Área de Descarga

Novidades e descarga de atualização da versão 2022.g
Descarregar atualização da versão 2022

ÍNDICE

NOVIDADES DE PROGRAMAS EXISTENTES

 

NOVIDADES DE PROGRAMAS EXISTENTES

Novidades comuns a vários programas

Programas incluídos no fluxo de trabalho Open BIM

Ampliação da informação sobre o projeto do BIMserver.center

Foram adicionados os campos seguintes no painel de informação sobre o projeto do BIMserver.center vinculado à obra:

Novidades comuns a vários programas

  • Proprietário
    Indica o nome do utilizador do BIMserver.center proprietário do projeto.
  • Última alteração
    Indica a data da última alteração ao projeto.
  • Estado
    Indica o estado do projeto. Os projetos que não se encontrem "ativos" não poderão receber novas contribuições.

Foi adicionado ainda um botão que apresenta as contribuições do projeto, assim como os ficheiros que possuem.

Dados dos projetos no painel de vinculação com o BIMserver.center

Foram adicionadas as colunas seguintes na tabela de seleção de um projeto da plataforma BIMserver.center:

Novidades comuns a vários programas

  • Tipo de projeto
    Indica o tipo de projeto de acordo com a classificação da plataforma BIMserver.center.
  • Opções de visibilidade
    Indica se o projeto é visível para os restantes utilizadores da plataforma BIMserver.center ou unicamente para os membros da equipa de trabalho.
  • Gestão
    Indica se o projeto está aberto a solicitações de colaboração de outros utilizadores da plataforma BIMserver.center.

Foi adicionado ainda um botão que apresenta as contribuições do projeto, assim como os ficheiros que possuem.

Novidades comuns a vários programas

 

 

 

Alteração de conta de utilizador na vinculação com um projeto do BIMserver.center

A partir da versão 2022.g, as aplicações que se podem vincular a um projeto da plataforma BIMserver.center permitem alterar a conta de utilizador durante o processo de seleção de um projeto. Para isso, foi adicionado o botão "Desconectar", junto ao nome e imagem do utilizador, no painel "Seleção do projecto". Ao desconectar a conta ativa, poderão ser introduzidas as credenciais da nova conta (e-mail e palavra-passe) com a qual se pretenda trabalhar.

Novidades comuns a vários programas

Aplicações com ambiente 3D

Introdução de deslocamentos

Nas aplicações com ambiente de trabalho 3D, foi implementada uma nova ferramenta na barra de configuração que surge ao adicionar ou editar a posição de um elemento. Esta opção aparece como um botão à direita do campo "Deslocamento" e permite ao utilizador introduzir deslocamentos associados a cada vista do projeto. Ao clicar sobre esse botão surge uma lista onde se podem introduzir os valores de deslocamento juntamente com uma referência associada para os identificar facilmente. Ao aceitar o painel o valor selecionado introduz-se de forma automática no campo "Deslocamento".

Exportação de vistas 3D para formatos DXF e DWG em 2D

Foram implementadas as opções de exportação de vistas 3D para formatos DXF e DWG em 2 dimensões. A partir da opção ‘Imprimir da vista atual’, presente na barra superior de botões das vistas 3D, acede-se ao diálogo que contém estas novas opções.

Novidades comuns a vários programas   Novidades comuns a vários programas

Novidades comuns a vários programas

 

 

 

No caso da cena possuir definidos planos ou volumes de corte, é possível gerar os polígonos de enchimento nos elementos que são cortados pelos referidos planos ou volumes.

Isto é possível ativando a opção "Gerar polígonos com enchimento nos cortes por planos".

