Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2021.f
Descarregar actualização da versão 2021

ÍNDICE


PROGRAMAS e MÓDULOS NOVOS

NOVIDADES DE PROGRAMAS EXISTENTES

 

PROGRAMAS e MÓDULOS NOVOS

CYPE Connect Steel

CYPE Connect Steel

CYPE Connect Steel

CYPE Connect Steel

 

CYPE Connect Steel é uma aplicação para a modelação e análise de ligações para estruturas de aço, através do método de elementos finitos. Esta aplicação utiliza o motor de cálculo OpenSees.

 

CYPE Connect Steel importa os nós das estruturas metálicas presentes nos modelos de cálculo de um projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center. A partir da versão 2021.f, CYPECAD, CYPE 3D e StruBIM CYPE 3D disponibilizam ao utilizador a possibilidade de gerar estes modelos de cálculo num projeto BIM, exportando entre outros dados, os esforços nos nós para que sejam utilizados no cálculo de ligações pelo CYPE Connect Steel.

 

Além disso, o programa permite criar nós livremente. A partir dos perfis que intervêm na ligação, o utilizador poderá modelar todos os componentes que definem a ligação (placas, parafusos, soldaduras, perfis de apoio...) e realizar o cálculo e verificação.

 

CYPE Connect Steel também funciona como ferramenta integrada dentro do StruBIM Steel. Nas Novidades 2021.f do StruBIM Steel pode encontrar mais informação sobre este funcionamento.

 

Na sua primeira versão CYPE Connect Steel pode calcular com as normas EAE 2011 e Eurocódigo.

 

Mais informação.

 

CYPELEC Code Compliance

CYPELEC Code Compliance

O CYPELEC Code Compliance é uma aplicação desenvolvida pela CYPE para a realização das verificações de linhas elétricas de acordo com as Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão (RTIEBT).

Está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.

O CYPELEC Code Compliance realiza as verificações de cada uma das linhas da instalação elétrica aplicando as RTIEBT. Para isso, é necessário que o CYPELEC Code Compliance esteja vinculado a um projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center para o qual se tenha exportado previamente o cálculo da instalação elétrica pelo CYPELEC Core.

O CYPELEC Code Compliance instala-se apenas em português.

Mais informação.

 

Pormenores construtivos para Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas de compósito de madeira e polímeros

Na versão 2021.f foi implementado um novo módulo de pormenores construtivos "Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas de compósito de madeira e polímeros". Está disponível em francês (no Gerador de preços para França) e em português (no Gerador de Preços para Portugal). Este módulo já foi implementado para Espanha (em catalão e em espanhol) na versão 2021.c.

Módulo de pormenores construtivos

O módulo "Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas de compósito de madeira e polímeros" permite aos programas "Pormenores construtivos", "Gerador de preços", "Geradores de orçamentos" e "Arquimedes" gerar pormenores construtivos adaptados aos parâmetros selecionados no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de vários formatos (HTML, PDF, RTF e DOCX), para que se possam adicionar como fichas ao projeto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem ainda exportar os pormenores para DXF e DWG.

O novo módulo de pormenores construtivos está disponível para os países indicados se o tipo de obra selecionado nos programas "Gerador de preços", "Pormenores construtivos" ou "Arquimedes" for "Obra nova" ou "Reabilitação".

Nos links seguintes pode consultar os módulos disponíveis de pormenores construtivos:

 

NOVIDADES DE PROGRAMAS EXISTENTES

Novidades comuns a vários programas

Procura e ativação de comandos e opções

A partir da versão 2021.f, as aplicações Open BIM disponíveis na "Store" da plataforma BIMserver.center incluem uma nova ferramenta para procurar e ativar os comandos destes programas. O acesso a esta ferramenta encontra-se junto aos botões de "Guardar", "Desfazer" e "Refazer", na margem superior esquerda da interface da aplicação.

Na janela "Procura e ativação de comandos e opções", para cada comando mostra-se o nome, localização, a combinação de teclas para o seu acesso rápido e a sua descrição. A referência que o utilizador introduza no campo de texto será procurada em todos os nomes e localização dos comandos com o objetivo de realizar a filtragem da lista.

Melhoria na ligação entre aplicações Open BIM

Foi melhorada a ligação das aplicações Open BIM que contam com ligações diretas a outras aplicações através da plataforma BIMserver.center. Em versões anteriores, através destas ligações já era possível exportar para o modelo o projeto do BIMserver.center e, posteriormente, arrancar a aplicação de destino automaticamente. A partir da versão 2021.f, a vinculação com o projeto de BIMserver.center da aplicação inicial também se transmite à aplicação com a qual se liga, de forma que o utilizador não tenha que voltar a vincular-se ao projeto. Além disso, agora é possível indicar um caminho e um nome para a obra da aplicação de destino de forma que, se a obra já existe nesse caminho, abre-se e inicia-se o processo de atualização do projeto BIM. Esta informação guarda-se com objetivo de facilitar o processo em futuras exportações do modelo.

Atualmente é possível encontrar ligações diretas nas seguintes aplicações Open BIM:

 

  • CYPE Architecture
  • CYPECAD MEP
  • CYPETEL Systems
  • CYPETEL Schematics
  • CYPELEC Electrical Mechanisms
  • CYPELEC Distribution
  • CYPELEC Core
  • CYPELEC REBT
  • CYPELEC NF
  • CYPELEC RETIE
  • CYPEDOC CTE HS 6
  • Open BIM Accessibility

 

Valores de ângulos na ferramenta "Medir"

Foi melhorada a ferramenta "medir" que está disponível num grande número de aplicações. Agora é possível visualizar os ângulos relativos entre as medidas de comprimento que se realizam sobre a área de trabalho. A etiqueta com o valor do ângulo, em graus, aparecerá na união de cada uma das medidas.

Geração de desenhos em formato PDF

A partir da versão 2021.f, em qualquer programa da CYPE que gere desenhos, se selecionar como periférico de impressão o tipo "Microsoft Print to PDF", o programa solicitará a seleção de nomes de ficheiros a gerar.

Aplicações em Russo e em Polaco

As seguintes aplicações que em versões anteriores estavam disponíveis para utilização em alemão, catalão, chinês, espanhol, francês, inglês, italiano e português, a partir da versão 2021.f também estão disponíveis em russo e em polaco:

  • CYPE Architecture
  • Open BIM Model Checker
  • Open BIM Layout
  • Plugin Open BIM - Revit

A plataforma BIMserver.center e as suas aplicações móveis (BIMserver.center Mobile, BIMserver.center Augmented Reality e BIMserver.center Virtual Reality) também estão disponíveis em russo e em polaco.

Novidades comuns a vários programas. Aplicações em Russo   Novidades comuns a vários programas. Aplicações em Russo

 

 Open BIM BOSCH

Open BIM BOSCH

Sistema de controlo

Agora é possível selecionar o controlo individual da unidade interior no próprio painel, e selecionar um controlo centralizado e localizá-lo no edifício.

O programa gera automaticamente um esquema de cablagem com os sistemas de controlo. Estes dispositivos estão também incluídos na listagem de materiais.

 

Open BIM PANASONIC

Desenho automático de tubagens

A versão 2021.f do Open BIM PANASONIC inclui uma ferramenta que permite realizar a distribuição das tubagens de forma automática.

Com esta ferramenta, o utilizador tem de selecionar uma unidade exterior e uma ou mais unidades interiores. Ao finalizar a seleção, se premir com o botão direito do rato, o programa conecta todos os equipamentos. Se antes de utilizar a ferramenta já existiam tubagens que conectavam as unidades selecionadas, essas tubagens serão eliminadas.

Além disso, se a unidade exterior selecionada é do tipo "recuperação de calor", o programa criará uma unidade de seleção de fluxo para cada unidade interior que se selecione. Neste caso, se o utilizador alterar a unidade exterior para outra do tipo "bomba de calor" e gerar de novo o desenho, serão eliminadas todas as unidades de seleção de fluxo.

 

Posição real da tomada de ligação entre tubagens e equipamento

Agora, o programa representa a posição real da tomada de ligação entre as tubagens e o equipamento. Não obstante, a edição de equipamentos (mover, copiar…), continua a realizar-se a partir do seu ponto central.

