A partir da versão 2018.b a conexão ao BIMserver.center dos programas CYPE, vinculados ao fluxo de trabalho Open BIM, realiza-se com um botão implementado na parte superior direita da área de trabalho. Este botão apresenta o nome do utilizador que está conectado.
O novo botão mostrará o texto “Conectar” se o utilizador não ter criado um projeto vinculado na plataforma BIMservercenter ou se por algum motivo perdeu a conexão.
Na versão 2018.b de "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" inclui-se a possibilidade de modelar os sistemas de ventilação secundária e terciária das várias redes de drenagem de águas. Para as configurações predefinidas de cumprimento regulamentar de Espanha (CTE DB HS5), Portugal (RGSPPDADAR), Brasil (NBR 8160:1999 e NBR 10844:1989) e para a configuração predefinida da norma EN 12056, o programa inclui a possibilidade de importar as redes de ventilação secundária e terciária definidas nas referidas normas.
Os sistemas de ventilação podem também organizar-se em layers e gerir-se em 2D ou 3D. Os referidos sistemas adicionam-se às listagens de resultados e verificações, e à listagem de medições com a possibilidade de exportação para FIEBDC-3.
O dimensionamento dos sistemas de ventilação pode realizar-se por cálculo hidráulico ou por tabelas, tal como sucede na restante instalação de drenagem.
Na versão 2018.a foi implementada a possibilidade de definir sistemas Multisplit da TOSHIBA. Estes sistemas podiam constar de uma unidade exterior e entre 2 a 5 unidades interiores (cassete, conduta, de parede ou de solo).
Agora, na versão 2018.b incluem-se os Split 1x1 da TOSHIBA, que constam de uma unidade exterior e uma unidade interior (de parede ou de solo).
O procedimento de modelação é similar ao que se utiliza para os sistemas Multisplit incluídos na versão anterior. Para os sistemas Split 1x1, no separador "Plantas", o utilizador coloca a unidade interior (de parede ou de solo) num compartimento e a unidade exterior na fachada ou cobertura do edifício. Ao contrário dos sistemas Multisplit, no separador "Esquemas de princípio" colocam-se as duas unidades do sistema Split 1x1 conjuntamente, que aparecem já unidas através de tubagens de refrigerante.
Ao dimensionar o programa verifica, de forma automática, os conjuntos de unidades interiores e exteriores dispostos, assim como o diâmetro das tubagens.
Relativamente aos resultados o programa gera, para além dos desenhos, um relatório de cálculo do sistema, assim como a medição.
Recorde que, para que o CYPETHERM HVAC possa dimensionar um sistema Multisplit ou um sistema Split 1x1 da TOSHIBA é necessário que a licencia disponha do módulo “Sistemas de expansão directa”.