Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2017.k
Descarregar actualização da versão 2017.f

IFC Builder

Melhorias na interface do programa

IFC Builder. Melhorias na interface do programa. Pulse para ampliar la imagen' t

IFC Builder. Melhorias na interface do programa. Pulse para ampliar la imagen' t

A partir da versão 2017.k atualizou-se a interface do programa IFC Builder. Esta novidade permite uma melhoria estética e funcional, adaptando a barra de ferramentas do programa às novas resoluções do ecrã.

Este novo formato, favorece a utilização do programa através de uma organização da barra de opções por temas (projeto, arquitetura, equipamento, edição e resultados) que agiliza o fluxo de trabalho e favorece a produtividade no processo de modelação.

De igual forma, que sucedeu na versão anterior (2017.j) com a interface dos programas CYPETHERM HVAC e StruBIM Foundations, as opções do menu que dispõem de várias ferramentas, desdobram os seus elementos em menus flutuantes. No caso do IFC Builder, estes menus dispõem de dois tipos de visualização que se alternam conforme se prime no ícone situado no canto superior esquerdo:

  • Horizontal com ícones grandes e textos descritivos das ferramentas
  • Vertical com ícones pequenos e textos descritivos das ferramentas

Os menus flutuantes podem fixar-se no ecrã selecionando o ícone situado no canto superior direito ( Fixado, Não fixado), de modo que não desapareçam quando se ativa outro grupo de ferramentas ou quando se volta a entrar no programa. Os menus flutuantes também se podem aderir às áreas laterais de trabalho ficando com o aspeto de barras de ferramentas (ver o ponto Menus flutuantes de ferramentas das novidades da versão 2017.j).

Novas cores e texturas da vista 3D

Foram redefinidas as cores e texturas da vista 3D, adaptando estes ao detalhe da especificação do modelo geométrico.

IFC Builder. Novas cores e texturas da vista 3D. Pulse para ampliar la imagen' t  IFC Builder. Novas cores e texturas da vista 3D. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPEFIRE Sprinklers

Geometria 3D. Colunas montantes

CYPEFIRE Sprinklers. Geometria 3D. Colunas montantes. Pulse para ampliar la imagen' t

A partir da versão 2017.k, CYPEFIRE Sprinklers permite a conexão vertical entre diferentes plantas através de colunas montantes.

Nesta primeira implementação, só é possível utilizar colunas montantes se o utilizador vincula o seu projeto com um modelo BIM (embora não se mantenha a conexão ao modelo, mas sim se conserve a geometria 3D). Em próximas versões está previsto que se possa utilizar colunas montantes sem que exista nenhuma conexão com um modelo BIM e incluindo diferentes opções, como a introdução de montantes inclinadas.

As colunas montantes encontram-se dentro do menu "Tubagens". Para a sua introdução, o utilizador define a referência, o tipo de tubagem e a dimensão a utilizar. Uma vez introduzida na planta, a coluna montante visualiza-se com uma cor mais ténue (layer transparente) nas restantes plantas. A coluna montante tem que ser introduzida em todas plantas onde se conecte com tubagens horizontais. Quando se introduz em outras plantas representa-se com uma cor mais forte (do mesmo modo que na planta onde se introduz primeiro).

As colunas montantes também se incluem nas listagens e identificam-se claramente nas listagens dos nós através da referência “Nó Montante”.



CYPEFIRE Sprinklers. Geometria 3D. Colunas montantes. Pulse para ampliar la imagen' t  CYPEFIRE Sprinklers. Geometria 3D. Colunas montantes. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPEFIRE Sprinklers. Sprinklers ESFR. Pulse para ampliar la imagen' t

Sprinklers ESFR

A versão 2017.k inclui um novo tipo de sprinkler. Trata-se do sprinkler ESFR (Early Supression Fast-Response).



Este tipo de sprinkler caracteriza-se por ser de "Resposta rápida" e possuir um fator de descarga K elevado [11,2•gpm/psi1/2•(160•lpm/bar1/2)]. Possui grande capacidade para combater o incêndio e utiliza-se em lugares de risco elevado. Estes sprinklers utilizam-se para evitar a utilização de sprinklers In-Rack na instalação.



Estantes

CYPEFIRE Sprinklers. Estantes. Pulse para ampliar la imagen' t

A versão 2017.k do CYPEFIRE Sprinklers inclui as estantes, um elemento importante para realizar a instalação de sprinklers.

As estantes proporcionam um desafio para o projetista, já que, dependendo principalmente da sua geometria e do conteúdo para armazenamento, deve-se executar uma determinada tipologia de instalação.

Nesta versão, a introdução das estantes baseia-se simplesmente em definir a sua altura e geometria em planta, para realizar as verificações necessárias para a sua proteção com os novos sprinklers ESFR. Em futuras versões, perspetiva-se mais informação sobre as estantes, como o tipo de material armazenado (Classe I a IV, rodas de borracha, etc.), a geometria da estante (estantes sólidas, estantes com riscas, estante portátil, etc.) e a introdução de sprinklers em cada nível de estante (Sprinklers In-Rack).

CYPEFIRE Sprinklers. Estantes. Pulse para ampliar la imagen' t

Menu Edição

De igual forma que foi feito na CYPEFIRE CTE, a seção Edição da barra de menus desdobra os seus elementos num menu flutuante que dispõe de três tipos de visualização:

  • Horizontal com ícones grandes
  • Vertical com ícones grandes
  • Vertical com ícones pequenos e textos descritivos das ferramentas

O menu flutuante pode fixar-se no ecrã para que permaneça visível quando se utilizem outras opções e também pode aderir-se às áreas laterais de trabalho ficando com o aspeto de barras de ferramentas.

Este tipo de menu é o mesmo que se implementou na versão 2017.j para os programas CYPETHERM HVAC e StruBIM Foundations (ver o ponto Menus flutuantes de ferramentas das novidades da versão 2017.j) e nesta versão (2017.k) para IFC Builder .

Para além disso, no CYPEFIRE Sprinklers acrescentaram-se as seguintes ferramentas neste menu:

  • Atribuir
    Esta ferramenta, já conhecida em outros programas, permite ao utilizador atribuir as mesmas propriedades a diferentes sprinklers ou tubagens de uma forma rápida. Após selecionar esta opção, o utilizador prime sobre o elemento que deseja copiar as suas características e surge um painel de edição com os seus dados. Após aceitar o painel pode selecionar outro ou outros elementos (um a um ou selecionando em janela). Selecionados todos os elementos para os quais deseja copiar as características aceites no painel, prima no botão direito do rato como confirmação da cópia das características.
  • Medir comprimentos sobre plano
    Permite ao utilizador realizar medições rapidamente sobre a interface do programa.
  • Mover etiqueta
    Quando uma instalação requer uma disposição de tubagens muito próximas, a visualização das referências, diâmetros e nós pode ser complicada. Agora é possível mover estas etiquetas de texto, de forma a tornar-se mais legível.
  • Mostrar/ocultar etiqueta
    Pelo mesmo motivo que foi referido na opção anterior, caso exista informação que seja irrelevante e que impeça uma correta visualização de outras informações, o utilizador pode ocultar essas etiquetas, voltando a premir passa a ser visível novamente.
  • Linha de etiqueta
    Se após mover uma etiqueta, verifica-se que existe dificuldade para saber a que elemento se refere, com esta ferramenta pode-se desenhar uma linha auxiliar de cota que relaciona claramente a etiqueta com o elemento referenciado.
  • Inserir texto
    Permite ao utilizador introduzir texto sobre a instalação. Este texto pode ser impresso nos desenhos.

CYPECAD MEP, CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus

Atualização para o motor de cálculo EnergyPlus versão 8.7

Na versão 2017.k, atualizou-se o motor de cálculo EnergyPlusTM em todos os programas da CYPE que o utilizam: CYPECAD MEP, CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM EPlus e CYPETHERM RECS Plus. Deste modo, os programas da CYPE passam a utilizar a última versão disponível do motor de cálculo do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE); a versão 8.7, publicada em 31 de março de 2017.

CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus

CYPETHERM HE Plus, CYPETHERM RECS Plus e CYPETHERM EPlus. Sistemas de caudal de refrigerante variável VRF de Toshiba. Pulse para ampliar la imagen' t

Sistemas de caudal de refrigerante variável VRF de Toshiba

Dentro dos sistemas de climatização do tipo caudal de refrigerante variável (VRF) foi integrado o catálogo dos equipamentos VRF da Toshiba. Para além de poder definir as características de um sistema VRF "genérico" como até agora, o utilizador pode escolher entre os modelos da Toshiba, que se encontram totalmente definidos dentro do programa.

Na janela Unidade terminal (ver imagem), quando se seleciona a opção Caudal de refrigerante variável (VRF), pode-se escolher entre as unidades interiores da Toshiba por tipo e modelo. Mostram-se as suas principais características de catálogo.

Analogamente, as unidades exteriores encontram-se no separador Caudal de refrigerante variável (VRF) da janela Sistemas.

CYPETHERM HVAC

Conexão de unidades interiores VRF com distribuição por condutas

Impulsão de ar

Quando se introduz uma conduta de impulsão (menu Condutas> Tramo recto), aparece um ponto de captura nas unidades interiores VRF com distribuição por condutas dispostas em planta atual.

Esse ponto de captura, deve ser o ponto inicial da conduta de impulsão que une à unidade interior com os compartimentos que fornece. Deste modo, o programa realiza automaticamente a distribuição de cargas desses compartimentos e distribuição do caudal de ar que move a unidade, entre as grelhas e difusores da conduto de impulsão.

CYPETHERM HVAC. Conexão de unidades interiores VRF com distribuição por condutas. Impulsão de ar. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPETHERM HVAC. Conexão de unidades interiores VRF com distribuição por condutas. Impulsão de ar. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPETHERM HVAC. Conexão de unidades interiores VRF com distribuição por condutas. Impulsão de ar. Pulse para ampliar la imagen' t

  • Distribuição de cargas
    Quando se calcula, as cargas térmicas dos compartimentos conectados à unidade interior através da conduta de impulsão são encaminhadas ao painel da máquina interior. O programa tem em conta as seguintes configurações:
    • Várias máquinas fornecem a um mesmo compartimento
      O programa distribuirá a carga por igual entre cada máquina.
    • Uma mesma máquina fornece a vários compartimentos
      A carga atribuída à máquina será a soma de todos os compartimentos.
    • Em um compartimento existe outro sistema
      Se no compartimento que fornece a unidade VRF existe outro sistema, por exemplo um radiador, a carga atribuída à máquina será a restante (a do compartimento menos a do radiador), sempre que em "Opções gerais> Distribuição de carga térmica dos compartimentos entre sistemas" esteja selecionada a opção "Simultâneo".
  • Distribuição do caudal de ar
    Quando se calcula, o caudal de ar impulsionado pela máquina distribui-se entre as grelhas e difusores da conduta de impulsão. O programa tem em conta as seguintes configurações:
    • Uma mesma máquina fornece a vários difusores e grelhas no mesmo compartimento
      Neste caso, o programa dividirá o caudal entre eles. Se o utilizador fixar o caudal de uma grelha ou difusor a um determinado valor, o caudal restante que move a máquina será repartido entre as grelhas e difusores que não tenham o caudal fixado.
    • Uma mesma máquina fornece a vários locais
      É um caso habitual nas habitações. O caudal de impulsão distribuir-se entre as grelhas da conduta de impulsão em função da carga de arrefecimento de cada compartimento.

CYPETHERM HVAC. Conexão de unidades interiores VRF com distribuição por condutas. Impulsão de ar. Pulse para ampliar la imagen' t



CYPETHERM HVAC. Conexão de unidades interiores VRF com distribuição por condutas. Retorno de ar. Pulse para ampliar la imagen' t

Retorno de ar

A configuração da posição de retorno define-se diretamente no painel da unidade interior. A disposição de retorno pode ser de dois tipos:


  • Posterior
    Neste caso terá que existir uma rede de condutas de retorno.


  • Inferior
    Não existe rede de condutas de retorno, apenas as grelhas presentes no teto falso.






CYPETHERM HVAC. Referência ASHRAE de uniões de condutas. Pulse para ampliar la imagen' t









CYPETHERM HVAC. Caudal de ventilação de compartimentos. Pulse para ampliar la imagen' t

Referência ASHRAE de uniões de condutas

Os elementos de uniões de condutas (curvas, transições e bifurcações) aparecem na listagem de condutas (coluna "Tipo") com referência ASHRAE. Este dado permite uma melhor identificação do elemento de união.

Informação de sistemas VRF e Estía da TOSHIBA nos desenhos de planta

No diálogo "Preferências de desenho" foi incluído o botão "Sistemas de refrigerante" que permite ativar a referência, o tipo e o modelo das unidades interiores e exteriores dos sistemas VRF e Estía da TOSHIBA, para mostrar esta informação nos desenhos de planta.



CYPETHERM HVAC. Informação de sistemas VRF e Estía da TOSHIBA nos desenhos de planta. Pulse para ampliar la imagen' t



Caudal de ventilação de compartimentos

A versão 2017.k inclui para cada compartimento a propriedade "Caudal de ventilação". Do mesmo modo que sucede com as cargas, este dado pode vir da conexão BIM com CYPETHERM LOADS ou definir-se manualmente no programa.

 

 

Piso radiante

CYPETHERM HVAC. Piso radiante. Listagem de medições e orçamentos de produtos Polytherm. Clique para baixar pdf

Listagem de medições e orçamentos de produtos Polytherm

Na versão 2017.k, os programas CYPETHERM HVAC e CYPETHERM Polytherm, incorporam uma nova listagem de Medições e orçamentos onde se incluem os produtos da Polytherm que se estejam a utilizar na instalação. Desta forma, para além de uma completa listagem de resultados de cálculo concebida em colaboração com Polytherm, os programas incorporam uma medição detalhada da instalação de piso radiante mediante sistemas Polytherm, com imagens, descrições, preços e quantidades de todos os produtos.



CYPETHERM HVAC. Piso radiante. Listagem de medições e orçamentos de produtos Polytherm. Pulse para ampliar la imagen' t

CYPETHERM HVAC. Ferramenta de edição de traçados do piso radiante. Pulse para ampliar la imagen' t





Ferramenta de edição de traçados do piso radiante

A partir desta versão, os programas CYPETHERM HVAC e CYPETHERM Polytherm incorporam uma nova ferramenta para a edição dos circuitos de piso radiante que permite modificar os traçados gerados automaticamente pelo programa.









CYPETHERM HVAC. Menu contextual dos elementos da instalação. Pulse para ampliar la imagen' t





Menu contextual dos elementos da instalação

Se premir sobre o botão direito do rato, quando o cursor estiver posicionado sobre algum elemento da instalação ou sobre o limite de um compartimento, surge um menu contextual com opções para editar, apagar e consultar resultados (por exemplo sobre condutas).









Gerador de preços

Atualização do Gerador de preços

Voltar à área de descarga da versão 2017

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.