Área de Descarga

Novidades e descarga de actualização da versão 2022.a
Descarregar actualização da versão 2022

ÍNDICE

PROGRAMAS e MÓDULOS NOVOS

NOVIDADES DE PROGRAMAS EXISTENTES

 

PROGRAMAS e MÓDULOS NOVOS

Open BIM Site

Open BIM Site

Open BIM Site

 

O "Open BIM Site" é uma aplicação gratuita concebida para a definição das condições iniciais do local de um projeto. Através desta ferramenta é possível estabelecer a localização geográfica dos modelos, gerir vários tipos de mapas, introduzir superfícies topográficas e adicionar elementos próprios do local, tais como parcelas ou edifícios.

Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.

O "Open BIM Site" é uma aplicação de âmbito internacional uma vez que permite especificar as condições do local de um projeto em qualquer parte do mundo. De qualquer forma, para o caso de projetos localizados em Espanha, a aplicação inclui uma ligação com os serviços web da Sede Electrónica del Catastro e com o Instituto Geográfico Nacional com o objetivo de facilitar a introdução dos dados do local, assim como a obtenção de mapas e superfícies topográficas.

Mais informação.

 

Open BIM Site     Open BIM Site

 

Pormenores construtivos. Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas ou ripas de madeira

Na versão 2022.a foi implementado um novo módulo de pormenores construtivos:

Pormenores construtivos. Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas ou ripas de madeira

 

Pormenores construtivos. Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas ou ripas de madeira

  • Revestimento exterior de fachada ventilada, de réguas ou ripas de madeira
    Disponível em catalão e espanhol (para Espanha), e em português (para Portugal).

Este módulo permite aos programas "Pormenores construtivos", "Gerador de preços", "Geradores de orçamentos" e "Arquimedes" gerar pormenores construtivos adaptados aos parâmetros selecionados no Gerador de preços. Os pormenores gerados podem imprimir-se e exportar-se para ficheiros de vários formatos (HTML, PDF, RTF e DOCX), para que se possam adicionar como fichas ao projeto que se está a realizar. Os programas Pormenores construtivos, Geradores de orçamentos e Arquimedes permitem ainda exportar os pormenores para DXF e DWG.

O novo módulo de pormenores construtivos está disponível para os países indicados se o tipo de obra selecionado nos programas "Gerador de preços", "Pormenores construtivos" ou "Arquimedes" for "Obra nova" ou "Reabilitação".

Com esta coleção de pormenores são já vinte e um os módulos de pormenores incluídos no Gerador de preços:

 

NOVIDADES DE PROGRAMAS EXISTENTES

Novidades comuns a vários programas

Programas incluídos no fluxo de trabalho Open BIM

Gestão dos sistemas de referência do projeto

Novidades comuns a vários programas

Novidades comuns a vários programas

Novidades comuns a vários programas

A partir da versão 2022.a, as aplicações integradas no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center possuem uma ferramenta para gerir os sistemas de referência do projeto. Esta opção encontra-se disponível a partir da janela de configuração que se apresenta durante o processo de vinculação ou atualização de um projeto BIM. Nessa janela aparece agora um novo botão com o texto "Localização geográfica e sistema de referência".

Na janela " Localização geográfica e sistema de referência " apresentam-se os sistemas de referência associados aos modelos que tenham sido selecionados previamente para incorporação no projeto da aplicação onde se está a trabalhar. Ao selecionar um sistema de referência este será utilizado como origem de coordenadas local do novo modelo. Podemos ver a seguinte informação relativa a um sistema de referência:

  • Coordenadas geográficas angulares
    Caso um local possua definidas coordenadas geográficas angulares estas serão apresentadas neste painel. As coordenadas geográficas angulares permitem definir a localização do modelo no mundo real. Esta informação pode ser utilizada para realizar o cálculo da iluminação natural ou a análise energética do projeto.
  • Norte
    A direção Norte define-se através do valor do ângulo relativo ao eixo Y positivo do projeto, no sentido anti-horário. Tal como as coordenadas geográficas angulares, a orientação do edifício pode ser utilizada para realizar o cálculo da iluminação natural ou a análise energética do projeto.
  • Sistema de referência do local
    Indica a posição da origem de coordenadas do local do projeto. Habitualmente a localização do sistema de coordenadas do local expressa-se em coordenadas UTM ("Universal Transverse Mercator").
  • Sistema de referência do modelo
    O sistema de referência local do modelo indica a posição do modelo relativamente ao sistema de referência do local. Se a opção "Vincular ao sistema de referência local do modelo" for ativada será utilizado o mesmo sistema de referência que o do modelo selecionado. Caso contrário poderá especificar um sistema de referência local ao local do modelo selecionado diferente para a nova obra. O botão "Recuperar o sistema de referência local do modelo" permite preencher as coordenadas com os dados do modelo selecionado, quando a opção "Vincular ao sistema de referência local do modelo" se encontrar ativa.

