ÍNDICE
"Open BIM Kaysun" é uma ferramenta gratuita concebida para calcular e desenhar instalações de ar condicionado do tipo VRF (Variable Refrigerant Flow) e está preparada para realizar o desenho realista da instalação de VRF num ambiente 3D.
"Open BIM Kaysun" verifica se o sistema está corretamente ligado; seleciona o modelo dos equipamentos capazes de cumprir com as cargas térmicas dos compartimentos; calcula as potências corrigidas dos equipamentos em função das condições de dimensionamento; seleciona os diâmetros das tubagens e as derivações; mede todos os elementos do projeto reunindo tudo num documento de medições e por outro lado gera automaticamente o esquema da instalação.
"Open BIM Kaysun" disponibiliza como saída de resultados um relatório de cálculo, o Esquema de VRF, a medição em formato FIEBDC-3 (.bc3) e a listagem com o quadro de materiais.
Mais informação (Espanhol).
"Open BIM Quantities" é uma ferramenta direcionada para a geração da medição e orçamento a partir de modelos BIM definidos mediante o standard IFC. Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
"Open BIM Quantities" pode ler as propriedades e quantidades contidas em cada uma das entidades IFC que compõem o modelo Open BIM do edifício. O utilizador pode estabelecer os critérios de medição que considere oportunos, com o objetivo de transformar os dados contidos nos elementos do modelo em unidades de obra reais para o orçamento. Estes critérios podem ser guardados para serem utilizados em outros projetos.
As unidades de obra assim obtidas do modelo BIM podem ser vinculadas a recursos de um banco de preços.
O utilizador pode criar os seus próprios bancos de preços ou importá-los de bases de dados em formato FIEBDC-3 (como o Gerador de preços da CYPE).
O programa permite ao utilizador editar o resultado final da medição e o orçamento e imprimir listagens tipo com a documentação gerada.
"Open BIM Quantities" também tem a possibilidade de exportar o orçamento para o formato FIEBDC-3 para poder ser trabalhado por programas de medições e orçamentos como o Arquimedes.
"Open BIM Analytical Model" é uma ferramenta orientada para a geração de modelos geométricos analíticos de edifícios para o estudo energético e acústico.
O programa permite ao utilizador introduzir todos os elementos que compõem o modelo analítico (superfícies, arestas, uniões...) e indicar as relações existentes entre essas entidades (pertencentes a compartimentos, contiguidade entre superfícies, arestas que constituem uma união...).
Se dispõe de um modelo arquitetónico num projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center, "Open BIM Analytical Model" permite ao utilizador especialista utilizar o processo de geração automática do modelo analítico e modificar os elementos que considere oportunos.
Com o objetivo de ter em conta os diferentes requisitos térmicos e acústicos, a aplicação permite definir diferentes agrupamentos de espaços sobre um mesmo modelo analítico (por exemplo, um agrupamento por unidades de utilização ou um agrupamento segundo critérios de zona térmica).
O modelo analítico definido pode exportar-se para o projeto Open BIM, alojado na plataforma BIMserver.center, e ser interpretado e importado por aplicações Open BIM para a análise acústica ou térmica do edifício.
O "StruBIM Uploader" é uma aplicação desenvolvida pela CYPE que permite incorporar modelos estruturais em projetos Open BIM alojados na plataforma BIMserver.center, possibilitando a ligação com programas de visualização, análise e pós-processamento de outros programadores.
Na sua primeira versão, o "StruBIM Uploader" permite incorporar em projetos Open BIM, modelos gerados nos seguintes formatos, produzidos por aplicações de análise estrutural e que incluem os resultados de cálculo:
"CYPEDOC CTE HS 6" é uma aplicação desenvolvida para a justificação do cumprimento da "CTE DB HS 6: Protección frente a la exposición al radón", a qual define os seguintes sistemas de proteção: Barreiras de proteção, Caixas de ar ventiladas e Despressurização do terreno.
O CYPEDOC CTE HS 6 gera a listagem justificativa do documento CTE DB HS 6, incluindo um anexo de resultados com todos os sistemas instalados em cada um dos espaços em contacto com o terreno.
Mais informação (Espanhol).