 

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Estruturas de betão

ACI 318-2019 (USA)

Building Code Requirements for Structural Concrete.

Implementada no CYPECAD, CYPE 3D e StruBIM CYPE 3D.

Estruturas de aço laminado e composto

BS 5950-1:2000 (Reino Unido)

Structural use of steelwork in building - Part 1: Code of practice for design (Rolled and welded sections).

Implementada no CYPECAD, CYPE 3D e StruBIM CYPE 3D.

Estruturas de aço enformado

AISI S100-2016 (USA)

North American Specification for the Design of Cold-Formed Steel Structural Members (USA).

Implementada no CYPECAD, CYPE 3D e StruBIM CYPE 3D.

AISI S100-2016 (México)

North American Specification for the Design of Cold-Formed Steel Structural Members (Mexico).

Implementada no CYPECAD, CYPE 3D e StruBIM CYPE 3D.

CAN/CSA S136-2016 (Canadá)

North American Specification for the Design of Cold-Formed Steel Structural Members (Canadá).

Implementada no CYPECAD, CYPE 3D e StruBIM CYPE 3D.

 

Suplemento Open BIM para Revit e Orçamento e medição de modelos BIM

Compatibilidade dos plugins da CYPE para Revit® com "Revit 2022"

A partir da versão 2021.f, os "plugins" da CYPE para Revit, "Suplemento Open BIM para Revit" e "Orçamento e medição de modelos BIM", são compatíveis com a versão 2022 do Revit.

 

CYPE Architecture

Tipologias dos elementos arquitectónicos

No grupo "Modelo BIM" da barra de ferramentas do separador "Arquitectura" encontra-se o novo comando "Tipologias dos elementos arquitectónicos". Aqui podem-se criar tipologias dos elementos arquitectónicos que poderão ser mais tarde carregadas durante a modelação, poupando assim tempo na introdução dos elementos da obra.

Podem-se criar tipologias para os elementos seguintes:

  • Paredes
  • Fachadas cortina
  • Gelosias
  • Guardas
  • Lajes
  • Pilares
  • Vigas
  • Tetos falsos
  • Formação de pendentes
  • Telhas
  • Rincão
  • Laroz
  • Janelas
  • Portas
  • Claraboias
  • Superfícies envidraçadas
  • Escadas
  • Rampas
  • Patamares
  • Rampas curvas
  • Ascensores
  • Espaços

As tipologias dos elementos arquitectónicos podem ser guardadas localmente para serem mais tarde carregadas noutros obras do CYPE Architecture.

Melhoria da funcionalidade etiquetas e biblioteca de etiquetas para Espanha

O comando "Etiquetas" do grupo "Modelo BIM" permite organizar as etiquetas em conjuntos. Desta forma podem-se ordenar as etiquetas dos elementos da forma mais conveniente (por exemplo, de acordo com a regulamentação).

O programa permite ainda exportar e importar localmente conjuntos de etiquetas para poder assim utilizá-los em outras obras do CYPE Architecture.

O programa dispõe de uma Biblioteca de etiquetas para Espanha. Esta biblioteca permite importar conjuntos de etiquetas criadas de acordo com a regulamentação espanhola.

Mostrar/Ocultar informação

O novo comando "Mostrar/Ocultar informação" encontra-se na secção "Visualização" do painel lateral esquerdo do programa. Se estiver ativo permite mostrar a informação de qualquer elemento ao posicionar o cursor do rato sobre ele.

No painel poderá observar informação relativa à referência, o nível, o tipo, a layer e as propriedades de cada elemento.

Procurar por referência

Foi implementado o comando "Procurar por referência" no grupo "Edição" da barra de ferramentas do separador "Arquitectura". Este comando permite procurar pela referência dos elementos, identificando-os assim de forma simples. É possível localizar só as referências compostas exatamente pela palavra escrita (Só palavra completa) ou todas as referências que contenham o texto que escrito.

Copiar entre níveis

Este novo comando encontra-se no grupo "Modelo BIM" da barra de ferramentas e permite copiar os elementos do separador "Arquitectura" e do separador "Mobiliário" de um nível para outro de forma simples.

É possível selecionar os elementos que se desejam copiar entre níveis, os quais serão copiados e atribuídos ao nível correspondente.

Resolução automática de encontros de coberturas

A partir da versão 2021.f, o comando "Resolução de encontros" do grupo "Edição" resolve encontros entre lajes de cobertura automaticamente.

Cortar por face

Ao realizar a resolução de encontros automática é possível que algum elemento não tenha sido resolvido corretamente, ficando um pequeno plano por cima de uma das suas faces. Para facilitar a correção desta situação foi criado o comando "Cortar por face" (grupo Edição da barra de ferramentas), que permite cortar o plano restante e ajustar o elemento à face selecionada.

Transparência das layers

A tabela do painel "Layers", localizada no painel lateral esquerdo, possui agora uma nova coluna que permite tornar as layers transparentes. Premindo sobre o ícone de transparência pode-se alternar entre a visualização da layer sólida ou transparente.

 

Novo mobiliário de jardim

O separador "Mobiliário" possui agora o grupo "Jardim". A partir deste grupo podem-se modelar "Piscinas" e adicionar vegetação e elementos de sombra exterior.

Melhoria na interação de capturas dwg/dxf e 3D para portas e janelas

Esta melhoria permite a interação entre a captura do dwg/dxf e a captura do modelo 3D, o que permite aos utilizadores que utilizem máscaras dwg/dxf, ter uma maior precisão na introdução de portas e janelas, quer em vistas do tipo planta quer em 3D, evitando assim erros ao não gerar aberturas nas paredes.

 

Open BIM Construction Systems

Modificações las listagens para a memória construtiva

Os documentos justificativos para a memória descritiva da envolvente e de compartimentação do projeto foram modificados. Agora as referências às soluções construtivas não aparecem no índice. Esta alteração tem por base o facto de que habitualmente o campo "descrição" do painel de definição do sistema não é preenchido e o texto utilizado como "referência" é suficiente para a memória descritiva. Consequentemente obtia-se uma listagem cujo índice era equivalente ao conteúdo.

Open BIM Construction Systems Open BIM Construction Systems

 

Redução do tamanho dos ficheiros 3D

Foi otimizada a exportação do modelo 3D das soluções construtivas, no formato glTF, para os visores dos programas Open BIM, para o visor da plataforma BIMserver.center e para as aplicações móveis do BIMserver.center. Desta forma foi conseguida uma melhoria no rendimento dos visores, assim como na subida e descarga dos ficheiros da plataforma BIMserver.center.

 

 

Valor opcional da densidade nas camadas das soluções construtivas

A partir da versão 2021.f, o valor da densidade de uma camada que faz parte de uma solução construtiva pode ser introduzido de forma opcional. No caso de não ser indicado o seu valor não poderá depois ser consultado nas aplicações de cálculo térmico e acústico.

 

Espessura total da solução construtiva

A partir da versão 2021.f, o Open BIM Construction Systems apresenta a espessura total de uma solução construtiva constituída por várias camadas de materiais. A espessura total é obtida a partir da soma das espessuras das várias camadas. Desta forma podemos verificar facilmente se a espessura da solução construtiva corresponde à espessura do elemento do modelo BIM arquitetónico.

Opções "Editar" e "Apagar" para as soluções construtivas

Agora é possível utilizar as opções "Editar" e "Apagar" presentes no grupo "Edição" da barra de ferramentas do Open BIM Construction Systems nas soluções construtivas atribuídas aos elementos do modelo BIM arquitetónico, na área de trabalho. Através do botão "Editar" é possível modificar a atribuição da solução construtiva ao elemento do modelo. O botão "Apagar" permite eliminar a associação da solução construtiva de um ou vários elementos do modelo.

 

Soluções construtivas pendentes de atribuir

A partir da versão 2021.f, o Open BIM Construction Systems apresenta um aviso quando foram definidas soluções construtivas no projeto, mas não foram atribuídas a elementos do modelo BIM arquitetónico. As soluções construtivas aparecerão na documentação gerada pela aplicação, contudo, não poderão ser lidas pelos programas de simulação térmica e acústica.

