Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.g
Descarregar actualização da versão 2014.f à versão 2014.g

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Acções nas estruturas. Sismo

COVENIN 1756­1:2001 (Venezuela); NEC ­11 (Equador); Norma Técnica E.030 (Peru)

  • COVENIN 17561:2001 (Venezuela)
    Norma Venezolana COVENIN 1756-1:2001. Edificaciones sismorresistentes.
  • NEC 11 (Equador)
    Norma Ecuatoriana de la Construcción. Capítulo 2.- Peligro sísmico y requisitos de diseño.
  • Norma Técnica E.030 (Peru)
    Norma Técnica E.030 Diseño Sismorresistente.

Estas normas já estavam implementadas no CYPECAD e no Novo Metal 3D desde versões anteriores. Agora, na versão 2014.g, o CYPECAD apresenta duas opções para indicar o valor do Período fundamental da estrutura (utilizado para calcular o corte basal):

  • Segundo norma (única possibilidade em versões anteriores para estas normas).
  • Especificado pelo utilizador (implementado na versão 2014.g para estas normas, apesar de já se encontrar disponível desde versões anteriores para outras normas sísmicas: CFE 2008 -México-, NTC 2004 -México-, NC 46:1999 -Cuba- e NSR-10 -Colômbia).

Mais informação sobre a determinação do Período fundamental da estrutura .

CYPECAD

Interacção da estrutura com os elementos construtivos

Geração automática de estados intermédios

O módulo do CYPECAD Interacção da estrutura com os elementos construtivos permite realizar uma análise dinâmica de edifícios submetidos a acções sísmicas que incluem o efeito dos elementos construtivos não estruturais utilizados, nomeadamente paredes de fachada e divisórias e considera vários modelos de comportamento do edifício correspondentes a diferentes situações ou estados desses elementos.

Este módulo foi implementado na versão 2014.b e considerava dois estados extremos: o Estado 1, correspondente ao comportamento da estrutura sem a intervenção de nenhum elemento construtivo, e o Estado 2 que tem em conta o efeito de todos os elementos construtivos confinados lateralmente através da inclusão da rigidez dos mesmos no modelo dinâmico considerando que são totalmente efectivos, isto é, que não sofreram fendilhação ou rotura.

A partir da versão 2014.g, o programa permite adicionar ao Estado 1 e 2 outros estados intermédios gerados automaticamente em função de um critério de rotura que relaciona o dano sofrido por um elemento com o deslocamento relativo das suas extremidades. São estados intermédios, nos quais cada elemento confinado lateralmente fornece uma percentagem da sua rigidez em função do nível de dano alcançado pelo mesmo.

A geração automática dos estados intermédios parte do modelo no qual se considera o efeito de todos os elementos construtivos totalmente efectivos (Estado 2). Uma análise modal espectral do modelo produz um deslocamento relativo entre os extremos de cada elemento construtivo que, com a aplicação do critério de rotura, se traduz num determinado nível de dano. O dano (ou fendilhação) sofrido pelo elemento provoca uma variação na sua rigidez. As novas rigidezes calculadas para cada um dos elementos construtivos são incluídas num novo modelo dinâmico sobre o qual se realiza a análise modal seguinte. Voltam-se a obter novos deslocamentos relativos e cada elemento alcança um novo nível de danos, com a respectiva variação de rigidez, gerando-se o modelo seguinte. Procede-se assim de forma sucessiva para cada hipótese sísmica considerada.

Este processo iterativo termina quando o nível dos danos causados estabiliza de um estado para o seguinte (o qual se alcança quando a diferença entre o nível de dados do último estado calculado e o anterior é inferior a 5% em cada elemento) ou quando se alcança o número máximo de iterações estabelecido pelo utilizador. Este será o Estado final.

CYPECAD. Interacção da estrutura com os elementos construtivos. Geração automática de estados intermédios

A geração automática dos estados intermédios pode multiplicar substancialmente o número de hipóteses sísmicas consideradas, por este motivo o CYPECAD permite configurar este processo iterativo a partir do diálogo Elementos construtivos (menu Obra> Dados obra> zona Acções> botão da opção Elementos construtivos). Neste diálogo deve estar activa a opção Interacção com a estrutura (localizada na parte superior). Se assim for surge a opção Obter os estados de fendilhação e rotura progressiva. Se a opção se encontrar desactivada o CYPECAD gera apenas os Estados 1 e 2, como acontecia em versões anteriores. Activando a opção Obter os estados de fendilhação e rotura progressiva surgem as seguintes possibilidades:

  • Considerar todos os estados intermédios de fendilhação e rotura
    Esta opção faz que CYPECAD considere no dimensionamento da estrutura todos os estados gerados: Estado 1, Estado 2 e Estados intermédios. A sua activação pode aumentar o tempo de cálculo substancialmente, dependendo de quando se alcance o Estado final.
  • Considerar só o estado final
    Todos os estados se calculam igualmente, mas o CYPECAD só considera no dimensionamento da estrutura o Estado 1, o Estado 2 e o Estado final.

Por baixo destas duas opções o utilizador estabelece um limite para o Número máximo de iterações. Este número determinará qual é o estado final, se esse estado não for atingido antes do nº de iterações máximas aqui estabelecidas.

Visto que o cálculo de uma estrutura se repete várias vezes, ao considerar todos os estados intermédios de fendilhação desde o primeiro cálculo pode aumentar o processo de dimensionamento de uma estrutura. Portanto, seria lógico que nos primeiros cálculos se activa-se a opção Considerar só o estado final e uma vez que o utilizador tenha solucionado os problemas que impliquem o aumento de dimensões dos elementos estruturais (e por conseguinte recalcular posteriormente), deve considerar se activa a opção Considerar todos os estados intermédios de fendilhação e rotura e incluindo se aumenta o Número máximo de iterações.

CYPECAD. Interacção da estrutura com os elementos construtivos. Nível de dano

Para ajudar a tomar esta decisão, a partir da versão 2014.g foi implementada a opção Nível de dano (separador Resultados> menu Cargas> opção Elementos construtivos) que permite consultar os deslocamentos relativos e o nível de dano associado, por estado gerado e por hipótese sísmica, de cada elemento construtivo. Esta informação permite ao utilizador saber se a configuração que foi estabelecida do processo iterativo é adequada ou deve modificá-la:

  • Se em alguma hipótese de sismo, o último estado de algum elemento construtivo difere em mais de 5% do estado anterior, deveria aumentar o Número máximo de iterações. Caso contrário, é suficiente.
  • Se foi activada a opção "Considerar só o estado final" e as diferenças de danos entre o estado final e os outros intermédios (X1, X2... ou Y1, Y2...) for pequena não é necessária activar a opção "Considerar todos os estados intermédios de fendilhação e rotura".

Esta revisão deve realizar-se em todos os elementos construtivos de cada planta.

No diálogo mencionado dispõe de ajudas que explicam com detalhe as implicações destas opções.

A aproximação que realizava a versão 2014.a (e que a partir da versão 2014.g pode ser feita realizando se activa-se ou não, a opção Obter os estados de fendilhação e rotura progressiva) pode ser aceitável para os edifícios com planta rés do chão diáfana que, por regra geral, possuem uma irregularidade de rigidez que as torna mais débeis nessa planta (edifícios com planta rés do chão destinada a utilização comercial, garagens...).

Não obstante, e visto que não podemos generalizar para todos estes casos, recomendamos que se utilize a versão 2014.g e que se realize algum cálculo com a consideração de estados intermédios de rotura ou fendilhação.

Tenha em conta que um utilizador de qualquer versão 2014 pode actualizar-se gratuitamente para a última versão 2014. Portanto, recomendamos a qualquer utilizador que tenha instalada uma versão 2014 dos programas da CYPE que se actualize para a sua última versão. Em especial aqueles que possuam na sua licença do módulo "Interacção da estrutura com os elementos construtivos". Deste modo, possuirá da geração automática dos estados intermédios que foi mencionado anteriormente .

Recorde que as paredes de fachada e divisórias dos edifícios são consideradas elementos ‘não estruturais’, no entanto durante um sismo, fornecem rigidez à estrutura, modificando a distribuição e magnitude dos esforços provocados pela acção sísmica. Se os elementos estruturais não estão convenientemente dimensionados para essa distribuição, os esforços podem provocar a sua rotura, o que tornaria em causa a estabilidade do edifício, podendo levá-lo inclusive ao colapso. O módulo Interacção da estrutura com os elementos construtivos permite considerar o efeito que provocam os elementos não estruturais durante um sismo e a partir da versão 2014.g a geração automática de estados de rotura e fendilhação intermédios. Na página "Interacção da estrutura com os elementos construtivos" dispõe de mais informação sobre esta nova ferramenta do CYPECAD, única no mercado .

Lajes pós-tensionadas. Cargas de desvio pontuais de tramos rectos inclinados de tendões e representação da componente horizontal da ancoragem

CYPECAD

O módulo Lajes pós-tensionadas para edificação permite no CYPECAD dimensionar as armaduras passivas de lajes pós-tensionadas, após o cálculo dos esforços dos cabos de pós-tensão (aderentes ou não aderentes) e cujas características foram introduzidas pelo utilizador .

Desde que este módulo se implementou, o programa gera as cargas lineares de impulso provenientes do interior da curvatura dos cabos.

Agora, na versão 2014.g também se geram as cargas pontuais de desvio que provocam os tramos rectos inclinados de cabos. Estas cargas representam-se no diálogo de edição dos cabos e também na planta juntamente com as restantes cargas de desvio dos cabos.

Para além disso, no diálogo de edição do cabo, a componente horizontal de esforço que provoca a sua ancoragem sobre a laje, desenha-se no eixo da secção longitudinal desta, juntamente com o momento que representa a excentricidade que puder ter essa componente quando a ancoragem não está situada no eixo da laje.

Calculo do corte basal quando não são consideradas as plantas sob a rasante na análise dinâmica

O cálculo da acção sísmica no CYPECAD mediante uma análise dinâmica (modal espectral) permite ao utilizador não considerar as plantas sob a rasante no modelo dinâmico. Para isso deve desactivar a opção "Considerar as plantas sob a rasante no modelo dinâmico".

Por outro lado, determinadas normas sísmicas exigem o cumprimento da condição de corte basal mínimo quando se aplica uma análise dinâmica (modal espectral). Este valor mínimo equivale a uma percentagem do corte na base da estrutura (corte basal) calculado mediante um método estático .

A partir da versão 2014.g, o cálculo do corte basal tem em conta a desactivação da opção "Considerar as plantas sob a rasante no modelo dinâmico". Ou seja, se o utilizador desactiva esta opção, o cálculo do corte basal mediante o método estático só tem em conta as plantas por cima da rasante.

CYPE-Connect

Ligações V. Treliças planas com perfis tubulares

CYPE-Connect

Na versão anterior (2014.f), foi implementado o programa CYPE-Connect, concebido para verificar, dimensionar e gerar a pormenorização de ligações metálicas soldadas ou aparafusadas com perfis laminados em duplo T. As tipologias que pode resolver nessa primeira versão, correspondem aos módulos Ligações I, Ligações II, Ligações III e Ligações IV .

Agora, na versão 2014.g, implementou-se no CYPE-Connect a tipologia de ligações correspondentes ao módulo Ligação V Treliças planas com perfis tubulares. Utilizando este módulo no CYPE-Connect, o programa dimensiona, verifica e gera o pormenor de ligações complanares de perfis tubulares como as que habitualmente se realizam em treliças planas com tubos circulares ocos, tubos rectangulares ocos, tubos quadrangulares ocos e tubos formados por duplo canal laminado em caixão soldados com cordão contínuo. Na versão 2014.g, todavia não estão disponíveis as ligações dos tipos "Empalme mediante chapa frontal aparafusada de duas peças tubulares ocas alinhadas". Estes tipos se implementarão numa próxima versão.

CYPE-ConnectCYPE-Connect

CYPECAD MEP

Ficheiro IFC composto por vários edifícios

A partir da versão 2014.g, quando CYPECAD ou CYPECAD MEP importam um ficheiro em formato IFC (Industry Foundation Classes) que se compõe de vários edifícios, o assistente de importação permite seleccionar o edifício que se deseja importar mediante a opção "Selecção do edifício a importar". Esta opção aparece desactivada quando IFC está criado como um só edifício.

CYPECAD MEPCYPECAD MEP

 

Cypeterm

Novo Cypeterm (CYPECAD MEP para Portugal)

A versão 2014.g do Novo Cypeterm inclui as seguintes melhorias:

  • Listagem justificativa do cálculo da inércia térmica interior
    Nesta listagem justifica-se o cálculo da inércia térmica das unidades de ocupação do edifício que pode obter-se para cada unidade de ocupação ou para o conjunto delas.
  • Cumprimento do ponto 2.2. da Portaria n.º 349-B/2013
    Acrescentaram-se as verificações dos coeficientes de transmissão térmica máximas nas zonas com pontes térmicas planas entre vigas e pilares.

 

 

 

 

 

 

Voltar à área de descarga da versão 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.