Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2019.g
Descarregar actualização da versão 2019

ÍNDICE

Novos módulos e programas

Elementos arquitetónicos

Open BIM Residential Furniture

Open BIM Residential Furniture é uma aplicação gratuita que permite introduzir uma proposta de disposição de mobiliário para projetos residenciais.

"Open BIM Residential Furniture" está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC. O programa descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão, espanhol, francês, inglês, italiano e português.

"Open BIM Residential Furniture" dispõe de um catálogo com numerosas combinações de móveis para os compartimentos dos edifícios residenciais: camas, mesas, bancadas, estantes, cadeiras, sofás, exaustores, frigoríficos, placas, microondas e televisores, posteriormente o utilizador posiciona o móvel na vista 2D da planta que se está a visualizar.

O programa fornece ao projeto vinculado a representação 3D do mobiliário introduzido para que seja visível em todas as vistas 3D das aplicações participantes nesse projeto.

Também emite requisitos para a aplicação "Open BIM Electrical Mechanisms" para que o utilizador deste programa coloque tomadas de corrente nas proximidades dos eletrodomésticos.

 

Mais informação em Open BIM Residential Furniture.

 

Elementos arquitetónicos. Open BIM Residential Furniture

MEP

Open BIM FUJITSU

 

Open BIM FUJITSU é um programa gratuito que permite calcular sistemas de ar condicionado VRF da FUJITSU a partir de um modelo arquitetónico alojado na plataforma BIMserver.center.

 

"Open BIM FUJITSU" está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC. O programa descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão, espanhol e inglês.

 

Oferece como resultados:

  • Informação de cálculo do sistema VRF
  • Listagem com o quadro de materiais
  • Desenhos de planta
  • Esquema da instalação VRF
  • Medição em formato bc3
  • Vista 3D do conjunto da instalação

 

MEP. Open BIM FUJITSU

Módulos de pormenores construtivos

MEP. Módulos de pormenores construtivos

 

MEP. Módulos de pormenores construtivos

 

MEP. Módulos de pormenores construtivos

 

MEP. Módulos de pormenores construtivos

 

A versão 2019.g inclui dois novos módulos de pormenores construtivos:

 

  • Lajes de madeira (EMF)
    Disponível em catalão, espanhol, francês e português
  •  

  • Estruturas leves de madeira (EML)
    Disponível em catalão, espanhol e português

 

Estes módulos permitem aos programas "Pormenores construtivos", "Gerador de preços", "Geradores de orçamentos" e "Arquimedes" gerar pormenores construtivos minuciosamente adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de diferente formato (HTML, PDF, RTF e DOCX) para que se possam acrescentar como fichas ao projeto que se esteja a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem também exportar os pormenores para DXF e DWG.

 

Com esta coleção de pormenores já são dezasseis os módulos de pormenores construtivos incluídos no Gerador de preços:

 

MEP. Módulos de pormenores construtivos

 

Fluxo de trabalho Open BIM

Novos requisitos e erros

 

Na versão 2019.g, incluíram-se novos requisitos e erros que se comunicam entre aplicações incluídas no fluxo de trabalho Open BIM.

 

  • Entre "Open BIM Residential Furniture" e "Open BIM Electrical Mechanisms"
    Devem-se introduzir tomadas de corrente nas proximidades dos eletrodomésticos.
  • Entre "CYPEFIRE CTE" e "IFC Builder"
    As dimensões horizontal e vertical das aberturas na fachada devem ser, pelo menos, 0.80 m e 1.20 m respetivamente e estar situadas a uma altura relativa ao pavimento da planta não superior a 1.20 m, segundo DB SI 5 Intervención de los Bomberos - Apartado 2.

 

Na secção "Relação de requisitos e erros" da página "Requisitos no fluxo de trabalho Open BIM" pode encontrar os requisitos e erros implementados até agora no fluxo de trabalho Open BIM.

 

CYPECAD e CYPE 3D

Atualização da exportação para Tekla® Structures

 

Atualizou-se a exportação para o "Tekla® Structures" nos programas CYPECAD e CYPE 3D.

A versão 2019.g de 32 bits do CYPECAD e CYPE 3D continua exportando as mesmas versões da Tekla. Ou seja, exporta a estrutura calculada e dimensionada para as versões 12.0, 12.1, 13.0, 13.1, 14.0, 14.1, 15.0 SR1, 16.0, 17.0, 18.0, 19.0 e 21.1 (32 bits) da "Tekla® Structures".

A versão 2019.g de 64 bits do CYPECAD e CYPE 3D exporta a estrutura calculada e dimensionada para as versões 21.1 (64 bits), 2018, 2018i e 2019 da "Tekla® Structures".

 

Mais informação sobre a exportação do Tekla® Structures.

 

Open BIM Health and safety

Andaimes

 

Foi implementada a definição de andaimes do tipo europeu. O andaime introduz-se definindo o número de vãos, o número de níveis de cada vão e os elementos que compõem cada módulo.

Open BIM Health and safety. Andaimes Open BIM Health and safety. Andaimes

Introdução de vedação

Open BIM Health and safety. Introdução de vedação e guardas-corpos

 

Open BIM Health and safety. Importação de modelo topográfico

 

Open BIM Health and safety. Atribuir visualização de elementos em planta

 

 

Open BIM Health and safety. Atribuir fases construtivas

 

Foi implementada uma ferramenta para introduzir vedação de forma simples. Se premir sobre o botão de "Vedação", desdobram-se duas opções "Introdução simples" e "Introdução múltipla". Com a segunda opção colocam-se as vedações sobre uma polilinha definida pelo utilizador.

Introdução de guardas-corpos

 

A versão 2019.g também inclui uma ferramenta para facilitar a introdução de guarda-corpos. Está disponível através da seleção da opção "Introdução múltipla" do menu "Guarda-corpos".

Importação de modelo topográfico

 

A partir da versão 2019.g pode-se importar do projeto BIM o modelo topográfico do terreno e interatuar com ele. Os elementos introduzidos serão colocados à cota detetada do modelo topográfico. Em cada plano da planta o utilizador pode selecionar se deseja ver ou não a topografia.

 

Para que "Open BIM Health and safety" interprete corretamente o modelo topográfico, é imprescindível que o programa que gerou o modelo do terreno o tenha feito numa entidade do tipo "IFCSite" ou "IFCGeographicalElement".

 

Atribuir visualização de elementos em planta

 

 

 

 

Foi implementada uma ferramenta para atribuir uma seleção de elementos às plantas onde queremos que seja visível.

 

 

 

 

Atribuir fases construtivas

 

 

 

Foi implementada uma ferramenta para atribuir uma seleção de elementos às fases construtivas onde se pretende que estejam presentes (menu "Edição” > "Atribuir fases").

StruBIM Anchors ACI-318

Edição da placa de ancoragem e do perfil

StruBIM Anchors ACI-318. Edição da placa de ancoragem e do perfil

 

StruBIM Anchors ACI-318. Edição genérica do elemento de betão

 

A partir da versão 2019.g criou-se um painel de interface para criar e editar a placa de ancoragem e o perfil metálico. No que respeita à placa, pode-se introduzir qualquer geometria formada por uma poligonal, da qual o utilizador introduz os seus pontos. Para efeitos de cálculo, a placa considera-se como rígida. Pode estar faceada com o betão, sobre um enchimento de argamassa ou suspensa das ancoragens. Neste último caso o programa distingue se as ancoragens possuem porca e anilha em contacto com o betão ou não.

Para além disso, a partir desta versão pode-se introduzir o perfil metálico que une com a placa. Pode ser um perfil em duplo T, tubular circular e tubular retangular.

Edição genérica do elemento de betão

 

 

 

Acrescentou-se um painel direcionado para o elemento de betão. Onde se pode editar a sua espessura, as armaduras, o recobrimento mínimo destas e a distância de cada um dos seus bordos ao centro geométrico do perfil.

