Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2013.i
Descarregar actualização da versão 2013.h à versão 2013.i

 

ÍNDICE

 

Melhorias na aplicação de normas

Norma de betão

ACI 318M-08 (USA)

Building Code Requirements for Structural Concrete.
Implementada no novo editor de vigas de CYPECAD. Esta norma já estava implementada no programa Vigas contínuas [desde v.2013.a] e em outros programas da CYPE desde versões anteriores. No ponto ACI 318M-08 (USA) no novo editor de vigas desta página, dispõe de mais informação sobre esta implementação.

Acções nas estruturas. Sismo

Critérios de dimensionamento por capacidade e para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão com a norma ACI 318M-08

No ponto Critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão com a norma ACI 318M-08 das novidades do CYPECAD desta mesma página Web dispõe de informação sobre a implementação dos critérios de dimensionamento por capacidade para el cálculo sísmico de pilares e vigas de betão.

CHOC-04 (Honduras). Análise estática e correcção por corte basal

CHOC-04 (Honduras): Código Hondureño de la Construcción. Normas Técnicas Complementarias. XII. Cargas y Fuerzas Estructurales. Dimensionamento por Sismo.
Esta norma já estava implementada desde versões anteriores para CYPECAD e Novo Metal 3D com o método de análise dinâmica (modal espectral).
A versão 2013.i inclui no programa CYPECAD:

  • Um método de análise estática (força lateral equivalente) 
    A selecção do método de análise (dinâmica ou estática) realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.
  • correcção por corte basal
    Esta correcção aplica-se ao cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica (modal espectral). No ponto Correcção por corte basal para o cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica da página do CYPECAD, dispõe de mais informação sobre esta verificação (normas de sismo que foram implementadas, valor do corte dinâmico total na base, factor de ajuste...).

NSR-10 (Colômbia). Microzonificação de Pereira

NSR-10 (Colômbia). Microzonificação de Pereira
Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente (2010).
Esta norma implementou-se na versão 2011.c para CYPECAD e Novo Metal 3D. Na versão 2011.k implementou-se o cálculo específico para a Microzonificação Sísmica de Bogotá D.C. e na versão 2012.k implementou-se a Microzonificação Sísmica de Cali. Agora, na versão 2013.i foi implementado o cálculo específico para a Microzonificação de Pereira.

Segundo o Reglamento NSR -10, apartado A.2.1.2.1 - Estudios de microzonificación sísmica: “Cuando las autoridades municipales o distritales han aprobado un estudio de microzonificación sísmica, realizado de acuerdo con el alcance que fija la sección A.2.9, el cual contenga recomendaciones para el lugar donde se adelantará la edificación, ya sea por medio de unos efectos de sitio o formas espectrales especiales, se deben utilizar los resultados de ésta, así como los valores del coeficiente de sitio, dados en ella, en vez de los presentados en A.2.4 y A.2.6.”

No diálogo Normativa para el cálculo de la acción sísmica correspondente à NSR-10 (menu Obra> Dados Gerais> activar Com acção sísmica> seleccionar Colômbia e NSR-10), o utilizador pode seleccionar as zonas sísmicas de Bogotá D.C., Cali ou Pereira, ou a opção Resto do território. Quando se selecciona alguma das zonas específicas (Bogotá D.C., Cali ou Pereira) é possível seleccionar qualquer das suas microzonificações sísmicas. A sua selecção corresponde à definição do espectro sísmico de cálculo.

ASCE 705 (USA); 2009 IBC (USA); CFE93 (México); CFE 2008 (México); CPE INEN 5:2001 (Equador); NSE-10 (Guatemala); CHOC04 (Honduras); REP-04 (Panamá); R001 2011 (República Dominicana); COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela)

Foram implementadas melhorias nas seguintes normas sísmicas:

  • ASCE 7-05 (USA)
    Minimum Design Loads for Buildings and Other Structures.
  • 2009 IBC (USA)
    International Building Code.
  • CFE93 (México)
    Manual de Dimensionamento de Obras Civiles. Dimensionamento por Sismo.
  • CFE 2008 (México)
    Manual de Dimensionamento de Obras Civiles. Dimensionamento por Sismo. Comisión Federal de Electricidad. México 2008.
  • CPE INEN 5:2001 (Equador)
    Código Ecuatoriano de la Construcción. Requisitos Generales de Dimensionamento: Peligro Sísmico, Espectros de Dimensionamento y Requisitos Mínimos de Cálculos para Dimensionamento Sismo-Resistente.
  • NSE-10 (Guatemala)
    Normas de Seguridad Estructural de Edificaciones y Obras de Infraestructura para la República de Guatemala, edición 2010.
  • CHOC-04 (Honduras)
    Código Hondureño de la Construcción. Normas Técnicas Complementarias. XII. Cargas y Fuerzas Estructurales. Dimensionamento por Sismo.
  • REP-04 (Panamá)
    Reglamento para el Dimensionamento Estructural en la República de Panamá 2004 (REP-04).
  • R-001 2011 (República Dominicana)
    Reglamento para el Análisis y Dimensionamento Sísmico de Estructuras.
  • COVENIN 1756-1:2001 (Venezuela)
    Norma Venezolana COVENIN 1756-1:2001. Edificaciones sismorresistentes. 

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e Novo Metal 3D em versões anteriores. Utilizam-se no CYPECAD junto com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional).

A partir da versão 2013.i, o cálculo no CYPECAD com a norma de betão ACI 318M-08 (USA - Internacional), combinada com as normas de sismo mencionadas, permite utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD.

Para além disso, a combinação da norma ACI 318M-08 com a norma sísmica REP-04 (Panamá), mencionada também na relação anterior, permite a utilização do editor avançado de pilares do CYPECAD, bem como para outras normas sísmicas da versão 2013.g.

 

Novidades no CYPECAD

Critérios de dimensionamento por capacidade para o cálculo sísmico de pilares e vigas de betão com a norma ACI 318M-08 (USA)

Nas versões 2013.e, 2013.g e 2013.h do CYPECAD implementaram-se critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão segundo as normas EHE-08 (Espanha), NCSE-02 (Espanha) e IS 13920: 1993 (Índia).
Agora, na versão 2013.i implementam-se critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso e à flexão para o cálculo sísmico de suportes de betão e critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso para o cálculo sísmico de vigas de betão segundo a norma ACI 318M-08.


CYPECAD. Minimum flexural strength of columns. Design shear for columns (ACI-318-08) CYPECAD. Minimum flexural strength of columns. Design shear for columns (ACI-318-08) CYPECAD. Design shear for beams (ACI-318-08) CYPECAD. Design shear for beams (ACI-318-08)

Os critérios de dimensionamento por capacidade implementados até agora são:

  • Para suportes de betão:
    • Critérios de dimensionamento por capacidade à flexão e ao esforço transverso segundo o Anexo 10 da norma EHE‑08 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade à flexão segundo a norma NCSE-02 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso segundo a norma IS 13920: 1993 (Índia)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade à flexão e ao esforço transverso segundo a norma ACI 318M-08
  • Para vigas de betão:
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso segundo o Anexo 10 da norma EHE‑08 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso segundo a norma NCSE-02 (Espanha)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso segundo a norma IS 13920: 1993 (Índia)
    • Critérios de dimensionamento por capacidade ao esforço transverso segundo a norma ACI 318M-08

Estes critérios de dimensionamento aplicam-se no CYPECAD e especificam-se nas Listagens justificativas dos Estados Limite Últimos se as normas seleccionadas forem as indicadas.

CYPECAD. Criterios de diseño por capacidad a flexión en soportes de hormigón según EHE­08 CYPECAD. Criterios de diseño por capacidad a flexión en soportes de hormigón según EHE­08 CYPECAD. Criterios de diseño por capacidad a flexión en soportes de hormigón según NCSE

CYPECAD. Criterios de diseño por capacidad a cortante en vigas de hormigón según EHE­08CYPECAD. Criterios de diseño por capacidad a cortante en vigas de hormigón según NCSECYPECAD. Criterios de diseño por capacidad a cortante en vigas de hormigón según NCSE

Editor de vigas de CYPECAD

ACI 318M-08 (USA) no novo editor de vigas

Desde que na versão 2013.e se implementou o novo editor de vigas no CYPECAD (separador Resultados> menu Vigas/Muros> Editar vigas) foram-se incluindo normas de betão para o qual se pode utilizar o editor. Agora, na versão 2013.i, foi implementado a norma ACI 318M-08 (USA).
As normas de betão para as quais está disponível o novo editor de vigas de CYPECAD são:

  • ABNT NBR 6118:2007 (Brasil)
  • EHE-08 (Espanha)
  • IS 456: 2000 (Índia)
  • ACI 318M-08 (USA)

Em próximas actualizações da versão 2013 serão implementadas mais normas de betão.

Camadas de armadura longitudinal sem limite

CYPECAD dimensiona a armadura longitudinal das vigas sem ter limite no número de camadas de armadura em diferentes planos horizontais para aquelas obras que podem utilizar o novo editor de vigas do CYPECAD (depende da norma seleccionada).

Optimização do dimensionamento de patilhas de armadura longitudinal

Foi optimizado o dimensionamento das patilhas da armadura longitudinal para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas de CYPECAD (depende da norma seleccionada).

Abertura do Editor de vigas do CYPECAD desde o diálogo Erros de vigas

Abertura do Editor de vigas do CYPECAD desde o diálogo Erros de vigas
No diálogo Erros de vigas (separador Resultados> menu Vigas/Muros> Erros de vigas> Selecção de uma viga) e para aquelas obras que possam utilizar o novo editor de vigas do CYPECAD (depende da norma seleccionada), foi implementado o botão Editar as armaduras do pórtico que permite aceder directamente ao novo editor de vigas de CYPECAD, onde o pórtico representa-se centrado no vão seleccionado previamente (no diálogo Erros de vigas).
Deste modo, o utilizador pode ver rapidamente a informação que oferece o editor de vigas sem necessidade de seleccionar de novo o vão com erro desde outra opção do programa.

Exportação para IFC para as versões 2012 e 2013 de Revit® Architecture desde CYPECAD

Em versões anteriores, na exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) o utilizador podia seleccionar desde quatro variações deste formato (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3, Allplan IFC 2x3 ). Agora, na versão 2013.i, a variação para Revit® Architecture desdobra-se em duas opções: Revit 2012 IFC 2x3 e Revit 2013 IFC 2x3. Deste modo, CYPECAD contempla as variações do formato IFC para estas duas versões do programa Revit® Architecture.

Esta melhoria também está contemplada na exportação para IFC que realiza o CYPECAD MEP.

 

Novidades no CYPECAD MEP

Implementação da biblioteca de materiais da norma ISO 10456

Foi implementado a biblioteca de materiais da norma ISO 10456 nas suas versões em espanhol e inglês:

  • Espanhol
    UNE‑EN ISO 10456. Materiales y productos para la edificación. Propiedades higrotérmicas. Valores tabulados de dimensionamento y procedimientos para la determinación de los valores térmicos declarados y de dimensionamento.
  • Inglês
    EN ISO 10456. Building materials and products. Hygrothermal properties. Tabulated design values and procedures for determining declared and design thermal values.

O utilizador poderá seleccionar esta biblioteca para definir os elementos construtivos de qualquer dos países que podem seleccionar-se em CYPECAD MEP.

Portanto, as bibliotecas de materiais que são possíveis de utilizar dependendo do país seleccionado no CYPECAD MEP são:

Implementação da biblioteca de materiais da norma ISO 10456

  • Espanha
    • LIDER do CTE
    • UNE‑EN ISO 10456
  • França
    • RT2005
    • UNE-EN ISO 10456
  • Portugal
    • LNEC
    • UNE-EN ISO 10456
  • Versão internacional (opção Outros)
    • LIDER do CTE (Espanha)
    • LNEC (Portugal)
    • RT-2005 (França)
    • UNI 10351 (Itália)
    • EN ISO 10456 (Europa). Se instalar em inglês
    • UNE-EN ISO 10456 (Europa). Se não se instalar em inglês
  • Restantes países disponíveis (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, Angola, Cabo Verde, Marrocos e Moçambique) 
    • LIDER do CTE (Espanha)
    • LNEC (Portugal)
    • RT-2005 (França)
    • UNI 10351 (Itália)
    • UNE-EN ISO 10456 (Europa)

A denominação dos materiais de cada biblioteca só está disponível no idioma que está editada a norma que os regula, independentemente do idioma no qual foi instalado o programa ou do país seleccionado no CYPECAD MEP, salvo a ISO 10456 que está em inglês (EN ISO 10456) quando o programa se instala em inglês e em espanhol (UNE‑EN ISO 10456) quando se instala nos restantes idiomas.

Importação de elementos desde o Gerador de preços

Importação de elementos desde o Gerador de preços
Até agora, aqueles elementos do programa que podiam importar-se desde o Gerador de preços admitiam três estados possíveis:

  • Vinculado ao Gerador de preços
    O elemento obtém-se do Gerador de preços e não pode modificar-se. No cálculo, realiza-se a medição automaticamente e esta pode exportar-se para o Arquimedes.
  • Definição genérica
    O elemento é modificável pelo utilizador, mas não admite medição nem é exportável para o Arquimedes. É possível criar elementos genéricos a partir de elementos vinculados ao Gerador de preços.
  • Vinculado ao Gerador de preços mas obsoleto
    O elemento foi obtido do Gerador de preços numa versão anterior, mas a informação relacionada com o Gerador foi modificada, pelo que a vinculação não existe até que o utilizador a recupere mediante a selecção deste elemento e a aceitação das alterações que inclui o Gerador de preços ou a selecção de outros parâmetros.

A versão 2013.i inclui outro estado de vinculação ao Gerador de preços:

  • Descrição editável vinculada ao Gerador de preços
    Com esta opção, é possível modificar os parâmetros do elemento sem perder a capacidade de realizar a medição com o Arquimedes. Este novo estado está concebido para poder realizar pequenas alterações nos parâmetros de cálculo dos elementos importados, sem perder as vantagens que existem nos elementos vinculados ao Gerador de preços. Assim, a medição e o resto de informação relacionada com a exportação para Arquimedes, realizam-se com os dados originais do elemento que existe no Gerador de preços, pelo que o utilizador deve ter a precaução de que as alterações que efectue não afecte substancialmente a medição real, ou caso contrário deve realizar as alterações que considere oportunas no Arquimedes.

Exportação para IFC desde CYPECAD MEP

Exportação para IFC para as versões 2012 e 2013 de Revit® Architecture desde CYPECAD MEP

Na exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) que executa o CYPECAD MEP (menu Arquivo> Exportar> Exportação no formato IFC), o utilizador pode seleccionar desde versões anteriores quatro variações deste formato (IFC 2x3, Archicad IFC 2x3, Revit IFC 2x3, Allplan IFC 2x3). Agora, na versão 2013.i, a variação para Revit® Architecture desdobra-se em duas opções: Revit 2012 IFC 2x3 e Revit 2013 IFC 2x3. Deste modo, CYPECAD MEP contempla as variações do formato IFC para estas duas versões do programa Revit® Architecture.

Esta melhoria também se contempla na exportação para IFC que efectua CYPECAD.

Melhorias na exportação para IFC de tubagens

Foi melhorado a exportação para o formato IFC de tubagens, em qualquer dos separadores que as utilize: Incêndio, Águas, Residuais, Pluviais, Climatização, Solar térmico e Gás. Estas melhorias consistem na atribuição de cores e materiais, assim como os seus textos descritivos.

Melhorias na exportação para IFC de elementos de instalações de climatização

Melhora-se a exportação para o formato IFC dos seguintes elementos pertencentes a instalações de Climatização: Quadro de colectores, Sistemas de regulação e controlo, e Circuitos de Piso Radiante; e Unidades centralizadas de climatização (excepto Rooftops).

Estes elementos já se exportavam no formato IFC (Industry Foundation Classes) desde versões anteriores, segundo os standards deste formato. Agora, na versão 2013.i incluem-se materiais, cores atribuição apropriada da entidade IFC... Os circuitos de piso radiante incluem também as melhorias nos textos descritivos tal e como se indica no ponto Melhorias na exportação para IFC de tubagens. Na exportação das unidades centralizadas de climatização, também se exportam as características técnicas dos fabricantes seleccionados.
Cypevac 3D. Piso radiante

 Cypevac 3D. Piso radiante

A partir da versão 2013.i, é possível definir melhorias acústicas a sons de percussão devido à utilização de pisos radiantes, associadas ao painel isolante dessa instalação.

Para isso, há que utilizar a Descrição editável ou a Descrição editável vinculada ao Gerador de preços (implementada também nesta versão). Nestas descrições foi implementada a opção Redução do nível global de pressão sonora a sons de percussão (separador Painel do diálogo Piso radiante), onde o utilizador pode introduzir o valor numérico desta redução (em dB) relativa à presença do piso radiante.

Climatização

Cálculo e orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) de Mitsubishi Heavy Industries

Cálculo e orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) de Mitsubishi Heavy Industries
A versão 2013.i de CYPECAD MEP inclui no seu separador Climatização o dimensionamento, o cálculo e o orçamento de instalações de caudal de refrigerante variável (VRF) de Mitsubishi Heavy Industries. Desta forma, o sistema VRF de Mitsubishi Heavy Industries une-se ao sistema de volume de refrigerante variável (VRV) de DAIKIN que estava implementado desde a versão 2012.a (menu Instalação> Sistemas de caudal de refrigerante variável> Selecção de um elemento da instalação> inclui-lo na biblioteca ou editá-lo> Seleccionar o fabricante).
O utilizador pode combinar ambos os sistemas na mesma obra embora em instalações diferentes. O programa aplicará os critérios de dimensionamento específicos do fabricante seleccionado para cada instalação.

Melhorias na exportação para IFC

A versão 2013.i de CYPECAD MEP também inclui melhorias na exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) de elementos que compõem alguns tipos de instalações de climatização, tal e como foi indicado no ponto Exportação para IFC desde CYPECAD MEP.

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.