Acrescentou-se o separador "Orçamento" na barra de ferramentas de algumas das aplicações integradas no fluxo de trabalho Open BIM. Na versão 2020.e, os primeiros programas Open BIM que dispõem deste separador são:
A integração deste separador nas restantes aplicações Open BIM será realizada nas próximas versões.
No separador "Orçamento", o utilizador dispõe de ferramentas orientadas para a geração e gestão da medição e o orçamento da instalação que analisa cada programa. Nela, o utilizador pode extrair a medição do modelo e, a partir dessa informação, gerar unidades de obra reais. Este processo realiza-se através de um sistema de correspondência entre os elementos medidos sobre o modelo de cálculo e os recursos do orçamento (mapeado). Essa equivalência armazena-se numa diretoria local ou de rede de forma que se possa ampliar de forma progressiva e utilizar em futuros projetos.
Para facilitar a introdução dos preços da obra, é possível importar quer bases de dados completas como recursos individuais procedentes de bancos de preços que tenham sido desenvolvidos segundo o standard FIEBDC-3 (.bc3), como o Gerador de preços da construção da CYPE.
Na maior parte dos programas que incluem o separador Orçamento incluiu-se um banco de preços e um mapeamento exemplo para elementos da instalação. Salienta-se que só são um exemplo e que o utilizador poderá criar os seus próprios mapeamentos e bancos de preços.
A documentação da medição e o orçamento pode ser gerada a partir de várias listagens tipo (Medições, Justificação de preços, Orçamento, Medição e orçamento, Resumo do orçamento) exportáveis em formato HTML, DOCX, PDF, RTF e TXT.
A partir do separador "Orçamento" de cada programa também se pode exportar a medição e o orçamento em formato "FIEBDC-3" para ser importado em programas de medições e orçamentos como o Arquimedes.
O separador "Orçamento" também está incluído no programa "Open BIM Quantities" (novo programa da versão 2020.e). A diferença relativamente às restantes aplicações que incluem o separador "Orçamento" é a de que o "Open BIM Quantities" permite extrair a medição de modelos BIM definidos através do standard IFC (no seu separador "Medição do modelo BIM"). Os outros programas extraem da instalação introduzida no próprio programa. Uma vez extraída a medição, o processo para gerar o orçamento no "Open BIM Quantities" realiza-se no separador "Orçamento", do mesmo modo que nas restantes aplicações Open BIM que dispõem desse separador.
Quando se executa um programa da CYPE da versão anterior (2020.d), descarregado a partir da plataforma BIMserver.center, pode surgir uma mensagem a avisar o utilizador que está disponível uma nova versão do programa e pergunta se deseja instalar nesse momento.
Se aceitar a atualização, será iniciado o processo de instalação da nova versão do programa que emitiu a mensagem.
Como a mensagem aparece quando se executa um programa, é possível que essa mensagem fique oculta por trás da janela inicial do programa (a de seleção de obra). Para passar a mensagem para primeiro plano, encerre o programa, ou mova a janela do programa, ou altere a janela ativa com a combinação de teclas "Alt + Tab".
Em futuras versões a mensagem de atualização aparecerá se a versão a atualizar for a 2020.d ou posterior.
Organizou-se o painel lateral onde aparecem os elementos que se introduzem no programa (janelas, portas e claraboias). Agora aparecem agrupadas por tipos e subtipos em menus do tipo drop-down.
ASCE/SEI 7-16: Minimum Design Loads for Buildings and Other.
Implementada no CYPECAD.
ASCE/SEI 7-16: Minimum Design Loads for Buildings and Other.
Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.
Na versão 2020.e foi implementada a gestão de etiquetas de pilares e vigas. Nos desenhos "Pormenorização de vigas", "Pormenorização de pilares" e "Quadro de pilares" é possível fazer uma seleção de pórticos e de pilares em função das etiquetas que tenham atribuídas.
A partir do menu "Grupos" do separador "Entrada de vigas" acede-se ao painel "Etiquetas", onde foram implementadas três opções:
Na versão 2020.e foi implementada a possibilidade de obter os desenhos de "Pormenorização de pilares" e "Quadro de pilares" em função de uma seleção por referência.
