Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2018.c
Descarregar actualização da versão 2018

ÍNDICE





Descarga de programas na plataforma BIMserver.center. Pulse para ampliar la imagen' t

Descarga de programas na plataforma BIMserver.center


Os programas CYPELEC Networks, CYPEFIRE Design , StruBIM Analysis, StruBIM Design, StruBIM Foundations já estão disponíveis para a sua descarga na plataforma BIMserver.center.













Novo programa

CYPEFIRE Design (grupo MEP)

Novo programa. CYPEFIRE Design (grupo MEP). Pulse para ampliar la imagen' t

CYPEFIRE Design é um programa concebido para ajudar o projetista durante o processo de dimensionamento e verificação das características do edifício e das instalações de proteção contra incêndios.

CYPEFIRE Design está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.

Na sua primeira versão, CYPEFIRE Design permite o desenho e cálculo de instalações de proteção contra incêndios, que cumpram com a norma marroquina “Règlement de sécurité contre les risques d’incendie et de panique dans les constructions” na qual é possível a edição dos limites normativos.

Nas próximas versões serão acrescentadas normas de outros países (também com edição dos limites normativos) e a possibilidade de definir configurações personalizadas de cálculo que permitam a verificação de normas não incluídas previamente no programa.

A interface gráfica permite criar e editar rapidamente as principais características de um projeto de proteção contra incêndios (Compartimentação de sectores, limitação da propagação exterior, meios de evacuação dos ocupantes, instalações de proteção, acesso aos bombeiros, etc.).

CYPEFIRE Design está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC.

Mais informação na página CYPEFIRE Design.

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação. Ações nas estruturas. Sismo. IS 1893 (Part 1): 2016 (Índia). Pulse para ampliar la imagen' t

Ações nas estruturas. Sismo


IS 1893 (Part 1): 2016 (Índia)


CRITERIA FOR EARTHQUAKE RESISTANT DESIGN OF STRUCTURES. Part 1 General Provisions and Buildings.


Implementada no CYPECAD e no CYPE 3D.







NSR-10 (Colômbia)

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação. Ações nas estruturas. Sismo. NSR-10 (Colômbia). Pulse para ampliar la imagen' t

O Decreto 945 de 5 de junho de 2017 publicado pelo Ministerio de Vivienda, Ciudad y Territorio de la República de Colômbia modifica parcialmente o "Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente NSR-10".

Na versão 2018.c dos programas da CYPE foram implementadas as alterações indicadas neste decreto que afetam os programas CYPECAD e CYPE 3D. Essas alterações consistem na possibilidade de seleção de determinados municípios que foram omitidos anteriormente no Regulamento NSR-10.

Os municípios acrescentados são: Norosí (Bolívar), Guachené (Cauca), San José de Uré (Córdoba), Tuchín (Córdoba), Nariño (Nariño) e Coveñas (Sucre).








CYPECAD.Capturas nos extremos de cabos de pós-tensão. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPECAD

Capturas nos extremos de cabos de pós-tensão

Foram implementados novos pontos de captura durante a introdução de cabos de pós-tensão. Em versões anteriores, quando se introduzia um cabo que atravessava um ou vários panos de lajes, só era possível capturar os bordos das vigas exteriores. Com esta melhoria é possível capturar as interseções com vigas interiores de laje.







CYPECAD. Vincular obra com modelo BIM. Pulse para ampliar la imagen' t

Vincular obra com modelo BIM

A partir da versão 2018.c, é possível importar um modelo BIM num projeto de CYPECAD já iniciado, desde que não se tenha definido plantas novas. Esta melhoria permite vincular-se com obras vazias nas quais previamente se tenha configurado as opções de ‘Dados obra’.

O botão "Importar" aparecerá ativo no separador "Entrada de pilares" quando na obra não se tenha criado nenhuma planta.









CYPECAD. Listagem de verificações de punçoamento. Pulse para ampliar la imagen' t

Listagem de verificações de punçoamento

Foi implementada a listagem "Verificações de punçoamento". Esta listagem mostra de forma resumida as verificações de punçoamento realizadas, dos pilares que se selecionam.

