Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2013.e
Descarregar actualização da versão 2013.c à versão 2013.d

 

ÍNDICE

 

Melhorias na aplicação de normas

Acções nas estruturas. Sismo

NSE-10 (Guatemala). Análise estática e correcção por corte basal

Normas de seguridad estructural de edificaciones y obras de infraestructura para la República de Guatemala.

Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.e inclui no programa CYPECAD:

  • Um método de análise estática (força lateral equivalente) 
    A selecção do método de análise (dinâmica ou estática) realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
  • correcção por corte basal
    Esta correcção aplica-se ao cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmico (modal espectral). No ponto Correcção por corte basal para o cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmico da página de CYPECAD, dispõe de mais informação sobre esta verificação (normas de sismo implementadas, valor do corte dinâmico total na base, factor de ajuste...).

NTC 14/01/2008 (Itália). Análise estática
Norme Tecniche per le Costruzioni (14 gennaio 2008) Paragrafo 3.2 Azione Sismica.
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).

A versão 2013.e inclui no programa CYPECAD para esta norma um método de análise estática (força lateral equivalente). A selecção do método de análise (dinâmico ou estático) realiza-se no ponto Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.

Novos módulos e programas

Strut3D. Verificação de maciços de encabeçamento (Estruturas)

Strut3D. Comprobación de encepados de cimentación

Strut3D. Listados de verificación del modelo de bielas y tirantesA versão 2013.e incorpora a ferramenta Strut3D, que permite verificar (em CYPECADNovo Metal 3Dmaciços de encabeçamento mediante uma metodologia geral de cálculo que analisa as regiões D de betão armado mediante um modelo de bielas e tirantes, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos de segurança estrutural de acordo com a norma em vigor. O modelo de bielas e tirantes contemplado foi validado mediante um estudo prévio por elementos finitos lineares.

Além disso, Strut3D oferece uma saída gráfica de resultados que permite a sua visualização e consulta por ecrã, assim como listagens de verificação justificativas que incluem o cumprimento normativo.

Strut3D é o resultado de um projecto de I+D+i desenvolvido por CYPE em colaboração com o Instituto de Ciencia y Tecnología del Betão (ICITECH) da Universidad Politécnica de Valencia (UPV), financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI) e co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).

Assim, Strut3D traduz-se num grande avanço relativamente outros produtos existentes no mercado, visto que verifica e justifica o cumprimento normativo a partir de um modelo de bielas e tirantes optimizado de forma simples e intuitiva para o utilizador.

Para a sua utilização no CYPECAD ou Novo Metal 3D só é necessário possuir na licença, uma versão igual ou superior à v2013.e, de algum desses programas juntamente com o módulo comum Maciços de encabeçamento.

Na primeira versão de Strut3D foi implementado a verificação de maciços de encabeçamento para a norma espanhola de betão EHE-08. Nas próximas revisões será implementado para normas de betão de outros países.

Em breve estará disponível mais informação sobre esta ferramenta dos programas de CYPE.

Isolamento acústico segundo EN 12354 (ISO 15712) (Instalações)

Isolamento acústico segundo EN 12354 é um novo módulo implementado no separador Acústica de CYPECAD MEP. Este módulo realiza o dimensionamento e verificação do isolamento acústico descrito nas normas EN 12354 (ISO 15712)contemplando:

  • Os cálculos de isolamento acústico a sons aéreos entre compartimentos
  • Os cálculos de isolamento acústico a sons de percussão entre compartimentos
  • Os cálculos de isolamento acústico a sons aéreos provenientes do exterior
  • Os cálculos do nível de avaliação sonora provocada por equipamentos do edifício, localizados entre compartimentos, dentro de cada compartimento e desde o exterior do edifício
  • Os cálculos do tempo de reverberação e da área de absorção sonora equivalente

CYPECAD MEP. Aislamiento acústico según EN 12354 (ISO 15712)

CYPECAD MEP. Aislamiento acústico según EN 12354 (ISO 15712). Matriz de interacciones emisor - receptor O separador Acústica de CYPECAD MEP que analisa o isolamento acústico segundo EN 12354, está disponível quando se selecciona um país que não tenha implementado a sua norma de isolamento acústico específica ou quando se selecciona a opção Outros da lista de países. Neste separador configuram-se as magnitudes utilizadas para cada tipo de cálculo acústico (isolamento a sons aéreos interior, isolamento a sons aéreos procedente do exterior e nível sonoro de percussão) e estabelecem-se os tipos de compartimentos para o cálculo acústico. Tudo isto permite definir praticamente a norma de aplicação de qualquer país.

A introdução e definição dos elementos construtivos (importados do Gerador de preços, ou definidos por camadas) e a definição dos compartimentos do edifício é igual para todos os países e para a opção Outros. O cálculo acústico realiza-se da mesma forma que as adaptações existentes às normas locais de Espanha (CTE DB HR. Opción general), França (NRA 2000) e Portugal (RRAE), assim:

  • Analisa automaticamente o edifício, resolvendo todos os cálculos possíveis entre pares de emissores e receptores acústicos.
  • Proporciona listagens justificativas de cada cálculo realizado e um estudo acústico detalhado do edifício completo.
  • Proporciona informação gráfica das transmissões indirectas e desenhos com a localização de pontos desfavoráveis de isolamento acústico.

A utilização do módulo Isolamento acústico segundo EN 12354 requer que a licença de utilização possua o código correspondente.

Em breve estará disponível mais informação sobre o funcionamento deste módulo de CYPECAD MEP.

Geradores de preços para Argentina, Brasil e México (Gestão)


A versão 2013.e inclui os novos Geradores de preços para a Argentina, Brasil e México. Da mesma forma que para os restantes países que possuem o Gerador de preços, os responsáveis pelos projectos de edifícios na Argentina, Brasil e México dispõem agora de uma ferramenta informática completa que lhes permite obter artigos de construção (para obra nova e reabilitação) com custos ajustados à realidade e que lhes facilita a elaboração de uma documentação de projecto de qualidade (completa, consistente e com informação técnica vinculada a cada artigo), incluindo ainda produtos de fabricantes e produtos genéricos. A informação dos Geradores de preços é útil para a realização de estudos prévios, ante-projectos, projectos e projectos de execução e para a obtenção de documentação para a utilização e manutenção do edifício.

Os Geradores de preços para Argentina e México estão disponíveis na versão em castelhano para a Argentina e México (em ambos os casos juntamente com os Geradores para a Colômbia, Equador e Peru) e também em castelhano (juntamente com os Geradores de preços para a Colômbia, Equador, Peru e Espanha).

O Gerador de preços para o Brasil está disponível na versão em português para o Brasil e em português (neste último caso juntamente com os Geradores para Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal).

Com a inclusão da Argentina, Brasil e México, são já treze os países que dispõem de Gerador de preços. Em África: Angola, Cabo Verde, Marrocos e Moçambique; na América: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru; e na Europa: Espanha, França e Portugal.

Em Gerador de preços dispõe de mais informação sobre os Geradores de preços da CYPE.

Pré-dimensionadores para Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, Angola, Cabo Verde e Moçambique (Gestão)

Em versões anteriores, o CYPE incluía Pré-dimensionadores para Espanha e Portugal. Na versão 2013.e, foram adicionados Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Os Pré-dimensionadores da CYPE são programas informáticos que geram orçamentos e medições de edifícios com estrutura de capítulos, artigos compostos e medição detalhada que podem ser exportados para o Arquimedes ou qualquer outro programa de medições e orçamentos através do formato FIEBDC-3.
O CYPE dispõe dos seguintes Pré-dimensionadores para cada um dos países indicados:

  • Pré-dimensionador para habitações unifamiliares isoladas
  • Pré-dimensionador para habitações unifamiliares entre paredes meeiras
  • Pré-dimensionador para edifício multifamiliar isolado
  • Pré-dimensionador para edifício multifamiliar entre paredes meeiras
  • Predimensionador para habitações em banda isoladas
  • Predimensionador para habitações em banda entre paredes meeiras

Cada um dos Pré-dimensionadores solicita o mínimo número de dados para definir os artigos correspondentes do Gerador de preços e assim obter uma aproximação das medições e conseguir um orçamento realista (ajustado ao mercado).
Os Pré-dimensionadores podem seleccionar-se no menu geral de programas CYPE (grupo de Gestão). Uma vez executado o programa utiliza o Gerador de preços correspondente ao país seleccionado pelo utilizador. Os países que se podem seleccionar dependem do idioma de instalação:

  • Quando foi instalado em castelhano, catalão ou galego, os países disponíveis são: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, México e Peru.
  • Quando foi instalado em castelhano para a Argentina ou México os países disponíveis são: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru.
  • Quando foi instalado em português os países disponíveis são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
  • Quando foi instalado em português para o Brasil só estão disponíveis os Pré-dimensionadores do Brasil.

Na página Prédimensionadores dispõe de mais informação sobre estes programas da CYPE.
Sistemas de impermeabilización. Capa drenante y filtrante exterior para muro en contacto con el terreno, con láminas nodulares con geotextil

Pormenores construtivos de sistemas de impermeabilização (Documentação)

A versão 2013.e inclui o novo módulo Pormenores construtivos, Sistemas de impermeabilização.

Na página Pormenores construtivos, Sistemas de impermeabilização, dispõe de mais informação sobre este módulo comum aos programas Pormenores construtivos, Gerador de preçosGerador de preços de reabilitaçãoGeradores de orçamentosArquimedes.

Novidades no CYPECAD

Novo editor de vigas no CYPECAD

A versão 2013.e incorpora um novo editor de vigas no CYPECAD (separador Resultados> menu Vigas/Muros> opção Editar vigas). Trata-se do mesmo editor de vigas que utiliza Vigas contínuas, programa que se implementou na versão 2012.m e no qual foi incluido melhorias nas diferentes actualizações da versão 2013. Portanto, a edição de vigas no CYPECAD melhora substancialmente ao adquirir novas potencialidades:

  • Listagens justificativas de verificações E.L.U. e E.L.S. de vigas de betão
  • Listagens de E.L.U e E.L.S. de vigas metálicas
  • Gráficos de áreas de armadura (necessária e efectiva)
  • Melhoria na edição dos elementos resistentes dos pórticos: armaduras de reforço, perfis metálicos, maciços, conectores, etc.
O novo editor de vigas está disponível no CYPECAD para as normas de betão EHE-08 (Espanha) e ABNT NBR 6118:2007 (Brasil). Nas próximas actualizações da versão 2013 serão implementadas outras normas de betão.

Listagens E.L.U. e E.L.S. para vigas de betão (com verificação de resistência por torção e critérios de projecto por sismo)

O novo editor de vigas do CYPECAD, permite gerar Listagens justificativas de verificações de Estados Limites Últimos e de Serviço (E.L.U. e E.L.S.) para vigas de betão (ícones Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en el punto pésimo e Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en un puntodo editor). Em versões anteriores o programa realiza internamente as verificações necessárias nas vigas de betão, mas não as justificava em listagens E.LU. e E.L.S. Agora, nas listagens E.L.U. e E.L.S. faz-se referência aos artigos da norma onde estão definidos tais verificações.

O novo editor de vigas possibilita maiores potencialidades no CYPECAD que no programa Vigas contínuas, devido ao facto de o CYPECAD analisar a torção e o cálculo sísmico. No CYPECAD, as listagens E.L.U. e E.L.S. incluem as verificações de resistência por torção em vigas de betão armado (disponível para as normas de betão EHE‑08 (Espanha) e ABNT NBR 6118:2007 (Brasil) juntamente com o resto de verificações e o novo editor de vigas) e também incorpora as verificações específicas de critérios de projecto por sismo para vigas de betão armado (disponíveis quando as normas de betão e sismo seleccionadas são a EHE‑08 e a NCSE 02 de Espanha). Em próximas actualizações da versão 2013 serão implementardas outras normas de betão e de sismo.

Listagens de E.L.U e E.L.S. de vigas metálicas

As listagens justificativas de verificações E.L.U e E.L.S, de vigas metálicas (ícones Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en el punto pésimo e Comprobaciones  E.L.U. y E.L.S. en un punto do editor) e a verificação da série de vigas metálicas (ícone Comprobar_series do editor) obtém também o novo editor de vigas (em versões anteriores obtinha-se mediante a opção Erros de vigas do menu Vigas/Muros no separador Resultados).

Gráficos de áreas de armadura, necessária e efectiva

O novo editor de armaduras de vigas de CYPECAD inclui, de igual forma que no programa Vigas contínuas, a visualização dos gráficos de área necessária e de área efectiva das armaduras dispostas no pórtico editado.

Esquemas de dobragem das armaduras nos desenhos dos pórticos de vigas e de pormenorização de pilares

Os desenhos dos pórticos das vigas das obras que podem utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada) inclui, no quadro de Pormenorização de armaduras, os esquemas de dobragem das armaduras longitudinais e transversais do pórtico (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> seleccionar Desenhos de pórticos como tipo de desenho> activar Pormenorização de armaduras na criação ou edição do desenho que se vai gerar).
Os esquemas de dobragem de armaduras também está incluido no desenho de Pormenorização de pilares (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> seleccionar Pormenorização de pilares) e nas armaduras do novo programa Verificação de punçoamento.