 

Novidades comuns a vários programas

Nova paleta de cores nos diagramas de isovalores

Em todos os programas que trabalhem com diagramas de isovalores foi adicionada uma nova paleta de cores às existentes. Nas três paletas de cores agora é também possível selecionar o modo de desenho com cores em degradê ou com cores escalonadas.

Configuração de isovalores e cores de fundo por programa

Antes da versão 2022.a todos os programas da CYPE partilhavam a mesma configuração dos diagramas de isovalores e cor de fundo do ecrã. A partir da versão 2022.a, a configuração de cada programa é independente.

 

Implementação de normas

Estruturas de aço laminado e composto

ANSI/AISC 360-16 (LRFD)

Specification for Structural Steel Buildings (2016).

Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.

Ações em estruturas. Vento

NSE-18 - Atualização 2020 (Guatemala)

Normas de Seguridad Estructural para a Guatemala 2018 (Atualização 15/07/2020)

  • NSE-2 Demandas estructurales y condiciones de sitio. Capítulo 5.- Acciones del viento.

Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.

Ações em estruturas. Sismo

NSE-18 - Atualização 2020 (Guatemala)

Normas de Seguridad Estructural para a Guatemala 2018 (Atualização 15/07/2020)

  • NSE-2 Demandas estructurales y condiciones de sitio. Capítulo 4.- Aspectos sísmicos.
  • NSE-3 Diseño estructural de edificaciones.

Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.

NTC-20 (Cidade do México)

Normas Técnicas Complementarias para Diseño por Sismo (2020).

Implementada no CYPECAD e CYPE 3D.

 

Open BIM aliaxis

Open BIM aliaxis

Open BIM aliaxis

Open BIM aliaxis

Ferramentas para rever a instalação

A versão 2022.a do Open BIM aliaxis inclui novas ferramentas para proceder à revisão da instalação. Encontra-se na secção "Revisão" da barra de ferramentas do programa.

Estas ferramentas permitem rever o projeto utilizando cores ou ocultar diretamente as áreas revistas do projeto. Isto permite ao projetista ter toda a instalação sob controlo, acelerar a sua execução e evitar cometer erros.

As instalações de saneamento caracterizam-se pela existência de muitos acessórios que definem as uniões entre os tramos retos da tubagem. É importante rever as uniões realizadas.

O programa define automaticamente cerca de 90% das uniões (dependendo da instalação). Para definir as restantes uniões é importante marcar as áreas da instalação que foram revistas.

Também é importante rever todas as uniões geradas automaticamente pelo programa, pois algumas delas podem não ser aceitáveis para o técnico autor do projeto e nesse sentido este poderá personalizá-las.

As novas ferramentas permitem eliminar qualquer tipo de erro na conceção da instalação e agilizar a execução de todo o processo.

Implementação do catálogo Phonoblack da Aliaxis para Itália

 

Open BIM aliaxis

A partir da versão 2022.a, o programa Open BIM aliaxis permitirá a todos os utilizadores não só utilizar o catálogo de produtos para os mercados espanhol e português, como também para o mercado italiano, com a implementação do catálogo Phonoblack.

Ao criar uma obra nova, o utilizador pode selecionar o ícone que representa o catálogo para Espanha e Portugal ou o que representa o catálogo para Itália. Dependendo da seleção realizada o catálogo de produtos correspondente ficará disponível no programa de forma automática.

Isto significa que os profissionais, para além de elaborarem projetos BIM com altíssima definição dando resposta à fase de execução das obras, também terão à sua disposição a listagem do quadro de materiais, como ponto de partida para solicitar orçamentos reais ao fabricante e minimizar possíveis erros de cálculo na contagem das peças da instalação.