 

Atribuição de soluções construtivas por tipologia

A partir da versão 2021.f, a opção "atribuir" do grupo "edição" da barra de ferramentas da aplicação permite associar soluções construtivas a elementos do modelo BIM arquitetónico em função da sua tipologia. Quando esta opção for utilizada a solução será atribuída a todos os elementos que partilhem a mesma referência de tipo.

 

Nova obra exemplo

Foi adicionada a obra exemplo "Intro Open BIM (EN)" que possui a definição em inglês das soluções construtivas do projeto.

Importação de isolamentos do grupo Valero

A partir da versão 2021.f, é possível importar isolamentos do fabricante Grupo Valero para que atuem como camadas de uma solução construtiva. No painel de definição de uma camada aparece agora o ícone do Grupo Valero na margem direita da janela. Ao premir sobre ele acede-se à base de dados do fabricante para importar uma lista atualizada dos isolamentos disponíveis. O utilizador pode consultar os vários produtos e ao selecionar o apropriado e aceitar o painel, as suas propriedades serão importadas para o Open BIM Construction Systems.

Após exportar as soluções construtivas para o projeto da plataforma BIMserver.center as ferramentas de cálculo térmico e acústico poderão ler as características técnicas dos isolamentos. Desta forma, assegura-se a concordância dos dados em todas as etapas do projeto.

A partir desta versão a importação de soluções construtivas do Grupo Valero está também presente no programa CYPETHERM LOADS.

Apesar do botão do Grupo Valero, presente painel de definição das camadas, estar disponível em todos os idiomas nos quais a aplicação seja instalada, os isolamentos do fabricante apresentados correspondem a produtos que o Grupo Valero fornece em Espanha.

 

Inverter o sentido de introdução

Foi adicionado o campo "Sentido" no painel de atribuição de soluções construtivas aos elementos do modelo BIM arquitetónico. Desta forma, é agora possível inverter o sentido de introdução das camadas de materiais em sistemas simétricos.

 

Novos campos na definição da janelas e claraboias

Foram adicionados três novos campos no painel de definição das soluções construtivas para janelas e claraboias:

  • Envidraçado
  • Caixilharia
  • Acessórios

No caso de se indicar uma referência para algum destes parâmetros, esta será apresentada nos documentos justificativos da memória construtiva para o sistema envolvente e de compartimentação.

 

IFC Uploader

 

Lista ordenável de projetos

A partir da versão 2021.f, o IFC Uploader permite ordenar alfabeticamente a lista de projetos da plataforma BIMserver.center associados ao utilizador conectado. Desta forma torna-se mais fácil a localização de um projeto para aqueles utilizadores que possuam um grande número deles.

 

Open BIM Layout

 

Manual do utilizador

Foi adicionado o manual de utilizador da aplicação. O manual encontra-se disponível a partir da própria aplicação (no botão "Ajuda" localizado no canto superior direita do ecrã) ou a partir da secção "Recursos disponíveis" da página da aplicação na plataforma BIMserver.center (junto ao botão de descarga).

 

Open BIM Analytical Model

Reentrância em superfícies de portas e janelas

Foi adicionado o campo "Reentrância" na definição das superfícies do modelo analítico de elementos de aberturas como portas e janelas. Este valor pode ser utilizado pelas aplicações de simulação térmica. A reentrância da porta ou janela é contabilizada a partir da face exterior do elemento construtivo.

 

Melhoria na referência a objetos dos espaços

Foi melhorada a referência aos objetos dos volumes correspondentes a los espaços do modelo físico. Em versões anteriores, alguns pontos dos espaços com geometrias 3D complexas não podiam ser capturados corretamente para introduzir elementos do modelo analítico tais como superfícies ou arestas.

Melhoria da precisão do algoritmo de geração automática do modelo analítico

Foi melhorado o algoritmo de geração automática do modelo analítico principalmente nos pontos seguintes:

  • Foi corrigido um problema que impedia a atualização das propriedades dos espaços do modelo analítico (superfícies, volumes, etc.) quando estes eram modificados no modelo físico.
  • Foi melhorado o processo de deteção de superfícies do modelo analítico a partir dos espaços e elementos construtivos do modelo físico.
  • Foi melhorada a ligação entre superfícies do modelo analítico geradas com as mesmas propriedades.

 

Edição do norte do projeto

A partir da versão 2021.f, o Open BIM Analytical Model permite editar a direção do norte do modelo de cálculo. Para modificar o seu valor foi adicionado o botão "Opções" na barra de ferramentas da aplicação a partir do qual o utilizador pode alterar a orientação do modelo. Quando existe um modelo físico no projeto do BIMserver.center vinculado, o Open BIM Analytical Model pode ler o valor da orientação desse modelo, caso este se encontre definido. O ângulo que define a orientação é medido entre a direção do eixo Y da cena e o Norte, no sentido anti-horário.

O Norte do projeto apresenta-se na margem inferior esquerda da área de trabalho das vistas em planta que se tenham definido para o projeto no Open BIM Analytical Model.

 

Referência a objetos no comando "Medir"

A partir da versão 2021.f, o comando "Medir", disponível no grupo "Edição" da barra de ferramentas, permite utilizar a referência a objetos dos elementos do modelo. Desta forma, é possível ter um maior grau de rigor nas medições quando estas sejam realizadas com base na posição dos elementos 3D da área de trabalho do Open BIM Analytical Model.

 

CYPECAD e CYPE 3D

Exportação de esforços em barras para o cálculo de ligações no StruBIM Steel e no CYPE Connect Steel

Na versão 2021.f do CYPECAD e do CYPE 3D, acrescentou-se a opção "Exportar os esforços para o cálculo das ligações" nos respetivos diálogos de exportação do modelo de cálculo para o projeto BIM da plataforma BIMserver.center.

Quando se seleciona esta opção no CYPECAD ou no CYPE 3D, exporta-se para o projeto BIM os esforços calculados nos extremos dos elementos metálicos (vigas, pilares e, no CYPECAD também as barras das estruturas 3D integradas) para as hipóteses de combinação de ações consideradas nos estados limite últimos.

Deste modo, os esforços estão disponíveis quando se realiza a modelação e cálculo das ligações desse projeto nos programas CYPE Connect Steel e StruBIM Steel (como se pode ver na imagem que se anexa do editor para a modelação e cálculo das ligações presente nos dois programas).

Em breve, esse editor também estará disponível no CYPECAD e CYPE 3D.

Mais informação sobre CYPE Connect Steel.

Mais informação das novidades 2021.f do StruBIM Steel.

 

CYPECAD

Listagens personalizáveis

Acrescentar capítulo com documento editável

É possível definir um capítulo com informação elaborada pelo utilizador. Esta informação pode ser acrescentada diretamente ou copiada de um documento externo.

Este documento, para além do texto, pode incluir tabelas, imagens e fórmulas. As listagens com este tipo de capítulos devem-se exportar para PDF para a sua correta visualização.

Listagens predefinidas

Foram acrescentadas as seguintes listagens predefinidas para inclui-las opcionalmente como capítulos nas listagens personalizáveis:

  • Deslocamentos em nós de lajes maciças e fungiformes
  • Esforços em nós de lajes maciças e fungiformes
  • Listagem de lajes rectangulares
  • Listagem da análise da estabilidade global

 

Tolerância permitida nas verificações de resistência

Inclui-se a opção "Tolerância permitida nas verificações de resistência" em "Opções gerais". Através dessa opção, é possível configurar a tolerância permitida ao verificar o cumprimento das verificações do estado limite de resistência.

Nesta opção, também é possível selecionar se se mostra um aviso nas verificações, no caso que o cumprimento se verifique devido à tolerância configurada.

Opções para paredes resistentes

Também em "Opções gerais", acrescentaram-se opções para paredes resistentes. Agora, o CYPECAD pode dimensionar as paredes resistentes como muros de betão armado, independentemente de se exportarem como paredes resistentes para serem dimensionadas corretamente no StruBIM Shear Walls.

Se ativar esta opção, o CYPECAD dimensionará a armadura das paredes resistentes dispondo uma armadura que resista às tensões exercidas pelos esforços atuantes, todavia não serão realizadas as verificações especificas de paredes resistentes, assim como não serão geradas as disposições de armadura exigidas pelas normas para este tipo de elemento.