Foi implementada a atribuição de coeficientes de encurvadura e encurvadura lateral para vigas metálicas e de madeira. Esta opção permite atribuir valores diferentes a cada viga.
Esta opção encontra-se no separador Entrada de vigas, (menu Vigas > Outras opções > Atribuir coeficientes de encurvadura).
Em versões anteriores à 2020.e o utilizador podia completar ou recortar o perímetro crítico e o perímetro da armadura de reforço na verificação do punçoamento. A partir da versão 2020.e também é possível completar ou recortar o perímetro do suporte.
Em versões anteriores à 2020.e o utilizador podia completar ou recortar o perímetro crítico e o perímetro da armadura de reforço na verificação do punçoamento. A partir da versão 2020.e também é possível completar ou recortar o perímetro do suporte.
A partir da versão 2020.e acrescentou-se na informação final do cálculo, a hora de início, a hora de finalização e a duração do cálculo.
Com esta melhoria, incluída na opção "Desníveis/Lajes inclinadas", é possível definir uma abertura num muro nos casos em que a cota superior desta abertura seja maior que a cota da planta. Esta melhoria é útil se na obra for necessário definir plantas intermédias, por exemplo, para acrescentar coberturas em diferentes alturas.
Na versão 2020.e foi implementada no CYPECAD a consulta de resultados na janela da vista 3D da deformada. Esta janela acede-se a partir do separador "Deformada" ou também (a partir da versão 2020.e) desde a opção "Deformada" do menu "Envolventes" do separador "Resultados".
Ativando o botão "Consultar" da janela da vista 3D da deformada, aparecerão os valores de deslocamentos dos pontos da estrutura sobre os quais se posicione o cursor do rato.
Em versões anteriores determinados avisos interrompiam o cálculo até que o utilizador os aceitasse. A partir da versão 2020.e estes avisos mostram-se com vinte segundos de espera antes de encerrarem automaticamente. Em qualquer caso, estes erros aparecem na informação final do cálculo. Esta melhoria permite que o cálculo finalize sem necessidade de ficar pendente do utilizador.
Foram corrigidos erros, que interrompiam o cálculo, relacionados com determinadas geometrias em encontros de muro no mesmo nível e em muros introduzidos sobre outros muros.
Na versão 2020.e foi implementada verificação de pilares e barras de madeira de secção circular para as seguintes normas:
Foi implementada a possibilidade de abrir o CYPECAD MEP várias vezes de modo simultâneo, com o propósito de poder trabalhar sobre múltiplos projetos. Esta opção já se encontrava disponível em outras aplicações da CYPE.
A atualização de preços de fabricantes nos Geradores de preços estão também presentes no CYPECAD MEP, para que esses produtos possam ser selecionados com as novidades incluídas. Seguidamente, indicam-se os fabricantes cujos preços foram atualizados nesta atualização do CYPECAD MEP.
Na versão 2020.e do "CYPELEC Electrical Mechanisms" inclui-se a definição do número recomendado de pontos de utilização para cada compartimento quando no painel "Opções gerais" se selecionam as especificações das normas para Portugal.
Foi implementada a ferramenta "Atribuir" para copiar os parâmetros de uma carga para a outra. Para isso seleciona-se a carga que se deseja copiar e, seguidamente, as cargas de destino. Esta opção está localizada na secção "Edição" da barra de ferramentas.
Foi implementada a ferramenta "Editar série" para a edição em série das cargas introduzidas. Esta utilidade está localizada na secção "Edição" da barra de ferramentas.
Se a ferramenta "Editar série" estiver ativa, quando se edita qualquer elemento do esquema unifilar, por exemplo um ponto de iluminação, o painel de edição que aparece dispõe de uma barra inferior que permite percorrer (para trás e para a frente) todas as cargas introduzidas presentes na distribuição elétrica. Esta ferramenta também permite copiar os parâmetros de edição da carga que se está a visualizar e atribuir a outra carga posterior ou anterior.
A ferramenta "Editar série" está pensada para editar e visualizar de uma forma mais rápida as características das cargas.
Foi implementada uma ferramenta lateral para a procura dos quadros principais e quadros parciais introduzidos, e para cada um deles a procura dos circuitos distribuídos.
Após realizar o cálculo, a ferramenta permite assinalar o circuito correspondente para visualizar a sua distribuição em planta.
O painel de edição do quadro parcial de comando e proteção completa-se com a designação do seu quadro de alimentação. O quadro de alimentação poderá ser o quadro principal de comando e proteção ou outro quadro parcial.
Esta designação é obrigatória e com ela é detetado que os quadros estão efetivamente interconectados e assim se consegue um maior controlo da distribuição elétrica proposta.
Uma distribuição elétrica habitual é aquela em que certas cargas de iluminação são conectadas à mesma caixa de derivação. Para agilizar este processo, foi incluída uma ferramenta chamada "Horizontal, a caixa de derivação" presente na secção "Distribuição" da barra de ferramentas.
A ferramenta funciona selecionando as cargas que são alimentadas da mesma caixa de derivação, depois clica-se com o botão do lado direito do rato e seguidamente seleciona-se a própria caixa de derivação. O programa irá gerar a distribuição, tanto horizontal como vertical, da conexão entre cada carga e a caixa de derivação em forma de "estrela".
Foi incluída uma nova obra exemplo: "Electrical distribution in training center". Nesta obra, representa-se a distribuição elétrica de um centro de formação que contém um único quadro principal de comando e proteção e vários quadros secundários.
A partir da versão 2020.a, as imagens dos elementos de infraestrutura (câmaras, tomadas e caixas) dispõem da referência do tipo, na imagem gerada da legenda. Deste modo, consegue-se uma maior concordância entre o aspeto dos elementos nos esquemas com as suas imagens da legenda.
Foi incorporada a possibilidade de importar e exportar o conjunto de tipos de equipamentos para assim dispor de um único ficheiro para os armazenar. Deste modo, é agilizado o processo de geração de obras novas. Por outro lado, também se realizou a mesma ação para as preferências de visualização.
Foi desenvolvida a ferramenta "Simetria" para aumentar a velocidade de desenvolvimento de obras.
Foi incluída a possibilidade de definir preferências de visualização das etiquetas dos distintos elementos permitindo a sua visualização em desenho.
Foram incluídos os equipamentos de videoporteiro e videovigilância para permitir a sua inclusão no modelo BIM. Deste modo, complementa-se o esquema da rede de videoporteiro e videovigilância que já se podia realizar no CYPETEL Schematics.
Além disso, o FAAST IT "Projeto" inclui novas secções para incorporar os referidos elementos nos documentos técnicos do projeto ITED.
Foi desenvolvida a ferramenta "Simetria" para aumentar a velocidade de desenvolvimento de obras.
Foi incluída a possibilidade de definir preferências de visualização das etiquetas dos distintos elementos permitindo a sua visualização em desenho.
Foram incluídos os equipamentos de videoporteiro e videovigilância para permitir a sua instalação tanto no modelo BIM como na geração de esquemas.
A partir de agora, as imagens dos elementos de infraestrutura (Câmaras, tomadas e caixas) dispõem da referência do tipo na imagem gerada da legenda. Deste modo, consegue-se uma maior concordância entre o aspeto dos elementos nos esquemas com as suas imagens da legenda.
Foi incorporada a possibilidade de importar e exportar o conjunto de tipos de equipamentos para assim dispor de um único ficheiro para os armazenar. Deste modo, é agilizado o processo de geração de obras novas. Por outro lado, também se realizou a mesma ação para as preferências de visualização.
Foram incluídas obras exemplo em cada um dos módulos.
Na versão 2020.e foi incluído o separador "Orçamento". Agora, o utilizador dispõe de ferramentas orientadas para a geração e gestão da medição e o orçamento dos elementos introduzidos em cada um destes programas.
No ponto Separador "Orçamento" nas aplicações Open BIM da fase de projeto pode encontrar mais informação sobre esta nova funcionalidade existente em vários programas Open BIM da CYPE.