 

Open BIM BOSCH

Open BIM BOSCH

Combinação de unidades exteriores

Agora o programa conta com 32 novas opções para colocar unidades exteriores, formadas a partir de combinações de até 3 unidades exteriores e que alcançam uma potência nominal de até 270 kW. Estas combinações estão normalizadas e aparecem na lista de equipamentos os disponíveis da série "5300AC". Ao colocar o equipamento pode-se verificar que constam de 2 ou 3 unidades exteriores. Quando se gera o esquema, aparece o tipo de derivador que as une, assim como na lista de materiais.

 

Open BIM PANASONIC

Sistemas de refrigerante R32

 

Open BIM PANASONIC

Agora o programa conta com a nova gama LZ, que utiliza o refrigerante R32. Ao colocar uma unidade exterior o utilizador pode selecionar o tipo de refrigerante. Ao dispor as unidades interiores o utilizador também pode filtrar por tipo de refrigerante. Os novos equipamentos cujo código finaliza em "-B" estão aptos para ambos os tipos de refrigerante, R-410A e R32.

Tal como o R-410A, o R32 possui limitações de segurança, em função do volume do espaço onde se localiza, relacionadas com a altura da instalação e com a quantidade total de refrigerante que circula pelo sistema. A verificação realiza-se ao calcular o sistema e os resultados aparecem numa tabela na listagem de cálculo. Se não cumprir, o programa apresenta uma mensagem de advertência. Neste caso, uma forma de aumentar a carga máxima que os espaços podem suportar é selecionar um detetor de R32 a partir do painel da unidade interior.

Open BIM PANASONIC

 

 

Sistema de controlo

Na versão 2022.a é possível selecionar o controlo principal ou escravo do equipamento no painel das unidades interiores. Para que o programa inclua o esquema de controlo na listagem de cálculo o utilizador deve unir as máquinas com um cabo de controlo. Também pode utilizar a ferramenta "Traçado automático da cablagem".

Open BIM PANASONIC

 

 

Atribuição de compartimentos a uma unidade interior de condutas

Agora é possível atribuir vários espaços a uma unidade de condutas. Ao calcular o programa soma as cargas desses espaços e atribui-as à máquina.

 

CYPE Architecture

CYPE Architecture

Fachada cortina por pontos e por superfície de esboço

A fachada cortina conta com dois novos modos de introdução: fachada cortina por pontos e fachada cortina por superfície de esboço. Estas funcionalidades permitem uma maior liberdade na modelação de fachadas cortina que não sejam necessariamente quadradas.

Gelosia por pontos e por superfície de esboço

A gelosia conta com dois novos modos de introdução: gelosia por pontos e gelosia por superfície de esboço. Estas funcionalidades permitem uma maior liberdade na modelação de gelosias que não sejam necessariamente quadradas.

CYPE Architecture

 

Copiar de outro nível para múltiplos níveis

A funcionalidade "Copiar de outro nível" permite copiar para múltiplos níveis simultaneamente evitando repetir este comando continuamente para cada um dos níveis da obra, no caso de ter um edifício em altura com vários pisos repetidos.

CYPE Architecture

 

Novo campo para a descrição de tipologias

As tipologias contam com o novo campo "Descrição", onde se pode introduzir uma breve descrição da tipologia se necessário. Esta informação poderá ser consultada e utilizada nos programas que utilizam o fluxo de trabalho Open BIM como por exemplo o Open BIM Layout ou o Open BIM Construction Systems.

CYPE Architecture

 

Melhoria da ferramenta "Editar geometria" do separador "Arquitectura"

A ferramenta "Editar geometria" funciona com os elementos seguintes: paredes, lajes, fachada cortina, gelosias, guardas, vigas, tetos falsos e telhas.

CYPE Architecture

 

 

Melhoria da representação da vegetação

A representação da vegetação já não é formada por grandes volumes, mas sim por árvores compostas por ramos e folhas.

 

Open BIM Construction Systems e CYPETHERM LOADS

 

Importação de soluções construtivas do Grupo Valero

Importação de soluções construtivas do Grupo Valero

Importação de soluções construtivas do Grupo Valero

Na versão anterior (2021.f) foi implementado nos programas "Open BIM Construction Systems" e "CYPETHERM LOADS" a possibilidade de importar isolamentos do fabricante Grupo Valero para que atuem como camadas das soluções construtivas definidas nestes programas.

