Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2013.h
Descarregar actualização da versão 2013.c à versão 2013.d

Gerador de preços para Argélia (novo programa de Gestão)

Gerador de preços para Argélia

A versão 2013.h inclui o Gerador de preços para Argélia. De igual forma que nos restantes países com Gerador de preços, os responsáveis dos projectos de edificação na Argélia dispõem agora de uma completa ferramenta informática que lhes permite obter preços (para obra nova e reabilitação) com as previsões de custos ajustados ao máximo à realidade, e que lhes facilita a elaboração de documentação de projecto de qualidade (completa, consistente e com informação técnica vinculada a cada unidade de obra) e que inclui produtos de fabricantes e produtos genéricos. A informação dos Geradores de preços é útil para a realização de estudos prévios, anteprojectos, projectos básicos e de execução, e a documentação para o utilização e manutenção do edifício.

Só é possível seleccionar o Gerador de preços para Argélia quando a instalação é feita com o idioma francês.

Com a incorporação da Argélia, são já catorze os países que dispõem do Gerador de preços. Em África: Angola, Argélia, Cabo Verde, Marrocos e Moçambique; Na América: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru; e na Europa: Espanha, França e Portugal.

Em Gerador de preços da construção dispõe de mais informação sobre os Geradores de preços da CYPE.

Melhorias na aplicação das normas

Estruturas de betão

NTC: 14-01-2008 (Itália)

Norme tecniche per le costruzioni.

Foi implementado a norma italiana NTC: 14-01-2008 no programa Verificação de punçoamento. Esta norma já estava implementada desde versões anteriores em outros programas da CYPE (CYPECADNovo Metal 3DMetal 3D ClássicoVigas contínuasPassagens inferiores.

Acções nas estruturas. Sismo

Critérios de dimensionamento sísmico por capacidade para pilares e vigas de betão

No ponto Critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de vigas e pilares de betão das novidades de CYPECAD desta mesma página Web dispõe de informação sobre a implementação dos critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão.

REP-04 (Panamá). Análise estática e correcção por corte basal

Reglamento para el Dimensionamento Estructural en la República de Panamá (REP-04).
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.h inclui no programa CYPECAD:

  • Um método de análise estática (força lateral equivalente) 
    A selecção do método de análise (dinâmica ou estática) realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
  • A correcção por corte basal
    Esta correcção aplica-se ao cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica (modal espectral). No ponto Correcção por corte basal para o cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica da página do CYPECAD, dispõe de mais informação sobre esta verificação (normas de sismo que foram implementadas, valor do corte dinâmico total na base, factor de ajuste...).

Novidades no CYPECAD

Critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de vigas e pilares de betão

Nas versões 2013.e e 2013.g do CYPECAD implementaram-se critérios de dimensionamento por capacidade à flexão nos suportes de betão segundo o Anexo 10 da EHE-08 e segundo a NCSE-02, e critérios de dimensionamento por capacidade ao corte para o cálculo sísmico de vigas segundo as mesmas normas.
Agora, na versão 2013.h implementam-se:

  • Os critérios de dimensionamento por capacidade ao corte nos suportes de betão segundo o Anexo 10 da norma de Espanha EHE-08.
  • Os critérios de dimensionamento por capacidade ao corte nos suportes e vigas de betão segundo a norma de Índia IS 13920: 1993.

  

Os critérios de dimensionamento por capacidade implementados até agora são:

  • Para suportes de betão:
    • Critérios de dimensionamento por capacidade à flexão e ao corte segundo o Anexo 10 da EHE‑08 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade à flexão segundo a NCSE‑02 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao corte segundo a IS 13920: 1993 (Índia)
  • Para vigas de betão:
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao corte segundo o Anexo 10 da EHE‑08 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao corte segundo a NCSE‑02 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao corte segundo a IS 13920: 1993 (Índia)

Estes critérios de dimensionamento aplicam-se no CYPECAD e especificam-se nas Listagens justificativas dos Estados Limite Últimos se as normas seleccionadas forem as indicadas.


  
  

Editor de vigas do CYPECAD

Foram implementadas as seguintes melhorias na pormenorização das vigas:

  • Marcas nos extremos dos varões
    Dentro da secção longitudinal do pórtico desenham-se, no ecrã e nos desenhos de pormenorização de armaduras, umas marcas (linhas inclinadas) que indicam os extremos das barras que se amarram em prolongamento recto. Só se põe a marca nos extremos destes varões se desenharem-se sobrepostos sobre outros varões por estarem ambos dispostos no mesmo plano horizontal.

    Deste modo, é possível distinguir o início e o final de cada varão de armadura dentro da secção longitudinal do pórtico, embora um extremo esteja sobreposto (na secção longitudinal) com outro varão disposto no mesmo plano horizontal. Estas marcas são úteis nos desenhos, especialmente se optar-se por representar a pormenorização das armaduras só na tabela (nova opção de configuração de desenhos que se indica a seguir).

  • Representação da pormenorização de armaduras nos desenhos de pórticos 
    Foram implementadas duas opções que permitem representar a pormenorização de armaduras nos desenhos de dois modos:
    • Pormenorização de armaduras fora do pórtico
      A pormenorização das armaduras desenha-se fora da secção longitudinal de cada pórtico. É o modo de representação das armaduras desde versões anteriores.
    • Pormenorização de armaduras só na tabela
      A pormenorização das armaduras não se desenha no pórtico e só está definida no quadro ou tabela de Pormenorização de armaduras.

Orçamento e medição da estrutura com os Geradores de preços da Argélia, Brasil e Peru

Na versão 2013.h, CYPECAD permite a geração do orçamento e a medição da estrutura de betão calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços dos Geradores de preços de Argélia, Brasil e Peru.

