Normas de seguridad estructural de edificaciones y obras de infraestructura para la República de Guatemala.
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.e inclui no programa CYPECAD:
NTC 14/01/2008 (Itália). Análise estática
Norme Tecniche per le Costruzioni (14 gennaio 2008) Paragrafo 3.2 Azione Sismica.
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.e inclui no programa CYPECAD para esta norma um método de análise estática (força lateral equivalente). A selecção do método de análise (dinâmico ou estático) realiza-se no ponto Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
A versão 2013.e incorpora a ferramenta Strut3D, que permite verificar (em CYPECAD e Novo Metal 3D) maciços de encabeçamento mediante uma metodologia geral de cálculo que analisa as regiões D de betão armado mediante um modelo de bielas e tirantes, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos de segurança estrutural de acordo com a norma em vigor. O modelo de bielas e tirantes contemplado foi validado mediante um estudo prévio por elementos finitos lineares.
Além disso, Strut3D oferece uma saída gráfica de resultados que permite a sua visualização e consulta por ecrã, assim como listagens de verificação justificativas que incluem o cumprimento normativo.
Strut3D é o resultado de um projecto de I+D+i desenvolvido por CYPE em colaboração com o Instituto de Ciencia y Tecnología del Betão (ICITECH) da Universidad Politécnica de Valencia (UPV), financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI) e co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER).
Assim, Strut3D traduz-se num grande avanço relativamente outros produtos existentes no mercado, visto que verifica e justifica o cumprimento normativo a partir de um modelo de bielas e tirantes optimizado de forma simples e intuitiva para o utilizador.
Para a sua utilização no CYPECAD ou Novo Metal 3D só é necessário possuir na licença, uma versão igual ou superior à v2013.e, de algum desses programas juntamente com o módulo comum Maciços de encabeçamento.
Na primeira versão de Strut3D foi implementado a verificação de maciços de encabeçamento para a norma espanhola de betão EHE-08. Nas próximas revisões será implementado para normas de betão de outros países.
Em breve estará disponível mais informação sobre esta ferramenta dos programas de CYPE.
Isolamento acústico segundo EN 12354 é um novo módulo implementado no separador Acústica de CYPECAD MEP. Este módulo realiza o dimensionamento e verificação do isolamento acústico descrito nas normas EN 12354 (ISO 15712)contemplando:
O separador Acústica de CYPECAD MEP que analisa o isolamento acústico segundo EN 12354, está disponível quando se selecciona um país que não tenha implementado a sua norma de isolamento acústico específica ou quando se selecciona a opção Outros da lista de países. Neste separador configuram-se as magnitudes utilizadas para cada tipo de cálculo acústico (isolamento a sons aéreos interior, isolamento a sons aéreos procedente do exterior e nível sonoro de percussão) e estabelecem-se os tipos de compartimentos para o cálculo acústico. Tudo isto permite definir praticamente a norma de aplicação de qualquer país.
A introdução e definição dos elementos construtivos (importados do Gerador de preços, ou definidos por camadas) e a definição dos compartimentos do edifício é igual para todos os países e para a opção Outros. O cálculo acústico realiza-se da mesma forma que as adaptações existentes às normas locais de Espanha (CTE DB HR. Opción general), França (NRA 2000) e Portugal (RRAE), assim:
A utilização do módulo Isolamento acústico segundo EN 12354 requer que a licença de utilização possua o código correspondente.
Em breve estará disponível mais informação sobre o funcionamento deste módulo de CYPECAD MEP.
A versão 2013.e inclui os novos Geradores de preços para a Argentina, Brasil e México. Da mesma forma que para os restantes países que possuem o Gerador de preços, os responsáveis pelos projectos de edifícios na Argentina, Brasil e México dispõem agora de uma ferramenta informática completa que lhes permite obter artigos de construção (para obra nova e reabilitação) com custos ajustados à realidade e que lhes facilita a elaboração de uma documentação de projecto de qualidade (completa, consistente e com informação técnica vinculada a cada artigo), incluindo ainda produtos de fabricantes e produtos genéricos. A informação dos Geradores de preços é útil para a realização de estudos prévios, ante-projectos, projectos e projectos de execução e para a obtenção de documentação para a utilização e manutenção do edifício.