Novidades comuns a vários programas   Novidades comuns a vários programas

Novidades comuns a vários programas   Novidades comuns a vários programas

 

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Ligações para estruturas metálicas

Implementação. PN-EN 1993-1-8:2006/NA:2011 (Polónia)

Foi implementado o Anexo nacional da Polónia relativo ao Eurocódigo 3 ("Design of steel structures – Part 1-8: Design of joints"), para o cálculo de ligações em estruturas metálicas com os programas:

  • CYPE 3D
  • CYPE Connect Classic

 

CYPE Architecture

CYPE Architecture

Dividir paredes e lajes

A versão 2022.g inclui uma nova ferramenta para dividir paredes e lajes que já tenham sido introduzidas no modelo. O funcionamento desta ferramenta depende do tipo de elemento a dividir:

  • Em paredes
    São divididas por uma linha definida por dois pontos.
  • Em lajes
    São divididas por uma polilinha definida pelos pontos necessários.

CYPE Architecture

 

Isolar elementos

Na versão 2022.g do CYPE Architecture foi implementada a ferramenta "Isolar selecção" que se encontra no painel lateral esquerdo "Visualização". Esta ferramenta pode ser utilizada para selecionar um conjunto de elementos de modo que apenas estes permaneçam visíveis enquanto os elementos não selecionados ficarão ocultos.

Exportar para o modelo BIM apenas os elementos visíveis

CYPE Architecture

Foi implementada uma nova funcionalidade para exportar apenas os elementos visíveis para o projeto BIM da plataforma BIMserver.center.

Esta funcionalidade exportará apenas os elementos que estejam visíveis no programa no momento da exportação. Os elementos que estejam ocultos, através de qualquer uma das possibilidades disponíveis no CYPE Architecture, não serão exportados para o projeto BIM, o que permite uma maior flexibilidade na partilha dos modelos.

Esta exportação (apenas os elementos visíveis) permite ao utilizador modelar na mesma obra mais de um modelo e exportar para o projeto BIM somente o que de pretende sem ser necessário apagar nada, convertendo assim o CYPE Architecture num espaço de trabalho para a conceção do projeto.

Por exemplo, num projeto de reabilitação, será agora possível possuir na mesma obra do CYPE Architecture um modelo do edifício que representa o seu estado antes da reabilitação e um outro modelo que representa o seu estado após a reabilitação. Com a funcionalidade para exportar apenas os elementos visíveis é agora possível partilhar ambos os modelos na plataforma BIMserver.center separadamente. Inclusivamente, se no CYPE Architecture algum dos modelos ou algum dos elementos de um modelo não foram modelados na sua posição, podem ser partilhados para a plataforma BIMserver.center na posição que se pretende modificando localmente a geolocalização no momento da partilha.

CYPE Architecture

Melhorias na funcionalidade "Telhas"

A funcionalidade "Telhas" inclui as seguintes melhorias:

  • Telhas por superfície de esboço
    Para desenhar as telhas deve-se selecionar uma superfície de esboço e seguidamente indicar a direção das mesmas clicando sobre dois pontos.
  • Aberturas nas telhas
    Para criar aberturas nas telhas pode ser utilizada a ferramenta aberturas.

CYPE Architecture

 

 

Melhorias nas guardas

Foi adicionada mais uma categoria às guardas: "Horizontais".

Foi ainda uniformizada a modelação das guardas e das guardas de escadas. Em ambas as funcionalidades existem agora três categorias: "Horizontais", "Verticais" e "Corrimão".

CYPE Architecture

 

Rotação em rampas curvas e escadas em caracol

Foi adicionada a opção "Rotação" nas rampas curvas e nas escadas em caracol.

Com esta opção é possível alterar o sentido de rotação destes elementos (para a esquerda ou para a direita) durante a introdução e a edição.

 

Open BIM Site

Superfície topográfica por pontos

A partir da versão 2022.g, o Open BIM Site permite introduzir uma superfície topográfica através da colocação de pontos topográficos sobre a área de trabalho. Para isso, foi adicionado o botão "Definir por pontos" dentro do grupo "Superfície topográfica" disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação.

