ÍNDICE
"Open BIM aliaxis" é uma aplicação gratuita para a modelação BIM de sistemas de saneamento do fabricante "aliaxis".
O programa está integrado no fluxo de trabalho Open BIM, o que significa que é capaz de ler a geometria do edifício criada por qualquer gerador geométrico que trabalhe com o standard IFC, e participar de forma integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
A partir da versão 2021.b, todos os programas da CYPE são instalados com Gestores de descarga.
Os Gestores de descarga são ficheiros com a extensão ".exe" disponíveis na "Store" da plataforma BIMserver.center ou na área de descarga da Web da CYPE, dependendo do programa que pretende instalar. Cada programa tem o seu próprio Gestor de descarga.
Os Gestores de descarga permitem descarregar e instalar o programa pretendido em qualquer um dos idiomas disponíveis, sem ter de utilizar nenhum software de descompressão de ficheiros "zip".
Os Gestores de descarga possibilitam ainda que os programas da plataforma BIMserver.center se possam instalar em idiomas de alfabeto não latino, como "CYPE Architecture" ou "Open BIM Layout" que se podem instalar em chinês.
Desde a versão 2014 que estava disponível, como opção, o Gestor de descarga do pacote completo dos programas que se instalam a partir da página web da CYPE (http://descargas.cype.pt/). Agora, a partir da versão 2021.b, todos os programas da CYPE, incluindo os da plataforma BIMserver.center, são instalados, exclusivamente, com os Gestores de descarga.
Agora é possível abrir o programa várias vezes de forma simultânea, o que permite poder trabalhar com vários ficheiros diferentes.
A partir da versão 2021.b, o programa Open BIM BOSCH comunica com a ferramenta oficial CYPETHERM HE Plus através do fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
Uma vez desenhado o sistema em Open BIM BOSCH, exporta-se para o projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center. Com o programa de simulação energética CYPETHERM HE Plus podem-se ver as alterações no projeto BIM do modelo gerado pelo Open BIM BOSCH. Se a partir do CYPETHERM HE Plus se atualizar o modelo, os equipamentos dos sistemas de volume de refrigerante variável aparecerão incorporados no lugar correspondente: as unidades exteriores em "Equipamentos de climatização" e as unidades interiores em cada uma das zonas associadas.
No esquema que Open BIM BOSCH gera automaticamente, a representação dos equipamentos é reflexo dos modelos reais. Além disso, os valores para as potências de arrefecimento total, sensível e aquecimento, representam-se a cor azul e vermelho respetivamente.
Os ícones foram renovados, e a posição no ecrã é agora configurável pelo utilizador. Ao clicar sobre qualquer grupo de elementos (VRF e edição), aparece o seu conteúdo num painel. Se se premir no pin, este altera a sua posição para indicar que o painel ficou fixo. Também, se arrastar o painel até ao bordo de qualquer dos quatro lados do espaço de trabalho, a mão do cursor altera de aspeto e, se nesse momento soltar o botão esquerdo do rato, o painel fica incorporado a esse bordo.
Foram incorporados os equipamentos de aerotermia do tipo monobloc (compacto) e do tipo bibloc. Ao posicioná-los sobre um compartimento pertencente a uma zona térmica previamente calculada com CYPETHERM LOADS, Open BIM PANASONIC irá ler a carga térmica dessa zona e seguidamente incluirá no painel do equipamento de aerotermia como valor da potência requerida. No caso, de não ter realizado o cálculo de cargas com CYPETHERM LOADS, o utilizador pode escrever na célula a potência que quer cobrir com a máquina, e fechar o cadeado.
Após dimensionar, Open BIM PANASONIC lê as temperaturas exteriores e as condições interiores, e calcula a potência corrigida que disponibiliza a máquina trabalhando nessas condições. O programa ao dimensionar seleciona o primeiro equipamento capaz de vencer a carga requerida.
Além disso, no caso dos equipamentos bibloc, Open BIM PANASONIC controla se o comprimento da tubagem excede o permitido para cada modelo, ou se o desnível entre a unidade exterior e a unidade interior sai fora do intervalo.
O programa gera uma listagem com os dados básicos de cada equipamento.
A partir da versão 2021.b, o Open BIM PANASONIC comunica com a ferramenta oficial CYPETHERM HE Plus através do fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
Uma vez desenhado o sistema no Open BIM PANASONIC, exporta-se para o projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center. Com o programa de simulação energética CYPETHERM HE Plus podem-se ver as alterações no projeto BIM do modelo gerado pelo Open BIM PANASONIC. Se a partir do CYPETHERM HE Plus atualizar o modelo, os equipamentos de sistemas de volume de refrigerante variável e de aerotermia aparecerão incorporados no seu lugar correspondente: as unidades exteriores em "Equipamentos de climatização" e as unidades interiores em cada uma das zonas associadas.
Na informação que Open BIM PANASONIC mostra nos tooltips depois de calcular, representam-se a cor azul os dados de arrefecimento e a vermelho os de aquecimento.
Além disso, a posição dos ícones no ecrã é agora configurável pelo utilizador. Ao clicar sobre um grupo de elementos de edição, aparece o seu conteúdo num painel. Se clicar sobre o pin, este altera a sua posição para indicar que o painel ficou fixado. Também, se o painel se arrastar até ao bordo de qualquer dos quatro lados do espaço de trabalho, a mão do cursor altera de aspeto e se nesse momento se soltar o botão esquerdo do rato, o painel fica incorporado nesse bordo.
No esquema que Open BIM PANASONIC gera automaticamente, a representação dos equipamentos é reflexo dos modelos reais. Além disso, as derivações que o programa gera automaticamente agora são representadas através um cone na sua visualização 3D.
O programa CYPE Architecture possibilita agora incluir níveis. Os níveis permitem identificar as cotas principais do edifício correspondendo de forma geral aos pisos. Os níveis são fundamentais para uma correta leitura do modelo arquitetónico nas restantes aplicações do fluxo de trabalho Open BIM.
Os níveis são criados a partir do separador "Arquitectura" com o botão "Níveis". Deve adicionar os principais níveis de referência da obra a partir do botão com o símbolo "+". Ao criar um nível, o programa pergunta se queremos criar automaticamente uma vista de planta associada.
Um nível também pode ser associado a uma vista de planta a partir do painel "Vistas". É aconselhável associar os níveis a vistas de planta, isto permitirá que todos os elementos introduzidos nessa vista sejam automaticamente associados a esse nível.
É recomendável atribuir o nível correspondente a todos os elementos do separador "Arquitectura" introduzidos.
As etiquetas permitem agrupar elementos do mesmo tipo. As etiquetas são fundamentais para uma correta leitura do modelo arquitetónico nas restantes aplicações do fluxo de trabalho Open BIM.
Ao introduzir os elementos do modelo devemos atribuir-lhes uma etiqueta, que mais tarde permitirá vê-los agrupados nos restantes programas Open BIM da plataforma BIMserver.center.
Os espaços permitem delimitar os vários compartimentos do modelo arquitetónico. A introdução de espaços é fundamental para, por exemplo, obter medições ou realizar cálculos térmicos e acústicos. Os espaços são ainda um elemento fundamental de referência e representação no fluxo de trabalho Open BIM.
Os espaços são definidos através de uma polilinha e uma altura.
Todos os elementos do separador "Arquitectura" permitem ao utilizador definir uma cor. Existem duas maneiras de definir cores para um elemento.
Para definir a cor dos elementos mais genéricos (como paredes, lajes, pilares ou vigas) dispomos de dois novos botões, "Cores" e "Atribuir cor". O programa cria por defeito uma lista de cores para os elementos anteriormente referidos. Pode modificar as cores por defeito a partir do botão "Cores". A partir deste botão pode também criar novas cores que poderá atribuir depois aos elementos criados a partir do separador "Arquitectura".
Para atribuir uma cor a um elemento só tem que selecionar a partir da lista que surge, no painel de configuração, que surge ao introduzir estes elementos.
Se pretender atribuir a vários elementos a mesma cor recomendamos que utilize o botão "Atribuir cor" que permite selecionar vários elementos ao mesmo tempo.
O elemento "Fachada cortina" inclui agora:
A partir desta versão, no modelo BIM do projeto alojado na plataforma BIMserver.center, poderá encontrar cinco modelos diferentes gerados pelo CYPE Architecture: o modelo 3D do esboço, o modelo dos elementos construtivos, o modelo do mobiliário, o modelo dos aparelhos sanitários e o modelo dos espaços. Desta forma dispõe de mais opções de visualização do projeto na web.
