Reglamento Argentino de Estructuras de Hormigón.
Este regulamento de betão já estava implementado no CYPECAD e Novo Metal 3D em versões anteriores. A partir da versão 2013.l, a sua aplicação no cálculo com CYPECAD, combinado com o regulamento sísmico CIRSOC 103-1991 (Regulamento sísmico actual de aplicação na Argentina) ou combinado com o projecto de regulamento sísmico CIRSOC 103-2008 (Projecto de regulamento sísmico que substituirá o CIRSOC 103-1991) permite a utilização dos editores avançados de vigas e de pilares do CYPECAD.
Além disso, as listagens E.L.U de pilares e de vigas que geram estes editores avançados incluem os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento sísmico por capacidade (ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e ao esforço transversos para o cálculo sísmico de vigas de betão) indicados no regulamento CIRSOC 103-2005 (Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Parte II: Construcciones de Betão Armado).
Os regulamentos de sismo CIRSOC 103-2005 e CIRSOC 103-2008 foram implementados no CYPECAD (tal e como se indica no ponto Acções nas estruturas. Sismo). A utilização do regulamento sísmico CIRSOC 103-2005 é obrigatório de cumprimento desde Janeiro de 2013 mesmo que o CIRSOC 103-2008 é um projecto de regulamento que substituirá o CIRSOC 103-1991.
A implementação destes regulamentos sísmicos no CYPECAD converte o software da CYPE no primeiro programa de cálculo de estruturas que contempla o cálculo e a justificação com o regulamento de sismo CIRSOC 103-2005 e o projecto de regulamento CIRSOC 103-2008.
No ponto Aplicação das normas de betão e sismo de Argentina no CYPECAD, dispõe de informação detalhada sobre a aplicação destas normas.
Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente - Proyecto de Reglamento CIRSOC 103, Parte I: Construcciones en general.
A versão 2013.l do CYPECAD inclui o Proyecto de Reglamento sísmico CIRSOC 103-2008 (projecto de regulamento que substituirá o regulamento CIRSOC 103-1991) para utilizá-lo juntamente com o regulamento de betão CIRSOC 201-2005 (Reglamento Argentino de Estructuras de Betão).
A combinação do CIRSOC 103-2008 ou do CIRSOC 103-1991 juntamente com o regulamento de betão CIRSOC 201-2005 implica a aplicação dos Critérios de armadura por ductilidade e dos Critérios de dimensionamento sísmico por capacidade indicados no CIRSOC 103-2005 (Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Parte II: Construcciones de Betão Armado), é de cumprimento obrigatório desde Janeiro de 2013. Esses critérios justificam-se nas listagens E.L.U. geradas por editores de vigas e de pilares avançados do CYPECAD.
No ponto Aplicação das normas de betão e sismo de Argentina no CYPECAD, dispõe de informação detalhada sobre a aplicação destas normas.
Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Parte II: Construcciones de Betão Armado.
A versão 2013.l de CYPECAD inclui o regulamento sísmico CIRSOC 103-2005. Este regulamento contempla os Critérios de armadura por ductilidade e os Critérios de dimensionamento sísmico por capacidade que se vão utilizar com o regulamento de betão CIRSOC 201-2005 (Reglamento Argentino de Estructuras de Betão). A aplicação da norma sísmica CIRSOC 103-2005 é de cumprimento obrigatório desde Janeiro de 2013.
O utilizador não selecciona no programa da aplicação do regulamento CIRSOC 103-2005. La combinación del reglamento de betão CIRSOC 201-2005 junto con el Reglamento sísmico CIRSOC 103-1991 (Reglamento sísmico actual de aplicación en Argentina) o junto con el Proyecto de Reglamento sísmico CIRSOC 103-2008 (Proyecto de reglamento sísmico que sustituirá al CIRSOC 103-1991) implica la aplicación de los criterios de armado por ductilidad y la de los criterios de diseño por capacidad de la CIRSOC 103-2005.
No ponto Aplicação das normas de betão e sismo da Argentina no CYPECAD, dispõe de informação detalhada sobre a aplicação destas normas.
Código Sísmico de Costa Rica 2010.
Esta norma do sismo já estava implementada no CYPECAD e Novo Metal 3D desde versões anteriores. A partir da versão 2013.l, o cálculo no CYPECAD com esta norma sísmica, combinada com as normas de betão ACI318-08 (USA) ou NCh430.Of2008 (Chile) permite utilizar os editores de vigas e de pilares avançados.
Além disso, as listagens E.L.U de pilares e vigas geradas pelos editores avançados incluem critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão.
Estas normas já estavam implementadas em versões anteriores para o CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
Para estas normas, a versão 2013.l inclui no programa CYPECAD:
Quando o utilizador selecciona o regulamento de betão CIRSOC 201-2005 (Reglamento Argentino de Estructuras de Betão), o CYPECAD permite seleccionar os regulamentos sísmicos:
Em ambos os casos (e embora o CIRSOC 103-1991 disponha de critérios de armadura por ductilidade) utilizam-se os critérios de armadura por ductilidade e critérios de dimensionamento sísmico por capacidade do regulamento CIRSOC 103-2005 (Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Parte II: Construcciones de Betão Armado). O dimensionamento por capacidade é uma novidade do CIRSOC 103-2005 e este regulamento é de cumprimento obrigatório desde Janeiro de 2013. Estes critérios de ductilidade e o dimensionamento por capacidade justificam-se no CYPECAD nas listagens E.L.U. geradas pelos editores avançados de vigas e de pilares.