Os Geradores de preços para Argentina e México estão disponíveis na versão em castelhano para a Argentina e México (em ambos os casos juntamente com os Geradores para a Colômbia, Equador e Peru) e também em castelhano (juntamente com os Geradores de preços para a Colômbia, Equador, Peru e Espanha).
O Gerador de preços para o Brasil está disponível na versão em português para o Brasil e em português (neste último caso juntamente com os Geradores para Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal).
Com a inclusão da Argentina, Brasil e México, são já treze os países que dispõem de Gerador de preços. Em África: Angola, Cabo Verde, Marrocos e Moçambique; na América: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru; e na Europa: Espanha, França e Portugal.
Em Gerador de preços dispõe de mais informação sobre os Geradores de preços da CYPE.
Em versões anteriores, o CYPE incluía Pré-dimensionadores para Espanha e Portugal. Na versão 2013.e, foram adicionados Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Os Pré-dimensionadores da CYPE são programas informáticos que geram orçamentos e medições de edifícios com estrutura de capítulos, artigos compostos e medição detalhada que podem ser exportados para o Arquimedes ou qualquer outro programa de medições e orçamentos através do formato FIEBDC-3.
O CYPE dispõe dos seguintes Pré-dimensionadores para cada um dos países indicados:
Cada um dos Pré-dimensionadores solicita o mínimo número de dados para definir os artigos correspondentes do Gerador de preços e assim obter uma aproximação das medições e conseguir um orçamento realista (ajustado ao mercado).
Os Pré-dimensionadores podem seleccionar-se no menu geral de programas CYPE (grupo de Gestão). Uma vez executado o programa utiliza o Gerador de preços correspondente ao país seleccionado pelo utilizador. Os países que se podem seleccionar dependem do idioma de instalação:
Na página Prédimensionadores dispõe de mais informação sobre estes programas da CYPE.
A versão 2013.e inclui o novo módulo Pormenores construtivos, Sistemas de impermeabilização.
Na página Pormenores construtivos, Sistemas de impermeabilização, dispõe de mais informação sobre este módulo comum aos programas Pormenores construtivos, Gerador de preços, Gerador de preços de reabilitação, Geradores de orçamentos e Arquimedes.
A versão 2013.e incorpora um novo editor de vigas no CYPECAD (separador Resultados> menu Vigas/Muros> opção Editar vigas). Trata-se do mesmo editor de vigas que utiliza Vigas contínuas, programa que se implementou na versão 2012.m e no qual foi incluido melhorias nas diferentes actualizações da versão 2013. Portanto, a edição de vigas no CYPECAD melhora substancialmente ao adquirir novas potencialidades:
O novo editor de vigas do CYPECAD, permite gerar Listagens justificativas de verificações de Estados Limites Últimos e de Serviço (E.L.U. e E.L.S.) para vigas de betão (ícones e do editor). Em versões anteriores o programa realiza internamente as verificações necessárias nas vigas de betão, mas não as justificava em listagens E.LU. e E.L.S. Agora, nas listagens E.L.U. e E.L.S. faz-se referência aos artigos da norma onde estão definidos tais verificações.
O novo editor de vigas possibilita maiores potencialidades no CYPECAD que no programa Vigas contínuas, devido ao facto de o CYPECAD analisar a torção e o cálculo sísmico. No CYPECAD, as listagens E.L.U. e E.L.S. incluem as verificações de resistência por torção em vigas de betão armado (disponível para as normas de betão EHE‑08 (Espanha) e ABNT NBR 6118:2007 (Brasil) juntamente com o resto de verificações e o novo editor de vigas) e também incorpora as verificações específicas de critérios de projecto por sismo para vigas de betão armado (disponíveis quando as normas de betão e sismo seleccionadas são a EHE‑08 e a NCSE 02 de Espanha). Em próximas actualizações da versão 2013 serão implementardas outras normas de betão e de sismo.
As listagens justificativas de verificações E.L.U e E.L.S, de vigas metálicas (ícones e do editor) e a verificação da série de vigas metálicas (ícone do editor) obtém também o novo editor de vigas (em versões anteriores obtinha-se mediante a opção Erros de vigas do menu Vigas/Muros no separador Resultados).
O novo editor de armaduras de vigas de CYPECAD inclui, de igual forma que no programa Vigas contínuas, a visualização dos gráficos de área necessária e de área efectiva das armaduras dispostas no pórtico editado.
Os desenhos dos pórticos das vigas das obras que podem utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada) inclui, no quadro de Pormenorização de armaduras, os esquemas de dobragem das armaduras longitudinais e transversais do pórtico (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> seleccionar Desenhos de pórticos como tipo de desenho> activar Pormenorização de armaduras na criação ou edição do desenho que se vai gerar).
Os esquemas de dobragem de armaduras também está incluido no desenho de Pormenorização de pilares (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> seleccionar Pormenorização de pilares) e nas armaduras do novo programa Verificação de punçoamento.
As normas de diversos países possuem critérios de projecto por capacidades para pilares e vigas de betão aplicáveis ao cálculo sísmico. Estes critérios têm a finalidade de evitar a ocorrência de modos de rotura frágeis que possam produzir o colapso da estrutura mediante a formação de mecanismos. Os critérios de projecto por capacidades estão baseados no incremento da resistência à flexão dos suportes relativamente às vigas, e incrementar proporcionalmente a resistência ao esforço transverso de pilares e vigas, melhorando a ductilidade da estrutura. Com isto pretende-se evitar por um lado a formação de rótulas plásticas nos suportes antes que nas vigas e, por outro, evitar as falhas por esforço transverso (frágeis) antes que as falhas por flexão.
A tendência das diversas normas, em matéria de construção sismo-resistente, é a de aplicar estes critérios mediante a utilização de factores de sobrerresistência à flexão dos suportes relativamente às vigas, e factores de sobrerresistência ao esforço transverso relativamente à resistência à flexão em pilares e vigas.
A versão 2013.e de CYPECAD implementa os critérios de projecto por capacidade para a flexão nos suportes segundo o Anexo 10 da EHE-08. Em próximas actualizações serão implementadas as restantes verificações da EHE-08 e as verificações de outras normas.
A partir da versão 2013.e, a exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) inclui as lajes aligeiradas e os blocos perdidos de lajes fungiformes. Estes elementos não são visíveis na vista 3D gerada pelo CYPECAD mas as lajes aligeradas exportam-se para IFC em três dos quatro formatos disponíveis (IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3) e os blocos perdidos de lajes fungiformes nos quatro formatos (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3 e Allplan IFC 2x3).
A versão 2013.e incorpora no editor de vigas do programa Vigas contínuas (ícone ) novas ferramentas para a edição de armaduras. Estas melhorias também aparecem no novo editor de vigas de CYPECAD, já que é o mesmo que o de Vigas contínuas. Seguidamente pormenorizam-se essas ferramentas.
Foi implementado a opção Unir no diálogo Armaduras longitudinais (ícone ), que permite unir varões de armadura de reforço do mesmo diâmetro. O utilizador selecciona dois grupos de varões e indica o número de varões que deseja unir.
Foi implementado a opção Disposição da armadura transversal no diálogo de edição de armadura transversal (ícone > opção Editar armaduras). Nesta nova opção existem duas opções:
No diálogo de edição de armadura transversal (ícone > opción Editar armaduras) foi implementado dois campos que permitem ao utilizador indicar o número de estribos agrupados ou de ramos agrupados (se a armadura transversal possuir ramos).
Mediante o novo diálogo secções transversais (ícone ), o utilizador pode configurar as secções das vigas do pórtico que se vão representar mediante as seguintes opções:
A versão 2013.e do CYPECAD MEP permite a importação de mais elementos construtivos:
A versão 2013.e do CYPECAD MEP internacional incorpora na Climatização a verificação, o dimensionamento e o detalhe dos equipamentos de climatização por condutas. No Cypevac, estes equipamentos também são tidos em conta no dimensionamento, estando as suas características definidas automaticamente.
CYPECAD MEP internacional, é a versão disponibilizada quando se selecciona um país que ainda não dispõe do Gerador de preços ou quando se selecciona a opção Outros da lista de países.
Foi incrementado o número de elementos com descrição editável (tipo de descrição que se iniciou na versão 2011.a). A versão 2013.e incorpora a possibilidade de definir grelhas e mais tipos de condutas como elementos editáveis.
Com a descrição editável, para além de ser possível utilizar elementos e equipamentos do Gerador de preços, o projectista também pode definir os parâmetros de equipamentos de qualquer marca comercial sem necessidade de utilizar a importação do Gerador de preços. A descrição editável de equipamentos e elementos da instalação está inserida no CYPECAD MEP internacional.
Os elementos da instalação de ar condicionado que dispõem de descrição editável actualmente são:
A versão 2013.e de CYPECAD MEP incorpora a possibilidade de incluir novos sistemas de piso radiante. Ao piso radiante convencional, que o programa continha, foi acrescentado o piso radiante de baixa altura (utilizado normalmente em reabilitação) e o piso radiante industrial e do sector terciário (usado para grandes instalações).
Deste modo, o utilizador poderá optar por diferentes tipos de pavimento radiante segundo as necessidades e condicionantes construtivas da instalação:
Foi implementado a possibilidade de forçar a secção do condutor da linha que alimenta a um quadro parcial. Se durante o cálculo o programa detecta que a secção deve ser maior que a secção forçada, indicará que existe um erro.
Essa secção pode-se forçar quando se introduz ou se edita um quadro parcial (menu Instalação> Instalação interior (cargas)> introduzir o quadro parcial> activar a opção Forçar a secção do circuito de alimentação; ou também menu Instalação> Editar> seleccionar o quadro parcial> activar a opção Forçar a secção do circuito de alimentação).
Para facilitar a edição dos circuitos, incluiu-se informação no ecrã acerca do circuito do quadro ou quadro parcial que alimenta uma determinada carga.
Para isso, basta posicionar-se com o cursor sobre a carga desejada depois de ter calculado a instalação.
No Arquimedes, uma estrutura de preços de uma base de dados (orçamento ou banco de preços) inclui a quantidade, o preço e a importância de uma série de recursos até determinado nível de decomposição. Quando esta estrutura de preços chega até ao último nível (unitários) é chamada estrutura de preços completa.
Até agora o Arquimedes, num banco de preços, só contemplava uma estrutura de preços. Num orçamento o Arquimedes podia suportar até três estruturas de preços completas, a de Orçamento, a de Venda e a de Estudo, no entanto não se podiam visualizar as três simultaneamente. A opção ‘Modo de cálculo de preços’ (Menu Mostrar> Configuração) indicava se composição fazia referência ao preço de venda ou ao preço de estudo.
A partir da versão 2013.e o Arquimedes passa a comtemplar três estruturas de preços completas em bancos de preços e permite visualizá-las simultaneamente em orçamento e em bancos de preços. As três estruturas de preços completas são:
Esta alteração implicou a criação de novas opções do programa e a modificação de várias outras. Essas alterações são detalhadas seguidamente:
Nas versões anteriores os bancos de preços, no Arquimedes, dispunham de uma estrutura de preços completa (com quantidade, preço e importância ao nível dos unitários). Esta estrutura de preços completa é denominada Orçamento, diferenciando-a assim das outras duas criadas na versão 2013.e:
Desta forma pode-se criar um banco de preços de uma empresa de construção com os custos de internos da empresa e o preço de venda que pratica habitualmente, quer em artigos quer em recursos unitários. Estes recursos podem ser copiados para um orçamento, passando a fazer parte de um capítulo ou de um artigo, mantendo o custo interno da empresa de construção e o respectivo preço de venda, facilitando assim o processo de geração da proposta para o cliente final.
O utilizador pode criar nos bancos de preços uma, duas ou as três estruturas de preços completas, dependendo das necessidades ou prática habitual na elaboração dos orçamentos.
No campo Apresentação de colunas da janela Colunas visíveis da árvore de composição de um banco de preços (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) foi criado o tipo Banco de preços de empresa que permite visualizar as três estruturas de preços completas (Quantidade, Preço, Importância, Quantidade de venda, Preço de venda, Importância de venda, Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo).
