Building Code Requirements for Structural Concrete.
Implementada no novo editor de vigas de CYPECAD. Esta norma já estava implementada no programa Vigas contínuas [desde v.2013.a] e em outros programas da CYPE desde versões anteriores. No ponto ACI 318M-08 (USA) no novo editor de vigas desta página, dispõe de mais informação sobre esta implementação.
No ponto Critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão com a norma ACI 318M-08 das novidades do CYPECAD desta mesma página Web dispõe de informação sobre a implementação dos critérios de dimensionamento por capacidade para el cálculo sísmico de pilares e vigas de betão.
CHOC-04 (Honduras): Código Hondureño de la Construcción. Normas Técnicas Complementarias. XII. Cargas y Fuerzas Estructurales. Dimensionamento por Sismo.
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.i inclui no programa CYPECAD:
Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente (2010).
Esta norma implementou-se na versão 2011.c para CYPECAD e Novo Metal 3D. Na versão 2011.k implementou-se o cálculo específico para a Microzonificação Sísmica de Bogotá D.C. e na versão 2012.k implementou-se a Microzonificação Sísmica de Cali. Agora, na versão 2013.i foi implementado o cálculo específico para a Microzonificação de Pereira.
Segundo o Reglamento NSR -10, apartado A.2.1.2.1 - Estudios de microzonificación sísmica: “Cuando las autoridades municipales o distritales han aprobado un estudio de microzonificación sísmica, realizado de acuerdo con el alcance que fija la sección A.2.9, el cual contenga recomendaciones para el lugar donde se adelantará la edificación, ya sea por medio de unos efectos de sitio o formas espectrales especiales, se deben utilizar los resultados de ésta, así como los valores del coeficiente de sitio, dados en ella, en vez de los presentados en A.2.4 y A.2.6.”
No diálogo Normativa para el cálculo de la acción sísmica correspondente à NSR-10 (menu Obra> Dados Gerais> activar Com acção sísmica> seleccionar Colômbia e NSR-10), o utilizador pode seleccionar as zonas sísmicas de Bogotá D.C., Cali ou Pereira, ou a opção Resto do território. Quando se selecciona alguma das zonas específicas (Bogotá D.C., Cali ou Pereira) é possível seleccionar qualquer das suas microzonificações sísmicas. A sua selecção corresponde à definição do espectro sísmico de cálculo.
Foram implementadas melhorias nas seguintes normas sísmicas:
Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e Novo Metal 3D em versões anteriores. Utilizam-se no CYPECAD junto com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional).
A partir da versão 2013.i, o cálculo no CYPECAD com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional), combinada com as normas de sismo mencionadas, permite utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD.
Para além disso, a combinação da norma ACI 318M-08 com a norma sísmica REP-04 (Panamá), mencionada também na relação anterior, permite a utilização do editor avançado de pilares do CYPECAD, bem como para outras normas sísmicas da versão 2013.g.
Nas versões 2013.e, 2013.g e 2013.h do CYPECAD implementaram-se critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão segundo as normas EHE-08 (Espanha), NCSE-02 (Espanha) e IS 13920: 1993 (Índia).
Agora, na versão 2013.i implementam-se critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão segundo a norma ACI 318M-08.
Os critérios de dimensionamento por capacidade implementados até agora são:
Estes critérios de dimensionamento aplicam-se no CYPECAD e especificam-se nas Listagens justificativas dos Estados Limite Últimos se as normas seleccionadas forem as indicadas.
Desde que na versão 2013.e se implementou o novo editor de vigas no CYPECAD (separador Resultados> menu Vigas/Muros> Editar vigas) foram-se incluindo normas de betão para o qual se pode utilizar o editor. Agora, na versão 2013.i, foi implementado a norma ACI 318M-08 (USA).
As normas de betão para as quais está disponível o novo editor de vigas de CYPECAD são:
Em próximas actualizações da versão 2013 serão implementadas mais normas de betão.
CYPECAD dimensiona a armadura longitudinal das vigas sem ter limite no número de camadas de armadura em diferentes planos horizontais para aquelas obras que podem utilizar o novo editor de vigas do CYPECAD (depende da norma seleccionada).
Foi optimizado o dimensionamento das patilhas da armadura longitudinal para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada).
No diálogo Erros de vigas (separador Resultados> menu Vigas/Muros> Erros de vigas> Selecção de uma viga) e para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas do CYPECAD (depende da norma seleccionada), foi implementado o botão Editar as armaduras do pórtico que permite aceder directamente ao novo editor de vigas de CYPECAD, onde o pórtico representa-se centrado no vão seleccionado previamente (no diálogo Erros de vigas).
Deste modo, o utilizador pode ver rapidamente a informação que oferece o editor de vigas sem necessidade de seleccionar de novo o vão com erro desde outra opção do programa.
Em versões anteriores, na exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) o utilizador podia seleccionar desde quatro variações deste formato (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3, Allplan IFC 2x3 ). Agora, na versão 2013.i, a variação para Revit® Architecture desdobra-se em duas opções: Revit 2012 IFC 2x3 e Revit 2013 IFC 2x3. Deste modo, CYPECAD contempla as variações do formato IFC para estas duas versões do programa Revit® Architecture.
Esta melhoria também está contemplada na exportação para IFC que realiza o CYPECAD MEP.
Foi implementado a biblioteca de materiais da norma ISO 10456 nas suas versões em espanhol e inglês:
O utilizador poderá seleccionar esta biblioteca para definir os elementos construtivos de qualquer dos países que podem seleccionar-se em CYPECAD MEP.
Portanto, as bibliotecas de materiais que são possíveis de utilizar dependendo do país seleccionado no CYPECAD MEP são:
A denominação dos materiais de cada biblioteca só está disponível no idioma que está editada a norma que os regula, independentemente do idioma no qual foi instalado o programa ou do país seleccionado no CYPECAD MEP, salvo a ISO 10456 que está em inglês (EN ISO 10456) quando o programa se instala em inglês e em espanhol (UNE‑EN ISO 10456) quando se instala nos restantes idiomas.
Até agora, aqueles elementos do programa que podiam importar-se desde o Gerador de preços admitiam três estados possíveis:
A versão 2013.i inclui outro estado de vinculação ao Gerador de preços:
Na exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) que executa o CYPECAD MEP (menu Arquivo> Exportar> Exportação no formato IFC), o utilizador pode seleccionar desde versões anteriores quatro variações deste formato (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3, Allplan IFC 2x3). Agora, na versão 2013.i, a variação para Revit® Architecture desdobra-se em duas opções: Revit 2012 IFC 2x3 e Revit 2013 IFC 2x3. Deste modo, CYPECAD MEP contempla as variações do formato IFC para estas duas versões do programa Revit® Architecture.
Esta melhoria também se contempla na exportação para IFC que efectua CYPECAD.
Foi melhorado a exportação para o formato IFC de tubagens, em qualquer dos separadores que as utilize: Incêndio, Águas, Residuais, Pluviais, Climatização, Solar térmico e Gás. Estas melhorias consistem na atribuição de cores e materiais, assim como os seus textos descritivos.
Melhora-se a exportação para o formato IFC dos seguintes elementos pertencentes a instalações de Climatização: Quadro de colectores, Sistemas de regulação e controlo, e Circuitos de Piso Radiante; e Unidades centralizadas de climatização (excepto Rooftops).
Estes elementos já se exportavam no formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores, segundo os standards deste formato. Agora, na versão 2013.i incluem-se materiais, cores atribuição apropriada da entidade IFC... Os circuitos de piso radiante incluem também as melhorias nos textos descritivos tal e como se indica no ponto Melhorias na exportação para IFC de tubagens. Na exportação das unidades centralizadas de climatização, também se exportam as características técnicas dos fabricantes seleccionados.
A partir da versão 2013.i, é possível definir melhorias acústicas a sons de percussão devido à utilização de pisos radiantes, associadas ao painel isolante dessa instalação.
Para isso, há que utilizar a Descrição editável ou a Descrição editável vinculada ao Gerador de preços (implementada também nesta versão). Nestas descrições foi implementada a opção Redução do nível global de pressão sonora a sons de percussão (separador Painel do diálogo Piso radiante), onde o utilizador pode introduzir o valor numérico desta redução (em dB) relativa à presença do piso radiante.
A versão 2013.i de CYPECAD MEP inclui no seu separador Climatização o dimensionamento, o cálculo e o orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) de Mitsubishi Heavy Industries. Desta forma, o sistema VRF de Mitsubishi Heavy Industries une-se ao sistema de volume de refrigerante variável (VRV) de DAIKIN que estava implementado desde a versão 2012.a (menu Instalação> Sistemas de caudal de refrigerante variável> Selecção de um elemento da instalação> inclui-lo na biblioteca ou editá-lo> Seleccionar o fabricante).
O utilizador pode combinar ambos os sistemas na mesma obra embora em instalações diferentes. O programa aplicará os critérios de dimensionamento específicos do fabricante seleccionado para cada instalação.
A versão 2013.i de CYPECAD MEP também inclui melhorias na exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) de elementos que compõem alguns tipos de instalações de climatização, tal e como foi indicado no ponto Exportação para IFC desde CYPECAD MEP.