Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2016.i

CYPECAD MEP

Eletricidade (Espanha)

Revisão e atualização das intensidades máximas admissíveis dos cabos segundo a norma UNE 60364-5-52

As intensidades máximas admissíveis dos cabos foram revistas e atualizadas em conformidade com a norma UNE HD60364-5-52 que anula e substitui a norma UNE 20460-5-523.

Estudo térmico para França

Foram implementadas as seguintes atualizações no separador Thermique do CYPECAD MEP para França:

  • RT Existant
    • Sistemas de ventilação
      A partir desta versão é possível importar ficheiros com dados de ventilação de ACTHYS

Gerador de preços

Arrastar ficheiros FIEBDC-3 para programas de medições e orçamentos

Na versão anterior (2016.h) melhorou-se a opção de arrastar ficheiros FIEBDC-3 desde o Gerador de preços quando esta ação se fazia sobre Arquimedes Mor info link .

Agora, na versão 2016.i, o botão FIEBDC (Arrastar BC3 sobre Arquimedes ou outro programa de medições e orçamentos), que se mostra na janela onde aparece a descomposição de uma unidade de obra do Gerador de preços, desdobra-se em dois botões:

Gerador de preços

  • bc3 Arrastar BC3 sobre Arquimedes
    Permite arrastar um recurso de tipo artigo sobre um capítulo ou artigo desdobrado no Arquimedes. O Gerador de preços da CYPE perguntará se deseja acrescentar também os capítulos a que pertence a unidade de obra. Se o utilizador afirma que sim, copia-se a estrutura de capítulos do recurso arrastando o que este possui no Gerador de preços. Se afirma que não, só se acrescenta a unidade de obra ao capítulo ou artigo desdobrado no Arquimedes, sem copiar a estrutura de capítulos que se localiza no Gerador de preços.



  • FIEBDC Arrastar BC3 sobre Arquimedes ou outro programa de medições e orçamentos
    Este botão melhora o arrastar de recursos no formato FIEBDC-3 para adaptar-se ao comportamento de outros programas de medições e orçamentos diferentes do Arquimedes.

    Permite arrastar um recurso do tipo artigo sobre um capítulo ou artigo desdobrado no Arquimedes ou em outros programas (que disponham da possibilidade de importar um recurso em formato FIEBDC-3 arrastando-o sobre ele). Se arrastar-se este botão ao programa de medições e orçamentos que se esteja a utilizar, a unidade de obra selecionada no Gerador de preços da CYPE, adiciona-se na posição onde se solta (se o programa recetor dispõe desta possibilidade) sem existir nenhuma pergunta (não se copia a estrutura de capítulos que o recurso arrastado tem no Gerador de preços da CYPE).

Arquimedes

 

Documentos anexos à base de dados

Arquimedes

Arquimedes

Arquimedes

Arquimedes

Arquimedes

 

A versão 2016.i do Arquimedes permite vincular a um recurso (capítulo, artigo, unitário) de uma base de dados um ou mais ficheiros de qualquer tipo.

Os documentos anexos são geridos na janela "Árvore de composição" na zona onde se adiciona a informação gráfica. Para isso, é necessário premir sobre o campo onde se encontra o código do recurso ao que se deseja anexar os documentos. Também se pode premir sobre o ícone do recurso ou sobre o campo onde se expressa a unidade de medida (Ud). Ao selecionar um destes campos, aparece uma nova vista composta por três separadores na metade inferior da janela:

 

  • Separador "Documentos anexos do recurso" Separador
    Permite a gestão dos documentos anexos mediante uma série de botões que aparecem no separador. Com o botão Adicionar novo elemento à lista, localiza-se o documento que se deseja anexar ao recurso.

    Quando se anexa um ficheiro, o programa pergunta: Deseja copiar o documento selecionado na pasta de documentos da obra?. Se responder "Sim" cria-se um novo diretório com o nome da base de dados com a qual se está a trabalhar ao que se acrescenta a extensão "doc" e na qual se copia o ficheiro anexo, de modo que fique ligado com o recurso. Se responder "Não" o ficheiro fica ligado desde o seu diretório de origem.

    Quando se lê um ficheiro BC3 que contenha ficheiros ou documentos anexos serão incorporados à base de dados ligando-os com um diretório próprio que se cria de propósito para este fim.

    Para importar um ficheiro BC3 que contém documentos anexos (menu Arquivo> Importar> Importar novo banco de preços de FIEBDC-3), deve assegurar-se que está ativa a opção "Documentos anexos" e que junto ao ficheiro BC3 estão os ficheiros de documentação anexa.

    Quando se copia pela primeira vez um recurso de uma base de dados (Banco de preços ou orçamento) para outra base de preços, se ativar a opção Documentos anexos, os documentos anexos copiam-se juntamente com o recurso.

    A partir da opção do menu "Lista> Outros recursos> Recursos com documentos anexos" podem-se localizar todos os recursos que contém documentos anexos.



  • Separador "Textos do recurso"Textos do recurso
    Contém a informação do campo "Descrição" e permite editar o seu conteúdo. Se se tratar de um recurso tipo artigo, e este se importou desde o Gerador de preços, além da informação Descrição completa ou a Descrição resumida também se mostra a seguinte informação que também é editável:
    • Características técnicas (Caderno de encargos)
    • Fases de execução (Inclui)
    • Critérios de medição de projeto
    • Critérios de medição de obra

    Para que estes pontos se mostrem, é necessário que a importação do Gerador de preços se tenha realizado indicando que a informação do campo Descrição no Arquimedes esteja formada por Só orçamento.

    Em versões anteriores esta informação só aparecia quando se editava um recurso desde a janela "Lista".





  • Separador "Informação gráfica do recurso" Informação gráfica do recurso
    Permite a gestão da informação gráfica como se fazia nas versões anteriores.

 

 

Novas opções de menu

Acrescentou-se a opção Fechar tudo no menu "Arquivo", que facilita o encerramento de todas as bases de dados abertas no programa num só passo.

Também se acrescentou a opção Fecha outras vistas no menu "Janela" que permite encerrar todas as vistas da base de dados ativa, exceto a vista atual.

Voltar à área de descarga da versão 2016

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.