Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2018.f
Descarregar actualização da versão 2018

ÍNDICE

Novos módulos e programas

CYPEPLUMBING Water Systems

CYPEPLUMBING Water Systems

CYPEPLUMBING Water Systems

CYPEPLUMBING Water Systems é um programa criado para ajudar o projetista no desenho e cálculo de instalações de abastecimento de água potável. Está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC.

Permite o desenho de instalações parciais ou completas de qualquer tipo de edificação. Dispõe de catálogos de equipamentos predefinidos e permite a introdução de catálogos próprios completamente configuráveis.

Gera desenhos das plantas, listagens de resultados e listagens de medição de tubagens e equipamentos que podem ser exportadas para FIEBDC-3.

CYPEPLUMBING Water Systems realiza o cálculo hidráulico, utilizando as formulações de "Darcy e Weisbach", e o cálculo da perda de carga, mediante a fórmula de Colebrook e White. Para o dimensionamento, realiza a análise da árvore da instalação calculando caudais brutos e simultâneos com a possibilidade de definir a simultaneidade.

Na sua primeira versão, o programa inclui configurações predefinidas de cumprimento das normas CTE DB HS 4 (Espanha), NF DTU 60.11 (França), RGSPPDADAR (Portugal). Também permite configurar verificações de cálculo para o cumprimento de outros limites normativos ou de carácter técnico pessoal.

Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.

 

 

 

 

BIMserver.center

Descarga de programas na plataforma BIMserver.center

CYPEPLUMBING Water Systems está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.

Este programa também está disponível no menu geral dos programas da CYPE, que se instala com o ficheiro disponível na área de descarga da web da CYPE.

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação



Gerador de pórticos. Ações nas estruturas. Vento

Ações nas estruturas. Vento

CIRSOC 102-2005 (Argentina)

Reglamento Argentino de Acción del Viento sobre las Construcciones.

Esta norma de vento já estava implementada no CYPECAD em versões anteriores. A partir da versão 2018.f implementou-se no Gerador de pórticos. Deste modo, Gerador de pórticos gera automaticamente as cargas de vento segundo esta norma e podem ser exportadas para o CYPE 3D.

 

 

 

 

 

 

Isolamento acústico

NF NRA 2000 (França)

Nouvelle Réglamentation Acoustique.

A norma de isolamento acústico NF NRA 2000 (França) já estava implementada em versões anteriores no CYPESOUND NRA. A partir da versão 2018.f AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos da norma francesa NRA 2000 (Nouvelle Réglamentation Acoustique). No ponto Norma acústica francesa NF NRA 2000 das novidades 2018.f do AcoubatBIM by CYPE dispõe de mais informação sobre esta implementação.

D.R.A.P.D.E. (Itália)

Determinazione dei requisiti acustici passivi degli edifici.

A norma de isolamento acústico D.R.A.P.D.E. (Itália) já estava implementada em versões anteriores no CYPESOUND DRAPDE. A partir da versão 2018.f AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos da norma italiana D.R.A.P.D.E. (Determinazione dei requisiti acustici passivi degli edifici). No ponto Norma acústica italiana D.R.A.P.D.E. das novidades 2018.f do AcoubatBIM by CYPE dispõe de mais informação sobre esta implementação.

Abastecimento de água

CTE DB HS 4 (Espanha)

Código Técnico de la Edificación. Documento Básico HS 4. Suministro de agua

O CTE DB HS 4 já estava implementado em versões anteriores no CYPECAD MEP. A partir da versão 2018.f inclui-se tambem no CYPEPLUMBING Water Systems (novo programa implementado nesta versão).

Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.

NF DTU 60.11 (França)

Règles de calcul des installations de plomberie sanitaire et d'eaux pluviales. Partie 1-1 : réseaux d'alimentation d'eau froide et chaude sanitaire.

Implementada no CYPEPLUMBING Water Systems (novo programa incluído nesta versão).

Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.

DR n.º 23/95 (RGSPPDADAR) (Portugal)

Decreto Regulamentar n.º 23/95 (Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais).

O DR n.º 23/95 já estava implementado em versões anteriores no CYPECAD MEP. A partir da versão 2018.f inclui-se também no CYPEPLUMBING Water Systems (novo programa implementado nesta versão).

Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.

Drenagem de águas

NF DTU 60.11 (França)

Règles de calcul des installations de plomberie sanitaire et d'eaux pluviales.

