ÍNDICE
O "CYPETHERM SCE-HAB" é uma aplicação concebida para a avaliação do desempenho energético dos edifícios, cumprindo com os requisitos aplicáveis a edifícios de habitação regulado pelo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), com base no Decreto-Lei n.º 101-D/2020.
Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
O "CYPETHERM SCE-HAB" está disponível para descarga apenas na store da plataforma BIMserver.center.
A partir da versão 2022.b, as aplicações com ambiente de modelação 3D permitem a definição de um volume de visualização através de 6 planos de corte que se conformam a partir da envolvente geométrica do conteúdo da cena. A opção inclui a possibilidade de alterar a posição e a orientação dos planos que definem o volume.
A partir da versão 2022.b, o funcionamento do rastreio de referência a objetos foi modificado em aplicações com um ambiente de modelação que incorporam esta ferramenta.
Nas versões anteriores, mostravam-se os alinhamentos gerados por todos os pontos de referência dos objetos (fim, ponto médio, intersecção...) visíveis no ambiente de modelação. Agora é necessário especificar previamente quais os pontos a serem utilizados para o rastreio. Isto evita a geração de referências que o utilizador não deseja utilizar e que dificultam a edição.
Para adicionar um ponto rastreável, deve-se posicionar o cursor sobre o mesmo. Os pontos adicionados são mostrados com uma cruz (+) e existe um máximo de 10 pontos selecionáveis; se este número for excedido, serão descartados de acordo com a ordem em que foram adicionados. Também é possível remover um ponto da seleção, passando novamente o cursor sobre a sua localização. Finalmente, quando a edição a ser feita no ambiente de trabalho estiver terminada, os pontos de rastreio desaparecerão.
É possível ativar ou desativar os pontos de rastreio por meio da tecla de função F11.
Specification for Structural Steel Buildings (2016).
Implementada no CYPE Connect Steel e StruBIM Steel. Na versão anterior (2022.a) já se implementou esta norma no CYPECAD e CYPE 3D.
Code of practice for design of cold formed thin gauge sections.
Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.
Esta norma da ação do vento já estava implementada em versões anteriores. Agora, na versão 2022.b inclui-se no CYPECAD na listagem de justificação da ação.
International Building Code 2015 IBC.
Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.
Na versão 2022.b do CYPE Architecture foram implementadas novas ligações diretas aos programas CYPECAD (modelação e cálculo de estruturas) e Open BIM Carpentry (modelação de portas e janelas). Estas ligações encontram-se no grupo BIMserver.center do menu superior do programa, disponível em todos os separadores do CYPE Architecture.
Foram implementadas as seguintes melhorias na introdução e modelação de tetos falsos:
Os patamares de escadas e rampas do grupo "Ligações" permitem dois novos modos de introdução: por pontos e por superfície de esboço. Disponibilizam-se assim mais dois tipos de formas de introdução para as mesmas.
A introdução de texturas do separador Arquitectura foi unificada para facilitar a sua definição e introdução.
Esta melhoria, implementada na introdução de elementos nas vistas em planta, força a introdução de portas e janelas para que estes elementos sejam sempre posicionados sobre a parede correspondente e gerem aberturas na mesma. O objetivo desta melhoria é evitar os problemas que existiam na introdução de portas e janelas quando estas eram mal posicionadas sobre a parede e não geravam as aberturas correspondentes.
A partir da versão 2022.b, é possível atribuir uma cor aos edifícios do modelo do local. Para este efeito, o parâmetro "cor" foi acrescentado ao painel de configuração do edifício. Adicionalmente, um menu flutuante "Cor (edifícios)" foi acrescentado à barra lateral do lado esquerdo do ambiente de modelação para controlar a forma como a cor dos edifícios é exibida. Este menu tem as seguintes opções:
A ferramenta "Igualar" foi adicionada ao grupo "Edição" da barra de ferramentas da aplicação. Através desta opção é possível atribuir as características de um edifício a outros na mesma obra. Quando o botão é premido, é exibido um painel de seleção para que o utilizador possa indicar qual dos seguintes dados deve ser copiado:
A partir da versão 2022.b, as características dos edifícios e parcelas são exportadas para o ficheiro de visualização 3D, em formato gLTF, que é utilizado para exibir o modelo tanto no visualizador web da plataforma BIMserver.centre como nas restantes aplicações de desktop ou móveis. Desta forma, a informação está disponível para consulta pelos membros da equipa de trabalho do projeto Open BIM.