Após a introdução dos pontos, a aplicação gerará automaticamente o terreno e este será adicionado à lista de superfícies topográficas do projeto.

Edição dos pontos de uma superfície topográfica

A partir da versão 2022.g, os pontos que formam as superfícies topográficas do projeto podem-se editar. Para isso, foram adicionadas as opções seguintes à barra de ferramentas da aplicação.

  • Adicionar pontos
    Através desta ferramenta é possível selecionar uma superfície topográfica existente e adicionar novos pontos à sua configuração.
  • Eliminar pontos
    Permite eliminar um ou vários pontos pertencentes às superfícies topográficas do modelo.
  • Mover pontos
    Permite editar posição de um ou vários pontos pertencentes às superfícies topográficas do modelo.
  • Editar pontos
    Permite editar a cota de um ou vários pontos pertencentes às superfícies topográficas do modelo.

As ferramentas para "Adicionar pontos", "Eliminar pontos" e "Mover pontos" só podem ser utilizadas em superfícies topográficas do tipo "Malha". As superfícies topográficas do tipo "Grelha", habitualmente importadas a partir dos serviços de cobertura web (WCS), podem ser transformadas em "Malhas" através da utilidade para simplificar superfícies (ver novidade "Simplificação de uma superfície topográfica").

Open BIM Site

 

Exportação de uma superfície topográfica para um ficheiro de pontos

Foi adicionado um botão na tabela de superfícies topográficas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação, para exportar a superfície selecionada para um ficheiro de pontos. O formato de saída é um ficheiro de valores separados por vírgulas com as coordenadas X, Y, Z de cada ponto em cada linha.

Open BIM Site

Projeção de mapas sobre uma superfície topográfica

Foi adicionada a coluna "Superfície topográfica" na tabela de mapas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação. Para cada mapa é possível selecionar uma superfície topográfica sobre a qual se projetará o referido mapa e se mostrará na área de trabalho como uma textura. No caso de selecionar a opção "Sem superfície associada", o mapa será desenhado à cota zero como ocorria em versões anteriores da aplicação.

Open BIM Site   Open BIM Site

Tipologia e cálculo do número de pontos de uma superfície topográfica

Open BIM Site

Foi adicionada a coluna "Tipo" na tabela de superfícies topográficas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação. Neste novo campo, indica-se se a superfície é do tipo "Malha" ou "Grelha". Uma superfície topográfica do tipo "Grelha" define-se a partir de pontos dispostos numa grelha em quadrícula, enquanto que uma do tipo "Malha" é composta por vértices distribuídos sem uma estrutura ordenada. As superfícies do tipo "Grelha" são mais eficientes na sua representação sobre a área de trabalho da aplicação, uma vez que o custo computacional do processo de triangulação é menor. No entanto, não é possível adicionar ou editar os pontos que compõem este tipo de superfícies no Open BIM Site.

Juntamente com a tipologia da superfície topográfica apresenta-se também o número de pontos que a definem.

Simplificação de uma superfície topográfica

Devido ao custo computacional que a triangulação das superfícies topográficas implica, foi adicionada uma ferramenta para simplificar o número de pontos que estas possuem, o que permite assim melhorar o rendimento da aplicação. Esta opção encontra-se na tabela de superfícies topográficas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação.

Após finalizar o processo de simplificação é conveniente analisar o resultado e aumentar a sua precisão através da edição dos pontos topográficos, caso se revele necessário.

Open BIM Site   Open BIM Site

Ferramentas de edição nas superfícies topográficas

A partir da versão 2022.g, as ferramentas seguintes do menu "Edição" da barra de ferramentas podem ser utilizadas nas superfícies topográficas do modelo:

  • Editar
  • Copiar
  • Eliminar
  • Mover um grupo de elementos
  • Rodar um grupo de elementos
  • Simetria (mover)
  • Simetria (copiar)
  • Medir

Para poder utilizar a referência a objetos nas superfícies topográficas, foi adicionada a opção "Captura" para capturar este tipo de elementos na lista de componentes do modelo do local.

