ÍNDICE
Foram adicionados os campos seguintes no painel de informação sobre o projeto do BIMserver.center vinculado à obra:
Foi adicionado ainda um botão que apresenta as contribuições do projeto, assim como os ficheiros que possuem.
Foram adicionadas as colunas seguintes na tabela de seleção de um projeto da plataforma BIMserver.center:
Foi adicionado ainda um botão que apresenta as contribuições do projeto, assim como os ficheiros que possuem.
A partir da versão 2022.g, as aplicações que se podem vincular a um projeto da plataforma BIMserver.center permitem alterar a conta de utilizador durante o processo de seleção de um projeto. Para isso, foi adicionado o botão "Desconectar", junto ao nome e imagem do utilizador, no painel "Seleção do projecto". Ao desconectar a conta ativa, poderão ser introduzidas as credenciais da nova conta (e-mail e palavra-passe) com a qual se pretenda trabalhar.
Nas aplicações com ambiente de trabalho 3D, foi implementada uma nova ferramenta na barra de configuração que surge ao adicionar ou editar a posição de um elemento. Esta opção aparece como um botão à direita do campo "Deslocamento" e permite ao utilizador introduzir deslocamentos associados a cada vista do projeto. Ao clicar sobre esse botão surge uma lista onde se podem introduzir os valores de deslocamento juntamente com uma referência associada para os identificar facilmente. Ao aceitar o painel o valor selecionado introduz-se de forma automática no campo "Deslocamento".
Foram implementadas as opções de exportação de vistas 3D para formatos DXF e DWG em 2 dimensões. A partir da opção ‘Imprimir da vista atual’, presente na barra superior de botões das vistas 3D, acede-se ao diálogo que contém estas novas opções.
No caso da cena possuir definidos planos ou volumes de corte, é possível gerar os polígonos de enchimento nos elementos que são cortados pelos referidos planos ou volumes.
Isto é possível ativando a opção "Gerar polígonos com enchimento nos cortes por planos".
Foi implementado o Anexo nacional da Polónia relativo ao Eurocódigo 3 ("Design of steel structures – Part 1-8: Design of joints"), para o cálculo de ligações em estruturas metálicas com os programas:
A versão 2022.g inclui uma nova ferramenta para dividir paredes e lajes que já tenham sido introduzidas no modelo. O funcionamento desta ferramenta depende do tipo de elemento a dividir:
Na versão 2022.g do CYPE Architecture foi implementada a ferramenta "Isolar selecção" que se encontra no painel lateral esquerdo "Visualização". Esta ferramenta pode ser utilizada para selecionar um conjunto de elementos de modo que apenas estes permaneçam visíveis enquanto os elementos não selecionados ficarão ocultos.
Foi implementada uma nova funcionalidade para exportar apenas os elementos visíveis para o projeto BIM da plataforma BIMserver.center.
Esta funcionalidade exportará apenas os elementos que estejam visíveis no programa no momento da exportação. Os elementos que estejam ocultos, através de qualquer uma das possibilidades disponíveis no CYPE Architecture, não serão exportados para o projeto BIM, o que permite uma maior flexibilidade na partilha dos modelos.
Esta exportação (apenas os elementos visíveis) permite ao utilizador modelar na mesma obra mais de um modelo e exportar para o projeto BIM somente o que de pretende sem ser necessário apagar nada, convertendo assim o CYPE Architecture num espaço de trabalho para a conceção do projeto.
Por exemplo, num projeto de reabilitação, será agora possível possuir na mesma obra do CYPE Architecture um modelo do edifício que representa o seu estado antes da reabilitação e um outro modelo que representa o seu estado após a reabilitação. Com a funcionalidade para exportar apenas os elementos visíveis é agora possível partilhar ambos os modelos na plataforma BIMserver.center separadamente. Inclusivamente, se no CYPE Architecture algum dos modelos ou algum dos elementos de um modelo não foram modelados na sua posição, podem ser partilhados para a plataforma BIMserver.center na posição que se pretende modificando localmente a geolocalização no momento da partilha.
A funcionalidade "Telhas" inclui as seguintes melhorias:
Foi adicionada mais uma categoria às guardas: "Horizontais".