 

 

 

Introdução de esforços no perfil

 

A partir desta versão podem-se introduzir os esforços do perfil em vez dos esforços de cada ancoragem. Os esforços são os próprios dos elementos estruturais unidimensionais: axial, corte e momentos fletores em ambas as direções e momento torsor.

No caso de placas faceadas com o elemento de betão ou sobre uma camada de argamassa, o programa realiza um cálculo iterativo, devido ao comportamento não linear dos materiais, até que a integração das tensões na secção, dado um plano de deformação, coincide com os esforços que impõe o perfil metálico. O comportamento dos materiais é o seguinte:

 

  • Ancoragens
    Diagrama tensão – deformação em tração linear, com um módulo de elasticidade de 210 GPa e nulo em compressão (supõe-se que não fornecem nenhuma resistência à compressão).
  • Betão e argamassa
    Diagrama tensão – deformação em compressão constante (AISC Steel Design Guide 1) de valor 0.85 fc (ACI 318-14 22.8.3.2) e nulo em tração.

 

Quando a placa está suspensa das ancoragens, o betão não contribui nada e as ancoragens possuem um comportamento linear quer em tração como compressão.

Também se mantém a opção de introduzir os esforços de cada ancoragem, através dos botões superiores de seleção desse painel.

Vista 3D da união

StruBIM Anchors ACI-318. Vista 3D da união

 

 

 

 

StruBIM Anchors ACI-318. Fluxo de trabalho Open BIM

 

Implementou-se a vista 3D no canto superior direito da interface do programa. Nesta vista mostra-se o perfil, a placa, as ancoragens e o elemento de betão. As características da vista 3D são:

 

  • A vista adapta-se à geometria que se introduz de todos os elementos.
  • No que diz respeito aos andaimes, realça-se cada ancoragem que esteja selecionada na tabela de entrada de coordenadas das ancoragens.
  • Visualizam-se as armaduras no elemento de betão, dependendo se foram introduzidas ou não. As armaduras posicionam-se em função do recobrimento.

Fluxo de trabalho Open BIM

Visualização no modelo BIM das placas e ancoragens

 

 

As placas e ancoragens que se geram no programa podem ser visualizadas na vista do modelo BIM. A vista do modelo regenera-se com as últimas alterações nas placas ou ancoragens premindo o botão "Redesenhar" Visualização 3D localizado no próprio painel da vista. Além disso, acrescentou-se um novo painel na parte inferior da interface do utilizador que permite editar a posição do conjunto placa - ancoragens no contexto da obra.

Exportação para o modelo BIM

 

A partir da versão 2019.g exporta-se a vista 3D da placa e das ancoragens para o projeto BIM através de um ficheiro GLTF contido no ficheiro IFC que gera o programa. Este ficheiro IFC também possuirá o ficheiro PDF com as listagens de verificação, como se fazia em versões anteriores.

 

StruBIM Anchors ACI-318. Fluxo de trabalho Open BIM StruBIM Anchors ACI-318. Fluxo de trabalho Open BIM

Melhorias em ergonomia

 

Acrescentou-se um ícone no canto superior esquerdo da interface do programa para obter a listagem das verificações de todas as placas calculadas. No diálogo que surge, é possível selecionar as placas que devem aparecer na listagem de resultados.

O ícone de cálculo foi dividido em dois botões, um para calcular a placa selecionada e outro para calcular todas as placas. Isto deve-se a que, quando o número de placas e o número de combinações é elevado, o cálculo de todas as placas pode necessitar de bastante tempo.

Acrescentou-se um ícone no canto superior direito do programa para poder visualizar a vista 3D do modelo BIM numa nova janela emergente.

CYPECAD MEP

Ligação com o Gerador de preços

 

A atualização de preços dos fabricantes e a inclusão de novos fabricantes nos Geradores de preços implicam a atualização do CYPECAD MEP, para que os seus produtos possam ser selecionados com as novidades incluídas. Seguidamente, indicam-se os preços atualizados de fabricantes já incorporados e dos novos fabricantes que se incluem nesta atualização.

 

  • Atualização de preços dos fabricantes
    • KNAUF (exceto Brasil)
    • MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES
    • SCHLÜTER-SYSTEMS (exceto Brasil)
  • Para os países hispânicos e lusófonos com Gerador de preços
    • JUNKERS
    • PLACO (exceto Brasil)
    • ROCKWOOL (só para Espanha e Portugal)
    • VALERO (só para Espanha e Portugal)
  • Incorporação de novos Fabricantes
    • ADEQUA (só para Espanha)
      Tubos para abastecimento e saneamento.
    • STANDARD HIDRÁULICA (só para Espanha)
      Sistemas de abastecimento e aquecimento.

 

CYPECAD MEP e AcoubatBIM by CYPE

Novas magnitudes para a avaliação do ruído aéreo exterior e interior

 

 

A partir da versão 2019.g, AcoubatBIM by CYPE amplia os índices acústicos disponíveis para avaliar o isolamento ao ruído aéreo interior e exterior. Os novos índices são:

 

 

  • Magnitudes para o isolamento a ruído aéreo procedente do exterior

     

    • Índice global de redução sonora aparente (R’w)
    • Índice global de redução sonora aparente, ponderado A (R’A)
    • Índice global de redução sonora aparente, ponderado A, para ruído exterior dominante de automóveis ou de aeronaves (R’Atr)
  •  

  • Magnitudes para o isolamento a ruído aéreo interior

     

    • Índice global de redução sonora aparente, ponderado A (R’A)
    • Índice global de redução sonora aparente, ponderado A, para ruído exterior dominante de automóveis ou de aeronaves (R’Atr)

 

 

No ponto "Opções de cálculo" da página de AcoubatBIM by CYPE, pode consultar todos os índices acústicos disponíveis no programa.

Open BIM Electrical Mechanisms

Fluxo de trabalho Open BIM

Requisito no Open BIM Electrical Mechanisms. Instalação de tomadas de corrente

Open BIM Electrical Mechanisms. Fluxo de trabalho Open BIM

 

 

Open BIM Electrical Mechanisms. Incorporação dos volumes de proteção para a norma portuguesa (RTIEBT, parte 7 / secção 701)

 

Open BIM Electrical Mechanisms. Novas ferramentas

 

Programas como Open BIM Residential Furniture (implementado nesta versão 2019.g) permitem a introdução de eletrodomésticos (televisores, frigoríficos, micro-ondas…) que necessitam de uma tomada de corrente nas suas imediações. Estes programas geram um requisito em "Open BIM Electrical Mechanisms" para que o utilizador deste programa tenha em conta que deve introduzir essas tomadas.

 

A leitura dos eletrodomésticos é realizada por "Open BIM Electrical Mechanisms" através de ficheiros "IFC" pertencentes ao projeto Open BIM vinculado, alojado na plataforma BIMserver.center, se previamente foram incluídos nos programas como Open BIM Residential Furniture.

 

Incorporação dos volumes de proteção para a norma portuguesa (RTIEBT, parte 7 / secção 701)

 

 

 

Incluem-se as especificações da norma portuguesa RTIEBT (parte 7/secção 701) referente à definição dos volumes de proteção nos locais que contêm banheiras ou chuveiros. Estas especificações incluem quer a definição dos mencionados volumes como a permissividade da posição espacial dos mecanismos elétricos no seu interior.

 

 

 

Novas ferramentas

Incluem-se novas ferramentas no menu superior.

Anotações

Inclui-se o bloco "Anotações" com o objetivo de gerir a inclusão de textos e cotas.

Modificar posição em altura

Ferramenta com o objetivo de modificar, de uma forma rápida, a altura dos elementos introduzidos.

Esta ferramenta funciona de modo similar que em outros programas da CYPE como Open BIM Daikin.

 

CYPELUX, CYPELUX CTE, CYPELUX EN e CYPELUX RECS

Rotação 3D das luminárias

 

A partir da versão 2019.g, CYPELUX permite rodar as luminárias sobre os seus 3 eixos. Desta forma, agora é possível instalar luminárias sobre as paredes e orientar os projetores numa direção concreta. A configuração da orientação realiza-se através do painel de edição das luminárias (interiores, exteriores e de emergência), onde o utilizador deve indicar o ângulo de rotação da luminária sobre cada um dos seus eixos:

 

  • Rx: Ângulo de rotação da luminária sobre o seu eixo longitudinal, correspondente ao plano fotométrico horizontal de 0-180 graus. Positivo no sentido anti-horário quando se olha no sentido do eixo.
  •  

  • Ry: Ângulo de rotação da luminária sobre o seu eixo transversal, correspondente ao plano fotométrico horizontal de 90-270 graus. Positivo no sentido anti-horário quando se olha no sentido do eixo.
  •  

  • Rz: Ângulo de rotação da luminária sobre o seu eixo normal. Positivo no sentido anti-horário quando se olha no sentido do eixo.

 

As rotações aplicam-se por ordem Rx, Ry e Rz.

Igualar a rotação das luminárias

Agora é possível utilizar a opção “Igualar”, localizada dentro do grupo “Edição” da barra de ferramentas, para copiar a orientação de uma luminária em outras. Atribuem-se os valores correspondentes aos ângulos de rotação Rx, Ry e Rz. Esta opção já estava disponível em versões anteriores da aplicação para as propriedades de “Altura” e “Tipo de luminária”.

 

CYPELUX. Igualar a rotação das luminárias CYPELUX. Igualar a rotação das luminárias

 

CYPEFIRE Sprinklers

Cálculo de Bocas de incêndio equipadas (BIE)

CYPEFIRE Sprinklers. Cálculo de Bocas de incêndio equipadas (BIE)

 

 

CYPEFIRE Sprinklers. Cálculo de Bocas de incêndio equipadas (BIE)

 

A partir da versão 2019.g, CYPEFIRE Sprinklers realiza um cálculo exaustivo para obter o desenho da rede de Bocas de Incêndio Equipadas (BIE).

 

A partir do painel de "Opções gerais" acede-se aos dados que a partir de agora configuram o cálculo das BIE:

 

  • Requisitos específicos para cada compartimento
    Dentro deste painel acrescentou-se um ponto para as verificações das Bocas de Incêndio Equipadas, onde se podem definir as verificações de pressão mínima e caudal mínimo.
  • Bibliotecas de BIE
    Ao criar um novo catálogo de BIE define-se o cálculo hidráulico que irá realizar, fixando um determinado caudal ou aplicando um fator de descarga K.

 

Uma vez completados os dois passos anteriores e após realizar o cálculo, poderá visualizar sobre as bocas de incêndio as verificações indicadas.

CYPEFIRE Sprinklers. Cálculo de Bocas de incêndio equipadas (BIE)

Open BIM DAIKIN

Leitura de dados climáticos da base de dados ASHRAE

Open BIM DAIKIN. Leitura de dados climáticos da base de dados ASHRAE

 

 

Open BIM DAIKIN. Fluxo de trabalho Open BIM

 

 

 

Open BIM DAIKIN. Melhorias na introdução de dados

 

 

Open BIM DAIKIN. Melhorias na introdução de dados

 

 

 

Acrescentou-se a secção "Dados climáticos" com o ícone "Dados da localização". Este ícone abre um diálogo onde o utilizador pode introduzir os dados climáticos da localização ou importá-los da base de dados da ASHRAE. Os equipamentos de ar condicionado do projeto irão ler as temperaturas exteriores desse painel.

 

 

 

Fluxo de trabalho Open BIM

Leitura de tetos falsos do "Open BIM Suspended ceilings”. Posicionamento automático de Cassetes

 

 

 

Open BIM DAIKIN importa do modelo BIM os tetos falsos inseridos com o programa "Open BIM Suspended ceilings". Estes visualizam-se na vista 3D e na vista 2D do "Open BIM DAIKIN" e ao colocar uma máquina de cassete, automaticamente posiciona-se à altura do teto falso.

