Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2013.f
Descarregar actualização da versão 2013.c à versão 2013.d

Novo programa

Verificação de punçoamento (Estruturas)Verificação de punçoamento (Estruturas)Verificação de punçoamento (Estruturas)


O programa Verificação de punçoamento, localizado no grupo Estruturas do menu principal dos programas da CYPE, realiza a verificação do Estado limite de último ao punçoamento em lajes maciças submetidas a cargas concentradas de suportes rectangulares e circulares. O programa permite verificar as lajes com ou sem armadura transversal de punçoamento, considerando a presença de aberturas ou aligeiramentos na laje, e a disposição dos pilares (centrado, de face ou de canto).

Verificação de punçoamento foi concebido para funcionar como programa independente e como ferramenta dentro de CYPECAD. O funcionamento no CYPECAD ainda não está disponível na versão 2013.e, será implementado numa próxima versão.
Actualmente foi implementado as verificações para a norma espanhola EHE-08 e Eurocódigo 2 no programa Verificação de punçoamento. Nas próximas revisões serão implementadas normas de betão de outros países.
Em breve estará disponível mais informação sobre este novo programa da CYPE.

 

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Estruturas de betão

IS 456: 2000 (Índia) no novo editor de vigas do CYPECAD

Plain and Reinforced Concrete - Code of Practice.
A norma IS 456: 2000 (Índia) já estava implementada nos programas da CYPE desde versões anteriores. Na versão 2013.f, o novo editor de vigas de CYPECAD está disponível também para a IS 456: 2000. No ponto IS 456: 2000 (India) no novo editor de vigas desta página, dispõe de mais informação sobre esta implementação.

Acções nas estruturas. Vento

RNC-07 (Nicarágua)

Reglamento Nacional de Construcción.
Norma implementada no CYPECAD.

Acções nas estruturas. Sismo

RNC-07 (Nicarágua)

Reglamento Nacional de Construcción.
Implementada no CYPECAD e no Novo Metal 3D. No CYPECAD inclui-se a possibilidade de calcular com esta norma realizando uma análise dinâmica (modal espectral) ou estática (força lateral equivalente). O cálculo dinâmico no CYPECAD inclui a verificação do corte basal. No ponto Correcção por corte basal para o cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica da página de CYPECAD, dispõe de mais informações sobre esta verificação (normas de sismo que foram implementadas, valor do corte dinâmico total na base, factor de ajuste...).

 

Novidades no CYPECAD

Editor de vigas do CYPECAD

IS 456: 2000 (Índia) no novo editor de vigas

Na versão anterior (2013.e) implementou-se um novo editor de vigas no CYPECAD (separador Resultados> menu Vigas/Muros> opção Editar vigas) para as normas de betão EHE-08 (Espanha) e ABNT NBR 6118:2007 (Brasil).
Na versão 2013.f implementa-se também para a norma de betão IS 456: 2000 (Índia). Assim, o novo editor de vigas está disponível para as seguintes norma de betão:

  • ABNT NBR 6118:2007 (Brasil)
  • EHE-08 (Espanha)
  • IS 456: 2000 (Índia)

Nas próximas revisões da versão 2013 serão implementadas mais normas de betão.
Representação das curvas de acordo com a dobragem das armaduras

Representação das curvas de acordo com a dobragem das armaduras

As curvas de acordo com a dobragem das armaduras representam-se no editor de vigas (separador Resultados> menu Vigas/Muros> opção Editar vigas) e nos Desenhos de vigas (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> seleccionar Desenhos de vigas) para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada). 

 

 

 

Edição de tabelas de armadura de vigas

Edição de tabelas de armadura de vigas

Na versão anterior (2013.e) uniu-se num único diálogo a edição das tabelas de armadura de vigas (menu Obra> Dados gerais> ícone de edição de aço em varões> ícone de edição das tabelas de armadura de vigas) para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada). Este diálogo é igual ao que se utiliza no programa Vigas contínuas para editar as armaduras.

Na versão 2013.f, as Novidades do programa Vigas contínuas relacionadas com a edição de armaduras (Diâmetros admissíveis em função da altura da viga) também se implementam no CYPECAD, dependendo da norma de betão seleccionada.

Exportação para IFC

Exportação para IFC de Vigas Boyd e cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas

A partir da versão 2013.f, a exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui as vigas Boyd e a cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas. Estes elementos não se visualizam na vista 3D gerada por CYPECAD mas se exportam para IFC nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3).

Exportação para IFC de Vigas Boyd e cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas Exportação para IFC de Vigas Boyd e cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas Exportação para IFC de Vigas Boyd e cofragem recuperável de lajes fungiformes aligeiradas

Atribuição de layers aos elementos exportados

CYPECAD atribui layers diferentes a todos os elementos que exporta para o formato IFC (Industry Foundation Classes).


Vigas continuas. Tablas de armado. Diámetros admisibles en función del canto de la viga

Novidades em Vigas contínuas

Tabelas de armadura. Diâmetros admissíveis em função da altura da viga

Os diâmetros admissíveis das tabelas de armadura da armadura transversal, da armadura superior de reforço e da armadura inferior de reforço podem desactivar-se dependendo da altura da viga.
As tabelas de armadura da armadura superior de reforço e da armadura inferior de reforço incluem duas novas colunas: Altura mínima e Altura máxima que permite definir um intervalo de altura das vigas para cada diâmetro admissível, de modo que fora deste não se utilize. As tabelas de armadura da armadura transversal só dispõem de uma nova coluna, Altura máxima, que permite desactivar os diâmetros admissíveis para vigas que superem esse valor.
Estas melhorias também se implementam no CYPECAD.

Novidades no CYPECAD MEP

Cypeterm

Cálculo do coeficiente de transmissão térmica de paredes em contacto com o terreno (Muros)


A partir da versão 2013.f, foi melhorada a descrição do coeficiente de transmissão térmica dos muros.

Climatização

Tubos flexíveis para sistemas de climatização por condutas no CYPECAD MEP internacional

A versão 2013.f do CYPECAD MEP internacional incorpora, no separador Climatização, a introdução e o dimensionamento de tubos flexíveis (incluindo os difusores com e sem plenum e tubagens) para utilização em sistemas de climatização por condutas.

CYPECAD MEP internacional é a versão que se utiliza quando se selecciona um país que não dispõe do Gerador de preços ou quando se selecciona a opção Outros da lista de países.

Difusores e tubagens como elementos genéricos editáveis da instalação

Foi incrementado o número de elementos com descrição editável (tipo de descrição que se iniciou na versão 2011.a). A versão 2013.e incorpora a possibilidade de definir difusores (com e sem plenum) e tubagens como elementos editáveis.
Com a descrição editável, para além de ser possível utilizar elementos e equipamentos do Gerador de preços, o projectista também pode definir os parâmetros de equipamentos de qualquer marca comercial sem necessidade de utilizar a importação do Gerador de preços. A descrição editável de equipamentos e elementos da instalação está inserida no CYPECAD MEP internacional.

Electricidade

Fixar um escalão de potência prevista nos quadros individuais de habitação


A partir da versão 2013.f, o programa permite fixar um escalão de potência para cada tipo de habitação do edifício que seja superior ao calculado e que se encontre entre os admitidos pelas RTIEBT. Isto é possível através da activação da opção Fixar um escalão de potência superior na janela Edição de quadros por tipo de habitação (menu Obra> Dados obra> Edição de quadros por tipo de habitação).

 

 

Fixar a potência por simultaneidade em quadros não pertencentes a habitações e em quadros parciais


Já em versões anteriores, que o programa aplica de forma automática a simultaneidade a quadros individuais e quadros parciais em função do número de circuitos que alimenta e da natureza desses circuitos.
A partir da versão 2013.f, o programa permite fixar a dita potência e, portanto, a simultaneidade a aplicar, de duas formas diferentes:

  • Introduzindo directamente a potência activa em kW
  • Introduzindo os novos valores dos factores de simultaneidade a aplicar tanto para os circuitos de iluminação como para os circuitos de força motriz.

Na janela Configuração do quadro/quadro parcial (menu Instalação> Editar> seleccionar o quadro (que não seja de habitação ou um quadro parcial desejado)> seleccionar a opção Quadro> Activar a Configuração de utilizador) dispõe da opção Fixar a potência do quadro por simultaneidade. Se activar-se, é possível seleccionar as opções Potência activa ou Factores de simultaneidade.
Além disso, o programa mostra o resultado do último cálculo realizado para que sirva de ajuda ao projectista na selecção da simultaneidade a aplicar.

Simultaneidade em circuitos


Até agora o programa aplicava unicamente a simultaneidade aos circuitos que alimentavam tomadas de uso geral.
A partir da versão 2013.f, o programa permite aplicar simultaneidade em todos os circuitos que alimentam várias cargas. Para isso, o utilizador pode introduzir directamente a potência activa do circuito desejado depois de calcular a obra (menu Instalação> Editar> seleccionar um quadro desejado> seleccionar a opção Quadro> Activar a Configuração de utilizador> seleccionar o circuito> premir o botão editar> activar a opção Fixar a potência do circuito, por simultaneidade> introduzir o valor da potência activa).
Além disso, o programa mostra o resultado do último cálculo realizado para que sirva de ajuda ao projectista na selecção da simultaneidade a aplicar.


Novo tipo de instalação para a canalização

Foi criado um novo tipo de instalação para a canalização: Condutores isolados em condutas circulares (tubos) embebidas nos elementos da construção, em alvenaria.

 

 

 

 

 

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.