Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2019.e
Descarregar actualização da versão 2019

ÍNDICE

Novos módulos e programas

Elementos arquitetónicos

IFC Uploader

IFC Uploader é uma ferramenta gratuita que permite acrescentar ficheiros no formato IFC em projetos da plataforma BIMserver.center, e além disso gera automaticamente ficheiros em formato GLTF para visualização, tanto nesta plataforma como nos programas integrados no fluxo de trabalho Open BIM.

Esta aplicação permite a integração no fluxo de trabalho Open BIM de aplicações que geram ficheiros standard IFC e não tenham atualmente uma comunicação direta com a plataforma BIMserver.center.

Uma das possibilidades relevantes da ligação ao fluxo de trabalho Open BIM de ficheiros em formato IFC, diz respeito aos utilizadores que tenham criado projetos através de programas que atualmente não possibilitam a "realidade aumentada" como são REVIT ou ARCHICAD, agora podem aceder gratuitamente à realidade aumentada dos seus projetos graças à plataforma BIMserver.center e às "app" criadas pela CYPE.

No canal da CYPE no YouTube, existem exemplos de recreação da realidade aumentada à qual podem aceder gratuitamente os utilizadores destes programas:

 

Realidade aumentada da CYPE

 

           

 

A ferramenta dispõe de um visor integrado para visualizar o conjunto de modelos vinculados a cada projeto.

 

IFC Uploader   IFC Uploader

 

Mais informação em IFC Uploader.

 

 

Open BIM Electrical Mechanisms

Open BIM Electrical Mechanisms

Open BIM Electrical Mechanisms

 

Open BIM Electrical Mechanisms é um programa gratuito que permite dispor os mecanismos elétricos (como são por exemplo, interruptores, comutadores, tomadas e tomadas de telecomunicações) a partir de um modelo arquitetónico alojado na plataforma BIMserver.center.

 

Open BIM Electrical Mechanisms está integrado no fluxo de trabalho Open BIM.

 

O programa permite definir os circuitos de iluminação conectando mecanismos e pontos de luz.

 

A saída de resultados do programa inclui:

  • IFC dos elementos dispostos no espaço e sua representação 3D
  • Desenhos das plantas
  • Medição em formato bc3
  • Listagem com o quadro de materiais
  • Vista 3D do conjunto da instalação

 

Mais informação em Open BIM Electrical Mechanisms.

 

 

 

 

 

 

 

 

Open BIM Water Equipment

Open BIM Water Equipment

Open BIM Sanitary Equipment

 

Open BIM Sanitary Equipment é uma ferramenta gratuita desenvolvida para introduzir no modelo BIM do projeto os elementos de equipamento sanitário de banho: urinóis, duches, banheiras, lavatórios e bidés.

 

Open BIM Sanitary Equipment fornece informação das descargas dos equipamentos sanitários com o programa CYPEPLUMBING Sanitary Systems o que implica um ganho de tempo na introdução destes dados no segundo programa. Este intercâmbio de informação é possível com a conexão ao modelo BIM do projeto alojado na plataforma BIMserver.center.

 

O programa permite obter uma listagem detalhada dos elementos do equipamento sanitário da obra e gera um arquivo IFC com toda a documentação anexa e um ficheiro GLTF com a vista 3D dos elementos introduzidos. Os ficheiros IFC e GLTF gerados exportam-se para o modelo BIM do projeto alojado na plataforma BIMserver.center.

 

 

 

Mais informação no Open BIM Sanitary Equipment.

 

 

 

MEP

CYPEFIRE FDS

CYPEFIRE FDS

CYPEFIRE FDS

CYPEFIRE FDS

CYPEFIRE FDS é uma aplicação que permite o desenho de modelos complexos de edificações para a execução de simulações da evolução de incêndios através da standard computacional de dinâmica de fluidos FDS (Fire Dynamics Simulator) desenvolvido pelo NIST (National Institute of Standards and Technology, USA).

Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC.

CYPEFIRE FDS é uma ferramenta muito útil para os técnicos responsáveis da conceção dos sistemas de extinção e dos sistemas de controlo de temperatura e evacuação de fumos, ou seja, para avaliar a segurança contra incêndios dos edifícios durante a etapa de projeto como para a reconstrução de cenários de incêndios.

Através da plataforma web BIMserver.center, realiza-se a comunicação direta entre todos os participantes e aplicações que fazem parte de um projeto integrado no fluxo de trabalho Open BIM. Esta integração acontece através do intercâmbio de ficheiros de informação IFC com um modelo BIM definido previamente.

Uma vez realizada a simulação através do motor de cálculo FDS, CYPEFIRE FDS dispõe de várias formas de visualizar os dados obtidos, de maneira que o utilizador possa analisar os resultados de modo mais eficiente em função das suas necessidades:

  • Smokeview (SMV)
    CYPEFIRE FDS permite executar a ferramenta Smokeview, desenvolvida pelo NIST (National Institute of Standards and Technology, USA), para visualizar os dados da simulação dinâmica de incêndios.

  • Gráficos
    Durante a simulação, o motor de cálculo FDS escreve vários ficheiros em formato CSV com os valores, obtidos em função do tempo, de parâmetros como a emissão de calor ou o estado dos dispositivos e controlos. A partir do CYPEFIRE FDS é possível visualizar os gráficos gerados com essa informação, incluindo durante o cálculo.

 

A complexidade que supõe uma simulação dinâmica de incêndios num edifício e os múltiplos fatores que intervêm, requerem maiores exigências de hardware e software da máquina onde se vai calcular, do que trabalhar de modo normal com outros programas.

 

Para realizar o cálculo da simulação dinâmica de um incêndio num edifício, é necessário que a licença de utilização dos programas da CYPE inclua a licença "Simulação dinâmica de incêndios" (que é a mesma que dá acesso ao programa "Simulação dinâmica de incêndios mediante FDS") e a licença esteja atualizada na versão 2019 ou outra superior.

 

Em breve estará disponível mais informação sobre este programa.

 

 

CYPEFIRE FDS Viewer

CYPEFIRE FDS Viewer

CYPEFIRE FDS Viewer

 

CYPEFIRE FDS Viewer é uma aplicação gratuita para visualização de simulações da evolução de incêndios realizadas através do standard computacional de dinâmica de fluídos FDS (Fire Dynamics Simulator) desenvolvido por NIST (National Institute of Standards and Technology, USA).

 

 

CYPEFIRE FDS Viewer está integrado no fluxo de trabalho Open BIM. Para o seu funcionamento deve conectar-se a um modelo BIM alojado na plataforma BIMserver.center. No caso de que o projeto selecionado contenha dados procedentes do motor de cálculo FDS, CYPEFIRE FDS Viewer interpretará para permitir a sua visualização.

 

Para calcular um modelo FDS e partilhar os resultados através da plataforma BIMserver.center pode-se utilizar a aplicação Open BIM de simulação dinâmica de incêndios CYPEFIRE FDS (programa que também foi implementado nesta versão).

 

Na página CYPEFIRE FDS Viewer pode obter mais informação deste programa da CYPE.

 

 

 

 

 

 

CYPEFIRE FDS Viewer       CYPEFIRE FDS Viewer

CYPEFIRE FDS Viewer       CYPEFIRE FDS Viewer


Open BIM POLYTHERM

Open BIM POLYTHERM é um programa gratuito concebido para realizar o cálculo de instalações de climatização com sistemas de piso radiante do fabricante POLYTHERM.

Está incluído no fluxo de trabalho Open BIM e está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.

Brevemente estará disponível mais informação desta nova aplicação.

 

Open BIM POLYTHERM       Open BIM POLYTHERM

 

Open BIM ORKLI

Open BIM ORKLI é um programa gratuito concebido para realizar o cálculo de instalações de climatização com sistemas de piso radiante do fabricante ORKLI.

Está incluído no fluxo de trabalho Open BIM e está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.

Brevemente estará disponível mais informação desta nova aplicação.

 

Open BIM ORKLY       Open BIM ORKLY

 

CYPETHERM Radiant floor

CYPETHERM Radiant floor é um programa concebido para realizar o cálculo de instalações de climatização com sistemas de piso radiante genéricos.

O programa está incluído no fluxo de trabalho Open BIM e está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.

CYPETHERM Radiant floor substitui as ferramentas que em versões anteriores existiam no CYPETHERM HVAC para calcular instalações hidrónicas de piso radiante.

Para utilizar CYPETHERM Radiant floor é necessário que a licença de utilização possua a licença "Piso radiante".

Brevemente estará disponível mais informação desta nova aplicação.

 

CYPETHERM Radiant floor       CYPETHERM Radiant floor

 

CYPETHERM

CYPETHERM Improvements Plus

CYPETHERM Improvements Plus

Novo programa para a realização da auditoria energética do edifício e análise de possíveis medidas de melhoria, com estudo energético e económico das distintas alternativas, orientado à conexão com os programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus).

 

Este novo programa é a evolução do CYPETHERM Improvements para otimizar a conexão do programa de estudo de medidas de melhoria com os resultados oferecidos pelos programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™.

 

Uma das principais características que diferenciam "CYPETHERM Improvements Plus" do "CYPETHERM Improvements" é a possibilidade de descrever o consumo energético dos distintos serviços do edifício distinguindo a energia final da primária não renovável.

 

Para poder trabalhar com "CYPETHERM Improvements Plus" é necessário que a licença de utilização disponha da licença "Medidas de melhoria", que é a mesma que dá acesso ao "CYPETHERM Improvements".

 

Na página CYPETHERM Improvements Plus pode obter mais informação deste programa da CYPE.

 

 

 

Open BIM Sewerage

Open BIM Sewerage


Open BIM Water Supply

Open BIM Sewerage

Open BIM Sewerage

Infraestruturas

 

Open BIM Water Supply
Open BIM Sewerage
Open BIM Electrification
Open BIM Gas Supply

 

 

Na versão 2019.e do software CYPE, a sua "suite" de programas de infraestruturas urbanas (Abastecimento de água, Saneamento, Electricidade e Abastecimento de gás) inclui-se dentro do fluxo de trabalho Open BIM. A partir deste momento, a "suite" é acessível, como até agora, a partir do menu de programas da CYPE (com a sua denominação clássica); e, também é acessível como programas que podem ser descarregados a partir da plataforma "BIMserver.center" (com a sua denominação em inglês):

 

 

 

 

Ambas as versões de cada tipo de infraestrutura são a mesma ferramenta, com o mesmo modo de trabalho durante a introdução, cálculo, dimensionamento e obtenção da documentação da instalação. A única diferença entre as versões clássicas dos programas de infraestruturas e as que se podem descarregar a partir da plataforma BIMserver.center, é que nas clássicas é opcional a conexão a um modelo BIM e as da plataforma BIMserver.center devem conectar-se obrigatoriamente a um modelo BIM.

 

 

Algumas das vantagens da inclusão no fluxo de trabalho Open BIM dos programas de infraestruturas são:

  • Importação do modelo topográfico do terreno
    Se existe no modelo BIM alojado no BIMserver.center um ficheiro IFC4 que inclua os dados do terreno numa entidade do tipo "IfcGeographicElement".

  • Importação da vista 3D de outras especialidades

  • Exportação para o modelo BIM da documentação e da vista 3D da instalação

  • Atualização da informação importada do modelo BIM

 

 

 

Selecionando cada um dos programas mencionados, pode obter informação detalhada sobre as novas capacidades dos programas de infraestruturas.

 

 

 

 

Melhorias na aplicação da normas

Ações nas estruturas. Vento

Listagem de justificação da ação do vento

No ponto "Listagem de justificação da ação do vento" das novidades do CYPECAD desta página web, pode consultar as normas nas quais se implementou esta listagem.

 

Visualização 3D nos programas da CYPE

Visualização 3D nos programas da CYPE

Visualização 3D nos programas da CYPE

Visualização 3D nos programas da CYPE

Novo sistema de visualização 3D

A versão 2019.e inclui um novo sistema de visualização 3D em grande parte dos seus programas: CYPECAD, CYPE 3D e toda a família de aplicações integradas no fluxo de trabalho Open BIM. A sua incorporação em outros programas será progressiva.

 

As características do novo sistema são:

  • Melhoria na velocidade de desenho de cenários com grande quantidade de objetos
  • Cálculo dinâmico do ponto de rotação da câmara
  • Rotação em torno de um ponto indicado pelo utilizador
  • Possibilidade de definir planos de secção globais X, Y ou Z
  • Zoom ao objeto situado debaixo do cursor tanto na vista em perspetiva como na ortogonal

 

Para o funcionamento correto deste sistema de visualização, as aplicações requerem agora uma placa gráfica compatível com OpenGL 3.3 ou superior.

