ÍNDICE
O "Open BIM Site" é uma aplicação gratuita concebida para a definição das condições iniciais do local de um projeto. Através desta ferramenta é possível estabelecer a localização geográfica dos modelos, gerir vários tipos de mapas, introduzir superfícies topográficas e adicionar elementos próprios do local, tais como parcelas ou edifícios.
Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
O "Open BIM Site" é uma aplicação de âmbito internacional uma vez que permite especificar as condições do local de um projeto em qualquer parte do mundo. De qualquer forma, para o caso de projetos localizados em Espanha, a aplicação inclui uma ligação com os serviços web da Sede Electrónica del Catastro e com o Instituto Geográfico Nacional com o objetivo de facilitar a introdução dos dados do local, assim como a obtenção de mapas e superfícies topográficas.
Na versão 2022.a foi implementado um novo módulo de pormenores construtivos:
Este módulo permite aos programas "Pormenores construtivos", "Gerador de preços", "Geradores de orçamentos" e "Arquimedes" gerar pormenores construtivos adaptados aos parâmetros selecionados no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de vários formatos (HTML, PDF, RTF e DOCX), para que se possam adicionar como fichas ao projeto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem ainda exportar os pormenores para DXF e DWG.
O novo módulo de pormenores construtivos está disponível para os países indicados se o tipo de obra selecionado nos programas "Gerador de preços", "Pormenores construtivos" ou "Arquimedes" for "Obra nova" ou "Reabilitação".
Com esta coleção de pormenores são já vinte e um os módulos de pormenores incluídos no Gerador de preços:
A partir da versão 2022.a, as aplicações integradas no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center possuem uma ferramenta para gerir os sistemas de referência do projeto. Esta opção encontra-se disponível a partir da janela de configuração que se apresenta durante o processo de vinculação ou atualização de um projeto BIM. Nessa janela aparece agora um novo botão com o texto "Localização geográfica e sistema de referência".
Na janela " Localização geográfica e sistema de referência " apresentam-se os sistemas de referência associados aos modelos que tenham sido selecionados previamente para incorporação no projeto da aplicação onde se está a trabalhar. Ao selecionar um sistema de referência este será utilizado como origem de coordenadas local do novo modelo. Podemos ver a seguinte informação relativa a um sistema de referência:
Em todos os programas que trabalhem com diagramas de isovalores foi adicionada uma nova paleta de cores às existentes. Nas três paletas de cores agora é também possível selecionar o modo de desenho com cores em degradê ou com cores escalonadas.
Antes da versão 2022.a todos os programas da CYPE partilhavam a mesma configuração dos diagramas de isovalores e cor de fundo do ecrã. A partir da versão 2022.a, a configuração de cada programa é independente.
Specification for Structural Steel Buildings (2016).
Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.
Normas de Seguridad Estructural para a Guatemala 2018 (Atualização 15/07/2020)
Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.
Normas de Seguridad Estructural para a Guatemala 2018 (Atualização 15/07/2020)
Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.
Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Sismo (2020).
Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.
A versão 2022.a do Open BIM aliaxis inclui novas ferramentas para proceder à revisão da instalação. Encontra-se na secção "Revisão" da barra de ferramentas do programa.
Estas ferramentas permitem rever o projeto utilizando cores ou ocultar diretamente as áreas revistas do projeto. Isto permite ao projetista ter toda a instalação sob controlo, acelerar a sua execução e evitar cometer erros.
As instalações de saneamento caracterizam-se pela existência de muitos acessórios que definem as uniões entre os tramos retos da tubagem. É importante rever as uniões realizadas.
O programa define automaticamente cerca de 90% das uniões (dependendo da instalação). Para definir as restantes uniões é importante marcar as áreas da instalação que foram revistas.
Também é importante rever todas as uniões geradas automaticamente pelo programa, pois algumas delas podem não ser aceitáveis para o técnico autor do projeto e nesse sentido este poderá personalizá-las.
As novas ferramentas permitem eliminar qualquer tipo de erro na conceção da instalação e agilizar a execução de todo o processo.
A partir da versão 2022.a, o programa Open BIM aliaxis permitirá a todos os utilizadores não só utilizar o catálogo de produtos para os mercados espanhol e português, como também para o mercado italiano, com a implementação do catálogo Phonoblack.
Ao criar uma obra nova, o utilizador pode selecionar o ícone que representa o catálogo para Espanha e Portugal ou o que representa o catálogo para Itália. Dependendo da seleção realizada o catálogo de produtos correspondente ficará disponível no programa de forma automática.
Isto significa que os profissionais, para além de elaborarem projetos BIM com altíssima definição dando resposta à fase de execução das obras, também terão à sua disposição a listagem do quadro de materiais, como ponto de partida para solicitar orçamentos reais ao fabricante e minimizar possíveis erros de cálculo na contagem das peças da instalação.
Agora o programa conta com 32 novas opções para colocar unidades exteriores, formadas a partir de combinações de até 3 unidades exteriores e que alcançam uma potência nominal de até 270 kW. Estas combinações estão normalizadas e aparecem na lista de equipamentos os disponíveis da série "5300AC". Ao colocar o equipamento pode-se verificar que constam de 2 ou 3 unidades exteriores. Quando se gera o esquema, aparece o tipo de derivador que as une, assim como na lista de materiais.
Agora o programa conta com a nova gama LZ, que utiliza o refrigerante R32. Ao colocar uma unidade exterior o utilizador pode selecionar o tipo de refrigerante. Ao dispor as unidades interiores o utilizador também pode filtrar por tipo de refrigerante. Os novos equipamentos cujo código finaliza em "-B" estão aptos para ambos os tipos de refrigerante, R-410A e R32.
Tal como o R-410A, o R32 possui limitações de segurança, em função do volume do espaço onde se localiza, relacionadas com a altura da instalação e com a quantidade total de refrigerante que circula pelo sistema. A verificação realiza-se ao calcular o sistema e os resultados aparecem numa tabela na listagem de cálculo. Se não cumprir, o programa apresenta uma mensagem de advertência. Neste caso, uma forma de aumentar a carga máxima que os espaços podem suportar é selecionar um detetor de R32 a partir do painel da unidade interior.
Na versão 2022.a é possível selecionar o controlo principal ou escravo do equipamento no painel das unidades interiores. Para que o programa inclua o esquema de controlo na listagem de cálculo o utilizador deve unir as máquinas com um cabo de controlo. Também pode utilizar a ferramenta "Traçado automático da cablagem".
Agora é possível atribuir vários espaços a uma unidade de condutas. Ao calcular o programa soma as cargas desses espaços e atribui-as à máquina.
A fachada cortina conta com dois novos modos de introdução: fachada cortina por pontos e fachada cortina por superfície de esboço. Estas funcionalidades permitem uma maior liberdade na modelação de fachadas cortina que não sejam necessariamente quadradas.
A gelosia conta com dois novos modos de introdução: gelosia por pontos e gelosia por superfície de esboço. Estas funcionalidades permitem uma maior liberdade na modelação de gelosias que não sejam necessariamente quadradas.
A funcionalidade "Copiar de outro nível" permite copiar para múltiplos níveis simultaneamente evitando repetir este comando continuamente para cada um dos níveis da obra, no caso de ter um edifício em altura com vários pisos repetidos.
As tipologias contam com o novo campo "Descrição", onde se pode introduzir uma breve descrição da tipologia se necessário. Esta informação poderá ser consultada e utilizada nos programas que utilizam o fluxo de trabalho Open BIM como por exemplo o Open BIM Layout ou o Open BIM Construction Systems.
A ferramenta "Editar geometria" funciona com os elementos seguintes: paredes, lajes, fachada cortina, gelosias, guardas, vigas, tetos falsos e telhas.
A representação da vegetação já não é formada por grandes volumes, mas sim por árvores compostas por ramos e folhas.
Na versão anterior (2021.f) foi implementado nos programas "Open BIM Construction Systems" e "CYPETHERM LOADS" a possibilidade de importar isolamentos do fabricante Grupo Valero para que atuem como camadas das soluções construtivas definidas nestes programas.
Agora, na versão 2022.a dos mesmos programas também é possível importar as soluções construtivas completas propostas pelo fabricante Grupo Valero, onde se incluem os produtos do seu catálogo de isolamentos. A importação destes sistemas está disponível através de um ícone com o logotipo do Grupo Valero disponível nas aplicações "Open BIM Construction Systems" e "CYPETHERM LOADS". Em função do tipo de solução construtiva a definir, apresenta-se o grupo de produtos correspondentes: fachadas, coberturas, laje entre pisos ou pavimentos em contacto com o terreno.
Os componentes do catálogo de soluções construtivas do Grupo Valero foram divididos de acordo com a zona climática onde se localiza o projeto. Consequentemente o utilizador deve indicar este dado antes de selecionar a solução mais apropriada. Para facilitar essa escolha, no painel de seleção apresentam-se, para além da referência do sistema, as camadas dos materiais que o compõem e a sua espessura total.
Note-se que no caso em que se tenham definido as soluções construtivas no Open BIM Construction Systems não será necessário voltar a defini-las nas aplicações de térmica uma vez que a informação se transmite através do fluxo de trabalho Open BIM.
Apesar dos logotipos do Grupo Valero estarem presentes em todos os idiomas nos quais se instalem as aplicações indicadas, as soluções construtivas do fabricante que se apresentam correspondem a produtos que o Grupo Valero fornece em Espanha.
Foram adicionados dois novos botões no grupo BIMserver.center da barra de ferramentas. Estes botões permitem fazer a ligação direta às ferramentas necessárias para realizar o cálculo das instalações onde intervêm os equipamentos sanitários introduzidos no modelo BIM, assim como as verificações regulamentares pertinentes:
A partir da versão 2022.a, o "Open BIM Analytical Model" possui a ferramenta "IFC Builder" a qual permite ao utilizador desenhar um modelo arquitetónico simples, adequado para a geração do modelo analítico, dentro do mesmo projeto do "Open BIM Analytical Model". Para iniciar a ferramenta deve premir sobre o novo botão "Modelação arquitetónica" disponível no grupo "Projeto" da barra de ferramentas da aplicação.
Após finalizado o modelo arquitetónico pode ser enviado de volta para o "Open BIM Analytical Model" através da opção "Exportar" disponível no grupo "Modelo analítico" da barra de ferramentas do IFC Builder. Como o modelo já contém a geometria analítica, ao gerar o modelo analítico no "Open BIM Analytical Model" devemos marcar a opção "Utilizar os contornos dos espaços definidos no modelo IFC" no painel de configuração.
A partir da versão 2022.a, é possível importar vigas incluídas no projeto BIM quando contam com uma definição paramétrica correta no ficheiro IFC (perfil + extrusão ou perfil + faces). Poderá importar vigas do nosso modelador CYPE Architecture, assim como de outros modeladores BIM.
A partir da versão 2022.a, as vigas embebidas e de coroamento de muros, além da definição geral, podem-se definir de forma individual no painel de edição dos distintos tipos de muros.
Foi modificado o processo de dimensionamento de pórticos para aproveitar melhor os processadores disponíveis.
É difícil de quantificar a melhoria conseguida, mas a modo de exemplo mostramos a comparação dos tempos de dimensionamento de pórticos de várias obras. Todos os cálculos foram realizados num computador com um processador "Intel(R) Core(TM) i7-8700K CPU @ 3.70GHz, 3696 Mhz, com 6 processadores principais e 12 processadores lógicos".
Obra | Superfície total | Tempo em versões anteriores |
Tempo em versões actual |
Melhoria |
Obra de 6 plantas | 650 m2 | 1' | 21" | 65% |
ESC-RETICULAR (Obra exemplo) | 1440 m2 | 2' 26" | 1' 38" | 33% |
Obra de 10 plantas | 2619 m2 | 4' 14" | 1' 31" | 64% |
Obra de 19 plantas | 12208 m2 | 51' 19" | 26' 31" | 48% |
Obra de 20 plantas | 46746 m2 | 1h 5' 18" | 36' 58" | 43% |
Obra de 42 plantas | 61621 m2 | 4h 50' 54" | 2h 17' 51" | 53% |
Ao introduzir cabos de pós-tensionamento, permite fazê-lo em qualquer direção embora se mantenha como direções recomendadas a direção das armaduras da laje. De qualquer forma, ao introduzir os cabos, visualiza-se uma linha de cor azul se a direção coincide com as armaduras da laje e verde nas outras direções.
A versão 2022.a do "CYPECAD" inclui também outras pequenas melhorias e correções do programa que poderiam acontecer em casos singulares:
Na versão 2022.a foi implementada uma biblioteca de ligações para permitir ao utilizador guardar ligações e aplicá-las depois a outros nós da mesma obra ou de outras obras. Esta biblioteca é comum entre o CYPE Connect Steel e o StruBIM Steel.
A partir do painel de edição de ligações teremos acesso às opções implementadas: Importar da biblioteca, Exportar para a biblioteca e Biblioteca de ligações.
Esta ferramenta permite importar a lista de operações de uma ligação da biblioteca.
Ao importar, se a disposição de perfis não for idêntica à guardada na ligação, será solicitado ao utilizador que estabeleça a relação entre os perfis da ligação da biblioteca com os perfis do nó atual.
Permite guardar uma ligação na biblioteca de ligações da obra. Premindo sobre "Exportar" o programa solicita a referência para gravação na biblioteca da obra.
As ligações guardadas na biblioteca estarão disponíveis para serem utilizadas na própria obra. Para guardar as ligações desta biblioteca no disco e poder assim utilizá-las em outras obras, partilhá-las entre o CYPE Connect Steel e o StruBIM Steel ou partilhá-las com outros computadores, devemos premir sobre "Exportar o elemento para um ficheiro".
A gestão desta biblioteca funciona da mesma forma que as restantes bibliotecas. Na parte superior apresentam-se as seguintes opções relativas à gestão desta biblioteca:
Foi implementada a listagem resumo da ligação. Nesta listagem podem-se apresentar, de forma resumida, os componentes da ligação, as cargas dos perfis, ou as verificações de perfis, placas, cordões de soldadura em ângulo e parafusos.
A partir do botão "Listagens", na janela principal do CYPE Connect Steel, também se poderá gerar a listagem, com o resumo dos nós selecionados pelo utilizador.
Foram implementadas otimizações no processo de cálculo das ligações. Com estas otimizações o tempo de cálculo foi reduzido em cerca de 30 %, de acordo com os testes realizados.
Até à versão 2022.a o programa gerava automaticamente os nós quando se tinha criado a obra através da importação de uma estrutura em IFC.
Na versão 2022.a foi implementada a gestão de nós a partir da vista 3D da estrutura. Na barra superior de botões foram adicionadas as ferramentas seguintes:
Na janela inferior esquerda será apresentada a vista 3D do nó selecionado na lista de nós. No caso de se ter importado uma estrutura esta será apresentada na janela da direita.
Os nós da lista da esquerda são geridos a partir a barra de ferramentas imediatamente superior.
Foram implementadas opções para a visualização da estrutura e das ligações na vista 3D.
Estas opções permitem representar os perfis desenhando o seu eixo ou desenhando o modelo 3D. Inclui-se ainda uma opção para desenhar as ligações definidas.
Foi implementada a exportação da vista 3D das ligações para o modelo BIM. Serão exportadas as ligações definidas na posição definida.
Na edição de qualquer tipo de circuito definido no esquema unifilar foi incluída a possibilidade de introduzir um comprimento adicional de cabo, que complementa o comprimento do circuito para efeitos de medição total do cabo. Neste comprimento pode-se considerar, por exemplo, a ligação entre caixas de derivação e os interruptores para completar os pontos de luz, ou as derivações que possa ter o circuito na sua instalação que não foram tidas em conta para o dimensionamento do cabo, mas se quer que sejam consideradas para medição e orçamento.
A medição total do cabo é refletida na listagem do quadro de materiais.
Foi adicionada a opção "Carga concentrada" para calcular as necessidades de potência e o comprimento do circuito. Com isto, as opções disponíveis para o cálculo dos circuitos elétricos são:
A licença de utilização da aplicação CYPETEL Project ITED-ITUR passa a ser a mesma que é utilizada para os programas CYPETEL Schematics e CYPETEL Systems. A partir da versão 2022.a, qualquer utilizador que tenha licença para utilizar uma das três aplicações (CYPETEL Project ITED-ITUR, CYPETEL Schematics ou CYPETEL Systems) pode trabalhar com qualquer uma das outras duas.
A partir da versão 2022.a, foi incluído no CYPEPLUMBING Sanitary Systems o catálogo Phonoblack do fabricante Aliaxis para o mercado Italiano.
Nas "Opções gerais", o utilizador pode selecionar o botão Aliaxis e posteriormente escolher os países Espanha-Portugal ou Itália, para importar os diferentes catálogos que incluem as verificações de cálculo dos elementos neles contidos.
Com este novo assistente de importação de dados, é possível gerar todos os dados climáticos solicitados pelo programa e necessários para o cálculo das cargas térmicas, a partir da localização (condições de projeto).
Esta nova funcionalidade adiciona-se à existente de importação de dados a partir da base de dados climáticos da ASHRAE (ASHRAE Weather Data Viewer 6.0).
Para facilitar a introdução das condições de dimensionamento, foi ainda criado um assistente que permite importá-las a partir da indicação da localização num mapa, capacidade disponível para Espanha, França e Portugal.
Para facilitar a localização de um orçamento ou banco de preços foi incluída a opção Mostrar conteúdo que permite pré-visualizar o conteúdo de um orçamento ou banco de preços.
Pode-se aceder à opção Mostrar conteúdo de duas formas:
A partir da versão 2022.a, o ficheiro no formato FIEBDC-3 (.bc3) que se gera através da opção "Exportar para FIEBDC-3" (menu Arquivo > Exportar), exporta-se com a versão 2016 do formato FIEBDC-3, o qual permite incluir os resíduos de construção e demolição no registo "R" deste formato normalizado.
A informação dos resíduos de construção e demolição que se inclui no ficheiro BC3 gerado pode ser utilizada depois em aplicações de medições e orçamentos que sejam capazes de trabalhar com a versão FIEBDC-3/2016 e ler o correspondente registo R da norma.
Também, a partir da versão 2022.a, o Arquimedes importa a informação de resíduos de construção e demolição do registo R de um ficheiro BC3 gerado com outro programa que contenha a referida informação. Esta importação realiza-se no Arquimedes a partir das opções "Importar novo orçamento de FIEBDC-3" ou "Importar novo banco de preços de FIEBDC-3" (menu Arquivo> Importar).
A versão 2022.a dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui as seguintes atualizações de preços e produtos de fabricantes:
Nos links seguintes pode consultar a atualização de preços e produtos de fabricantes nos Geradores de Preços de outros países:
Desde a versão anterior, o Gerador de Preços incorporou vários artigos que contemplam a sustentabilidade e a eficiência energética, com a finalidade de disponibilizar aos técnicos a máxima informação que lhes facilite construir edifícios de acordo com os princípios da bioconstrução.
A sustentabilidade numa construção obtém-se através da utilização dos denominados materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental, caracterizados por ser materiais de km 0, naturais e sem emissões, além de ser necessários para construir edifícios com o mínimo impacto económico, social e sobre o meio ambiente, uma vez que a eficiência energética obtém-se através da implementação de sistemas que ajudem na poupança energética.
Entre todos os materiais sustentáveis incorporados na base de preços, é necessário destacar os seguintes:
Detalham-se seguidamente todos os sistemas criados dentro do Gerador de preços:
A partir da versão 2022.a, o Open BIM Cost Estimator possui uma ligação direta com a aplicação de gestão da localização da obra, o Open BIM Site. Para isso foi adicionado o botão "Localização" no grupo "BIMserver.center" da barra de ferramentas da aplicação.
Ao utilizar esta opção exportam-se os dados relativos à estimativa orçamental para o projeto do BIMserver.center e automaticamente abre-se a aplicação Open BIM Site para continuar com o desenvolvimento do projeto seguindo o fluxo de trabalho habitual.
Foi adicionada a obra exemplo "Intro Open BIM (EN)" juntamente com o seu banco de preços e o seu critério de medição ("English – Intro Open BIM"). Quer o modelo arquitetónico, criado com a aplicação CYPE Architecture, quer o orçamento da obra foram desenvolvidos em inglês.
Os campos de texto "Referência" e "Linha de medição" que aparecem no painel para adicionar uma nova unidade de obra, numa regra de medição contida num critério de medição foram alterados para campos multilinha. Desta forma é agora mais fácil introduzir referências extensas e linhas de medição com múltiplas variáveis.
Foi adicionado um botão de ajuda na seleção do tipo de resíduo, dentro do painel para acrescentar um componente de resíduo à composição de um recurso. Quer os tipos de resíduo quer as suas definições estão baseadas na especificação do Formato de Intercambio Estándar de Bases de Datos de Construcción, FIEBDC-3/2020.