CYPECAD. Listagem de verificações de punçoamento. Pulse para ampliar la imagen' t    CYPECAD. Listagem de verificações de punçoamento. Pulse para ampliar la imagen' t



Captura de polígonos em secções de pilares genéricos

Foram implementadas duas novas ferramentas no editor de secções genéricas de pilares, uma para capturar secções e outra para capturar aberturas de máscaras DXF ou DWG. Em ambas capturam-se polígonos fechados.



CYPECAD. Captura de polígonos em secções de pilares genéricos. Pulse para ampliar la imagen' t    CYPECAD. Captura de polígonos em secções de pilares genéricos. Pulse para ampliar la imagen' t



CYPETHERM REH

Implementação dos sistemas de aerotermia. Despacho n.º3777/2017

Implementou-se no programa a eficiência sazonal COP/dia para os sistemas de aerotermia.

Atualizou-se o motor de cálculo para se ter em conta, o ganho como energia renovável por parte de sistemas de aerotermia com um SCOP superior a 2.5.

CYPETHERM REH. Implementação dos sistemas de aerotermia. Despacho n.º3777/2017. Pulse para ampliar la imagen' t



Atualização da exportação para XML do portal da ADENE para a v2.4

Atualizou-se o mecanismo de exportação para XML do portal da ADENE para a versão v2.4.



CYPEPLUMBING Sanitary Systems

NTC 1500. Código Colombiano de Fontanería

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. NTC 1500. Código Colombiano de Fontanería. Pulse para ampliar la imagen' t

Acrescentou-se o Código Colombiano de Fontanería, NTC 1500, à coleção de normas que CYPEPLUMBING Sanitary Systems dispõe para desenhar e calcular instalações de drenagem de águas residuais e pluviais.

Portanto, a partir da versão 2018.c, para além da configuração personalizada de cálculo que permite estabelecer valores para o dimensionamento com prescrições de carácter técnico pessoal ou de qualquer norma, CYPEPLUMBING Sanitary Systems inclui, como prescrições predefinidas, as das seguintes normas:

  • CTE DB HS5 (Espanha)
  • NBR 8160:1999 e NBR 10844:1989 (Brasil)
  • NTC 1500 (Colômbia)
  • RGSPPDADAR (Portugal)
  • EN 12056 (European Norm)


Unidades de medida

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Unidades de medida. Pulse para ampliar la imagen' t

A partir da versão 2018.c, quando se seleciona um país para selecionar a norma com a qual se vai realizar o dimensionamento e verificação da instalação de drenagem de águas residuais e pluviais, o programa seleciona automaticamente as unidades de medida utilizadas nessa norma.

No diálogo "Opções gerais", foi implementado um novo botão que abre o painel "Unidades" a partir do qual podem-se editar as unidades de medida e o número de decimais das magnitudes que se utilizam no programa.

O diálogo "Unidades" é o mesmo que aparece em versões anteriores com a opção "Unidades" do menu desdobrável que surge ao selecionar o ícone em forma de globo terrestre que está no canto superior direito do ecrã do programa. Agora, este diálogo de edição de unidades é mais acessível a partir do menu "Opções gerais".





CYPEGAS

CYPEGAS. Critérios de simultaneidade. Pulse para ampliar la imagen' t





Critérios de simultaneidade

Na sua primeira versão, o utilizador podia aplicar a simultaneidade em função do número de utilizadores. A partir da versão 2018.c, acrescentaram-se mais dois critérios para a aplicação da simultaneidade:

  • Em função do número de pontos de consumo.

  • Mediante fórmula.












Edição de critérios para o dimensionamento de depósitos de GPL

A versão 2018.c permite a edição dos critérios de dimensionamento de depósitos de GPL.



CYPEGAS. Edição de critérios para o dimensionamento de depósitos de GPL. Pulse para ampliar la imagen' t



CYPEGAS. Bocas de carga deslocadas para depósitos de GPL. Pulse para ampliar la imagen' t







Bocas de carga deslocadas para depósitos de GPL

A partir da versão 2018.c, é possível introduzir bocas de carga deslocadas para depósitos de GLP.









Fornecimento da instalação com bateria de garrafas de GPL

Acrescentou-se a possibilidade de definir como fornecimento da instalação uma bateria de garrafas de GPL. Na imagem, pode-se visualizar o diálogo de edição do catálogo de baterias de garrafas de GPL (que depende da norma selecionada), as opções de dimensionamento, verificação e introdução em planta da bateria selecionada.



