Área de Descarga

Novidades e descarga de atualização da versão 2023.e
Descarregar atualização da versão 2023

ÍNDICE

Módulos novos

Exportação da pormenorização da estrutura metálica (IFC EM.11) (módulo do StruBIM Steel)

Na versão 2023.e, foi implementado o módulo “Exportação para formato IFC EM.11” para o StruBIM Steel.

Com este módulo, StruBIM Steel pode exportar um IFC com a informação necessária para a fabricação automatizada de estruturas de aço.

Na novidade do StruBIM Steel desta versão 2023.e “Exportação para formato IFC EM.11 (novo módulo)” dispõe de mais informação sobre este módulo.

Exportação da pormenorização da estrutura metálica (IFC EM.11) Exportação da pormenorização da estrutura metálica (IFC EM.11)

 

Análise de encurvadura (estabilidade local)

Análise de encurvadura (estabilidade local) (módulo do StruBIM Steel e CYPE Connect)

 

 

Na versão 2023.e, foi implementado o módulo “Análise de encurvadura (estabilidade local)” que permite aos programas StruBIM Steel e CYPE Connect realizar a análise de encurvadura local das ligações.

Na novidade desta versão “Análise de encurvadura (estabilidade local) (novo módulo)” comum ao StruBIM Steel e CYPE Connect dispõe de mais informação sobre este módulo.

 

Exportação da pormenorização das armaduras (IFC e BVBS) (módulo do StruBIM Rebar)

Exportação da pormenorização das armaduras (IFC e BVBS) (módulo do StruBIM Rebar)

 

Na versão 2023.e foi implementado o módulo “Exportação da pormenorização das armaduras (IFC e BVBS)” que permite ao programa StruBIM Rebar exportar o modelo BIM com a informação precisa de cada um dos varões de armadura.

Na novidade desta versão “Exportação da pormenorização das armaduras (IFC e BVBS) (novo módulo)” do StruBIM Rebar dispõe de mais informação sobre este módulo.

 


Pormenores construtivos. Coberturas e fachadas de chapas de aço e painéis sandwich

A versão 2023.e inclui um novo módulo de pormenores construtivos:

Módulos nuevos

Módulos nuevos

Módulos nuevos

Módulos nuevos

Módulos nuevos

Módulos nuevos



  • Coberturas e fachadas de chapas de aço e painéis sandwich
    Disponíveis para todos os países que dispõem do Gerador de preços.





Este módulo permite aos programas “Pormenores construtivos“, “Gerador de preços“, “Geradores de orçamentos” e “Arquimedes” gerar pormenores construtivos minuciosamente adaptados à seleção de parâmetros realizada no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros em vários formatos (HTML, PDF, RTF e DOCX) para que se possam adicionar como fichas ao projeto. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem ainda exportar os pormenores para o formato DXF e DWG.






Este novo módulo de pormenores construtivos está disponível se o tipo de obra selecionado for “Obra nova” ou “Reabilitação“. Na página “Pormenores construtivos. Coberturas e fachadas de chapas de aço e painéis sandwich” pode encontrar mais informação, incluindo a lista das unidades de obra que possuem estes pormenores construtivos

Novidades comuns a vários programas

Novidades comuns a vários programas

Novidades comuns a vários programas

Janelas ancoráveis

A partir da versão 2023.e, algumas aplicações da CYPE passam a possuir um novo sistema de janelas ancoráveis que substitui a anterior interface da janela principal. Agora o utilizador pode personalizar o espaço de trabalho adaptando-o às suas necessidades.

Na parte final desta novidade encontra-se a lista de aplicações que possuem este novo sistema de janelas ancoráveis. O número de aplicações que dispõe deste novo sistema irá aumentar em futuras versões.

As janelas ancoráveis podem-se reposicionar e modificar de tamanho. Podem ser flutuantes, ancorar-se numa posição da interface da aplicação ou arrastar-se para fora desta, inclusivamente podem serem arrastadas para outro monitor.

  • Mover janelas
    Para mover uma janela ancorada pode-se clicar sobre a barra de título localizada na parte superior desta e arrastá-la.

    Ao arrastrar uma janela ancorável surgem várias ajudas visuais para facilitar o seu reposicionamento. Junto ao cursor, aparece uma descrição com o título da janela ancorável que se está a reposicionar. Ao aproximar o cursor do bordo de outra janela aparecerá um painel que permite pré-visualizar o espaço que ocupará.

    É possível não acorar a janela em nenhuma outra e deixá-la como uma janela flutuante, assim como ancorar janelas dentro de uma janela flutuante. Ao manter premida a tecla CTRL evita-se que uma janela flutuante seja ancorada enquanto se está a arrastar.

  • Agrupar janelas
    É possível agrupar várias janelas no mesmo espaço arrastando uma janela para o canto superior esquerdo, ou para o canto inferior esquerdo de outra. Depois disso aparecerão separadores na parte inferior ou superior do grupo que permitem ao utilizador alternar entre as janelas agrupadas. No caso dos separadores se encontrarem na parte inferior, o título do agrupamento será o da janela ativa nesse momento. No caso contrário, quando os separadores se encontram na parte superior, estes passam a atuar como título.

  • Mostrar/ocultar janelas
    No canto superior direito de cada janela podemos encontrar um ícone para fechar essa janela.

