Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2014.l
Descarregar actualização da versão 2014.f à versão 2014.g

Novos programas

Gerador de preços para espaços urbanos

A partir da versão 2014.l, o Gerador de preços permite obter preços para projetos de espaços públicos urbanos para todos os países que dispõem de Gerador de preços. More info link

 

 

O Gerador de preços do CYPE é uma completa ferramenta informática capaz de obter preços para os tipos de projetos (edificação obra nova e reabilitação, e espaços urbanos) com as estimativas de custos ajustadas ao mercado. Para além do orçamento, gera informação útil para a elaboração da documentação de projeto (caderno de encargos, resíduos gerados, energia incorporada, emissões de CO2 e segurança e saúde). Inclui produtos de fabricantes e produtos genéricos.

O sistema multiparamétrico do Gerador de preços do CYPE permite ao utilizador obter facilmente preços para estes tipos de projetos. Os projetos de obra nova, os de reabilitação e os de espaços urbanos tem fatores característicos (alguns comuns e outros diferentes), que uma vez selecionados pelo utilizador permitem obter artigos com uma estimativa de custos ajustada à realidade do mercado.

Para os projetos de "Espaços urbanos" (novidade da v.2014.l) o Gerador de preços tem em conta os seguintes fatores:

  • Seleção de maquinaria em unidades de obra de movimento de terras

    Um dos fatores que condiciona em grande parte o cálculo dos custos em obras de espaços públicos urbanos, é a maquinaria utilizada no movimento de terras. O Gerador de preços do CYPE permite ao utilizador selecionar o tipo de maquinaria a utilizar na maior parte das unidades de obra do capítulo "AC - Movimento de terras em obra civil" das unidades de obra correspondentes a espaços urbanos. 

    Para ajudar na sua seleção, o Gerador de preços informa o utilizador das seguintes características de maquinaria a utilizar nas unidades de obra que dispõem desta seleção:

    • Os rendimentos de cada máquina para a unidade de obra selecionada
    • O preço por hora de cada máquina
    • O preço final de cada máquina para essa unidade de obra

  • Parâmetros que influem no rendimento da mão de obra e da maquinaria

    • Superfície de intervenção
    • Acessibilidade
    • Topografia
    • Densidade de serviços
    • Dispersão
    • Duração da jornada de trabalho
    • Pontos de fornecimento
    • Intensidade de cultivos 

  • Parâmetros que influem no preço de materiais e maquinaria
    • Superfície de intervenção
    • Condições de mercado

Para cada um dos parâmetros indicados nos dois últimos pontos anteriores, o programa oferece uma quantificação objetiva do seu estado, que juntamente com a ajuda que se pode visualizar no ecrã permitem ao utilizador a correta seleção do valor de cada parâmetro.

Visto que as unidades de obra de Espaços urbanos fazem parte do Gerador de preços do CYPE, possuem outras características comuns às unidades de obra de Obra nova e de Reabilitação:

  • Exportação de dados para programas de gestão (ligação com Arquimedes, Presto® e exportação para FIEBDC-3 e Excel®)
  • Revisões independentes
  • Acesso direto aos produtos dos principais fabricantes
  • Unidades de obra descompostas e informações de utilização e manutenção
  • Caderno de encargos
  • Plano de controlo de qualidade
  • Custos de Manutenção
  • Gestão de resíduos
  • Impacto ambiental. Análise do ciclo de vida
  • Norma em PDF

Em breve poderá encontrar mais informação do Gerador de preços relacionada com a obtenção de preços para projetos de espaços públicos urbanos.

Cumprimento REH existentes (Portugal)

Cumprimento REH existentes é um novo programa e está acessível desde o menu geral dos programas da CYPE. Encontra-se dentro do grupo de programas Documentação, e tem como objectivo auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios existentes de habitação que estabelece o REH (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação).

É um programa que pode executar-se independentemente dos restantes programas da CYPE e que permite caracterizar o desempenho energético dos edifícios, mediante a definição de parâmetros e metodologias indicadas na norma vigente.

Cumprimento REH existentes é um programa de introdução manual dos parâmetros necessários. Para a obtenção automática desses parâmetros deve utilizar-se o programa Novo Cypeterm, que realiza o cálculo automaticamente mediante a análise do modelo tridimensional do edifício.

Para além deste novo programa, nesta versão (2014.l), o Novo Cypeterm do CYPECAD MEP para Portugal, já está preparado para auxiliar os técnicos no cumprimento das exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios existentes de habitação e posteriormente pode exportar os dados para o novo programa Cumprimento REH existentes. More info link

Implementação de normas

Ações nas estruturas. Vento

Eurocódigo 1 (Roménia)

  • Eurocódigo 1 (Roménia) SR EN 1991-1-4/NB (2007) Eurocódigo 1: Ações em Estruturas. Parte 1-4: Ações Gerais - Ações de vento. Anexo nacional (SR EN 1991-1-4/NB).

    Implementado no CYPECAD.

CYPECAD

Editor de fichas de lajes de vigotas pré-fabricadas, armadas e pré-esforçadas para México

Na versão 2014.l, foram implementadas as seguintes normas, utilizadas no México, para o "Editor de fichas de lajes de vigotas pré-fabricadas, armadas e pré-esforçadas":

  • NTCRC: 2004 (México)
    Normas técnicas complementarias para diseño y construcción de estructuras de concreto.
    Utilizada no México DF.
  • ACI 318M-08 (USA)
    Building Code Requirements for Structural Concrete (ACI 318M-08).
    Utilizada em todo o México, exceto em México DF.

