Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.b
Descarregar actualização da versão 2013.m à versão 2013.n

ÍNDICE

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Norma de betão

ACI 318M-08 (USA), Nch430.Of2008 (Chile), NTE E.060: 2009 (Peru) e NSR-10 (Colômbia)

Na versão 2013.e implementou-se a ferramenta Strut3D, que permite no CYPECAD e no Novo Metal 3D (módulo Maciços de encabeçamento de estacas) mediante uma metodologia geral de cálculo, analisar as regiões D de betão armado mediante um modelo de bielas e tirantes. Esta ferramenta só estava disponível para a norma de betão EHE-08 (Espanha). Agora na versão 2014.b, foi implementada para as seguintes normas de betão:

  • ACI 318M­08 (USA)
    Building Code Requirements for Structural Concrete.
  • Nch430.Of2008 (Chile)
    Norma Chilena oficial NCh430.Of2008.
  • NTE E.060: 2009 (Peru)
    Reglamento Nacional de Edificaciones. Norma E.060 Concreto Armado (2009).
  • NSR­10 (Colômbia)
    Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente NSR-10. Título C - Concreto estructural.

IS 456: 2000 (Índia)

Indian Standard. Plain and reinforced concrete code of practice (Fourth Revision).
Esta norma já estava implementada no CYPECAD. Agora na versão 2014.b, foi optimizado o tempo de cálculo durante o dimensionamento de pilares de betão.

Norma de aço enformado

Aços S280GD e S320GD para Eurocódigo 3 (UE) e EAE (Espanha)

Foram implementados os tipos de aço S280GD e S320GD para as normas Eurocódigo 3 (incluindo os Documentos Nacionais de Aplicação ou as adaptações do documento geral para Bulgária, França, Itália e Portugal) e EAE (Espanha).

Acções nas estruturas. Sismo

CHOC-08 (Honduras)

Código Hondureño de la Construcción. Normas Técnicas. Capítulo 1. Cargas y fuerzas estructurales. Diseño por Sismo
Implementada no CYPECAD e no Novo Metal 3D.

Em ambos os programas é possível seleccionar a análise dinâmica (modal espectral) ou a análise estática (força lateral equivalente) que propõe a CHOC-08. A selecção do método de análise (dinâmica ou estática) realiza-se mediante a opção Método de análise do quadro de diálogo onde se define a acção sísmica.

Com o método de análise dinâmica (modal espectral), o CYPECAD tem em conta a correcção por corte basal. No ponto Correcção por corte basal para o cálculo sísmico mediante o método de análise dinâmica da página do CYPECAD, dispõe de mais informação sobre esta verificação (normas de sismo onde foi implementada, valor de corte dinâmico total na base, factor de ajuste...).

CIRSOC 103-2005 (Argentina)

Normas Argentinas para Construcción Sismorresistente. Parte II: Construcciones de Hormigón Armado.
Na versão 2013.l implementaram-se os critérios de armadura por ductilidade e critérios de dimensionamento sísmico por capacidade do regulamento CIRSOC-103 2005, que se aplicam no CYPECAD quando o utilizador selecciona o regulamento de betão CIRSOC 201-2005 na combinação com o regulamento sísmico CIRSOC 103-1991 ou com o CIRSOC 103-2008.
Agora, a partir da versão 2014.b e para o cálculo dos factores de sobrerresistência nas verificações de sismo por capacidade que se realizam no Editor de vigas avançado de CYPECAD, os momentos de sobrerresistência de vigas consideram-se aos eixos.

Também a partir da versão 2014.b, acrescentam-se as verificações de critérios de dimensionamento por sismo que realiza o editor de vigas avançado, a verificação do diâmetro máximo de armaduras contínuas através de nós interiores.

СНиП II-7-81* (Rússia)

СТРОИТЕЛЬСТВО В СЕЙСМИЧЕСКИХ РАЙОНАХ. Актуализированная редакция
Construction in seismic regions. Updated edition
Implementada no CYPECAD e no Novo  Metal 3D.

