Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2013.g
Descarregar actualização da versão 2013.c à versão 2013.d

 

Melhorias na aplicação de normas

Acções nas estruturas. Sismo

Critérios de projecto por capacidade para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão

No ponto Critérios de projecto para o cálculo sísmico por capacidade de vigas e pilares de betão das novidades de CYPECAD desta mesma página Web dispõe de informação sobre a implementação dos critérios de projecto para o cálculo sísmico por capacidade de pilares e vigas de betão.

CHOC-04 (Honduras), COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela) e NSE-10 (Guatemala)

Foram implementadas melhorias nas seguintes normas sísmicas:

  • CHOC-04 (Honduras)
    Código Hondureño de la Construcción. Normas Técnicas Complementarias. XII. Cargas y Fuerzas Estructurales. Diseño por Sismo.
  • COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela)
    Norma Venezolana COVENIN 1756-1:2001. Edificaciones sismorresistentes.
  • NSE-10 (Guatemala)
    Normas de Seguridad Estructural de Edificaciones y Obras de Infraestructura para la República de Guatemala, edición 2010.

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e Novo Metal 3D desde versões anteriores. Utilizam-se no CYPECAD juntamente com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional).
A partir da versão 2013.g, o cálculo no CYPECAD com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional), combinada com as normas de sismo CHOC-04 (Honduras), COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela) ou NSE-10 (Guatemala) oferece:

  • Listagens justificativas das verificações dos Estados Limite Últimos de pilares de betão no editor de pilares do CYPECAD.
  • Edição avançada de pilares do CYPECAD.
  • Geração automática das tabelas de armadura para pilares.

O novo editor de pilares de CYPECAD oferece uma extensa e minuciosa informação sobre os dados, verificações, dimensionamento e resultados de todos os pilares de betão e de aço da obra incluindo as suas listagens justificativas das verificações dos Estados Limite Últimos (E.L.U.). As listagens E.L.U. permitem verificar, justificar e optimizar o dimensionamento dos pilares no CYPECAD.

COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela). Análise estática e correcção por corte basal

Norma Venezolana COVENIN 1756-1:2001. Edificaciones sismorresistentes.
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.g inclui no programa CYPECAD:

  • método de análise estática (força lateral equivalente) 
    A selecção do método de análise (dinâmica ou estática) realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
  • correcção por corte basal
    Esta correcção aplica-se ao cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica (modal espectral). No ponto Correcção por corte basal para o cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica da página de CYPECAD, dispõe de mais informação sobre esta verificação (normas de sismo nas quais foram implementadas, valor do corte dinâmico total na base, factor de ajuste...).

Novidades no CYPECAD

Critérios de projecto para o cálculo sísmico por capacidade de vigas e pilares de betão

Na versão 2013.e de CYPECAD implementaram-se os "critérios de projecto por capacidade à flexão nos suportes de betão segundo o Anexo 10 da EHE-08". Agora, na versão 2013.g implementam-se outros critérios de projecto para o cálculo sísmico por capacidade com os quais CYPECAD dimensiona as vigas e pilares de betão. Os critérios de projecto por capacidades implementadas até agora são:

  • Criterios de diseño por capacidad a flexión en soportes de hormigón segundo o Anexo 10 da norma de betão EHE-08 (Espanha) - desde v.2013.e.
  • Criterios de diseño por capacidad a flexión en soportes de hormigón segundo a norma sísmica
    NCSE-02 (Espanha) -desde v.2013.g.
  • Criterios de diseño por capacidad a cortante en vigas de hormigón segundo o Anexo 10 da norma de betão EHE-08 (Espanha) - desde v.2013.g
  • Criterios de diseño por capacidad a cortante en vigas de hormigón segundo a norma sísmica
    NCSE-02 (Espanha) - desde v.2013.g

Estes critérios de projecto aplicam-se no CYPECAD e especificam-se nas Listagens justificativas de Estados Limite Últimos se as normas seleccionadas forem as indicadas.


