornecer a quantidade de água necessária, segundo o tempo estimado pelo risco. A partir desta versão, pode-se verificar que o volume é suficiente para abastecer de água a instalação de proteção contra incêndios. Na listagem de verificações podem-se ver os cálculos justificativos.







CYPEFIRE Sprinklers. Bocas de incêndio armadas (BIA). Pulse para ampliar la imagen' t







Bocas de incêndio armadas (BIA)

A partir da versão 2017.i do CYPEFIRE Sprinklers é possível editar o caudal das BIA segundo a tipologia destas, o que permite criar diferentes necessidades para os tipos de BIA introduzidas.









CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus

Assistente de introdução de dados

A partir da versão 2017.i, os programas CYPETHERM de simulação energética que utilizam o motor de cálculo EnergyPlus™(CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus) incorporam assistentes para a definição dos ganhos internos dos compartimentos e respetivos caudais de ventilação baseados em bibliografia publicada pela ASHRAE.



CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Assistente de introdução de dados. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Equipamento interno. Pulse para ampliar la imagen' t


Equipamento interno

A partir da versão 2017.i os programas CYPETHERM de simulação energética que utilizam o motor de cálculo EnergyPlusTM (CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus), alterou-se a forma para a definição de equipamento interno dos compartimentos personalizados. Agora, esta definição obtém-se de uma lista de equipamentos, na qual permite definir cada um com a sua potência e vetor energético associado.















CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Exportação para CYPETHERM Improvements. Pulse para ampliar la imagen' t

Exportação para CYPETHERM Improvements

A partir da versão 2017.i nos programas CYPETHERM de simulação energética que utilizam o motor de cálculo EnergyPlus™(CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus), implementou-se a exportação dos resultados em formato "XML" para o programa CYPETHERM Improvements.

CYPETHERM Improvements já se incluía no software CYPE quando este se instalava em italiano e em português. A partir da versão 2017.i, CYPETHERM Improvements está disponível também para a instalação em espanhol, francês e inglês.

No ponto CYPETHERM Improvements desta página web dispõe de mais informação sobre este programa da CYPE.















CYPETHERM HVAC

Relação entre esquema de princípio e desenhos de planta para sistemas de VRF

A partir da versão 2017.i, as máquinas da Toshiba que se introduzem no esquema de princípio e nos desenhos de planta ficam relacionadas: qualquer alteração em uma máquina do esquema de princípio terá repercussões nos desenhos de planta e vice-versa.

Se introduzir um esquema de princípio VRF, posteriormente no separador Plantas, ao aceder ao painel das máquinas para colocar uma delas, aparecerão as máquinas já introduzidas no esquema de princípio com as suas referências.

Também é possível proceder de forma inversa: primeiro introduzem-se as máquinas interiores nos desenhos de planta, atribuindo-lhes uma referência. Depois colocam-se no esquema de princípio.


CYPETHERM HVAC. Relação entre esquema de princípio e desenhos de planta para sistemas de VRF. Pulse para ampliar la imagen' t  CYPETHERM HVAC. Relação entre esquema de princípio e desenhos de planta para sistemas de VRF. Pulse para ampliar la imagen' t


Piso Radiante

Listagem para sistemas POLYTHERM

Em versões anteriores, CYPETHERM HVAC gera uma listagem com informação necessária para a realização do projeto de climatização de piso radiante. A partir da versão 2017.i, se a instalação de piso radiante inclui algum elemento do fabricante POLYTHERM, inclui-se uma listagem adicional com informação sobre todos os elementos dessa instalação.

Esta listagem foi desenvolvida em colaboração com os técnicos da POLYTHERM. Na listagem detalham-se, entre outros resultados, os compartimentos da obra e os circuitos instalados nos mesmos, os resultados de cálculo por coletor, os compartimentos com potência térmica instalada ou o detalhe da potência fornecida pelas áreas de serviço.


CYPETHERM HVAC. Piso Radiante. Pulse para ampliar la imagen' t



CYPETHERM HVAC. Piso Radiante. Pulse para ampliar la imagen' t



Cálculo do fornecimento de arrefecimento e das temperaturas de impulsão para arrefecimento dos sistemas de piso radiante

Modificou-se o cálculo da instalação de arrefecimento dos sistemas de piso radiante. Com a versão 2017.i, a instalação de arrefecimento calcula-se a partir dos caudais determinados pela instalação de aquecimento. Também se inclui, no cálculo automático da temperatura de impulsão para arrefecimento dos coletores, os valores limite determinados pela temperatura de orvalho calculada ao nível do compartimento ou ao nível da localização, dependendo se existem sistemas de desumidificação nos compartimentos ou não. A presença destes sistemas indica-se nas opções gerais do piso radiante.



Seleção automática do afastamento de circuitos do piso radiante

Na versão 2017.i do CYPETHERM HVAC foi implementada a seleção automática do afastamento das tubagens dos circuitos de piso radiante. Este dado determina-se tendo em conta os requerimentos de potência de cada um dos circuitos e os afastamentos disponíveis para o sistema selecionado. Além disso, limita-se o afastamento máximo para instalações com arrefecimento para evitar a formação de condensações.

Introdução de conduta mediante polilinha

A introdução dos tramos retos de condutas realiza-se de modo contínuo. Ou seja, quando se introduz o ponto final de um tramo de conduta será também o ponto inicial do seguinte tramo. Quando desejar deixar de introduzir o tramo, basta premir com o botão direito do rato. Desta forma, reduz-se o número de cliques que tinha de realizar para introduzir os tramos das condutas.

CYPETHERM HVAC. Uniões de condutas. Pulse para ampliar la imagen' t



Uniões de condutas

A versão 2017.i inclui as seguintes bifurcações da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineers):

  • A de retorno e extração quadrada ER5-3
  • A de retorno e extração circular ED5-3








CYPETHERM HVAC. Vista em planta dos limites do edifício. Pulse para ampliar la imagen' t



Vista em planta dos limites do edifício

Quando se importa um modelo IFC, no separador Plantas visualiza-se, para além dos compartimentos em planta, os limites do edifício. Ou seja, numa planta representa-se através de uma linha fina o contorno dessa mesma planta e os ductos inferiores que ali chegam.

Em versões anteriores, para visualizar estes ductos era necessário definir um espaço fictício para cada um deles.







Voltar à área de descarga da versão 2017

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.