Agora, na versão 2022.a dos mesmos programas também é possível importar as soluções construtivas completas propostas pelo fabricante Grupo Valero, onde se incluem os produtos do seu catálogo de isolamentos. A importação destes sistemas está disponível através de um ícone com o logotipo do Grupo Valero disponível nas aplicações "Open BIM Construction Systems" e "CYPETHERM LOADS". Em função do tipo de solução construtiva a definir, apresenta-se o grupo de produtos correspondentes: fachadas, coberturas, laje entre pisos ou pavimentos em contacto com o terreno.

Os componentes do catálogo de soluções construtivas do Grupo Valero foram divididos de acordo com a zona climática onde se localiza o projeto. Consequentemente o utilizador deve indicar este dado antes de selecionar a solução mais apropriada. Para facilitar essa escolha, no painel de seleção apresentam-se, para além da referência do sistema, as camadas dos materiais que o compõem e a sua espessura total.

Note-se que no caso em que se tenham definido as soluções construtivas no Open BIM Construction Systems não será necessário voltar a defini-las nas aplicações de térmica uma vez que a informação se transmite através do fluxo de trabalho Open BIM.

Apesar dos logotipos do Grupo Valero estarem presentes em todos os idiomas nos quais se instalem as aplicações indicadas, as soluções construtivas do fabricante que se apresentam correspondem a produtos que o Grupo Valero fornece em Espanha.

 

Open BIM Water Equipment

Open BIM Water Equipment

Ligação com aplicações de cálculo Open BIM

Foram adicionados dois novos botões no grupo BIMserver.center da barra de ferramentas. Estes botões permitem fazer a ligação direta às ferramentas necessárias para realizar o cálculo das instalações onde intervêm os equipamentos sanitários introduzidos no modelo BIM, assim como as verificações regulamentares pertinentes:

  • CYPEPLUMBING Water Systems. Instalações de abastecimento de água potável.
  • CYPEPLUMBING Sanitary Systems. Instalações de drenagem de águas residuais e pluviais.

 

Open BIM Analytical Model

Definição geométrica do modelo analítico

Open BIM Analytical Model

 

Open BIM Analytical Model

A partir da versão 2022.a, o "Open BIM Analytical Model" possui a ferramenta "IFC Builder" a qual permite ao utilizador desenhar um modelo arquitetónico simples, adequado para a geração do modelo analítico, dentro do mesmo projeto do "Open BIM Analytical Model". Para iniciar a ferramenta deve premir sobre o novo botão "Modelação arquitetónica" disponível no grupo "Projeto" da barra de ferramentas da aplicação.

Após finalizado o modelo arquitetónico pode ser enviado de volta para o "Open BIM Analytical Model" através da opção "Exportar" disponível no grupo "Modelo analítico" da barra de ferramentas do IFC Builder. Como o modelo já contém a geometria analítica, ao gerar o modelo analítico no "Open BIM Analytical Model" devemos marcar a opção "Utilizar os contornos dos espaços definidos no modelo IFC" no painel de configuração.

Open BIM Analytical Model

 

CYPECAD

Importação automática de vigas de um projeto BIM

A partir da versão 2022.a, é possível importar vigas incluídas no projeto BIM quando contam com uma definição paramétrica correta no ficheiro IFC (perfil + extrusão ou perfil + faces). Poderá importar vigas do nosso modelador CYPE Architecture, assim como de outros modeladores BIM.

CYPECAD

CYPECAD

 

 

Dimensões de vigas embebidas e de coroamento de muros

A partir da versão 2022.a, as vigas embebidas e de coroamento de muros, além da definição geral, podem-se definir de forma individual no painel de edição dos distintos tipos de muros.

CYPECAD

Dimensionamento de pórticos mais rápido

Foi modificado o processo de dimensionamento de pórticos para aproveitar melhor os processadores disponíveis.

É difícil de quantificar a melhoria conseguida, mas a modo de exemplo mostramos a comparação dos tempos de dimensionamento de pórticos de várias obras. Todos os cálculos foram realizados num computador com um processador "Intel(R) Core(TM) i7-8700K CPU @ 3.70GHz, 3696 Mhz, com 6 processadores principais e 12 processadores lógicos".

