ÍNDICE
A partir da versão 2022.e, as aplicações com ligação ao BIMserver.center passam a dispor de uma barra de informação sobre o estado da vinculação ao projeto da plataforma. Esta barra, que pode ser encontrada na parte superior direita da janela da aplicação, divide-se nas secções seguintes:
Apresenta o estado da ligação com o BIMserver.center.
Quando se está a enviar ou a descarregar uma contribuição, o texto da mensagem altera-se e o progresso da ação é indicado.
Caso se esteja a executar uma versão anterior da ferramenta de sincronização BIMserver.center Sync, apresenta-se a mensagem "Versão incompatível do sincronizador do BIMserver.center".
O sincronizador pode ser descarregado e instalado gratuitamente a partir da plataforma BIMserver.center ou instalado durante o processo de instalação das aplicações. É necessário utilizar a última versão da ferramenta para que as aplicações possam apresentar as mensagens de estado.
A partir da versão 2022.e, as aplicações com ligação ao BIMserver.center comunicarão de uma forma mais direta com a plataforma. Como resultado já não é necessário indicar a conta, ou contas, de utilizador e projetos a sincronizar na ferramenta BIMserver.center Sync antes de utilizar as aplicações. Quando um utilizador acede a partir de um programa de computador este estabelece de forma automática a ligação com o projeto.
Por outro lado, algumas aplicações exigiam que o utilizador se ligasse ao BIMserver.center e selecionasse um projeto para iniciar a obra. A partir de agora isto já não é necessário, só será necessário estabelecer esta ligação quando se atualiza o projeto ou se partilha uma contribuição.
Nas aplicações que se indicam seguidamente, para além da simbologia que possuem para representar os elementos que se introduzem nas respetivas redes, é possível agora importar simbologia no formato DXF ou DWG:
"Código Estructural (Real Decreto 470/2021)".
Implementado no CYPECAD e CYPE 3D, para o cálculo e verificação de pilares mistos de betão e aço.
Em versões anteriores o "Código Estructural" já se tinha implementado para o cálculo, dimensionamento ou verificação de outros elementos estruturais:
Ao exportar o modelo arquitetónico do CYPE Architecture para um projeto do BIMserver.center, o programa é capaz de gerar automaticamente máscaras em formato DWG. Estas máscaras servirão para facilitar a modelação em outros programas do fluxo de trabalho Open BIM conectados ao mesmo projeto, especialmente naqueles que possuem um ambiente 2D.
As máscaras são geradas a partir de cada uma das vistas em planta disponíveis no painel "Vistas", tendo como referência a "Distância ao plano superior" de cada uma delas.
Após exportar o modelo arquitetónico do CYPE Architecture para o projeto selecionado da plataforma BIMserver.center, as máscaras ficarão disponíveis para serem carregadas em outros programas do fluxo de trabalho Open BIM conectados ao mesmo projeto, podendo depois configurar a sua visibilidade a partir do botão "Máscaras DXF-DWG" de cada programa.
O programa facilita a introdução de elementos arquitetónicos e de mobiliário nas vistas 3D, detetando automaticamente o nível a que pertencem.
Esta nova função pode ser desativada, permitindo assim ao utilizador escolher manualmente o nível em que deseja introduzir o elemento.
A funcionalidade do botão "Procurar" do grupo "Edição" do separador "Arquitectura" permite procurar não só pela referência do elemento, mas também pela sua tipologia associada.
Ao criar uma obra nova o programa atribui uma tipologia por defeito a cada um dos elementos arquitetónicos.
As tipologias simplificam a introdução de elementos e a sua modificação posterior e permitem ainda a classificação dos elementos em outros programas do fluxo de trabalho Open BIM.
Após ativar a funcionalidade "Mostrar textos de informação" e posicionar o rato sobre qualquer superfície gerada com as ferramentas do separador "Esboço", a área dessa superfície será apresentada. O programa exporta ainda a informação da área e a etiqueta da superfície para que esteja disponível em outros programas do fluxo de trabalho Open BIM e no visor do BIMserver.center.
Foi implementada a ferramenta "Copiar propriedades" no grupo "Edição" do separador "Mobiliário". Esta ferramenta permite copiar propriedades entre elementos do mesmo tipo (Referência, Nível, Cor, etc.).
Para copiar as propriedades de um elemento siga os passos seguintes. Note que só poderá copiar propriedades entre elementos do mesmo tipo.
No painel de configuração da atualização do modelo BIM foi adicionada a opção "Actualizar as soluções construtivas de acordo com as tipologias do modelo arquitectónico". Ao ativá-la serão eliminadas as ligações existentes dos sistemas construtivos aos elementos do modelo BIM arquitetónico que serão reestabelecidas com base nas tipologias arquitetónicas. Esta atribuição pode alterar-se através do botão "Atribuição de soluções" disponível no grupo "Edição" da barra de ferramentas da aplicação.