Open BIM Site

 

 

Melhoria na visualização das curvas de nível

Foi melhorado o desenho das curvas de nível. Na versão anterior da aplicação, a representação das curvas de nível podia interferir com as superfícies topográficas quando estas estavam ativas.

 

Open BIM Construction Systems

Open BIM Construction Systems

Manual de utilizador

A versão 2022.g do Open BIM Construction Systems inclui o manual do utilizador da aplicação. Pode-se aceder ao manual a partir destas novidades, a partir do menu "Ajuda" do próprio programa e a partir da secção "Recursos de aprendizagem" da página web da aplicação. Podem encontrar também a ligação à página web da aplicação na ficha do programa na plataforma BIMserver.center.

O manual está ou estará disponível brevemente nos idiomas seguintes:

  • Espanhol
  • Inglês (brevemente)
  • Francês (brevemente)
  • Português (brevemente)

 

Open BIM Analytical Model

Open BIM Analytical Model

Instalação em chinês

A partir da versão 2022.g o Open BIM Analytical Model pode ser instalado também em chinês.

 

CYPECAD

Exportação para o modelo BIM das quantidades relacionadas com os elementos estruturais para proporcionar a sua medição

CYPECAD exporta para um projeto da plataforma BIMserver.center um modelo BIM que, entre outras coisas, inclui as quantidades relacionadas com determinados elementos estruturais. Deste modo, programas como Open BIM Quantities podem utilizar estas quantidades para gerar a medição e o orçamento desses elementos. A exportação destas quantidades efetua-se através do formato standard IFC.

Na versão 2022.g foi ampliado o número de quantidades associadas a elementos construtivos que se podem exportar. Agora, o CYPECAD exporta as seguintes quantidades que enumeramos ordenando-as por elemento construtivo e indicando a entidade IFC que a contém:

  • Muros (entidade "IfcWall", conjunto de quantidades "Qto_WallBaseQuantities")
    • Comprimento ("Length")
    • Largura ("Width")
    • Altura ("Height")
    • Área bruta em planta ("GrossFootprintArea")
    • Área útil em planta ("NetFootprintArea")
    • Área lateral bruta ("GrossSideArea")
    • Área lateral útil ("NetSideArea")
    • Volume bruto ("GrossVolume")
    • Volume útil ("NetVolume")

  • Lajes (entidade "IfcSlab", conjunto de quantidades "Qto_SlabBaseQuantities")
    • Largura ("Width")
    • Comprimento ("Length")
    • Profundidade ("Depth")
    • Perímetro ("Perimeter")
    • Área bruta ("GrossArea")
    • Área útil ("NetArea")
    • Volume bruto ("GrossVolume")
    • Volume útil ("NetVolume")
    • Peso bruto ("GrossWeight")
    • Peso útil ("NetWeight")

  • Vigas (entidade "IfcBeam", conjunto de quantidades "Qto_BeamBaseQuantities")
    • Comprimento ("Length")
    • Área da secção transversal ("CrossSectionArea")
    • Área das superfícies laterais ("OuterSurfaceArea")
    • Volume bruto ("GrossVolume")
    • Volume útil ("NetVolume")

  • Pilares (entidade "IfcColumn", conjunto de quantidades "Qto_ColumnBaseQuantities")
    • Comprimento ("Length")
    • Área da secção transversal ("CrossSectionArea")
    • Área das superfícies laterais ("OuterSurfaceArea")
    • Volume bruto ("GrossVolume")
    • Volume útil ("NetVolume")

  • Sapatas (entidade "IfcFooting", conjunto de quantidades "Qto_FootingBaseQuantities")
    • Comprimento ("Length")
    • Largura ("Width")
    • Altura ("Height")
    • Volume bruto ("GrossVolume")
    • Volume útil ("NetVolume")
    • Peso bruto ("GrossWeight")
    • Peso útil ("NetWeight")

  • Estacas (entidade "IfcPile", conjunto de quantidades "Qto_PileBaseQuantities")
    • Área da secção transversal ("CrossSectionArea")

Para exportar as quantidades deve-se realizar o cálculo completo da obra e ativar a opção "Quantidades" no diálogo "Partilhar", o qual aparece quando se prime na opção "Partilhar" do menu "BIMserver.center".

Exportação para o modelo BIM das armaduras dos muros de betão

A versão 2022.g do CYPECAD permite exportar para o projeto BIM as armaduras dos muros de betão.

CYPECAD

Portanto, os elementos de betão que até esta versão exportam para o projeto BIM as respetivas armaduras são:

  • Muros de betão
  • Vigas
  • Pilares
  • Consolas curtas
  • Elementos de fundação
    Sapatas, maciços de encabeçamento de estacas, vigas de equilíbrio e lintéis.
  • Lajes
    De vigotas, fungiformes aligeiradas, alveoladas, mistas e maciças.

Estas armaduras podem-se visualizar, juntamente com as armaduras exportadas a partir do StruBIM Shear Walls, no programa StruBIM Rebar.

Também é possível visualizá-las no separador "Resultados" (menu Grupos > Vista 3D com pormenores).

CYPECAD

Vigas embebidas em muros de betão

Desde versões anteriores que é possível definir vigas de coroamento nos muros de betão. A partir da versão 2022.g, também é possível definir vigas embebidas ao nível de cada uma das plantas intermédias.

CYPECAD

Classe de serviço de elementos de madeira

A partir da versão 2022.g, é possível definir a classe de serviço de forma individual para cada elemento de madeira (pilares, vigas e lajes de vigotas).

CYPECAD   CYPECAD

CYPECAD

 

 

 

Punçoamento. Suportes com lajes em diferentes níveis

Em "Opções de lajes maciças, fungiformes e de vigotas" – " Punçoamento" (menu "Obra" > "Dados gerais" > botão "Opções"), é possível definir a diferença entre faces superiores de lajes para realizar a verificação ao punçoamento do mesmo modo que se estivessem ao mesmo nível. No caso da distância entre as faces superiores das lajes for maior que o valor definido, não se efetuarão as verificações ao punçoamento.

Outras melhorias e correções

A versão 2022.g do CYPECAD inclui também pequenas melhorias e correções no programa que poderiam acontecer em determinados casos singulares:

  • Melhoria na Listagem "Esforços de pilares, paredes e muros"
    Foi melhorada a coluna "Esforços desfavoráveis" na tabela "Resumo das verificações". A partir da versão 2022.g, os momentos desfavoráveis da tabela incluem a excentricidade mínima e estão ampliados para se ter em conta os efeitos de segunda ordem devido à esbelteza do pilar, segundo os critérios da norma.
  • Melhoria da cotagem do vãos das vigas no "Editor de vigas"
    Em alguns casos de encontros de duas vigas contínuas con diferentes larguras, o comprimento dos vãos mostrado podia ser ligeiramente superior ao real.
  • Vigotas armadas e pré-esforçadas
    Corrigiu-se um erro que impedia importar lajes de vigotas armadas e pré-esforçadas em obras que tinham selecionada a norma "Código estructural".
  • Melhoria na eliminação de paredes
    Depois de eliminar uma parede em "Entrada de pilares" não se mantêm as vigas associadas nas plantas onde estava definida, a não ser que estivesse em contacto com algum pano de laje.
  • Verificar a resistência ao fogo do grupo atual
    Foi corrigido um erro que acontecia na opção "Verificar a resistência ao fogo do grupo actual" se na obra existissem parede resistentes.
  • Melhoria na opção "Etiquetas > Atribuir"
    Desenha-se a referência dos apoios se a opção "Referências visíveis > Apoios" está marcada.
  • Listagem "Esforços e armaduras de pilares"
    Solucionou-se um erro que acontecia ao obter a listagem de "Esforços e armaduras de pilares", no caso da obra só possuir pilares genéricos.
  • Consulta de esforços de pilares
    Solucionou-se um erro que surgia ao consultar esforços de pilares em obras que somente tinham definida a planta de fundação.
  • Melhoria no cálculo das quantidades de armadura para as verificações de punçoamento
    Foi melhorado o cálculo de quantidades de armadura "ρx" e "ρy" nas verificações de punçoamento. Em alguns casos não se considerava corretamente a armadura base. Além disso, a partir da versão 2022.g consideram-se as armaduras predeterminadas.
  • Melhoria nas verificações de punçoamento
    Nos maciços das lajes fungiformes aligeiradas, realizam-se as verificações no perímetro correspondente à zona exterior da armadura de punçoamento sempre que esse perímetro está completamente contido no maciço.
  • Melhoria nas verificações de punçoamento
    Depois de acrescentar reforços, atualizam-se as quantidades de armadura se existirem alterações no perímetro crítico.
  • Desenhos de armadura de pilares
    Solucionou-se um erro que acontecia ao sacar desenhos quando a armadura transversal de um pilar de secção genérica não estava corretamente definida.
  • Melhoria na importação de vigas de modelos BIM
    Quando se importava um modelo BIM com vigas agrupadas, só importava a primeira. Agora importam-se todas.
  • Atualização do modelo BIM
    Solucionou-se um erro que surgia ao atualizar um projeto BIM depois de se ter acrescentado alguma planta com vigas no projeto.
  • Partilhar modelo BIM
    Solucionou-se um erro que ocorria ao selecionar a opção "Partilhar" do menu superior "BIMserver.center". O erro acontecia quando a obra possuía vigotas armadas do tipo invertidas com o valor de altura central igual a 0.

 

CYPE 3D

CYPE 3D

Melhorias na geração de desenhos

A nova técnica implementada (multithreading) permitiu reduzir o tempo de geração até 90% (dependendo da configuração do seu equipamento) e incrementar a robustez do processo de geração.

CYPE 3D

 

 

 

 

Além disso, agora é possível incluir neste tipo de desenhos, as soldaduras e os parafusos das ligações modeladas.

 

CYPE Connect / Open BIM Layout

CYPE Connect / Open BIM Layout

CYPE Connect / Open BIM Layout

Exportação vetorial de cenas 3D

Na versão 2022.g foi implementada a opção de exportar de modo vetorial as cenas 3D presentes nos desenhos. Até à versão 2022.f, estas cenas exportavam-se como imagens rasterizadas.

A partir do painel de edição das cenas, pode-se configurar o estilo da linha a utilizar para a exportação vetorial.

 

A partir do diálogo ‘Imprimir’ está disponível a opção de exportar as vistas da cena como:

  • Imagem rasterizada (opção utilizada até à implementação desta melhoria).
  • Imagem vetorial (quando seja possível).

Esta última opção deve ser a selecionada para exportar em modo vetorial. Como particularidade, daí a nota "quando seja possível" da opção, uma vista da cena se exporta como imagem vetorial se se cumprem dois requisitos:

  • A projeção definida para a vista é axonométrica.
  • O modo de cor é monocromático.

Como exemplo, pode descarregar dois desenhos em formato PDF que foram exportados em modo vetorial.

CYPE Connect / Open BIM Layout   CYPE Connect / Open BIM Layout

CYPE Connect / Open BIM Layout

Vinculação de etiquetas e cotas à geometria dos elementos

As cotas definidas em cada desenho, ficam associadas à geometria dos elementos da cena que se tenha tomado como referência. Esta associação permite que, perante alterações das dimensões do modelo, sejam reajustadas as cotas automaticamente.

