No ponto Critérios de projecto para o cálculo sísmico por capacidade de vigas e pilares de betão das novidades de CYPECAD desta mesma página Web dispõe de informação sobre a implementação dos critérios de projecto para o cálculo sísmico por capacidade de pilares e vigas de betão.
Foram implementadas melhorias nas seguintes normas sísmicas:
Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e Novo Metal 3D desde versões anteriores. Utilizam-se no CYPECAD juntamente com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional).
A partir da versão 2013.g, o cálculo no CYPECAD com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional), combinada com as normas de sismo CHOC-04 (Honduras), COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela) ou NSE-10 (Guatemala) oferece:
O novo editor de pilares de CYPECAD oferece uma extensa e minuciosa informação sobre os dados, verificações, dimensionamento e resultados de todos os pilares de betão e de aço da obra incluindo as suas listagens justificativas das verificações dos Estados Limite Últimos (E.L.U.). As listagens E.L.U. permitem verificar, justificar e optimizar o dimensionamento dos pilares no CYPECAD.
Norma Venezolana COVENIN 1756-1:2001. Edificaciones sismorresistentes.
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.g inclui no programa CYPECAD:
Na versão 2013.e de CYPECAD implementaram-se os "critérios de projecto por capacidade à flexão nos suportes de betão segundo o Anexo 10 da EHE-08". Agora, na versão 2013.g implementam-se outros critérios de projecto para o cálculo sísmico por capacidade com os quais CYPECAD dimensiona as vigas e pilares de betão. Os critérios de projecto por capacidades implementadas até agora são:
Estes critérios de projecto aplicam-se no CYPECAD e especificam-se nas Listagens justificativas de Estados Limite Últimos se as normas seleccionadas forem as indicadas.
O novo editor de vigas do CYPECAD (implementado na versão 2013.e) inclui na versão 2013.g as seguintes melhorias:
Foi implementada a opção Rearmar pórtico, representada pelo ícone situada na barra de ferramentas superior do editor de vigas. Esta opção rearma o pórtico editado com os esforços calculados pelo CYPECAD, embora esteja activa a opção para bloquear a armadura do pórtico no editor (nova opção desta versão que se informa no ponto seguinte).
A nova opção para Bloquear ou Desbloquear a armadura de um pórtico está representada por um ícone situado na secção Visualização do menu lateral do novo editor de vigas. Este ícone apresenta-se com dois aspectos: cadeado aberto () ou fechado (). O cadeado aberto () indica que a armadura do pórtico em edição não está bloqueada e o cadeado fechado () indica que está bloqueado. Ao premir sobre o ícone altera o estado de bloqueio da armadura do pórtico. O bloqueio da armadura só é efectivo para acções realizadas desde fora do editor. O mesmo é dizer, se a armadura do pórtico está bloqueada () CYPECAD não poderá modificar a sua armadura embora se utilize qualquer das opções para rearmar ou calcular a obra (separador Entrada de vigas> menu Calcular). Não obstante, embora a armadura do pórtico esteja bloqueada () pode-se modificar a sua armadura desde o Editor de vigas (alterando manualmente ou utilizando o ícone Rearmar implementado nesta versão).
Na versão 2013.e implementou-se a opção Unir armaduras longitudinais (incluída no diálogo Armaduras longitudinais que se activa mediante o ícone da barra de ferramentas superior do editor de vigas), tanto para o editor de vigas de CYPECAD como para o programa Vigas contínuas. Esta opção permite desde aí unir grupos de varões de armadura de reforço do mesmo diâmetro.
Agora, na versão 2013.g, a opção Unir armaduras permite também unir a armadura de montagem e a armadura de alma entre vigas contínuas. Mediante esta opção, o utilizador também pode seleccionar a armadura de montagem ou a de alma de uma viga e depois a da outra viga contínua. O programa unirá a armadura de montagem ou de alma seleccionada, copiando a armadura seleccionada em primeiro lugar sobre a que se seleccionou em segundo lugar. A diferença da união de armaduras de reforço (nas que o programa só permite unir armaduras do mesmo diâmetro sem substituir a armadura de uma viga pela da outra), a união das armaduras de montagem ou de alma implica a substituição das seleccionadas no segundo lugar pelas seleccionadas no primeiro lugar (independentemente do seu número e diâmetro).
As opções de configuração do editor de vigas guardam-se automaticamente para a próxima vez que o utilizador edite a armadura de um pórtico. Estas opções são as mesmas tanto no Editor de vigas de CYPECAD como no programa Vigas contínuas.
Na versão 2013.g, CYPECAD permite a geração do orçamento e a medição da estrutura de betão calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços dos Geradores de preços da Colômbia e Equador.
Para isso, deve instalar CYPECAD em espanhol, em espanhol para Argentina ou em espanhol para México e a obra deve estar calculada com a norma de betão de aplicação em Colômbia e Equador (ACI 318M08). De qualquer forma, o programa permitirá seleccionar entre o Gerador de preços da Colômbia ou o do Equador.
Para realizar a exportação é necessário que a licença de utilização possua a ligação com o gerador de preços correspondente.
Os desenhos que gera o programa Verificação de punçoamento incluem uma vista em planta do reforço ao punçoamento.
A versão 2013.g do programa Verificação de punçoamento inclui exemplos calculados com o Eurocódigo 2.
O programa Vigas contínuas incorpora as seguintes melhorias:
Estas melhorias são as mesmas que as implementadas no editor de vigas de CYPECAD (excepto a opção Bloquear armadura que, dado o seu funcionamento, não teria sentido no programa Vigas contínuas).
Ampliaram-se as possibilidades de definição de equipamentos de regulação e controlo em colectores de piso radiante graças às seguintes melhorias:
No diálogo Configuração do quadro/subquadro (menu Instalação> Editar> seleccionar o quadro ou subquadro desejado> marcar o separador Quadro que aparece se foi calculado a obra> activar a Configuração do utilizador), foi incluído um novo ícone para diferenciar os circuitos que foram editados pelo utilizador. Deste modo, podem ser reconhecidos rapidamente.
Na versão 2013.g implementou-se a opção para seleccionar o módulo de cálculo "Acústica. Norma EN 12354 (Internacional)" (implementado na versão 2013.e) nos países que já disponham de um módulo de cálculo acústico específico para a norma do país, como Espanha (CTE DB HR), França (NRA 2000) ou Portugal (RRAE). Deste modo, o novo módulo está disponível em todos os países suportados em CYPECAD MEP, incluindo também a opção de país "Outros".
A selecção do módulo de cálculo realiza-se no menu Dados gerais do separador CYPEVAC 3D, permitindo alterar rapidamente entre a norma do país e a configurada pelo utilizador sem necessidade de definir de novo a obra.
O módulo de ligação entre o Arquimedes e o Allplan foi actualizado para se adaptar às alterações introduzidas pelo Allplan® 13 (32-bit) e preservar a ligação entre ambas as aplicações.
Nos Geradores que incluem instruções de utilização e manutenção (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, Espanha, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique), foram acrescentados os capítulos/subcapítulos/secções seguintes com instruções para o Manual de Utilização e Manutenção: