ÍNDICE
"Open BIM GIACOMINI" é uma ferramenta gratuita concebida para a modelação BIM e cálculo de instalações de climatização com sistemas GIACOMINI. Aos sistemas de piso radiante disponíveis nesta primeira versão, serão acrescentados outros sistemas de climatização em futuras atualizações.
"Open BIM GIACOMINI" oferece como resultados informação do cálculo e desenhos da instalação, além da medição dos materiais necessários com opção de exportação em formato FIEBDC-3.
"Open BIM GIACOMINI" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão e em espanhol.
Mais informação em Open BIM GIACOMINI (em espanhol).
"Open BIM MIDEA" é uma ferramenta gratuita concebida para calcular, desenhar e realizar a modelação BIM de instalações de ar condicionado do tipo VRF (Variable Refrigerant Flow) da MIDEA.
"Open BIM MIDEA" oferece como resultados informação do cálculo, esquema da instalação de VRF, a medição em formato FIEBDC-3 e a listagem de quadro de materiais.
"Open BIM MIDEA" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em espanhol e em francês.
Mais informação em Open BIM MIDEA (em espanhol).
"Open BIM MOVAIR" é um programa gratuito concebido para modelação BIM de instalações de condutas de ar do catálogo do fabricante MOVAIR partindo de um modelo arquitetónico alojado na plataforma BIMserver.center.
A interface gráfica possui grande detalhe de curvas e reduções.
Open BIM MOVAIR gera a listagem dos elementos dispostos e também um ficheiro "xml", que pode ser usado diretamente por MOVAIR para o fabrico dos elementos da instalação.
"Open BIM MOVAIR" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em espanhol, inglês e italiano.
Mais informação em Open BIM MOVAIR (em espanhol).
"Open BIM SAUNIER DUVAL" é uma ferramenta gratuita concebida para a modelação BIM e cálculo de instalações de climatização com sistemas SAUNIER DUVAL. Aos sistemas de piso radiante disponíveis nesta primeira versão, serão acrescentados outros sistemas de climatização em futuras atualizações.
"Open BIM SAUNIER DUVAL" oferece como resultados informação do cálculo e desenhos da instalação, além da medição dos materiais necessários com opção de exportação em formato FIEBDC-3.
"Open BIM SAUNIER DUVAL" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão e em espanhol.
Mais informação em Open BIM SAUNIER DUVAL (em espanhol).
"Open BIM VAILLANT" é uma ferramenta gratuita concebida para o desenho, cálculo e modelação BIM de sistemas de climatização VAILLANT num ambiente 3D.
O programa oferece como resultados a medição dos equipamentos dispostos em formato FIEBDC-3, uma listagem com o quadro de materiais e informação das verificações do cálculo por equipamento.
"Open BIM VAILLANT" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão e em espanhol.
Mais informação em Open BIM VAILLANT (em espanhol).
"BIMEO2BIMserver" é uma ferramenta gratuita que permite adicionar ficheiros em formato IFC da plataforma "BIMEO" a projetos alojados na plataforma "BIMserver.center".
Com "BIMEO2BIMserver" os IFC da "BIMEO" gerados com "AR2BUILD" também estão ao alcance dos projetos Open BIM do "BIMserver.center" e, portanto, incluídos no fluxo de trabalho Open BIM.
Mais informação em BIMEO2BIMserver (em espanhol).
"Open BIM Layout" é uma aplicação gratuita concebida para a composição de desenhos com vistas e cortes criadas a partir de modelos BIM.
O programa permite criar vistas de planta, alçados, cortes e perspetivas axonométricas.
Os desenhos gerados com "Open BIM Layout" podem ser visualizados na plataforma BIMserver.center pelos participantes autorizados do projeto BIM. Isto permite aceder a toda a informação a partir de qualquer dispositivo e em qualquer momento.
"Open BIM Layout" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão, espanhol, francês, inglês, italiano, português e português do Brasil.
Mais informação em Open BIM Layout.
"Open BIM Model Checker" é uma aplicação gratuita concebida para a análise e revisão de modelos BIM. O objetivo deste programa é facilitar a pronta e rápida deteção de incidências nos modelos.
O programa está integrado no fluxo de trabalho Open BIM, o que lhe permite importar os modelos de um projeto alojado na plataforma BIMserver.center e fazer parte do fluxo de trabalho colaborativo, multidisciplinar e multiutilizador que proporciona a tecnologia Open BIM.
As incidências introduzidas manualmente no programa podem ser visualizadas pelos utilizadores, no separador de avisos da plataforma "BIMserver.center", o que permite aceder a toda a informação de incidências e requisitos a partir de qualquer dispositivo e em qualquer momento.
Cada incidência visualiza-se também no programa da especialidade que tenha gerado o objeto ao qual se atribui essa incidência.
"Open BIM Model Checker" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão, espanhol, francês, inglês, italiano, português e português do Brasil.
Mais informação em Open BIM Model Checker.
"Open BIM Office Furniture" é uma aplicação gratuita que permite introduzir uma proposta de disposição de mobiliário para projetos de escritórios.
"Open BIM Office Furniture" dispõe de um catálogo com numerosas combinações de móveis para os compartimentos dos edifícios de escritórios: mesas, bancadas, vitrina, cadeiras, sofás, estantes, armazenamento, frigoríficos, micro-ondas, televisões e computadores.
"Open BIM Office Furniture" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão, espanhol, espanhol da Argentina, espanhol do México, francês, inglês, italiano, português e português do Brasil.
Maís informação em Open BIM Office Furniture.
"Open BIM Stairs & Ramps" é uma ferramenta informática gratuita cujo principal objetivo é realizar a modelação arquitetónica de escadas e rampas em projetos BIM.
Com "Open BIM Stairs & Ramps" o utilizador pode gerar escadas ou rampas por tramos individuais ou núcleos de escadas ou rampas de modo automático. As unidades básicas do programa são o tramo da escada, o tramo da rampa, o patamar e as guardas. Com estes quatro elementos é possível gerar as escadas e rampas num projeto Open BIM.
"Open BIM Stairs & Ramps" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão, espanhol, francês, inglês, italiano, português e português do Brasil.
Mais informação em Open BIM Stairs & Ramps.
"StruBIM Design Shear Walls" é um programa direcionado para o dimensionamento e verificação de paredes resistentes a ações horizontais, com a norma ACI 318-14.
"StruBIM Design Shear Walls" importa do projeto Open BIM, as paredes resistentes com os resultados da análise. A partir destes dados é possível dimensionar, editar e verificar as armaduras das diferentes secções das paredes resistentes. Uma vez finalizado o processo de dimensionamento das armaduras é possível gerar e exportar os resultados. O programa permite gerar listagens de descrição das armaduras, listagens de verificação (resumidas ou completas) e uma vista 3D de resultados, onde se podem ver as secções resistentes e as superfícies de interação.
Também exporta para o projeto Open BIM a informação que o programa "StruBIM Rebar" necessita para realizar a modelação BIM das armaduras dimensionadas.
"StruBIM Design Shear Walls" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em espanhol e inglês.
Mais informação em StruBIM Design Shear Walls.
"StruBIM Rebar" é um programa com o objetivo de efetuar a modelação BIM das armaduras em elementos estruturais de betão armado.
Na sua primeira versão, o programa importa de um projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center a informação de paredes resistentes e sapatas retangulares de altura constante.
Além disso, "StruBIM Rebar" dispõe de assistentes de geração dos elementos estruturais indicados (para inclui-los no programa embora não estejam presentes no projeto BIM) e de outros elementos que nesta primeira versão ainda não se podem importar (sapatas contínuas e lintéis de fundação).
"StruBIM Rebar" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em espanhol e inglês.
Mais informação em StruBIM Rebar.
"CYPETEL Schematics" é uma aplicação para o cálculo e dimensionamento dos esquemas dos sistemas de telecomunicações.
"CYPETEL Schematics" permite o cálculo e dimensionamento de instalações de telecomunicações, tanto de carácter normativo como genérico já que as verificações, os tipos de equipamentos e elementos de infraestrutura são configuráveis pelo utilizador. O programa inclui a possibilidade de importar os valores e características de normas predefinidas. Na sua primeira versão, as normas predefinidas são:
"CYPETEL Schematics" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em espanhol, inglês e português.
Mais informação em CYPETEL Schematics.
"CYPETEL Systems" é uma aplicação para o desenho da infraestrutura dos sistemas de telecomunicações.
"CYPETEL Systems" permite o desenho da infraestrutura dos sistemas de telecomunicações, quer segundo a norma como genérico já que a definição dos elementos da infraestrutura são configuráveis pelo utilizador. O programa inclui a possibilidade de importar os valores e características de normas predefinidas. Na sua primeira versão, as normas predefinidas são:
"CYPETEL Systems" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em espanhol, inglês e português.
Na página CYPETEL Systems dispõe de mais informação sobre este novo programa da CYPE.
"CYPEFIRE Pressure Systems" é uma aplicação concebida para realizar as verificações descritas na norma EN 12101-6, a qual estabelece as características que deve cumprir uma instalação de sobrepressão na caixa de escadas.
A aplicação dispõe das classes de Sistema A, B, C, D e E presentes nessa norma para realizar todas as verificações necessárias para cada uma delas.
"CYPEFIRE Pressure Systems" gera uma listagem para cada um dos sistemas calculados, detalhando os tipos de sistemas, a estimativa das fugas através de portas, janelas e paredes, o caudal obtido para cada um dos critérios calculados, etc.
"CYPEFIRE Pressure Systems" descarrega-se a partir da plataforma BIMserver.center e instala-se em catalão, espanhol, espanhol da Argentina, espanhol do México, francês, inglês, italiano, português e português do Brasil.
Na página CYPEFIRE Pressure Systems dispõe de mais informação sobre este novo programa da CYPE.
Na versão 2020.a ampliou-se o catálogo de sinais do programa "Open BIM S3F Signs". Agora, para além dos sinais para Portugal, foram incluídos os sinais para Espanha, França e Reino Unido.
Além disso, a partir desta versão, "Open BIM S3F Signs" pode-se instalar em espanhol, francês e inglês.
Com ampliação do catálogo de sinais, modificou-se a interface para a introdução dos sinais no modelo BIM.
Agora, o painel de seleção é mais amplo e simples de utilizar. É possível visualizar todos os sinais de um tipo, de modo mais rápido que nas versões anteriores e a visualização 3D do sinal permite consultá-lo antes de realizar a introdução.
CYPE UPONOR é uma aplicação concebida para dimensionar instalações de climatização invisível, através de sistemas radiantes para aquecimento e arrefecimento, e instalações de climatização com sistemas de captação de energia geotérmica; ambos os sistemas são exclusivos de UPONOR.
A partir da versão 2020.a, CYPE UPONOR inclui-se no fluxo de trabalho Open BIM. Assim, o CYPE UPONOR pode importar os modelos Open BIM de um projeto alojado na plataforma BIMserver.center e, portanto, fazer parte do fluxo de trabalho colaborativo, multidisciplinar e multiutilizador que proporciona a tecnologia Open BIM.
Agora CYPE UPONOR pode-se instalar com o ficheiro comprimido que se descarrega a partir da área de descarga da CYPE ou a partir da plataforma BIMserver.center.
Building Code Requirements for Structural Concrete.
Implementado no CYPECAD e CYPE 3D.
Eurocódigo 2: Projeto de estructuras de hormigón Parte 1-1: Reglas generales y reglas para la edificación.
Anejo Nacional AN/UNE-EN 1992-1-1 (2015).
Implementado no CYPECAD e CYPE 3D.
Eurocódigo 1: Acciones sobre las Estructuras. Parte 1-4: Acciones Generales - Acciones de viento.
Anejo Nacional AN/UNE-EN 1991-1-4.
Implementado no CYPECAD e Gerador de pórticos.
Eurocódigo 8: Projeto de estructuras sismorresistentes. Parte 1: Reglas generales, acciones sísmicas y reglas para edifícios.
Anejo Nacional AN/UNE-EN 1998-1.
Implementado no CYPECAD e CYPE 3D.
Normas de Seguridad Estructural para Guatemala 2018.