No caso particular das etiquetas, em versões anteriores já se mantinha essa associação, exceto no caso particular das etiquetas dos furos no CYPE Connect. A partir da versão 2022.g já se mantém essa associação, permitindo deslocar a linha diretriz da etiqueta, quando se altera a posição do furo ao qual faz referência. Este caso é particular, já que o furo em si mesmo, não é um objeto da cena.

CYPE Connect / Open BIM Layout

Novos formatos de papel

Foram incluídos no CYPE Connect e no Open BIM Layout novos formatos de papel:

  • Do tipo DIN B
    B0, B1, B2, B3 e B4.
  • Do tipo ARCH
    ARCH A, ARCH B, ARCH C, ARCH D, ARCH E e ARCH E1.

 

CYPE Connect

CYPE Connect

Desenhos associados à biblioteca de ligações

A partir da versão 2022.g, as ligações exportadas para a biblioteca de ligações também guardarão os desenhos que estiverem definidos. Com esta implementação, o trabalho despendido em realizar o desenho de pormenor da ligação, pode ser aproveitado para ligações similares quando se aplica uma ligação de biblioteca.

 

CYPELEC Electrical Mechanisms

CYPELEC Electrical Mechanisms

Tomada múltipla nos serviços requeridos pelos equipamentos importados do modelo BIM

Foi adicionada a possibilidade de selecionar uma tomada múltipla para servir os equipamentos elétricos importados do modelo BIM.

 

CYPEPLUMBING Water Systems

Novo ambiente de trabalho 3D

O CYPEPLUMBING Water Systems passa de um ambiente de trabalho 2D para um novo ambiente de trabalho 3D permitindo uma maior capacidade na modelação das tubagens e dos elementos das instalações de abastecimento de água.

CYPEPLUMBING Water Systems   CYPEPLUMBING Water Systems

CYPEPLUMBING Water Systems   CYPEPLUMBING Water Systems

O novo ambiente de trabalho 3D possibilita:

CYPEPLUMBING Water Systems

 

 

 

  • Uma visualização das "Vistas 3D" com simbologia e representação dos elementos em 3D e além disso controlar o nível de opacidade dos mesmos.

  • Introduzir todos os elementos e tubagens nas vistas 3D ou em plantas. Em especial, as tubagens verticais tornam-se agora mais fáceis de gerar.

    CYPEPLUMBING Water Systems

     

     

     

     

    • Geração em vista 3D

    CYPEPLUMBING Water Systems

     

     

     

     

    • Geração em planta

    • Geração em edição ou em cálculo

CYPEPLUMBING Water Systems   CYPEPLUMBING Water Systems

  • Maior precisão geométrica na introdução de tubagens e elementos na instalação. Permite definir vários níveis de deslocamentos da instalação.

CYPEPLUMBING Water Systems   CYPEPLUMBING Water Systems

CYPEPLUMBING Water Systems

 

 

 

 

  • Trabalhar em tabela todos os elementos e tubagens gerados na instalação.

CYPEPLUMBING Water Systems

 

 

 

 

  • Trabalhar visualizando determinadas zonas da instalação.

CYPEPLUMBING Water Systems

 

 

 

 

  • Obter desenhos das Vistas 3D com informação.

 

CYPEHVAC Ductwork

CYPEHVAC Ductwork

Ligações diretas a outras aplicações

Na versão 2022.g do CYPEHVAC Ductwork foram implementadas novas ligações diretas aos programas Open BIM URSA AIR, Open BIM MOVAIR e Open BIM ISOVER. Estas ligações podem ver-se na secção BIMserver.center do menu superior do programa, o qual se encontra presente no separador "Instalação".

 

Arquimedes

Descarga a partir da plataforma BIMserver.center

Desde 16 de março de 2022 as várias versões do Arquimedes estão disponíveis para descarga na "Store" do BIMserver.center.