Outras melhorias e correções

A versão 2021.f do CYPECAD inclui também outras pequenas melhorias e correções do programa que poderiam suceder em casos singulares:

  • Melhoria no aviso "Em alguns muros de betão armado o fator de cumprimento é inferior a 100%". Agora, o aviso informa em separado os muros cujo fator de cumprimento é inferior ao selecionado pelo utilizador, e os muros cujo fator de cumprimento é inferior a 100%.
  • Nas opções "Interação terreno-estrutura" e "Punçoamento" mostram-se as referências dos pilares se estiverem ativas.

 

 

 

 

  • No capítulo "Interação terreno-estrutura" da "Listagem de dados de obra" acrescentou-se a informação das sapatas contínuas de muros.

  • Foi melhorado o funcionamento de várias opções do menu do tipo atribuição de características, como por exemplo "Vigas – Diafragma rígido em vigas isoladas", "Punçoamento – Bloquear/Desbloquear perímetros". Ao selecionar uma opção deste tipo, mostram-se em diferentes cores os elementos em função das características que possuem.
    Em versões anteriores, só se mostravam depois de selecionar as características a atribuir.
  • Foi melhorado o capítulo "Listagem de lajes" da "Listagem de dados da obra". Agora indica-se o nome do pano em vez das coordenadas.
  • Foi corrigido um problema ao calcular obras que geram certos ficheiros de resultados com um tamanho superior a 2 gigabytes.
  • Foi melhorada a exportação para "Medições e orçamentos" das lajes de vigotas.
  • É possível agora consultar o modelo analítico e a deformada de obras copiadas de outro computador.
  • No capítulo "Arranques de pilares, paredes e muros por acção" da listagem "Esforços e armaduras de pilares, paredes e muros" mostram-se os esforços dos "Arranques" depois de se ter calculado a estrutura sem obter a armadura.
  • Foi melhorado o texto do botão "Madeira" nos "Dados gerais" para que o seu tamanho não fosse excessivo.
  • Foi melhorada a visualização dos elementos construtivos na vista 3D.
  • Corrigiu-se o texto da planta inicial de pilares no desenho "Pormenorização de pilares". Este texto mostra-se na opção "Tipo de pormenor" seleciona-se em "Pormenor do pilar em toda a sua altura".
  • Foi melhorada a deteção do ponto fixo de pilares na importação de obras a partir de um modelo BIM ou de ficheiros IFC.
  • Foi melhorada a exportação do material de elementos de madeira para ficheiros IFC. Anteriormente, exportava-se como material "Genérico".
  • Foi melhorada a informação dos elementos de fundação nas listagens e na consulta no ecrã.
  • Na opção "BIMserver.center > Exportar", guardam-se para futuras exportações os dados selecionados na "Deformada".
  • No editor de elementos de fundação, depois de dimensionar já não se mostram as verificações. Podem-se consultar premindo o botão "Verificação".
  • Foi corrigido um problema no capítulo "Listagem de cargas" da "Listagem de dados da obra" que se podia produzir se na obra existissem elementos construtivos mal definidos.
  • Foi corrigido um problema que se produzia ao introduzir uma viga de equilíbrio conectada ao extremo de um muro com a mesma direção.
  • Melhorou-se a introdução de vigas com a opção "Ortogonal on/off" ativada. Se o segundo ponto introduzido estiver perto do eixo de um muro, é possível que não se respeite essa opção.
  • Foram melhorados os textos dos títulos das verificações de elementos de fundação. Em determinada verificação de certas normas surgiam caracteres estranhos.
  • Recuperou-se a "Informação adicional" na listagem de verificação de sapatas. Na versão anterior, tinha-se perdido ao realizar a alteração da imagem destas listagens.
  • Foi melhorado o processo de dimensionamento de vigas com altura variável. Em alguns casos, produzia-se um erro quando o plano superior da viga era inclinado e algum dos seus extremos era um apoio.
  • Foi melhorada a "Vista 3D do edifício" com certos tipos de perfis em lajes de vigotas JOIST.

  • Solucionou-se um problema ao gerar o desenho "Quadro de pilares" que acontecia em certas situações depois de ter eliminado os estribos no editor de armadura de pilares.
  • Foi melhorada a distribuição de estribos em pórticos de um só vão em consola. Se um extremo é apoio, distribuem-se sempre até à face exterior desse apoio, independentemente da seleção realizada em "Opções de vigas" > "Disposições de armadura" > "Seleção de estribos" > "Apoios indirectos".
  • Corrigiu-se um erro que acontecia com a norma BAEL-91 (R-99) (França) numa obra com a seleção "Combinações de projecto introduzidas pelo utilizador" em "Estados limite (combinações)" > "Tensões sobre o terreno".
  • Corrigiu-se um erro no editor de elementos de fundação que acontecia depois de alterar a altura, provocando que a verificação de equilíbrio não se verifique.
  • Corrigiu-se um erro na verificação de punçoamento, que ocorria muito ocasionalmente quando o ângulo do pilar e da laje tinham um ângulo praticamente igual. Devido a um erro de precisão do processador, nessa situação determinava-se que não era igual.
  • Corrigiu-se um erro no processo de dimensionamento de pórticos de vigas, no caso em que um pórtico está bloqueado e por uma modificação nos esforços se altera a consideração de consola em um dos extremos do pórtico.
  • Corrigiu-se um erro ao entrar numa obra com alguma estrutura 3D integrada que não está corretamente definida. A partir desta versão, quando isto ocorrer, sairá uma mensagem do tipo "Deve rever a estrutura 3D integrada, etc.". Normalmente este tipo de erro corrige-se automaticamente ao editar a estrutura 3D integrada indicada.
  • Corrigiu-se um erro em obras que combinam a norma de betão ACI 318-14 e a ação sísmica NEC-SE-DS 2014 do Equador. A partir da versão 2021.f se a seleção de "Critério de armadura por ductilidade" é "Nenhum", não se aplicam os critérios segundo NEC-SE-DS 2014, mas sim, aplicam-se os requisitos sísmicos correspondentes a uma categoria D, E, F para a ACI 318-14.

 

StruBIM Steel

StruBIM Steel

StruBIM Steel

StruBIM Steel

 

Modelação e cálculo de ligações através do programa CYPE Connect Steel integrado no StruBIM Steel

 

Na versão 2021.f implementa-se a nova ferramenta de modelação e cálculo de ligações, CYPE Connect Steel.

 

CYPE Connect Steel também funciona como programa independente. Mais informação sobre CYPE Connect Steel.

 

CYPE Connect Steel como ferramenta integrada no StruBIM Steel, permite ao utilizador definir ligações entre perfis de forma livre. Dada uma seleção de perfis, o utilizador configura a disposição dos diferentes elementos que compõem a ligação (chapas, soldaduras, parafusos, ancoragens, perfis adicionais). Além disso, esta ferramenta permite realizar a análise da ligação com o método de elementos finitos. Oferecendo a possibilidade de obter tanto a pormenorização da estrutura, como a justificação do cumprimento da norma nas ligações adotadas.

 

Para acrescentar uma nova ligação, tem que selecionar a opção "Nova" do menu "Ligações". Seguidamente selecionar os perfis que intervêm na ligação e fazer duplo clique com o botão direito do rato.

 

Estas ligações podem editar-se através da opção "Editar" do menu "Ligações", selecionando a ligação desejada.

Novos tipos de ligações predefinidas

Ligações entre perfis tubulares

  • Tubo principal e dois secundários
    Nesta ligação o primeiro perfil secundário é cortado pelo tubo principal. O terceiro tubo é cortado pelos dois anteriores.

StruBIM Steel     StruBIM Steel

  • Tubo principal e três tubos secundários
    Nesta ligação o primeiro perfil secundário é cortado pelo tubo principal. O terceiro e quarto tubo são cortados pelo tubo principal e o primeiro dos secundários.

StruBIM Steel     StruBIM Steel

Ligação na secção emendas

Esta ligação permite a emenda entre perfis no topo. Os tipos de perfis admitidos são o duplo T laminado, U laminado, tubo circular e tubo retangular.

