ÍNDICE
CYPEPLUMBING Water Systems é um programa criado para ajudar o projetista no desenho e cálculo de instalações de abastecimento de água potável. Está integrado no fluxo de trabalho Open BIM através do standard IFC.
Permite o desenho de instalações parciais ou completas de qualquer tipo de edificação. Dispõe de catálogos de equipamentos predefinidos e permite a introdução de catálogos próprios completamente configuráveis.
Gera desenhos das plantas, listagens de resultados e listagens de medição de tubagens e equipamentos que podem ser exportadas para FIEBDC-3.
CYPEPLUMBING Water Systems realiza o cálculo hidráulico, utilizando as formulações de "Darcy e Weisbach", e o cálculo da perda de carga, mediante a fórmula de Colebrook e White. Para o dimensionamento, realiza a análise da árvore da instalação calculando caudais brutos e simultâneos com a possibilidade de definir a simultaneidade.
Na sua primeira versão, o programa inclui configurações predefinidas de cumprimento das normas CTE DB HS 4 (Espanha), NF DTU 60.11 (França), RGSPPDADAR (Portugal). Também permite configurar verificações de cálculo para o cumprimento de outros limites normativos ou de carácter técnico pessoal.
Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.
CYPEPLUMBING Water Systems está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.
Este programa também está disponível no menu geral dos programas da CYPE, que se instala com o ficheiro disponível na área de descarga da web da CYPE.
Reglamento Argentino de Acción del Viento sobre las Construcciones.
Esta norma de vento já estava implementada no CYPECAD em versões anteriores. A partir da versão 2018.f implementou-se no Gerador de pórticos. Deste modo, Gerador de pórticos gera automaticamente as cargas de vento segundo esta norma e podem ser exportadas para o CYPE 3D.
Nouvelle Réglamentation Acoustique.
A norma de isolamento acústico NF NRA 2000 (França) já estava implementada em versões anteriores no CYPESOUND NRA. A partir da versão 2018.f AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos da norma francesa NRA 2000 (Nouvelle Réglamentation Acoustique). No ponto Norma acústica francesa NF NRA 2000 das novidades 2018.f do AcoubatBIM by CYPE dispõe de mais informação sobre esta implementação.
Determinazione dei requisiti acustici passivi degli edifici.
A norma de isolamento acústico D.R.A.P.D.E. (Itália) já estava implementada em versões anteriores no CYPESOUND DRAPDE. A partir da versão 2018.f AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos da norma italiana D.R.A.P.D.E. (Determinazione dei requisiti acustici passivi degli edifici). No ponto Norma acústica italiana D.R.A.P.D.E. das novidades 2018.f do AcoubatBIM by CYPE dispõe de mais informação sobre esta implementação.
Código Técnico de la Edificación. Documento Básico HS 4. Suministro de agua
O CTE DB HS 4 já estava implementado em versões anteriores no CYPECAD MEP. A partir da versão 2018.f inclui-se tambem no CYPEPLUMBING Water Systems (novo programa implementado nesta versão).
Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.
Règles de calcul des installations de plomberie sanitaire et d'eaux pluviales. Partie 1-1 : réseaux d'alimentation d'eau froide et chaude sanitaire.
Implementada no CYPEPLUMBING Water Systems (novo programa incluído nesta versão).
Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.
Decreto Regulamentar n.º 23/95 (Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais).
O DR n.º 23/95 já estava implementado em versões anteriores no CYPECAD MEP. A partir da versão 2018.f inclui-se também no CYPEPLUMBING Water Systems (novo programa implementado nesta versão).
Na página CYPEPLUMBING Water Systems dispõe de mais informação.
Règles de calcul des installations de plomberie sanitaire et d'eaux pluviales.
Implementada no CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Mais informação nas novidades do CYPEPLUMBING Sanitary Systems.
Sistemi di scarico funzionanti a gravità all'interno degli edifici.
Foram implementadas as partes 2 e 3 desta norma no CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Mais informação nas novidades do CYPEPLUMBING Sanitary Systems.