Agora, o Arquimedes pode ser instalado descarregando o pacote clássico completo, a partir da área de descarga da página da CYPE, ou pode-se descarregar a versão individual do Arquimedes com a qual se pretende trabalhar a partir da "Store" do BIMserver.center.

Arquimedes

 

 

 

Estas versões do Arquimedes são:

  • Arquimedes
  • Arquimedes e controle de obra

Arquimedes

 

 

 

 

Os links para descarga destas versões do Arquimedes também se encontram em cada uma das suas "páginas web" quando se clica no botão "Descarregar".

Arquimedes

 

 

 

 

A partir daí o utilizador pode também descarregar os vários plugins do Arquimedes para outras aplicações e o "Servidor de bases de dados do Arquimedes".

 

Progressivamente serão incluídas na "Store" do BIMserver.center outras aplicações do pacote clássico do CYPE.

 

Gerador de preços

Atualização de preços dos Geradores de preços

Com a finalidade de que os orçamentos realizados com os Geradores de preços se ajustem à situação económica atual da construção, que se encontra afetada por uma inflação generalizada, na versão 2022.g foram atualizados os preços tendo em conta a situação económica particular de cada um dos seguintes países:

  • Hispanófonos: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai
  • Lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal
  • Francófonos: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Marrocos, República do Congo e Senegal

 

Open BIM Quantities

Open BIM Quantities

Propriedades e quantidades nos agrupamentos da árvore do projeto

Na árvore de entidades do projeto BIM, disponível a partir do separador "Medição do modelo BIM" do Open BIM Quantities, podemos encontrar elementos que contêm outros elementos. Estes representam-se em negrito e podem-se expandir para mostrar o seu conteúdo.

A partir da versão 2022.g, ao selecionar um elemento da árvore de entidades do projeto BIM que inclua outros podemos visualizar as propriedades e quantidades disponíveis nesses elementos. Neste caso, a coluna "Valor" da lista de propriedades e quantidades apresenta, separados pelo carácter "|", alguns dos valores da propriedade ou quantidade que os elementos possuem.

Open BIM Quantities

Número de entidades, propriedades e quantidades

No separador "Medição do modelo BIM" do Open BIM Quantities foi adicionada a coluna "Num." na árvore de entidades que compõem o projeto BIM, assim como nas propriedades e quantidades associadas a cada elemento. Na árvore das entidades este campo indica o número de elementos que cada ramo contém. No caso das propriedades e quantidades, este campo indica o número de propriedades e quantidades do mesmo tipo que os elementos contêm. Apresenta-se ainda, entre parenteses, o número de valores únicos da propriedade e quantidade.

Open BIM Quantities

 

 

 

A coluna "Num." também surge na lista de propriedades e quantidades que aparece quando se utiliza a ferramenta disponível no Open BIM Quantities para introduzir uma variável no comentário de uma unidade de obra ou na sua medição.

Open BIM Quantities

 

Referência das regras rápidas

A partir da versão 2022.g, ao criar uma regra rápida sobre uma propriedade ou quantidade será atribuída como referência da regra o valor da propriedade ou quantidade. Desta forma gera-se um nome de acordo com as entidades do modelo IFC que utiliza.

Open BIM Quantities

Regras rápidas sobre várias propriedades ou quantidades

A partir da versão 2022.g, ao criar una regra rápida sobre uma propriedade ou quantidade de um agrupamento de elementos do projeto (ver novidade "Propriedades e quantidades nos agrupamentos da árvore do projeto") será adicionada uma regra por cada valor único desta (ver novidade "Número de entidades, propriedades e quantidades"). Graças e esta melhoria agora é possível gerar um critério de medição completo a partir de uma propriedade do modelo IFC.

 

Voltar à área de descarga da versão 2022

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda. - Tel. 253 209 430
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, 4700-026 Braga
Av. 5 de Outubro, 72 – 7º A - 1050–059 Lisboa
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Suporte Técnico | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web