Isolamento térmico

D.P.R. 2 aprile 2009, n.59 (Itália)

Regolamento di attuazione del D. Lgs. 192 sul rendimento energetico in edilizia.
Este Decreto foi implementado no CYPECAD MEP para Itália (separador Studio termico). No ponto Studio termico para Itáliadesta página Web dispõe de mais informação sobre esta implementação.

 

CYPECAD

Interacção da estrutura com os elementos construtivos

Cálculo de propriedades dos elementos construtivos de alvenaria

Os valores homogeneizados das propriedades dos elementos construtivos que se introduzem no CYPECAD, para considerar o seu efeito na análise dinâmica de edifícios submetidos a acções sísmicas, são desde a versão 2014.a: a Espessura da alvenaria, o Módulo de elasticidade X, o Módulo de elasticidade Y, o Módulo de rigidez ao esforço transverso XY, o Coeficiente de Poisson XY e a Carga superficial.

Todos estes dados introduzem-se no diálogo Propriedades da alvenaria -valores homogeneizados- (separador Entrada de vigas> menu Cargas> Elementos construtivos> opções Acrescentar ou Editar> botão edição do tipo seleccionado Edición del tipo seleccionado ou botão editar lista de tipos Editar lista de tipos e acrescentar Añadir), e são os fabricantes, que com os seus ensaios podem conhece-los com maior exactidão.

 

CYPECAD. Interacción de la estructura con los elementos constructivos. Cálculo de propiedades de los elementos constructivos de fábrica

Para os casos, nos quais os fabricantes não forneçam os dados, na versão 2014.b foi implementada uma ferramenta que calcula os valores homogeneizados das propriedades da alvenaria a partir de uns dados geométricos e resistentes que o utilizador pode conhecer com maior facilidade. Esta ferramenta acede-se desde o diálogo anteriormente mencionado Propriedades da alvenaria -valores homogeneizados, seleccionando o botão Cálculo das propriedades da alvenaria (Cálculo de propiedades).

As propriedades que solicita essa ferramenta são:

  • Tipo de elemento construtivo
    • Parede interior
    • Parede de fachada, face à vista
    • Parede de fachada, para revestir
  • Número de folhas (um ou dois)
  • MaterialCYPECAD. Interacción de la estructura con los elementos constructivos. Cálculo de propiedades de los elementos constructivos de fábrica
  • Tipo de argamassa
  • Tipo de junta
  • Resistência da argamassa
  • Resistência normalizada à compressão da peça

Para definir o material, o tipo de argamassa, o tipo de juntas, a resistência da argamassa e a resistência normalizada à compressão da peça, o utilizador deve seleccionar a opção adequada entre as que lhe oferece o programa numa lista.

Editor de vigas avançado

CYPECAD. Introducción de huecos verticales en vigas

Aberturas verticais nas vigas

Na versão anterior (2014.a) implementou-se a introdução e verificação de aberturas horizontais em vigas altas de secções rectangulares, em "L" ou em "T" (sem treliça) desde o Editor de vigas avançado do CYPECAD e desde o programa Vigas contínuas.
Agora, na versão 2014.b inclui-se a possibilidade de introduzir aberturas verticais (rectangulares ou circulares) em vigas rasas ou altas de secções rectangulares, em "L" ou em "T" (sem treliça).

Para introduzir as aberturas verticais, foi implementada a opção Nova abertura vertical na janela flutuante Aberturas (Editar uma viga desde o separador Resultados de CYPECAD com o editor avançado de vigas> seleccionar o botão Botón huecos do editor).

O programa permite a introdução de aberturas verticais tanto nos banzos como na alma das vigas rasas e altas, sempre que se cumpram as seguintes condições:

  • A dimensão transversal da abertura vertical deve ser inferior a um terço da largura da alma ou a dois terços da largura do banzo, em função da zona em que esteja situada a abertura.
  • O comprimento da abertura deve ser inferior à largura da alma e à altura da viga.
  • A posição da abertura vertical deve garantir que se respeitem os recobrimentos em todas as faces da abertura.
  • A distância livre entre uma abertura vertical e o apoio da viga deve ser superior ao comprimento de confinamento lateral da abertura.

