A versão 2013.h inclui o Gerador de preços para Argélia. De igual forma que nos restantes países com Gerador de preços, os responsáveis dos projectos de edificação na Argélia dispõem agora de uma completa ferramenta informática que lhes permite obter preços (para obra nova e reabilitação) com as previsões de custos ajustados ao máximo à realidade, e que lhes facilita a elaboração de documentação de projecto de qualidade (completa, consistente e com informação técnica vinculada a cada unidade de obra) e que inclui produtos de fabricantes e produtos genéricos. A informação dos Geradores de preços é útil para a realização de estudos prévios, anteprojectos, projectos básicos e de execução, e a documentação para o utilização e manutenção do edifício.
Só é possível seleccionar o Gerador de preços para Argélia quando a instalação é feita com o idioma francês.
Com a incorporação da Argélia, são já catorze os países que dispõem do Gerador de preços. Em África: Angola, Argélia, Cabo Verde, Marrocos e Moçambique; Na América: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru; e na Europa: Espanha, França e Portugal.
Em Gerador de preços da construção dispõe de mais informação sobre os Geradores de preços da CYPE.
Norme tecniche per le costruzioni.
Foi implementado a norma italiana NTC: 14-01-2008 no programa Verificação de punçoamento. Esta norma já estava implementada desde versões anteriores em outros programas da CYPE (CYPECAD, Novo Metal 3D, Metal 3D Clássico, Vigas contínuas, Passagens inferiores.
No ponto Critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de vigas e pilares de betão das novidades de CYPECAD desta mesma página Web dispõe de informação sobre a implementação dos critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão.
Reglamento para el Dimensionamento Estructural en la República de Panamá (REP-04).
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.h inclui no programa CYPECAD:
Nas versões 2013.e e 2013.g do CYPECAD implementaram-se critérios de dimensionamento por capacidade à flexão nos suportes de betão segundo o Anexo 10 da EHE-08 e segundo a NCSE-02, e critérios de dimensionamento por capacidade ao corte para o cálculo sísmico de vigas segundo as mesmas normas.
Agora, na versão 2013.h implementam-se:
Os critérios de dimensionamento por capacidade implementados até agora são:
Estes critérios de dimensionamento aplicam-se no CYPECAD e especificam-se nas Listagens justificativas dos Estados Limite Últimos se as normas seleccionadas forem as indicadas.
Foram implementadas as seguintes melhorias na pormenorização das vigas:
Na versão 2013.h, CYPECAD permite a geração do orçamento e a medição da estrutura de betão calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços dos Geradores de preços de Argélia, Brasil e Peru.
Para que o CYPECAD gere o orçamento e a medição para os países mencionados é necessário que a licença de utilização disponha da ligação com o gerador de preços correspondente e além disso, devem cumprir-se os seguintes requisitos:
Foi implementado a norma italiana NTC: 14-01-2008 (Norme tecniche per le costruzioni). Esta norma já estava implementada desde versões anteriores em outros programas da CYPE (CYPECAD, Novo Metal 3D, Metal 3D Clássico, Vigas contínuas, Passagens inferiores).
Foram incluídas as seguintes melhorias nas listagens de verificação que gera o programa:
O programa Vigas contínuas incorpora as seguintes melhorias:
Estas melhorias são as mesmas que as implementadas no editor de vigas de CYPECAD (salvo a opção Bloquear armadura que, dado o seu funcionamento, não tinha sentido no programa Vigas contínuas).
Os seguintes elementos de Sistemas de condução de ar (separador Climatização> menu Instalação> Sistemas de condução de ar) e de Sistema de zonas Airzone (separador Climatização> menu Instalação> Sistema de zonas Airzone) já se exportavam para o formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores. Agora, na versão 2013.h incluem-se mais características destes elementos e algumas foram melhoradas (materiais, layer, cor, geometria, dados de cálculo...).
A partir da versão 2013.h, incluem-se gráficos de isolamento acústico para cada tipo de ruído no menu lateral do ecrã.
Desde versões anteriores, estes gráficos incluem-se na listagem do Estudo acústico do edifício (menu Arquivo> Imprimir> Listagens da obra). Oferecem uma representação estatística dos resultados do isolamento acústico do edifício.
Geram-se cinco gráficos, um para cada tipo de ruído (Ruído aéreo interior mediante elementos de separação verticais, Ruído aéreo interior mediante elementos de separação horizontais, Ruído de impactos, Ruído aéreo exterior e Ruído aéreo em paredes meeiras).
Em cada um dos gráficos desenham-se barras verticais para cada valor de isolamento acústico de pares de compartimentos emissor e receptor, no qual o receptor é um compartimento protegido relativamente ao tipo de ruido representado. A barra vertical é mais ou menos alta em função do número de pares de compartimentos (ordenadas) que possuem o mesmo valor de isolamento acústico de projecto. A cor de cada barra pode ser verde até uma determinada altura e vermelha a seguir. A altura da cor verde indica o número de pares que cumprem com o isolamento acústico exigido e a de cor vermelha é o número de pares que não cumprem.
A observação destes gráficos oferece rapidamente ao utilizador uma ideia do estado de cumprimento do isolamento acústico do edifício (em função da cor que predomina) sem ter que visualizar planta por planta os erros existentes.
Agora, com a representação destes gráficos no ecrã depois de calcular, o utilizador conhece imediatamente o nível de cumprimento do isolamento acústico do edifício que está projectando sem necessidade de obter as listagens nem de ir planta por planta observando os erros.
Melhoria na descrição do grau de ventilação da caixa de ar.
Na exportação para o Formato de Intercâmbio Standard de Bases de Dados da Construção-3 (FIEBDC-3) (menu Arquivo> Exportar> Exportar para FIEBDC-3) inclui-se uma opção para que o orçamento exportado seja um Orçamento cego (só quantidades). Uma vez activada esta opção é possível activar outra que permite Incluir a composição completa dos artigos.