CYPEGAS. Fornecimento da instalação com bateria de garrafas de GPL. Pulse para ampliar la imagen' t



CYPEGAS. Edição de dados climáticos. Pulse para ampliar la imagen' t





Edição de dados climáticos

Foi implementado o painel "Dados climáticos", onde é possível editar os dados climáticos que afetam o cálculo do consumo total de gás da instalação e o dimensionamento dos depósitos. Neste painel é possível definir um fator de majoração ou minoração do consumo.







CYPEGAS. Reguladores em linha e conjuntos de regulação. Pulse para ampliar la imagen' t





Reguladores em linha e conjuntos de regulação

Foi implementada a introdução de reguladores em linha ou conjuntos de regulação com a possibilidade de edição das suas respetivas características geométricas e técnicas.










CYPESOUND. Opções gerais. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPESOUND

Opções gerais

No painel "Parâmetros gerais" agrupou-se toda a informação referente às opções de cálculo e os limites dos índices acústicos a utilizar.

Com esta implementação agora é possível criar diversos requisitos acústicos, por exemplo com base em diferentes normas nacionais, e guardar esta informação com o objetivo de utilizar posteriormente em outras obras.











CYPESOUND. Agrupamento de fachadas. Pulse para ampliar la imagen' t

Agrupamento de fachadas

Acrescentou-se a opção "Agrupamento de fachadas" no painel "Opções de cálculo" do CYPESOUND.

Com esta opção, o utilizador pode configurar a forma como deseja verificar o isolamento a sons aéreos exteriores. Para além da análise individual de cada parede exterior, que se realizava até este momento, agora é possível combinar todas as paredes exteriores e verificar o isolamento da envolvente total de cada compartimento. O programa também permite agrupar as paredes contíguas que partilham uma mesma orientação e assim determinar o isolamento destes elementos combinados. Por último, existe a possibilidade de agrupar as paredes em função da sua tipologia (fachada, cobertura ou consola) e calcular cada grupo de separadores.



CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus

Aerotermia. Sistema Estía da TOSHIBA

A aerotermia é um sistema bomba de calor que produz água quente para aquecimento e AQS, com possibilidade de inversão de ciclo para frio. Na versão 2018.c, os programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlusTM (CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus) são capazes de simular este sistema de climatização baseando-se nas suas curvas de comportamento, e incorporam o catálogo do sistema Estía da TOSHIBA.

CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Introdução dos sistemas Estía da TOSHIBA. Pulse para ampliar la imagen' t















CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Introdução dos sistemas Estía da TOSHIBA. Pulse para ampliar la imagen' t

Introdução dos sistemas Estía da TOSHIBA

Quando se seleciona a secção "Sistemas de climatização", localizada no esquema em árvore do separador "Edifício" (à esquerda do ecrã), aparece o separador Aerotermia na secção "Sistemas" (centro do ecrã). Aqui, o utilizador pode acrescentar e definir os sistemas deste tipo que pretender definir na obra. No painel pode selecionar entre os distintos modelos de unidades exteriores e interiores do sistema Estía da TOSHIBA e selecionar se o sistema se utilizará só para aquecimento ou também para arrefecimento. Além disso, o utilizador deve especificar as condições de temperatura de trabalho da sua instalação e o seu modo de funcionamento durante o ano.

Os sistemas de aerotermia podem-se conectar às unidades terminais de tipo "Terminal de aquecimento radiante de baixa temperatura" (só aquecimento), implementadas também nesta versão ; e as de tipo "Fan-coil" (aquecimento e arrefecimento). No painel destas últimas, o utilizador deve especificar se deseja conectar o Fan-coil a uma distribuição de água convencional, como até agora, ou a um sistema de aerotermia. Dentro da mesma zona térmica é possível definir um qualquer número de unidades terminais associadas a sistemas de aerotermia. Na simulação, EnergyPlusTM utilizará sequencialmente as unidades terminais que se encontram dentro de uma mesma zona, pela ordem definida na lista Unidades terminais.