StruBIM Steel     StruBIM Steel

Ligação aparafusada entre diagonais e cartela

Esta ligação encontra-se dentro da categoria de "Contraventamentos". Permite ligar duas diagonais a um perfil principal. O perfil principal permite secções do tipo duplo T laminado, U simples, tubulares retangulares e circulares e incluindo perfis compostos duplo T e compostos de secção variável. Enquanto os perfis das diagonais podem ser perfis duplo T laminados e perfis tubulares retangulares e circulares.

StruBIM Steel     StruBIM Steel

StruBIM Steel

 

Opções de exportação para o formato STEP

Na versão 2021.e implementou-se a exportação para o formato STEP, essa versão exportava perfis e placas. Na versão 2021.f implementa-se a exportação de parafusos, soldaduras e ancoragens. Além disso, permite a possibilidade de selecionar os tipos de elementos que deseja exportar.

StruBIM Steel

 

Bibliotecas em modo tabela

As bibliotecas de materiais e perfis foram modificadas. Agora são apresentadas em modo tabela. Com esta melhoria, é fácil acrescentar ou editar a biblioteca através do copiar colar das tabelas do Excel.

 

StruBIM Shear Walls

Novas listagens

Na versão 2021.f do StruBIM Shear Walls foram acrescentadas as seguintes listagens:

StruBIM Shear Walls

 

 

 

  • Listagem "Pormenorização de armaduras"

StruBIM Shear Walls

 

 

 

  • Listagem "Medição de armaduras por diâmetro"

StruBIM Shear Walls

 

 

 

  • Listagem "Medição"

StruBIM Shear Walls

 

Seleção de materiais durante a importação do modelo BIM

No assistente de importação de modelos BIM de um projeto alojado na plataforma BIMserver.center, acrescentou-se a possibilidade de selecionar o tipo de aço e os recobrimentos da armadura. O tipo de betão atribui-se diretamente, já que é igual ao definido no programa de origem.

Outras melhorias e correções

A versão 2021.f do StruBIM Shear Walls inclui também outras pequenas melhorias e correções de erros que poderiam acontecer em casos singulares:

  • Melhorou-se a distribuição das armaduras verticais nas paredes resistentes.
  • Melhorou-se a distribuição da armadura transversal nas paredes resistentes e vigas de acoplamento.
  • Permite agora cancelar o processo de dimensionamento.
  • Solucionou-se um erro na atualização da obra, que acontecia ocasionalmente depois de se ter acrescentado uma parede resistente no CYPECAD.
  • Melhorou-se a geração dos intervalos na "Classificação de segmentos" se numa secção existirem vários segmentos não conectados e com a mesma direção.
  • Melhorou-se a verificação dos ramos da armadura transversal nas normas do tipo Eurocódigo. Anteriormente, em certas ocasiões, não se contemplavam todos os ramos dispostos.
  • Alterou-se para 2 o valor por defeito do "Número mínimo de camadas" em "Critérios para disposição de armaduras".

 

CYPECAD MEP

Ligação com as aplicações Open BIM

No separador "Eletricidade" do CYPECAD MEP foram implementadas ligações diretas às aplicações Open BIM que permitem obter os mesmos resultados, mas com maiores prestações. As aplicações aparecem pela ordem do fluxo de trabalho habitual:

  1. CYPELEC Electrical Mechanisms (Disposição dos mecanismos elétricos sobre o modelo do arquitetónico)

  2. CYPELEC Distribution (Distribuição de circuitos elétricos)

  3. CYPELEC Core (Cálculo do esquema unifilar)

Todas estas aplicações estão disponíveis na Store da plataforma BIMserver.center.

As licenças dos módulos do CYPECAD MEP são compatíveis com as licenças das aplicações Open BIM equivalentes, assim a utilização destas novas aplicações não representa um custo acrescido. A partir do link seguinte pode conhecer como pode beneficiar das licenças da sua "pastilha física" ou "licença eletrónica" nas aplicações descarregadas da plataforma BIMserver.center:

Ferramenta para utilizar os códigos da sua licença CYPE na plataforma BIMserver.center.

Ligação com o Gerador de preços

O CYPECAD MEP foi atualizado de modo a estarem disponíveis no programa as alterações nos Geradores de preços (novos fabricantes, atualização dos productos e preços de fabricantes e novas unidades de obra). Seguidamente indicam-se os fabricantes e as unidades de obra que se atualizam na versão 2021.f do CYPECAD MEP:

  • Novos fabricantes dos Geradores de preços que podem ser usados no CYPECAD MEP
    (Só no Gerador de preços para Espanha)
    • BAXI
    • ITALSAN
    • MAGNUM HEATING

  • Fabricantes com atualização de productos, ou preços, nos Geradores de preços que também se atualizam no CYPECAD MEP
    • AIRZONE
      Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
    • DANOSA
      Só no Gerador de preços para Espanha.
    • EBARA
      Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
    • GRUPO PUMA
      Nos Geradores de preços para Espanha e Portugal.
    • JIMTEN
      Nos Geradores de preços para Espanha, Portugal e Marrocos.
    • KNAUF
      Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
    • MAPEI SPAIN
      Nos Geradores de preços para Espanha e Portugal.
    • PINTURAS ISAVAL
      Só no Gerador de preços para Espanha.
    • PLACO
      Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
    • ROCKWOOL
      Só no Gerador de preços para Espanha.
    • SCHLÜTER SYSTEMS
      Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).

  • Novas unidades de obra nos Geradores de preços que podem ser utilizadas no CYPECAD MEP
    • Capítulo ASA (Acondicionamento do terreno/Redes de drenagem horizontais/Caixas)
      • ASA021. Caixa de bombagem, de alvenaria, "EBARA"
        Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
      • ASA022. Caixa de bombagem, de alvenaria, "GRUNDFOS"
        Nos Geradores de preços para Espanha e Portugal.

    • Capítulo ICS (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Sistemas de condução de água)
      • ICS011. Tubagem de distribuição de água, para climatização
        Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
      • ICS012. Tubagem de distribuição de água, para A.Q.S.
        Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
      • ICS013. Tubagem de distribuição de água, para circuito primário de sistemas solares térmicos
        Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
      • ICS016. Bomba de circulação "EBARA"
        Para todos os países com Gerador de preços (Espanha, Portugal, França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai, Angola, Argélia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo, Senegal e Moçambique).
      • ICS017. Bomba de circulação "GRUNDFOS"
        Nos Geradores de preços para Espanha e Portugal.
      • ICS018. Bomba de circulação "POLYTHERM"
        Só no Gerador de preços para Espanha.

 

CYPETEL Schematics

CYPETEL Schematics

Cálculo da cabeça de rede de cabos coaxiais

Para a criação das tipologias dos novos equipamentos implementadas no CYPETEL Schematics na versão anterior (2021.e), é necessária a incorporação de dados técnicos para serem utilizados no cálculo da instalação.

Para utilizá-los, a opção "Sistema de captação e amplificação" do elemento "Início de rede" incorpora o cálculo do nível de sinal e de C/N desde as antenas até à saída da cabeça de rede. Após a realização do cálculo, os valores obtidos podem ser transferidos para os canais no "Início de rede".

CYPETEL Schematics

 

Ajuste automático do ganho na cabeça de rede

Até agora, a ferramenta "Ajuste automático de valores da cabeça de rede" modificava apenas os níveis de sinal dos canais no "Início da rede". A partir de agora, também ajusta o ganho dos amplificadores da cabeça do "Sistema de captação e amplificação" para cumprir com os requisitos do "Início da rede".

CYPETEL Schematics

 

Cálculo e verificação dos esforços do sistema de captação

O programa calcula e verifica os esforços que os elementos de fixação das antenas (mastros e torres) devem suportar de acordo com a disposição definida pelo utilizador. O programa irá comparar o momento resultante com o momento máximo resistente dos elementos de fixação e alertará o utilizador em caso de incompatibilidades.

CYPETEL Schematics

 

Cálculo da Relação de intermodulação

A partir da versão 2021.f, o CYPETEL Schematics e o FAAST IT permitem verificar os valores da Relação de intermodulação (C/I), parâmetro que identifica a distorção de sinal causada pela não linearidade dos equipamentos (como é o caso dos amplificadores). Ambos os programas permitem o cálculo desta relação como a possibilidade de realizar verificações de valores limite.

 

CYPEHVAC Radiant Floor

CYPEHVAC Radiant Floor

CYPEHVAC Radiant Floor

Desenho de lajes termoativas

A partir da versão 2021.f, CYPEHVAC Radiant Floor (programa para cálculo e dimensionamento de instalações de piso radiante) integra o cálculo do sistema de piso radiante "tipo E" definido na norma ISO 11855. Este sistema de piso radiante dispõe das tubagens encastradas em grandes camadas de betão. Também é conhecido como "sistema de lajes ativas" ou "TABS" (Thermo Active Building Systems).

Este sistema junta-se aos mais tradicionais, tipos A-C e B, já implementados no programa.

CYPEHVAC Radiant Floor permite definir os parâmetros característicos necessários para dimensionar corretamente o sistema "TABS".

Além disso, a partir do modelo geométrico importado do projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center ou através da definição das plantas realizada pelo utilizador, CYPEHVAC Radiant Floor determina os pontos de abastecimento do sistema tanto nos compartimentos superiores (por cima da laje) como nos inferiores (definidos por baixo da laje ou na planta inferior).

CYPEHVAC Radiant Floor

 

CYPEPLUMBING Water Systems

Cálculo da potência dos equipamentos de produção instantânea de A.Q.S. nos sistemas direto e auxiliar

CYPEPLUMBING Water Systems

CYPEPLUMBING Water Systems

Implementou-se o cálculo da potência dos equipamentos de produção instantânea de A.Q.S. em sistemas de abastecimento direto aos consumos e em sistemas de abastecimento através da interposição de acumuladores.

Quer para sistema direto como para o auxiliar, toda a gestão é feita através dos dados gerais do programa.

Quando se realiza o traçado da instalação, no equipamento de produção de A.Q.S., o utilizador receberá a informação necessária para determinar a potência.

O utilizador deverá introduzir o rendimento do sistema de produção de A.Q.S. (rendimento que deve ter em conta as perdas por troca de calor, acumulação, distribuição e recirculação).

Para instalações em que se acumula 100% das necessidades, só é necessário adicionar as horas para as quais está estipulado o aquecimento dessa acumulação. Para instalações em que acumulação das necessidades é inferior a 100%, é necessário definir o fator de utilização do volume de acumulação. Este fator depende da geometria (esbelteza) e do número de depósitos de acumulação, uma vez que interior dos mesmos existe uma zona de mistura de água fria e de água quente, na qual, a temperatura é inferior à de utilização, razão pela qual o depósito é equivalente a um de menor capacidade.

 

CYPETHERM Improvements Plus

 

CYPETHERM Improvements Plus

Emissões de CO2

Na secção Sistemas de cada medida de melhoria, foi adicionada uma nova coluna para contabilizar as emissões de CO2 devidas ao consumo de energia dos vários sistemas técnicos do edifício.

As emissões totais de CO2 de cada medida de melhoria indicam-se na listagem Análise das medidas de melhoria, com o objetivo de comparar os seu valores nas várias medidas previstas.

As emissões de CO2 associadas a cada sistema e vetor energético utilizados no edifício podem ser importadas dos ficheiros IFC gerados pelos programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus (CYPETHERM EPlus, CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM Fujitsu).

 

CYPETHERM LOADS

Importação de isolamentos do Grupo Valero

CYPETHERM LOADS

A partir da versão 2021.f, é possível importar os parâmetros térmicos dos isolamentos do Grupo Valero para a definição das camadas que constituem uma solução construtiva no CYPETHERM LOADS. No painel de definição de uma camada aparece agora o ícone do Grupo Valero na margem direita da janela. Ao premir sobre ele acede-se á base de dados do fabricante para importar uma lista atualizada dos isolamentos disponíveis. O utilizador pode consultar os vários productos e ao selecionar o apropriado e aceitar o painel, as suas propriedades serão importadas para o CYPETHERM LOADS.

No caso de se ter realizada previamente a vinculação de soluções construtivas no Open BIM Construction Systems não é necessário voltar a atribuir os dados relativos ao material nas aplicações de cálculo.

A partir desta versão a importação de soluções construtivas do Grupo Valero está também presente na aplicação Open BIM Construction Systems.

Apesar do botão do Grupo Valero, presente painel de definição de uma camada, estar disponível em todos os idiomas nos quais a aplicação seja instalada, os isolamentos do fabricante apresentados correspondem a produtos que o Grupo Valero fornece em Espanha.

 

CYPETHERM REH

Limite do número de quartos

A partir desta versão 2021.f, o programa CYPETHERM REH possibilita aos utilizadores introduzir até 99 quartos, em versões anteriores estava limitado a 10 quartos.

Bombas de calor, contribuição energia renovável

A partir desta versão 2021.f, no programa CYPETHERM REH quando se cria um novo sistema quer para aquecimento, arrefecimento, A.Q.S. ou renovável, existe agora uma nova opção "Forçar o valor da parcela quando existe Eren de bombas de calor" que deve ser ativa sempre que se introduz um sistema relacionado com bombas de calor, de forma que se contabilize corretamente a energia renovável. Para mais informações consulte a respetiva FAQ na página web.

NZEB, verificação do cumprimento cumulativo

A partir desta versão 2021.f, no programa CYPETHERM REH quando se verifica o cumprimento cumulativo das condições indicadas no ponto A.2. das Perguntas e Respostas – Edifícios e requisitos NZEB – V2, considera-se nula a necessidade de energia para aquecimento, isto para a determinação do Ntc, devendo o utilizador nessa situação não introduzir sistemas de energia renovável para aquecimento, caso contrário o programa emite uma mensagem sobre essa situação.

 

CYPETHERM RECS Plus

Ventilação de referência

A partir da versão 2021.f, o programa CYPETHERM RECS Plus possibilita aos utilizadores a definição manual do caudal de ventilação de referência.

 

CYPETHERM EPlus

CYPETHERM EPlus

Novos resultados de consumo de energia para iluminação e de emissões de CO2

Foram adicionados novos resultados de cálculo ao Relatório de consumo:

  • Na tabela "1.1.1. Consumo energético anual do edifício", na secção "Electricidade" aparece o consumo de energia final e primária para iluminação, calculado a partir dos dados definidos nos compartimentos.
  • Na tabela "2.2. Factores de conversão", indicam-se os resultados de consumo de energia final, primária e emissões de CO2, decompostos nos vários vetores energéticos utilizados no edifício.

 

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus)

Exportação do resultado de emissões de CO2 do edifício para o CYPETHERM Improvements Plus

Os programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus exportam os resultados de emissões de CO2 decompostos por sistemas técnicos do edifício e vetores energéticos. Esta informação foi adicionada ao ficheiro IFC que o programa gera ao premir sobre o botão Medida de melhoria. Este ficheiro pode ser importado no CYPETHERM Improvements Plus, que a partir da versão 2021.f inclui uma secção para definir as emissões de CO2 associadas a cada sistema técnico do edifício.

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™ (CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus)

Visualização dos sistemas de climatização conectados às unidades terminais

No separador Edifício, ao premir sobre o botão "Edição múltipla", na secção "Unidades terminais" foi adicionada a coluna "Sistema", que indica o sistema ou sistemas de climatização conectados a cada unidade terminal definida nas zonas do edifício. Recolher esta informação numa única janela permite rever as ligações dos sistemas de climatização com maior facilidade.

 

Arquimedes

Orçamento e medição de modelos Revit

Omitir medição de elementos

Arquimedes

É possível marcar os elementos que o utilizador não pretende medir numa determinada unidade de obra. Esta ferramenta complementa outras existentes para filtrar e definir o que se pretende medir. A possibilidade de marcar elementos para evitar a sua medição está disponível após vincular um elemento do Revit a uma unidade de obra e selecionar ou criar a combinação de extração adequada. Na tabela de detalhe da medição criada, o utilizador pode marcar os elementos de cada linha que não deseja medir por meio de uma caixa de seleção situada no início de cada linha de detalhe de medição.