    Para configurar a visibilidade das janelas ancoráveis da interface do utilizador, foi adicionado o botão “Janela” () localizado junto ao botão “Configuração geral” (posicionados na parte superior direita do programa). Clicando sobre este novo botão surge um menu contextual com as janelas ancoráveis disponíveis onde o utilizador pode alterar o seu estado. Encontra-se também disponível a opção “Restaurar a disposição de janelas” que permite recuperar a disposição por defeito.

    Em alguns casos não é possível ocultar a janela, como é o caso da “Área de trabalho” das aplicações com ambiente 3D. Nesses casos, não aparece o botão para fechar a janela e no menu “Janela” () a “Área de trabalho” aparecerá bloqueada.

 

 

  • Minimizar janelas
    Ao colocar várias janelas ancoráveis em disposição vertical, aparece um botão, junto ao de fechar, que permite minimizar ou maximizar cada janela. Ao maximizar a janela, esta recuperará o tamanho anterior que tinha.


 

A disposição de janelas e a configuração da sua visibilidade são guardadas ao sair da aplicação.

Note-se que nem todas as janelas flutuantes de uma aplicação são janelas ancoráveis. Para as diferenciar, foi adicionado o ícone na barra de título das janelas que são ancoráveis.  

As aplicações seguintes já possuem o novo sistema de janelas ancoráveis na versão 2023.e:

  • AcouBAT by CYPE
  • CYPE Architecture
  • CYPE Connect
  • CYPEDOC CTE HS 6
  • CYPEFIRE
  • CYPEHVAC Hydronics 3D
  • CYPEPLUMBING Water Systems
  • CYPESOUND
  • CYPESOUND CTE
  • CYPETHERM LOADS
  • Open BIM Analytical Model
  • Open BIM Construction Systems
  • Open BIM COVID-19
  • Open BIM Layout
  • Open BIM Lightning
  • Open BIM Quantities
  • Open BIM Site
  • StruBIM Steel

O separador “Orçamento”, disponível em várias aplicações, também já dispõe do novo sistema de janelas ancoráveis.

CYPE Architecture

Visualização de Sombras

CYPE Architecture

Na vista 3D da aplicação é possível mostrar as sombras próprias do modelo e as produzidas pelos edifícios adjacentes.

O utilizador pode indicar a hora solar e qualquer dia do ano para o qual queira reproduzir as sombras, assim como mostrar a posição do sol e a sua trajetória.

Esta nova funcionalidade está disponível através do grupo “Opções” da Vista 3D que se encontra na barra superior direita da área de trabalho.

Deve-se indicar a localização da obra através da introdução da Latitude e do Norte no painel “Elementos Próprios” da opção “Sombras”.

Melhorias na visualização de elementos próprios

CYPE Architecture





É possível visualizar as categorias que existem dentro de cada uma das layers. As categorias dentro de cada layer podem ainda serem ligadas ou desligadas, podem alterar o modo de visualização (normal, transparente ou linhas) e serem bloqueadas.

Para visualizar as categorias de uma camada basta desdobrar a layer.

Seleção múltipla nas ferramentas que utilizam a geração por superfície ou linha de esboço

CYPE Architecture





O programa permite selecionar múltiplas superfícies ou linhas de esboço e converte-las num determinado elemento construtivo. Aumenta-se assim a velocidade de modelação.

Assistente de tipologias de espaços

CYPE Architecture





O programa conta com um assistente que permite carregar tipologias de espaços de acordo com o uso do edifício. Na primeira versão deste assistente, existem tipos de espaços para edifícios residenciais unifamiliares e multifamiliares. As tipologias de espaços do assistente contêm etiquetas com a informação necessária para ser lida por outros programas do fluxo de trabalho Open BIM.

Melhorias nos painéis Tipologias e Modelo BIM

CYPE Architecture





Foi implementada uma nova visualização dos painéis “Tipologias” e “Modelo BIM” através de uma estrutura em árvore dos elementos.

Open BIM Site

Introdução de mapas a partir de ficheiros de imagens

Open BIM Site

Open BIM Site




Até agora, os mapas do Open BIM Site podiam-se obter a partir de um dos serviços WMS a que a aplicação possibilita conectar ou, caso possuísse o ficheiro, utilizá-lo como máscara. A partir da versão 2023.e, o Open BIM Site permite importar mapas diretamente a partir de um ficheiro de imagem. Para isso, foi adicionada a opção “Inserir imagem desde um ficheiro” na janela de propriedades de um mapa. Ao selecioná-la, devemos indicar o caminho completo da imagem, cujo formato pode ser JPEG (“.jpeg”, “.jpg”), BMP (“.bmp”), PNG (“.png”) ou WMF (“.wmf”). Adicionalmente, e tal como acontece com os restantes mapas, deve-se indicar as coordenadas onde será inserida a imagem e o tamanho real da mesma.













A principal vantagem de utilizar os mapas da aplicação relativamente às máscaras é que os mapas podem-se projetar sobre as superfícies topográficas e são exportados para o projeto do BIMserver.center.

Atualização das obras exemplo

Open BIM Site




Foi atualizada a obra exemplo “Unifamiliar aislada”.

Open BIM Construction Systems

Importar e exportar uma lista de soluções construtivas

Open BIM Construction Systems




A partir da versão 2023.e, o Open BIM Construction Systems permite importar e exportar várias soluções construtivas simultaneamente a partir da lista de elementos de uma categoria (fachadas, pavimentos, fachadas cortina, etc.).

