Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.c
Descarregar actualização da versão 2013.m à versão 2013.n

ÍNDICE

Novo módulo

 

Pormenores construtivos. Protecções colectivas (Documentação)

Na versão 2014.c foi implementado o módulo Pormenores construtivos, Protecções colectivas. Este módulo permite aos programas Pormenores construtivos, Gerador de preços, Geradores de orçamentos e Arquimedes gerar pormenores construtivos de sistemas e elementos de protecção colectiva adaptados minuciosamente à selecção de parâmetros realizada no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de formatos HTML, PDF, RTF e DOCX para que se possam acrescentar como fichas ao projecto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem também exportar os pormenores para DXF e DWG.
Com este são já cinco os módulos de pormenores construtivos incluídos no Gerador de preços:

 

Na página Pormenores construtivos, Protecções colectivas, dispõe de mais informação sobre os pormenores construtivos de sistemas e elementos de protecção colectiva que geram os programas da CYPE Pormenores construtivosGerador de preços, Geradores de orçamentos e Arquimedes.

 

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Acções nas estruturas. Sismo

CFE 2008 (México) e NTC 2004 (México)

  • CFE 2008 (México)
    Manual de Diseño de Obras Civiles. Diseño por Sismo
  • NTC 2004 (México)
    Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Sismo

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e Novo Metal 3D desde versões anteriores. Agora, na versão 2014.c, CYPECAD oferece duas opções para indicar o valor do Período fundamental da estrutura (utilizado para calcular o corte basal):

  • Segundo norma (única possibilidade de versões anteriores)
  • Especificado pelo utilizador (implementado na versão 2014.c)

No ponto "Cálculo sísmico. Período fundamental da estrutura com valores do utilizador para as normas CFF 2008 e NTC 2004 de México" das novidades de CYPECAD desta página Web, pode encontrar mais informação.

CIRSOC 103-2005 (Argentina)

Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Parte II: Construcciones de Hormigón Armado.
Esta norma já estava implementada no CYPECAD desde a versão 2013.l para utilizar os Critérios de armadura por ductilidade e os Critérios de dimensionamento sísmico por capacidade que se tem de utilizar com o regulamento de betão CIRSOC 201-2005(Reglamento Argentino de Estructuras de Hormigón).
Agora na versão 2014.c incluem-se as seguintes verificações:

  • Verificação do artigo 2.2.9.2
  • Na verificação por capacidade de pilares de betão utiliza-se o axial de dimensionamento especificado no artigo 2.3.5

Relembre-se que o utilizador não selecciona no programa a aplicação do regulamento CIRSOC 103-2005. A combinação do regulamento de betão CIRSOC 201-2005 juntamente com o Regulamento sísmico CIRSOC 103-1991 (Regulamento sísmico actual de aplicação na Argentina) ou juntamente com o Projecto de Regulamento sísmico CIRSOC 103-2008 (Projecto de regulamento sísmico que substituirá a CIRSOC 103-1991) implica a aplicação dos critérios de armadura por ductilidade e a dos critérios de dimensionamento por capacidade da CIRSOC 103-2005.

 

CYPECAD

Cálculo sísmico. Período fundamental da estrutura com valores do utilizador para as normas CFE 2008 e NTC 2004 do México


CYPECAD oferece duas opções para indicar o valor do Período fundamental da estrutura (utilizado para calcular o corte basal):

  • Segundo norma (única possibilidade de versões anteriores)
  • Especificado pelo utilizador (implementado na versão 2014.c)

Qualquer das duas opções pode seleccionar-se no ponto Estimativa do período fundamental da estrutura do diálogo Norma para o cálculo da acção sísmica (menu Obra> Dados obra> seleccionar a opção "Com acção sísmica" do ponto "Acções" > seleccionar México como país e a norma CFE 2008 ou NTC 2004).
O valor do período fundamental de uma edificação deve obter-se a partir das propriedades do seu sistema de resistência sísmica, de acordo com os princípios da dinâmica estrutural. De forma alternativa, a maioria de normas sísmicas permitem a utilização de outros procedimentos para estimar o período fundamental:

  • Segundo fórmulas empíricas facilitadas nos seus artigos
  • Segundo outros métodos, sempre que estejam adequadamente sustentados analíticamente ou experimentalmente

O período fundamental estimado aplica-se no cálculo de um corte estático na base da estrutura (corte basal) que permite:

  • Ajustar os resultados dinâmicos a uns mínimos normativos prescritos, no caso de aplicar o método dinâmico
  • Gerar a distribuição de forças laterais estáticas equivalentes, no caso de aplicar o método estático

artigo 3.3.5.1 do regulamento CFE 2008 estabelece o cálculo da força de corte basal da estrutura tomando como período fundamental estimado o período limite inferior do patamar do espectro de dimensionamento (Ta); e o artígo 8.1 da norma NTC-2004 qualquer período coincidente com o patamar do espectro de dimensionamento (Ta<=T<=Tb).
Os valores indicados são limites estabelecidos nessas normas que podem utilizar-se na ausência de outros dados mais precisos. Se o utilizador dispõe de valores do período fundamental que se ajustem mais à sua estrutura (calculados por métodos ou por ferramentas informáticas como CYPECAD que calcula o período fundamental da estrutura em cada direcção, podem-se consultar os valores após o cálculo na "Listagem de justificação da acção sísmica": menu Arquivo> Imprimir Listagens de obra) pode especificá-los seleccionando a opção Especificados pelo utilizador localizado no diálogo Norma para o cálculo da acção sísmica como foi indicado anteriormente.

Editor de vigas avançado

Representação de armadura na edição de aberturas

Nos diálogos onde se editam ou introduzam as aberturas verticais ou horizontais de vigas (editar uma viga desde o separador Resultados do CYPECAD com o editor avançado de vigas> seleccionar o ícone Botón huecos do editor> seleccionar qualquer das opções de edição ou introdução de aberturas), representa-se uma secção transversal da viga na zona da abertura com a disposição das armaduras. Deste modo, facilita-se a interpretação das armaduras que se introduzem nestes diálogos.

Melhoria na edição das Tabelas de armadura de montagem de vigas

Foi melhorada a edição das tabelas de armadura de montagem de vigas (menu Obra> Dados obra> ícone Opções> Opções de vigas> ponto Tabelas de armadura em vigas> seleccionar qualquer das três tabelas de armadura de montagem). Agora a criação de novas entradas na tabela, a criação de novas disposições de estribos, e a visualização e modificação dos intervalos de largura e altura de viga, realizam-se no mesmo painel sem que apareçam janelas sucessivas para a sua modificação ou visualização.

Recorde que a edição deste tipo de tabelas de armadura só está disponível para aquelas normas que utilizam o editor de vigas avançado.

Médias de esforços e quantidades em lajes maciças e fungiformes aligeiradas

Foram implementadas duas novas opções no separador Isovalores, que permitem consultar no ecrã os valores médios dos esforços, os esforços de dimensionamento ou as quantidades de aço de laje maciça e fungiforme aligeirada. É possível visualizar o valor médio entre dois pontos ou os valores médios numa banda, ambos nas direcções da armadura da laje.

 

Orçamento da estrutura com o Gerador de preços do México


A partir da versão 2014.c, CYPECAD oferece a geração do orçamento e a medição da estrutura de betão calculada tendo em conta as unidades de obra e os preços do Gerador de preços do México. Para isso, é necessário instalar CYPECAD em espanhol, em espanhol para Argentina ou em espanhol para México, e a obra deve estar calculada com a norma de betão NTCRC:2004 (México).

Com esta nova implementação, CYPECAD permite gerar o orçamento e a medição com todos os Geradores de preços da CYPE incluídos até à versão 2014.c (Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, França, Gabão, Marrocos, México, Moçambique, Peru, Portugal, República do Congo, e Senegal)
Para realizar a exportação é necessário que a licença de utilização disponha da ligação com o Gerador de preços correspondente.

 

CYPECAD MEP

Estudo térmico para Itália

Selecção de sistemas de aquecimento com District Heating (Teleriscaldamento) para realizar o estudo térmico


A versão 2014.c inclui a possibilidade de seleccionar sistemas de aquecimento mediante District Heating; com o objectivo de que se tenham em conta no cálculo as necessidades de energia primária e eficiência dos sistemas de aquecimento do edifício.
No quadro de diálogo Definizione dei sistemi (separador Studio termico> Dati generali> editar ou acrescentar na secção Sistemi collettivi> editar ou criar tipo> seleccionar um tipo de District Heating no ponto Generazione del diálogo Definizione dei sistemi) o utilizador pode introduzir o sistema District Heating desejado. Estes sistemas também podem utilizar-se de forma autónoma para uma zona do edifício. Para isso deve definir zonas no edifício (menu Zone) e atribuir o sistema à zona desejada no ponto "Sistemi autonomi".
Mediante o ícone de edição do ponto Generazione do diálogo Definizione dei sistemi, é possível definir os dados do sistema de aquecimento seleccionado.
Na listagem Fabbisogni di energia primaria e rendimenti per la climatizzazione invernale del sistema edifico-impianto (separador Studio termico> menu File> Stampare> Relazioni del progetto) é possível consultar os resultados.

Climatização

 

Recuperação de calor (térmica e higrométrica) na definição de compartimentos

A partir da versão 2014.c, CYPECAD MEP permite definir os valores de eficiência térmica e higrométrica dos sistemas de ventilação com recuperação de calor nas condições interiores dos compartimentos (dentro do ponto de ventilação). Deste modo, o efeito destes sistemas de ventilação será contabilizado nos resultados do cálculo de cargas térmicas sem necessidade de introduzir a instalação.

A eficiência térmica do sistema de ventilação com recuperação de calor pode-se definir tanto para os compartimentos climatizados como para os só aquecidos, enquanto que a eficiência higrométrica é possível defini-la só no caso dos climatizados.

Se, além disso definir as características do sistema de ventilação com recuperação de calor na descrição dos compartimentos, o utilizador introduz a instalação, o programa verifica a correspondência dos valores definidos nos compartimentos com os definidos no recuperador de calor.

 

Eficiência higrométrica na definição de recuperadores de calor genéricos

Acrescentou-se a possibilidade de definir a eficiência higrométrica (para recuperação de calor latente) na definição genérica dos recuperadores de calor.

A eficiência higrométrica dos recuperadores de calor é possível defini-la num recuperador criado como genérico ou num importado desde o Gerador de preços e convertido logo em genérico (com descrição vinculada ou não ao Gerador de preços).

Piso radiante e refrescante. Temperatura limite considerada no cálculo

A partir da versão 2014.c, CYPECAD MEP considera como temperatura limite do sistema de piso radiante a temperatura de impulsão dos sistemas de geração. Deste modo, a emissão térmica dos circuitos de piso radiante será reduzida se a temperatura de impulsão do sistema de produção for inferior (ou superior, no caso de refrigeração) à requerida pelo sistema de piso radiante segundo a norma.

Exportação para IFC

Unidades de medida locais diferentes às unidades globais de projecto

Algumas entidades dos ficheiros em formato IFC que gera o CYPECAD MEP podem ter propriedades cuja unidade de medida local seja diferente à unidade global de projecto. Por exemplo, o coeficiente de rugosidade interior de tubagens para piso radiante exporta-se em mm e não na unidade global de projecto (m).

 

Gerador de preços

Actualização dos Geradores de preços de todos os países

Os Geradores de preços de cada país da versão 2014.c incluem novas unidades de obra, actualização de preços de fabricantes, actualização de preços de mão de obra e novas instruções para o Manual de utilização e manutenção (para os geradores dos países que dispõem delas).
Algumas das unidades de obra incorporadas são comuns para vários países e outras são exclusivas de cada país. Seguidamente existem várias hiperligações onde pode encontrar as novidades dos Geradores de preços de cada país:

Voltar à área de descarga da versão 2014

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.