Além disso, a distância livre entre aberturas consecutivas, horizontais ou verticais, deve ser superior a duas vezes a altura da viga e superior à largura da alma da viga.

Não são permitidas a introdução de aberturas horizontais nem verticais nas zonas de confinamento descritas na norma sísmica seleccionada.

A secção resultante de aplicar à viga a redução devida à presença de uma abertura, será verificada com os critérios da norma seleccionada e além disso, incluindo a armadura da viga e os reforços dispostos na abertura.

CYPECAD. Aviso tras la introdución de huecos verticales en vigas

Nas novidades da versão 2014.a, pode consultar os condicionantes da posição e dimensões das aberturas horizontais.
Quando se introduz uma abertura vertical que corta alguma armadura do pórtico, o programa emite um aviso, no qual se indica que o utilizador deve rever a disposição dos varões proposto pelo programa, isto após introduzir e verificar a abertura já que é possível que exista uma disposição de armadura mais simples de executar em obra. O utilizador poderia inclusivamente posicionar algumas das armaduras de reforço do pórtico numa segunda camada para que a disposição da armadura na abertura fosse mais construtiva.

As restantes opções de edição e verificações de Estados Limite Últimos (E.L.U.) de aberturas, funcionam do mesmo modo que nas aberturas horizontais e pode consultá-las no ponto Editor avançado de vigas. Aberturas horizontais em vigas da página de novidades da versão 2014.a.

Recorde que tanto as aberturas horizontais como as verticais não se consideram durante a fase de cálculo, pelo que tanto a sua posição como as suas dimensões devem ficar restringidas (tal e como foi indicado antes nas condicionantes da sua introdução) para que os esforços obtidos se possam considerar válidos.

Os pormenores das aberturas verticais geram-se automaticamente dentro da pormenorização do pórtico, do mesmo modo que se faz com as aberturas horizontais.

CYPECAD. Detalles de despiece de los huecos en vigas

As aberturas horizontais e verticais em vigas não se eliminam após calcular ou rearmar

A partir da versão 2014.b, as aberturas horizontais ou verticais não se eliminam caso se volte a calcular a obra ou rearmar o pórtico. O programa volta a verificar as aberturas de um pórtico quando o utilizador o edita.

Verificações por capacidade e critérios de dimensionamento por sismo com CIRSOC 103­2005 (Argentina)

No ponto Acções nas estruturas. Sismo - CIRSOC 103-2005 (Argentina), dispõe de informação sobre as melhorias que foram realizadas na aplicação do regulamento CIRSOC-103 2005 relacionadas com o cálculo sismo-resistente.

Optimização do tempo de cálculo durante o dimensionamento de pilares com a norma Índia IS 456: 2000

Foi optimizado o tempo de cálculo no dimensionamento de pilares de betão, especialmente com a utilização da norma Índia IS 456: 2000.

Lajes pós-tensionadas

Mover ancoragens de cabos

No diálogo Pós-tensionadas, foi implementada a opção Mover ancoragens (separador Entrada de vigas ou separador Resultados> menu Pós-tensionadas> opção Pós-tensionadas) que permite mover uma ancoragem na direcção do cabo (se seleccionar-se com o botão esquerdo do rato sobre a ancoragem que se deseja mover) ou mover as duas ancoragens e o cabo na direcção perpendicular a este (se seleccionar-se qualquer outra parte do cabo que não sejam os extremos).

Exportação para Tekla® Structures (CYPECAD e Novo Metal 3D)

A versão 2014.b do CYPECAD e do Novo Metal 3D permite exportar para as versões 18 e 19 do Tekla® Structures.

 

CYPECAD MEP. Requisiti minimi enegetici. D.P.R. 2 aprile 2009, n.59CYPECAD MEP

Estudo térmico para Itália

D.P.R. 2 aprile 2009, n.59.

A versão 2014.b inclui no CYPECAD MEP para Itália (separador Studio termico) a verificação do cumprimento do Decreto D.P.R. 2 aprile 2009, n.59 (Regolamento di attuazione del D. Lgs. 192 sul rendimento energetico in edilizia). Nesse decreto definem-se os critérios gerais, a metodologia de cálculo e os requisitos mínimos para uma aplicação homogénea coordenada da norma para a eficiência energética dos edifícios.

CYPECAD MEP verifica o cumprimento e gera uma listagem (Menu File> Stampare> Relazioni del progetto> Requisiti minimi energetici) com as especificações prescritas nesse decreto.

CYPECAD MEP. Requisiti minimi enegetici. D.P.R. 2 aprile 2009, n.59 CYPECAD MEP. Requisiti minimi enegetici. D.P.R. 2 aprile 2009, n.59

Selecção de sistemas de aquecimento com caldeiras alimentadas por biomassa para realizar o estudo térmico

CYPECAD MEP para Italia. Sistemas de calefacción con calderas alimentadas por biomasa


A versão 2014.b inclui a possibilidade de seleccionar sistemas de aquecimento mediante caldeiras alimentadas por biomassa com fluido termovector ar e água, carregadas manualmente e automaticamente; com o fim de que se tenham em conta no cálculo da necessidade de energia primária e eficiência dos sistemas de aquecimento do edifício. Este cálculo pode realizar-se mediante valores pré-calculados contidos em tabelas ou mediante o método da Direttiva 92/42/CEE, segundo se pormenoriza na norma UNI/TS 11300-4 (Utilizzo di energie rinnovabili e di altri metodi di generazione per la climatizzazione invernale e per la produzione di acqua calda sanitaria).

No quadro de diálogo Definizione dei sistemi (separador Studio termico> Dati generali> editar ou acrescentar na secção Sistemi collettivi> editar ou criar tipo> seleccionar um tipo de caldeira de biomassa no ponto Generazione do diálogo Definizione dei sistemi) o utilizador pode seleccionar o tipo de caldeira de biomassa e o método de cálculo (Direttiva 92/42/CEE o Prospetti).
Mediante o botão de edição do ponto Generazione do diálogo Definizione dei sistemi, é possível definir os dados do sistema de aquecimento seleccionado.

Na listagem Fabbisogni di energia primaria e rendimenti per la climatizzazione invernale del sistema edifico-impianto (separador Studio termico> menu File> Stampare> Relazioni del progetto) é possível consultar os resultados.

CYPECAD MEP. Studio termico Italia. Listado Fabbisogni di energia primaria e rendimenti per la climatizzazione invernale del sistema edifico-impianto CYPECAD MEP. Studio termico Italia. Listado Fabbisogni di energia primaria e rendimenti per la climatizzazione invernale del sistema edifico-impianto CYPECAD MEP. Studio termico Italia. Listado Fabbisogni di energia primaria e rendimenti per la climatizzazione invernale del sistema edifico-impianto

Estudo térmico para França

Foram implementadas as seguintes actualizações no separador Étude thermique de CYPECAD MEP para França:

  • Actualização da versão do motor de cálculo da norma RT 2012: Coeur de calcul de la RT 2012, V1.1.6.3
  • Actualização da versão da ficha em XML da norma RT 2012: Fiche Standardisée RT 2012, 1163_V1.5

Climatização. Cargas térmicas representadas no ecrã mediante isovalores

CYPECAD MEP. Representación en pantalla de las cargas térmicas mediante diagramas de isovalores