Desta forma, já não é necessário realizar o processo de forma individual para cada solução construtiva e, por tanto, facilita-se a reutilização dos mesmos sistemas em vários projetos.


Cálculo da espessura total de uma solução construtiva definida por camadas

Open BIM Construction Systems




Na janela de definição de uma solução construtiva por camadas (fachadas, paredes interiores, lajes entre pisos, coberturas, etc.) foi adicionado um novo campo com o valor da espessura total. Este calcula-se de forma dinâmica em função das espessuras individuais das camadas.

Plugin Open BIM - Revit

Opções IFC

plugin open bim revit


Na versão 2017.f foi lançado um complemento, ou plugin, para o programa Revit da AutoDesk© que facilita a inclusão do Revit no fluxo de trabalho Open BIM. Desde então, este plugin tem por objetivo melhorar a comunicação entre o Revit e a plataforma BIMserver.center, onde estão incluídas as ferramentas especializadas CYPE.

A versão 2023.e vem melhorar claramente a capacidade de gestão da informação contida nos ficheiros IFC usados para a troca de modelos. Foi efetuada uma revisão das aplicações CYPE de modo a melhorar a qualidade da informação e classificação dos objetos contidos nos modelos IFC. Essa informação é depois usada pelo plugin e pelo seu novo mapeador de classes IFC para Categorias do Revit. Este mapeador está incluído na nova funcionalidade “Opções IFC”. “Opções IFC” permite substituir as opções de importação/exportação estabelecidas na configuração do Revit. Para além de superar algumas das limitações de reconhecimento de classes e de tipos IFC, permite ainda personalizar e otimizar a conversão de objetos desde e para IFC. Deste modo, otimiza-se o fluxo de trabalho BIM de projetos modelados em Revit e calculados com os programas CYPE e dá-se destaque aos possíveis modelos de pormenor gerados a partir das aplicações pertencentes aos sistemas de fabricante.

plugin open bim revit









A informação do ficheiro IFC vinculado, contida em elementos reconhecidos como pertencentes a categorias próprias do Revit, fica à disposição do utilizador do Revit o que permite realizar ações como a etiquetagem ou a geração de tabelas.

Open BIM Layout

Criar etiqueta a partir de outra existente

Open BIM Layout






Esta nova ferramenta permite criar uma etiqueta do mesmo tipo e com o mesmo conteúdo que a etiqueta selecionada no desenho. Para isso, após selecionar esta ferramenta, deve selecionar a etiqueta que deseja copiar e depois o elemento ao qual quer atribuir a etiqueta.

Copiar conteúdo de uma etiqueta

Esta nova ferramenta permite copiar o conteúdo entre etiquetas do mesmo tipo. O conteúdo inclui as variáveis da etiqueta.

Fator de escala para símbolos de utilizador

Open BIM Layout






O programa permite introduzir símbolos de utilizador numa escala diferente daquela em que foram criados. A escala pode-se definir nos eixos “X” e “Y” do símbolo.

Utilizar a secção definida numa cena para criar uma secção em outra cena

Open BIM Layout






O programa permite introduzir uma secção a partir de uma determinada cena, para depois associar esse mesmo plano da secção a outra cena diferente.

CYPECAD

Limitação dos deslocamentos entre plantas devidos à ação sísmica

Na versão 2023.c foi implementada no CYPECAD a limitação dos deslocamentos entre plantas devidos à ação sísmica mediante valores introduzidos pelo utilizador.

CYPECAD





Agora, na versão 2023.e, foi implementado a seleção dos limites dos deslocamentos entre plantas devidos à ação sísmica para uma série de normas.

CYPECAD













É possível fazer uma seleção automática segundo uma das normas nas quais foram implementados os deslocamentos ou introduzir os valores de forma manual.










Na informação final do cálculo indica-se algum dos elementos que não cumpre com alguma das limitações selecionadas.

As normas nas quais foram implementados os deslocamentos entre plantas devidos à ação sísmica na versão 2023.e são:

  • EN 1998-1
    Eurocódigo 8: Projeto de estruturas para resistência aos sismos. Parte 1: Regras gerais, ações sísmicas e regras para edifícios.
  • ASCE 7-16
    Minimum Design Loads and Associated Criteria for Buildings and Other Structures
  • ASCE 7-10
    Minimum Design Loads for Buildings and Other Structures
  • ASCE 7-05
    Minimum Design Loads for Buildings and Other Structures
  • 2015 IBC
    International Building Code
  • 2009 IBC
    International Building Code
  • REP-2014
    Reglamento Estructural de Panamá 
  • REP-2004
    Reglamento de Diseño Estructural para la República de Panamá
  • NSR-10
    Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente (2010)
  • NCh433.Of1996 Mod.2009
    Norma Chilena Oficial. Diseño sísmico de edificios.
  • INPRES-CIRSOC 103 (2013)
    Reglamento Argentino para Construcciones Sismorresistentes. Parte I.- Construcciones en General.
  • NEC-SE-DS (2014)
    Norma Ecuatoriana de la Construcción. Peligro Sísmico. Diseño sismo resistente.
  • NEC-11
    Norma Ecuatoriana de la Construcción. Capítulo 2.- Peligro Sísmico y Requisitos de Diseño Sismo Resistente.
  • CFE-08
    Manual de Diseño de Obras Civiles. Diseño por Sismo. Comisión federal de Electricidad. México 2008.
  • CFE-15
    Manual de Diseño de Obras Civiles. Diseño por Sismo. Comisión federal de Electricidad. México 2015.
  • NTC-04
    Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Sismo

Opção “Dividir armaduras” no editor de vigas

Na versão 2023.e foi implementada a opção “Dividir armaduras”, que permite dividir os varões de reforço no ponto indicado.