O regulamento sísmico CIRSOC 103-2005 combinado com os regulamentos sísmicos CIRSOC 103-1991 o CIRSOC 103-2008, e com o regulamento de betão CIRSOC 201-2005 são de complexa aplicação. Esta dificuldade, unida à ausência de programas de cálculo de estruturas que contemplam esta combinação de normas, teve como consequência em muitos casos a sua incorrecta aplicação.
Na versão 2013.l do CYPECAD foram implementados os regulamentos sísmicos CIRSOC 103-2005 e CIRSOC 103-2008. Agora, com a utilização no programa do regulamento de betão CIRSOC 201-2005 (combinado com os regulamentos sísmicos CIRSOC 103-1991 e o CIRSOC 103-2005, ou com os CIRSOC 103-2008 e o CIRSOC 103-2005), CYPECAD converte-se no primeiro programa de cálculo de estruturas do mercado que contempla o cálculo e a justificação desta combinação de normas.
CYPECAD também permite a selecção do derrogado regulamento de betão CIRSOC 201-1982 (Projecto, Cálculo e Execução de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado), permitindo a revisão de projectos que se calcularam com esse regulamento.
A utilização do CIRSOC 201-1982 só permite seleccionar o regulamento sísmico CIRSOC 103-1991 e com ele, os seus critérios de armadura por ductilidade.
No CYPECAD, o derrogado regulamento CIRSOC 201-1982 não está preparado para utilizar os seus editores avançados de vigas e pilares, pelo que, embora o programa cumpre com ambos os regulamentos, não gera listagens justificativas dos Estados Limite Últimos (E.L.U.).
A consideração do efeito dos elementos não estruturais (paredes exteriores e interiores) no comportamento de um edifício frente às acções sísmicas é de vital importância, especialmente quando existem plantas diáfanas ou com paredes (exteriores ou interiores) menos rígidas que no resto das plantas.
Existem normas que obrigam a contemplar a ausência ou diminuição da rigidez das paredes em determinadas plantas, mediante a aplicação de factores de amplificação de momentos e esforços transversos para pilares, vigas, muros e paredes de betão armado, naquelas plantas que oferecem menos rigidez relativamente às restantes, devido aos deslocamentos horizontais provocados pela acção sísmica. Por exemplo a norma IS 13920 (Índia) -Soft Storey- ou o Projecto de Regulamento CIRSOC 103-2008 (Argentina) - Piso débil. Logicamente, a tendência das normas que não contemplam estes efeitos deve ir no caminho de tê-los em conta.
A versão 2013.l do CYPECAD permite introduzir factores de amplificação de momentos e esforços transversos para pilares, vigas, muros e paredes de betão armado nas plantas que o utilizador desejar, independentemente da norma seleccionada. Para isso foi implementado no diálogo Dados obra (menu Obra> Dados obra) a opção Amplificação de esforços por planta. A activação desta opção abre um diálogo com o mesmo nome. Se a norma seleccionada contempla o efeito da menor rigidez de plantas que possuem divisórias mais débeis, o programa mostra neste diálogo os factores de amplificação de momentos e esforços transversos correspondentes, para que o utilizador seleccione as plantas onde deseja aplicá-los. Também oferece a possibilidade do utilizador indicar os factores que desejar. Se a norma seleccionada não contempla estes efeitos, o programa permite introduzir os factores de amplificação que desejar nas plantas que seleccionar.
Para a consideração do efeito que tem a ausência de paredes exteriores e interiores em determinadas plantas relativamente à acção sísmica, este método é uma aproximação à realidade do comportamento do edifício.
CYPE implementará numa próxima versão, uma ferramenta que contempla de modo mais preciso, a influência da distribuição no edifício das paredes exteriores e interiores. Esta ferramenta é fruto de um projecto de I+D+i que CYPE está desenvolvendo com a colaboração do Centro Internacional de Métodos Numéricos en Ingeniería (CIMNE) da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), e que está financiado pelo Centro para o Desarrollo Tecnológico Industrial –CDTI - e co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional - FEDER). O objectivo deste projecto de I+D+i consiste no desenvolvimento de um método de análise dinâmica de edifícios submetidos a acções sísmicas que inclua o efeito dos elementos construtivos utilizados nas paredes exteriores e interiores e sua implementação numa ferramenta informática de dimensionamento e cálculo que satisfaça os critérios de produtividade e segurança exigíveis para o projecto de estruturas de edificação; o mesmo é dizer, que mantenha os tempos de computação num valor admissível.
Na página Projectos de I+D+i da CYPE dispõe de mais informação sobre esta ferramenta que se encontra em fase de elaboração.
A versão 2013.l inclui a opção Parâmetros específicos para cada vão do cabo no diálogo onde se edita um cabo (separador Entrada de vigas> Pós-tensionadas> Editar um cabo). Neste diálogo, o utilizador pode seleccionar três opções na secção Traçado:
Quando se selecciona esta opção, e se o utilizador posicionar o cursor do rato num vão da secção longitudinal desenhada no diálogo de edição do cabo, aparece uma vinheta onde se indicam as características do vão assinalado. Se premir no botão esquerdo do rato, editam-se estas características.
Quando a norma de betão seleccionada no CYPECAD for IS 456: 2000 (Índia), os valores dos momentos flectores e a representação dos diagramas de momentos não aparecem com décalage.
Foi implementada a opção Disposição de referências nos pórticos agrupados (menu Arquivo> Imprimir> Desenhos da obra> botão Acrescentar> seleccionar no "Tipo de desenho" Desenho de pórticos> botão Configurar> separador Opções gerais) que permite colocar as referências dos pórticos agrupados juntos (opção Em horizontal) ou um por baixo de outro (opção Em vertical).
A partir da versão 2013.l, o programa permite introduzir bombas de circulação (menu Instalação> Sistemas de condução de água> Bomba de circulação) no sistema de captação de energia geotérmica, entre o colector e a bomba de calor.
Na versão 2013.l, a perda de carga dos colectores do sistema de captação de energia geotérmica calcula-se a partir do coeficiente de caudal Kv. Este coeficiente é uma característica do colector, pelo que é um dado implícito que se importa do Gerador de preços quando se selecciona o colector (em obras criadas para países que dispõem do Gerador de preços). Para países que todavia não dispõem do Gerador de preços (ou, embora disponham do gerador, se o colector se define como um elemento de descrição genérica ou como descrição editável vinculada ao Gerador de preços) o coeficiente de caudal Kv é um dado editável mas do colector. Recorde que embora o colector se importe do Gerador de preços, a descrição deste equipamento (de igual forma que o resto de descrições de componentes e equipamentos de uma instalação) podem-se converter numa descrição genérica ou em descrição editável vinculada ao Gerador de preços. Em qualquer dos dois casos, todas as características importadas passam a ser editáveis, incluindo o coeficiente de caudal Kv. No ponto Importação de elementos desde o Gerador de preços das novidades da versão 2013.i, dispõe de informação precisa dos diferentes modos de definir as características e descrições de elementos construtivos, equipamentos e componentes das instalações no CYPECAD MEP.
Foi optimizado o tamanho e, portanto, a operabilidade dos ficheiros em formato IFC que continham aparelhos sanitários, torneiras e caixas de pavimentos (introduzidos no separador Águas, Residuais e Pluviais do CYPECAD MEP).
No diálogo Informação gráfica do recurso (seleccionar o código de um recurso ou o seu ícone representativo na vista Árvore de composição> premir o botão de informação gráfica localizado na parte inferior esquerda do ecrã) foram adicionados uns botões para mover para cima ou para baixo o elemento seleccionado na lista e assim facilitar a ordenação da informação gráfica que possa estar contida num recurso (capítulo, artigo, unitário...).
Foi implementada a opção O que ocupa a posição dada pela variável no diálogo Atributos de objecto tipo imagem do Editor de planilhas de listagem (menu Arquivo> Imprimir> Imprimir listagem> Seleccionar uma planilha com recursos gráficos - por exemplo Anexo de justificação de preços do grupo Gráficos -> botão Editar planilha> pressionar o botão direito do rato sobre um objecto do tipo desenho e seleccionar, no menu contextual que aparece, a opção Editar objecto).
Esta opção permite seleccionar uma variável inteira (que se deve criar previamente - menu Dados do Editor de planilhas> opção Variáveis da planilha) que vai conter o índice do desenho que se quer imprimir. O valor da variável avalia-se antes de proceder à impressão da zona que contém o objecto tipo desenho, para assim poder imprimir a imagem que ocupa o número de ordem ao qual faz referência a variável.
Foi adicionado o botão Configurar as opções de visualização do Gantt no diálogo Diagrama de tempos-actividades (menu Mostrar> Diagrama de tempos-actividades). O referido botão abre um diálogo com o mesmo nome onde se podem activar ou desactivar as colunas Duração da tarefa, Datas de início e fim da tarefa e Importância das tarefas tornando mais cómoda a consulta de dados no Gantt.
Seguidamente indicam-se as unidades de obra nova (ON) e de reabilitação (OR) implementadas na versão 2013.l dos geradores de preços da CYPE (instalação em português) classificadas por país. Embora para cada país se repetem as unidades de obra comuns, expõem-se deste modo porque algumas delas possuem denominações diferentes para determinados produtos ou sistemas construtivos.
Foram actualizados preços ou produtos dos seguintes fabricantes nos geradores de preços:
Para todos os programas da CYPE que dispõem de estilos dos documentos, foram incluídos os tamanhos de fonte 6 e 7.