É agora possível controlar a visibilidade dos eixos que representam a origem de coordenadas do local. Este elemento foi adicionado às opções de visualização na barra lateral de opções, localizada à esquerda do ambiente de modelação.
A partir da versão 2022.b, o "Open BIM Analytical Model" pode ler os edifícios inseridos no modelo do local presente no projeto vinculado da plataforma BIMserver.center. É possível introduzir a informação relativa à localização do projeto através da aplicação gratuita Open BIM Site, disponível a partir da store da plataforma BIMserver.center.
Para ler os edifícios envolventes no "Open BIM Analytical Model" é necessário ativar a colaboração correspondente durante o processo de vinculação ou atualização do projeto presente no BIMserver.center. Uma vez na aplicação, os edifícios serão interpretados como "sombras próprias" do modelo físico. Estes elementos podem ser utilizados como referência para conceber o modelo analítico manualmente ou através do processo de geração automática do modelo analítico. Neste último caso, utilizando a opção "Modelo analítico" no grupo "Gerar" da barra de ferramentas, serão criadas superfícies de sombra para o modelo analítico derivadas dos elementos de sombra do modelo físico.
As aplicações BIM de simulação térmica desenvolvidas pela CYPE podem utilizar o modelo analítico procedente do "Open BIM Analytical Model" e assim ter em conta os elementos de sombra gerados a partir dos edifícios.
Foi adicionada uma ligação direta com o "CYPECAD" na secção BIMserver.center do programa "CYPE Architecture". Ao utilizar esta funcionalidade, o programa "CYPE Architecture" exportará automaticamente o trabalho para o BIMserver.center e abrirá diretamente o programa e a obra no "CYPECAD", agilizando significativamente a ligação entre ambos os programas.
A versão 2022.b do "CYPECAD" inclui também outras pequenas melhorias e correções do programa que poderiam ocorrer em casos singulares:
A norma AISC 360-16 (LRFD) foi implementada para o cálculo das ligações. Esta norma vem juntar-se às já implementadas EAE 2011 e Eurocódigo 3.
Foram implementadas as verificações específicas de resistência e disposição de parafusos pré-esforçados, parafusos não pré-esforçados e cordões de soldadura. Para chapas será verificado que o valor da deformação equivalente de Von Misses não supere 5% (EN1993-1-5, Anexo C, ponto C.8, Nota 1).
As verificações detalhadas mostrarão o artigo de referência da norma.
A partir da versão 2022.b, os cordões de soldadura incluirão a seleção do material do elétrodo. Isto porque a verificação da resistência dos cordões de soldadura em ângulo, compara o esforço solicitante do cordão com a resistência do metal da soldadura. Para as normas em que se assume que o metal da soldadura tem uma resistência superior à das chapas a unir (EAE 2011 e Eurocódigo 3), esta seleção será apenas para fins de documentação e a seleção pode ser deixada em branco.
Também foi incorporada a biblioteca de elementos dos USA, com unidades polegadas-libras, USA (IP), e unidades no sistema métrico, USA (M). Estas bibliotecas incluem materiais para perfis e chapas, perfis da AISC Shapes Database v.15, parafusos, ancoragens e elétrodos.
Foi implementada uma operação específica para acrescentar rigidificadores aos perfis duplos das secções "T" e "U". Esta operação acrescenta os rigidificadores e as suas soldaduras a um perfil numa posição relativa aos banzos do outro perfil e em relação ao sistema de referência local do perfil. Estão incluídas opções para selecionar o lado, inclinação, dimensões, etc.