Exportação para o StruBIM Rebar da armadura das vigas

Na versão 2023.e, a exportação da armadura realiza-se por vãos ou para o pórtico completo, dependendo das opções de montagem que se tenha selecionado.

  • Para a opção “Montagem contínua no tramo – Em oficina” a armadura exporta-se agrupando-a por vãos.
  • Para as opções “Armadura porta-estribos” e “Montagem contínua no tramo – In situ” a exportação realiza-se agrupando-a por pórticos completos.

Exportação para o StruBIM Rebar da armadura de punçoamento

Na versão 2023.e, foi implementado no CYPECAD a exportação das armaduras de punçoamento (armaduras inclinadas a 45º e armaduras tipo viga) para que sejam lidas pelo StruBIM Rebar.

Quantidade mínima em lajes segundo norma

Foram implementados os critérios de quantidade mínima em lajes para as normas Código Estructural e Eurocódigo.

Para os aplicar deve selecionar a opção “Considerar a quantidade mínima especificada na norma”’ em “Opções de lajes maciças, fungiformes e de vigotas”.

Opção “Voltar a numerar” para pilares e paredes

CYPECAD





Com esta nova opção, é possível alterar a numeração dos pilares e paredes em função da sua posição.







Não é necessário voltar a calcular para que a nova numeração se mostre em desenhos e listagens.

Seleção dos conjuntos de coeficientes no separador “Isovalores”

CYPECAD






Com a norma Eurocódigo selecionada em “Tensões sobre o terreno”, foi implementada a possibilidade de visualizar os valores correspondentes a cada um dos conjuntos de coeficientes segundo a abordagem de projeto utilizada. Os conjuntos mostrados dependem das situações de projeto selecionados na opção “Terreno de fundação”.

Outras melhorias e correções

A versão 2023.e do programa CYPECAD inclui as seguintes melhorias e correções relativas a determinados casos:

  • Foi melhorada a exportação das armaduras das vigas. Agora tem-se em conta o tipo de amarração selecionado na armadura de montagem.
  • Foi melhorado o funcionamento da edição dos dados associados à norma sísmica na janela “Dados gerais” depois de cancelar a edição de dados da norma sísmica.
  • Foi melhorada a exportação das vigas de acoplamento. Se duas vigas tem como origem e extremo o mesmo muro produzia-se um erro na importação no programa StruBIM Shear Walls.
  • Foi melhorada a exportação das armaduras de pilares. Em alguns casos, quando é necessário fazer um gancho, gerava-se com uma distância de dobragem insuficiente.
  • Foi melhorada a opção “Desenhar a máscara DXF/DWG” disponível na configuração do tipo de desenho “Plantas”. Em algumas situações não tinha efeito na saída dos desenhos.
  • Foi corrigido um erro que podia ocorrer ao selecionar uma estaca. Acontecia depois de eliminar uma estaca da biblioteca que estava a ser utilizada em algum maciço de encabeçamento de estacas.
  • Foi melhorada a utilização de lajes aligeiradas. Anteriormente não se permitia selecionar uma laje da biblioteca com um aço distinto ao definido na obra. Agora é possível selecionar as lajes que estão definidas com um aço de inferior qualidade ao selecionado na obra.
  • Foi corrigido um erro que acontecia, em raras situações, ao gerar o modelo de cálculo com vigas de cumeeira.
  • A partir da versão 2023.e altera-se o número máximo de plantas por grupo de 5 para 10.
  • Foi corrigido um erro no dimensionamento das aberturas dos muros que poderia ocorrer se a abertura estivesse sobre uma planta marcada com armadura contínua.
  • Foi corrigido um erro que por vezes ocorria ao abrir uma obra onde um muro tinha sido anteriormente deslocado.
  • A exportação dos muros para o formato IFC foi melhorada. Se a espessura do muro alterasse de uma planta para outra, não era tida em conta e era sempre exportada com a espessura da planta inferior.
  • Biblioteca de betões do utilizador
    Foi modificado o valor inferior do intervalo da resistência característica à compressão do betão a 4 MPa e o do módulo de elasticidade de cálculo do betão a 5000 MPa.
  • Foi corrigido um erro que ocorria ao calcular uma obra onde as barras de madeira são definidas numa estrutura 3D integrada cujo tipo de madeira foi removido da biblioteca.
  • Melhorou-se a inclusão das ligações das estruturas 3D integradas no modelo de cálculo no caso de estarem muito próximas do encontro de duas vigas. Em certas circunstâncias, dependendo da ordem de introdução destas vigas, gerava-se um nó adicional que poderia provocar um salto injustificado na lei dos torsores.
  • Foi corrigido um erro que ocorria se, numa listagem personalizada, o capítulo ” Listagem de armaduras de vigas” fosse incluído juntamente com o capítulo “Verificações E.L.U.”.
  • A geração da listagem de intercâmbio foi melhorada. Agora os intervalos de estribo não são divididos se um vão tiver apoios intermédios.
  • Foi alterado o “Factor de condición de servicio” de 1 para 0.85 para a Norma CIRSOC de madeira.
  • Melhorias nas verificações de pilares segundo a norma NP EN 1998-1:2010 (Portugal)
  • Com base no ponto 1 do documento NP EN 1998-1:2010/A1 2013, já não se aplica a verificação de “Condições de ductilidade global e local (4.4.2.3)” a pilares de ductilidade baixa (em versões anteriores realizava-se essa verificação).
  • Com base no ponto 2 do documento NP EN 1998-1:2010/A1 2013, na verificação “Critérios de dimensionamento por sismo” para pilares de ductilidade média, inclui-se o requisito geométrico de dimensão mínima da secção (em anteriores versões não se aplicava).