A versão 2018.f permite introduzir um muro sobre outro já existente. Para isso foi implementada a opção "Introduzir muros sobre outros muros" (separador "Entrada de vigas"> menu "Vigas/Muros"). Esta possibilidade permite, por exemplo, calcular obras com muros de betão armado em plantas inferiores e muros de alvenaria que nascem sobre estes.
O programa não permite a introdução de um muro de betão armado sobre muros de alvenaria ou blocos armados.
Acrescentaram-se às bibliotecas de lajes mistas de chapa colaborante os fabricantes colombianos ACESCO (Metaldeck 2" e 3") e CORPACERO (Corpalosa 1,5", 2" e 3").
Foi implementada a norma Argentina de vento CIRSOC 102-2005 no Gerador de pórticos. No pórtico "Ações nas estruturas. Vento" dispõe de mais informação.
A versão 2018.f do CYPEPLUMBING Sanitary Systems inclui a norma francesa NF DTU 60.11 (Règles de calcul des installations de plomberie sanitaire et d'eaux pluviale) dentro da coleção de normas predefinidas do programa.
A versão 2018.f do CYPEPLUMBING Sanitary Systems inclui as partes 2 (Impianti per acque reflue, progettazione e calcolo) e 3 (Sistemi per l'evacuazione delle acque meteoriche, progettazione e calcolo) da norma italiana UNI EN 12056 (Sistemi di scarico funzionanti a gravità all'interno degli edifici) dentro da coleção de normas predefinidas do programa.
Cada um dos elementos da instalação, presentes no ponto "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" do painel "Opções gerais", pode dispor de diferentes tipos. A partir da versão 2018.f, para cada um destes tipos é possível definir uma etiqueta específica composta pela referência definida pelo utilizador e alguns parâmetros próprios do elemento. Por exemplo, para tubagens horizontais a etiqueta pode incluir a referência, a pendente, o diâmetro e a cota.
A partir da versão 2018.f, o programa realiza um processo iterativo de dimensionamento da instalação. O dimensionamento de tubagens configura-se com uma série de critérios editáveis que se encontram nas "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" de "Tubagens" do painel "Opções gerais". Estas opções pormenorizam-se no seguinte ponto "Edição de novos parâmetros nas opções de dimensionamento e verificações a realizar".
Durante a introdução das tubagens ou no momento de edição das mesmas, é possível forçar os diâmetros a utilizar.
Acrescentou-se a possibilidade de edição de uma série de parâmetros pertencentes a determinados elementos da instalação. Todos os parâmetros dos elementos da instalação são editáveis a partir do ponto "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" do painel "Opções gerais".
A partir da versão 2018.f para cada tramo de tubagem é possível:
A partir da versão 2018.f, do mesmo modo que foi implementado no AcoubatBIM by CYPE, no CYPESOUND acrescentou-se uma nova fórmula para limitar o tempo de reverberação e a área de absorção acústica equivalente de um compartimento em função do volume.
Do mesmo modo que foi implementado para o programa AcoubatBIM by CYPE, a partir da versão 2018.f no CYPESOUND é possível indicar ao programa que assume o parâmetro de correção espectral C ou Ctr (em função do tipo de ruído predominante) ao índice acústico de isolamento aos sons aéreos provenientes do exterior.
De igual forma que foi implementado para o AcoubatBIM by CYPE, a partir da versão 2018.f, no CYPESOUND e CYPESOUND NRA (França) pode-se forçar o valor limite de isolamento a sons aéreos provenientes do exterior de uma fachada particular da obra. No caso de se selecionar esta opção o programa comparará o nível de isolamento obtido na fachada com este novo valor em vez do valor indicado nos parâmetros gerais da aplicação.
Além disso, no CYPESOUND NRA (França) inclui-se um assistente para determinar este limite na base da "l’arrêté du 30 mai 1996 modifié en juillet 2013".
Acrescentaram-se os seguintes índices acústicos à ferramenta de busca avançada da base de dados:
Desta forma, agora é possível filtrar os elementos que aparecem na interface de acesso à base de dados de acordo com os requerimentos do projeto.
