Os programas AcoubatBIM by CYPE, CYPEPLUMBING Sanitary Systems, CYPEGAS, CYPEFIRE Sprinklers e CYPEFIRE CTE, estão disponíveis para descarga na plataforma BIMserver.center.
Estes programas também estão disponíveis no menu geral dos programas da CYPE, os quais se instalam após download a realizar na área de descarga da web da CYPE.
Os programas da CYPE que se descarregam a partir da plataforma BIMserver.center podem necessitar de códigos para utilização profissional, da mesma forma que acontece com os programas que se descarregam a partir da área de descarga da Web da CYPE. Inclusive em ambos os sítios pode-se realizar a descarga do mesmo programa. Todavia, os códigos de utilização adquiridos a partir da plataforma BIMserver.center (que só se gravam no perfil do utilizador) são independentes dos gravados nas chaves eletrónicas (local ou de rede) e licenças eletrónicas que dão acesso aos programas descarregados a partir da Web da CYPE.
Para que um utilizador possa fazer uso dos códigos gravados na sua "chave eletrónica" ou na sua "licença eletrónica", com os programas descarregados da plataforma BIMserver.center, foi implementada a opção Guardar a minha licença em BIMserver.center.
Esta opção encontra-se no painel "Códigos" o qual se pode aceder a partir do botão referenciado com o número de licença. O número de licença encontra-se no menu dos programas da CYPE ou no painel "Acerca de ..." (que se seleciona na "Ajuda" ou no ícone Globo terrestre localizado no canto superior direito dos programas da CYPE).
Para exportar os códigos, deve estar conectado à sua conta do BIMserver.center. Se não estiver, quando selecionar o botão "Guardar a minha licença em BIMserver.center" surgirá um painel para realizar a conexão.
Os códigos gravados numa chave eletrónica de rede, não se podem exportar para a plataforma BIMserver.center.
Uma vez exportados os códigos das chaves eletrónicas locais ou das licenças eletrónicas, os números de licença exportados aparecerão no perfil de utilizador do "BIMserver.center" juntamente com os módulos adquiridos na plataforma.
Em versões anteriores, no CYPE 3D implementou-se o cálculo de esforços em placas planas (elementos planos bidimensionais de espessura constante) de betão, aço laminado, aço enformado, alumínio ou material genérico. Não obstante, estas placas não se podiam introduzir ou importar nas Estruturas 3D integradas do CYPECAD.
A partir da versão 2018.d, as "Estruturas 3D integradas do CYPECAD" permitem a definição de placas planas, introduzindo-as desde a própria aplicação ou importando estruturas do CYPE 3D que contenham placas. O modo de funcionamento é igual que no CYPE 3D. A única situação a ter em conta nas placas das "Estruturas 3D integradas do CYPECAD" situa-se na conexão à estrutura do CYPECAD: As placas só se conectam à estrutura do CYPECAD através de nós de conexão. Portanto, os graus de liberdade correspondentes aos pontos interiores das arestas não se conectam com a estrutura do CYPECAD. Se necessita conectar a aresta de uma placa com a estrutura do CYPECAD, deve introduzir-se um número suficiente de conexões que dividam a aresta e que garantem a correção do modelo.
Acrescentou-se o Código de edificación de vivienda - Capítulo 42 - Drenaje sanitario (México), à biblioteca de normas que CYPEPLUMBING Sanitary Systems dispõe para conceber e calcular instalações de drenagem de águas residuais (sección 4201 - Drenaje sanitario) e pluviais (sección 4204 - Drenajes pluviales).
No diálogo de seleção desta norma o utilizador pode selecionar entre realizar um cálculo hidráulico ou um dimensionamento através das tabelas por unidades de descarga, áreas ou de caudais especificados na norma.
Acrescentou-se a norma IPC (International Plumbing Code) dos Estados Unidos, à biblioteca de normas que o CYPEPLUMBING Sanitary Systems dispõe para conceber e calcular instalações de drenagem de águas residuais (Chapter 7 Sanitary Drainage) e pluviais (Chapter 11 Storm Drainage).
No diálogo de seleção desta norma pode-se selecionar outra norma americana implementada também nesta versão: UPC (Uniform Plumbing Code).
Acrescentou-se a norma UPC (Uniform Plumbing Code) dos Estados Unidos, à biblioteca de normas que o CYPEPLUMBING Sanitary Systems dispõe para conceber e calcular instalações de drenagem de águas residuais (Chapter 7 Sanitary Drainage) e pluviais (Chapter 11 Storm Drainage).
No diálogo de seleção desta norma pode-se selecionar outra norma americana implementada também nesta versão: IPC (International Plumbing Code).
Nas "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" de cada um dos elementos da instalação (Botão Opções gerais) o diálogo que se desdobra ao selecionar um deles, inclui uma coluna que permite ativar ou desativar qualquer dos componentes do catálogo para que seja selecionável durante a introdução de dados, quer no diálogo de introdução de cada um destes elementos (botão grande de cada uma das secções da barra de ferramentas superior) como nos pequenos botões disponíveis em cada secção desta barra de ferramentas.
Nas imagens pode-se ver como se realiza esta seleção para os elementos de descarga e como ficam após os diálogos e botões de ferramentas.
Na janela de edição de um produto personalizado (o produto personalizado cria-se copiando e modificando um produto de biblioteca) foram incluídos dois botões para copiar e colar os índices acústicos da tabela. Deste modo, é possível:
A partir da versão 2018.d é possível definir sistemas Multisplit da TOSHIBA. Estes sistemas constam de uma unidade exterior e entre 2 e 5 unidades interiores.
Em Sistemas de climatização aparece o novo separador Multisplit, onde o utilizador pode acrescentar e definir as unidades exteriores deste tipo que tenha na sua obra. No painel pode selecionar entre os distintos modelos de unidades exteriores Multisplit da TOSHIBA e definir algumas condições da instalação necessárias para o cálculo.
As unidades interiores Multisplit definem-se na secção Unidades terminais, onde foi incluído o novo tipo de unidade terminal “Multisplit”. Neste painel o utilizador pode selecionar entre os modelos da TOSHIBA e deve indicar qual a unidade exterior a conectar-se à unidade interior que foi definida.
É possível definir várias unidades interiores do tipo Multisplit dentro de uma mesma zona térmica. Na simulação, EnergyPlusTM utilizará sequencialmente as unidades terminais que se encontram dentro de uma mesma zona com a ordem definida na lista Unidades terminais.