StruBIM Steel / CYPE Connect

Análise de encurvadura (estabilidade local) (novo módulo)

A partir da versão 2023.e, é possível realizar a análise de encurvadura local das ligações nos programas CYPE Connect e StruBIM Steel. Este novo tipo de análise é adicionado às já existentes nas versões anteriores: Tensão/Deformação e Rigidez rotacional.

A análise de encurvadura local das ligações nos programas CYPE Connect e StruBIM Steel faz parte do módulo “Análise de encurvadura (estabilidade local)” (módulo comum a ambos os programas). Para realizar esta análise, é necessário que o utilizador disponha na sua licença de utilização dos códigos necessários para o módulo mencionado.

A encurvadura local de um componente de uma ligação ocorre devido aos esforços de compressão e depende, em grande medida, da rigidez do componente e da distribuição das cargas aplicadas. A análise de encurvadura ajuda a detetar as configurações instáveis de dimensionamento de uma ligação sob a ação de um determinado caso de carga, ou seja, ajuda a evitar uma conceção insegura de uma ligação.

Existem várias formas de avaliar o fenómeno de encurvadura utilizando Elementos Finitos. A implementada no cálculo das ligações a “Análise Linear de Encurvadura” que permite obter os fatores de carga críticos dos diferentes modos de encurvadura locais da ligação para um determinado caso de carga. Quanto mais pequeno for o primeiro fator de carga crítico, mais próximo estaremos de uma configuração instável da ligação.

StruBIM Steel / CYPE Connect






Na barra superior de botões do separador “Cálculo” acrescentou-se uma nova opção para realizar a análise de encurvadura.

StruBIM Steel / CYPE Connect











Uma vez finalizada análise, obtém-se como resultado os fatores de carga crítica para cada um dos modos de encurvadura e deformada.

StruBIM Steel / CYPE Connect











Selecionando a opção “Encurvadura” na barra lateral de resultados, será apresentada uma tabela com os modos de encurvadura de cada caso de carga e os seus correspondentes fatores de carga crítica. Ao premir em cada modo, será mostrada a deformada correspondente.

StruBIM Steel / CYPE Connect











Em “Opções de Cálculo” pode selecionar o número de modos de encurvadura a ser calculado. A análise de encurvadura pode ser realizada com as mesmas cargas que a análise “Tensão/Deformação” ou com um grupo de cargas diferente. Isto pode ser controlado marcando ou desmarcando a opção ” Realizar a análise de instabilidade com as mesmas cargas que a análise de Tensão/Deformação”.

StruBIM Steel / CYPE Connect











Na listagem resumo da ligação é incluída uma tabela que mostra o número de modos de encurvadura calculados para cada caso de carga, bem como os fatores de carga crítica associados a cada um deles.



Ancoragens mecânicas da marca SPIT para fixação ao betão

StruBIM Steel / CYPE Connect

StruBIM Steel / CYPE Connect




Na versão 2023.e do CYPE Connect e do StruBIM Steel foi incorporada a possibilidade de utilizar ancoragens mecânicas pós-instaladas do catálogo da marca SPIT como elementos de fixação ao betão em placas de ancoragem. A verificação destes elementos realiza-se de acordo com os critérios da norma EN 1992-4:2018, a partir dos dados proporcionados na respetiva ETE (Evaluación Técnica Europea) de cada fixação.



Na versão anterior (2023.d) foram implementadas as ancoragens químicas da mesma marca.



As ancoragens mecânicas pós-instaladas da marca SPIT incorporadas na versão 2023.e são:

  • Fixações de expansão por binário de aperto
  • Fixações de expansão por cravação
  • Parafusos para betão

Soldaduras com disposição “De topo”

Até à versão 2023.e, os perfis e chapas podiam soldar-se quando o tipo de ligação era “De ângulo” ou “Sobreposta”. A partir da versão 2023.e, também é possível soldar os bordos de chapas com disposição “De topo”, ou seja, será possível unir com soldaduras os bordos paralelos de chapas e perfis, sejam estes paralelos ou não.

StruBIM Steel / CYPE Connect

StruBIM Steel / CYPE Connect

Novos tipos de secção: perfil em T e Chapa

Até à versão 2023.e, o programa era capaz de trabalhar com barras de madeira de secção retangular (CYPE Connect) e perfis de aço de secção duplo T, C, cantoneira e tubo retangular (CYPE Connect e StruBIM Steel). Na versão 2023.e, foram implementados dois novos tipos de secção quer para o CYPE Connect como para StruBIM Steel:

  • Perfis de aço com secção em T
  • Chapas

Estas secções estarão disponíveis como barras próprias do nó e como barras adicionais na operação “Barra”.