Implementada no CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Mais informação nas novidades do CYPEPLUMBING Sanitary Systems.

UNI EN 12056 (Itália)

Sistemi di scarico funzionanti a gravità all'interno degli edifici.

Foram implementadas as partes 2 e 3 desta norma no CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Mais informação nas novidades do CYPEPLUMBING Sanitary Systems.

CYPECAD

CYPECAD. Introdução de um muro sobre outro

Introdução de um muro sobre outro

A versão 2018.f permite introduzir um muro sobre outro já existente. Para isso foi implementada a opção "Introduzir muros sobre outros muros" (separador "Entrada de vigas"> menu "Vigas/Muros"). Esta possibilidade permite, por exemplo, calcular obras com muros de betão armado em plantas inferiores e muros de alvenaria que nascem sobre estes.

O programa não permite a introdução de um muro de betão armado sobre muros de alvenaria ou blocos armados.

CYPECAD. Introdução de um muro sobre outro

CYPECAD. Lajes mistas de chapa colaborante dos fabricantes ACESCO e CORPACERO

Lajes mistas de chapa colaborante dos fabricantes ACESCO e CORPACERO

Acrescentaram-se às bibliotecas de lajes mistas de chapa colaborante os fabricantes colombianos ACESCO (Metaldeck 2" e 3") e CORPACERO (Corpalosa 1,5", 2" e 3").

CYPECAD. Lajes mistas de chapa colaborante dos fabricantes ACESCO e CORPACERO   CYPECAD. Lajes mistas de chapa colaborante dos fabricantes ACESCO e CORPACERO



Gerador de pórticos. Ações nas estruturas. Vento

Gerador de pórticos

 

CIRSOC 102-2005. Norma Argentina de vento

Foi implementada a norma Argentina de vento CIRSOC 102-2005 no Gerador de pórticos. No pórtico "Ações nas estruturas. Vento" dispõe de mais informação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Norma francesa NF DTU 60.11

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Norma italiana UNI EN 12056

CYPEPLUMBING Sanitary Systems

Norma francesa NF DTU 60.11

A versão 2018.f do CYPEPLUMBING Sanitary Systems inclui a norma francesa NF DTU 60.11 (Règles de calcul des installations de plomberie sanitaire et d'eaux pluviale) dentro da coleção de normas predefinidas do programa.

 

 

 

 

Norma italiana UNI EN 12056

A versão 2018.f do CYPEPLUMBING Sanitary Systems inclui as partes 2 (Impianti per acque reflue, progettazione e calcolo) e 3 (Sistemi per l'evacuazione delle acque meteoriche, progettazione e calcolo) da norma italiana UNI EN 12056 (Sistemi di scarico funzionanti a gravità all'interno degli edifici) dentro da coleção de normas predefinidas do programa.

 

 

 

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Etiquetas específicas para cada tipo de elemento da instalação

Etiquetas específicas para cada tipo de elemento da instalação

Cada um dos elementos da instalação, presentes no ponto "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" do painel "Opções gerais", pode dispor de diferentes tipos. A partir da versão 2018.f, para cada um destes tipos é possível definir uma etiqueta específica composta pela referência definida pelo utilizador e alguns parâmetros próprios do elemento. Por exemplo, para tubagens horizontais a etiqueta pode incluir a referência, a pendente, o diâmetro e a cota.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CYPEGAS. Dimensionamento da instalação

CYPEGAS

Dimensionamento da instalação

A partir da versão 2018.f, o programa realiza um processo iterativo de dimensionamento da instalação. O dimensionamento de tubagens configura-se com uma série de critérios editáveis que se encontram nas "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" de "Tubagens" do painel "Opções gerais". Estas opções pormenorizam-se no seguinte ponto "Edição de novos parâmetros nas opções de dimensionamento e verificações a realizar".

Durante a introdução das tubagens ou no momento de edição das mesmas, é possível forçar os diâmetros a utilizar.

Edição de novos parâmetros nas opções de dimensionamento e verificações a realizar

Acrescentou-se a possibilidade de edição de uma série de parâmetros pertencentes a determinados elementos da instalação. Todos os parâmetros dos elementos da instalação são editáveis a partir do ponto "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" do painel "Opções gerais".

  • Para cada tipo de consumo

    Acrescentou-se a edição de pressões mínimas e máximas.