Foi implementado um novo sistema de análise das transmissões marginais de forma que agora se tem em consideração as uniões entre dois elementos em "L" ou em "I". Além disso, nos resultados, inclui-se um maior grau de detalhe na informação relacionada com os elementos que intervêm na união, na análise geométrica e na formulação utilizada, quer para o cálculo de cada um dos caminhos que pode percorrer o som, como para os valores de diferença de nível de velocidade na união (Dv,ij) alcançados. Estes últimos são obtidos na base do método disposto no "Anexo E" da norma "EN 12354-1:2016" (Acústica da edificação. Estimação das características acústicas das edificações a partir das características dos seus elementos. Parte 1: Isolamento sonoro a sons aéreos entre compartimentos).
A partir da versão 2018.f, AcoubatBIM by CYPE permite exportar para formato "xls" todos os resultados de cálculo gerados nas bandas de terço de oitava centradas no intervalo de frequências de 50 a 5000 Hz. Desta maneira é possível abrir e trabalhar com os dados obtidos pela aplicação nos principais programas de folhas de cálculo.
No separador "Cálculo" de AcoubatBIM by CYPE acrescentou-se a opção de gerar um novo documento que relaciona as tipologias de elementos definidas na biblioteca do programa com os produtos da base de dados de Acoubat. Para cada separador mostra-se o produto utilizado como elemento base, assim como, os produtos de cada revestimento da solução construtiva, no caso de se ter indicado a utilização destes. Adicionalmente, pode-se visualizar a superfície total que ocupam as paredes na obra e o número de cada tipo de portas, janelas, claraboias e grelhas colocadas.
Foi implementado o cálculo da diferença do nível normalizado Dn,s para a transmissão acústica de ruído aéreo indireto via distribuidores ou corredores. Para isso, utilizou-se a metodologia descrita no "ponto 2.1" do "Anexo F" da norma EN 12354-1.
Para ativar este cálculo, nos parâmetros gerais do projeto, deve-se selecionar para cada tipo de local distribuidor ou corredor, a opção "Calcular a transmissão de ruído aéreo indireto através deste compartimento".
Quando uma obra está vinculada a um modelo BIM com informação de carácter geométrico, o programa deteta automaticamente a orientação e distância relativa entre portas com objetivo de determinar o valor do parâmetro Cpos,porta, necessário no momento de utilizar a fórmula da norma.
Na tabela de resultados do separador "Cálculo", este novo cálculo aparecerá no compartimento recetor com um ícone diferente e a referência do compartimento intermédio. Ao desdobrá-lo mostra-se, tanto o cálculo do isolamento entre o compartimento emissor e o intermédio, como o do intermédio com o recetor.
Agora pode-se indicar um valor limite de isolamento a sons aéreos ou de percussão entre compartimentos quando existem aberturas que comuniquem entre ambos, diferente do utilizado quando não existem essas aberturas.
Foi incluído uma nova opção na configuração de tipos de locais que permite indicar diferentes tempos de reverberação limite em função do volume do compartimento.
Agora é possível calcular o tempo de reverberação e a área de absorção sonora equivalente de um compartimento tendo em conta com ou sem mobiliário.
De igual forma, que no CYPESOUND, a partir da versão 2018.f, acrescentou-se uma nova fórmula para limitar o tempo de reverberação e a área de absorção sonora equivalente de um compartimento em função do volume.
A partir da versão 2018.f, é possível indicar um tempo de reverberação mínimo limite na configuração dos tipos de compartimentos.
Do mesmo modo que foi implementado no CYPESOUND e CYPESOUND NRA, agora, no AcoubatBIM by CYPE pode-se forçar o valor limite de isolamento a ruído aéreo exterior de uma fachada particular da obra. No caso de se selecionar esta opção o programa comparará o nível de isolamento obtido na fachada com este novo valor no lugar do indicado nos parâmetros gerais da aplicação.
Além disso, se utilizar a norma francesa NRA (implementada também nesta versão no AcoubatBIM by CYPE), inclui-se um assistente para determinar este limite com base na "l’arrêté du 30 mai 1996 modifié en juillet 2013".
Do mesmo modo que foi implementado no CYPESOUND, a partir da versão 2018.f no AcoubatBIM by CYPE é possível indicar ao programa para assumir o parâmetro de correção espectral C ou Ctr (em função do tipo de ruído predominante) no índice acústico de isolamento sonoro a sons aéreos exteriores.
