ÍNDICE
O programa conta com duas novas funcionalidades para agrupar ou desagrupar elementos de desenho no separador “Esboço”. Pode-se aceder a estas funcionalidades a partir do separador “Esboço” no grupo “Elementos de Desenho”.
Os grupos de esboço permitem-nos agrupar linhas e superfícies isolando-as dos restantes elementos, para facilitar o manuseamento de elementos de desenho (mover, copiar, rodar, simetrias, etc.). Para além disso os grupos isolam os elementos que contêm do resto do desenho, evitando assim que se sobreponham uns com os outros.
As ferramentas do Esboço atuam da seguinte forma com os grupos:
Cada grupo gerado é único, a alteração de um elemento de um grupo não afectará as cópias desse mesmo grupo. Se deseja saber como criar conjuntos homólogos veja a novidade “Objetos de Esboço“.
No separador “Esboço”, o programa conta com novas funcionalidades para criar Objetos a partir de elementos de desenho. Pode-se aceder a estas funcionalidades a partir do separador “Esboço”, no grupo “Objetos”.
Os Objetos de esboço permitem-nos agrupar linhas, superfícies e grupos isolando-as dos restantes, para facilitar o manuseamento de conjuntos de elementos de desenho (mover, copiar, rodar, simetrias, etc.). Para além disso os objetos isolam os elementos que contêm do resto do desenho, evitando assim que se sobreponham uns com os outros.
Ao criar um objeto este é adicionado a uma biblioteca local, ao contrário dos Grupos de Esboço que não possuem biblioteca. A biblioteca permite exportar e importar objetos possibilitando assim a sua reutilização.
Os Objetos de Esboço estão relacionados entre si, pelo que a modificação de um objeto afectará as cópias do mesmo. Para modificar um objeto deve exportá-lo, realizar as alterações necessárias, e voltar a criar um objeto com a mesma referência do objeto que deseja modificar. Desta forma o objeto será alterado na biblioteca e consequentemente também o serão todas as suas cópias.
O grupo “Objetos” do separador “Esboço” conta com as seguintes funcionalidades:
As ferramentas Mover, Copiar, Eliminar, Rodar, Simetria e Escalar, atuam sobre os objetos mas não permitem modificar as propriedades das superfícies nem extrudi-las. Para realizar essas operações deve-se exportar o objeto e voltar a criá-lo.
As ferramentas “Guarda” e “Rincão/Laroz” contam com um novo modo de introdução: “Por linha de esboço”. Este modo de introdução permite seleccionar uma ou várias linhas de esboço para introduzir estes elementos.
O modo de introdução “Por superfície” de esboço da ferramenta “Superfície envidraçada” permite a seleção (por janela) de múltiplas superfícies de esboço.
Nas opções de “Visualização em ecrã” foi implementada a opção “Representar linhas com a espessura de impressão”, que permite aos utilizadores ver as cenas vectoriais de duas formas, com a espessura que corresponderia à impressão ou sem a espessura de impressão.
Na versão 2023.f, incluem-se ferramentas de medição sobre a área de trabalho. Na área de trabalho do StruBIM Steel estas ferramentas permitem medir comprimentos, áreas, ângulos e contar elementos. No CYPE Connect estas ferramentas permitem medir comprimentos, áreas e ângulos.
Em versões anteriores à 2023.f, o programa permitia trabalhar com barras de madeira retangulares (CYPE Connect) e perfis de aço laminado de secção duplo T, C, cantoneira, T simples, chapas e tubo retangular (CYPE Connect e StruBIM Steel). Na versão 2023.f, foram implementados seis novos tipos de secção de aço enformado, quer para o CYPE Connect como para o StruBIM Steel:
Estas secções estão disponíveis como barras próprias do nó e como barras adicionais na operação ‘Barra’.
A partir da versão 2023.f, os tramos curvos de perfis tubulares retangulares ou perfis enformados poderão ser discretizados, diferenciando-os dos tramos retos adjacentes. Em ‘Opções de modelação’ poderá definir o número de lados a discretizar os tramos curvos selecionando ‘Utilizadores’ ou o programa poderá calcular um número de lados ótimo selecionando ‘Calculado’.
Foram implementadas listagens de medição dos elementos da estrutura. As listagens implementadas incluem as seguintes tabelas:
Estas listagens podem gerar-se para toda a estrutura, para uma seleção de conjuntos, ou para uma seleção de peças.
No menu ‘Edição’ encontra uma nova ferramenta, ‘Atribuir material’. Esta ferramenta permite atribuir o tipo de material a uma seleção de perfis.
No menu ‘Edição’ surge uma nova ferramenta: ‘Atribuir ponto de inserção’. Esta ferramenta permite atribuir o ponto de ligação, ângulo de rotação e deslocamentos Y e Z dos eixos locais, a uma seleção de perfis.