A partir da versão 2022.e, é possível atribuir dados técnicos aos sistemas construtivos. Para isso foi adicionado o botão "Dados técnicos", dentro do painel de definição de cada solução construtiva. A introdução destes parâmetros é opcional e nesta versão (2022.e) podemos encontrá-los agrupados nas categorias seguintes:
Em "Outros dados técnicos" o utilizador pode criar novos conjuntos de dados e adicionar parâmetros personalizados manualmente. Nas restantes categorias podem-se encontrar alguns parâmetros predefinidos, assim como uma lista para introduzir parâmetros personalizados.
Os dados técnicos surgem depois nas listagens para a memória construtiva, quer para o sistema envolvente quer para o sistema de compartimentação. Estes documentos podem exportar-se para o projeto do BIMserver.center e serem lidos depois por outras aplicações.
Foi adicionada a possibilidade de introduzir os coeficientes de absorção sonora para as bandas de frequência de 500, 1000 e 2000 Hz nas camadas que compõem uma solução construtiva. Nas listagens para a memória construtiva, quer para o sistema envolvente quer para o sistema de compartimentação, surgem depois os coeficientes de absorção sonora da superfície interior e exterior da solução construtiva. Estes documentos podem exportar-se para o projeto do BIMserver.center e serem lidos depois por outras aplicações.
Foi adicionada a possibilidade de introduzir os coeficientes de absorção sonora para as bandas de frequência de 500, 1000 e 2000 Hz nas camadas que compõem uma solução construtiva. Nas listagens para a memória construtiva, quer para o sistema envolvente quer para o sistema de compartimentação, surgem depois os coeficientes de absorção sonora da superfície interior e exterior da solução construtiva. Estes documentos podem exportar-se para o projeto do BIMserver.center e serem lidos depois por outras aplicações.
A biblioteca de "Cenas 3D" foi melhorada passando a incluir as funcionalidades seguintes:
Esta nova funcionalidade permite apresentar o conteúdo de um desenho dentro de outro. Ao vincular o conteúdo, qualquer alteração no desenho de origem será automaticamente atualizada no desenho que o contém o vínculo.
Nova funcionalidade que permite gerar automaticamente uma composição de desenhos a partir de uma seleção de desenhos. Cada desenho é inserido como um vínculo ao conteúdo do desenho de origem correspondente.
Dentro dos estilos de cota pode-se indicar o tipo de unidade (metros, centímetros, milímetros, pés ou polegadas).
Esta opção permite que as medições e orçamentos gerados no CYPECAD sejam partilhados no projeto da plataforma BIMserver.center ao qual a obra foi vinculada. Uma vez que esta informação é exportada no formato standard da base de dados de construção FIEBDC-3, outras ferramentas, como o Open BIM Quantities, podem lê-la e incorporá-la no orçamento global do projeto.
Em Open BIM Quantities é possível incluir os dados de medições e orçamentos disponíveis no projeto BIMserver.center através do botão "Orçamentos incluídos no projecto BIM" na barra de ferramentas da aplicação.
Através da opção "Acrescentar pormenor do utilizador" (Edição do desenho> Pormenores> Acrescentar pormenor do utilizador) é possível criar pormenores construtivos importando uma imagem. Até à versão anterior (2022.d) só era possível criar pormenores a partir de ficheiros DXF ou DWG. No processo de importação pode-se definir o tamanho final da imagem no desenho.
A versão 2022.d do CYPECAD inclui pequenas melhorias e correções do programa para determinados casos:
Na versão 2022.e foram incluídos os perfis de aço enformado do tipo "Calha com alma rigidificada" para Vigas e pilares (CYPECAD) e para barras (CYPE 3D) quando a norma selecionada for a BS 5950-5:1998.
A partir da versão 2022.e, é possível selecionar os casos de carga que se vão considerar no cálculo de uma ligação. Para isso, acrescentou-se a coluna "Actua" na tabela do diálogo "Casos de carga" que permite ativar ou desativar os casos de carga que se deseje no cálculo.
Foi incorporada a possibilidade de utilizar as bibliotecas de perfis predefinidas que estão disponíveis em outros programas de cálculo de estruturas como CYPECAD e CYPE 3D.
Na versão 2022.e foi melhorada a importação de perfis do modelo BIM. Agora é possível selecionar ou modificar as secções para cada uma das tipologias definidas no ficheiro IFC.
Na etapa "Barras" do assistente de importação de modelos BIM, mostra-se uma lista com os tipos de perfis detetados. Na coluna "Secção transversal" indica-se a secção que se atribuirá no CYPE Connect ou no StruBIM Steel. Premindo sobre cada célula acede-se ao painel de seleção da secção transversal e do material.