Nas versões anteriores, os orçamentos realizados com o Arquimedes incluíam até três estruturas de preços completas (orçamento, venda e estudo), apesar de apenas se poderem visualizar simultaneamente duas delas, a que denominamos Orçamento (quantidade, preço e importância) e uma das outras duas (Venda ou Estudo). A opção ‘Modo de cálculo de preços’ (Menu Mostrar> Configuração) indicava se a composição fazia referência ao preço de venda ou ao preço de estudo.
A partir da versão 2013.e as três estruturas de preços completas, Orçamento (Quantidade, Preço e Importância), Venda (Quantidade de venda, Preço de venda e Importância de venda) e Estudo (Quantidade de estudo, Preço de estudo e Importância de estudo) podem visualizar-se ao mesmo tempo e como consequência a opção ‘Modo de cálculo de preços’, antes mencionada, deixa de ter utilidade e desaparece.
Estas três estruturas de preços completas partilham a mesma estrutura de composição. Para que um recurso disponha de dados em qualquer uma das estruturas de preços deve-se introduzir o rendimento ou a quantidade desejada (quantidade, quantidade de venda ou quantidade de estudo) juntamente com o preço correspondente (preço, preço de venda ou preço de estudo).
As três estruturas de preços permitem manter na mesma obra o orçamento de projecto, o orçamento de estudo do construtor e a proposta ou contrato, quer se trate de um projecto para a administração pública ou de promoção privada.
Nos pontos seguintes são apresentadas as alterações e as novas opções que permitem ao utilizador a definição das três estruturas de preços completas.
No campo Apresentação de colunas da janela Colunas visíveis da árvore de composição de um orçamento (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) foram implementadas mais tipos de apresentações de colunas e foram melhoradas outas já existentes.
Algumas destas apresentações são adaptadas tendo em conta as opções seleccionadas na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto). Estas opções agrupam-se em dois pontos: Tipo de projecto (Para a Administração Pública ou De promoção privada) e Estrutura de preços para o Contrato de empreitada (Nova secção implementada na versão 2013.e que dispõe das opções Estrutura de preços do orçamento e Estrutura de preços de venda).
As apresentações de colunas implementadas ou melhoradas são:
Para além das Apresentações de colunas implementadas no programa (para bancos de Preços e para orçamentos) foram adicionadas novas colunas na janela Colunas visíveis da Árvore de composição (duplo clique sobre a barra de colunas da janela Árvore de composição) que são utilizadas nas novas apresentações implementadas e nas melhoradas. As colunas implementadas são:
Nesta lista indica-se o grupo de compras ao qual pertencem os fornecedores.
A visualização das três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda e Estudo) num orçamento e a sua implementação num banco de preços tornaram necessária a criação das funções do menu Estruturas de preços (menu Processos> Estruturas de preços), que permite a transferência de dados entre as estruturas de preços e a modificação automatizada de cada uma delas.
As funções deste menu são:
Com esta ferramenta é possível, por exemplo, obter uma proposta a partir do Estudo (também denominado de objectivo) copiando a estrutura de preço de estudo (custos directos (CD) + custos indirectos (CI)) para a de venda aplicando um coeficiente ou percentagem para considerar a margem que a empresa pretende considerar. Esta margem, aplicada à soma final dos CD + CI inclui, entre outros, custos de estrutura da empresa, custos do contrato, custos financeiros e ainda o lucro esperado e a margem de risco que se pretende considerar.
O preço de orçamento, o preço de venda ou o preço de estudo de um artigo (ou de um preço auxiliar com composição) dependem da sua composição: quantidade e preço dos seus unitários. Para que o utilizador disponha de uma maior versatilidade para alterar os preços de orçamento, venda ou estudo nos artigos o Arquimedes permite agora a sua modificação sem necessidade de alterar a sua composição. Quando se introduz um valor num preço de orçamento, venda ou estudo de um artigo, ou preço auxiliar, o programa solícita ao utilizador que opte por uma de três opções:
A ferramenta Orçamentos comparativos (menu Processos> Orçamentos comparativos> Novo orçamento comparativo) foi modificada para permitir a comparação entre as estruturas de preços (completas ou não) do mesmo orçamento:
No separador Tipo de projecto da janela Dados novo orçamento (menu Arquivo> Novo) foi criado a secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada, onde se pode seleccionar entre as opções Estrutura de preços do orçamento e Estrutura de preços de venda. A opção seleccionada permite:
A secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada também foi implementada na janela Tipo de projecto(menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto).