  
CYPECAD. Criterios de diseño por capacidad a cortante en vigas de hormigón según EHE­08  


Editor de vigas de CYPECAD

O novo editor de vigas do CYPECAD (implementado na versão 2013.e) inclui na versão 2013.g as seguintes melhorias:

Rearmar pórtico Rearmar pórtico

Foi implementada a opção Rearmar pórtico, representada pelo ícone Rearmar pórtico situada na barra de ferramentas superior do editor de vigas. Esta opção rearma o pórtico editado com os esforços calculados pelo CYPECAD, embora esteja activa a opção para bloquear a armadura do pórtico no editor (nova opção desta versão que se informa no ponto seguinte).

Armados desbloqueados - Pulsar para bloquear/Armados bloqueados - Pulsar para desbloquearBloquear/Desbloquear armadura do pórtico

A nova opção para Bloquear ou Desbloquear a armadura de um pórtico está representada por um ícone situado na secção Visualização do menu lateral do novo editor de vigas. Este ícone apresenta-se com dois aspectos: cadeado aberto (Armados desbloqueados - Pulsar para bloquear) ou fechado (Armados bloqueados - Pulsar para desbloquear). O cadeado aberto (Armados desbloqueados - Pulsar para bloquear) indica que a armadura do pórtico em edição não está bloqueada e o cadeado fechado (Armados bloqueados - Pulsar para desbloquear) indica que está bloqueado. Ao premir sobre o ícone altera o estado de bloqueio da armadura do pórtico. O bloqueio da armadura só é efectivo para acções realizadas desde fora do editor. O mesmo é dizer, se a armadura do pórtico está bloqueada (Armados bloqueados - Pulsar para desbloquear) CYPECAD não poderá modificar a sua armadura embora se utilize qualquer das opções para rearmar ou calcular a obra (separador Entrada de vigas> menu Calcular). Não obstante, embora a armadura do pórtico esteja bloqueada (Armados bloqueados - Pulsar para desbloquear) pode-se modificar a sua armadura desde o Editor de vigas (alterando manualmente ou utilizando o ícone Rearmar Rearmar pórtico implementado nesta versão).

Unir armadura de montagem ou armadura de alma

CYPECAD. Editor de vigas. Unir armadura de montaje o armadura de piel

Na versão 2013.e implementou-se a opção Unir armaduras longitudinais (incluída no diálogo Armaduras longitudinais que se activa mediante o ícone Armaduras longitudinales da barra de ferramentas superior do editor de vigas), tanto para o editor de vigas de CYPECAD como para o programa Vigas contínuas. Esta opção permite desde aí unir grupos de varões de armadura de reforço do mesmo diâmetro.
Agora, na versão 2013.g, a opção Unir armaduras permite também unir a armadura de montagem e a armadura de alma entre vigas contínuas. Mediante esta opção, o utilizador também pode seleccionar a armadura de montagem ou a de alma de uma viga e depois a da outra viga contínua. O programa unirá a armadura de montagem ou de alma seleccionada, copiando a armadura seleccionada em primeiro lugar sobre a que se seleccionou em segundo lugar. A diferença da união de armaduras de reforço (nas que o programa só permite unir armaduras do mesmo diâmetro sem substituir a armadura de uma viga pela da outra), a união das armaduras de montagem ou de alma implica a substituição das seleccionadas no segundo lugar pelas seleccionadas no primeiro lugar (independentemente do seu número e diâmetro).

Conservação da configuração do menu lateral

As opções de configuração do editor de vigas guardam-se automaticamente para a próxima vez que o utilizador edite a armadura de um pórtico. Estas opções são as mesmas tanto no Editor de vigas de CYPECAD como no programa Vigas contínuas.

