Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.m

Melhorias na aplicação de normas

Norma de betão

Eurocódigo 2 (Roménia)

Eurocode 2: Design of concrete structures. SR EN 1992-1-1:2004/AC

Esta norma já estava implementada nos programas CYPE em versões anteriores.

Agora, na versão 2014.m, quando se seleciona no CYPECAD a norma de betão Eurocódigo 2 (Roménia), a edição de pilares e vigas realiza-se com os correspondentes editores avançados.

Mais informações sobre o editor pilares avançado do CYPECAD. More info link

Mais informações sobre o editor de vigas avançado do CYPECAD. More info link

Se realizar um cálculo sísmico, o Eurocódigo 2 (Roménia) possui um grupo de normas de sismo compatíveis que permitem seguir utilizando os editores avançados de vigas e de pilares do CYPECAD e com as quais se tem em conta os seus critérios de dimensionamento por capacidade para dimensionar pilares e vigas de betão:

  • Eurocódigo 8 (UE)
    EN 1998-1. Eurocódigo 8: Projecto de estruturas para resistência aos sismos Parte 1: Regras gerais, acções sísmicas e regras para edifícios.
  • 1997 UBC (USA)
    Uniform Building Code
  • 2009 IBC (USA)
    International Building Code. 
    Esta norma sísmica não dispõe de critérios de dimensionamento por capacidade.

CYPECAD MEP

CYPECAD MEP para Espanha

Estudio térmico. CTE DB HE 1. Cálculo de la demanda energética de edificios de uso distinto al residencial privado

No separador Estudio térmico do CYPECAD MEP, foi implementado o “Cálculo de la demanda energética de edificios de uso distinto al residencial privado”. No ponto "CYPECAD MEP para Espanha" das novidades da versão 2014.m em espanhol, pode encontrar informação sobre esta novidade da versão 2014.m.

CYPECAD MEP para Portugal. Novo Cypeterm

Na versão 2014.m foram implementadas as seguintes melhorias no Novo Cypeterm:

  • Nas situações de vãos envidraçados incluídos na envolvente interior, adjacente a um espaço não útil que possua vãos envidraçados, designadamente marquises, estufas, átrios, ou similares, o programa já determina a área efetiva coletora, segundo a alínea 5e) do ponto 1.4."Ganhos Térmicos Úteis", do Despacho n.º15793-I/2013.
  • Contabilização de ganhos solares provenientes de coberturas sob desvão, de acordo com o especificado na alínea 3) do ponto 4. "Coeficiente de Absorção da Radiação Solar", do Despacho n.º 15793-K/2013.
  • A Energia primária de origem renovável (Eren) produzida mediante o sistema solar térmico, o programa utiliza-a no sistema de produção de AQS, por outro lado a Eren produzida por outros sistemas de origem renovável, o programa possibilita a indicação de parcelas de Eren nos sistemas de aquecimento, arrefecimento e produção de AQS, segundo a alínea 3.1) do ponto 3. "Necessidades Nominais de Energia Primária", relativo ao Despacho n.º 15793-I/2013.

Arquimedes

Manual de Arquimedes e Controle de obra "online"

Arquimedes e Controle de obra, e a sua ligação com o Gerador de preços do CYPE são programas que oferecem grandes potencialidades para a gestão de obra. Com o fim de ajudar a explorar todas com êxito, CYPE publicou um manual "online" que pode descarregar ou visualizar por capítulos que abordam temas específicos.

Esta versão do manual "online" de Arquimedes (atualmente disponível em espanhol) está atualizada à versão 2014 do programa e pode aceder ao manual desde o dia 30 de abril de 2014. More info link

A partir da versão 2014.m o Manual de Arquimedes e Controle de obra "online" (em espanhol) está acessível desde o ponto "Manuales" do menu principal dos programas do CYPE (quando a instalação foi realizada segundo o idioma espanhol, espanhol para Argentina, espanhol para México, catalão e galego).

Arquímedes y Control de obra. Manual 'online'

Importação de medições em formato CSV

Arquímedes y Control de obra. Importación de mediciones desde ficheros en formato CSVDesde versões anteriores, Arquimedes permite importar a medição dos programas de CAD Allplan®, ArchiCAD® e +Extended® (AutoARQ). A partir da versão 2014.m, Arquimedes também permite a importação de medições a partir de ficheiros em formato CSV. As medições das unidades de obra geradas por um programa de CAD seriam incluídas nos ficheiros em formato CSV diretamente pelo programa que as gera ou mediante alguma ferramenta intermédia.
Portanto, esta nova possibilidade permite ao Arquimedes importar as medições realizadas em outros programas de CAD diferentes aos mencionados anteriormente.

 

A importação de linhas de medição no formato CSV inicia-se selecionando a opção CSV do menu Arquivo> Importar> Importar medições de programas de CAD.

 

Arquímedes y Control de obra. Importación de mediciones en formato CSV. Selección de ficherosAs linhas de medição geradas pelos programas de CAD incluem os códigos dos capítulos e artigos a que pertencem e um identificador da própria linha de medição (Id). Os capítulos e artigos às quais fazem referência as linhas de medição criadas nos programas de CAD devem estar incluídos no orçamento de Arquimedes que vai a importar a medição. Em qualquer caso, a importação de medições em formato CSV a partir do Arquimedes possui opções e ferramentas que permitem localizar na base de dados de referência (banco de preços) ou em bases de dados associadas, os artigos que não estão incluídos no orçamento do Arquimedes e se estão referenciados nas linhas de medição do ficheiro CSV. Arquimedes gerará automaticamente o capítulo @CSV, onde se criam os artigos que não foram referenciados em nenhuma base de dados e que existem no ficheiro CSV a importar. Deste modo, não se perde nenhuma linha de medição do ficheiro CSV.

 

Além disso, Arquimedes permite eliminar as linhas de medição com origem "CSV" antes de importar a medição e indicar o destino da importação (Medição, Certificação ou Execução).Arquímedes y Control de obra. Preferencias de importación de mediciones en formato CSV

Durante a leitura do ficheiro de medição no formato CSV Arquimedes compara as medições já existentes. Verifica-se em cada linha de medição do ficheiro CSV se o "Id" do elemento que se mede já está incluído como linha de medição do artigo e no caso de existir pergunta-se o que se faz.

Após a importação, Arquimedes mostra uma tabela na qual a coluna Estado indica o estado da linha de medição do ficheiro externo comparada com a linha equivalente na base de dados. Se a linha existe sem alterações, mostra-se o sinal de igualdade, de cor negra. Se existe, mas com algum dado alterado, mostra-se o sinal de desigualdade, de cor azul. Se não existe, mostra-se o sinal de somar, de cor vermelha.

 

Arquímedes y Control de obra. Importación de mediciones desde ficheros en formato CSV. Estado de lineas de medición importadasO procedimento de importação de uma medição no formato CSV é similar ao procedimento de importação da medição gerada por Allplan®. No manual de Arquimedes "online", concretamente no ponto "Ligações com programas de CAD" dispõe de mais informação sobre os procedimentos de importação das medições geradas pelos programas Allplan®, ArchiCAD® e +Extended®, e em breve será incluído de modo detalhado a "Importação de medições em formato CSV" (processo de importação, processo de comparação e formato do ficheiro CSV de importação de medição). More info link

 

Exportação do diagrama de tempos-atividades para o formato XML (calendário laboral)

Na versão anterior (2014.l) implementou-se a possibilidade de exportar para o formato XML o diagrama de tempos-atividades. More info link

Agora, na versão 2014.m quando se exporta este diagrama no formato XML, inclui-se o calendário laboral.
Também se pode indicar a duração da jornada laboral.

Arquímedes y Control de obra. Exportación del diagrama de tiempos-actividades al formato XML (calendario laboral)

Gerador de preços

Foram atualizados os preços e produtos do Fabricante SAUNIER DUVAL nos geradores de preços de todos os países.

 

Voltar à área de descarga da versão 2014

 

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.