A versão 2014.b inclui uma prática e importante novidade que permite conhecer de um só ponto de vista as cargas térmicas dos compartimentos de uma planta do edifício. Trata-se da visualização, mediante diagramas de isovalores, das cargas térmicas de aquecimento e arrefecimento calculadas para cada compartimento.
Após o cálculo realizado no separador Climatização, o utilizador pode activar no novo ponto Resultados (menu lateral) a opção Desenhar. Essa activação mostra no menu lateral os dados que é possível representar no ecrã relacionados com as cargas térmicas de arrefecimento e de aquecimento:

  • Cargas térmicas de arrefecimento
    • Carga térmica total
    • Carga térmica por unidade de superfície
    • Carga térmica através da envolvente
    • Cargas interioresCYPECAD MEP. Representación en pantalla de las cargas térmicas mediante diagramas de isovalores
    • Carga de ventilação
  • Cargas térmicas de aquecimento
    • Carga térmica total
    • Carga térmica por unidade de superfície
    • Carga térmica através da envolvente
    • Carga de ventilação

As cargas térmicas de arrefecimento ou as de aquecimento serão seleccionáveis se activarem-se para o cálculo no ponto Cálculo de cargas do diálogo Dados obra (menu Obra> Dados obra). Neste diálogo a opção "Climatização" activa o cálculo de ambas as cargas térmicas, e as opções "Arrefecimento" e "Aquecimento" só as cargas térmicas cujos nomes indicam.

Os compartimentos exteriores, os não habitáveis, ou os habitáveis cujos parâmetros de cálculo para o estudo climático tenham activo a opção "Não climatizado", aparecerão sombreados em branco quando se seleccione qualquer dos tipos de carga térmica de arrefecimento ou aquecimento. Os compartimentos habitáveis cujo parâmetro de cálculo para o estudo climático tenham activo a opção "Só aquecimento" aparecerão sombreados em branco quando se activar algum tipo de carga térmica de arrefecimento.

Como em qualquer representação de dados que se realiza nos programas da CYPE mediante diagramas de isovalores, na parte inferior do ecrã aparece a escala de valores das cores representadas. A gama de cores que se utiliza na representação pode modificar-se seleccionando uma das duas paletas de cores do diálogo Cores para representação de isovalores (botão "Configuração geral Configuración general" situado no canto superior direito do ecrã> opção "Cores para representação de isovalores"). A paleta com menos cores permite visualizar melhor os textos no ecrã, embora os compartimentos possam ficar representados com cores mais parecidas. A paleta com mais cores pode dificultar a leitura de alguns textos no ecrã, mas os compartimentos representam-se com cores mais variadas.

CYPECAD MEP. Representación en pantalla de las cargas térmicas mediante diagramas de isovalores CYPECAD MEP. Representación en pantalla de las cargas térmicas mediante diagramas de isovalores

No ecrã sempre se coincide o valor numérico máximo com a cor do extremo direito da paleta seleccionada e o valor mínimo com o outro extremo. Isto permite que os compartimentos representados no ecrã completo com cores muito similares possam alterar-se e diferenciar-se melhor ao efectuar o zoom.

CYPECAD MEP. Representación en pantalla de las cargas térmicas mediante diagramas de isovalores CYPECAD MEP. Representación en pantalla de las cargas térmicas mediante diagramas de isovalores

Instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária para CYPECAD MEP instalado em francês

Desde versões anteriores, CYPECAD MEP permite projectar uma instalação de energia solar térmica, de utilização individual ou colectiva, para a produção de água quente sanitária para Espanha e Portugal. Na versão 2014.a, estas instalações também se implementaram para outros países hispano e luso que dispõem do Gerador de preços de CYPE e se adaptou o cálculo da instalação de modo que fosse válido para qualquer latitude.