A partir da versão 2018.f, AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos da Nouvelle Réglamentation Acoustique (NRA). Em concreto, foi implementado a verificação dos seguintes decretos:
A partir da versão 2018.f, AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos indicados no D.P.C.M. 5 dezembro 1997 (Determinazione dei requisiti acustici passivi degli edifici). Os tipos de compartimento selecionáveis, com requisitos acústicos, são os seguintes:
Nas versões anteriores, CYPEFIRE Design só se instalava em francês. A partir da versão 2018.f instala-se também em espanhol, inglês, português e italiano. Salienta-se que CYPEFIRE Design só se descarrega a partir da plataforma BIMserver.center.
Com a implementação das novidades desta versão, CYPEFIRE Design pode utilizar-se por qualquer utilizador para a conceção dos seus projetos de proteção contra incêndios, modelando-se os limites e verificações que desejar realizar.
Dentro da conceção de tipos de projetos da norma marroquina "Règlement de sécurité contre les risques d’incendie et de panique dans les constructions", acrescentaram-se os seguintes tipos de projeto para os edifícios "Établissements recevant du public (ERP)":
Na versão anterior (2018.e), acrescentaram-se as verificações das "Zonas de risco" na secção "Verificações" do painel "Opções gerais". Os dados que podiam definir-se no painel de verificações de zonas de risco eram a sua descrição e a resistência ao fogo da estrutura.
A partir desta versão 2018.f as zonas de risco poderão ter requerimentos como já se faz para as zonas de incêndio. Agora nas zonas de risco pode-se definir o tipo de equipamento necessário, as condições nas quais é necessária uma descrição com norma, título e descrição.
Uma das novidades mais importantes na versão 2018.f do CYPEFIRE Design é a possibilidade de definir densidades de ocupação nas tipologias dos compartimentos.
Na secção "Ajustes gerais" do painel "Opções gerais" implementou-se o botão que dá acesso ao painel "Ocupação dos compartimentos". Assim, podem criar-se facilmente tipologias de ocupação para os compartimentos com as necessidades de densidade requeridas. Uma vez criadas estas tipologias, em cada tipo de compartimento haverá que atribuir o tipo de ocupação que se deseje aplicar.
Com a definição da ocupação dos compartimentos pode-se alcançar um maior nível de pormenorização no cálculo e dimensionamento dos percursos de evacuação.
Tendo em conta que na versão 2018.f é possível definir a ocupação dos compartimentos, esta versão também inclui a verificação da largura das vias de evacuação em função da ocupação que a possa utilizar.
Para realizar esta verificação, o utilizador deve definir a largura mínima da via de evacuação em função da ocupação máxima que possa receber. Para isso, foi implementada a ferramenta "Vias de evacuação" na secção "Verificações" do painel "Opções gerais". No painel que se desdobra pode-se definir:
Na secção do menu "Evacuação" (barra superior do menu do ecrã) acrescentou-se a opção "Origem de evacuação" e modificou-se o ícone e o modo de introdução dos "Percursos de evacuação":
Na versão 2017.k implementou-se a possibilidade de introduzir montantes para conectar instalações em diferentes plantas.
Agora, na versão 2018.f é possível a introdução e edição de tramos verticais dentro da mesma planta, com o objetivo das tubagens horizontais evitarem colisões com outros elementos da instalação como são as vigas, canalizações, condutas de climatização, etc.
Para isso foi implementada a opção "Tubagem vertical". Na secção "Tubagens" do menu superior alterou-se o nome da opção "Montante". Agora denomina-se "Vertical" e dentro dela englobam-se os "Montantes" e a nova opção "Tubagem vertical".
Para a introdução de tubagens verticais, o utilizador indica a sua referência o catálogo de tubagens a utilizar e o diâmetro. Seguidamente, seleciona o ponto de uma tubagem horizontal, de onde partirá o tramo vertical. Se introduzir duas tubagens verticais, é possível alterar a cota do tramo horizontal compreendido entre as duas tubagens verticais.