Orçamento da estrutura com os Geradores de preços de Colômbia e Equador

Na versão 2013.g, CYPECAD permite a geração do orçamento e a medição da estrutura de betão calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços dos Geradores de preços da Colômbia e Equador.
Para isso, deve instalar CYPECAD em espanhol, em espanhol para Argentina ou em espanhol para México e a obra deve estar calculada com a norma de betão de aplicação em Colômbia e Equador (ACI 318M­08). De qualquer forma, o programa permitirá seleccionar entre o Gerador de preços da Colômbia ou o do Equador.
Para realizar a exportação é necessário que a licença de utilização possua a ligação com o gerador de preços correspondente.

 

Novidades no Verificação de punçoamento

Representação no desenho da planta da armadura de reforço ao punçoamento

Os desenhos que gera o programa Verificação de punçoamento incluem uma vista em planta do reforço ao punçoamento.

Implementação de exemplos calculados com o Eurocódigo 2

A versão 2013.g do programa Verificação de punçoamento inclui exemplos calculados com o Eurocódigo 2.

 

Novidades no Vigas contínuas

O programa Vigas contínuas incorpora as seguintes melhorias:

  • Rearmar pórticos
  • Unir armadura de montagem ou armadura de alma
  • Conservação da configuração do menu lateral

Estas melhorias são as mesmas que as implementadas no editor de vigas de CYPECAD (excepto a opção Bloquear armadura que, dado o seu funcionamento, não teria sentido no programa Vigas contínuas).

 

Novidades no CYPECAD MEP

Climatização

Equipamentos de regulação e controlo em colectores de piso radiante

Ampliaram-se as possibilidades de definição de equipamentos de regulação e controlo em colectores de piso radiante graças às seguintes melhorias:

  • Foi aumentado o número de fabricantes disponíveis para a definição de equipamentos de regulação e controlo através de cabeças electrotérmicas
  • Foi implementado a possibilidade de definir equipamentos de regulação e controlo mediante válvula de zona.

Electricidade

Ícone específico para circuitos editados

No diálogo Configuração do quadro/subquadro (menu Instalação> Editar> seleccionar o quadro ou subquadro desejado> marcar o separador Quadro que aparece se foi calculado a obra> activar a Configuração do utilizador), foi incluído um novo ícone para diferenciar os circuitos que foram editados pelo utilizador. Deste modo, podem ser reconhecidos rapidamente.

Cypevac 3D

Nova opção no menu Dados gerais

Na versão 2013.g implementou-se a opção para seleccionar o módulo de cálculo "Acústica. Norma EN 12354 (Internacional)" (implementado na versão 2013.e) nos países que já disponham de um módulo de cálculo acústico específico para a norma do país, como Espanha (CTE DB HR), França (NRA 2000) ou Portugal (RRAE). Deste modo, o novo módulo está disponível em todos os países suportados em CYPECAD MEP, incluindo também a opção de país "Outros".
A selecção do módulo de cálculo realiza-se no menu Dados gerais do separador CYPEVAC 3D, permitindo alterar rapidamente entre a norma do país e a configurada pelo utilizador sem necessidade de definir de novo a obra.

 

Arquimedes

Conexão com o Allplan® 13 (32-bit)

O módulo de ligação entre o Arquimedes e o Allplan foi actualizado para se adaptar às alterações introduzidas pelo Allplan® 13 (32-bit) e preservar a ligação entre ambas as aplicações.

 

Gerador de preços

Novidades dos Geradores de preços com instruções de utilização e manutenção

Nos Geradores que incluem instruções de utilização e manutenção (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, Espanha, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique), foram acrescentados os capítulos/subcapítulos/secções seguintes com instruções para o Manual de Utilização e Manutenção:

  • RIA. Revestimentos / Pinturas em paramentos interiores / Tintas de cal
  • RTE. Revestimentos / Tectos falsos / Contínuos, de placas de cimento
  • RTF. Revestimentos / Tectos falsos / De fibras minerais
  • YIJ. Segurança e saúde / Equipamentos de protecção individual / Para os olhos e a cara
CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.