Incorporou-se a análise das ligações aparafusadas com parafusos de pré-esforço. Até à versão 2022.b o modelo de cálculo para parafusos pré-esforçados ou não pré-esforçados não se alterou, embora se realizava a verificação ao deslizamento nos parafusos de pré-esforçados, de acordo com a norma selecionada.
Transmissão do esforço de corte por apoio em parafusos standard
Transmissão do esforço de corte por atrito em parafusos pré-esforçados
A atribuição da colocação dos parafusos como pré-esforçados ou não pré-esforçados é um dado anexo à série de parafusos, além disso, pode ser editado diretamente no painel de dados da série de parafusos em cada operação. Nas bibliotecas acrescentadas ao programa por defeito, estas são séries de parafusos pré-esforçados:
Os diálogos para editar dados de materiais de perfis, chapas, parafusos e elétrodos incluem a opção "Gravar como opções por defeito". Assim que for guardada, cada nova operação será criada com estes dados por defeito. Esta opção permite preencher automaticamente dados que são frequentemente comuns a uma ligação ou a um projeto, sem ter de os definir de cada vez.
Foi incluída em "Opções de visualização" a gestão da visualização dos diferentes ficheiros do modelo BIM.
Foi implementada uma opção para gerar automaticamente os nós a partir das barras dos ficheiros IFC selecionados.
Até à versão 2022.b, o programa gerava-os automaticamente. A partir de agora, o utilizador pode decidir se os gera ou não. O programa gera nós a partir de extremidades de barras próximas.
A versão 2022.b do "CYPETHERM LOADS" incorpora novas opções de listagens no separador de Cargas térmicas, proporcionando um acesso mais fácil à listagem de resultados de cargas térmicas para cada hipótese e suas zonas (permite também a possibilidade de incluir gráficos no mesmo) e às listagens complementares.
A partir da versão 2022.b, no "CYPETHERM LOADS" é possível ativar ou desativar o cálculo da carga latente a partir do menu "Opções de cálculo" para o cálculo das cargas térmicas de aquecimento.
A partir da versão 2022.b, o programa “CYPETHERM REH” estará presente para descarga apenas na store da plataforma BIMserver.center. Assim, o programa sai do menu geral dos programas da CYPE, já que se instala somente de forma isolada.
Em virtude das atualizações para a nova legislação relativa ao Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), as aplicações Cumprimento REH e Cumprimento REH existentes deixam de estar definitivamente disponíveis a partir da versão 2022.b.
A versão 2022.b dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui as seguintes atualizações de preços e produtos de fabricantes:
Nos links seguintes pode consultar a atualização de preços e produtos de fabricantes nos Geradores de Preços de outros países:
Reestrutura-se os subcapítulos do capítulo Q Coberturas, da árvore do Gerador de preços.
O conteúdo do actual subcapítulo QA Planas, redistribui-se nos seguintes novos subcapítulos:
Esta modificação implica a nova reorganização de cada uma das secções que compõem estes subcapítulos, assim como dos seus artigos. A finalidade desta modificação é facilitar a pesquisa das diferentes soluções construtivas contidas nos artigos do capítulo Q, de coberturas.
O módulo "Pormenores construtivos - Sistemas de impermeabilização" incorpora novos pormenores. Seguidamente enumeram-se os artigos aos quais foram adicionados pormenores construtivos, indicando os que pertencem aos Geradores de obra nova (O) aos de reabilitação (R) o a ambos (O/R):
Em versões anteriores, o assistente de importação de espaços do modelo BIM já permitia a importação de superfícies uteis e construíveis.
Agora, a partir da versão 2022.b, é também possível importar superfícies de ocupação, superfícies de parcela e superfícies ajardinadas.
A partir da seta azul do diálogo de importação de modelos BIM, o utilizador pode especificar a propriedade que está a utilizar para diferenciar os tipos "IfcSpace" e o programa criará automaticamente tantas linhas de mapeamento como valores únicos encontrados para essa propriedade.