O "Editor de fichas de lajes" do CYPE é um software de utilização gratuita. Inclui-se no DVD de instalação dos programas CYPE. Está disponível para a instalação em espanhol para México e para Espanha; em catalão; e em português para Brasil e Portugal. O ficheiro que o instala encontra-se na pasta "Instalar programas soltos" correspondente a qualquer das pastas dos idiomas indicados. Salienta-se que na descarga da versão completa dos programas CYPE desde a área de descarga da nossa página Web, está descarregando um ficheiro comprimido que contém o DVD de instalação do software CYPE. More info link

O "Editor de fichas de lajes" do CYPE utiliza-se para introduzir as fichas das lajes de vigotas pré-fabricadas, armadas ou pré-esforçadas, que não estão incluídas no CYPECAD. O "Editor de fichas de lajes" permite gerar um ficheiro de extensão FVA que CYPECAD pode importar para utilizar as fichas de lajes introduzidas no editor. É de grande utilidade para os utilizadores que desejam calcular no CYPECAD com lajes de vigotas pré-fabricadas, armadas ou pré-esforçadas, que não estejam incluídas no programa, e para os fabricantes que queiram facilitar aos utilizadores do CYPECAD as características das suas lajes de vigotas pré-fabricadas, armadas ou pré-esforçadas para que calculem com elas (caso as suas fichas de lajes de vigotas não estejam incluídas no CYPECAD).

Na página Web da CYPE em espanhol "Editor de fichas de lajes de vigotas pré-fabricadas, armadas e pós-esforçadas" dispõe de mais informação sobre este programa (Descarga, Instalação, Introdução de dados...). More info link

Essa página Web dispõe também de uma ligação para descarregar um ficheiro comprimido que permite instalar individualmente o "Editor de fichas de lajes" da CYPE para os idiomas indicados. More info link

CYPECAD MEP

CYPECAD MEP para Portugal. Novo Cypeterm

Novo Cypeterm implementou-se na versão 2014.f do CYPECAD MEP para Portugal More info link.

Em sucessivas versões implementaram-se melhorias:

  • Versão 2014.g More info link
    • Listagem justificativa do cálculo da inércia térmica interior
    • Cumprimento do artigo 2.2 ponto 2 da Portaria n.º 349-B/2013
  • Versão 2014.h More info link
    • Listagem "Desempenho energético"

Agora, na versão 2014.l, Novo Cypeterm inclui:

  • Exportação para XML para ADENE
  • Certificação energética de edifícios existentes

Exportação para XML para ADENE

A versão 2014.l do Novo Cypeterm inclui uma opção que permite a exportação dos dados calculados para um ficheiro com extensão XML, com o objectivo de que esses dados se possam importar directamente desde a página web da ADENE (instituição encarregue em Portugal do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios - SCE).

Deste modo, o utilizador evita o laborioso trabalho de introdução manual de dados e ganhar uma quantidade de tempo significativo na hora de solicitar o "Pré-Certificado" ou o respectivo Certificado Energético.

 

 

Certificação energética de edifícios existentes

A versão 2014.l do CYPECAD MEP inclui para o Novo Cypeterm a certificação energética dos edifícios existentes no âmbito do REH. Para obter esta certificação acrescentou-se a nova listagem Relatório de peritagem.

Além disso, desde o Novo Cypeterm é possível seleccionar a metodologia que se pretende utilizar para cada verificação, ou seja utilizar ou não alguma das regras de simplificação definidas no Despacho n.º15793-E/2013.

Apesar do Novo Cypeterm utilizar um modelo 3D do edifício, e de calcular os necessários parâmetros (Áreas, volumes, pés direitos…) de forma automática, é possível ao utilizador, desde que possua licença de utilização, exportar os dados introduzidos para o novo programa "Cumprimento REH existentes" (acessível desde o grupo de programas "Documentação" do menu geral de programas da CYPE).

 

 

 

Climatização

Depósitos de inércia nas instalações de aquecimento e climatização por água

A partir da versão 2014.l, CYPECAD MEP permite incluir depósitos de inércia nas instalações de aquecimento e climatização por água. Esses elementos da instalação encontram-se no menu "Instalação> Sistemas de condução de água> Depósitos de inércia" do separador Climatização.

 

O programa permite dois tipos de disposição na instalação para os depósitos de inércia:

 

  • Disposição em série entre o equipamento de produção e a instalação interior

 

  • Disposição entre circuitos independentes
    Com esta disposição, o depósito de inércia, além de possuir um volume de acumulação na instalação, atua como um separador hidráulico separando o circuito primário do secundário.

 

Relativamente ao volume de acumulação, o programa calcula um volume recomendado em função do tipo de produção e do tipo de instalação, mas permite que o critério do utilizador seja o que prevaleça, devido ao amplo intervalo de recomendações que existem na atualidade para determinar o volume ótimo de acumulação neste tipo de instalações.

Gerador de Preços

Atualização do Gerador de preços de todos os países

Arquimedes

Exportação do diagrama de tempos-atividades no formato XML

A partir da versão 2014.l é possível exportar no formato XML o diagrama de tempos e atividades que gera Arquimedes. Portanto, agora é possível exportar este diagrama no formato MPX (disponível desde versões anteriores) e XML (novidade da versão 2014.l).

A versão 2013 do Microsoft Projet deixou de suportar o formato MPX e portanto não pode importar o diagrama de tempos-atividades que gerava o Arquimedes, pois o formato MPX era o único que o Arquimedes exportava. Agora, com a exportação para o formato XML, Microsoft Projet pode ler o diagrama que gera o Arquimedes.

Voltar à área de descarga da versão 2014

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.