 

Gerador de preços

Atualização de preços e produtos de fabricantes

Geradores de preços para Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal
(Atualização para AIRZONE, EBARA, GRUPO PUMA, HILTI, JIMTEN, KNAUF, MAPEI SPAIN, OLI, PLACO, PLADUR, SCHLÜTER SYSTEMS, VELUX)

A versão 2021.f dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui as seguintes atualizações de preços e produtos de fabricantes.

 

  • AIRZONE
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.

  • EBARA
    Atualização de preços da gama de produtos e incorporação de novas séries de bombas.

  • GRUPO PUMA (só para Portugal)
    Atualização de preços.

  • HILTI (só para Portugal)
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.

  • JIMTEN (só para Portugal)
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.

  • KNAUF
    Atualização de preços.

  • MAPEI SPAIN (Só para Portugal)
    Atualização de preços.

  • OLI (Só para Portugal)
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.

  • PLACO
    Atualização de preços.

  • PLADUR (Só para Portugal)
    Ampliação da gama dos sistemas de tetos falsos com a incorporação da gama Magna e perfis XL em paredes.

  • SCHLÜTER SYSTEMS
    Atualização de preços Schlüter-Bekotec-Therm e ampliação da gama de produtos de piso radiante.

  • VELUX
    Atualização de preços.

Atualização de preços e productos de fabricantes em geradores de preços para outros países

Nos links seguintes pode consultar a atualização de preços e produtos de fabricantes nos Geradores de Preços de outros países:

Avaliação de Impacte Ambiental - Análise do ciclo de vida

As casas comerciais seguintes, incorporadas no Gerador de Preços, fornecem as suas "Declarações de impacto ambiental":

  • Nos Geradores de preços para Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique
    • KNAUF
    • PLACO

  • Nos Geradores de preços para outros países

    • Gerador de preços para Espanha
      • KNAUF
      • LUNAWOOD
      • PLACO

    • Gerador de preços para a Argélia, Camarões, Costa do Marfim, França, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo e Senegal
      • KNAUF
      • PLACO (exceto França)

Unidades de obra nova nos geradores de preços

 

Novos campos na exportação para FIEBDC-3 (.bc3)

Foi atualizado o ficheiro FIEBDC-3 (.bc3) que se gera quando se arrasta o botão para importar unidades de obra para aplicações de medições e orçamentos. A partir da versão 2021.f, este ficheiro exporta-se na versão FIEBDC-3/2016 e, graças a esta atualização, foi possível adicionar novos dados correspondentes aos seguintes registos do formato:

  • Condições técnicas
    São incluídos os textos para cada uma das secções que constituem as Condições técnicas, de acordo com a estrutura do Gerador de preços.
  • Informação técnica
    São detalhados os parâmetros técnicos seguintes, especificados no formato FIEBDC-3 e vinculados a um recurso:
    • Custo energético (MJ) Emissão de CO2 (kg)
    • Código LER da lista europeia de resíduos
    • Massa do elemento (kg)
    • Volume (m3)
  • Decomposição de resíduos
    São atribuídos a cada recurso os componentes que geram resíduos. Com base no formato FIEBDC-3, são incluídas as classes de resíduos seguintes:
    • Resíduo de componente de colocação.
    • Resíduo de componente de demolição.
    • Resíduo de componente de escavação.
    • Resíduo de componente de embalagem.

    Os componentes de demolição, escavação e embalagem não aparecem na composição do artigo associado ao recuso. Consequentemente, no registo de definição de recursos, estes elementos são tipificados como "componentes adicionais de resíduo".

Esta nova informação pode ser utilizada em aplicações de medições e orçamentos capazes de trabalhar com a versão FIEBDC-3/2016 e ler os registos correspondentes do formato.

 

Open BIM Cost Estimator

Atualização da base de dados de preços

Foi revista a base de dados de preços que a aplicação utiliza para determinar o orçamento da obra. Os projetos criados com versões anteriores do programa serão automaticamente atualizados quando forem abertos com a versão2021.f.

Novos países

Foram adicionados os países seguintes, incluindo as suas entidades federais ou provinciais, nos dados geográficos e económicos da "Fase I. Estudos prévios":

 

Open BIM Cost Estimator

  • Arábia Saudita
  • Emirados Árabes Unidos
  • Israel
  • Kuwait
  • Filipinas
  • Coreia (República da)
  • Qatar
  • China
  • Hong Kong
  • India
  • Japão
  • Macau
  • Paquistão
  • Singapura
  • Taiwan
  • Malásia
  • Dinamarca
  • Argentina
  • Equador
  • Perú
  • Honduras
  • Bolívia
  • Paraguai
  • Guatemala

 

Open BIM Quantities e aplicações com o separador Orçamento

Open BIM Quantities e aplicações com o separador Orçamento

Importar ficheiro FIEBDC-3 (.bc3) completo através de "drag & drop"

A partir da versão 2021.f, ao arrastar um ficheiro em formato FIEBDC-3 (.bc3) para a tabela de preços do projeto ou para um banco de preços, está disponível a opção "Importar ficheiro completo". Ao selecionar esta opção serão incluídos todos os recursos do ficheiro em vez de um único recurso, como acontece com a opção "Atribuir recurso" ou "Acrescentar recurso".

 

Open BIM Quantities

Open BIM Quantities

Ferramenta "Procurar" no separador "Medição do modelo BIM"

Foi adicionada a ferramenta "Procurar" na barra de ferramentas do separador "Medição do modelo BIM" do Open BIM Quantities. Este novo comando permite localizar elementos na árvore do modelo BIM de forma rápida, através da sua "classe" e "nome".

Opções de visualização do modelo BIM

A partir da versão 2021.f o Open BIM Quantities disponibiliza duas formas diferentes de visualizar a árvore de elementos do modelo BIM no separador "Medição do modelo BIM". Até agora os elementos eram sempre organizados em função da entidade IFC a que pertencem (IfcWall, IfcSlab, IfcSpace, etc.). Nesta atualização foi adicionado o grupo de opções "Visualização" à barra de ferramentas da aplicação, contendo dois botões: "Entidades" e "Estrutura". O primeiro botão apresenta a árvore do modelo BIM, tal como em versões anteriores, isto é, agrupa os elementos em função da referência da sua entidade IFC. O segundo botão permite organizar a árvore com base da estrutura espacial do projeto.

Open BIM Quantities

De acordo com a norma IFC, a estrutura espacial é utilizada para proporcionar uma distribuição hierárquica do modelo com o objetivo de organizar um projeto de construção. Uma estrutura espacial do projeto pode possuir tantos níveis de descomposição quantos sejam necessários para o projeto.

Os elementos da estrutura espacial são os seguintes:

  • Localização ("IfcSite")
  • Edifício ("IfcBuilding")
  • Piso ou nível ("IfcBuildingStorey")
  • Espaço ("IfcSpace")

Leitura das propriedades e quantidades associadas ao tipo

A partir da versão 2021.f, o Open BIM Quantities pode ler os conjuntos de propriedades e quantidades definidos ao nível do tipo, com base na norma IFC. Todos os elementos do modelo pertencentes ao mesmo tipo herdam as propriedades e quantidades especificadas do nível tipo. De qualquer modo é possível que as definições ao nível do elemento anulem estas propriedades e quantidades procedentes do tipo. As várias combinações são apresentadas na lista de parâmetros associados ao elemento do modelo da seguinte forma:

Open BIM Quantities

  • Se propriedade ou quantidade se define só ao nível do elemento, a referência da propriedade ou quantidade e o seu valor apresentam-se em texto simples.
  • Se propriedade ou quantidade se define ao nível do tipo, o nome da propriedade ou quantidade e o seu valor apresentam-se em itálico.
  • Se propriedade ou quantidade se define ao nível do tipo, no entanto é diferente ao nível do elemento, o nome e o valor ao nível do elemento apresentam-se em texto simples, enquanto que o nome e o valor ao nível do tipo apresentam-se em itálico e rasurado.