Implementado no CYPECAD e CYPE 3D.
Código Técnico de la Edificación. Documento Básico HR. Protección frente al ruido.
Implementado no "AcouBAT by CYPE".
A partir da versão 2020.a, na vista 3D da aplicação é possível mostrar as sombras próprias do modelo e as produzidas pelos edifícios vizinhos. Esta nova funcionalidade está disponível através do grupo “Sombras”, dentro do menu lateral esquerdo da janela Vistas 3D.
Quando se ativa a visualização de sombras, estas projetam-se sobre os edifícios representados na vista 3D e sobre o solo (no caso em que este se inclua na vista 3D).
Deve-se indicar a localização da obra através da “Orientação” e sua “Latitude”. Por defeito, a orientação provém do projeto (Projecto > Obra > Orientação), embora seja possível modificá-la a partir da vista 3D.
O utilizador pode escolher a hora solar e qualquer dia do ano para reproduzir as sombras, assim como mostrar a posição do sol e a sua trajetória.
Também é possível representar uma animação da vista 3D, na qual se observa a variação diária da sombra durante todos os dias do ano à hora selecionada. A qualquer momento pode-se parar a animação, visualizando as sombras projetadas.
A partir da versão 2020.a o "Suplemento Open BIM para Revit" permite visualizar em Revit as incidências e requisitos dos projetos Open BIM da plataforma BIMserver.center.
Para isso, foi implementada a secção "Incidências" no suplemento. A partir desta nova secção do plugin pode-se consultar o nome, a data, o autor, a descrição e uma imagem dos requisitos e incidências.
Se efetuar duplo clique sobre uma das incidências que aparecem na nova secção, Revit mostrará na janela ativada o elemento relativo à incidência, o que facilitará a identificação do erro no projeto.
Os caminhos podotáteis estão especialmente desenhados para que as pessoas portadoras de deficiência visual possam orientar-se dentro dos edifícios. Os caminhos podotáteis são de uso obrigatório na entrada de edifícios públicos. Também no início e fim das escadas e rampas.
Para isso, no diálogo que surge quando se introduzem rampas ou caminhos acessíveis, foi incluída a opção "Uso invisual". Se ativar, o programa incluirá esta característica nas rampas e caminhos acessíveis.
A partir da versão 2020.a a aplicação "Open BIM Carpentry" importa portas e claraboias o que permite fazer uma definição completa da caixilharia do edifício no modelo BIM.
Na versão 2020.a do "Open BIM Residential Furniture" inclui-se novo mobiliário (bancos de bar, beliche e cozinha) e pode editar-se a cor dos móveis.
A partir da versão 2020.a, "Open BIM Water Equipment" exporta para o projeto Open BIM selecionado, os desenhos gerados em formato DWG.
Na versão 2020.a foram implementadas várias ferramentas para gerir a vinculação com projetos Open BIM da plataforma BIMserver.center.
Em versões anteriores, uma obra do CYPECAD estava vinculada com um projeto Open BIM da plataforma BIMserver.center, só se a mesma tivesse sido iniciada importando um modelo BIM e não era possível desvinculá-la. A partir da versão 2020.a, as novas ferramentas permitem agora vincular uma obra do CYPECAD já existente com um projeto Open BIM do BIMserver.center e desvinculá-la a qualquer momento.
As ferramentas para gerir a vinculação a um projeto Open BIM agrupam-se no menu BIMserver.center. Algumas já existiam em versões anteriores e outras foram implementadas na versão 2020.a:
Na versão 2020.a foi implementada a exportação das vistas 3D da deformada, com animação. Para isso, no painel que surge quando se exporta para o projeto Open BIM a informação gerada pelo CYPECAD, é necessário selecionar o tipo de hipótese da deformada que deseja exportar e definir o fator de ampliação. Deste modo, o IFC gerado durante a exportação incluirá os ficheiros GLTF que contêm as diferentes vistas 3D. As vistas 3D das deformadas podem ser consultadas no visualizador da plataforma BIMserver.center.