Critérios de projecto por capacidade para o cálculo sísmico em pilares de betão

As normas de diversos países possuem critérios de projecto por capacidades para pilares e vigas de betão aplicáveis ao cálculo sísmico. Estes critérios têm a finalidade de evitar a ocorrência de modos de rotura frágeis que possam produzir o colapso da estrutura mediante a formação de mecanismos. Os critérios de projecto por capacidades estão baseados no incremento da resistência à flexão dos suportes relativamente às vigas, e incrementar proporcionalmente a resistência ao esforço transverso de pilares e vigas, melhorando a ductilidade da estrutura. Com isto pretende-se evitar por um lado a formação de rótulas plásticas nos suportes antes que nas vigas e, por outro, evitar as falhas por esforço transverso (frágeis) antes que as falhas por flexão.

A tendência das diversas normas, em matéria de construção sismo-resistente, é a de aplicar estes critérios mediante a utilização de factores de sobrerresistência à flexão dos suportes relativamente às vigas, e factores de sobrerresistência ao esforço transverso relativamente à resistência à flexão em pilares e vigas.
A versão 2013.e de CYPECAD implementa os critérios de projecto por capacidade para a flexão nos suportes segundo o Anexo 10 da EHE-08. Em próximas actualizações serão implementadas as restantes verificações da EHE-08 e as verificações de outras normas.

Exportação para IFC. Lajes aligeiradas e blocos perdidos de lajes fungiformes

A partir da versão 2013.e, a exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui as lajes aligeiradas e os blocos perdidos de lajes fungiformes. Estes elementos não são visíveis na vista 3D gerada pelo CYPECAD mas as lajes aligeradas exportam-se para IFC em três dos quatro formatos disponíveis (IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3) e os blocos perdidos de lajes fungiformes nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novidades nas Vigas contínuas. Novas ferramentas para a Edição de armaduras

A versão 2013.e incorpora no editor de vigas do programa Vigas contínuas (ícone Editor de vigas) novas ferramentas para a edição de armaduras. Estas melhorias também aparecem no novo editor de vigas de CYPECAD, já que é o mesmo que o de Vigas contínuas. Seguidamente pormenorizam-se essas ferramentas.

Unir armaduras longitudinais

Foi implementado a opção Unir no diálogo Armaduras longitudinais (ícone Armaduras longitudinales), que permite unir varões de armadura de reforço do mesmo diâmetro. O utilizador selecciona dois grupos de varões e indica o número de varões que deseja unir.

Alteração de tipologia de estribo no mesmo vão

Foi implementado a opção Disposição da armadura transversal no diálogo de edição de armadura transversal (ícone Armaduras transversales> opção Editar armaduras). Nesta nova opção existem duas opções:

  • A mesma que a da armadura de montagem
    Atribui a armadura de montagem transversal ao tramo seleccionado.
  • Específica para este intervalo
    Permite atribuir uma tipologia de armadura diferente à armadura presente no tramo seleccionado.

Estribos agrupados

No diálogo de edição de armadura transversal (ícone Armaduras transversales> opción Editar armaduras) foi implementado dois campos que permitem ao utilizador indicar o número de estribos agrupados ou de ramos agrupados (se a armadura transversal possuir ramos).

Secções transversais definidas pelo utilizador

 

Mediante o novo diálogo secções transversais (ícone Secciones transversales), o utilizador pode configurar as secções das vigas do pórtico que se vão representar mediante as seguintes opções:

  • Gerar secções transversais
  • Introduzir uma secção transversal definida por um único ponto
  • Introduzir uma secção transversal definida por dois pontos
  • Eliminar uma secção transversal


Novidades no CYPECAD MEP

Importação de elementos construtivos do Gerador de preços

A versão 2013.e do CYPECAD MEP permite a importação de mais elementos construtivos:

  • Pano interior de alvenaria de termoargila em paredes exteriores
    Implementou-se a opção para seleccionar um pano de alvenaria de termoargila em paredes meeiras, fachadas de alvenaria para revestir e fachadas ventiladas. Acrescentou-se esta opção às já existentes de pano de tijolo cerâmico, bloco de betão, tijolo de betão e painéis de gesso (este último só em panos interiores).
  • Paredes exteriores de fachada de um só pano de alvenaria
    Acrescentaram-se novas tipologias de fachadas de um só pano de alvenaria para revestir, sem isolamento.

Climatização

Equipamentos de climatização por condutas no CYPECAD MEP internacional

A versão 2013.e do CYPECAD MEP internacional incorpora na Climatização a verificação, o dimensionamento e o detalhe dos equipamentos de climatização por condutas. No Cypevac, estes equipamentos também são tidos em conta no dimensionamento, estando as suas características definidas automaticamente.

CYPECAD MEP internacional, é a versão disponibilizada quando se selecciona um país que ainda não dispõe do Gerador de preços ou quando se selecciona a opção Outros da lista de países.

Condutas e grelhas para ar condicionado como elementos genéricos editáveis da instalação


Foi incrementado o número de elementos com descrição editável (tipo de descrição que se iniciou na versão 2011.a). A versão 2013.e incorpora a possibilidade de definir grelhas e mais tipos de condutas como elementos editáveis.

Com a descrição editável, para além de ser possível utilizar elementos e equipamentos do Gerador de preços, o projectista também pode definir os parâmetros de equipamentos de qualquer marca comercial sem necessidade de utilizar a importação do Gerador de preços. A descrição editável de equipamentos e elementos da instalação está inserida no CYPECAD MEP internacional.

Os elementos da instalação de ar condicionado que dispõem de descrição editável actualmente são:

  • Tubagem flexível
  • Grelha de impulsão
  • Grelha de retorno
  • Rede de retorno por pleno
  • Rede de entrada de ar
  • Rede de extracção

Piso radiante de altura baixa e piso radiante industrial no sector terciário


A versão 2013.e de CYPECAD MEP incorpora a possibilidade de incluir novos sistemas de piso radiante. Ao piso radiante convencional, que o programa continha, foi acrescentado o piso radiante de baixa altura (utilizado normalmente em reabilitação) e o piso radiante industrial e do sector terciário (usado para grandes instalações).
Deste modo, o utilizador poderá optar por diferentes tipos de pavimento radiante segundo as necessidades e condicionantes construtivas da instalação:

  • Piso radiante de baixa altura
    Circuitos até 80 m de comprimento com espessuras totais entre os 15-20 mm (de acordo com o fabricante).
  • Piso radiante convencional
    Circuitos até 120 m de comprimento com espessuras totais aproximadas de 60 mm (de acordo com o fabricante)
  • Piso radiante industrial e sector terciário
    Circuitos até 250 m de comprimento.