Na janela Exportar para FIEBDC-3 (menu Arquivo> Exportar> Exportar para FIEBDC-3) foram implementadas novas opções para seleccionar a informação que se pretende exportar nas secções seguintes:
A opção Eliminar composição de artigos (menu Processos) apresenta agora uma janela com o mesmo nome onde o utilizador selecciona uma das opções seguintes:
A janela Copiar quantidades ou preços de artigos entre colunas (menu Processos) inclui as novas colunas de quantidades, preços e custos implementadas na versão 2013.e:
As opções Incrementar Preços, Ajuste do orçamento e Ajuste parcial (menu Processos> Alterações de Preços) permitem seleccionar a estrutura de Preços completa que se pretende modificar (Orçamento, Venda ou Estudo).
Na janela Tipo de projecto (menu Mostrar> Configuração> Tipo de projecto) foi criada uma secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada, onde se pode seleccionar entre as opções Estrutura de preços do orçamento ou Estrutura de preços de venda. A opção seleccionada permite:
A secção Estrutura de preços para o Contrato de empreitada também foi implementada no separador Tipo de projecto da janela Dados novo orçamento (menu Arquivo> Novo)
Na janela Percentagens (menu Mostrar> Configuração> Percentagens), a opção Custos indirectos foi substituída pelas seguintes:
Deste modo podem ser definidos custos indirectos para cada uma das três estruturas de preços.
As opções da janela Regras para marcação de preços incorrectos foram agrupadas em duas secções:
Os Valores a utilizar como referência que se definem na janela Edição de opções de obra (menu Controle de obra> Configuração) foram adaptados para poder contemplar um controle da obra tendo em conta que o estudo foi realizado sobre a estrutura de preços de estudo ou sobre a de orçamento.
Os menus contextuais aparecem no ecrã quando se clica com o botão direito do rato sobre algum campos que os possua. Na vista árvore de Árvore de composição foram implementadas novas opções nos menus contextuais de alguns dos recursos para contemplar as três estruturas de preços completas (Orçamento, Venda e Estudo) que foram criadas na versão 2013.e. As opções implementadas são:
Esta opção é a mesma que aparece na janela que aparece quando se modifica manualmente a célula Preço e que já se explicou em detalhe na secção Modificação do preço de orçamento, preço de venda e preço de estudo em artigos ou preços auxiliares com composição desta página Web.
No menu Lista da vista Lista de recursos foram implementadas as opções seguintes:
Na lista desdobrável que aparece nas zonas de detalhe da medição e de auto foram criadas as opções Quantidade de venda e Quantidade de estudo.
No Editor de planilhas de listagem (menu Arquivo> Imprimir> Editar planilhas de listagem), foi adicionada a opção Estruturas de preços utilizadas no menu Dados. Se a planilha utiliza uma determinada estrutura de preços e se se pretende que a informação que se encontra inabilitada ou anulada para essa estrutura de preços não se imprima na listagem pode utilizar esta função. Esta nova opção abre uma janela que contém uma série de opção de configuração. Através das opções de configuração pode-se omitir a impressão dessa informação sem necessidade de utilizar guiões.
O módulo de conexão com o Arquimedes foi actualizado para o novo ArchiCAD® 16 (32-bit).
A versão 2013.e inclui os Geradores de preços para a Argentina, Brasil e México. Na secção Geradores de preços para a Argentina, Brasil e México desta página Web dispõe de mais informação sobre os novos Geradores de preços na página Gerador de preço informação sobre todos os Geradores de preços CYPE.
Foram implementados os seguintes novos artigos:
Foram actualizados os produtos ou os preços dos fabricantes seguintes:
Foram adicionados os fabricantes seguintes: