Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.f
Descarregar actualização da versão 2014.c à versão 2014.d

Novos módulos e programas

CYPE-Connect

CYPE-Connect é um programa concebido para verificar, dimensionar e gerar o pormenor de ligações metálicas soldadas ou aparafusadas com perfis laminados em duplo T.

CYPE-Connect encontra-se disponível no grupo Estruturas do menu principal dos programas da CYPE.

As tipologias de ligações disponíveis são as mesmas dos seguintes módulos de ligações (módulos comuns ao CYPECAD e ao Novo Metal 3D) que já estavam implementados em versões anteriores:

CYPE-Connect CYPE-Connect

 

Numa próxima versão também se incluirão no CYPE-Connect a tipologia de ligações correspondente ao módulo Ligações V. Treliças planas com perfis tubulares e os perfis compostos em duplo T.

CYPE-Connect

 

Mediante um assistente de introdução de dados, o utilizador selecciona a norma, as combinações de acções, as hipóteses de carga e as opções de dimensionamento (ligação aparafusada ou soldada, selecção de parafusos-pré-esforçados e não pré-esforçados-, rigidificadores). Todos os dados introduzidos no assistente podem ser modificados em qualquer momento.

O utilizador pode seleccionar uma ligação dentro dos tipos admissíveis de cada módulo de ligações ou introduzir as barras da ligação manualmente. O programa só verificará e dimensionará aquelas ligações que se encontrem dentro das tipologias admissíveis. Também se podem definir os esforços por acção sobre o nó, e o tipo e série de perfil de cada barra.

Após a introdução de dados, o utilizador pode seleccionar o cálculo e dimensionamento da ligação. O programa calcula e dimensiona automaticamente a ligação para que se cumpram todas as limitações estabelecidas pela norma e pelo utilizador. Após o processo, pode-se obter uma listagem detalhada das verificações efectuadas, e a pormenorização da ligação no ecrã e nos desenhos.

CYPE-ConnectCYPE-Connect efectua o mesmo dimensionamento que o CYPECAD e Novo Metal 3D. A novidade do CYPE-Connect, que o diferencia dos outros dois programas, é permitir ao utilizador poder editar a ligação dimensionada, modificar as dimensões e disposição das chapas, soldaduras e parafusos, e finalmente indicar ao programa que verifique a ligação com as alterações efectuadas.

Durante a verificação, o programa verifica se a ligação cumpre todas as limitações estabelecidas pela norma. Após o processo de verificação, pode-se obter uma listagem detalhada das verificações efectuadas.

Assim, CYPE-Connect permite personalizar uma ligação e verificar que as modificações realizadas cumprem com a norma seleccionada, facilitando ao mesmo tempo uma completa e detalhada listagem de todas as verificações efectuadas.

Para utilizar CYPE-Connect basta que o utilizador possua alguma das licenças dos módulos de ligações indicados anteriormente. O programa calcula, dimensiona e verifica os tipos de ligações que incluem os módulos para os quais possui licença de utilização.

CYPE-ConnectEm breve existirá uma página Web onde se informará com maior detalhe o funcionamento deste novo programa. No seguinte link pode descarregar um documento em formato PDF onde se indica passo a passo a introdução de dados, a modificação e a obtenção de resultados (listagens de verificação e desenhos de pormenorização).

 

 

 

 

 

 

Tecto radiante e refrescante

CYPECAD MEP. Climatización. Techo radiante y refrescante
Tecto radiante e refrescante é um módulo do CYPECAD MEP integrado no separador Climatização. Foi concebido para dimensionar e orçamentar sistemas invisíveis de climatização por tecto radiante e refrescante mediante tectos falsos técnicos modulares e mediante tectos falsos contínuos.

Tipos de tecto e componentes da instalação

Os sistemas de climatização por tecto radiante e refrescante são sistemas invisíveis de climatização que permitem acondicionar os compartimentos a partir de circuitos de água fria e/ou quente integrados no tecto dos mesmos.

O utilizador poderá optar entre os seguintes sistemas:

  • Sistemas de tectos falsos contínuos
  • Sistemas de tectos falsos técnicos modulares

Em ambos os casos, os circuitos de água estão dispostos no interior dos painéis de tecto e são conectados entre si formando circuitos de paneis conectados a colectores de distribuição de água. Esses colectores, que dispõem de sistemas de regulação e controlo, estarão conectados aos equipamentos de produção.

Introdução de dados

CYPECAD MEP. Climatización. Techo radiante y refrescante

De igual forma que ocorre com o piso radiante, o tecto radiante é uma característica construtiva do compartimento, pelo que antes de introduzir os painéis de tecto da instalação, deve-se definir o tecto radiante no revestimento de tecto do compartimento (menu Compartimentos> Revestimento do tecto). E também como sucede com o piso radiante, o tecto definido tem-se em conta nos diferentes cálculos que realiza a aplicação: cálculo de isolamento térmico, isolamento acústico, cargas térmicas…

Os diferentes elementos que compõem a instalação de climatização por tecto radiante e refrescante encontram-se disponíveis na opção “Sistemas radiantes de climatização, Tecto radiante” (menu "Instalação" do separador "Climatização"); e são:

  • Painel de tecto radiante
  • Quadro de colectores
  • Sistema de regulação e controlo (partilhado com os sistemas de piso radiante)
  • Tubagens (impulsão e retorno)

CYPECAD MEP. Climatización. Techo radiante y refrescante

 

CYPECAD MEP. Climatización. Techo radiante y refrescante

 

Para a disposição dos painéis de ambos os sistemas é preciso ter as seguintes considerações:

 

  • Sistemas de tecto contínuo
    • O programa considera como superfície não activa, aquela onde não se colocou nenhum painel de tecto radiante.
    • A ligação dos painéis é em paralelo.

  • Sistema de tecto modular
    • Dispõe de painéis activos como cegos (não activos).

      Dado que estes painéis são de dimensões fixas e não se podem dividir, o utilizador deve introduzir os painéis activos como os cegos de modo que o programa realize correctamente a medição e o orçamento da instalação.

      Nas zonas que não se possa colocar um painel completo (ou onde o utilizador não tenha colocado nenhum painel), o programa dispõe do tipo de tecto falso que se seleccionou no diálogo onde se definem as características do sistema escolhido.
    • A ligação entre os painéis pode-se realizar em grupos de painéis em série interconectados em paralelo. O número máximo de painéis interligados em série depende do modelo escolhido.

Os sistemas de tecto radiante e refrescante devem interligar-se com retorno invertido para equilibrar a instalação. Portanto, o utilizador tem que introduzir a impulsão e o retorno de cada circuito em separado. O programa representa de distinto modo os tramos de impulsão dos de retorno para facilitar essa introdução.

Cálculo da instalação

Uma vez que o utilizador define o tipo de tecto radiante nas características do revestimento do tecto dos compartimentos desejados (menu Compartimentos> Revestimento do tecto), é conveniente realizar um primeiro cálculo antes de introduzir a instalação. Após este cálculo inicial, CYPECAD MEP orientará o utilizador sobre a instalação que necessitará introduzir em cada compartimento em função das condições do mesmo e do tipo de sistema seleccionado, mostrando:

  • O número de painéis necessário para cobrir a carga sensível máxima de verão
  • O número máximo de painéis por circuito
  • O número máximo de painéis conectados em série, no caso de que disponha de um sistema de tecto modular

Depois de introduzir a instalação, o cálculo que realiza o programa baseia-se nas curvas de comportamento definidas pelo fabricante para cada painel. Desta forma, conhecendo a potência que oferece cada painel em função das condições do compartimento e do equipamento de produção, o programa determina as temperaturas de impulsão necessárias para cobrir a carga sensível máxima de refrigeração e a carga máxima de aquecimento, tendo em conta as condições limite para evitar condensações e de temperaturas admissíveis na superfície do tecto (17ºC para refrigeração e 32ºC para aquecimento).

Medição e orçamento da instalação

O programa mede e orçamenta os sistemas de distribuição e todos os acessórios necessários para a correcta instalação do sistema de tecto radiante, se esses sistemas foram importados do Gerador de preços.

Desenhos e listagens

O programa também oferece desenhos e listagens da instalação dimensionada.

Licenças necessárias na licença de utilizador

Para além da licença correspondente ao módulo Tecto radiante e refrescante, as licenças adicionais e necessárias que deve incluir a licença de utilizador para o cálculo e dimensionamento de uma instalação de climatização por tecto radiante e refrescante, dependem da complexidade da instalação. Dado que são sistemas concebidos para refrigeração ou aquecimento será necessário, como mínimo, dispor do programa Climatização (cargas térmicas). Dado que são sistemas de distribuição de água, também são necessárias as licenças do módulo Condutas e Tubagens e do módulo de equipamento de produção que se inclua na instalação.

Novo Cypeterm

A versão 2014.f do CYPECAD MEP para Portugal inclui o separador Novo Cypeterm. Este software tem como objectivo auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências em termos de desempenho energético dos edifícios de habitação que estabelece o REH (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação).

Para o cumprimento do REH, Novo Cypeterm contempla as seguintes normas:

  • EN ISO 6946
  • EN ISO 13370
  • EN ISO 10077-1
  • EN ISO 13789
  • EN ISO 14683
  • EN ISO 10211
  • EN ISO 10456

O Novo Cypeterm dispõe de uma ferramenta que permite a exportação dos parâmetros calculados para o novo programa Cumprimento REH implementado também na versão 2014.f: áreas, volumes, coeficientes de transmitância térmica obtidos a partir das soluções construtivas seleccionadas, valores de transmitância térmica das pontes térmicas lineares detectadas e analisadas numericamente por elementos finitos bidimensionais, capacidade térmica interior da zona, factores de obstrução da radiação solar, redução de perdas...


Cumprimento REH

Este novo programa é acessível desde o menu principal do software CYPE quando a instalação se realiza em português. Encontra-se dentro do grupo de programas Documentação e tem como objectivo auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios de habitação que estabelece o REH (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação).

É um software gratuito que pode executar-se independentemente dos restantes programas da CYPE e que permite caracterizar o desempenho energético dos edifícios, mediante a definição de parâmetros e metodologias indicadas na norma vigente.

Cumprimento REH é um software de introdução manual dos parâmetros necessários. Para a obtenção automática desses parâmetros deve utilizar-se o programa Novo Cypeterm, o qual realiza o cálculo automaticamente mediante a análise do modelo tridimensional do edifício.

Prestazioni energetiche degli edifici

Este programa é acessível desde o menu principal do software CYPE quando a instalação se realiza em italiano. Encontra-se dentro do grupo de programas Documentazione e tem como objectivo auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios conforme as normas UNI/TS 11300-1, UNI/TS 11300-2 e UNI/TS 11300-4.

É um software gratuito que pode executar-se independentemente dos restantes programas da CYPE e que permite caracterizar o desempenho energético dos edifícios, mediante a definição de parâmetros e metodologias indicadas na norma vigente.

Prestazioni energetiche degli edifici dispõe de uma introdução manual desses parâmetros. Para a obtenção automática desses parâmetros deve utilizar-se o programa "CYPECAD MEP", o qual realiza o cálculo automaticamente mediante a análise do modelo tridimensional do edifício e permite exportar os resultados para o novo programa "Prestazioni energetiche degli edifici".

Gerador de preços para o Colégio de Aparejadores, Arquitectos Técnicos e Ingenieros de Edificación de Mallorca

Generador de precios específico para el Colegio de Aparejadores, Arquitectos Técnicos e Ingenieros de la Edificación de Mallorca (COAATIE Mallorca)
CYPE desenvolveu uma intensa actividade orientada na criação de bancos de preços adaptados especificamente às necessidades de colégios profissionais, comunidades autónomas e organismos sectoriais More info link (para além dos Geradores nacionais de diferentes países More info link).

Na versão 2014.f foi incluído o Gerador de preços para o Colégio de Aparejadores, Arquitectos Técnicos e Ingenieros de la Edificación de Mallorca (COAATIEMCA).

Gerador de preços COAATIEMCA pode seleccionar-se (de igual forma que os restantes Geradores de outros organismos e instituições) quando se instalam os programas de CYPE em castelhano. A instalação em catalão também inclui o Gerador de preços COAATIEMCA.

Na página do Gerador de preços COAATIEMCA pode encontrar mais informação relacionada com a comercialização deste banco de preços e suas ligações a outros módulos do software da CYPE. More info link

Implementação de norma e melhorias na sua aplicação

Norma de betão

SP 63.13330.2012 (Rússia)

Concrete and reinforced concrete. Construction. Updated edition SNIP 52-01-2003. Moscow 2012.
Implementada no CYPECAD, no Novo Metal 3D, no Metal 3D Clássico e em Vigas contínuas.
Para esta norma, os programas CYPECAD, Novo Metal 3D e Vigas contínuas permitem:

  • Acrescentar acções adicionais para cargas especiais de geada.
  • Nas acções de sobrecarga de utilização e de neve, é possível introduzir a percentagem de carga que é de longa duração.
  • Utilização do editor avançado de vigas (CYPECAD). 
  • Utilização do editor avançado de pilares (CYPECAD). 

No CYPECAD, se a norma de betão russa se utilizar conjuntamente com a sua correspondente norma de sismo (СНиП II‑7#8209;81* - implementada na versão 2014.b), tem-se em conta os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento por capacidade à flexão de pilares de betão.

Norma de aço enformado

AS 4600:2005 (Austrália)

Australian Standard™ Cold-formed steel structures.

Implementada no CYPECAD, no Novo Metal 3D e no Metal 3D Clássico.

NZS 4600:2005 (Nova Zelândia)

New Zealand Standard™ Cold-formed steel structures.

Implementada no CYPECAD, no Novo Metal 3D e no Metal 3D Clássico.

Acções nas estruturas. Sismo CYPECAD. Interacción suelo-estructura para la NTC 2004 (México)

NTC 2004 (México)

Normas Técnicas Complementarias para diseño por sismo.

Esta norma já estava implementada no CYPECAD e Novo Metal 3D em versões anteriores. Agora, na versão 2014.f foi implementada no CYPECAD a possibilidade que oferece o apêndice A das Normas Técnicas Complementarias para dimensionamento por sismo da NTC 2004: "Para el diseño sísmico de estructuras ubicadas en las zonas II y III será permisible tener en cuenta explícitamente los efectos de sitio y la interacción suelo–estructura".

Para isso foi implementada a opção "Interacción suelo-estructura" no ponto "Zona sísmica" do diálogo "Norma para o cálculo da acção sísmica" (menu Obra> Dados obra> seleccionar a opção "Com acção sísmica" do ponto "Acções"> seleccionar México como país e a norma NTC 2004). Esta opção permite ao utilizador definir os valores do "Período dominante m´s largo del terreno (Ts)" e do "Factor reductivo por amortiguamiento", e considerar a redução por sobrerresistência se o desejar.

СНиП II-7-81* (Rússia). Critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento por capacidade
Construction in seismic regions.

Esta norma já estava implementada no CYPECAD e no Novo Metal 3D desde a versão 2014.b. Agora na versão 2014.f, a sua utilização conjunta com a norma russa de betão SP 63.13330.2012 (implementada nesta versão) tem em conta no CYPECAD os critérios de armadura por ductilidade e os critérios de dimensionamento por capacidade à flexão de pilares de betão.

 

CYPECAD

CYPECAD. Recubrimiento de pilares de hormigón por planta y por pilarRecobrimento de pilares de betão por planta e por pilar

Foi implementada a possibilidade de definir recobrimentos de pilares de betão diferentes ao introduzido nos dados gerais da obra para cada tramo de pilar (separador Entrada de pilares> menu Introdução> Pilares, paredes e arranques> opção Recobrimento> seleccionar um pilar). No diálogo recobrimento foi implementada a opção "Características do pilar diferente às gerais da obra".

 

 

 

 

 

 

 

CYPECAD. Recubrimiento de pilares de hormigón por planta y por pilar

Coeficientes de encastramento de pilares nas duas direcções

Desde versões anteriores, CYPECAD permite modificar o coeficiente de encastramento nos extremos superior e inferior de cada tramo de pilar (separador Entrada de pilares> menu Introdução> Pilares paredes e arranques> Coeficientes de encastramento> seleccionar um pilar).

Agora, na versão 2014.f, estes coeficientes de encastramento podem ter valores diferentes segundo as direcções X e Y relativamente aos eixos locais do pilar.

 

 

 

 

 

 

 

CYPECAD MEP

Climatização. Tecto radiante e refrescante

A versão 2014.f inclui um novo módulo de CYPECAD MEP "Tecto radiante e refrescante" integrado no separador Climatização. Foi concebido para dimensionar e orçamentar sistemas invisíveis de climatização por tecto radiante e refrescante mediante tectos falsos técnicos modulares e mediante tectos falsos contínuos.


No ponto "Tecto radiante e refrescante" desta página Web dispõe de mais informação More info link.

Vista 3D no menu lateral

Em todos os separadores do CYPECAD MEP pode-se activar, no menu lateral esquerdo, uma vista 3D da planta em edição. Isto permite ao utilizador visualizar rapidamente os elementos construtivos que se vão introduzindo e a instalação correspondente ao separador que está a trabalhar.

CYPECAD MEP. Étude thermique. EDIBATEC

Estudo térmico para França

Base de dados EDIBATEC

No separador "Étude thermique" do CYPECAD MEP para França foi implementada a base de dados EDIBATEC. Com esta ferramenta facilita-se a introdução e a selecção de dados técnicos de diferentes produtos. A partir da versão 2014.f o utilizador pode consultar e importar essa base:

  • Depósitos
  • Geradores
    • Caldeiras de madeira
    • Estufas

Estudo térmico para Itália

Selecção de sistemas para realizar o estudo térmico

A versão 2014.f inclui a possibilidade de seleccionar os seguintes sistemas e melhorias com o objectivo de que se tenham em conta no estudo térmico realizado pelo programa:

  • Sistemas de cogeração com motor Stirling
  • Sistemas de bomba de calor com activação por motor endotérmico
  • Colectores fotovoltaicos genéricos
  • Factores de sombra nos colectores fotovoltaicos e térmicos

Exportação para o novo programa "Prestazioni energetiche degli edifici"

CYPECAD MEP dispõe de uma nova ferramenta que permite a exportação dos parâmetros calculados para o novo programa "Prestazioni energetiche degli edifici" implementado também na versão 2014.f (só disponível na instalação em italiano).

 

Voltar à área de descarga da versão 2014

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.