  • Para cada tipo de tubagem
    • Acrescentou-se a edição dos diâmetros máximo e mínimo, e da velocidade máxima.
    • Pode-se configurar a cor e o tipo de linha que representa cada tipo de tubagem.

     

CYPEGAS. Dimensionamento da instalação

Edição e visualização de parâmetros de tramos de tubagens

A partir da versão 2018.f para cada tramo de tubagem é possível:

  • Fixar o diâmetro da tubagem para que não seja modificado durante o dimensionamento. Em versões anteriores era possível modificá-lo mas não fixar o seu valor.
  • Editar e fixar a potência do tramo.
  • Editar e fixar a altura sobre a planta de tramos horizontais.
  • Visualizar os seguintes parâmetros:
    • Coeficiente de majoração do comprimento
    • Diâmetro mínimo e máximo
    • Velocidade máxima
  • Visualizar e consultar as verificações realizadas no tramo.

CYPESOUND. Tempo de reverberação e área de absorção acústica equivalente em função do volume

CYPESOUND

Tempo de reverberação e área de absorção acústica equivalente em função do volume

A partir da versão 2018.f, do mesmo modo que foi implementado no AcoubatBIM by CYPE, no CYPESOUND acrescentou-se uma nova fórmula para limitar o tempo de reverberação e a área de absorção acústica equivalente de um compartimento em função do volume.

 

 

 

 

 

 

CYPESOUND. Termo de adaptação espectral

CYPESOUND. Ruído aéreo exterior em fachadas

Termo de adaptação espectral

Do mesmo modo que foi implementado para o programa AcoubatBIM by CYPE, a partir da versão 2018.f no CYPESOUND é possível indicar ao programa que assume o parâmetro de correção espectral C ou Ctr (em função do tipo de ruído predominante) ao índice acústico de isolamento aos sons aéreos provenientes do exterior.

 

 

 

 

 

Ruído aéreo exterior em fachadas

De igual forma que foi implementado para o AcoubatBIM by CYPE, a partir da versão 2018.f, no CYPESOUND e CYPESOUND NRA (França) pode-se forçar o valor limite de isolamento a sons aéreos provenientes do exterior de uma fachada particular da obra. No caso de se selecionar esta opção o programa comparará o nível de isolamento obtido na fachada com este novo valor em vez do valor indicado nos parâmetros gerais da aplicação.

Além disso, no CYPESOUND NRA (França) inclui-se um assistente para determinar este limite na base da "l’arrêté du 30 mai 1996 modifié en juillet 2013".

 

 

 

AcoubatBIM by CYPE

AcoubatBIM by CYPE. Novos parâmetros para a procura avançada na base de dados

AcoubatBIM by CYPE. Novos parâmetros para a procura avançada na base de dados

Novos parâmetros para a procura avançada na base de dados

Acrescentaram-se os seguintes índices acústicos à ferramenta de busca avançada da base de dados:

  • Rw: Índice global de redução acústica [dB].
  • Dn,e,w: Diferença global de níveis normalizada de um elemento de construção pequeno [dB].
  • Dn,f,w: Diferença global de níveis normalizada por flancos [dB].
  • Ln,w: Nível sonoro de percussão normalizado [dB].
  • ΔLw: Redução do nível sonoro de percussão de um revestimento [dB].
  • ΔRw: Melhoria do índice global de redução sonora de um revestimento [dB].
  • Ln,f,w: Nível sonoro de percussão por flancos normalizado [dB].
  • Lna: Nível sonoro de percussão normalizado, ponderado A [dB(A)].
  • Lsc: Nível sonoro característico (som estrutural) [dB].
  • Lwa: Nível de potência sonora, ponderado A [dB(A)].
  • αw: Coeficiente de absorção sonora ponderado segundo a norma EN ISO 11654
  • LiA: Nível de intensidade sonora gerado pela chuva, ponderado A [dB(A)].

Desta forma, agora é possível filtrar os elementos que aparecem na interface de acesso à base de dados de acordo com os requerimentos do projeto.

 

AcoubatBIM by CYPE. Atualização do método de cálculo das transmissões marginais

Atualização do método de cálculo das transmissões marginais

Foi implementado um novo sistema de análise das transmissões marginais de forma que agora se tem em consideração as uniões entre dois elementos em "L" ou em "I". Além disso, nos resultados, inclui-se um maior grau de detalhe na informação relacionada com os elementos que intervêm na união, na análise geométrica e na formulação utilizada, quer para o cálculo de cada um dos caminhos que pode percorrer o som, como para os valores de diferença de nível de velocidade na união (Dv,ij) alcançados. Estes últimos são obtidos na base do método disposto no "Anexo E" da norma "EN 12354-1:2016" (Acústica da edificação. Estimação das características acústicas das edificações a partir das características dos seus elementos. Parte 1: Isolamento sonoro a sons aéreos entre compartimentos).

 

 

 

AcoubatBIM by CYPE. Atualização do método de cálculo das transmissões marginais  AcoubatBIM by CYPE. Atualização do método de cálculo das transmissões marginais

Exportação de resultados no formato "xls"

AcoubatBIM by CYPE. Exportação de resultados no formato xls

A partir da versão 2018.f, AcoubatBIM by CYPE permite exportar para formato "xls" todos os resultados de cálculo gerados nas bandas de terço de oitava centradas no intervalo de frequências de 50 a 5000 Hz. Desta maneira é possível abrir e trabalhar com os dados obtidos pela aplicação nos principais programas de folhas de cálculo.

 

AcoubatBIM by CYPE. Listagem de materiais

Listagem de materiais

No separador "Cálculo" de AcoubatBIM by CYPE acrescentou-se a opção de gerar um novo documento que relaciona as tipologias de elementos definidas na biblioteca do programa com os produtos da base de dados de Acoubat. Para cada separador mostra-se o produto utilizado como elemento base, assim como, os produtos de cada revestimento da solução construtiva, no caso de se ter indicado a utilização destes. Adicionalmente, pode-se visualizar a superfície total que ocupam as paredes na obra e o número de cada tipo de portas, janelas, claraboias e grelhas colocadas.

 

 

 

 

 

Análise da transmissão de ruído através de distribuidores ou corredores

AcoubatBIM by CYPE. Análise da transmissão de ruído através de distribuidores ou corredores

AcoubatBIM by CYPE. Análise da transmissão de ruído através de distribuidores ou corredores

Foi implementado o cálculo da diferença do nível normalizado Dn,s para a transmissão acústica de ruído aéreo indireto via distribuidores ou corredores. Para isso, utilizou-se a metodologia descrita no "ponto 2.1" do "Anexo F" da norma EN 12354-1.

 

 

Para ativar este cálculo, nos parâmetros gerais do projeto, deve-se selecionar para cada tipo de local distribuidor ou corredor, a opção "Calcular a transmissão de ruído aéreo indireto através deste compartimento".

 

 

Quando uma obra está vinculada a um modelo BIM com informação de carácter geométrico, o programa deteta automaticamente a orientação e distância relativa entre portas com objetivo de determinar o valor do parâmetro Cpos,porta, necessário no momento de utilizar a fórmula da norma.

 

 

Na tabela de resultados do separador "Cálculo", este novo cálculo aparecerá no compartimento recetor com um ícone diferente e a referência do compartimento intermédio. Ao desdobrá-lo mostra-se, tanto o cálculo do isolamento entre o compartimento emissor e o intermédio, como o do intermédio com o recetor.

 

 

 

 

 

 

 

 

AcoubatBIM by CYPE. Isolamento a sons aéreos e de percussão entre compartimentos com portas ou janelas








AcoubatBIM by CYPE. Tempos de reverberação em função do volume

Isolamento a sons aéreos e de percussão entre compartimentos com portas ou janelas

Agora pode-se indicar um valor limite de isolamento a sons aéreos ou de percussão entre compartimentos quando existem aberturas que comuniquem entre ambos, diferente do utilizado quando não existem essas aberturas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempos de reverberação em função do volume

Foi incluído uma nova opção na configuração de tipos de locais que permite indicar diferentes tempos de reverberação limite em função do volume do compartimento.

Tempo de reverberação e área de absorção sonora equivalente com e sem mobiliário

Agora é possível calcular o tempo de reverberação e a área de absorção sonora equivalente de um compartimento tendo em conta com ou sem mobiliário.

Tempo de reverberação e área de absorção sonora equivalente em função do volume

De igual forma, que no CYPESOUND, a partir da versão 2018.f, acrescentou-se uma nova fórmula para limitar o tempo de reverberação e a área de absorção sonora equivalente de um compartimento em função do volume.