O programa exporta agora, de forma automática, os elementos do separador "Esboço" para o formato "DWG 3D". Este formato pode depois ser utilizado em outros programas do fluxo de trabalho Open BIM, como por exemplo no StruBIM CYPE 3D.
Gerou-se uma nova obra com todas as novidades do programa. Nela podem-se observar os espaços, as etiquetas, os níveis e o novo modelo do edifício pintado com cores. Recomendamos que abra esta nova obra se pretender visualizar as novas características do programa.
A partir da versão 2021.b a aplicação IFC Builder estará disponível, exclusivamente, na plataforma BIMserver.center. Deste modo não será instalado com o pacote de software que se descarrega desde a página Web da CYPE.
A partir da versão 2021.b, o Open BIM Construction Systems exporta para o projecto do BIMserver.center a definição das soluções construtivas conjuntamente com a sua vinculação aos elementos do modelo BIM arquitetónico. Esta informação pode assim ser interpretada pelas várias ferramentas BIM de especialista, orientadas para a análise térmica e acústica do edifício.
No caso de existir uma associação de soluções construtivas no projeto BIM, realizada através do Open BIM Construction Systems, esta será utilizada para a criação da biblioteca dos programas de análise térmica e acústica em vez das tipologias definidas no modelo físico ou analítico. Note-se que serão lidas as camadas que constituem a solução construtiva e as suas propriedades físicas, mas não serão depois atualizadas no projeto BIM, se forem modificadas. Desta forma mantêm-se as alterações realizadas dentro da aplicação de especialista, assim como as tipologias que possam existir armazenadas em ficheiros ".bibgen".
As aplicações que são capazes de ler e incorporar no seu modelo de cálculo os sistemas construtivos do Open BIM Construction Systems são, atualmente:
Na versão 2021.b, o diálogo "Listagens" do menu "Arquivo" pode ser configurado pelo utilizador. O painel que se mostra ao premir em "Listagens" mudou de aparência. Nesse novo painel mostram-se todas as listagens disponíveis no programa. Os botões correspondentes às listagens que na obra atual não podem mostrar-se aparecem inativos.
O botão "Opções" permite selecionar quais as listagens que aparecem no painel e a ordem em que se mostram. Deste modo, é possível mostrar no painel só aquelas listagens que se usam habitualmente ordenadas segundo o critério que se preferir.
A partir da versão 2021.b já é possível personalizar as listagens do CYPECAD.
A opção de "Listagens personalizadas" permite selecionar as listagens que se deseja gerar. Estas listagens devem ser definidas previamente mediante o botão "Listagens personalizadas disponíveis".
Estas listagens podem-se usar em qualquer obra e é possível utilizá-las em outro computador que tenha instalada a versão 2021.b ou uma versão posterior.
Numa listagem personalizada, além de definir os capítulos que a compõem, é possível definir o título da listagem e indicar que surja o índice e o nível de capítulos deste.
Os capítulos que compõem a listagem devem-se selecionar a partir dos capítulos das listagens predefinidas que aparecem na árvore da direita. É possível agrupá-los e ordená-los da forma que se desejar. E, além disso, é possível modificar o nome de qualquer capítulo. Também é possível acrescentar capítulos vazios para incluir essa informação posteriormente.
De momento, é possível utilizar os capítulos de 13 listagens predefinidas, estando previsto a incorporação da maior quantidade de listagens predefinidas possíveis.
A versão 2021.b do CYPECAD inclui também outras melhorias, e correções que podem acontecer em determinados casos singulares:
A versão 2021.b do CYPE 3D inclui as seguintes melhorias e correções:
Foi implementada uma ferramenta para atribuir o tipo de secção a uma seleção de perfis.
Foi implementada na gestão de etiquetas, a definição de uma cor associada a cada etiqueta. Os elementos serão representados na vista 3D da cor da etiqueta atribuída. Quando um elemento tem atribuídas várias etiquetas, representa-se com a cor atribuída a primeira etiqueta, segundo a ordem estabelecida na gestão de etiquetas.
Dentro do menu "Configuração" acrescentou-se o comando "Opções de gravação automática", com estas opções o utilizador pode configurar quando se gravará a obra de forma automática.
A partir da versão 2021.b é possível abrir várias estâncias do programa simultaneamente.
Foi implementada a exportação de um glTF das peças que compõem a estrutura.
No diálogo de edição de perfis, acrescentou-se o ponto "Coordenadas" onde o utilizador pode consultar e editar as coordenadas dos pontos inicial e final dos perfis.
Foi melhorado o funcionamento das ligações "Ligação encastrada no banzo do perfil principal" e "Ligação encastrada na alma do perfil principal". A partir da versão 2021.b admitem que as almas estejam deslocadas e que a viga chegue oblíqua ao pilar no plano horizontal.
Esta ligação é aplicável a perfis em duplo T ou tubos retangulares. Gera-se uma placa de ancoragem, no extremo selecionado, orientada verticalmente.
Ligação encastrada entre viga e pilar, ambos de secção em duplo "T". Com esta ligação é possível definir recortes nos banzos da viga. A soldadura dos banzos realiza-se mediante soldaduras de topo em bisel simples, para isso também se geram orifícios na alma da viga, para facilitar o acesso, para soldar. A ligação da alma pode realizar-se soldada ou aparafusada através de uma chapa lateral.
Ligação encastrada entre viga e pilar, ambos de secção em duplo "T". A ligação dos banzos da viga ao pilar realiza-se através da ligação aparafusada do perfil laminado "T". A alma da viga liga-se mediante chapa lateral aparafusada.
Esta ligação pode ser aplicada a um perfil principal de secção duplo T, U simples ou tubo retangular, e uma diagonal de secção duplo T, tubo retangular ou tubo circular.
Esta ligação pode ser aplicada a perfil principal e secundário de secção duplo T. A ligação admite que a viga secundária não chegue perpendicular à principal. Esta ligação permite a possibilidade de colocar um rigidificador no lado oposto.
Esta ligação pode ser aplicada a um perfil principal e secundário de secções duplo T ou U simples. A viga secundária deve ser perpendicular à principal já que a ligação se realiza mediante uma cantoneira, com um comprimento definido pelo utilizador.
Novo painel no qual são representados graficamente os esforços das paredes. Ao clicar no botão "Forces" pode aceder a um painel que apresenta os diagramas de esforços, por combinação, da parede selecionada.
O processo de cálculo foi otimizado para obter resultados intermédios e assim agilizar a visualização no ecrã, ao alterar a seleção da parede. Esta otimização é notável quando o número de combinações é elevado.
O CYPECAD MEP foi atualizado para que a incorporação de fabricantes nos Geradores de Preços e a atualização dos produtos e preços de outros já existentes se vejam refletidos no programa. Seguem-se os fabricantes e unidades de obra que se atualizaram na versão 2020.f do Gerador de preços e agora disponíveis no CYPECAD MEP.
São acrescentadas novas funcionalidades para a representação dos tipos de linha e etiquetas nos tramos e elementos.
Em opções gerais, foi adicionado o ícone de "Opções de representação", que incorpora quatro separadores:
O layout da barra de ferramentas foi modificado e as bibliotecas de equipamento foram colocadas em "Opções gerais".
A fim de diferenciar os tipos de redes coaxiais, foram acrescentados dois tipos de conectores "Coaxial S/MATV" e "Coaxial CATV".
Foi incorporada a ferramenta de importação e exportação da configuração "Opções gerais" para poder utilizá-la em diferentes obras.
Anteriormente, só estavam disponíveis configurações predeterminadas para elementos de infraestrutura e as verificações. Agora, o programa tem configurações completas para a definição das "Opções gerais" da obra. Para cada norma, o programa dispõe de uma configuração na qual os tipos de equipamentos, preferências de visualização, verificações, tabelas, unidades, etc. estão predefinidos, o que significa uma grande economia no tempo na preparação da obra.
O separador "Orçamento" foi incluído. Agora, o utilizador dispõe de ferramentas orientadas para a geração e gestão da medição e do orçamento dos elementos introduzidos.
Mais informação no Separador "Orçamento" nas aplicações Open BIM da fase de projeto.