 

 

 

 

Melhorias na introdução de dados

Mover elementos verticalmente

 

Agora é possível mover verticalmente os equipamentos e tubagens. Para isso, deve utilizar a ferramenta "Modificar posição em altura" e selecionar o conjunto de elementos que se pretende deslocar. Seguidamente, pressiona-se o botão direito do rato e surge um painel onde o utilizador pode selecionar dois modos de movimento:

 

  • Deslocamento
    O grupo de objetos selecionados desloca-se uma distância X indicada, mantendo os desníveis entre eles.
  •  

  • Cota absoluta
    Posiciona todos os objetos selecionados a cota absoluta que se indique.

 

Visualização do número de tubagens à escala real nas vistas 2D e 3D

 

 

 

Após calcular a instalação, o programa representa, quer na vista 2D como na vista 3D, os 2 ou 3 tubos (segundo o sistema utilizado) à escala real.

Open BIM TOSHIBA

Leitura de dados climáticos da base de dados ASHRAE

Open BIM TOSHIBA. Leitura de dados climáticos da base de dados ASHRAE

 

 

Open BIM TOSHIBA. Fluxo de trabalho Open BIM

 

 

 

Acrescentou-se a secção "Dados climáticos" com o botão "Dados de localização". Este botão abre um diálogo onde o utilizador pode introduzir os dados climáticos da localização ou importá-los da base de dados da ASHRAE. Os equipamentos de ar condicionado do projeto irão ler as temperaturas exteriores desse painel.

 

 

 

Fluxo de trabalho Open BIM

Leitura de zonas e cargas térmicas do CYPETHERM LOADS

 

 

 

 

Agora as zonas térmicas são lidas do programa CYPETHERM LOADS. Ao colocar um equipamento de aerotermia sobre um compartimento que pertence a uma zona, automaticamente o programa deteta a que zona pertence e atribui-lhe a carga térmica simultânea de aquecimento e arrefecimento.

CYPETHERM Improvements Plus

Consumo de energia primária

 

 

 

 

Dentro dos indicadores de desempenho dos sistemas, acrescentou-se o consumo de energia primária. Este valor importa ficheiros IFC gerados pelos programas CYPETHERM com motor EnergyPlus™ de versões 2019.g ou superiores.

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus)

Edição múltipla de elementos da obra

 

Foi implementada uma nova ferramenta que permite editar à vez os elementos do mesmo tipo definidos na obra. Trata-se de uma edição múltipla que funciona com um assistente que se inicia através do botão "Edição múltipla" situado na barra de ferramentas superior. O botão "Edição múltipla de compartimentos" que surgia em versões anteriores foi integrado nesta nova ferramenta.

 

O assistente de edição múltipla permite modificar as propriedades das zonas, os compartimentos, as unidades terminais e de certos elementos definidos na biblioteca, através dos botões da parte superior da janela. O assistente modificará unicamente as propriedades escolhidas pelo utilizador dos elementos selecionados no próprio assistente (Elementos introduzidos -Zonas, Compartimentos, e Unidades terminais introduzidas-; ou elementos de Biblioteca -Compartimentos, Portas, Janelas e Claraboias).

 

O assistente de edição múltipla também permite eliminar zonas e unidades terminais.

Fluxo de trabalho Open BIM

Envolvente térmica do edifício em formato standard GLTF

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus). Fluxo de trabalho Open BIM

 

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus). Fluxo de trabalho Open BIM

 

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus). Fluxo de trabalho Open BIM

 

A partir da versão 2019.g, "CYPETHERM EPlus" e "CYPETHERM RECS Plus" exportam para o projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center dois ficheiros GLTF independentes (anexos ao IFC) com a informação térmica dos elementos construtivos do edifício. Cada ficheiro GLTF permite visualizar os dados de modo diferente em qualquer visor que interprete o formato standard GLTF (AUTODESK Viewer, glTF Viewer, visor web do BIMserver.center...):

 

  • Modelo térmico, por elemento
    Mostram-se as soluções construtivas completas no edifício juntamente com as suas propriedades (referência, espessura e resistência térmica).
  •  

  • Modelo térmico, por camadas
    Mostram-se as camadas de materiais que compõem cada solução construtiva juntamente com as suas propriedades (referência, espessura e resistência térmica).

 

Exportação de resultados para o projeto Open BIM

 

A partir da versão 2019.g os programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus) podem exportar as listagens de resultados para o projeto Open BIM.

 

 

Para isso acrescentou-se o botão Exportar no separador "Resultados". Tal e qual, como acontece com outros programas incluídos no fluxo de trabalho Open BIM, a exportação gera um ficheiro em formato IFC que se inclui no projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center (outros programas que gerem documentação gráfica incluirão outros "IFC" no projeto). O IFC dos programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ contém os ficheiros em formato PDF correspondentes às listagens de resultados. Estes ficheiros PDF serão acessíveis desde a plataforma BIMserver.center por qualquer membro da equipa de projeto BIM em função das permissões.

Importação de equipamentos VRF do Open BIM FUJITSU

 

A partir da versão 2019.g, os programas CYPETHERM com motor EnergyPlus™(CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus) podem importar os equipamentos "VRF Airstage" da Fujitsu que tenham sido definidas no projeto Open BIM através do programa Open BIM FUJITSU.

 

Importação de dados do Open BIM TOSHIBA

 

A partir da versão 2019.g, os programas CYPETHERM com motor EnergyPlus™ (CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus) importam novos dados das instalações de climatização definidas no Open BIM TOSHIBA. Assim, importam o comprimento das tubagens e as cotas de instalação dos equipamentos split 1x1 com distribuição por condutas e as temperaturas da água de saída definidas nos equipamentos de aerotermia.

 

Novas obras exemplo no CYPETHERM Eplus

 

Acrescentaram-se duas novas obras exemplo:

 

  • Restaurant
    Trata-se de um restaurante, cuja sala está climatizada por uma unidade compacta de cobertura que distribui o ar através de condutas.
  • Residential Row Houses
    Representa uma urbanização de moradias, com instalações individuais de aquecimento, ar condicionado e solar térmico para AQS.

 

CYPETHERM RECS Plus

Atualização do XML ADENE para a versão 6.1

 

Atualizou-se o certificado energético em formato XML gerado pelo programa para a última versão especificada pelo portal SCE da ADENE, a versão 6.1.

 

Arquimedes

Configuração de decimais. Truncar

 

Implementou-se a possibilidade de truncar os decimais de qualquer das grandezas (preços, rendimentos, importâncias...) que se definem no diálogo "Decimais" (menu Mostrar > Configuração > Decimais). Portanto, a partir da versão 2019.g o utilizador pode configurar os decimais de cada grandeza com as seguintes opções:

 

  • Sem arredondar
    Arquimedes trabalha com todos os decimais da grandeza assim configurada.
  • Arredondar
    A grandeza assim configurada é arredondada ao número de decimais indicado.
  • Truncar
    A grandeza assim configurada é truncada com o número de decimais indicado.

 

Embora as seguintes considerações já existiam antes de se implementar a opção "Truncar" na configuração de decimais, recorde que:

 

  • Se encerrou algum auto de medição não poderá modificar a configuração dos decimais correspondentes às tabelas de medições e autos de medição.
  • Antes de modificar a configuração de decimais, o programa realiza automaticamente uma cópia da base de dados para que se possa desfazer as alterações que implicam a modificação da configuração de decimais. A lista de cópias de segurança pode encontrá-la no menu "Processos" > "Cópias de segurança da base de dados…".

 

Gerador de preços

Geradores de preços para Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal

Gerador de preços para Espanha

Geradores de preços para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai

Geradores de preços para Argélia, Camarões, Costa do Marfim, França, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo e Senegal

CYPEURBAN

Instalação em francês e em português

A partir da versão 2019.g, CYPEURBAN pode-se instalar em francês e em português (além de catalão e espanhol que já estava disponível desde a sua primeira versão).

 

Voltar à área de descarga da versão 2019

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda. - Tel. 253 209 430
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, 4700-026 Braga
Av. 5 de Outubro, 72 – 7º A - 1050–059 Lisboa
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Suporte Técnico | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web