Tempo de reverberação mínimo

A partir da versão 2018.f, é possível indicar um tempo de reverberação mínimo limite na configuração dos tipos de compartimentos.

 

AcoubatBIM by CYPE. Ruído aéreo exterior em fachadas

AcoubatBIM by CYPE. Termo de adaptação espectral

Ruído aéreo exterior em fachadas

Do mesmo modo que foi implementado no CYPESOUND e CYPESOUND NRA, agora, no AcoubatBIM by CYPE pode-se forçar o valor limite de isolamento a ruído aéreo exterior de uma fachada particular da obra. No caso de se selecionar esta opção o programa comparará o nível de isolamento obtido na fachada com este novo valor no lugar do indicado nos parâmetros gerais da aplicação.

Além disso, se utilizar a norma francesa NRA (implementada também nesta versão no AcoubatBIM by CYPE), inclui-se um assistente para determinar este limite com base na "l’arrêté du 30 mai 1996 modifié en juillet 2013".

 

 

 

 

 

 

 

 

Termo de adaptação espectral

Do mesmo modo que foi implementado no CYPESOUND, a partir da versão 2018.f no AcoubatBIM by CYPE é possível indicar ao programa para assumir o parâmetro de correção espectral C ou Ctr (em função do tipo de ruído predominante) no índice acústico de isolamento sonoro a sons aéreos exteriores.

 

 

 

 

 

 

 

Norma acústica francesa NF NRA 2000

AcoubatBIM by CYPE. Norma acústica italiana D.R.A.P.D.E.

A partir da versão 2018.f, AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos da Nouvelle Réglamentation Acoustique (NRA). Em concreto, foi implementado a verificação dos seguintes decretos:

  • Arrêté du 30 juin 1999 relatif aux caractéristiques acoustiques des bâtiments d’habitation
  • Arrêté du 25 avril 2003 relatif à la limitation du bruit dans les hôtels
  • Arrêté du 25 avril 2003 relatif à la limitation du bruit dans les établissements d’enselgnement
  • Arrêté du 25 avril 2003 relatif à la limitation du bruit dans les établissements de santé
  • Arrêté du 30 mai 1996 relatif aux modalités de classement des infrastructures de transports terrestres et à l’isolament acustique des bâtiments d’habitation dans les secteurs affectés par le bruit

 

AcoubatBIM by CYPE. Norma acústica francesa NF NRA 2000

Norma acústica italiana D.R.A.P.D.E.

A partir da versão 2018.f, AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos indicados no D.P.C.M. 5 dezembro 1997 (Determinazione dei requisiti acustici passivi degli edifici). Os tipos de compartimento selecionáveis, com requisitos acústicos, são os seguintes:

  • Categoria A: edifici adibiti a residenza o assimilabili
  • Categoria B: edifici adibiti ad uffici e assimilabili
  • Categoria C: edifici adibiti ad alberghi, pensioni ed attività assimilabili
  • Categoria D: edifici adibiti ad ospedali, cliniche, case di cura e assimilabili
  • Categoria E: edifici adibiti ad attività scolastiche a tutti I livelli e assimilabili
  • Categoria F: edifici adibiti ad attività ricreative o di culto o assimilabili
  • Categoria G: edifici adibiti ad attività commerciali o assimilabili

CYPEFIRE Design

Idiomas de instalação

Nas versões anteriores, CYPEFIRE Design só se instalava em francês. A partir da versão 2018.f instala-se também em espanhol, inglês, português e italiano. Salienta-se que CYPEFIRE Design só se descarrega a partir da plataforma BIMserver.center.

Com a implementação das novidades desta versão, CYPEFIRE Design pode utilizar-se por qualquer utilizador para a conceção dos seus projetos de proteção contra incêndios, modelando-se os limites e verificações que desejar realizar.

Novos tipos de projeto ERP: N, O, P e R

CYPEFIRE Design. Novos tipos de projeto ERP: N, O, P e R

Dentro da conceção de tipos de projetos da norma marroquina "Règlement de sécurité contre les risques d’incendie et de panique dans les constructions", acrescentaram-se os seguintes tipos de projeto para os edifícios "Établissements recevant du public (ERP)":

  • Restaurants et débits de boissons (Type N).
  • Hôtels et pensions de famille (Type O).
  • Salles de danse et salles de jeux (Type P).
  • Établissements d’éveil, d’enseignement, de formation, centres de loisirs sans hébergement (Type R).

 

 

CYPEFIRE Design. Zonas de risco

Zonas de risco

Na versão anterior (2018.e), acrescentaram-se as verificações das "Zonas de risco" na secção "Verificações" do painel "Opções gerais". Os dados que podiam definir-se no painel de verificações de zonas de risco eram a sua descrição e a resistência ao fogo da estrutura.

A partir desta versão 2018.f as zonas de risco poderão ter requerimentos como já se faz para as zonas de incêndio. Agora nas zonas de risco pode-se definir o tipo de equipamento necessário, as condições nas quais é necessária uma descrição com norma, título e descrição.

 

 

 

 

 

 

Ocupação dos compartimentos

Uma das novidades mais importantes na versão 2018.f do CYPEFIRE Design é a possibilidade de definir densidades de ocupação nas tipologias dos compartimentos.

Na secção "Ajustes gerais" do painel "Opções gerais" implementou-se o botão que dá acesso ao painel "Ocupação dos compartimentos". Assim, podem criar-se facilmente tipologias de ocupação para os compartimentos com as necessidades de densidade requeridas. Uma vez criadas estas tipologias, em cada tipo de compartimento haverá que atribuir o tipo de ocupação que se deseje aplicar.

Com a definição da ocupação dos compartimentos pode-se alcançar um maior nível de pormenorização no cálculo e dimensionamento dos percursos de evacuação.

 

Vias de evacuação

CYPEFIRE Design. Vias de evacuação

Tendo em conta que na versão 2018.f é possível definir a ocupação dos compartimentos, esta versão também inclui a verificação da largura das vias de evacuação em função da ocupação que a possa utilizar.

Para realizar esta verificação, o utilizador deve definir a largura mínima da via de evacuação em função da ocupação máxima que possa receber. Para isso, foi implementada a ferramenta "Vias de evacuação" na secção "Verificações" do painel "Opções gerais". No painel que se desdobra pode-se definir:

  • Referência
  • Descrição
  • Verificação da largura

    Se ativar esta verificação é possível definir numa tabela a largura mínima da via de evacuação em função de uma ocupação máxima. Na imagem podemos ver como a via de evacuação tem uma largura mínima de 0.90 m para uma ocupação até 100 pessoas e uma largura mínima de 1.40 m para uma ocupação até 300 pessoas.

Origem de evacuação e percurso de evacuação

Na secção do menu "Evacuação" (barra superior do menu do ecrã) acrescentou-se a opção "Origem de evacuação" e modificou-se o ícone e o modo de introdução dos "Percursos de evacuação":

  • Origem de evacuação

    Esta opções foram concebidas para que o utilizador possa atribuir a ocupação dos compartimentos às vias de evacuação sem ter que introduzir as vias.

    Funciona do mesmo modo que o que fazia antes o "Percursos de evacuação", ou seja, selecionando primeiro o compartimento a evacuar e depois a via a qual se deseja atribuir a ocupação.
  • Percursos de evacuação

    A ferramenta tem a mesma função que as versões anteriores, que é atribuir as verificações de um percurso de evacuação sobre qualquer via de evacuação, mas agora para introduzir indica-se unicamente o inicio sobre as vias do percurso.

CYPEFIRE Sprinklers

CYPEFIRE Sprinklers. Tubagens verticais

CYPEFIRE Sprinklers. Tubagens verticais

Tubagens verticais

Na versão 2017.k implementou-se a possibilidade de introduzir montantes para conectar instalações em diferentes plantas.

Agora, na versão 2018.f é possível a introdução e edição de tramos verticais dentro da mesma planta, com o objetivo das tubagens horizontais evitarem colisões com outros elementos da instalação como são as vigas, canalizações, condutas de climatização, etc.

Para isso foi implementada a opção "Tubagem vertical". Na secção "Tubagens" do menu superior alterou-se o nome da opção "Montante". Agora denomina-se "Vertical" e dentro dela englobam-se os "Montantes" e a nova opção "Tubagem vertical".

Para a introdução de tubagens verticais, o utilizador indica a sua referência o catálogo de tubagens a utilizar e o diâmetro. Seguidamente, seleciona o ponto de uma tubagem horizontal, de onde partirá o tramo vertical. Se introduzir duas tubagens verticais, é possível alterar a cota do tramo horizontal compreendido entre as duas tubagens verticais.

 

Voltar à área de descarga da versão 2018

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.