Além disso, o sistema de aerotermia pode utilizar-se para a produção de AQS. Para isso, o utilizador deve defini-lo na secção “Sistemas de AQS” localizada no esquema em árvore do separador "Edifício". Se o utilizador desejar utilizar o mesmo sistema de aerotermia para climatização e para AQS, deve selecionar o mesmo modelo de unidade exterior em ambas janelas.



Fluxo de trabalho Open BIM.
Importação de equipamentos de aerotermia "Estía" da TOSHIBA a partir de ficheiros IFC

Os equipamentos de aerotermia Estía da TOSHIBA definidos no CYPETHERM HVAC podem ser importados diretamente nos programas CYPETHERM com motor EnergyPlusTM (CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus) através da conexão Open BIM através do standard IFC.







CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Terminal de aquecimento radiante de baixa temperatura. Pulse para ampliar la imagen' t

Terminal de aquecimento radiante de baixa temperatura

Quando se seleciona a secção "Sistemas de climatização" (esquema em árvore no separador "Edifício"), na janela "Unidade terminal", o "Terminal de aquecimento radiante" foi dividido em distintos tipos: Elétrico, Alta temperatura (> 60ºC) e Baixa temperatura (< 60ºC).



Até agora, para estes terminais, o utilizador podia selecionar entre os tipos "Elétrico" e "Água quente". A partir da versão 2018.c, o tipo "Água quente" divide-se nos tipos "Alta temperatura (> 60ºC)" e "Baixa temperatura (< 60ºC)".



A nova tipologia “Baixa temperatura (< 60ºC)” é mais adequada para simular sistemas como os de piso radiante, os radiadores que trabalham com água a menos de 60ºC. Na versão 2018.c, o terminal de aquecimento radiante de baixa temperatura é compatível só com o Sistema de aerotermia (implementado também nesta versão).





CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Condições de dimensionamento dos sistemas de climatização. Pulse para ampliar la imagen' t

Condições de dimensionamento dos sistemas de climatização

Na janela Zona (aparece quando se seleciona uma Zona no esquema em árvore do separador "Edifício") acrescentou-se o ponto Sistemas de climatização. Este ponto recolhe num único painel, as condições de dimensionamento dos sistemas de climatização que anteriormente se definiam nos painéis de cada uma das unidades terminais.

No novo painel, o utilizador pode especificar a temperatura (ou diferença de temperaturas) de dimensionamento do ar de impulsão da zona, quer para aquecimento como para arrefecimento. Também se define um fator de escala para cada modo (aquecimento e arrefecimento), que se aplicará aos caudais e cargas de dimensionamento da zona calculados pelo EnergyPlusTM.





Arquimedes

Arquimedes. Orçamento e medição de modelos de Revit. Atribuição de artigos por notas chave. Pulse para ampliar la imagen' t

Orçamento e medição de modelos de Revit

Atribuição de artigos por notas chave

Se forem definidas no modelo Revit Notas chave com códigos de artigos (com o objetivo de atribuir a um artigo um tipo do modelo do Revit), na primeira vez que se vincula o modelo de Revit com uma obra de Arquimedes, pergunta-se pela origem da cópia de artigos e capítulos inexistentes. Assim, após importar o modelo do Revit, os Tipos que dispõem de uma Nota chave localizável na obra do Arquimedes (ou em base de dados referenciada ou associadas à obra do Arquimedes) serão atribuídos ao artigo indicado na Nota chave.

O botão Atribuição de artigos por notas chave permite atribuir a um artigo um Tipo do modelo do Revit definido numa Nota chave, se já tiver sido realizado o processo de vinculação entre o modelo do Revit e a obra do Arquimedes.





Arquimedes. Planilhas de listagem. Desvio do orçamento em artigos (Quantidade teórica). Pulse para ampliar la imagen' t

Planilhas de listagem

Desvio do orçamento em artigos (Quantidade teórica)

Foi implementada a planilha de listagem "Desvio do orçamento em artigos (Quantidade teórica)" (pl_cb007c.pla) dentro do tipo "Controle de obra". Esta planilha permite comparar a quantidade teórica com a quantidade executada e o preço de referência com o preço médio de execução em unitários. Pode-se ver assim o desvio entre o preço de referência no controle de obra e o preço de execução.







Voltar à área de descarga da versão 2018

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.