No menu ‘Edição’ surge uma nova ferramenta, ‘Alinhar perfil ao plano’. Esta ferramenta permite alinhar uma seleção de perfis a um plano. Por exemplo, pode ser de grande utilidade para a colocação das madres de uma cobertura alinhadas com a face superior das vigas principais.
Depois de selecionar os perfis a alinhar, prima com o botão direito do rato e selecione o plano a partir das faces dos perfis e chapas do modelo.
No menu ‘Edição’ foi implementada uma nova ferramenta: ‘Inverter sentido do eixo X’. Dessa forma, é possível inverter o sentido do eixo X, de uma seleção de perfis.
Foram implementadas duas novas ferramentas para realizar operações com simetria:
A partir da versão 2023.f, a lista de etiquetas inclui a nova coluna ‘Transparente’. Os elementos serão mostrados de forma transparente quando a etiqueta estiver marcada como ‘Transparente’.
A partir da versão 2023.f, os painéis com textos de informação incluirão o peso da peça ou conjunto selecionado.
A partir da versão 2023.f, o painel com textos de informação de ligações, incluirá o estado.
Dentro do menu “Configuração” acrescentou-se o comando “Opções de gravação automática”. Com estas opções, o utilizador pode configurar quando pretende que seja guardada a obra de forma automática.
A partir da versão 2023.f, ao atualizar o modelo serão atualizados automaticamente os esforços das ligações. Em versões anteriores, as barras do modelo eram atualizadas, mas os esforços só eram atualizados em cada ligação quando o utilizador premia sobre “Gerar a partir do modelo BIM”.
Na versão 2023.f, surge uma nova ferramenta “Acessórios”. Esta ferramenta permite editar perfis para introduzir elementos em pontos intermédios. O diálogo de trabalho dos acessórios é similar ao editor de ligações do CYPE Connect. A finalidade desta ferramenta é permitir ao utilizador introduzir furos, aberturas, reforços, olhais de elevação, etc. com as vantagens que disponibiliza o editor de ligações. De igual forma que as ligações, os acessórios também podem agrupar-se e guardar em biblioteca.
O símbolo de representação dos acessórios é uma pirâmide de cor verde, em contraste com a pirâmide púrpura correspondente às ligações.
Foi melhorada a informação dos resultados apresentados na parte inferior do esquema unifilar. Esta informação pode ser apresentada abaixo da carga elétrica ou em forma de tabela de características.
A informação apresentada é configurável e depende da seleção efetuada nas opções do esquema unifilar.
Foi adicionada uma linha chamada “Quadro por previsão”, para representar uma linha de alimentação a um quadro geral ou a um quadro parcial sem ter de indicar os seus circuitos interiores.
Esta linha funciona como uma linha final e é indicada nos casos em que se deseja prever um quadro geral ou um quadro parcial com uma determinada potência prevista, mas sem desenvolver os seus circuitos interiores.
Melhoria das verificações relacionadas com a conectividade entre diferentes tipos de interruptores (simples, duplos, botões de pressão, reguladores de luz…) e os pontos de luz.
O programa deteta se os circuitos de iluminação especificados estão corretos, e se não estiverem, indicará a incidência a ser corrigida.
Com base na “Portaria n.º 35-A/2022”, a qual aprova as normas técnicas que definem as condições de instalação e funcionamento a que devem obedecer os alojamentos para estudantes do ensino superior, e tendo em conta o ponto 8.1 Conforto acústico dessa mesma portaria, foi acrescentado um novo tipo de edifício (“Edifícios residenciais para estudantes segundo a Portaria n.º 35-A/2022”) e implementadas as verificações acústicas correspondentes. Serão verificados os valores limites de isolamento sonoro a sons de condução aérea proveniente do exterior ou de outros compartimentos interiores do edifício, isolamento sonoro a sons de percussão, nível de avaliação sonora produzida por equipamentos do edifício e tempo de reverberação.
Para o cumprimento dos requisitos acústicos, além de indicar o tipo de edifício, é necessário especificar os seguintes parâmetros gerais:
A partir da versão 2023.f, no separador “Orçamento” das aplicações que o possuem, é possível seleccionar o jogo de caracteres a utilizar na exportação da medição e do orçamento para o formato normalizado FIEBDC-3 (.bc3). Para isso, na janela de configuração foi incluído o campo “Jogo de caracteres” o qual dispõe de três opções:
Graças à possibilidade de exportar e importar o orçamento na codificação UTF-8, agora as aplicações podem partilhar orçamentos que incluam caracteres Unicode. Desta forma cria-se um ambiente totalmente multilinguístico para a gestão das medições e orçamentos do projeto.
Na norma FIEBDC-3, o jogo de caracteres é especificado no campo JUEGO_CARACTERES do registo V.