Obra Superfície total Tempo em versões
anteriores
Tempo em versões
actual
Melhoria
Obra de 6 plantas 650 m2 1' 21" 65%
ESC-RETICULAR (Obra exemplo) 1440 m2 2' 26" 1' 38" 33%
Obra de 10 plantas 2619 m2 4' 14" 1' 31" 64%
Obra de 19 plantas 12208 m2 51' 19" 26' 31" 48%
Obra de 20 plantas 46746 m2 1h 5' 18" 36' 58" 43%
Obra de 42 plantas 61621 m2 4h 50' 54" 2h 17' 51" 53%

Cabos de pós-tensionamento em qualquer direção

Ao introduzir cabos de pós-tensionamento, permite fazê-lo em qualquer direção embora se mantenha como direções recomendadas a direção das armaduras da laje. De qualquer forma, ao introduzir os cabos, visualiza-se uma linha de cor azul se a direção coincide com as armaduras da laje e verde nas outras direções.

Outras melhorias e correções

A versão 2022.a do "CYPECAD" inclui também outras pequenas melhorias e correções do programa que poderiam acontecer em casos singulares:

  • Verificações de armaduras de sapatas isoladas
    Desde a versão 2022.a as verificações de armaduras de sapatas isoladas realizam-se tendo em conta o número de varões realmente colocados. Anteriormente realizavam-se tendo em conta a armadura distribuída, o que podia provocar certas imprecisões sobretudo em sapatas de dimensões reduzidas.

CYPECAD

  • Avisos durante o processo de cálculo
    • No processo de cálculo mostram-se certos avisos que se podem repetir nos sucessivos cálculos que se realizam na mesma obra. A partir da versão 2022.a, ao mostrar estes avisos surge a possibilidade de não mostrar a mensagem outra vez.
    • Os avisos do tipo "Modificou algum dado das diagonais de travamento. Terá que voltar a calcular a obra para que se tenha em conta ao dimensionar.", que em versões anteriores apareciam cada vez que se editava uma viga inclinada ou uma diagonal de travamento depois de se ter calculado a obra, agora só se mostram na primeira viga ou diagonal que se modificar.
  • Nos diagramas de isovalores acrescentou-se o botão "Cores para a representação de isovalores".
  • Aligeiraram-se os ficheiros gltf exportados a partir do "CYPECAD", para que a visualização na plataforma BIMserver.center seja mais fluida.
  • Acrescentaram-se botões de acesso à configuração da série de vigas de equilíbrio e lintéis no menu "Vigas de equilíbrio e lintéis".
  • Na opção "Referências visíveis" é possível ativar "‘Interação terreno-estrutura" para mostrar o módulo de winkler de sapatas e a rigidez axial dos maciços de encabeçamento de estacas. Isto pode ser útil quando se atribui valores na opção "Interação terreno-estrutura".
  • Na opção "Interação terreno-estrutura" foi melhorado o desenho dos textos e dos elementos de fundação. Anteriormente, dependendo da cor de fundo, os textos não se mostravam nítidos.
  • As vigas de altura variável exportam-se corretamente para um ficheiro IFC. Anteriormente exportavam-se como vigas de altura constante.
  • Foram eliminadas as mensagens do tipo "A primeira planta do pilar P1a é igual à última do pilar sobre o qual arranca" em pilares que arrancam sobre outros.
  • Solucionou-se um erro que acontecia ao acrescentar plantas numa obra com paredes cuja armadura estava bloqueada.
  • Solucionou-se um erro que acontecia no cálculo sísmico com a norma ASCE 7-16, nos casos em que a ductilidade ou o fator de amplificação de deslocamentos são inferiores a 1.

 

CYPE Connect Steel e StruBIM Steel

Biblioteca de ligações

Na versão 2022.a foi implementada uma biblioteca de ligações para permitir ao utilizador guardar ligações e aplicá-las depois a outros nós da mesma obra ou de outras obras. Esta biblioteca é comum entre o CYPE Connect Steel e o StruBIM Steel.

A partir do painel de edição de ligações teremos acesso às opções implementadas: Importar da biblioteca, Exportar para a biblioteca e Biblioteca de ligações.

Importar da biblioteca

Esta ferramenta permite importar a lista de operações de uma ligação da biblioteca.

CYPE Connect Steel e StruBIM Steel     CYPE Connect Steel e StruBIM Steel

Ao importar, se a disposição de perfis não for idêntica à guardada na ligação, será solicitado ao utilizador que estabeleça a relação entre os perfis da ligação da biblioteca com os perfis do nó atual.

