ÍNDICE
CYPELEC Multiline é um programa concebido para realizar o traçado do esquema multifilar de uma instalação elétrica. Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
O programa permite ao utilizador introduzir manualmente o esquema multifilar ou gerá-lo automaticamente através da informação contida no IFC do modelo BIM. Com esta segunda opção, o unifilar com o qual se tenha realizado a exportação do IFC deverá ter definida a fase à qual se conecta cada linha monofásica.
CYPELEC REBT e CYPELEC NF permitem gerar por si só o esquema multifilar da instalação, embora não permitem modificações do esquema gerado por parte do utilizador. Com CYPELEC Multiline, o utilizador pode obter uma proposta de esquema multifilar e editá-lo para realizar as modificações que desejar.
Para poder utilizar CYPELEC Multiline a licença de utilização deve incluir a licença do módulo "Esquema Multifilar".
CYPELEC Multiline só está disponível para descarga na plataforma BIMserver.center.
Os seguintes programas da CYPE estão disponíveis para descarga exclusiva na plataforma BIMserver.center:
Desde que se implementou na versão 2018.i a vista 3D no formato "GLTF" dos programas integrados no fluxo de trabalho Open BIM, a visualização dos modelos 3D pode realizar-se quer pelo visor integrado na plataforma Web BIMserver.center como na sua aplicação (App) para dispositivos móveis.
A partir da versão 2018.k, os seguintes programas da CYPE aumentam a informação que se exporta para o visor 3D do BIMserver.center:
A partir da versão 2018.k, os seguintes programas da CYPE incorporam mais documentação ao projeto BIM alojado na plataforma BIMserver.center:
Normas Técnicas Complementarias. Diseño y Construcción de Estructuras de Concreto (2017)
Implementada no StruBIM Embedded Walls, Contenção periférica e Muros em consola de betão armado.
Quando o "Suplemento Open BIM para Revit" exporta o modelo arquitetónico para o projeto alojado na plataforma BIMserver.center, gera-se um ficheiro ".GLTF" (para além do IFC) que permite visualizar a vista 3D da obra do REVIT na plataforma BIMserver.center, quer na versão Web como na aplicação para dispositivos móveis (App).
A partir da versão 2018.k, é possível aceder à consulta dos esforços nos muros a partir da janela "Edição de armaduras de muros de betão armado" e "Edição de armaduras de muros de alvenaria". Para isso, ambos os diálogos incluem o novo botão "Esforços", que dá acesso ao diálogo de consulta de esforços do muro selecionado.
A versão 2018.k permite bloquear as armaduras dos muros de betão armado. Para isso, foi implementada a opção "Bloquear armaduras de muros de betão armado" no menu "Vigas/Muros" do separador "Resultados". Esta opção abre um diálogo que permite atribuir a um muro de betão armado as características de "Armaduras bloqueadas" ou "Armaduras sem bloquear". Os muros aos quais se atribui a opção "Armaduras bloqueadas" não sofrerão alterações nas suas armaduras durante o processo de dimensionamento.
A partir da versão 2018.k, se a norma de betão selecionada é "NTC 2017 (México D.F.)" é possível selecionar como norma de sismo as seguintes normas de México (para além da própria NTC 2017):
Foram incorporados os tipos de aço F-20, F-22, F-24, F-26, F-30 e F-36 (de utilização comum na Argentina) para norma de aço enformado AISI S100-2007.
Quando se exporta uma obra calculada do CYPETEL Wireless para o projeto localizado na plataforma "BIMserver.center", o ficheiro IFC gerado inclui um ficheiro "GLTF" com os diagramas de isovalores de cobertura na vista tridimensional. Isto permite visualizar o diagrama no visor 3D do "BIMserver.center", quer na versão Web como na aplicação para dispositivos móveis (App).
Este ficheiro "GLTF" é independente do que o CYPETEL Wireless também gera com os emissores, pelo que cada um deles pode ser visualizado de forma independente.
A partir da versão 2018.k, é possível definir o ganho e o diagrama de radiação da antena dos emissores, para cada uma das bandas de frequência. Além disso, o programa incorpora um assistente que permite importar as propriedades de distintos tipos de antena predefinidos.
Na versão 2018.k foram incorporadas as verificações para avisar de definições incorretas da altura do emissor e do plano de trabalho relativamente à altura do compartimento.
Implementou-se uma otimização no cálculo que permite a análise simultânea de vários emissores, conseguindo uma redução considerável no tempo de cálculo.
Além disso, agregaram-se opções de cálculo que permitem ao utilizador definir a influência dos emissores em recetores de outras plantas.
Redistribui-se a informação das listagens de resultados, disponíveis em cada ponto de receção, para uma melhor compreensão dos cálculos realizados.
Inclui-se uma nova obra de exemplo denominada “Detached house” que permite visualizar o dimensionamento de uma instalação realizada numa habitação unifamiliar isolada.
Acrescentou-se a possibilidade do utilizador acrescentar uma série de verificações complementares que modificam e complementam as opções de dimensionamento e verificações próprias da norma selecionada.
Desde a sua primeira versão, as opções de dimensionamento e verificações da norma selecionada definem-se no ponto "Opções de dimensionamento e verificações a realizar" do diálogo "Opções gerais". Na versão 2018.k acrescentou-se à secção "Opções de desenhos e de cálculo" do diálogo "Opções gerais", o botão "Verificações gerais" que abre um painel com o mesmo nome que permite configurar mais opções de dimensionamento e verificações:
Foi incluída a possibilidade de acrescentar as máscaras DXF/DWG, que tenham sido carregadas previamente no projeto, nos desenhos gerados pela aplicação. Esta opção pode-se ativar a partir da janela de configuração de desenhos.
Acrescentou-se a opção de exportar os desenhos elaborados pela aplicação como documentos anexos ao ficheiro IFC gerado pelos programas CYPELUX. Desta forma, os desenhos da instalação passarão a formar parte do modelo BIM.
A partir da versão 2018.k, é possível definir tipos de luminárias (interiores, exteriores e de emergência) com forma pontual, para além da retangular e circular que já se encontravam disponíveis.
Foram implementadas as seguintes melhorias no módulo de leitura de ficheiros de luminárias:
A partir da versão 2018.k, CYPELUX, CYPELUX CTE e CYPELUX RECS exportam dados sobre a instalação de iluminação para o ficheiro com extensão ".GLTF", utilizado para mostrar o modelo 3D (quer no visor integrado na plataforma web BIMserver.center como na sua aplicação para dispositivos móveis -App). Com esta novidade os colaboradores do projeto BIM poderão obter a seguinte informação referente às luminárias selecionadas para a obra:
Nas aplicações CYPELUX LEED e CYPELUX HQE, implementaram-se a opção “Exportar” dentro do grupo “Modelo BIM” da barra de ferramentas.
Esta opção, que já estava disponível nos restantes programas CYPELUX, permite integrar no projeto BIM as listagens justificativas de cada certificação e os desenhos da obra.
A partir da versão 2018.k, no resumo do cálculo que se gera no AcoubatBIM by CYPE, a terceira tabela inclui uma nova coluna que contém os níveis exigidos de cada parâmetro acústico. Desta forma, fornece-se ao utilizador um maior nível de detalhe sobre os resultados de cálculo que se mostram no histograma.
Para facilitar o processo de criação de uma oferta acrescentou-se à apresentação de colunas o "Fecho de proposta 2" que pode utilizar-se premindo o botão direito do rato sobre o cabeçalho de colunas de cor laranja da janela "Árvore de composição". Esta nova apresentação de colunas permite trabalhar com as estruturas de preços "Orçamento" e "Orçamento de venda".