Leitura de propriedades e quantidades complexas do IFC

A partir da versão 2021.f, o Open BIM Quantities pode ler propriedades e quantidades complexas. Na norma IFC as propriedades complexas ("IfcComplexProperty") permitem definir um subconjunto de propriedades como uma única entrada "propriedade" dentro de um conjunto de propriedades associado a um elemento do modelo BIM. Este funcionamento é equivalente no caso das quantidades complexas ("IfcPhysicalComplexQuantity").

As propriedades e quantidades complexas apesentam-se na lista de parâmetros associados ao elemento do modelo BIM com o seguinte formato:

[Referência da propriedade/quantidade complexa].[Referência da propriedade/quantidade simples]

As propriedades e quantidades complexas podem utilizar-se nas regras de medição para realizar a seleção de elementos do modelo BIM, assim como, para a definição das unidades de obra geradas.

Etiquetas para as unidades de obra no critério de medição

Open BIM Quantities

Foi adicionado o campo "Etiquetas" na configuração das unidades de obra geradas através de uma regra de medição contida dentro de um critério de medição. Desta forma agora é possível associar às linhas de detalhe de medição derivadas desta regra uma lista de referências que permitirão diferenciá-las no orçamento. No separador "Orçamento" é possível filtrar as linhas de detalhe de medição em função das etiquetas, assim como as unidades de obra e capítulos que as contenham. Através deste filtro o utilizador pode gerar um orçamento parcial do projeto, por exemplo, em função da disposição dos elementos ou da sua fase de construção.

Para definir o texto das etiquetas podem ser utilizadas variáveis provenientes das propriedades e quantidades das entidades IFC do modelo BIM, do mesmo modo que na composição da referência da linha de detalhe de medição.

Propriedades dos elementos de estrutura espacial

 

Open BIM Quantities

 

Open BIM Quantities

Graças à leitura dos elementos da estrutura espacial do modelo BIM no formato IFC, que se apresenta na novidade "Opções de visualização do modelo BIM", agora possível utilizar as suas propriedades para melhorar a informação do orçamento. Foi implementada a possibilidade de introduzir variáveis vinculadas ao elemento da estrutura espacial do elemento para a definição da referência e das etiquetas das linhas de detalhe de medição, dentro do painel de edição das unidades de obra geradas a partir de uma regra de medição.

O formato para introduzir uma propriedade ou quantidade de um elemento da estrutura espacial que um elemento da seleção definida na regra de medição possui é o seguinte:

${.parent(Elemento de estructura espacial)}->${{Property/Quantity},{Conjunto},{Parámetro}}

Por exemplo, para obter o piso onde se encontra o elemento:

${.parent(IfcBuildingStorey)}->${{Property},{BaseProperties},{Name}}

Para facilitar a introdução destas varáveis foi adicionada a seleção do elemento da estrutura espacial à ferramenta de ajuda, que se apresenta ao premir o botão com o ícone da seta azul, que aparece junto ao campo "linha de detalhe" ou na lista de "etiquetas". Agora, aparece um campo "Entidade" com duas opções: "Elemento" e "Elemento da estrutura espacial". Ao selecionar este último deve-se indicar o elemento ao qual se faz referência dos dois possíveis, de acordo com a norma IFC:

  • Localização ("IfcSite")
  • Edifício ("IfcBuilding")
  • Piso ou nível ("IfcBuildingStorey")
  • Espaço ("IfcSpace")

Open BIM Quantities

 

Agrupamento das entidades IFC por tipologia

A partir da versão 2021f, os elementos do modelo BIM que se apresentam na árvore do separador "Medição do modelo BIM" agrupam-se em função da sua tipologia, no caso de terem alguma associada. A tipologia de um elemento corresponde ao parâmetro "Type Name" do conjunto de propriedades "BaseProperties".

Open BIM Quantities

 

Marcar elementos do modelo BIM na vista 3D

Foi alterada a forma de marcar na vista 3D da aplicação os elementos do modelo no separador "Medição do modelo BIM". Nas versões anteriores, apenas os elementos da lista "Medição" selecionados pelo utilizador eram destacados em cor laranja. Agora, são destacados também, em cor azul, os elementos e grupos que aparecem na árvore de entidades do modelo BIM no formato IFC.

 

Open BIM Quantities

Estilos de texto na árvore do modelo BIM

Foram introduzidos estilos de texto nas referências dos elementos da árvore do modelo BIM, dentro do separador solapa "Medição do modelo BIM", para facilitar a sua identificação.

  • Ficam a negrito os elementos que contem outros. Por exemplo, os elementos da estrutura espacial ("IfcSite", "IfcBuilding", "IfcBuildingStorey" e "IfcSpace") na visualização "Estrutura".
  • Ficam em cor azul os elementos correspondentes a entidades IFC do modelo BIM. Os elementos em cor preta são aqueles criados pela aplicação para organizar os componentes. Por exemplo, os grupos para as tipologias e as entidades IFC iguais.

Open BIM Quantities

 

Filtro de propriedades e quantidades

Foi implementado um filtro para as propriedades e quantidades dos elementos do modelo BIM no separador "Medição do modelo BIM" da aplicação. Ao introduzir uma cadeia de texto neste campo, serão unicamente apresentados na lista os parâmetros que contenham essa cadeia.

 

Open BIM Quantities

Regras de medição rápidas

Foi implementada uma ferramenta para adicionar novas regras ao critério de medição ativo, diretamente a partir da janela principal do separador "Medição do modelo BIM". Para aceder a esta funcionalidade foi criado um novo botão à direita do campo de texto para o "Filtro de propriedades e quantidades". Ao pressionar esse botão será apresentada uma janela com a listas "seleção" e "unidades de obra", assim como a referência da regra de medição. A lista "seleção" inicia com a propriedade ou quantidade do elemento que se encontrava selecionada. Se o utilizador tivesse selecionado um conjunto de propriedades ou quantidades, todas as propriedades ou quantidades desse conjunto seriam adicionadas à lista "seleção".

Atualização das obras de exemplo

Foram atualizadas as obras exemplo "Proyecto de edificio de viviendas" e "Technical school" juntamente com os seus bancos de preços e critérios de medição associados ("Espanha – Edificio de viviendas" e "España – Technical school"). Esta atualização tem como objetivo contemplar as novas implementações concretizadas durante as últimas versões como os novos campos na exportação para FIEBDC-3 (.bc3) a partir do Gerador de preços ou a gestão das propriedades dos elementos da estrutura espacial.

Open BIM Quantities    Open BIM Quantities

 

 

CYPEURBAN

CYPEURBAN

Mapeamento de fogos

O CYPEURBAN permite importar modelos BIM em formato IFC e fazer um mapeamento das entidades "IFCSpace", atribuindo-as aos vários tipos de verificações da regulamentação urbanística do município.

Na versão 2021.f, durante a importação, o programa permite mapear fogos que tenham sido previamente definidos no modelo BIM, o que permite realizar as seguintes verificações de forma mais simples:

  • Número máximo de fogos
  • Superfície útil mínima dos fogos
  • Número de lugares de estacionamento por fogo

Título para a regulamentação de aplicação ao município

Na versão 2021.f, a regulamentação de aplicação ao município pode conter um título. Este título aparecerá também na listagem de verificações permitindo assim identificar a regulamentação.

CYPEURBAN

 

 

Comentários de verificações

É possível visualizar os comentários das verificações na coluna "Comentário" do painel de cada verificação. Estes comentários podem conter anotações importantes para clarificar uma determinada verificação e poderão ser consultados pelo técnico de urbanismo responsável. Os comentários são visíveis quer na listagem quer nas versões da aplicação CYPEURBAN para os municípios.

Informação para registro nas versões da aplicação CYPEURBAN para os municípios

Foi implementado o comando "Informação para registo" no grupo "Projecto" da barra de ferramentas das versões da aplicação CYPEURBAN para os municípios. Esta funcionalidade permite aos técnicos do município adicionar informação de registo: técnico responsável, data de entrada, data de saída, número de processo, plano geral de aplicação, classe de solo e classificação urbanística.

 

Voltar à área de descarga da versão 2021

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda. - Tel. 253 209 430
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, 4700-026 Braga
Av. 5 de Outubro, 72 – 7º A - 1050–059 Lisboa
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Suporte Técnico | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web