Sempre que for possível, o programa faz uma proposta com base na informação disponível do modelo BIM. O utilizador pode selecionar os perfis a importar, bem como efetuar uma atribuição manual quando considerado necessário ou quando não tenha sido possível a deteção automática. A atribuição feita é guardada para posteriores importações.
O CYPELEC Electrical Mechanisms passa de um ambiente de trabalho 2D para um novo ambiente de trabalho 3D, proporcionando maior capacidade na modelação arquitetónica dos elementos terminais das instalações elétricas e de telecomunicações.
O novo ambiente de trabalho permite:
Habilitou-se a introdução de mecanismos na posição horizontal para poder colocá-los em pavimentos técnicos, bancas ou mobiliário.
Ampliou-se o número de símbolos elétricos que o utilizador pode selecionar para pontos de iluminação normal (de parede ou de teto), iluminação de emergência e tomadas.
Quando se cria um novo orçamento com o Arquimedes, marcando a opção "Utiliza o gerador de preços" da janela "Dados novo orçamento", configuram- os "Dados adicionais" do Gerador de preços que se pretendem copiar com os artigos.
A partir da versão 2022.e, a janela "Dados adicionais" inclui a secção "Pormenor dos artigos" com novas opções. A partir destas novas opções pode-se configurar a composição dos campos "Resumo" e "Descrição" dos artigos do Arquimedes.
Após ter criado o ficheiro do orçamento, quando se copia um artigo do Gerador de preços, copia-se toda a informação que o Gerador de preços possui sobre ele, para que se possam alterar posteriormente as opções "Pormenor dos artigos". Isto é possível através de outra nova opção da versão 2022.e (ver a novidade "Reconstruir textos de artigos").
De qualquer forma, seja qual for a opção selecionada, os textos dos campos "Resumo" e "Descrição" não são condicionados pela ativação ou desativação da opção "Caderno de encargos".
A nova opção "Reconstruir textos de artigos" (menu "Processos" > "Reconstruir textos de artigos") está relacionada com as novas opções da janela "Dados adicionais".
Com "Reconstruir textos de artigos" é possível reconstruir o texto do campo "Resumo" utilizando os textos dos campos "Descrição resumida" ou "Características técnicas". Permite também compor o texto do campo "Critérios considerados na determinação do preço da unidade de obra", "Fases de execução", "Critério de medição de projecto" e "Critério de medição de obra".
Quando o orçamento utiliza artigos ligados ao Gerador de preços, a opção "Actualizar preços" (menu "Processos" > "Actualizar preços") pode atualizar os dados dos preços gerados, incluindo a composição dos campos "Resumo" e "Descrição" dos artigos.
Da mesma forma que na opção "Reconstruir textos de artigos" e que na janela "Dados adicionais", a nova configuração foi criada para poder atualizar os textos do campo "Resumo" e do campo "Descrição".
A nova opção " Composição de textos de artigos " (menu "Mostrar" > "Configuração" > "Composição de textos de artigos") é utilizada para configurar as opções por defeito que surgem na janela "Actualizar dados de preços gerados" e "Reconstruir textos de artigos" (opções especificadas nas novidades anteriores).
A opção "Establecer como configuração por defeito" permite guardar como configuração de utilizador os localizadores de um orçamento para que estes possam ser utilizados em outras obras.
Os localizadores permitem elaborar um orçamento composto por outros suborçamentos (como, por exemplo, uma obra por fases), indicando para cada subtabela de medição (na coluna "Loc" do cabeçalho da subtabela) a sua posição na execução da obra. Esta localização realiza-se através de um código alfanumérico de até três caracteres, com o qual se definem os níveis de hierarquia que se deseja estabelecer no orçamento.
Com o objetivo de ganhar espaço e melhorar o conteúdo foram adicionados ícones em substituição dos textos das etiquetas dos campos:
Podem-se utilizar agora propriedades de utilizador na formação de comentários e melhora-se a formação de comentários de elementos que usam um material.
A versão 2022.e dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui as seguintes atualizações de preços e produtos de fabricantes:
Perante o atual momento de inflação, pode encontrar no documento seguinte uma análise sobre a evolução dos custos no setor da construção, no período 2018-2021, assim como as principais causas para a subida dos preços e os critérios adotados nas atualizações do Gerador de preços e do Open BIM Cost Estimator.
Foi adicionada a possibilidade de selecionar mais seis países na localização geográfica (Fase I: Estudos prévios> Dados geográficos e económicos> Localização geográfica - > País): Noruega, Eslováquia, Bangladesh, Egipto, África do Sul e República Centro-africana.