Foi ainda uniformizada a modelação das guardas e das guardas de escadas. Em ambas as funcionalidades existem agora três categorias: "Horizontais", "Verticais" e "Corrimão".
Foi adicionada a opção "Rotação" nas rampas curvas e nas escadas em caracol.
Com esta opção é possível alterar o sentido de rotação destes elementos (para a esquerda ou para a direita) durante a introdução e a edição.
A partir da versão 2022.g, o Open BIM Site permite introduzir uma superfície topográfica através da colocação de pontos topográficos sobre a área de trabalho. Para isso, foi adicionado o botão "Definir por pontos" dentro do grupo "Superfície topográfica" disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação.
Após a introdução dos pontos, a aplicação gerará automaticamente o terreno e este será adicionado à lista de superfícies topográficas do projeto.
A partir da versão 2022.g, os pontos que formam as superfícies topográficas do projeto podem-se editar. Para isso, foram adicionadas as opções seguintes à barra de ferramentas da aplicação.
As ferramentas para "Adicionar pontos", "Eliminar pontos" e "Mover pontos" só podem ser utilizadas em superfícies topográficas do tipo "Malha". As superfícies topográficas do tipo "Grelha", habitualmente importadas a partir dos serviços de cobertura web (WCS), podem ser transformadas em "Malhas" através da utilidade para simplificar superfícies (ver novidade "Simplificação de uma superfície topográfica").
Foi adicionado um botão na tabela de superfícies topográficas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação, para exportar a superfície selecionada para um ficheiro de pontos. O formato de saída é um ficheiro de valores separados por vírgulas com as coordenadas X, Y, Z de cada ponto em cada linha.
Foi adicionada a coluna "Superfície topográfica" na tabela de mapas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação. Para cada mapa é possível selecionar uma superfície topográfica sobre a qual se projetará o referido mapa e se mostrará na área de trabalho como uma textura. No caso de selecionar a opção "Sem superfície associada", o mapa será desenhado à cota zero como ocorria em versões anteriores da aplicação.
Foi adicionada a coluna "Tipo" na tabela de superfícies topográficas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação. Neste novo campo, indica-se se a superfície é do tipo "Malha" ou "Grelha". Uma superfície topográfica do tipo "Grelha" define-se a partir de pontos dispostos numa grelha em quadrícula, enquanto que uma do tipo "Malha" é composta por vértices distribuídos sem uma estrutura ordenada. As superfícies do tipo "Grelha" são mais eficientes na sua representação sobre a área de trabalho da aplicação, uma vez que o custo computacional do processo de triangulação é menor. No entanto, não é possível adicionar ou editar os pontos que compõem este tipo de superfícies no Open BIM Site.
Juntamente com a tipologia da superfície topográfica apresenta-se também o número de pontos que a definem.
Devido ao custo computacional que a triangulação das superfícies topográficas implica, foi adicionada uma ferramenta para simplificar o número de pontos que estas possuem, o que permite assim melhorar o rendimento da aplicação. Esta opção encontra-se na tabela de superfícies topográficas do projeto, disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação.
Após finalizar o processo de simplificação é conveniente analisar o resultado e aumentar a sua precisão através da edição dos pontos topográficos, caso se revele necessário.
A partir da versão 2022.g, as ferramentas seguintes do menu "Edição" da barra de ferramentas podem ser utilizadas nas superfícies topográficas do modelo:
Para poder utilizar a referência a objetos nas superfícies topográficas, foi adicionada a opção "Captura" para capturar este tipo de elementos na lista de componentes do modelo do local.
Foi melhorado o desenho das curvas de nível. Na versão anterior da aplicação, a representação das curvas de nível podia interferir com as superfícies topográficas quando estas estavam ativas.
A versão 2022.g do Open BIM Construction Systems inclui o manual do utilizador da aplicação. Pode-se aceder ao manual a partir destas novidades, a partir do menu "Ajuda" do próprio programa e a partir da secção "Recursos de aprendizagem" da página web da aplicação. Podem encontrar também a ligação à página web da aplicação na ficha do programa na plataforma BIMserver.center.
O manual está ou estará disponível brevemente nos idiomas seguintes:
A partir da versão 2022.g o Open BIM Analytical Model pode ser instalado também em chinês.
CYPECAD exporta para um projeto da plataforma BIMserver.center um modelo BIM que, entre outras coisas, inclui as quantidades relacionadas com determinados elementos estruturais. Deste modo, programas como Open BIM Quantities podem utilizar estas quantidades para gerar a medição e o orçamento desses elementos. A exportação destas quantidades efetua-se através do formato standard IFC.
Na versão 2022.g foi ampliado o número de quantidades associadas a elementos construtivos que se podem exportar. Agora, o CYPECAD exporta as seguintes quantidades que enumeramos ordenando-as por elemento construtivo e indicando a entidade IFC que a contém:
Para exportar as quantidades deve-se realizar o cálculo completo da obra e ativar a opção "Quantidades" no diálogo "Partilhar", o qual aparece quando se prime na opção "Partilhar" do menu "BIMserver.center".
A versão 2022.g do CYPECAD permite exportar para o projeto BIM as armaduras dos muros de betão.
Portanto, os elementos de betão que até esta versão exportam para o projeto BIM as respetivas armaduras são:
Estas armaduras podem-se visualizar, juntamente com as armaduras exportadas a partir do StruBIM Shear Walls, no programa StruBIM Rebar.
Também é possível visualizá-las no separador "Resultados" (menu Grupos > Vista 3D com pormenores).
Desde versões anteriores que é possível definir vigas de coroamento nos muros de betão. A partir da versão 2022.g, também é possível definir vigas embebidas ao nível de cada uma das plantas intermédias.
A partir da versão 2022.g, é possível definir a classe de serviço de forma individual para cada elemento de madeira (pilares, vigas e lajes de vigotas).
Em "Opções de lajes maciças, fungiformes e de vigotas" – " Punçoamento" (menu "Obra" > "Dados gerais" > botão "Opções"), é possível definir a diferença entre faces superiores de lajes para realizar a verificação ao punçoamento do mesmo modo que se estivessem ao mesmo nível. No caso da distância entre as faces superiores das lajes for maior que o valor definido, não se efetuarão as verificações ao punçoamento.
A versão 2022.g do CYPECAD inclui também pequenas melhorias e correções no programa que poderiam acontecer em determinados casos singulares:
A nova técnica implementada (multithreading) permitiu reduzir o tempo de geração até 90% (dependendo da configuração do seu equipamento) e incrementar a robustez do processo de geração.
Além disso, agora é possível incluir neste tipo de desenhos, as soldaduras e os parafusos das ligações modeladas.
Na versão 2022.g foi implementada a opção de exportar de modo vetorial as cenas 3D presentes nos desenhos. Até à versão 2022.f, estas cenas exportavam-se como imagens rasterizadas.
A partir do painel de edição das cenas, pode-se configurar o estilo da linha a utilizar para a exportação vetorial.
A partir do diálogo ‘Imprimir’ está disponível a opção de exportar as vistas da cena como:
Esta última opção deve ser a selecionada para exportar em modo vetorial. Como particularidade, daí a nota "quando seja possível" da opção, uma vista da cena se exporta como imagem vetorial se se cumprem dois requisitos:
Como exemplo, pode descarregar dois desenhos em formato PDF que foram exportados em modo vetorial.
As cotas definidas em cada desenho, ficam associadas à geometria dos elementos da cena que se tenha tomado como referência. Esta associação permite que, perante alterações das dimensões do modelo, sejam reajustadas as cotas automaticamente.
No caso particular das etiquetas, em versões anteriores já se mantinha essa associação, exceto no caso particular das etiquetas dos furos no CYPE Connect. A partir da versão 2022.g já se mantém essa associação, permitindo deslocar a linha diretriz da etiqueta, quando se altera a posição do furo ao qual faz referência. Este caso é particular, já que o furo em si mesmo, não é um objeto da cena.
Foram incluídos no CYPE Connect e no Open BIM Layout novos formatos de papel:
A partir da versão 2022.g, as ligações exportadas para a biblioteca de ligações também guardarão os desenhos que estiverem definidos. Com esta implementação, o trabalho despendido em realizar o desenho de pormenor da ligação, pode ser aproveitado para ligações similares quando se aplica uma ligação de biblioteca.
Foi adicionada a possibilidade de selecionar uma tomada múltipla para servir os equipamentos elétricos importados do modelo BIM.
O CYPEPLUMBING Water Systems passa de um ambiente de trabalho 2D para um novo ambiente de trabalho 3D permitindo uma maior capacidade na modelação das tubagens e dos elementos das instalações de abastecimento de água.
O novo ambiente de trabalho 3D possibilita:
Na versão 2022.g do CYPEHVAC Ductwork foram implementadas novas ligações diretas aos programas Open BIM URSA AIR, Open BIM MOVAIR e Open BIM ISOVER. Estas ligações podem ver-se na secção BIMserver.center do menu superior do programa, o qual se encontra presente no separador "Instalação".
Desde 16 de março de 2022 as várias versões do Arquimedes estão disponíveis para descarga na "Store" do BIMserver.center.
Agora, o Arquimedes pode ser instalado descarregando o pacote clássico completo, a partir da área de descarga da página da CYPE, ou pode-se descarregar a versão individual do Arquimedes com a qual se pretende trabalhar a partir da "Store" do BIMserver.center.
Estas versões do Arquimedes são:
Os links para descarga destas versões do Arquimedes também se encontram em cada uma das suas "páginas web" quando se clica no botão "Descarregar".
A partir daí o utilizador pode também descarregar os vários plugins do Arquimedes para outras aplicações e o "Servidor de bases de dados do Arquimedes".
Progressivamente serão incluídas na "Store" do BIMserver.center outras aplicações do pacote clássico do CYPE.
Com a finalidade de que os orçamentos realizados com os Geradores de preços se ajustem à situação económica atual da construção, que se encontra afetada por uma inflação generalizada, na versão 2022.g foram atualizados os preços tendo em conta a situação económica particular de cada um dos seguintes países:
Na árvore de entidades do projeto BIM, disponível a partir do separador "Medição do modelo BIM" do Open BIM Quantities, podemos encontrar elementos que contêm outros elementos. Estes representam-se em negrito e podem-se expandir para mostrar o seu conteúdo.
A partir da versão 2022.g, ao selecionar um elemento da árvore de entidades do projeto BIM que inclua outros podemos visualizar as propriedades e quantidades disponíveis nesses elementos. Neste caso, a coluna "Valor" da lista de propriedades e quantidades apresenta, separados pelo carácter "|", alguns dos valores da propriedade ou quantidade que os elementos possuem.
No separador "Medição do modelo BIM" do Open BIM Quantities foi adicionada a coluna "Num." na árvore de entidades que compõem o projeto BIM, assim como nas propriedades e quantidades associadas a cada elemento. Na árvore das entidades este campo indica o número de elementos que cada ramo contém. No caso das propriedades e quantidades, este campo indica o número de propriedades e quantidades do mesmo tipo que os elementos contêm. Apresenta-se ainda, entre parenteses, o número de valores únicos da propriedade e quantidade.
A coluna "Num." também surge na lista de propriedades e quantidades que aparece quando se utiliza a ferramenta disponível no Open BIM Quantities para introduzir uma variável no comentário de uma unidade de obra ou na sua medição.
A partir da versão 2022.g, ao criar uma regra rápida sobre uma propriedade ou quantidade será atribuída como referência da regra o valor da propriedade ou quantidade. Desta forma gera-se um nome de acordo com as entidades do modelo IFC que utiliza.
A partir da versão 2022.g, ao criar una regra rápida sobre uma propriedade ou quantidade de um agrupamento de elementos do projeto (ver novidade "Propriedades e quantidades nos agrupamentos da árvore do projeto") será adicionada uma regra por cada valor único desta (ver novidade "Número de entidades, propriedades e quantidades"). Graças e esta melhoria agora é possível gerar um critério de medição completo a partir de uma propriedade do modelo IFC.