Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2018.i
Descarregar actualização da versão 2018

ÍNDICE

Novos módulos e programas

StruBIM Embedded Walls

StruBIM Embedded Walls

StruBIM Embedded Walls

StruBIM Embedded Walls é a nova versão do programa Contenção Periférica integrada no fluxo de trabalho Open BIM. Ambos os programas possuem as mesmas capacidades e foram concebidos para o dimensionamento e verificação de contenções periféricas de diversas tipologias (betão armado, estacas, microestacas, estacas-prancha metálicas e genéricas) na edificação e obra civil.

StruBIM Embedded Walls descarrega-se exclusivamente a partir da plataforma BIMserver.center. Os utilizadores que tenham a sua licença atualizada na versão 2018 com "Contenção Periférica", também poderão utilizar "StruBIM Embedded Walls" com qualquer dos módulos que possuam. Para isso, somente terão que copiar os códigos da sua chave física local ou da sua licença eletrónica para o BIMserver.center.

O ambiente de trabalho do StruBIM Embedded Walls é ligeiramente diferente ao do Contenção Periférica. Os botões das ferramentas do programa representam-se com um aspeto e organização diferente, embora continuem a ter as mesmas capacidades. A janela de utilização de StruBIM Embedded Walls está integrada no fluxo de trabalho Open BIM.

StruBIM Embedded Walls inclui uma ferramenta adicional. Permite definir o traçado dos muros em planta (com a possibilidade da importação de ficheiros DXF ou DWG). Deste modo, quando se realize a exportação para o modelo BIM cada tramo de muro será incluído na sua posição no modelo arquitetónico.

StruBIM Embedded Walls exporta o modelo BIM as ancoragens e os elementos que correspondam a cada tipologia do muro (volume de betão, armaduras, estacas, microestacas ou estacas-prancha metálicas).

Em breve estará disponível mais informação na página "StruBIM Embedded Walls".

 

StruBIM Embedded Walls      StruBIM Embedded Walls

StruBIM Embedded Walls      StruBIM Embedded Walls

BIMserver.center

BIMserver.center. Visualização do modelo BIM gerado pelos programas Open BIM da CYPE

Visualização do modelo BIM gerado pelos programas Open BIM da CYPE

A partir da versão 2018.i, os programas da CYPE integrados no fluxo de trabalho Open BIM geram modelos no formato "GLTF" (GL Transmission Format), que exportam para a plataforma BIMserver.center juntamente com o ficheiro em formato "IFC" correspondente à sua especialidade. O formato GLTF, standard e aberto, oferece maiores possibilidades de interoperabilidade entre aplicações dedicadas à geração e visualização de conteúdo 3D. Deste modo, CYPE une-se a outras empresas que já adaptaram o formato GLTF como Google, Microsoft, Adobe, Oculus ou NVIDIA.

A geração destes modelos a partir das aplicações da CYPE, permite uma visualização direta desde o visor integrado tanto na plataforma web BIMserver.center como na sua aplicação para dispositivos móveis.

BIMserver.center. Visualização do modelo BIM gerado pelos programas Open BIM da CYPE

Descarga de programas da CYPE na plataforma BIMserver.center

A partir da versão 2018.i acrescentou-se para sua descarga na plataforma BIMserver.center o programa StruBIM Embedded Walls.

 

Implementação de normas e melhorias na sua aplicação

Ações em estruturas. Vento. IS: 875 (Part 3) - 2015 (Índia)

 

Ações nas estruturas. Vento

IS: 875 (Part 3) - 2015 (Índia)

Code of Practice for Design Loads (other than earthquake) for Buildings and Structures. Part 3 - Wind Loads.

Implementado no CYPECAD.

 

 

 

 

 

 

 

CYPECAD

CYPECAD. Geração dos pilares do modelo BIM

Interpretação dos pilares do modelo BIM

Geração dos pilares do modelo BIM

A versão 2018.i do CYPECAD inclui a geração automática de pilares de betão a partir dos pilares do modelo BIM. O programa gerará um pilar de betão retangular ou circular das mesmas dimensões e na mesma posição que cada um dos pilares definidos no modelo BIM.

Para isso no assistente que surge quando se cria um projeto a partir de um modelo BIM, aparece a nova etapa "Pilares". Nessa etapa podem-se selecionar os pilares que se vão gerar em função do material. O assistente permite gerar os pilares com a mesma referência que possui no modelo BIM ou com uma referência automática. Nesta etapa também se poderá selecionar o tipo de apoio (com vinculação exterior ou sem vinculação exterior) que terão os pilares que nascem na primeira planta. Os pilares que nascem em plantas superiores geram-se sem vinculação exterior.

O ponto fixo do pilar também se gerará conforme o ponto fixo do pilar do modelo BIM.

Atualização dos pilares do modelo BIM

Quando o utilizador decide atualizar o modelo BIM com as alterações que possa ter o modelo arquitetónico, os pilares gerados previamente não sofrem nenhuma alteração. Não se modifica a sua posição, não se eliminam, não se acrescentam novos pilares, embora estas alterações tenham sido produzidas no modelo BIM. O que se atualiza é a máscara do modelo BIM e fica o utilizador com a decisão de como atuar, movendo, eliminando ou introduzindo um pilar já que dele dependem os encontros com vigas, pilares e lajes que já se tenham introduzido no CYPECAD.

Recorde que na versão anterior (2018.h), modificou-se o modo em que o CYPECAD atua quando se acrescenta um pilar ou se move um já existente. A partir dessa versão, CYPECAD não refaz automaticamente os encontros entre pilares e vigas e o utilizador pode optar por refazer os encontros manualmente ou fazê-lo automaticamente em planta através da opção "Recarregar grupo".

Novo pilar (BIM)

CYPECAD. Novo pilar (BIM)

Para poder introduzir um pilar que interprete outro pilar do modelo BIM que não estava presente quando se iniciou a conexão da obra de CYPECAD ao modelo BIM (depois da primeira importação), foi implementada a ferramenta "Novo pilar (BIM)". Quando se seleciona esta opção aparecerão desenhados os contornos de todos os pilares do modelo BIM. Seguidamente, se premir sobre um desses contornos, será gerado um pilar com as mesmas dimensões que tem o pilar do modelo BIM em cada planta.

O utilizador deve ter em conta que a inclusão de um novo pilar pode interferir com vigas já existentes nas plantas da obra de CYPECAD. Não obstante, na versão anterior de CYPECAD (2018.h) já se modificou o comportamento do programa no referente ao reajuste automático das vigas quando se introduz um pilar novo ou se move um já existente. A partir dessa versão, o programa não refaz os encontros com vigas de modo automático. O utilizador pode fazê-lo manualmente ou utilizar a opção "Recarregar grupo" (separador "Entrada de vigas"> menu "Grupos") para refazer os encontros automaticamente no grupo de plantas atual.

Gestão das máscaras do modelo BIM

CYPECAD. Gestão das máscaras do modelo BIM

CYPECAD. Gestão das máscaras do modelo BIM

Desde que no CYPECAD se implementou a possibilidade de conectar-se a um modelo BIM (v.2018.c) o programa podia obter do modelo BIM dois tipos de máscaras:

  • As máscaras DXF ou DWG associadas ao modelo BIM. Além disso, quando se inicia um projeto BIM a partir do IFC Builder existe a possibilidade de exportar automaticamente uma máscara em formato DXF com o contorno de cada planta.
  • As máscaras do "Modelo BIM", que mostram os contornos de lajes e os contornos de pilares. Atualizam-se com a atualização do modelo BIM quando o modelo iniciador possui alterações.

As vistas das máscaras DXF/DWG (incluídas as que IFC Builder poder gerar no modelo BIM) podem ser geridas desde o diálogo "Seleção de vistas".

A partir da versão 2018.i no mesmo diálogo aparece outro quadro onde se podem gerir também as máscaras do modelo BIM. A primeira vez que se geram as máscaras do modelo BIM representam-se em cor magenta (contornos validados). Quando se atualiza o modelo BIM, os contornos novos ou que tenham sofrido alterações, aparecerão a cor ciano para indicar que se trata de "novos contornos" (contornos não validados). No diálogo "Seleção de vistas", o utilizador pode em qualquer momento marcar os contornos "Não validados" do modelo BIM (cor ciano) como "Contornos validados" (cor magenta).

Com esta melhoria distinguem-se os contornos do estado prévio e da atualização dos novos contornos, podendo apreciar de forma gráfica as alterações que tenha sofrido o modelo arquitetónico.

 

Visibilidade das máscaras ao abrir a obra

Foi modificado o comportamento do programa durante a abertura de obras no que respeita à visibilidade das máscaras no DXF, DWG ou as do modelo BIM. Em versões anteriores quando se carregavam obras mantinha-se a visibilidade das máscaras atribuídas aos separadores "Entrada de pilares" e "Entrada de vigas". A partir da versão 2018.i quando se entra numa obra desativa-se esta visibilidade.

O motivo que originou esta alteração diz respeito às obras que possuam máscaras visíveis já que demoram mais tempo a abrirem, incrementando o tempo em função do tamanho das máscaras e do número de plantas com máscaras visíveis. Com este novo comportamento as obras serão carregadas mais rapidamente. O utilizador pode ativar ou desativar rapidamente as máscaras (DXF, DWG ou do modelo BIM) atribuídas a cada planta ou na entrada de pilares premindo a tecla F4 do teclado.

 

CYPECAD. Agrupamento de pórticos no desenho de pormenorização de vigas

Agrupamento de pórticos no desenho de pormenorização de vigas

Foi incluída uma opção que permite decidir ao utilizador se agrupa ou não os pórticos com a mesma geometria e armaduras no desenho pormenorização de vigas (Pormenorização de vigas> Configurar> Opções gerais).

Em versões anteriores o programa agrupava sempre os pórticos com a mesma geometria e as mesmas armaduras.

 

 

 

 

 

CYPECAD. Agrupamento de pórticos no desenho de pormenorização de vigas     CYPECAD. Agrupamento de pórticos no desenho de pormenorização de vigas

CYPE 3D

Comentários de projeto

Implementou-se a possibilidade de acrescentar um historial de comentários da obra. A gestão de comentários realiza-se no diálogo "Descrição da obra" (menu Arquivo> Descrição da obra).

Os comentários podem incluir-se na Listagem do projeto. Esta melhoria permite, por exemplo, gerir um historial de comentários de alterações, modificações ou revisões que se realizam no projeto.

CYPE 3D. Comentários de projeto    CYPE 3D. Comentários de projeto

CYPECAD, CYPE 3D e Gerador de pórticos

Novos tipos de aço enformado para as normas EAE 2011 e Eurocódigos 3 e 4

Novos tipos de aço enformado para as normas EAE 2011 e Eurocódigos 3 e 4

Acrescentaram-se novos tipos de aço enformado para as normas EAE 2011 (Espanha) e Eurocódigos 3 e 4 (UE). Os tipos de aço acrescentados são:

  • DX 51 D+Z
  • DX 52 D+Z
  • DX 53 D+Z
  • HX 260 LAD
  • HX 300 LAD
  • HX 340 LAD
  • HX 380 LAD
  • HX 420 LAD

 

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems

Gestor de documentos do projeto

A versão 2018.i do CYPEPLUMBING Sanitary Systems (também a do CYPEPLUMBING Water Systems) inclui um gestor de documentos onde se visualizam todos as listagens que gera o programa. Com este gestor, o utilizador pode gerar um documento que inclua as listagens que selecione, para imprimir, exportar para ficheiros em diversos formatos (PDF, DOCX, Texto, HTML, RTF) ou anexá-lo ao projeto BIM em formato PDF (ver ponto Exportação de documentação ao projeto BIM). As listagens que o utilizador pode incluir neste documento organizam-se em capítulos com os seus índices e na ordem que se desejar. Também é possível configurar o cabeçalho, rodapé e os estilos do documento.

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Gestor de documentos do projeto

Novas listagens (Critérios de cálculo, Verificações e Materiais)

A versão 2018.i do CYPEPLUMBING Sanitary Systems inclui três listagens novas que o utilizador pode visualizar e selecionar para incluir na documentação do projeto com o novo Gestor de documentos (ver ponto anterior) juntamente com as listagens de Resultados e Medição já existentes em versões anteriores:

  • Critérios de cálculo
    Aqui especificam-se todas as opções de cálculo correspondentes à norma selecionada ou a personalização técnica dessas opções de cálculo.
  • Verificações
    Em versões anteriores o programa podia gerar a listagem das verificações realizadas no tramo que o utilizador selecionasse (um a um). A listagem de verificações que se implementa na versão 2018.i reúne as verificações de todos os tramos.
  • Materiais
    A listagem de materiais é gerada com os catálogos de materiais que se utilizam para o dimensionamento da obra.

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Configuração das listagens de resultados e verificações

Configuração das listagens de resultados e verificações

É possível configurar a listagem de "Resultados" e a nova listagem de "Verificações".

Agora, o utilizador pode organizar a informação da listagem de resultados (por rede, por planta, por critério e/ou por tramo principal) e incluir as verificações dos tramos mais importantes (tramo principal e/ou tramos que não cumprem), de modo independente para a rede de águas residuais e pluviais.

 

 

 

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Exportação da documentação para o projeto BIM

Exportação da documentação para o projeto BIM

CYPEPLUMBING Sanitary Systems permite exportar ao modelo BIM a medição do projeto no formato standard FIEBDC-3 (para poder ser tratada por programas de medições e orçamentos como Arquimedes) e o documento em PDF configurado pelo utilizador no Gestor de documentos (implementado também nesta versão).

 

 

 

 

 

 

CYPEPLUMBING Water Systems

Gestor de documentos do projeto

A versão 2018.i do CYPEPLUMBING Water Systems (também a do CYPEPLUMBING Sanitary Systems) inclui um gestor de documentos onde se visualizam todas as listagens que gera o programa. Com este gestor, o utilizador pode gerar um documento que inclua as listagens que selecione, para imprimir, exportar para ficheiros em diversos formatos (PDF, DOCX, Texto, HTML, RTF) ou anexá-lo ao projeto BIM no formato PDF (ver ponto Exportação de documentação para projeto BIM). As listagens que o utilizador pode incluir neste documento organizam-se em capítulos com os seus índices e na ordem que se desejar. Também é possível configurar o cabeçalho, rodapé e os estilos do documento.

CYPEPLUMBING Water Systems. Gestor de documentos do projeto

Melhorias na listagem de critérios de cálculo

Na listagem de critérios de cálculo implementa-se a informação de simultaneidade descrita em opções de cálculo definida pela norma selecionada e pela possível personalização técnica que pode realizar o utilizador.

Novas listagens (Verificações e Materiais)

A versão 2018.i do CYPEPLUMBING Water Systems inclui duas listagens novas que o utilizador pode visualizar e selecionar para incluir na documentação do projeto com o novo Gestor de documentos (Ver o ponto Gestor de documentos do projeto) juntamente com as listagens de Critérios de cálculo, Resultados e Medição já existentes em versões anteriores:

  • Verificações

    Em versões anteriores o programa podia gerar a listagem das verificações realizadas no tramo que o utilizador selecionasse (um a um). A listagem de verificações que se implementa na versão 2018.i reúne as verificações de todos os tramos.

    Além disso, a versão 2018.i inclui a possibilidade de introduzir descrições personalizadas na listagem de verificações por tramo e no geral.

  • Materiais

    A listagem de materiais é gerada com os catálogos de materiais que se utilizam para o dimensionamento da obra.

 

 

CYPEPLUMBING Water Systems. Configuração das listagens de resultados e verificações

Configuração das listagens de resultados e verificações

A partir da versão 2018.i do CYPEPLUMBING Water Systems, é possível configurar a listagem de "Resultados" e a nova listagem de "Verificações".

Agora, o utilizador pode organizar a informação da listagem de resultados (por rede, por planta, por critério e/ou por tramo principal) e incluir as verificações dos tramos mais importantes (tramo principal e/ou tramos que não cumprem).

 

 

 

 

CYPEPLUMBING Water Systems. Exportação da documentação para o projeto BIM

Exportação da documentação para o projeto BIM

CYPEPLUMBING Water Systems permite exportar para o modelo BIM a medição do projeto no formato standard FIEBDC-3 (para poder ser tratado por programas de medições e orçamentos como Arquimedes) e o documento em PDF configurado pelo utilizador no Gestor de documentos (implementado também nesta versão).

 

 

 

 

Geração de tramos verticais na vista 3D entre elementos introduzidos na mesma planta, mas com níveis diferentes

CYPEPLUMBING Water Systems. Geração de tramos verticais na vista 3D entre elementos introduzidos na mesma planta, mas com níveis diferentes

O programa gera na vista 3D, os tramos verticais que unem dois elementos introduzidos na mesma planta, mas com níveis diferentes. Isto já sucedia desde a versão 2018.g com os elementos de consumo. Na vista 3D aparecem unidos mediante um tramo vertical sem necessidade de introduzir tubagens verticais manualmente.

Agora, também se geram estes tramos verticais entre tubagens com níveis diferentes ou entre outros elementos nos quais o utilizador proporciona uma cota diferente à do plano.

Os tramos verticais gerados automaticamente pelo programa desenham-se na vista 3D numa cor ligeiramente mais ténue que as tubagens introduzidas pelo utilizador. Os tramos verticais gerados terão o mesmo diâmetro que a tubagem horizontal. Se o utilizador quiser definir um diâmetro diferente, terá que introduzir o tramo vertical manualmente mediante uma tubagem vertical.

Na figura marcou-se com um círculo de cor vermelha (quer na vista 3D como na vista em planta) os tramos verticais gerados automaticamente.

CYPESOUND, CYPESOUND CTE, CYPESOUND NRA, CYPESOUND RRAE e CYPESOUND DRAPDE

CYPESOUND. Edição de equipamentos exteriores

Edição de equipamentos exteriores

Melhorou-se a forma de definir equipamentos exteriores ao edifício. Agora, em vez de ter que indicar a presença da fonte sonora exterior em cada compartimento afetado, existe um novo ponto no separador "Modelo" do esquema em árvore do edifício, onde é possível introduzi-los de uma só vez.

Para cada equipamento exterior deve indicar a sua tipologia, fator de direccionalidade (Q) e os diferentes compartimentos afetados juntamente com o valor da distância à parede mais próxima de cada compartimento (r).

 

Importação das fontes de ruídos exteriores do modelo BIM

CYPESOUND. Importação das fontes de ruídos exteriores do modelo BIM

Na versão 2018.g dos programas CYPESOUND implementou-se a funcionalidade de ler e interpretar as fontes de ruído interiores definidas num ficheiro IFC incluído no modelo BIM. Agora realiza-se a mesma tarefa para os equipamentos exteriores como as unidades exteriores dos sistemas VRF, Multisplit e Split 1x1. Estes dispositivos podem ser introduzidos no modelo BIM através do programa de desenho e dimensionamento de instalações de climatização CYPETHERM HVAC.

Durante o processo de importação, a aplicação calcula automaticamente os valores dos parâmetros r (distância entre a fonte e a parede mais próxima de cada compartimento afetado) e D (fator de direccionalidade -Q- da máquina) correspondentes a cada equipamento, que dependem da posição da fonte e da geometria do edifício.

 

 

AcoubatBIM by CYPE

AcoubatBIM by CYPE. Novos parâmetros para a procura avançada da base de dados

Novos parâmetros para a procura avançada da base de dados

Acrescentaram-se os seguintes índices acústicos à ferramenta de busca avançada da base de dados:

  • Rw + C: Índice global de redução sonora de um elemento, ponderado A, [dB].
  • Rw + Ctr: Índice global de redução sonora de um elemento, ponderado A, para ruído exterior dominante de automóveis ou aeronaves, [dB].
  • Rw + C [5000 Hz]: Índice global de redução sonora de um elemento, ponderado A, ampliado a 5000 Hz, [dB].
  • Rw + Ctr [5000 Hz]: Índice global de redução sonora de um elemento, ponderado A, ampliado a 5000 Hz, para ruído exterior dominante de automóveis ou aeronaves, [dB].

 

AcoubatBIM by CYPE. Cálculo do nível de pressão sonora proveniente de equipamentos exteriores

Cálculo do nível de pressão sonora proveniente de equipamentos exteriores

A partir da versão 2018.i, AcoubatBIM by CYPE permite definir fontes de ruído exteriores, geralmente correspondentes aos equipamentos instalados no edifício. A cada tipo de fonte é possível associar-lhe um produto da base de dados do Acoubat e o utilizador deverá indicar o tipo de ruído da máquina, em função das classes definidas nos parâmetros gerais do projeto.

Para cada equipamento exterior é necessário indicar a distância entre a fonte e a parede mais próxima de cada compartimento afetado (r). Assim, em função das superfícies próximas à fonte, deve-se estabelecer o valor do fator de direccionalidade (Q) da máquina.

 

AcoubatBIM by CYPE. Cálculo do nível de pressão sonora proveniente de equipamentos exteriores

 

AcoubatBIM by CYPE. Índices acústicos para o ruído de equipamento

Índices acústicos para o ruído de equipamento

Nas opções de cálculo, dentro dos parâmetros gerais do projeto, foi incluída a configuração do índice acústico a utilizar para medir o ruído gerado pelo equipamento do edifício. O utilizador pode selecionar um dos seguintes índices globais de nível de pressão sonora:

  • LA. Nível de pressão sonora num compartimento, [dBA]
  • LnA. Nível de pressão sonora normalizado num compartimento, [dBA]
  • LnAT. Nível de pressão sonora padronizado num compartimento, [dBA]

Além disso, é possível indicar como se deseja calcular a absorção do compartimento emissor. Assim pode-se selecionar, quer no painel de opções de cálculo, como em cada compartimento da obra. Esta última seleção prevalecerá relativamente à introduzida nas opções de cálculo. O utilizador pode selecionar uma das seguintes alternativas:

  • T = T0 = 0.5s (A = 0.16 · V/T0)
  • A = A0 = 10m2
  • Utilizar absorção real

 

AcoubatBIM by CYPE. Tipos de ruído de equipamentos

Tipos de ruído de equipamentos

Agora, em vez de selecionar o funcionamento de cada tipo de equipamento (contínuo, intermitente ou de emergência), o utilizador tem a possibilidade de definir estas opções. Desta forma, a aplicação permite realizar uma interpretação mais exata das diferentes normas acústicas. Além disso, para cada tipo de ruído determinado, pode-se indicar se deseja avaliar o ruído produzido por cada fonte de forma individual (equipamentos de aquecimento ou climatização) ou coletiva (grelhas ou difusores do sistema de ventilação).

 

 

 

 

Importação das fontes de ruídos exteriores do modelo BIM

Na versão 2018.g do AcoubatBIM by CYPE implementou-se a funcionalidade de ler e interpretar as fontes de ruído interiores definidas num ficheiro IFC incluído no modelo BIM. Agora realiza-se a mesma tarefa para os equipamentos instalados fora do edifício como as unidades exteriores dos sistemas VRF, Multisplit e Split 1x1. Estes dispositivos podem ser introduzidos no modelo BIM através do programa de dimensionamento de instalações de climatização CYPETHERM HVAC.

Durante o processo de importação a aplicação calcula automaticamente os valores dos parâmetros r (distância entre a fonte e a parede mais próxima de cada compartimento afetado) e D (fator de direccionalidade -Q- da máquina) correspondentes a cada equipamento, com base na posição da fonte e a geometria do edifício.

 

Atualização da base de dados de ensaios acústicos

AcoubatBIM by CYPE. Atualização da base de dados de ensaios acústicos

Foi atualizada a base de dados de ensaios acústicos do CSTB para acrescentar novos produtos da classe Equipamento técnico.

  • Technical equipment
    • Individual heating or air-conditioning service equipment
      • Traditional products
        • Heat pump – low temperature, Lw=65dB(A)
    • Mechanical ventilation, single extraction group
      • Traditional products
        • Extraction fan, Lw=64dB(A)
        • Extraction fan, Lw=71dB(A)

 

AcoubatBIM by CYPE. Norma acústica brasileira (NBR 15575)

Norma acústica brasileira (NBR 15575)

A partir da versão 2018.i, AcoubatBIM by CYPE permite importar a configuração dos limites acústicos provenientes da norma NBR 15575 (Edificações habitacionais – Desempenho). Para além dos níveis de cumprimento obrigatório, o utilizador pode selecionar se deseja verificar um dos níveis de desempenho acústico descritos nos anexos da norma (mínimo, intermédio ou superior).

 

 

 

 

 

 

Resumo do cálculo

Foi melhorado o histograma que mostra o programa uma vez finalizado o cálculo com o objetivo de oferecer um maior grau de informação sobre o comportamento acústico global do edifício. Agora é possível consultar os compartimentos recetores de cada classe e mostrar os resultados de cada parâmetro acústico em separado.

Para além da análise gráfica, também se acrescentou uma vista dos valores obtidos em forma de tabela.

AcoubatBIM by CYPE. Resumo do cálculo     AcoubatBIM by CYPE. Resumo do cálculo

CYPEFIRE Design

CYPEFIRE Design. Requisitos do edifício

Requisitos de edifício

Na versão 2018.i do CYPEFIRE Design acrescentou-se a definição dos seguintes Requisitos de edifício (menu Opções gerais> Configuração do edifício):

  • Espaços de manobra mínimos
    Número mínimo de espaços de manobra que devem existir na obra.
  • Distância máxima desde a coluna seca até ao hidrante.

 

 

 

 

 

CYPEFIRE Design. Requisitos de Zonas de risco

Requisitos de Zonas de risco

De igual forma que sucede com as Zonas, acrescentam-se para as zonas de risco os limites a partir dos quais é necessário para cada requisito que se selecione.

Para além disso, quer em "Zonas" como em "Zonas de risco" também se acrescenta o seu volume como um limite mais de cada requisito.

 

 

 

 

 

 

 

CYPEFIRE Design. Zonas seguras

CYPEFIRE Design. Zonas seguras

Zonas seguras

Em versões anteriores do programa, a atribuição de zonas seguras realizava-se de modo individual para cada Unidade de utilização (compartimento). Isto impedia que uma mesma zona se atribuísse a dois compartimentos vizinhos e, portanto, a verificação de superfície mínima se realizasse sobre os dois compartimentos limítrofes como uma única zona.

Na versão 2018.i a atribuição de "Zonas seguras" realiza-se do mesmo modo que se faz com as "Zonas", "Zonas de risco", "Compartimentação interior", "Unidades de utilização" e "Escadas". Deste modo, é possível agrupar compartimentos dentro da mesma zona segura.

Também na versão 2018.i foram acrescentados os seguintes requisitos às zonas seguras:

  • Sistema de deteção
    Requisito de detetores dentro da zona.
  • Controlo de fumo de incêndio
    Requisito de uma instalação de controlo de fumo dentro da zona.

 

 

 

 

 

 

Compartimentação interior

CYPEFIRE Design. Compartimentação interior

A partir da versão 2018.i, a compartimentação interior (a divisão das zonas nos compartimentos mais pequenos delimitados por divisórias verticais com uma resistência ao fogo determinada) pode incluir os seguintes requisitos:

  • Controlo de fumo de incêndio
    Requisito de uma instalação de controlo de fumo dentro da zona.
  • Comunicação com outras zonas através de zona segura
    Este requisito já era possível ativá-lo para certos tipos de zona. Agora, pode fazer-se para que a compartimentação interior tenha, na sua comunicação com outras zonas ou compartimentos interiores adjacentes, uma zona segura válida para a comunicação.

 

 

 

 

CYPEFIRE Design. Elevadores

Elevadores

Acrescentaram-se os elevadores à secção Verificações dos dados gerais. Agora, é possível incluir todos aqueles compartimentos que pertencem a um elevador, definir diferentes tipos de elevador (como aqueles dedicados especialmente ao acesso dos bombeiros) e exportar esta informação para o arquivo IFC.

 

 

 

 

 

 

CYPEFIRE Sprinklers

CYPEFIRE Sprinklers. Perdas de carga

CYPEFIRE Sprinklers. Perdas de carga

Perdas de carga

A partir da versão 2018.i, CYPEFIRE Sprinklers dispõe de duas novas opções para o cálculo hidráulico que permite ao utilizador o cálculo das perdas de carga de modo mais preciso e controlado.

No menu "Dados gerais" acrescentou-se a opção Perdas de carga, que pode ser desativada no caso de não se pretender ter em conta estas considerações. Quando está ativada, aparecem duas opções:

  • Coeficiente de majoração

    É um coeficiente de segurança que o programa aplica aos comprimentos de tubagens existentes no programa para simular as perdas de carga produzidas por elementos singulares. O valor por defeito é 1.15 e simboliza perdas de carga de 15%.

  • Máxima perda de carga admissível

    É a relação máxima admitida para a perda de carga produzida em qualquer tramo de tubagem. Se a diferença de pressão entre os nós inicial e final é superior ao valor indicado, será mostrado um aviso sobre a tubagem para indicar que esta deve ser redimensionada.

    Esta opção permite que o utilizador detete rapidamente aqueles tramos que, devido às suas dimensões, produzem grandes perdas de carga e que, portanto, necessitam ser redimensionados. O valor por defeito é de 40%.

 

 

 

 

CYPEFIRE Sprinklers. Gravação automática

Gravação automática

Incluem-se duas opções para a gravação automática da obra (menu Configuração CYPECAD. Introdução de um muro sobre outro > Opções de gravação automática). Existem duas opções que podem ativar-se individualmente ou simultaneamente.

  • Guardar automaticamente cada "x" minutos
    Grava a obra automaticamente cada vez que atinja o tempo indicado.
  • Guardar ao calcular/dimensionar
    Grava a obra automaticamente se dimensionar a instalação.

 

 

 

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus (CYPETHERM EPlus, CYPETHERM HE Plus e CYPETHERM RECS Plus)

Programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus

Definição da sequência de ativação das unidades terminais

Durante a simulação energética do edifício que realizam os programas CYPETHERM com motor de cálculo EnergyPlus™, as unidades terminais de climatização definidas em cada zona térmica ativam-se sequencialmente até vencer a carga térmica da zona. Em versões anteriores destes programas, a sequência de ativação vinha dada pela ordem em que as unidades terminais aparecem no esquema.

A partir da versão 2018.i, a sequência de ativação das unidades terminais de cada zona define-se no seu próprio painel, dentro de Unidades terminais, e se diferencia entre arrefecimento e aquecimento.

 

 

CYPETHERM HVAC

Dimensões de condutas

Em versões anteriores, as tabelas de dimensões para condutas retangulares e circulares com as quais o programa podia dimensionar estes elementos, definiam-se no menu "Opções de cálculo para condutas" (menu Opções gerais> Opções> Opções gerais). A partir da versão 2018.i estas tabelas definem-se nas bibliotecas de materiais de condutas (menu Opções gerais> Bibliotecas> Tipos de material para condutas> editar ou acrescentar um material).

Deste modo, as tabelas de dimensões podem ser diferentes segundo o material que se utilize.

CYPETHERM HVAC. Dimensões de condutas

Voltar à área de descarga da versão 2018

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.