O programa Verificação de punçoamento, localizado no grupo Estruturas do menu principal dos programas da CYPE, realiza a verificação do Estado limite de último ao punçoamento em lajes maciças submetidas a cargas concentradas de suportes rectangulares e circulares. O programa permite verificar as lajes com ou sem armadura transversal de punçoamento, considerando a presença de aberturas ou aligeiramentos na laje, e a disposição dos pilares (centrado, de face ou de canto).
Verificação de punçoamento foi concebido para funcionar como programa independente e como ferramenta dentro de CYPECAD. O funcionamento no CYPECAD ainda não está disponível na versão 2013.e, será implementado numa próxima versão.
Actualmente foi implementado as verificações para a norma espanhola EHE-08 e Eurocódigo 2 no programa Verificação de punçoamento. Nas próximas revisões serão implementadas normas de betão de outros países.
Em breve estará disponível mais informação sobre este novo programa da CYPE.
Plain and Reinforced Concrete - Code of Practice.
A norma IS 456: 2000 (Índia) já estava implementada nos programas da CYPE desde versões anteriores. Na versão 2013.f, o novo editor de vigas de CYPECAD está disponível também para a IS 456: 2000. No ponto IS 456: 2000 (India) no novo editor de vigas desta página, dispõe de mais informação sobre esta implementação.
Reglamento Nacional de Construcción.
Norma implementada no CYPECAD.
Reglamento Nacional de Construcción.
Implementada no CYPECAD e no Novo Metal 3D. No CYPECAD inclui-se a possibilidade de calcular com esta norma realizando uma análise dinâmica (modal espectral) ou estática (força lateral equivalente). O cálculo dinâmico no CYPECAD inclui a verificação do corte basal. No ponto Correcção por corte basal para o cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica da página de CYPECAD, dispõe de mais informações sobre esta verificação (normas de sismo que foram implementadas, valor do corte dinâmico total na base, factor de ajuste...).
Na versão anterior (2013.e) implementou-se um novo editor de vigas no CYPECAD (separador Resultados> menu Vigas/Muros> opção Editar vigas) para as normas de betão EHE-08 (Espanha) e ABNT NBR 6118:2007 (Brasil).
Na versão 2013.f implementa-se também para a norma de betão IS 456: 2000 (Índia). Assim, o novo editor de vigas está disponível para as seguintes norma de betão:
Nas próximas revisões da versão 2013 serão implementadas mais normas de betão.
As curvas de acordo com a dobragem das armaduras representam-se no editor de vigas (separador Resultados> menu Vigas/Muros> opção Editar vigas) e nos Desenhos de vigas (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> seleccionar Desenhos de vigas) para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada).
Na versão anterior (2013.e) uniu-se num único diálogo a edição das tabelas de armadura de vigas (menu Obra> Dados gerais> ícone de edição de aço em varões> ícone de edição das tabelas de armadura de vigas) para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada). Este diálogo é igual ao que se utiliza no programa Vigas contínuas para editar as armaduras.
Na versão 2013.f, as Novidades do programa Vigas contínuas relacionadas com a edição de armaduras (Diâmetros admissíveis em função da altura da viga) também se implementam no CYPECAD, dependendo da norma de betão seleccionada.
A partir da versão 2013.f, a exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui as vigas Boyd e a cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas. Estes elementos não se visualizam na vista 3D gerada por CYPECAD mas se exportam para IFC nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3).
CYPECAD atribui layers diferentes a todos os elementos que exporta para o formato IFC (Industry Foundation Classes).
Os diâmetros admissíveis das tabelas de armadura da armadura transversal, da armadura superior de reforço e da armadura inferior de reforço podem desactivar-se dependendo da altura da viga.
As tabelas de armadura da armadura superior de reforço e da armadura inferior de reforço incluem duas novas colunas: Altura mínima e Altura máxima que permite definir um intervalo de altura das vigas para cada diâmetro admissível, de modo que fora deste não se utilize. As tabelas de armadura da armadura transversal só dispõem de uma nova coluna, Altura máxima, que permite desactivar os diâmetros admissíveis para vigas que superem esse valor.
Estas melhorias também se implementam no CYPECAD.
A partir da versão 2013.f, foi melhorada a descrição do coeficiente de transmissão térmica dos muros.
Tubos flexíveis para sistemas de climatização por condutas no CYPECAD MEP internacional
A versão 2013.f do CYPECAD MEP internacional incorpora, no separador Climatização, a introdução e o dimensionamento de tubos flexíveis (incluindo os difusores com e sem plenum e tubagens) para utilização em sistemas de climatização por condutas.
CYPECAD MEP internacional é a versão que se utiliza quando se selecciona um país que não dispõe do Gerador de preços ou quando se selecciona a opção Outros da lista de países.
Foi incrementado o número de elementos com descrição editável (tipo de descrição que se iniciou na versão 2011.a). A versão 2013.e incorpora a possibilidade de definir difusores (com e sem plenum) e tubagens como elementos editáveis.
Com a descrição editável, para além de ser possível utilizar elementos e equipamentos do Gerador de preços, o projectista também pode definir os parâmetros de equipamentos de qualquer marca comercial sem necessidade de utilizar a importação do Gerador de preços. A descrição editável de equipamentos e elementos da instalação está inserida no CYPECAD MEP internacional.
A partir da versão 2013.f, o programa permite fixar um escalão de potência para cada tipo de habitação do edifício que seja superior ao calculado e que se encontre entre os admitidos pelas RTIEBT. Isto é possível através da activação da opção Fixar um escalão de potência superior na janela Edição de quadros por tipo de habitação (menu Obra> Dados obra> Edição de quadros por tipo de habitação).
Já em versões anteriores, que o programa aplica de forma automática a simultaneidade a quadros individuais e quadros parciais em função do número de circuitos que alimenta e da natureza desses circuitos.
A partir da versão 2013.f, o programa permite fixar a dita potência e, portanto, a simultaneidade a aplicar, de duas formas diferentes:
Na janela Configuração do quadro/quadro parcial (menu Instalação> Editar> seleccionar o quadro (que não seja de habitação ou um quadro parcial desejado)> seleccionar a opção Quadro> Activar a Configuração de utilizador) dispõe da opção Fixar a potência do quadro por simultaneidade. Se activar-se, é possível seleccionar as opções Potência activa ou Factores de simultaneidade.
Além disso, o programa mostra o resultado do último cálculo realizado para que sirva de ajuda ao projectista na selecção da simultaneidade a aplicar.
Até agora o programa aplicava unicamente a simultaneidade aos circuitos que alimentavam tomadas de uso geral.
A partir da versão 2013.f, o programa permite aplicar simultaneidade em todos os circuitos que alimentam várias cargas. Para isso, o utilizador pode introduzir directamente a potência activa do circuito desejado depois de calcular a obra (menu Instalação> Editar> seleccionar um quadro desejado> seleccionar a opção Quadro> Activar a Configuração de utilizador> seleccionar o circuito> premir o botão editar> activar a opção Fixar a potência do circuito, por simultaneidade> introduzir o valor da potência activa).
Além disso, o programa mostra o resultado do último cálculo realizado para que sirva de ajuda ao projectista na selecção da simultaneidade a aplicar.
Foi criado um novo tipo de instalação para a canalização: Condutores isolados em condutas circulares (tubos) embebidas nos elementos da construção, em alvenaria.