Electricidade

Forçar a secção do circuito de alimentação

Foi implementado a possibilidade de forçar a secção do condutor da linha que alimenta a um quadro parcial. Se durante o cálculo o programa detecta que a secção deve ser maior que a secção forçada, indicará que existe um erro.


Essa secção pode-se forçar quando se introduz ou se edita um quadro parcial (menu Instalação> Instalação interior (cargas)> introduzir o quadro parcial> activar a opção Forçar a secção do circuito de alimentação; ou também menu Instalação> Editar> seleccionar o quadro parcial> activar a opção Forçar a secção do circuito de alimentação).

 

Informação em ecrã do quadro ou quadro parcial ao qual pertence uma carga

Para facilitar a edição dos circuitos, incluiu-se informação no ecrã acerca do circuito do quadro ou quadro parcial que alimenta uma determinada carga.

Para isso, basta posicionar-se com o cursor sobre a carga desejada depois de ter calculado a instalação.

 

Novidades em Arquimedes e Controle de obra

No Arquimedes, uma estrutura de preços de uma base de dados (orçamento ou banco de preços) inclui a quantidade, o preço e a importância de uma série de recursos até determinado nível de decomposição. Quando esta estrutura de preços chega até ao último nível (unitários) é chamada estrutura de preços completa.

Até agora o Arquimedes, num banco de preços, só contemplava uma estrutura de preços. Num orçamento o Arquimedes podia suportar até três estruturas de preços completas, a de Orçamento, a de Venda e a de Estudo, no entanto não se podiam visualizar as três simultaneamente. A opção ‘Modo de cálculo de preços’ (Menu Mostrar> Configuração) indicava se composição fazia referência ao preço de venda ou ao preço de estudo.

A partir da versão 2013.e o Arquimedes passa a comtemplar três estruturas de preços completas em bancos de preços e permite visualizá-las simultaneamente em orçamento e em bancos de preços. As três estruturas de preços completas são:

  • Orçamento (Quantidade, Preço e Importância)
  • Venda (Quantidade de venda, Preço de venda e Importância de venda)
  • Estudo (Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo)

Esta alteração implicou a criação de novas opções do programa e a modificação de várias outras. Essas alterações são detalhadas seguidamente:

Estruturas de preços completas em bancos de preços

Nas versões anteriores os bancos de preços, no Arquimedes, dispunham de uma estrutura de preços completa (com quantidade, preço e importância ao nível dos unitários). Esta estrutura de preços completa é denominada Orçamento, diferenciando-a assim das outras duas criadas na versão 2013.e:

  • Venda (Quantidade de venda, Preço de venda e Importância de venda)
  • Estudo (Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo)

Desta forma pode-se criar um banco de preços de uma empresa de construção com os custos de internos da empresa e o preço de venda que pratica habitualmente, quer em artigos quer em recursos unitários. Estes recursos podem ser copiados para um orçamento, passando a fazer parte de um capítulo ou de um artigo, mantendo o custo interno da empresa de construção e o respectivo preço de venda, facilitando assim o processo de geração da proposta para o cliente final.
O utilizador pode criar nos bancos de preços uma, duas ou as três estruturas de preços completas, dependendo das necessidades ou prática habitual na elaboração dos orçamentos.

Nova apresentação de colunas em bancos de preços

No campo Apresentação de colunas da janela Colunas visíveis da árvore de composição de um banco de preços (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) foi criado o tipo Banco de preços de empresa que permite visualizar as três estruturas de preços completas (Quantidade, Preço, Importância, Quantidade de venda, Preço de venda, Importância de venda, Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo).

Estruturas de preços completas em orçamentos

Nas versões anteriores, os orçamentos realizados com o Arquimedes incluíam até três estruturas de preços completas (orçamento, venda e estudo), apesar de apenas se poderem visualizar simultaneamente duas delas, a que denominamos Orçamento (quantidade, preço e importância) e uma das outras duas (Venda ou Estudo). A opção ‘Modo de cálculo de preços’ (Menu Mostrar> Configuração) indicava se a composição fazia referência ao preço de venda ou ao preço de estudo.
A partir da versão 2013.e as três estruturas de preços completas, Orçamento (Quantidade, Preço e Importância), Venda (Quantidade de venda, Preço de venda e Importância de venda) e Estudo (Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo) podem visualizar-se ao mesmo tempo e como consequência a opção ‘Modo de cálculo de preços’, antes mencionada, deixa de ter utilidade e desaparece.

Estas três estruturas de preços completas partilham a mesma estrutura de composição. Para que um recurso disponha de dados em qualquer uma das estruturas de preços deve-se introduzir o rendimento ou a quantidade desejada (quantidade, quantidade de venda ou quantidade de estudo) juntamente com o preço correspondente (preço, preço de venda ou preço de estudo).

As três estruturas de preços permitem manter na mesma obra o orçamento de projecto, o orçamento de estudo do construtor e a proposta ou contrato, quer se trate de um projecto para a administração pública ou de promoção privada.
Nos pontos seguintes são apresentadas as alterações e as novas opções que permitem ao utilizador a definição das três estruturas de preços completas.

Melhorias e implementação de novos tipos de apresentações de colunas em orçamentos

No campo Apresentação de colunas da janela Colunas visíveis da árvore de composição de um orçamento (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) foram implementadas mais tipos de apresentações de colunas e foram melhoradas outas já existentes.

Algumas destas apresentações são adaptadas tendo em conta as opções seleccionadas na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto). Estas opções agrupam-se em dois pontos: Tipo de projecto (Para a Administração Pública ou De promoção privada) e Estrutura de preços para o Contrato de empreitada (Nova secção implementada na versão 2013.e que dispõe das opções Estrutura de preços do orçamento e Estrutura de preços de venda).

As apresentações de colunas implementadas ou melhoradas são:

  • Estruturas de preços (novo tipo)
    Permite visualizar as três estruturas de preços completas:
    • Orçamento - Quantidade, Preço, Custo e Importância
    • Venda - Quantidade de venda, Preço de venda e Importância de venda
    • Estudo - Quantidade de estudo, Preço de estudo, Custo de estudo e Importância de estudo
  • Fecho da proposta (novo tipo)
    Inclui novas colunas implementadas na versão 2013.e. Algumas das colunas que inclui dependem das opções seleccionadas na janela Tipo de projecto:
    • Quant ou QuantVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
    • Custo ou PreçoVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
    • Importância ou ImpVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
  • Proposta ou contrato (novo tipo que substitui a apresentação de colunas Proposta)
    As colunas seguintes aparecem ou não dependendo das opções seleccionadas na janela Tipo de projecto:
    • Quant ou QuantVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
    • Custo ou PreçoVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
    • Importância ou ImpVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
  • Autos de medição
    Inclui novas colunas implementadas na versão 2013.e. Algumas das colunas que inclui dependem das opções seleccionadas na janela Tipo de projecto:
    • Quant ou QuantVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
    • Custo ou PreçoVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
    • Importância ou ImpVenda: Depende da estrutura seleccionada para o Contrato de empreitada
  • Estudo ou objectivo (novo tipo)
  • Execução (novo tipo)
  • Previsão (novo tipo)
  • Controle de obra
    Inclui novas colunas implementadas na versão 2013.e.