Agora, na versão 2014.b implementa-se no CYPECAD MEP as instalações energia solar térmica, de utilização individual ou colectiva, para a produção de água quente sanitária; para países francófonos que disponham igualmente do Gerador de preços (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, França, Gabão, Marrocos, República do Congo e Senegal).
Portanto, a partir da versão 2014.b, CYPECAD MEP permite projectar estes tipos de instalações de energia solar térmica para os seguintes países:

CYPECAD MEP. Energía solar térmica. Pérdidas de radiación solar por sombras

  • Na África
    • Angola
    • Argélia
    • Cabo Verde
    • Camarões
    • Costa do Marfim
    • Gabão
    • Marrocos
    • Moçambique
    • República do Congo
    • Senegal
  • Na América
    • ArgentinaCYPECAD MEP. Energía solar térmica. Pérdidas de radiación solar por sombras
    • Brasil
    • Chile
    • Colômbia
    • Equador
    • México
    • Peru
  • Na Europa
    • Espanha
    • França
    • Portugal

 

 

 

CYPECAD MEP. Edición de los datos climáticos de la ubicación del edificio desde la solapa Solar térmica

De igual modo que sucede com os restantes países que já incluíam o dimensionamento de uma instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária, os países que a partir da versão 2014.b podem realizar o dimensionamento da instalação solar térmica, incluem a edição dos dados climáticos da localização do edifício desde o separador Solar térmica (incluindo os valores mensais da Temperatura exterior e a Irradiação solar global diária média mensal sobre superfície horizontal).

 

 

 

Exportação para IFC

Espessura das condutas de ar condicionado e ventilação

A exportação para o formato IFC (Industry Foundation Classes) que realiza CYPECAD MEP, inclui a espessura das condutas de ar condicionado e ventilação que foram dimensionadas pelo programa.

Captadores solares térmicos

Os captadores solares térmicos que se introduzem no CYPECAD MEP (separadores Solar térmica> menu Instalação> Equipamentos) exportam-se para IFC (Industry Foundation Classes) segundo os standards desse formato. Além disso, incluem-se características técnicas dos fabricantes seleccionados, materiais, cores e atribuição apropriada da entidade IFC.

 

CYPE UPONOR. Sistemas de captação de energia geotérmica

O programa CYPE UPONOR é resultado do Convénio de colaboração alcançado entre CYPE e UPONOR para o desenvolvimento técnico de ferramentas informáticas relacionadas com o transporte de água e climatização invisível.
Desde versões anteriores, CYPE UPONOR permite dimensionar instalações de climatização invisível mediante sistemas radiantes para aquecimento e arrefecimento exclusivos de UPONOR, com a possibilidade de apoio de outros tipos de sistemas implementados no módulo Climatização do CYPECAD MEP da CYPE (caldeiras, condutas de ar para climatização, radiadores, equipamentos compactos ar-água, fancoils, roof-top...).

Na versão 2014.b foi implementado o dimensionamento de instalações de climatização com sistemas de captação de energia geotérmica da UPONOR. CYPECAD MEP já incluía o dimensionamento de sistemas de captação de energia geotérmica desde a versão 2013.k.

Na página CYPE UPONOR, dispõe de mais informação sobre este programa.

 

Pré-dimensionadores de medições e orçamentos

Estudo de viabilidade imobiliária

O módulo "Estudo de viabilidade imobiliária" foi implementado como mais uma ferramenta dos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos na versão 2014.a.

Agora, na versão 2014.b, as secções do menu lateral dos Pré-dimensionadores de medições e orçamentos onde o utilizador introduzia os dados que só se utilizam para gerar o estudo de viabilidade imobiliária (Custos de promoção e Conta de resultados), agrupam-se numa só secção denominado "Estudo de viabilidade imobiliária". Os dados solicitados incluem também na versão 2014.b uma ajuda (que se activa premindo sobre o botão Ayuda ) que detalha o significado dos dados que o utilizador deve introduzir em cada um dos diálogos que se activam ao seleccionar os campos da secção Estudo de viabilidade imobiliária:

  • Custos e gastos
    • Aquisição do terreno
    • Custos de promoção
    • Comercialização, financiamento e taxas
  • Vendas
    • Total vendas

Voltar à área de descarga da versão 2014

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.