 

Visualização de modelos BIM

A partir da versão 2019.e, a representação 3D nas aplicações integradas no fluxo de trabalho Open BIM contém os elementos da própria aplicação como os existentes nos ficheiros GLTF exportados pelas restantes aplicações cujos ficheiros IFC foram vinculados ao modelo.

 

Consulta de informação BIM

A partir da versão 2019.e, as aplicações integradas no fluxo de trabalho Open BIM podem consultar a informação BIM contida nos ficheiros em formato GLTF de igual forma que na plataforma BIMserver.center.

 

 

 

Open BIM Accessibility

Leitura de lugares de estacionamento do CYPEURBAN

A partir da versão 2019.e, "Open BIM Accessibility" pode ler os lugares de estacionamento do IFC que gera CYPEURBAN no modelo BIM. Deste modo, o utilizador de "Open BIM Accessibility" poderá introduzir os lugares "acessíveis" capturando a posição e as dimensões dos importados do "CYPEURBAN". Como em versões anteriores, "Open BIM Accessibility" verificará se os lugares acessíveis cumprem com a norma correspondente.

Leitura de portas do modelo BIM

A partir da versão 2019.e, "Open BIM Accessibility" realiza uma leitura automática das portas do modelo BIM e deteta aquelas que estejam dentro de um percurso acessível para verificar que cumprem com a norma correspondente.

 

CYPE 3D

CYPE 3D

Limite máximo para a visualização de valores na deformada

 

A partir da versão 2019.e, o utilizador pode estabelecer um limite de deslocamento a partir do qual não se mostram os valores da deformada.

 

Ou seja, a deformada da estrutura continua a representar-se com o fator de escala indicado pelo utilizador independentemente de exceder ou não o limite indicado. O que acontece agora é que todos os pontos que excedam o limite do deslocamento desenham-se a negro.

 

Para isso, foi incluída a opção "Valor máximo" no painel "Deformada" que se representa no diálogo "Deformada".

 

Esta melhoria ajuda a visualizar os valores da deformada, descartando as partes com um valor de deslocamento superior ao estabelecido pelo utilizador.

 

Esta mesma novidade foi implementada no CYPECAD na versão 2019.d.

 

CYPECAD e CYPE 3D

Cotas no dxf/dwg

A partir da versão 2019.e, a exportação de desenhos em formato dxg/dwg gerará blocos de elementos do tipo "cota". Em versões anteriores as cotagens nos desenhos exportavam-se como uma série de linhas e textos.

 

CYPECAD

Listagem de justificação da ação do vento

CYPECAD

Na versão 2019.e foi implementada a listagem "Justificação da ação do vento" para as normas:

  • ASCE/SEI 7-10 Minimum Design Loads for Buildings and Other Structures (USA)
  • NB 1225003-1 Acciones sobre las estructuras. Acción del viento. (Bolívia)
  • NCh432-2010 Diseño estructural. Cargas de viento. (Chile)
  • NSR-10 Capítulo B.6 - Fuerzas de viento. (Colômbia)
  • NTC-2017 Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Viento. (México)
  • REP-04 Reglamento para el Diseño Estructural. (Panamá)
  • REP-2014 Reglamento para el Diseño Estructural. (Panamá)
  • RNC-07 Reglamento Nacional de Construcción. (Nicarágua)

Esta listagem implementou-se na versão anterior (2019.d) para as normas CIRSOC 102-2005 (Argentina) e ASCE/SEI 7-05 (USA). Nas próximas versões se implementará para mais normas.

 

 

 

CYPECAD

Bloqueio da armadura de paredes

 

A partir da versão 2019.e, é possível bloquear as armaduras das paredes de betão armado, de igual forma que se realiza com os muros de betão armado.

 

As paredes bloqueadas não sofrerão modificações durante a fase de dimensionamento.

 

 

 

 

 

Infraestruturas (Abastecimento de água, Saneamento, Eletricidade e Abastecimento de gás)

Open BIM Sewerage

Open BIM Sewerage


Open BIM Water Supply

Open BIM Sewerage

Open BIM Sewerage

Conexão a um modelo BIM

Na versão 2019.e do software CYPE, a sua "suite" de programas de infraestruturas urbanas (Abastecimento de água, Saneamento, Electricidade e Abastecimento de gás) inclui-se dentro do fluxo de trabalho Open BIM. A partir deste momento, a "suite" é acessível, como até agora, a partir do menu de programas da CYPE (com a sua denominação clássica); e, também é acessível como programas que podem ser descarregados a partir da plataforma "BIMserver.center" (com a sua denominação em inglês):

 

 

Ambas as versões de cada tipo de infraestrutura são a mesma ferramenta, com o mesmo modo de trabalho durante a introdução, cálculo, dimensionamento e obtenção da documentação da instalação. A única diferença entre as versões clássicas dos programas de infraestruturas e as que se podem descarregar a partir da plataforma BIMserver.center, é que nas clássicas é opcional a conexão a um modelo BIM e as da plataforma BIMserver.center devem conectar-se obrigatoriamente a um modelo BIM.

 

Algumas das vantagens da inclusão no fluxo de trabalho Open BIM dos programas de infraestruturas são:

  • Importação do modelo topográfico do terreno
    Se existe no modelo BIM alojado no BIMserver.center um ficheiro IFC4 que inclua os dados do terreno numa entidade do tipo "IfcGeographicElement".
  • Importação da vista 3D de outras especialidades
  • Exportação para o modelo BIM da documentação e da vista 3D da instalação
  • Atualização da informação importada do modelo BIM

 

Selecionando cada um dos programas mencionados, pode obter informação detalhada sobre as novas capacidades dos programas de infraestruturas.

 

 

Importação do modelo topográfico do terreno

Qualquer dos programas de infraestruturas (Abastecimento de água, Saneamento, Electricidade e Abastecimento de gás) podem importar um modelo topográfico do terreno se a obra estiver conectada a um modelo BIM alojado no BIMserver.center que contenha um ficheiro IFC4 com os dados do terreno definidos em uma entidade do tipo "IfcGeographicElement".

Se importar um IFC com essas características, o terreno aparecerá no ecrã representado com as curvas de nível e quando se introduzirem os nós da rede será utilizada automaticamente a cota do terreno onde se situa, facilitando enormemente a definição da rede.

Se além disso, desejar que a geometria do terreno seja visível nas vistas 3D do programa e no visor 3D do BIMserver.center, o IFC4 deve ter associado um ficheiro GLTF que inclua essa vista 3D.

A leitura de modelos topográficos do terreno também está incluída nos novos programas equivalentes aos de infraestruturas que se instalam desde a plataforma BIMserver.center (Open BIM Water Supply, Open BIM Sewerage, Open BIM Electrification e Open BIM Gas Supply).

 

 

 

CYPECAD MEP

Conexão com Gerador de preços

A atualização de preços dos fabricantes e a inclusão de novos fabricantes nos Geradores de preços, implicam atualização do CYPECAD MEP para que os seus produtos possam ser selecionados com as novidades incluídas. Seguidamente, indicam-se os produtos cujos preços foram atualizados e incorporação de novos fabricantes, que se incluem nesta atualização.

  • Atualização de preços dos fabricantes
    • AIRZONE (exceto França)
    • CHOVA (só para Espanha e Portugal)
    • DAIKIN
    • MAPEI SPAIN (só para Espanha)
  • Incorporação de novos fabricantes
    • ALDES (só para Espanha)
      Ventilação e purificação de ar, tratamento de ar, sectorização, redes e regulação, e difusão de ar.
    • DAIKIN
      Equipamentos com unidade interior de condutas, gama Sky Air.

 

Exportação do modelo arquitetónico e das instalações para formato GLTF

A partir da versão 2019.e, CYPECAD MEP pode exportar para o projeto BIM da plataforma BIMserver.center a informação geométrica relativa ao modelo arquitetónico e às instalações através de vários ficheiros GLTF anexos ao IFC. O utilizador e os diferentes colaboradores do projeto poderão visualizar esses ficheiros GLTF mediante o visor web do BIMserver.center ou mediante qualquer outro programa que leia o formato GLTF.

Agora, CYPECAD MEP exporta um ficheiro GLTF para o modelo arquitetónico e um para cada instalação individual (Incêndio, Climatização, Águas…). Durante o processo de exportação, o projetista pode decidir quais os ficheiros GLTF que quer gerar e incluir no projeto.

CYPECAD MEP    CYPECAD MEP


CYPELEC Networks

CYPELEC Networks

CYPELEC Networks


Edição em série dos elementos de uma mesma classe

Implementou-se a ferramenta "Editar série" para a edição em série dos elementos que pertencem a uma mesma categoria.

 

A ferramenta está localizada na secção "edição" da barra de ferramentas.

 

Se a ferramenta "Editar série" estiver ativa quando se edita qualquer elemento do esquema unifilar, por exemplo uma impedância, o painel de edição que aparece dispõe de uma barra inferior que permite percorrer (para trás e para a frente) todos os elementos da mesma categoria presentes no esquema unifilar. Esta ferramenta também permite copiar os parâmetros de edição do elemento que se esteja a visualizar e colar em outro elemento anterior ou posterior.

 

A ferramenta "Editar série" está pensada para editar e visualizar de uma maneira mais rápida as características dos elementos do esquema unifilar.

 

 

 

 

 

CYPELEC Networks

Incorporação de famílias de cabos da Prysmian de média tensão

 

Incluem-se várias famílias de cabos da Prysmian de média/alta tensão, concretamente para tensões de 1,8/3 kV, 3,6/6 kV, 6/10 kV, 8.7/15 kV, 12/20 kV, 15/25 kV e 18/30 kV, em cobre e alumínio, com isolamento XLPE e HEPR e nas configurações de cabos em contacto e tripolar.

 

CYPELEC Networks

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems

  • Representação dos volumes de escavação na vista 3D
  • Análise gráfica da escavação total por tramo e por metro de tubagem
  • Perfil longitudinal da escavação em vários tramos consecutivos
  • Procura por referência de elementos nas plantas
  • Inserir cota como etiqueta de tubagens nas plantas

 

CYPEPLUMBING Water Systems

  • Procura por referência de elementos nas plantas
  • Isolamento térmico em tubagens
  • Cálculo de perdas de carga considerando a temperatura da água
  • Cálculo da dissipação de calor em tubagens
  • Cálculo dos caudais de recirculação em tubagens de redes de retorno e valores mínimos.
  • Análise gráfica de espessuras do isolamento térmico, fluxo de calor e temperatura de tubagens
  • Inserir cota como etiqueta de tubagens nas plantas

 

CYPEPLUMBING Solar Systems

  • Procura por referência de elementos nas plantas
  • Isolamento térmico em tubagens
  • Inserir cota como etiqueta de tubagens nas plantas
  • Norma de Portugal (REH)
  • Norma de Itália (UNI/TS 11300-4)

 

CYPELUX, CYPELUX CTE, CYPELUX EN, CYPELUX RECS

Visualização das curvas fotométricas nas vistas 3D da aplicação e no GLTF

A partir da versão 2019.e, CYPELUX, CYPELUX CTE, CYPELUX EN e CYPELUX RECS mostram na vista 3D as curvas fotométricas das luminárias utilizadas no projeto.

Assim, esta informação pode incluir-se no modelo BIM alojado na plataforma BIMserver.center como parte de um ficheiro GLTF. O utilizador e os diferentes colaboradores do projeto poderão visualizar esse ficheiro GLTF com a fotometria através do visor web do BIMserver.center ou através de qualquer programa que possa ler o formato GLTF.

 

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus)

Sistema de aerotermia Estía Monobloc da Toshiba

Em Sistemas de climatização por água do tipo aerotermia da Toshiba, como em Sistemas de AQS do tipo aerotermia, acrescentou-se a gama Estía Monobloc, que é uma novidade do catálogo 2018 da Toshiba.

Em Sistemas de Climatização do tipo aerotermia, situado por baixo do logotipo da Toshiba, o utilizador pode escolher entre os distintos modelos de unidades exteriores da série Monobloc. Estes equipamentos devem conectar-se a unidades terminais de climatização por água.

Se o utilizador quer utilizar um equipamento Estía Monobloc para climatização e AQS, deve escolher o mesmo modelo de unidade exterior em ambos os pontos (de igual forma com os restantes equipamentos de aerotermia).

 

CYPETHERM RECS Plus    CYPETHERM RECS Plus

 

 

CYPETHERM RECS Plus


CYPETHERM RECS Plus

CYPETHERM RECS Plus

CYPETHERM RECS Plus

Assistente para definição de sistemas de climatização

 

Implementou-se uma nova ferramenta que permite definir os sistemas de climatização do edifício de forma guiada passo a passo. Através do botão "Assistente", o utilizador pode criar um novo sistema de climatização completo, ou acrescentar novas unidades terminais a sistemas que já tenha definido na sua obra. Esta ferramenta é uma melhoria na ergonomia do programa, ao permitir acrescentar e eliminar de uma só vez unidades terminais em zonas térmicas distintas do edifício.

 

 

Quando se seleciona o botão "Assistente" do ponto "Sistemas de climatização" no menu superior do programa, aparece no ecrã a janela à qual se deve dar o nome do novo sistema e escolher a tipologia entre as categorias de sistemas de climatização por água, de expansão direta, por ar ou de rendimento constante.

 

 

À esquerda desta janela, o utilizador pode ver os passos pelo qual se guiará o assistente para completar a definição do sistema de climatização. Os distintos pontos iluminam-se a negro se for necessário defini-los segundo as opções selecionadas. Os botões da barra inferior permitem navegar no assistente.

 

 

No segundo passo do assistente, o utilizador deve escolher o tipo de sistema de climatização segundo a categoria selecionada escolhida anteriormente.

 

 

No terceiro passo, o utilizador deve selecionar as zonas do edifício que se associarão ao sistema de climatização. O assistente criará automaticamente as unidades terminais do sistema definido em cada uma das zonas selecionadas. Por defeito, todas estas unidades terminais serão conectadas a um único sistema de produção ou a uma única unidade de climatização no caso dos sistemas de climatização por ar. No caso de alterações, seleciona-se a opção “Adicionar uma unidade de tratamento de ar (UTA) por zona”, as unidades terminais criadas em cada zona serão conectadas ao seu respetivo sistema.

 

 

Os seguintes passos do assistente percorrem os distintos elementos que compõem o tipo de sistema de climatização escolhido, para que o utilizador defina as suas características. Em geral, serão mostrados os painéis correspondentes às unidades terminais e os sistemas de climatização disponíveis no programa, em virtude de serem necessários.

 

CYPETHERM RECS Plus    CYPETHERM RECS Plus

 

CYPETHERM RECS Plus    CYPETHERM RECS Plus

 

CYPETHERM RECS Plus    

 

 

Nas imagens foi definido um sistema de caudal de ar variável que contém uma unidade de tratamento de ar com bateria de água fria conectada a um chiller. O assistente mostra sucessivamente os painéis para definir as unidades terminais de tipo caixa de caudal variável, a UTA de caudal variável, o sistema de refrigeração por água que contém o chiller e finalmente, o sistema de condensação por água para o chiller. Ao terminar o assistente, aparecerão no esquema do ecrã principal os novos elementos do sistema de climatização.

 

 

 

Exportação para "CYPETHERM Improvements Plus"

A partir da versão 2019.e, os programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™, CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus, exportam os resultados da simulação, com a opção "Medida de melhoria" através do fluxo de trabalho Open BIM ao programa "CYPETHERM Improvements Plus" (implementado nesta mema versão). Portanto, deixam de exportar os resultados da simulação para o CYPETHERM Improvements.

 

Importação de equipamentos do "Open BIM TOSHIBA"

Os programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™, CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus, podem importar os equipamentos e tubagens introduzidas no "Open BIM TOSHIBA" (implementado nesta mesma versão) se estiver conectado ao projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center.

 

Atualização para a versão 9.0 do motor de cálculo EnergyPlus™

A versão 2019.e dos programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus utiliza a versão 9.0 do motor, publicada em 10 de outubro de 2018.

 

Gerador de preços

Atualização do Gerador de preços

Reestruturação do subcapítulo "NI: Impermeabilizações"

As impermeabilizações líquidas apresentam singularidades relativamente a outros sistemas de impermeabilização, tais como a colocação em obra, as medidas de segurança ou as precauções ou medidas de manutenção. Atendendo a estes motivos, criou-se o subcapítulo “NL: Impermeabilizações líquidas”, no qual criaram-se novos pontos com novas unidades de obra e também provenientes dos pontos já existentes "NIG: Coberturas, galerias e varandas", “NIF: Fachadas”, “NID: Floreiras” e "NIH: Locais húmidos". Os pontos mencionados continuam a existir na versão 2019.e, embora agora não possuam unidades de obra com "Impermeabilizações líquidas".

Os novos pontos na versão 2019.e são:

  • NLF: Fachadas
  • NLG: Coberturas, galerias e varandas
  • NLD: Floreiras

Voltar à área de descarga da versão 2019

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda. - Tel. 253 209 430
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, 4700-026 Braga
Av. 5 de Outubro, 72 – 7º A - 1050–059 Lisboa
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Suporte Técnico | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web