Novas colunas disponíveis para visualização na janela Árvore de composição

Para além das Apresentações de colunas implementadas no programa (para bancos de Preços e para orçamentos) foram adicionadas novas colunas na janela Colunas visíveis da Árvore de composição (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) que são utilizadas nas novas apresentações implementadas e nas melhoradas. As colunas implementadas são:

  • Fornecedor
    Apresenta a lista de fornecedores vinculados aos grupos de compras de três modos:
    • Na janela Árvore de composição:
      • Se o recurso possui um fornecedor com contrato, apenas se apresenta este fornecedor em negrito.
      • Se o recurso não possui nenhum fornecedor com contrato, apresenta os fornecedores associados ao grupo de compras com e sem comparativos de compras.
    • No tooltip que aparece no ecrãquando se posiciona o cursor sobre a célula da coluna Fornecedor de um recurso, apresenta-se uma lista dos fornecedores do recurso (se se trata de um unitário) ou os fornecedores que existam na composição do recurso (se se trata de um capítulo ou de um artigo). Nesta lista os fornecedores classificam-se em três grupos:
      • O fornecedor ou os fornecedores com contrato
      • Os fornecedores com comparativos mas sem contrato
      • Os fornecedores sem comparativos de compras 
    • Na parte inferior da janela árvore de composição, quando se selecciona com o botão esquerdo do rato a célula da coluna fornecedor de um recurso, apresentam-se também os fornecedores do recurso (se se trata de um unitário) ou os fornecedores que existam na composição do recurso (se se trata de um capítulo ou um artigo). Nesta lista os fornecedores diferenciam-se através dos ícones:
      • O fornecedor ou os fornecedores com contrato (Proveedor con contrato)
      • Os fornecedores com comparativos mas sem contrato (Proveedor con contrato)
      • Os fornecedores sem comparativos de compras (sem ícone)

Nesta lista indica-se o grupo de compras ao qual pertencem os fornecedores.

  • QuantEstudo (Quantidade de estudo)
    Rendimento ou quantidade do recurso na estrutura de Preços de Estudo.
  • PreçoProvável (Preço provável)
    Preço mais provável. Num unitário, é o preço médio ponderado de todos os fornecimentos contratados deste recurso no centro de custo, se foi contratado, ou o preço no estudo em caso contrário. No artigo, é a previsão de custo baseada nos preços prováveis dos seus unitários.
  • PreçoAuto (Preço de auto)
    Preço unitário utilizado em artigos para o cálculo da importância de auto. Depende da estrutura de preços seleccionada para o Contrato de empreitada CE. Em capítulos representa a importância possível de registar em autos.
  • CustoEstudo (Custo de estudo)
    Preço do recurso no estudo, ao qual se adiciona, em artigos, a percentagem de custos indirectos.
  • ImpEstVenda  (Importância de estudo a preço de venda)
    Facturação prevista. Importância resultante da multiplicação da coluna QuantEstudo pela coluna PreçoVenda.
  • ImpEstExec  (Importância de estudo a preço de execução)
    Importância provável. Importância resultante da multiplicação da coluna QuantEstudo pela coluna PreçoExec.
  • LucroAct (Lucro actual)
    É a diferença entre as colunas ImpAutoAcum e ImpExec.
  • %MargemVO
    É a percentagem que se obtém ao comparar o preço de venda com o custo do orçamento.
  • %MargemEV
    Em obra privada é a percentagem que se obtém ao comparar o preço do estudo com o preço de venda.
  • %MargemEA
    Em obra pública é a percentagem que se obtém ao comparar o preço do estudo com o preço de adjudicação.
  • %Auto
    Percentagem de auto relativamente ao contrato. Depende da estrutura de preços do Contrato de empreitada CE.
  • %ExecEstudo
    Percentagem de execução relativamente ao estudo.

Transferência de dados entre as novas estruturas de preços

A visualização das três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda e Estudo) num orçamento e a sua implementação num banco de preços tornaram necessária a criação das funções do menu Estruturas de preços (menu Processos> Estruturas de preços), que permite a transferência de dados entre as estruturas de preços e a modificação automatizada de cada uma delas.
As funções deste menu são:

  • Copiar estrutura de preços
    Permite copiar as quantidades e preços de uma das três estruturas de preços (Orçamento, Venda ou Estudo) para outra, com a possibilidade de aplicar um coeficiente aos preços.
  • Permutar estruturas de preços
    Permite trocar as quantidades e preços entre duas das estruturas do orçamento (Orçamento, Venda ou Estudo).
  • Anular estruturas de preços
    Elimina as quantidades e preços da estrutura de preços completa seleccionada
    (Orçamento, Venda ou Estudo).
  • Gerar a proposta a partir do orçamento de estudo
    Gera a estrutura de preços de venda, a proposta, partindo da estrutura de preços de estudo.

 

 

 

Com esta ferramenta é possível, por exemplo, obter uma proposta a partir do Estudo (também denominado de objectivo) copiando a estrutura de preço de estudo (custos directos (CD) + custos indirectos (CI)) para a de venda aplicando um coeficiente ou percentagem para considerar a margem que a empresa pretende considerar. Esta margem, aplicada à soma final dos CD + CI inclui, entre outros, custos de estrutura da empresa, custos do contrato, custos financeiros e ainda o lucro esperado e a margem de risco que se pretende considerar.

Modificação do preço de orçamento, preço de venda ou preço de estudo em artigos ou preços auxiliares com composição

O preço de orçamento, o preço de venda ou o preço de estudo de um artigo (ou de um preço auxiliar com composição) dependem da sua composição: quantidade e preço dos seus unitários. Para que o utilizador disponha de uma maior versatilidade para alterar os preços de orçamento, venda ou estudo nos artigos o Arquimedes permite agora a sua modificação sem necessidade de alterar a sua composição. Quando se introduz um valor num preço de orçamento, venda ou estudo de um artigo, ou preço auxiliar, o programa solícita ao utilizador que opte por uma de três opções:

  • Fixar o preço
    O preço do artigo, ou preço auxiliar, modificado (de orçamento, venda ou estudo) não dependerá da sua composição. Ao mesmo tempo, são inabilitados todos os recursos presentes na sua composição (mas não são eliminados), incluindo todos os que possam ser posteriormente adicionados ao artigo, ou preço auxiliar. O recurso terá a mesma consideração que um recurso sem composição para os cálculos dos custos indirectos (artigos simples), em listagem e na exportação para outros formatos.

    Se for seleccionada a opção Fixar o preço aparece uma marca junto ao preço do artigo, ou preço auxiliar, modificado e outra junto às quantidades dos unitários da sua composição. Se o cursor for posicionado sobre o preço do artigo, ou preço auxiliar, aparece uma etiqueta de texto que indica "Preço fixado (não depende da sua composição)". Se o cursor for posicionado sobre as quantidades dos unitários aparece uma etiqueta de texto que indica "Quantidade inabilitada".

    O preço fixado pode ser desbloqueado através da opção Desbloquear preço fixado, que se encontra no menu contextual que aparece quando se clica com o botão direito do rato sobre o referido preço. Esta opção habilita a composição do artigo, ou preço auxiliar, passando o preço a depender da sua composição. 
  • Anular as quantidades da composição
    As quantidades e, consequentemente, as importâncias dos unitários que compõem o preço (de orçamento, venda ou estudo) do artigo anulam-se (ficam com valor zero). O recurso terá a mesma consideração que um recurso sem composição para os cálculos dos custos indirectos (artigos simples), em listagem e na exportação para outros formatos.

    Uma vez que o preço dos unitários se mantém, se o utilizador voltar a introduzir quantidades na composição, o preço do artigo, ou preço auxiliar, volta a depender da composição.
  • Ajustar o preço
    Aparece uma janela que permite ajustar automaticamente o preço do recurso composto, modificando os dados da sua composição. O recurso mantém a sua condição de preço calculado na estrutura de preços seleccionada. Na janela indicada o utilizador pode seleccionar os tipos de unitários da composição que se vão alterar para conseguir ajustar o preço:
    • Contemplar só unitários contidos exclusivamente neste nível
    • Rendimentos de mão de obra
    • Preços de maquinaria
    • Preços de materiais
    • Preços de auxiliares sem composição

Comparação das estruturas de preços (orçamento, venda, estudo, auto e execução)

A ferramenta Orçamentos comparativos (menu Processos> Orçamentos comparativos> Novo orçamento comparativo) foi modificada para permitir a comparação entre as estruturas de preços (completas ou não) do mesmo orçamento:

  • Orçamento
  • Venda
  • Estudo
  • Auto
  • Execução

Criação ou adaptação de outras opções ou janelas da vista Árvore de composição para contemplar as novas estruturas de preços

Criação de novo orçamento (menu Arquivo)

No separador Tipo de projecto da janela  Dados novo orçamento (menu Arquivo> Novo) foi criado a secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada, onde se pode seleccionar entre as opções Estrutura de preços do orçamento e Estrutura de preços de venda. A opção seleccionada permite:

  • Estabelecer o tipo de estrutura de preços para o Contrato de empreitada (CE)
  • Adaptar as novas apresentações de colunas
  • Definir o preço que deve ser utilizado para os autos da obra

A secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada também foi implementada na janela Tipo de projecto(menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto).

Exportar para FIEBDC-3 (menu Arquivo)

Na janela Exportar para FIEBDC-3 (menu Arquivo> Exportar> Exportar para FIEBDC-3) foram implementadas novas opções para seleccionar a informação que se pretende exportar nas secções seguintes:

  • Na secção Detalhes de medição selecciona-se a estrutura de preços a que pertence o detalhe de medição que se deseja exportar:
    • Orçamento
    • Venda
    • Estudo (nova opção)
    • Execução
    • Autos acumulados
    • Autos encerrados (parciais ou acumulados)
  • Na secção Coluna de preço a exportar selecciona-se o preço da estrutura de preços que se deseja exportar:
    • Preço
    • PreçoVenda
    • PreçoEstudo (nova opção)
    • PreçoAuto (nova opção)
    • PreçoExec (nova opção)

Eliminar composição de artigos (menu Processos)

A opção Eliminar composição de artigos (menu Processos) apresenta agora uma janela com o mesmo nome onde o utilizador selecciona uma das opções seguintes:

  • Eliminar linham de composição
    Tem o mesmo comportamento que a opção Eliminar composição de artigos em versões anteriores, ou seja, elimina a composição de todos os artigos.
  • Anular as quantidades na sua composição
    Esta opção permite seleccionar qualquer uma das três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda ou Estudo), incluindo as três simultaneamente, para que as quantidades de todos os artigos nas estruturas de preços seleccionadas se anulam (ficam com valor zero).

Copiar quantidades ou preços de artigos entre colunas (menu Processos)

A janela Copiar quantidades ou preços de artigos entre colunas (menu Processos) inclui as novas colunas de quantidades, preços e custos implementadas na versão 2013.e:

  • QuantEstudo (Quantidade de estudo)
  • PreçoEstudo (Preço de estudo)
  • CustoEstudo (Custo de estudo)
  • PreçoAuto (Preço de auto)
  • PreçoProvável (Preço mais provável)

Alterações de Preços (menu Processos)

As opções Incrementar PreçosAjuste do orçamento e Ajuste parcial (menu Processos> Alterações de Preços) permitem seleccionar a estrutura de Preços completa que se pretende modificar (Orçamento, Venda ou Estudo).

Tipo de projecto (menu Mostrar)

Na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto) foi criada uma secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada, onde se pode seleccionar entre as opções Estrutura de preços do orçamento ou Estrutura de preços de venda. A opção seleccionada permite:

  • Estabelecer o tipo de estrutura de preços para o Contrato de empreitada (CE)
  • Adaptar as novas apresentações de colunas
  • Definir o preço que deve ser utilizado para os autos da obra

A secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada também foi implementada no separador Tipo de projecto da janela Dados novo orçamento (menu Arquivo> Novo)

Percentagens (menu Mostrar)

Na janela Percentagens (menu Mostrar> Configuração> Percentagens), a opção Custos indirectos foi substituída pelas seguintes:

  • Custos indirectos de orçamento
  • Custos indirectos de venda
  • Custos indirectos de estudo

Deste modo podem ser definidos custos indirectos para cada uma das três estruturas de preços.

Regras para marcação de preços incorrectos (menu Mostrar)

As opções da janela Regras para marcação de preços incorrectos foram agrupadas em duas secções:

  • Regras particulares de cada estrutura de preços
    Inclui regras que se podem activar de modo independente para cada uma das estruturas de preços.
  • Regras independentes da estrutura de preços
    Inclui regras que se podem activar de independentemente das estruturas de preços.

Configuração de opções de Controle de obra (menu Controle de obra)

Os Valores a utilizar como referência que se definem na janela Edição de opções de obra (menu Controle de obra> Configuração) foram adaptados para poder contemplar um controle da obra tendo em conta que o estudo foi realizado sobre a estrutura de preços de estudo ou sobre a de orçamento.

Novas opções em menus contextuais

Os menus contextuais aparecem no ecrã quando se clica com o botão direito do rato sobre algum campos que os possua. Na vista árvore de Árvore de composição foram implementadas novas opções nos menus contextuais de alguns dos recursos para contemplar as três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda e Estudo) que foram criadas na versão 2013.e. As opções implementadas são:

  • Fixar o preço
    Esta opção encontra-se no menu contextual que aparece quando se clica com o botão direito do rato sobre uma célula Preço ou Custo (na estrutura orçamento, venda ou estudo) de um artigo com composição.

Esta opção é a mesma que aparece na janela que aparece quando se modifica manualmente a célula Preço e que já se explicou em detalhe na secção Modificação do preço de orçamento, preço de venda e preço de estudo em artigos ou preços auxiliares com composição desta página Web.

  • Desbloquear preço fixado
    Esta opção encontra-se no menu contextual que aparece quando se clica com o botão direito do rato sobre uma célula Preço ou Custo (na estrutura orçamento, venda ou estudo) de um artigo com preço fixado. Esta opção desbloqueia o preço fixado para que se recalcule de acordo com a sua composição na estrutura de Preço de la que depende.

  • Marcas de revisão de artigos
    Esta opção encontra-se no menu contextual que aparece quando se clica com o botão direito do rato sobre qualquer uma das células de um artigo. Esta opção já existia em versões anteriores. A sua selecção faz aparecer a janela Alteração de marcas de revisão de dados do artigo. Nesta versão foram adicionadas duas novas marcas de revisão: Com quantidade de venda pendente de rever e Com quantidade de estudo pendente de rever.

Novas opções do menu Lista na vista Lista de recursos

No menu Lista da vista Lista de recursos foram implementadas as opções seguintes:

  • Outros recursos
    Esta opção inclui novas possibilidades de selecção de recursos:
  • Fixar preço de recursos compostos
    Esta opção abre uma janela que permite fixar o preço de todos los recursos compostos contidos na lista, para as estruturas de preços seleccionadas. Os preços fixados não serão recalculados mesmo que se modifique a sua composição. Nas secções Novas opções em menus contextuais e Modificação do preço de orçamento, preço de venda e preço de estudo em artigos ou preços auxiliares com composição desta página Web detalham-se as implicações desta opção.
  • Desbloquear preço fixado de recursos compostos
    Esta opção abre uma janela que permite desbloquear os preços fixados de todos os recursos compostos contidos na lista que pertençam às estruturas de preços seleccionadas. Desta forma os preços serão recalculados de acordo com a sua composição.
  • Bloquear actualização de dados
    Esta opção marcará os recursos contidos na lista para que não se actualizem durante os processos de actualização de dados a partir de outras bases de dados ou desde o Gerador de preços. 
  • Desbloquear actualização de dados
    Esta opção desbloqueará todos os recursos da lista que possuam a sua actualização bloqueada.

Adaptação da vista Medições/Autos às novas estruturas de preços

Na lista desdobrável que aparece nas zonas de detalhe da medição e de auto foram criadas as opções Quantidade de venda e Quantidade de estudo.

Editor de planilhas de listagem

No Editor de planilhas de listagem (menu Arquivo> Imprimir> Editar planilhas de listagem), foi adicionada a opção Estruturas de preços utilizadas no menu Dados. Se a planilha utiliza uma determinada estrutura de preços e se se pretende que a informação que se encontra inabilitada ou anulada para essa estrutura de preços não se imprima na listagem pode utilizar esta função. Esta nova opção abre uma janela que contém uma série de opção de configuração. Através das opções de configuração pode-se omitir a impressão dessa informação sem necessidade de utilizar guiões.

Conexão com o ArchiCAD® 16 (32-bit)

O módulo de conexão com o Arquimedes foi actualizado para o novo ArchiCAD® 16 (32-bit).

Novidades no Gerador de preços

Novos Geradores de preços para a Argentina, Brasil e México

A versão 2013.e inclui os Geradores de preços para a Argentina, Brasil e México. Na secção Geradores de preços para a Argentina, Brasil e México desta página Web dispõe de mais informação sobre os novos Geradores de preços na página Gerador de preço informação sobre todos os Geradores de preços CYPE.

Novos artigos

Foram implementados os seguintes novos artigos:

  • DFE (Demolições/Fachadas/Elementos ancorados à fachada)
    • DFE050: Desmontagem de instalações localizadas na fachada
    • DFE060: Desmontagem de elementos de sinalização localizados na fachada
    • DFE070: Desmontagem de elementos de protecção solar localizados na fachada
  • FAR (Fachadas/Ventiladas/Pano interior para revestir)
    • FAR040: Pano interior de fachada ventilada, de alvenaria de bloco de termoargila para revestir
  • FFD (Fachadas/Alvenarias e revestimentos interiores/Pano interior para revestir em parede meeira)
    • FFD040: Pano interior de parede meeira, de alvenaria de bloco de termoargila para revestir
  • FFO (Fachadas/ Alvenarias e revestimentos interiores /Sistemas de revestimentos interiores de painéis de gesso)
    • FFO010: Sistema "PANELSYSTEM" de revestimento interior de painéis de gesso reforçados com fibra de vidro
  • FFR (Fachadas/ Alvenarias e revestimentos interiores /Pano interior para revestir em fachada)
    • FFR040: Pano interior de fachada, de alvenaria de bloco de termoargila para revestir
  • ICE (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Emissores a água para climatização)
    • ICE157: Regulação de um circuito de aquecimento por piso radiante
  • ICW (Instalações/Aquecimento, climatização e A.Q.S./Sistema VRF (Mitsubishi Heavy Industries))
    • ICW357: Unidade exterior de ar condicionado, para substituição
  • NAE (Isolamento e impermeabilizações/Isolamentos/Injecção e insuflação em caixas de ar)
    • NAE010: Isolamento por injecção em caixa de ar de parede dupla de alvenaria
    • NAE020: Isolamento por insuflação, desde o interior, em caixa de ar de parede dupla de alvenaria
    • NAE030: Isolamento por insuflação, desde o exterior, em caixa de ar de parede dupla de alvenaria
  • NAQ (Isolamento e impermeabilizações/Isolamentos/Coberturas)
    • NAQ010: Isolamento exterior de coberturas inclinadas
    • NAQ030: Isolamento de coberturas inclinadas sobre espaço não habitável
  • PSY (Divisões/Estruturas autoportantes/Placas de gesso laminado)
    • PSY021: Alçapão para estrutura autoportante de placas de gesso laminado, sistema "KNAUF".
  • PTW (Divisões/Estruturas autoportantes/Sistemas revestimentos interiores de placas)
    • PTW021: Alçapão para revestimento interior de placas de gesso laminado, em paredes divisórias, sistema "KNAUF"
  • RAG (Revestimentos/Decorativos contínuos/Cerâmicos/grés)
    • RAG051: Ladrilhamento "GRESPANIA", sobre superfície suporte interior de alvenaria
    • RAG052: Ladrilhamento "GRESPANIA", sobre superfície suporte interior de placas de gesso laminado
    • RAG053: Ladrilhamento "GRESPANIA", sobre superfície suporte interior de gesso ou placas de escaiola
    • RAG054: Ladrilhamento "GRESPANIA", sobre superfície suporte interior de argamassa de cimento ou betão
    • RAG055: Ladrilhamento "GRESPANIA", sobre superfície suporte exterior de argamassa de cimento ou betão
  • RSE (Revestimentos/Pavimentos/Técnicos)
    • RSE040: Pavimento técnico acessível "GRESPANIA"
  • RSG (Revestimentos/Pavimentos/Cerâmicos/grés)
    • RSG024: Rodapé cerâmico "GRESPANIA.
    • RSG130: Pavimento com revestimento de mosaicos cerâmicos "GRESPANIA", colocados com cola
  • RTC (Revestimentos/Tectos falsos /Contínuos, de placas de gesso laminado)
    • RTC021: Alçapão para tecto falso contínuo de placas de gesso laminado, sistema "KNAUF".
  • YCF (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Protecção perimetral de bordos de laje)
    • YCF011: Sistema provisório de protecção de bordo de laje, classe A, em estruturas metálicas
    • YCF021: Sistema provisório de protecção de bordo de laje, classe B, em coberturas inclinadas metálicas
    • YCF031: Sistema provisório de protecção de bordo de laje, classe C, em coberturas inclinadas metálicas
  • YCI (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Protecção durante a execução de lajes)
    • YCI040: Sistema S de rede de segurança fixa colocada horizontalmente em estruturas pré-fabricadas e metálicas
  • YCL (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Linhas e dispositivos de ancoragem)
    • YCL152: Linha de ancoragem horizontal temporária, de fita de poliéster, fixada a suporte metálico
    • YCL154: Linha de ancoragem horizontal temporária, de fita de poliéster, fixada ao terreno
  • YCS (Segurança e saúde/Sistemas de protecção colectiva/Protecção eléctrica)
    • YCS015: Foco portátil, para interior
    • YCS040: Protector de cabos
  • YPC (Segurança e saúde/Instalações provisórias de higiene e bem-estar/Instalações provisórias (aluguer/construção/adaptação de locais)
    • YPC005: Aluguer de WC portátil.
  • YSM (Segurança e saúde/Sinalização provisória de obras/Sinalização de zonas de trabalho)
    • YSM006: Fita de sinalização com cercas móveis
    • YSM030: Balizamento e sinalização de zona protegida de peões contra o tráfego rodado
  • ZFI (Reabilitação energética/Envolvente térmica em paredes exteriores/Insuflação em caixas de ar)
    • ZFI020: Sistema "KNAUF INSULATION" de isolamento através da insuflação, desde o exterior, de nódulos de lã mineral nas caixas
  • ZFG (Reabilitação energética/Envolvente térmica em paredes exteriores/Sistemas de isolamento mineral de fachadas)
    • ZFG020: Sistema Thermocal "DBBLOK" de isolamento térmico e revestimento mineral de fachadas
  • ZFL (Reabilitação energética/Envolvente térmica em paredes exteriores/Sistemas de isolamento de fachadas ligeiras)
    • ZFL010: Sistema Aquapanel "KNAUF", para fachada ligeira
  • ZFT (Reabilitação energética/ Envolvente térmica em paredes exteriores/Revestimentos interiores)
    • ZFT031: Sistema "URSA IBÉRICA AISLANTES" de isolamento termo-acústico e revestimento interior autoportante, em divisões e pelo interior de fachadas
    • ZFT040: Sistema "ROCKWOOL" de isolamento termo-acústico e revestimento interior, em divisões interiores e pelo interior de fachadas
    • ZFT041: Sistema "ROCKWOOL" de isolamento termo-acústico e revestimento interior autoportante, em paredes divisórias e pelo interior de fachadas
  • ZHA (Reabilitação energética/Envolvente térmica em elementos horizontais em contacto com o exterior/Coberturas planas)
    • ZHA011: Sistema "ISOVER" de isolamento pelo exterior em cobertura plana não acessível
    • ZHA012: Sistema "ROCKWOOL" de isolamento pelo exterior em cobertura plana não acessível
    • ZHA013: Sistema "URSA IBÉRICA AISLANTES" de isolamento pelo exterior em cobertura plana não acessível
    • ZHA023: Sistema "URSA IBÉRICA AISLANTES" de isolamento pelo exterior em cobertura plana acessível
  • ZHF (Reabilitação energética/Envolvente térmica em elementos horizontais em contacto com o exterior/Sob laje de cobertura)
    • ZHF020: Sistema "ISOVER" de isolamento pelo interior, sob laje de cobertura
    • ZHF030: Sistema "ROCKWOOL" de isolamento pelo interior, sob laje de cobertura
    • ZHF040: Sistema "URSA IBÉRICA AISLANTES" de isolamento pelo interior, sob laje de cobertura
  • ZHS (Reabilitação energética/Envolvente térmica em elementos horizontais em contacto com o exterior/Lajes térreas)
    • ZHS010: Sistema "KNAUF INSULATION" de isolamento pela face superior do pavimento existente, em laje térrea
    • ZHS020: Sistema "URSA IBÉRICA AISLANTES" de isolamento pela face superior do pavimento existente, em laje térrea

Actualização de produtos e preços de fabricantes

Foram actualizados os produtos ou os preços dos fabricantes seguintes:

  • ABIMAT
  • ADEQUA
  • AISCAN
  • ALB
  • APLICACIONES TECNOLÓGICAS
  • ARCE
  • BASF
  • BUDERUS
  • FITTINGS ESTÁNDAR
  • HERZ
  • ISOVER
  • KNAUF
  • KNAUF INSULATION
  • LUMELCO
  • MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES
  • POLYTHERM
  • REVESTECH
  • ROCKWOOL
  • SAUNIER DUVAL
  • TERMOCONCEPT
  • UPONOR
  • URSA
  • VEKA
  • WILO

Novos fabricantes

Foram adicionados os fabricantes seguintes:

  • GRESPANIA
    Ladrilhos cerâmicos
  • SCHLÜTER-SYSTEMS
    Sistemas de aquecimento e refrigeração por piso radiante.
CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.