Para que o CYPECAD gere o orçamento e a medição para os países mencionados é necessário que a licença de utilização disponha da ligação com o gerador de preços correspondente e além disso, devem cumprir-se os seguintes requisitos:

  • Argélia
    Para o Gerador de preços da Argélia, cria-se também o orçamento e a medição da estrutura metálica que se introduza. Para ter em conta as unidades de obra e os preços do Gerador de preços da Argélia deve instalar o CYPECAD em francês e a obra deve estar calculada com a norma de betão e de aço de aplicação na Argélia.
  • Brasil
    Para ter em conta as unidades de obra e os preços do Gerador de preços do Brasil, deve instalar o CYPECAD em português para Portugal ou português para Brasil, e a obra deve estar calculada com a norma de betão de aplicação no Brasil.
  • Peru
    Para ter em conta as unidades de obra e os preços do Gerador de preços do Peru, deve instalar o CYPECAD em espanhol, em espanhol para Argentina ou em espanhol para México e a obra deve estar calculada com a norma de betão de aplicação no Peru.

Novidades na Verificação de punçoamento

Implementação da NTC: 14-01-2008 (Itália)

Foi implementado a norma italiana NTC: 14-01-2008 (Norme tecniche per le costruzioni). Esta norma já estava implementada desde versões anteriores em outros programas da CYPE (CYPECADNovo Metal 3DMetal 3D ClássicoVigas contínuasPassagens inferiores).

Melhorias nas Listagens de verificação

Foram incluídas as seguintes melhorias nas listagens de verificação que gera o programa:

  • Índice da listagem
  • Quadro de características do suporte, das secções de verificação e do reforço

 

  

Novidades em Vigas contínuas

O programa Vigas contínuas incorpora as seguintes melhorias:

  • Separadores entre os varões longitudinais dispostas no mesmo plano horizontal.
  • Configuração do desenho de pormenorização de armaduras.

Estas melhorias são as mesmas que as implementadas no editor de vigas de CYPECAD (salvo a opção Bloquear armadura que, dado o seu funcionamento, não tinha sentido no programa Vigas contínuas).

Novidades no CYPECAD MEP

Exportação para IFC

Os seguintes elementos de Sistemas de condução de ar (separador Climatização> menu Instalação> Sistemas de condução de ar) e de Sistema de zonas Airzone (separador Climatização> menu Instalação> Sistema de zonas Airzone) já se exportavam para o formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores. Agora, na versão 2013.h incluem-se mais características destes elementos e algumas foram melhoradas (materiais, layer, cor, geometria, dados de cálculo...).

  • Sistemas de condução de ar
    • Difusor
    • Difusor com plenum
    • Grelha de impulsão
    • Difusor orientável
    • Grelha de retorno
    • Grelha de retorno por plenum
    • Grelha de entrada de ar
    • Grelha de extracção
    • Ventilador centrífugo em linha
    • Recuperador de calor estático ar-ar
  • Sistemas de zonas Airzone
    • Difusor com comporta motorizada
    • Difusor com plenum e comporta motorizada
    • Grelha de impulsão com comporta motorizada
    • Comporta de conduta motorizada
    • Bypass por plenum

Cypevac 3D

Representação estatística dos resultados do isolamento acústico do edifício no ecrã

A partir da versão 2013.h, incluem-se gráficos de isolamento acústico para cada tipo de ruído no menu lateral do ecrã.
Desde versões anteriores, estes gráficos incluem-se na listagem do Estudo acústico do edifício (menu Arquivo> Imprimir> Listagens da obra). Oferecem uma representação estatística dos resultados do isolamento acústico do edifício.

Geram-se cinco gráficos, um para cada tipo de ruído (Ruído aéreo interior mediante elementos de separação verticais, Ruído aéreo interior mediante elementos de separação horizontais, Ruído de impactos, Ruído aéreo exterior e Ruído aéreo em paredes meeiras).

Em cada um dos gráficos desenham-se barras verticais para cada valor de isolamento acústico de pares de compartimentos emissor e receptor, no qual o receptor é um compartimento protegido relativamente ao tipo de ruido representado. A barra vertical é mais ou menos alta em função do número de pares de compartimentos (ordenadas) que possuem o mesmo valor de isolamento acústico de projecto. A cor de cada barra pode ser verde até uma determinada altura e vermelha a seguir. A altura da cor verde indica o número de pares que cumprem com o isolamento acústico exigido e a de cor vermelha é o número de pares que não cumprem.

A observação destes gráficos oferece rapidamente ao utilizador uma ideia do estado de cumprimento do isolamento acústico do edifício (em função da cor que predomina) sem ter que visualizar planta por planta os erros existentes.

Agora, com a representação destes gráficos no ecrã depois de calcular, o utilizador conhece imediatamente o nível de cumprimento do isolamento acústico do edifício que está projectando sem necessidade de obter as listagens nem de ir planta por planta observando os erros.



Cypeterm

Melhoria na descrição do grau de ventilação da caixa de ar

Melhoria na descrição do grau de ventilação da caixa de ar.

 

 

 

 

Novidades no Arquimedes e Controle de obra

Exportação de um orçamento para FIEBDC-3 como orçamento cego

Na exportação para o Formato de Intercâmbio Standard de Bases de Dados da Construção-3 (FIEBDC-3) (menu Arquivo> Exportar> Exportar para FIEBDC-3) inclui-se uma opção para que o orçamento exportado seja um Orçamento cego (só quantidades). Uma vez activada esta opção é possível activar outra que permite Incluir a composição completa dos artigos.

 

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.