StruBIM Steel / CYPE Connect

StruBIM Steel / CYPE Connect

Nova operação, “Modificar cantos”

Foi implementada uma nova operação: “Modificar cantos”. Com isso é possível editar os cantos das chapas. E definir cortes em bisel, chanfro, entalhe, boleado e arco.

Ao acrescentar a operação e selecionar a chapa marcam-se no ecrã as referências dos cantos. Em cada canto da chapa selecionada é possível acrescentar um corte.

StruBIM Steel / CYPE Connect

StruBIM Steel / CYPE Connect

Melhorias para facilitar a introdução de barras adicionais nas ligações

StruBIM Steel / CYPE Connect




A operação “Barra” inclui uma nova opção para posicionar as barras adicionais, na direção de outra barra. Esta melhoria permite que as barras sejam facilmente alinhadas.

StruBIM Steel

Exportação para formato IFC EM.11 (novo módulo)

Na versão 2023.e, foi implementada a exportação para formato IFC EM.11.

“EM.11” é uma especificação (MVD -Model View Definition) do formato IFC que contém informação para o fabrico automatizado de estruturas de aço. StruBIM Steel exporta através deste formato perfis, chapas, soldaduras, parafusos e ancoragens.

A exportação para formato IFC EM. 11 funciona como um módulo do StruBIM Steel. Para a sua utilização, é necessário que a licença de utilização do programa inclua o módulo “Exportação da pormenorização da estrutura metálica (IFC EM.11)” do StruBIM Steel.

StruBIM Steel

StruBIM Steel

StruBIM Rebar

Exportação da pormenorização das armaduras (IFC e BVBS) (novo módulo)

StruBIM Rebar



Na versão 2023.e, a exportação para o formato IFC a partir do StruBIM Rebar passa a ser um módulo pago do programa. A opção para exportar para IFC localizava-se até esta atualização no painel de exportação para o BIMserver.center. A partir da versão 2023.e, também se poderá exportar para IFC e BVBS a partir do botão “Exportar” da barra superior de botões.

Além disso, na versão 2023.e, no ficheiro IFC gerado com a opção “Partilhar” do grupo de ferramentas “BIMserver.center”, inclui-se para cada varão de armadura o texto em formato BVBS correspondente à sua descrição. Isto permite ter a informação precisa de cada um dos varões de armadura para a sua montagem.

Varões de armadura com erro

StruBIM Rebar



Se existirem varões de armadura com algum erro (por exemplo, distância insuficiente para realizar uma dobragem do varão) estes visualizam-se com o fundo vermelho no painel de edição dos varões e com um ponto vermelho na vista 3D.

Passagens inferiores / StruBIM Box Culverts

Ligação com o BIMserver.center

Marcos




Na versão 2023.e, foi implementada a ligação do programa Passagens inferiores com a plataforma BIMserver.center.


Na barra de ferramentas superior, inclui-se o menu “BIMserver.center” que contém as opções de “Atualizar” e “Partilhar”.









Quando a obra não está conectada com nenhum projeto, a partir do “Atualizar” é possível conectar a obra com um projeto do BIMserver.center (um novo ou um já existente). No caso da obra já estar conectada a um projeto, a partir do “Atualizar” acede-se ao painel de gestão dos ficheiros a incluir como vínculos.


Marcos

Marcos


Ao utilizar a opção “Partilhar”, o programa exporta para o BIMserver.center:

  • Geometria da estrutura
  • Armadura em formato GLTF
  • Listagens em formato PDF
  • Desenhos
  • Armadura para o StruBIM Rebar

Marcos

Marcos

Alteração do nome da aplicação e descarga disponível no BIMserver.center

Passagens inferiores / StruBIM Box Culverts






A versão 2023.e foi publicada em 19 de janeiro de 2023. A partir de 3 de fevereiro de 2023 atualizou-se o programa “Passagens inferiores” para passar a denominar-se de “StruBIM Box Culverts” em todos os idiomas de instalação e está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.







Passagens inferiores / StruBIM Box Culverts

Passagens inferiores / StruBIM Box Culverts







CYPELEC Core

Substituição de uma linha por um quadro tipificado

CYPELEC REBT / CYPELEC RETIE / CYPELEC Core

Foi adicionada a possibilidade de substituir qualquer linha do esquema unifilar por um quadro tipificado já pré-configurado no programa, como por exemplo o quadro de uma moradia unifamiliar.

Esta ferramenta é particularmente útil no caso de uma importação do programa CYPELEC Distribution, no qual se optou por incorporar unicamente a instalação de ligação, e se pretende completar o esquema unifilar com quadros que se repetem.

Listagem de medição de materiais por quadro

CYPELEC REBT / CYPELEC RETIE / CYPELEC Core






Agora é possível obter a listagem de quadro de materiais não só de uma forma global para o projeto, mas também organizada por quadros gerais e por quadros parciais. Para isso, basta ativar a opção disponível na “Apresentação de resultados”.

CYPELEC REBT / CYPELEC RETIE / CYPELEC Core













Esta opção também afeta a estrutura da listagem de exportação para BC3, que mais uma vez, se a opção estiver ativada, será estruturada por quadro geral e quadro parcial.

CYPELEC Distribution

Representação da instalação de ligação e instalação interior em cores diferentes

CYPELEC Distribution





Com o objetivo de diferenciar entre as linhas pertencentes à instalação de alimentação e as linhas pertencentes à instalação interior, estas são representadas numa cor diferente: azul para a instalação de ligação e verde para a instalação interior.

Listagem de quadros e circuitos

CYPELEC Distribution





Foi criada a possibilidade de obter uma listagem de quadros e circuitos contidos no projeto. No caso de quadros elétricos, especificam-se os circuitos juntamente com a potência total instalada para cada um deles. No caso de circuitos, especificam-se as cargas juntamente com a sua potência nominal.

CYPEPLUMBING Sanitary Systems / CYPEPLUMBING Water Systems / CYPEPLUMBING Solar Systems

Instalação em polaco

A partir da versão 2023.e os programas CYPEPLUMBING Sanitary Systems, CYPEPLUMBING Water Systems e CYPEPLUMBING Solar Systems também podem ser instalados em polaco

CYPEPLUMBING Sanitary Systems / CYPEPLUMBING Water Systems / CYPEPLUMBING Solar Systems

CYPEPLUMBING Sanitary Systems / CYPEPLUMBING Water Systems / CYPEPLUMBING Solar Systems

CYPEPLUMBING Sanitary Systems / CYPEPLUMBING Water Systems / CYPEPLUMBING Solar Systems

CYPEFIRE

Gestão de desenhos

CYPEFIRE




A configuração e edição de desenhos é uma parte fundamental na apresentação de um projeto.

Na versão 2023.e, a gestão de desenhos no CYPEFIRE foi melhorada. É agora possível gerar desenhos em formato vetorial e adicionar informação 3D dos ficheiros “.glTF” incluídos no projeto, como se mostra na imagem.

Isto permite maior flexibilidade e capacidade de visualização das diferentes partes da obra, uma vez que os desenhos podem ser gerados com os novos formatos ou continuar como antes.




Tabela de densidade de ocupação

CYPEFIRE




Cada vez que se inicia um novo projeto ou se atualiza a vinculação com um modelo BIM, o CYPEFIRE permite associar os compartimentos importados do modelo arquitetónico com a tabela de densidade de ocupação dos regulamentos associados a cada país, facilitando o cálculo dos ocupantes em cada um dos espaços.

A partir da versão 2023.e, esta opção estará também disponível na janela “Compartimento”, permitindo o acesso à informação regulamentar desejada sem ter de criar ou atualizar novamente o projeto.

A tabela de densidade de ocupação só pode ser associada aos compartimentos importados do modelo arquitetónico quando o programa é instalado num idioma para o qual se tenha regulamentação associada. Na versão atual (2023.e) as normas implementadas são as espanholas “CTE DB SI” e “RSCIEI”. Portanto, nesta versão 2023.e, esta associação só é possível com o programa instalado em catalão e espanhol.



Exportação para IFC e atualização de equipamentos

CYPEFIRE



A versão 2023.e inclui uma atualização dos principais equipamentos de proteção contra incêndios (extintores, bocas de incêndio, botões de alarme, coluna seca, etc.). Tanto a representação 3D como a orientação da simbologia foram atualizadas para facilitar a sua disposição no projeto.

Além disso, estes equipamentos e as vias de evacuação concebidas estão incluídas na exportação que o CYPEFIRE realiza para o formato IFC.



CYPETHERM EPlus e CYPETHERM SCE-CS Plus

Atualização do motor de cálculo EnergyPlus para a versão 22.2

A versão 2023.e dos programas CYPETHERM EPlus e CYPETHERM SCE-CS Plus inclui a atualização do motor de cálculo EnergyPlusTM para a sua versão 22.2.

Gerador de preços

Novos fabricantes

Aumentou-se o número de fabricantes do Gerador de preços para Portugal. Na versão 2023.e foram adicionados os seguintes fabricantes:

  • DANOSA
    Produtos e soluções inovadoras de impermeabilização, isolamento e drenagem. Incorporação da gama de produtos.
  • DECUSTIK
    Acondicionamento acústico. Incorporação da gama de produtos.


Atualização de preços e produtos de fabricantes

A versão 2023.e dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui atualizações de preços e produtos dos seguintes fabricantes:


  • SAUNIER DUVAL
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • TOSHIBA
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • UPONOR
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • VAILLANT
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • EBARA
    Atualização de preços.
  • LMF CLIMA(só para Portugal)
    Atualização de preços.
  • MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES
    Atualização de preços.
  • OLI(só para Portugal)
    Atualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • PLADUR(só para Portugal)
    Atualização de preços e ampliação da gama de perfis.


Atualização dos preços da mão de obra

Considerando a atual conjuntura de inflação, no Gerador de preços para Portugal e Brasil foram atualizados os preços da mão de obra para cada categoria profissional, de forma a ajustá-los aos valores de mercado.

Unidades de obra nova nos geradores de preços e melhorias em unidades de obra existentes

  • “Obra nova” e “Reabilitação”
    • FAZ (Fachadas, divisões e protecções/Fachadas ventiladas/Revestimento exterior de réguas ou ripas de madeira)
      Na secção FAZ (Fachadas, divisões e protecções/Fachadas ventiladas/ Revestimento exterior de réguas ou ripas de madeira) foram incorporadas novas unidades de obra no Gerador de preços para Portugal.
    • III (Instalações/Iluminação/Instalação interior)
      Na secção III (Instalações/Iluminação/Instalação interior) foram incorporadas novas unidades de obra e realizadas melhorias em unidades de obra existentes nos Geradores de preços para Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

  • “Reabilitação”
    • ZEF (Reabilitação energética/Instalações eléctricas/Solar fotovoltaica)
      No capítulo de reabilitação energética foi incorporado o subcapítulo de instalações eléctricas, com novas unidades de obra na secção ZEF (Reabilitação energética/Instalações eléctricas/Solar fotovoltaica) nos Geradores de preços para Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
    • ZIA (Rehabilitación energética/Iluminación/Lámparas) y ZIB (Rehabilitación energética/Iluminación/Aparatos de iluminación)
      Também foram realizadas melhorias em várias unidades de obra existentes, especialmente nas das secções ZIA (Reabilitação energética/Iluminação/Lâmpadas) e ZIB (Reabilitação energética/Iluminação/Aparelhos de iluminação) nos Geradores de preços para Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.


Novas instruções para o Manual de utilização e manutenção

A versão 2023.e do Gerador de preços para Portugal inclui novas instruções para o “Manual de utilização e manutenção” em unidades de “Obra nova” e “Reabilitação” correspondentes às secções:

  • RKB(Revestimentos/Argamassas e revestimentos para isolamento térmico e acústico/Tintas termo-isolantes)
  • RKD(Revestimentos/Argamassas e revestimentos para isolamento térmico e acústico/Tintas termo-isolantes antibacterianas)
  • RKE(Revestimentos/Argamassas e revestimentos para isolamento térmico e acústico/Tintas termo-isolantes anti-insectos)
  • RKF(Revestimentos/Argamassas e revestimentos para isolamento térmico e acústico/Tintas termoreflectoras)

Pormenores Construtivos

Novo módulo de pormenores construtivos

A versão 2023.e inclui o novo módulo de pormenores construtivos “Coberturas e fachadas de chapas de aço e paneis sandwich”.

Na secção “Módulos novos” das novidades desta versão (2023.e) ou em Pormenores construtivos. Coberturas e fachadas de chapas de aço e painéis sandwich, pode encontrar mais informações sobre este módulo de pormenores construtivos.

Novos pormenores construtivos no módulo “Pormenores construtivos. Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas ou ripas de madeira”

A versão 2023.e inclui mais pormenores construtivos no módulo “Pormenores construtivos. Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas ou ripas de madeira”. Desde que foi implementado na versão 2022.a este módulo está disponível em catalão e espanhol (para Espanha) e em português (para Portugal), quer para obra nova quer para reabilitação.

No Gerador de preços para Portugal, os novos pormenores incluídos na versão 2023.e deste módulo estão disponíveis nas unidades de obra seguintes:

Pormenores construtivos

Pormenores construtivos

Pormenores construtivos

Pormenores construtivos









  • FAZ012. Revestimento exterior de fachada ventilada, de ripas de madeira.
  • FAZ013. Ponto singular para revestimento exterior de fachada ventilada, de ripas de madeira.
  • FAZ020. Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas de madeira termotratada.
  • FAZ021. Ponto singular para revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas de madeira termotratada.
  • FAZ023. Revestimento exterior de fachada ventilada, de ripas de madeira termotratada.
  • FAZ024. Ponto singular para revestimento exterior de fachada ventilada, de ripas de madeira termotratada.

Open BIM Cost Estimator

Atualização da base de dados de preços

Open BIM Cost Estimator




Foi revista a base de dados de preços que a aplicação utiliza para determinar o orçamento da obra. Os projetos realizados com versões anteriores do programa serão atualizados automaticamente ao abri-los com a versão 2023.e.

Open BIM Quantities / Aplicações com o separador Orçamento

Estrutura de capítulos “Método UNTEC”

Open BIM Quantities




Foi adicionada a estrutura de capítulos predefinida “França – Método UNTEC” na criação de um novo “Conjunto de regras de medição” (Open BIM Quantities) ou de um “Ficheiro de mapeamento” (aplicações com o separador “Orçamento”).

Aplicações com o separador Orçamento

Mapeamento a preços unitários

Aplicaciones con solapa Presupuesto

A partir da versão 2023.e, as aplicações com o separador “Orçamento” podem mapear os elementos do seu modelo a preços unitários de uma unidade de obra. Para isso, na edição do ficheiro de mapeamento, foi adicionada a opção “Código do preço unitário” ao modificar um componente da lista “Classificação”. Ao ativar esta opção, podemos indicar o código do preço unitário sobre o qual será mapeada a quantidade do elemento do modelo. Este será adicionado à composição do recurso descrito através dos campos “Código de recurso” e “Referência do recurso”.




No caso do preço unitário indicado no ficheiro de mapeamento for um preço composto no banco de preços associado, serão atribuídos ao recurso apenas os componentes unitários da referida composição.

 

Voltar à área de descarga da versão 2023

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda. - Tel. 253 209 430
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, 4700-026 Braga
Av. 5 de Outubro, 72 – 7º A - 1050–059 Lisboa