Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2017.j
Descarregar actualização da versão 2017.f

Novos programas

AcoubatBIM by CYPE

Novos programas. CYPELUX LEED. Pulse para ampliar la imagen' t

AcoubatBIM by CYPE é uma ferramenta desenvolvida pela CYPE e o organismo francês CSTB (Centre Scientifique et Technique du Bâtiment) cujo objetivo é ajudar o utilizador a estudar o isolamento e condicionamento acústico de edifícios. Efetua o cálculo dos índices que avaliam o isolamento a sons aéreos (interior e exterior), o isolamento a sons de percussão e o tempo de reverberação nos compartimentos interiores, conforme o procedimento indicado na norma EN ISO 12354:2017.

Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC.

Na sua primeira versão AcoubatBIM by CYPE, está presente na instalação dos programas da CYPE em francês e em inglês. Em próximas versões será implementado em outros idiomas.

Mais informação sobre AcoubatBIM by CYPE em francês. Em breve existirá mais informação sobre AcoubatBIM by CYPE em inglês.

 

 

 

Novos programas. CYPELUX LEED. Pulse para ampliar la imagen' t


CYPELUX LEED

CYPELUX LEED é uma aplicação concebida para ajudar o utilizador, a cumprir os requisitos de Qualidade do Ambiente Interior relacionado com a luz natural conforme a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Desing). Assim, o programa verifica o LEED v4.0 IEQ CREDIT 8.1 através da opção 2 (Simulação: Cálculos de iluminância). Para poder realizar este cálculo, será necessário importar um modelo BIM que contenha, no mínimo, a informação geométrica do edifício.

Na página de CYPELUX LEED dispõe de mais informação sobre este programa da CYPE.







Implementação de norma e melhorias na sua aplicação

Estruturas de betão

ABNT NBR 6118:2014 (Brasil)

Norma Brasileira ABNT NBR 6118 (2014). Projeto de estruturas de concreto - Procedimento.

Implementada nos programas Muros em consola de betão armado e Contenção periférica. Esta norma já estava implementada no CYPECAD, CYPE 3D e outros programas da CYPE.

Ações nas estruturas. Sismo

Método Geral. Corte basal e reorganização do painel

Implementação de norma e melhorias na sua aplicação. Ações nas estruturas. Sismo. Pulse para ampliar la imagen' t

Implementa-se a "Verificação da condição de corte basal" na "Análise modal espectral" do "Método geral de cálculo sísmico". Esta verificação é opcional e implementa-se do mesmo modo que as existentes em versões anteriores, para as normas em vigor.

Acrescentou-se o ponto "Estimação do período fundamental da estrutura" para que o utilizador indique de modo aproximado o seu valor na direção "X" e "Y". Este dado utiliza-se na verificação do corte basal.

Na parte inferior do painel, acrescenta-se também o ponto "Verificação da condição de corte basal" onde o utilizador pode selecionar três opções:

  • Não realizar a correção de corte basal estático
  • Especificar a percentagem de corte basal estático
  • Especificar os fatores de modificação

Todos os pontos dispõem de botões de ajuda que dão informação das diferentes opções.

Em termos gerais, reorganizou-se o painel de dados da "Análise modal espectral" do "Método geral" de análise sísmica, acrescentou-se o campo "Fator de excentricidade" e desdobrou-se o dado de "Ductilidade" nas direções "X" e "Y".





Novidades de ambiente comuns a vários programas


Novidades de ambiente comuns a vários programas.Janela inicial. Pulse para ampliar la imagen' t

Janela inicial

A partir da versão 2017.j, quando se entra nos programas da CYPE (exceto Arquimedes e Geradores de orçamentos), já não se acede diretamente à última obra aberta. Agora aparece uma janela inicial onde é possível:

  • Criar uma obra nova
  • Procurar obras
  • Selecionar alguma das obras recentemente abertas
  • Selecionar documentos de ajuda do programa (Manual, Novidades, etc…)




Menus flutuantes de ferramentas

Novidades de ambiente comuns a vários programas. Menus flutuantes de ferramentas. Pulse para ampliar la imagen' t

Novidades de ambiente comuns a vários programas. Menus flutuantes de ferramentas. Pulse para ampliar la imagen' t

Na barra de ferramentas de alguns dos programas da CYPE (para já no CYPETHERM HVAC e no StruBIM Foundations), os ícones que incluem várias ferramentas desdobram-se em menus flutuantes, que podem colocar-se em qualquer lugar do ecrã.



Estes menus flutuantes podem fixar-se no ecrã selecionando o ícone situado no canto superior direito desses mesmos menus ( Fixado, Não fixado), de modo que não desapareçam quando se ativa outro grupo de ferramentas ou quando se volta a entrar no programa.



Para além disso, os menus flutuantes podem ter três tipos de apresentações diferentes que se modificam ao premir no ícone localizado no canto superior esquerdo:



  • Horizontal com ícones grandes

  • Vertical com ícones grandes

  • Vertical com ícones pequenos e textos descritivos das ferramentas


Os menus flutuantes também podem aderir-se à área lateral de trabalho tomando o aspeto de barras de ferramentas.

 

Novidades de ambiente comuns a vários programas. Menus flutuantes de ferramentas. Pulse para ampliar la imagen' t  Novidades de ambiente comuns a vários programas. Menus flutuantes de ferramentas. Pulse para ampliar la imagen' t

Novidades de ambiente comuns a vários programas. Menus flutuantes de ferramentas. Pulse para ampliar la imagen' t  Novidades de ambiente comuns a vários programas. Menus flutuantes de ferramentas. Pulse para ampliar la imagen' t

 

Todas estas possibilidades permitem ao utilizador uma personalização da distribuição das diferentes ferramentas, para que possa aceder com maior rapidez às que utiliza com maior frequência.



CYPECAD

CYPECAD. Biblioteca de betões de utilizador. Pulse para ampliar la imagen' t

Biblioteca de betões de utilizador

A partir da versão 2017.j é possível definir betões cujas propriedades sejam definidas pelo utilizador.

A partir do diálogo "Dados obra" (menu "Obra"> "Dados obra") pode aceder à biblioteca de betões.

Para além dos betões estabelecidos pela norma, os betões definidos pelo utilizador podem ser atribuídos aos elementos de betão armado.


CYPECAD. Biblioteca de betões de utilizador. Pulse para ampliar la imagen' t



CYPELUX, CYPELUX EN, CYPELUX CTE, CYPELUX RECS e CYPELUX LEED. Gestão de layers. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPELUX, CYPELUX EN, CYPELUX CTE, CYPELUX RECS e CYPELUX LEED. Visualização da laje superior. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPELUX, CYPELUX EN, CYPELUX CTE, CYPELUX RECS e CYPELUX LEED

Gestão de layers

Implementou-se a opção "Gestão de layers" no grupo "Visualização" da barra de ferramentas do programa. Esta opção mostra um painel, a partir do qual é possível indicar os elementos do edifício que se deseja visualizar sobre as plantas da obra.



Visualização da laje superior

A partir da versão 2017.j, CYPELUX mostra em cada planta as lajes da planta superior, sempre que a obra se encontra vinculada a um modelo BIM arquitetónico. Desta forma, o utilizador pode identificar de forma simples a existência de aberturas, o que facilita a introdução de luminárias no teto.


A visualização da laje superior pode ser desativada a partir da "Gestão de layers" do programa.








CYPELUX, CYPELUX EN, CYPELUX CTE, CYPELUX RECS. Painel de luz diurna. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPELUX, CYPELUX EN, CYPELUX CTE, CYPELUX RECS





Painel de luz diurna



A partir da versão 2017.j, a configuração de cálculo da iluminação natural, definida a partir da opção Luz diurna da barra de ferramentas, pode guardar-se em biblioteca com o objetivo de ser utilizada em projetos posteriores.











CYPEFIRE Sprinklers

Novos tipos de sprinklers

CYPEFIRE Sprinklers. Novos tipos de sprinklers. Pulse para ampliar la imagen' t

A partir da versão 2017.j inclui-se a característica "tipo de resposta" nos sprinklers, assim como duas novas tipologias de sprinklers:

  • Residential sprinklers
    É um tipo de sprinkler de resposta rápida que se utiliza especificamente para unidades de utilização do tipo habitação, quartos de hotel, quartos de hospital, etc.
  • Standard sidewall sprinklers
    É como o sprinklers do tipo standard (cuja resposta pode ser rápida ou standard), mas utiliza-se nos casos em que existe uma parede próxima. O seu deflector possui um desenho especial para descarregar a água longe da parede.

Salienta-se que o tipo de sprinkler "Residential sprinkler" não tem o fator K de descarga normalizado, e que as verificações de áreas protegidas e distâncias máximas devem estar de acordo com as especificações do fabricante. O programa realizará a verificação de máximos, que não devem superar-se em nenhum caso.

CYPEFIRE Sprinklers. Opções de cálculo. Pulse para ampliar la imagen' t

Opções de cálculo

No grupo de ferramentas "Projecto", inclui-se o botão "Opções" que abre um diálogo onde o utilizador pode indicar a utilização de diferentes tipos de sprinklers em função do tipo de risco. Além disso, também se visualiza o tipo de sistema utilizado na instalação, "Sistema húmido".

Em próximas versões serão acrescentadas novas opções de cálculo como: "Tipo de cálculo (Hazen-Williams ou Darcy-Weisbach)", "Precisão do cálculo", "Peso específico do fluido", etc.















Consultar verificações dos sprinklers

A versão 2017.j inclui uma listagem individual de verificação dos sprinklers. Agora, é possível obter uma listagem com as verificações que se realizam em cada sprinkler.



Esta listagem pode obter-se quer para os sprinklers de tipologia Standard sprinkler que já existiam no programa em versões anteriores, como para as novas tipologias introduzidas no programa Residential sprinkler e Standard sidewall sprinkler.







CYPEFIRE Sprinklers. Geometria 3D. Pulse para ampliar la imagen' t

Geometria 3D

A partir da versão 2017.j possibilita-se a utilização e a edição de tubagens verticais. Agora no CYPEFIRE Sprinklers podem-se editar as tubagens verticais que conectam os elementos à instalação para definir diferentes alturas.

Por exemplo, pode-se colocar um sprinkler a uma altura diferente à da instalação, através da edição dos dados da tubagem vertical.


CYPEFIRE Sprinklers. Geometria 3D. Pulse para ampliar la imagen' t


CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus

Edição das curvas de comportamento dos equipamentos de produção de água quente e fria

A partir da versão 2017.j possibilita-se a utilização e a edição das seguintes tubagens verticais:

  • A tubagem vertical de alimentação que faz a ligação à rede pública (ou ao grupo de pressão) com a instalação de sprinklers em cada planta.
  • Editar o desnível dos sprinklers relativamente ao plano da instalação.

Está-se a trabalhar na geometria 3D do programa para que em próximas versões seja possível, por exemplo, a edição de montantes, tubagens verticais dentro da mesma planta, etc.


CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Edição das curvas de comportamento dos equipamentos de produção de água quente e fria. Pulse para ampliar la imagen' t


CYPETHERM HVAC. Aerotermia. Sistema Estía da Toshiba. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPETHERM HVAC

Aerotermia. Sistema Estía da Toshiba

A aerotermia é um sistema bomba de calor que produz água quente para aquecimento e AQS, com possibilidade de inversão do ciclo para frio.



A versão 2017.j do CYPETHERM HVAC incorpora o sistema Estía, sistema de aerotermia da Toshiba. Estía é um sistema que contempla uma unidade interior e outra exterior, e um possível acumulador de AQS. É possível incluir este sistema a partir do esquema de princípio, ou diretamente no desenho da planta.



No painel corrige-se a potência que oferece o equipamento devido às condições exteriores e à temperatura de impulsão. Além disso, verifica-se que o comprimento de tubagem não excede o máximo permitido, lê-se os desníveis entre a interior e a exterior, e verifica-se que não supere o máximo permitido, que a temperatura de impulsão da água se encontra dentro do intervalo de trabalho da máquina.





Representação em planta de unidades interiores da Toshiba

CYPETHERM HVAC. Representação em planta de unidades interiores da Toshiba. Pulse para ampliar la imagen' t

Foi melhorado o desenho em planta das unidades interiores da Toshiba. Para além disso, o espaço necessário de instalação e manutenção foi delimitado através de uma linha de pontos.

Uniões de condutas

Acrescentaram-se duas novas uniões da ASHRAE, para bifurcações em cruz, ambas de impulsão: uma circular com o código SD5-24 e outra quadrada com o código SR5-21.


CYPETHERM HVAC. Uniões de condutas. Pulse para ampliar la imagen' t

Verificação da temperatura de dimensionamento dos compartimentos

CYPETHERM HVAC. Verificação da temperatura de dimensionamento dos compartimentos. Pulse para ampliar la imagen' t

Nos tipos de compartimento, define-se a temperatura de dimensionamento para aquecimento e arrefecimento. Se desmarcar o "check" arrefecimento ou aquecimento, implica que nesse compartimento, não se vai verificar se a carga térmica de arrefecimento ou aquecimento será coberta.

Na obra exemplo "Residential Buiding" que vem com o programa, foi projetado um equipamento de aerotermia com radiadores e piso radiante para cobrir unicamente as cargas de aquecimento. Portanto, o check de arrefecimento estará desmarcado e não se mostrará nenhuma advertência.

CYPETHERM HVAC. Verificação da temperatura de dimensionamento dos compartimentos. Pulse para ampliar la imagen' t

Cotas e ferramenta para medir

Foram incluídas três novas ferramentas para medir e cotar no separador "Plantas":

  • Nova cota
  • Eliminar cota
  • Medir comprimentos sobre o desenho

Arquimedes

Orçamento e medição de modelos de Revit

Arquimedes. Extração de medições dos ficheiros IFC vinculados a um projeto de Revit. Pulse para ampliar la imagen' t

Arquimedes. Extração de medições dos ficheiros IFC vinculados a um projeto de Revit. Pulse para ampliar la imagen' t

Arquimedes. Extração de medições dos ficheiros IFC vinculados a um projeto de Revit. Pulse para ampliar la imagen' t

Extração de medições dos ficheiros IFC vinculados a um projeto de Revit

A partir da versão 2017.j o módulo de Arquimedes (suplemento de Arquimedes para Revit) Orçamento e medição de modelos de Revit permite extrair as medições dos ficheiros IFC vinculados a um projeto de Revit. Deste modo, é possível fazer a medição global de um projeto Open BIM composto por um modelo de Revit e diferentes ficheiros IFC associados a cada disciplina, como estrutura, iluminação, eletricidade, climatização, incêndio, etc.



Em versões anteriores, com o suplemento Orçamento e medição de modelos de Revit, Arquimedes só podia extrair as medições das entidades próprias de Revit e não podia extrair as dos ficheiros IFC vinculados a um projeto de Revit.



Com esta melhoria, no momento de se proceder a extrair as medições de um modelo de Revit através da utilização do suplemento "Orçamento e medição de modelos de Revit", quer se opte por utilizar a opção Vincular com obra do Arquimedes ou Gerar ficheiro de extração de medições, será criado um ficheiro MCSV com a informação do modelo principal e outro por cada IFC vinculado ao projeto.



Uma vez no Arquimedes, após se ter vinculado a obra de Revit a um orçamento, seja de forma direta ou utilizando a opção do menu "Arquivo> Conexão com Revit> Importar ficheiro de extração de medições de Revit", podem-se aplicar filtros para gerir a visualização e medição da informação contida no projeto BIM. Esta opção localiza-se na janela "Atribuição de artigos e extração de medições" e está representada através do botão .



O diálogo Filtros de medições permite nesta versão marcar as Categorias que se pretendem mostrar no diálogo "Atribuição de artigos e extração de medições" por meio das caixas de seleção da coluna "Mostrar". Por outro lado, a coluna "Medir" vai permitir marcar aquelas Categorias, Fases e Níveis que se querem medir ao premir o botão "Extração de medições". Na parte inferior do diálogo, permite do mesmo modo, ativar ou desativar a visualização e medição das entidades associadas a cada ficheiro IFC vinculados ao modelo principal, conseguindo assim identificar a informação contida em cada modelo e ajustar a visualização e a medição destes.



Desta forma, o programa permite gerir a medição de todas as entidades e materiais associados ao conjunto de modelos que formam um projeto Open BIM de Revit a partir de um único lugar.

Gerador de preços

Equipamentos de ar condicionado de SAUNIER DUVAL

A versão 2017.j do Gerador de preços incorpora uma ampla gama de equipamentos de ar condicionado do fabricante SAUNIER DUVAL: sistema ar-ar ou de expansão direta, das gamas doméstica e comercial, de alta eficiência e baixo nível sonoro.

Voltar à área de descarga da versão 2017

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.