Foi incluída no CYPEFIRE Hydraulic Systems a análise hidráulica das perdas localizadas produzidas por acessórios e válvulas. Esta novidade inclui as seguintes atualizações do programa:
Na versão 2020.e foi incluído o separador "Orçamento" no "CYPEFIRE Hydraulic Systems". Agora, o utilizador dispõe de ferramentas orientadas para a geração e gestão da medição e o orçamento dos elementos introduzidos no programa.
No ponto Separador "Orçamento" nas aplicações Open BIM da fase de projeto pode encontrar mais informação sobre esta nova funcionalidade presente em vários programas Open BIM da CYPE.
A partir da versão 2020.e podem-se definir no "CYPEFIRE Hydraulic Systems" tubagens cujo material é o polipropileno.
Este material tem uma tabela de diâmetros nominais diferente dos restantes materiais incluídos no programa. Portanto, uma vez gerado um catálogo de tubagens com este material selecionado, não será de imediato alterado o material do catálogo.
"CYPEFIRE Hydraulic Systems" exporta para o projeto Open BIM, além da vista 3D da instalação do sistema de extinção, os seguintes ficheiros:
Na versão 2019.g incluiu-se no CYPEFIRE Hydraulic Systems o cálculo das Bocas de incêndio armadas. Agora inclui-se, como se mostra na imagem, uma biblioteca predefinida de tipos de BIA de 25 e 45 mm.
A partir da versão 2020.e, "CYPEFIRE Pressure Systems" inclui-se a opção "Gerar hipóteses" quando se está a introduzir um sistema de pressurização.
Esta nova ferramenta permite que se gerem de forma automática, para todos os critérios (Critério de diferença de pressão e Critério de fluxo de ar), as hipóteses de portas abertas, segundo os princípios que refere a norma EN 12101-6.
Inclui-se o elemento "Grelhas" para a sua verificação segundo a norma. As grelhas devem introduzir-se no interior das caixas de escadas para impulsão do caudal necessário atendendo às fugas e, em função da sua altura, distribuir-se ao longo da caixa de escadas para realizar uma impulsão uniforme do ar.
Nas câmaras corta-fogo deve introduzir-se uma grelha em cada uma delas.
Inclui-se na aplicação o "Guia do utilizador", acessível a partir do menu de ajuda. Aqui encontra-se a informação básica para conhecer todas as ferramentas do programa e como funciona cada uma delas.
A partir da versão 2020.e, no CYPEHVAC Ductwork passa a ser possível o ambiente 3D. Com esta melhoria o utilizador pode trabalhar em ambiente 2D ou 3D.
Na versão 2020.e foi incluído o separador "Orçamento" no "CYPEHVAC Ductwork". Agora, o utilizador dispõe de ferramentas orientadas para a geração e gestão da medição e orçamento dos elementos introduzidos no programa.
No ponto Separador "Orçamento" nas aplicações Open BIM da fase de projeto pode encontrar mais informação sobre esta nova funcionalidade presente em vários programas Open BIM da CYPE.
Foi atualizado o certificado energético em formato XML gerado pelo programa para a última versão especificada pelo portal SCE da ADENE, para a versão 6.3.
A partir da versão 2020.e os "Geradores de preços de obra nova" e os "Geradores de preços de reabilitação" para Espanha, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique incluem novidades de alvenarias para revestir relacionadas com os remates de laje, as padieiras e as peças especiais de blocos.
Nas unidades de obra de alvenaria para revestir é possível selecionar entre diferentes materiais para receber as peças de remate das lajes.
Nas unidades de obra de alvenaria para revestir é possível incluir a padieira, podendo definir-se o rendimento e consequentemente a sua repercussão no preço da unidade de obra.
Para além disso, acrescentaram-se novas opções para as padieiras, nas unidades de obra dos pontos FFF (Fachada simples para revestir), FFZ (Pano exterior para revestir em fachada dupla), FFR (Pano interior para revestir em fachada dupla), FFT (Pano interior com isolamento integrado em fachada dupla), FAR (Pano principal de alvenaria para revestir) e FSR (Pano principal de alvenaria para revestir).
Para os tipos de blocos que dispõem de peças complementares, tais como bloco de betão, bloco de betão com argila expandida e tijolo cerâmico aligeirado permite-se editar a percentagem de incremento do preço no artigo das peças especiais.