Foram adaptados os documentos de projeto para que sejam válidos para qualquer tipo de edifício recorrendo ao manual ITED 4.ª Edição: Plurifamiliar, Unifamiliar, Escritório, Comercial, Industrial, Especial e Mistos.
Incluem-se novas ferramentas para gerir os parâmetros bloqueados.
Agora é possível bloquear os principais parâmetros calculados pelo programa de forma global ou parcial.
Também foi implementada uma ferramenta que permite visualizar os elementos da instalação que tem os parâmetros bloqueados.
A partir da versão 2021.b, o "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" deteta as colisões entre as tubagens das diferentes redes incluídas no próprio programa.
A versão 2021.b do "CYPEPLUMBING Sanitary Systems" inclui o catálogo de tubagens insonorizadas Phonoblack do fabricante aliaxis.
Juntamente com a introdução do catálogo de tubagens "Phonoblack" do fabricante aliaxis, incluem-se também os critérios de cálculo para as tubagens.
A partir da versão 2021.b, o "CYPEPLUMBING Water Systems" permite introduzir ao mesmo tempo várias tubagens horizontais que tenham o mesmo traçado. Esta ferramenta também permite introduzi-las em várias plantas de modo simultâneo.
Na versão 2021.b do "CYPEHVAC Ductwork", o processo de cálculo para instalações de condutas foi otimizado para que seja agora mais rápido. Isto é particularmente interessante para obras grandes.
A partir da versão 2021.b, é possível ao utilizador forçar a inércia de qualquer fração, independentemente do resultado obtido no cálculo da inércia.
Foi atualizado o certificado energético, em formato XML gerado pelo programa, para a última versão especificada no portal SCE da ADENE, a versão 7.1. Na definição de Dados para XML, foram adicionadas as opções correspondentes aos novos campos do certificado.
A partir da versão 2021.b, no "Critério de medição" da obra é possível utilizar as propriedades de uma entidade IFC (IfcPropertySet) para realizar a medição (variáveis B, C e D), como já se fazia anteriormente com as quantidades (IfcQuantitySet). Esta alteração teve como motivo a existência de modeladores BIM que exportam para IFC conjuntos de atributos orientados para a medição como propriedades (IfcPropertySet), em vez de quantidades (IfcQuantitySet). Agora, no painel "Unidades de obra" de uma "Regra de medição", o utilizador deve indicar o tipo de atributo que deseja atribuir a cada variável, de forma semelhante à seleção de entidades do modelo BIM.
Quando desde a janela "Atribuição de artigos e extracção de medições" se realiza mais de uma vinculação de vários Tipos de uma mesma Família com a mesmo artigo do orçamento, a coluna Igualar, permite utilizar a mesma combinação em vínculos de entidades da mesma família.
É possível igualar os critérios de medição de vários vínculos de entidades com um artigo. Ao alterar um deles, alteram-se todos os vínculos desse artigo. Se a obra já possuía vários critérios (combinações de medição) no mesmo artigo o programa não os unifica, apenas o faz se algum for modificado.
Todas as entidades (Tipos) vinculadas a um artigo terão o mesmo critério de medição uma vez que se referem ao mesmo artigo.
A opção "Deduzir as aberturas superiores a" passa a contar com mais opções para ter em conta mais critérios de medição. Por exemplo, a possibilidade de descontar só uma parte (normalmente 50%) das aberturas menores que um determinado valor e descontar tudo se ultrapassam esse valor. Através do botão "Critério de medição de aberturas" acede-se à edição de critérios de medição de aberturas num diálogo com o mesmo nome. A partir desse diálogo é possível:
Foi atualizada na versão 2021.b do Arquimedes a ligação com o ArchiCAD®, que se encontra agora adaptada para a importação de medições a partir da versão "ArchiCAD® 24 POR".
Aumentou-se o número de fabricantes do Gerador de preços para Portugal. Na versão 2021.b foi adicionado o seguinte fabricante:
A versão 2021.b dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui atualizações de preços e produtos dos seguintes fabricantes:
A informação que consta do separador "Indicadores de impacte ambiental" do Gerador de Preços foi reorganizada. Foram separados os "Indicadores de impacte ambiental" do "Uso de recursos". As casas comerciais seguintes, incorporadas no Gerador de Preços, fornecem as suas "Declarações Ambientais de Produto":