Na versão 2020.a foi implementada a pormenorização de paredes resistentes de uma obra do CYPECAD. O processo de pormenorização começa no CYPECAD onde se definem as paredes resistentes e posteriormente realiza-se a análise estrutural da estrutura. Seguidamente, no programa StruBIM Design Shear Walls importam-se as paredes resistentes e os esforços para realizar o dimensionamento da armadura. Finalmente, no programa StruBIM Rebar realiza-se o modelo 3D das armaduras. "StruBIM Design Shear Walls" e "StruBIM Rebar" são duas novas aplicações implementadas na versão 2020.a. Estas aplicações e CYPECAD estão integradas no fluxo de trabalho Open BIM.
Na versão 2020.a do CYPECAD existe agora uma nova possibilidade de se introduzir uma parede resistente, para além da que já existia em versões anteriores através do comando “Nova parede”, localizado em Entrada de pilares, menu Introdução> Pilares, paredes e arranques.
Esta nova possibilidade de introdução da parede resistente, está relacionada com a utilização dos comandos “Muros de betão armado” ou “Muros de tensão plana” localizados no separador Entrada de vigas, menu Muros > Introduzir muro.
A introdução ou atribuição da parede resistente pode ser realizada da seguinte forma:
Os muros que tenham atribuída a mesma etiqueta serão representados com a mesma cor e formarão uma parede resistente.
As paredes resistentes intervêm na análise de esforços do CYPECAD, mas dimensionam-se no programa StruBIM Design Shear Walls.
Foi implementada uma vista 3D para as paredes resistentes. A partir do menu "Muros" pode aceder a esta opção. Nessa vista representam-se as paredes resistentes da estrutura e desenham-se com uma cor diferente para cada tipo de parede resistente (agrupam-se na mesma cor as paredes introduzidas com a mesma etiqueta). Nesta vista 3D é possível consultar a etiqueta atribuída a cada muro.
Para calcular as armaduras das paredes resistentes definidas no CYPECAD, é necessário que a obra se encontre vinculada a um projeto Open BIM da plataforma BIMserver.center. No CYPECAD, após ter definido as paredes resistentes e calculada a estrutura, deve-se exportar o modelo BIM que cria o CYPECAD. Nesse momento gera-se, entre outros dados e em formato aberto, a informação necessária para que a aplicação "StruBIM Design Shear Walls" possa calcular as armaduras das paredes resistentes.
Acrescentou-se na listagem de "Esforços e armaduras de pilares, paredes e muros" uma secção para os esforços de paredes resistentes. Esta secção surgirá quando na obra se tenham definido paredes resistentes. Os esforços listados são segundo os eixos globais e relativos ao centro de gravidade do agrupamento de muros que formam a parede resistente.
Na versão 2020.a foram implementadas normas de estruturas de betão e de ações nas estruturas (vento e sismo) para CYPECAD, CYPE 3D e Gerador de pórticos. No ponto "Implementação de normas e melhorias na sua aplicação" dispõe de informação detalhada sobre as normas implementadas e os programas que as incluem.
CYPECAD MEP pode exportar para o projeto BIM vinculado a caraterização acústica das soluções construtivas utilizadas. Esta informação poderá ler-se no "CYPESOUND RRAE".
Para que esta informação seja exportada a partir do CYPECAD MEP é necessário marcar a opção “Exportar os modelos térmico e acústico do edifício” na janela “Exportação em formato ‘IFC’” que surge quando se procede à exportação dos dados para o projeto BIM vinculado alojado na plataforma BIMserver.center.
"CYPESOUND RRAE" importará os parâmetros que definem o isolamento a sons aéreos e de percussão, assim como, os coeficientes de absorção sonora.
Em função dos revestimentos utilizados no CYPECAD MEP, é possível que no "CYPESOUND RRAE" se criam novas classes de elementos construtivos para ter em conta esses revestimentos na definição de tipos.
Em próximas versões, as características acústicas das soluções construtivas utilizadas no CYPECAD MEP poderão ser lidas também pelo "CYPESOUND CTE".
CYPECAD MEP pode exportar para o projeto BIM vinculado as características térmicas das soluções construtivas do edifício, para a sua importação no CYPETHERM LOADS e nos programas de simulação e certificação energética CYPETHERM EPlus, CYPETHERM RECS Plus (Portugal) e CYPETHERM REH (Portugal).
Para que esta informação se exporte a partir do CYPECAD MEP, é necessário ativar a opção “Exportar os modelos térmico e acústico do edifício” na janela “Exportação em formato ‘IFC’”, que surge quando se procede à exportação dos dados para o projeto BIM vinculado alojado na plataforma BIMserver.center.
A exportação para CYPETHERM HE Plus (Espanha), já disponível em versões anteriores, realiza-se agora através desta mesma janela.
A partir da versão 2020.a, "CYPELEC Electrical Mechanisms" permite criar símbolos personalizados para os elementos da instalação.
Para isso criou-se o botão "Simbologia" no menu "Opções gerais", que permite criar novos símbolos, para posteriormente atribuí-los a um elemento da instalação.
Foi incluída a tomada de fibra ótica na seleção de mecanismos elétricos.
A partir da versão 2020.a os programas CYPELEC Core, CYPELEC REBT, CYPELEC NF e CYPELEC RETIE permitem a exportação dos desenhos para o projeto BIM ao qual esteja vinculado na plataforma BIMserver.center.
A versão 2020.a do CYPELEC Core inclui dois novos modos para identificar e diferenciar as três fases de que consta um sistema elétrico trifásico. Estas novas nomenclaturas são: "R Y B" e "R G B".
Acrescentaram-se novas funcionalidades de edição na barra de ferramentas:
As vistas 3D que se geram, podem-se configurar de diferentes modos:
Em versões anteriores, a introdução de dados climáticos através da seleção no mapa já estava disponível para determinados países. Agora, esta seleção também é possível para França.
Os dados que se introduzem automaticamente ao selecionar uma zona no mapa são:
Na vista 3D dos programas "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" e "CYPEPLUMBING Water Systems" pode-se ver uma animação dos sentidos do fluxo da água. A velocidade da animação é proporcional à velocidade da água em cada tramo.
A partir da versão 2020.a, CYPEPLUMBING Sanitary Systems e CYPEPLUMBING Water Systems podem realizar a seleção automática dos critérios de cálculo para tubagens horizontais em todas as zonas da instalação.
Para isso implementou-se a opção "Critérios de cálculo" no diálogo "Opções de cálculo" que o utilizador pode ativar ou desativar. Por defeito, as obras existentes de versões anteriores terão desativada esta opção e nas novas estará ativada.
Esta seleção automática de critérios de cálculo é configurável pelo utilizador.
Se se pretende evitar que o dimensionamento atribua os critérios de cálculo a algum determinado tramo, deve-se editar esse tramo e bloquear a atribuição automática de critérios de cálculo selecionando o cadeado dos critérios de cálculo.
A partir da versão 2020.a, "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" permite visualizar na vista 3D a taxa de ocupação nas tubagens horizontais correspondentes à rede de drenagem de águas.
É possível introduzir tramos de tubagem de forma consecutiva. Até agora introduziam-se um a um.
Na intersecção de tubagens gera-se um nó automaticamente.
Em versões anteriores do programa, a pendente indicava-se mediante o símbolo de percentagem (%). Agora também é possível representá-la através do texto "/100".
Acrescentou-se um método para o cálculo das perdas de carga localizadas através do "Coeficiente de perda".
A partir da versão 2020.a, AcouBAT by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos provenientes no Documento Básico "DB HR Protección frente al ruido" do "Código Técnico de la Edificación" de Espanha. Para preencher automaticamente os requisitos acústicos com os valores da norma o utilizador deve indicar o "Uso do edifício", o "Tipo de ruído exterior predominante" e o "Índice de ruído de dia (Ld)".
Acrescentou-se o "Nível global de pressão a sons de percussão normalizado de um elemento, Ln,e,w [dB]", na busca avançada da base de dados.
A partir da versão 2020.a, "Open BIM Lightning" utiliza um novo ambiente de trabalho 3D com importantes melhorias visuais e funcionais. Para adaptar a interface do utilizador a estas melhorias, acrescentou-se o separador "Vista" na barra de ferramentas do programa e a lista de plantas transformou-se no navegador de vistas.
Agora é possível gerar diferentes representações totais ou parciais do modelo do edifício. Estas serão acrescentadas ao navegador vistas localizado à esquerda da área de trabalho. É importante destacar que as vistas se encontram desacopladas da estrutura de dados do projeto, de forma a poder criar, modificar e eliminar sem que isto afete o modelo subjacente.
Cada vista tem associado diversos parâmetros de configuração, como o intervalo entre planos e a cota de nível, que variam em função do tipo de vista. Nesta versão encontram-se disponíveis os seguintes tipos de vista:
Por último, foi modificado o painel de "Opções de captura" para permitir modificar a visibilidade e a referência a objetos dos elementos da obra de forma independente. Desta forma, é possível sobrepor os componentes do modelo de cálculo com os provenientes do modelo digital do edifício definido no projeto da plataforma BIMserver.center através de outras ferramentas Open BIM.
Em determinadas situações é necessário representar com um símbolo um elemento do esquema que seja diferente do que vem por defeito na base de dados da ASHRAE.
A partir da versão 2020.a, é possível desenhar esse símbolo e atribuí-lo a um elemento.
A partir da versão 2020.a do "CYPEHVAC Schematics" é possível personalizar a cor e o tipo de traço das tubagens.
Além disso, com a nova ferramenta "Copiar formato" é possível atribuir as mesmas propriedades a outros elementos (cor, traço, caudal e temperatura).
A partir da versão 2020.a é possível introduzir difusores nas instalações de condutas.
Na secção "Terminais de ar" da barra de ferramentas foi introduzido o botão "Difusor de impulsão" com o qual pode introduzir difusores nas instalações. De igual forma que os restantes elementos, o programa apresenta uma biblioteca por defeito e a possibilidade do utilizador criar a sua própria biblioteca com as opções de importar/exportar.
A partir da versão 2020.a, é permitido definir mais de um sistema de condensação para a bomba de calor reversível. Além disso, é permitido combinar a unidade terminal de tipo "Bomba de calor ar-água" com outras unidades terminais na mesma zona térmica, exceto as unidades terminais de climatização por ar ligadas a unidades de tratamento de ar (UTA).
Assim mesmo, permite combinar na mesma zona térmica uma unidade terminal de tipo "Equipamento de rendimento constante" com outras unidades terminais, exceto as unidades terminais de climatização por ar ligadas a unidades de tratamento de ar (UTA).
Acrescentou-se uma opção para definir a potência de aquecimento e/ou arrefecimento da unidade terminal do tipo "Equipamento de rendimento constante". Se não se especificar a sua potência, este equipamento vencerá a carga térmica da zona onde se encontra, segundo a sequência de ativação das unidades terminais definida na zona.
Além disso, permite agora definir a programação de funcionamento do equipamento. É possível indicar que o equipamento está sempre disponível para vencer a carga, como até agora, ou estabelecer um horário de funcionamento.
Foram incluídas as novas referências de unidades exteriores e interiores VRF "Airstage" da FUJITSU do catálogo 2019.
Foi incorporado o catálogo dos fancoils "aroVAIR" da VAILLANT. Dentro de Unidades terminais de climatização por água do tipo Fancoil aparece o logotipo da VAILLANT. No painel que se abre ao premir sobre o logotipo, o utilizador pode selecionar entre os diferentes tipos e modelos de fancoil que oferece este fabricante. Estes equipamentos encontram-se completamente definidos dentro do programa.
Os fancoils devem conectar-se a um Sistema de climatização por água, do tipo Distribuição de água ou do tipo Aerotermia. São compatíveis com equipamentos de produção de água de qualquer fabricante.
Foi incorporado o catálogo dos fancoils "Genia Fan" da SAUNIER DUVAL. Dentro de Unidades terminais de climatização por água do tipo Fancoil aparece o logotipo da SAUNIER DUVAL. No painel que se abre ao premir sobre o logotipo, o utilizador pode selecionar entre os diferentes tipos e modelos de fancoil que oferece este fabricante. Estes equipamentos encontram-se completamente definidos dentro do programa.
Os fancoils devem conectar-se a um Sistema de climatização por água, do tipo Distribuição de água ou do tipo Aerotermia. São compatíveis com equipamentos de produção de água de qualquer fabricante.
Acrescentou-se o catálogo de bombas de calor para produção de água quente sanitária (AQS) "Magna Aqua" da SAUNIER DUVAL. Dentro de Sistemas de AQS, ao selecionar o tipo de equipamento Bomba de calor para AQS, surge o logotipo da SAUNIER DUVAL. Ao premir sobre o mesmo, o utilizador pode selecionar entre os diferentes modelos que proporciona o fabricante.
As especificações destes equipamentos dependem do tipo de clima selecionado em "Condições climáticas SPF", dentro do painel "Dados da localização".
Foi atualizada a verificação do cumprimento do Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS) de acordo com a Portaria n.º 42/2019, de 30 de janeiro, que contém a última modificação dessa norma.
Nesta portaria incluem-se as exigências para edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB). Para verificar este tipo de edifícios, o utilizador deve selecionar a opção correspondente em Parâmetros gerais.
Ao definir o tipo de ventilação das zonas do edifício, se esta for mecânica ou se se realiza através do sistema de climatização, o programa permite definir o valor da eficácia de remoção de poluentes ou eficácia de ventilação. O caudal de ar de ventilação considerado na simulação energética será o indicado nos compartimentos dividido pelo valor da eficácia, de acordo com o ponto 1.2 da Portaria 353-A/2013.
CYPETHERM RECS 2020.a inclui o cálculo do consumo de energia para aquecimento de piscinas tanto no edifício previsto como no edifício de referência, de acordo com o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS).
Em Parâmetros gerais, ao premir sobre Consumos de energia, abre-se o painel onde se podem indicar os consumos de energia dos equipamentos do edifício, como até agora, e de forma separada as características das piscinas do edifício. A diferença relativamente às versões anteriores, é de que já não se define o consumo para o aquecimento das piscinas, mas sim a sua necessidade e as características dos sistemas que a abastecem. Além disso, permite definir a fração da necessidade compensada pela energia solar térmica.
Foi atualizada a base de dados climáticos da ASHRAE para a “Weather Data Viewer” versão 6.0. Esta base de dados conta com 8118 estações localizadas por todo o mundo, incluídas em 2017 ASHRAE Handbook, e está disponível nos programas CYPECAD MEP, CYPETHERM LOADS, Open BIM TOSHIBA, Open BIM DAIKIN, Open BIM FUJITSU e Open BIM MIDEA.
Quando o modelo BIM do Revit vinculado ao Arquimedes contém vínculos do Revit, na árvore de entidades do Revit aparece o ponto "Vínculos RVT". Este ponto facilita a medição e a formação de comentários das tabelas de medição do vínculo do Revit selecionado.
Também se inclui uma nova zona denominada "Vínculos" na opção "Filtros de medições" que surge ao premir o botão de uma nova zona. Na zona "Vínculos" pode-se ativar, para "Mostrar" ou "Medir", algum dos vínculos do Revit para ver o número de instâncias que contém os vínculos e para ativar a opção "Pormenorizar exemplares" nas tabelas de medição em função da composição dos comentários que se tenha definido.
Foi ampliado o número de campos disponíveis em medições de aberturas e em medições de exemplares que utilizam um material.
Quando uma entidade ou material do Revit com possibilidade de dedução de aberturas é vinculada a um artigo do orçamento em Arquimedes, ao ativar a opção "Deduzir as aberturas maiores de" ficam visíveis, no separador "A descontar", todos os parâmetros numéricos dos exemplares e de quantidades de materiais que produzem aberturas. Num exemplo de um "Muro", no separador "A descontar" mostram-se tanto as dimensões das aberturas que proporciona o suplemento do Revit como os parâmetros numéricos dos exemplares que produzem aberturas (janelas, portas, etc).
A versão 2020.a incorpora as verificações correspondentes ao "Plan local d'urbanisme de la Ville de Rennes (24 juin 2019)" (França) na livraria de verificações que inclui o programa.
Foram incluídas as zonas UB1, UB2 e UB3.