Exportar para a biblioteca

Permite guardar uma ligação na biblioteca de ligações da obra. Premindo sobre "Exportar" o programa solicita a referência para gravação na biblioteca da obra.

Biblioteca de ligações

 

CYPE Connect Steel e StruBIM Steel

As ligações guardadas na biblioteca estarão disponíveis para serem utilizadas na própria obra. Para guardar as ligações desta biblioteca no disco e poder assim utilizá-las em outras obras, partilhá-las entre o CYPE Connect Steel e o StruBIM Steel ou partilhá-las com outros computadores, devemos premir sobre "Exportar o elemento para um ficheiro".

A gestão desta biblioteca funciona da mesma forma que as restantes bibliotecas. Na parte superior apresentam-se as seguintes opções relativas à gestão desta biblioteca:

  • Importar para a obra elementos guardados no disco
  • Atualizar os elementos usados na obra
  • Exportar o elemento para um ficheiro
  • Seleção de ficheiro com valores iniciais para a criação de obra nova

CYPE Connect Steel e StruBIM Steel

 

 

Listagem resumo da ligação

Foi implementada a listagem resumo da ligação. Nesta listagem podem-se apresentar, de forma resumida, os componentes da ligação, as cargas dos perfis, ou as verificações de perfis, placas, cordões de soldadura em ângulo e parafusos.

CYPE Connect Steel e StruBIM Steel

 

 

 

A partir do botão "Listagens", na janela principal do CYPE Connect Steel, também se poderá gerar a listagem, com o resumo dos nós selecionados pelo utilizador.

CYPE Connect Steel e StruBIM Steel

 

 

Otimização do tempo de cálculo

Foram implementadas otimizações no processo de cálculo das ligações. Com estas otimizações o tempo de cálculo foi reduzido em cerca de 30 %, de acordo com os testes realizados.

 

CYPE Connect Steel

CYPE Connect Steel

CYPE Connect Steel

Gestão de nós a partir da vista 3D da estrutura

Até à versão 2022.a o programa gerava automaticamente os nós quando se tinha criado a obra através da importação de uma estrutura em IFC.

Na versão 2022.a foi implementada a gestão de nós a partir da vista 3D da estrutura. Na barra superior de botões foram adicionadas as ferramentas seguintes:

  • Criar um nó selecionando perfis na vista 3D.
  • Editar o nó selecionado na vista 3D.
  • Eliminar o nó selecionado na vista 3D.
  • Editar a ligação selecionada na vista 3D.
  • Coordenadas das posições dos nós. Esta opção permite localizar os nós no espaço.

Na janela inferior esquerda será apresentada a vista 3D do nó selecionado na lista de nós. No caso de se ter importado uma estrutura esta será apresentada na janela da direita.

Os nós da lista da esquerda são geridos a partir a barra de ferramentas imediatamente superior.

CYPE Connect Steel

 

 

Opções de visualização

Foram implementadas opções para a visualização da estrutura e das ligações na vista 3D.

CYPE Connect Steel

 

 

 

Estas opções permitem representar os perfis desenhando o seu eixo ou desenhando o modelo 3D. Inclui-se ainda uma opção para desenhar as ligações definidas.

CYPE Connect Steel

 

 

Exportação das ligações para o modelo BIM

Foi implementada a exportação da vista 3D das ligações para o modelo BIM. Serão exportadas as ligações definidas na posição definida.

 

CYPELEC Core

CYPELEC Core

Comprimento de cabo adicional em circuitos

Na edição de qualquer tipo de circuito definido no esquema unifilar foi incluída a possibilidade de introduzir um comprimento adicional de cabo, que complementa o comprimento do circuito para efeitos de medição total do cabo. Neste comprimento pode-se considerar, por exemplo, a ligação entre caixas de derivação e os interruptores para completar os pontos de luz, ou as derivações que possa ter o circuito na sua instalação que não foram tidas em conta para o dimensionamento do cabo, mas se quer que sejam consideradas para medição e orçamento.

A medição total do cabo é refletida na listagem do quadro de materiais.

 

CYPELEC Distribution

CYPELEC Distribution

Carga concentrada como opção para calcular as necessidades do circuito elétrico

Foi adicionada a opção "Carga concentrada" para calcular as necessidades de potência e o comprimento do circuito. Com isto, as opções disponíveis para o cálculo dos circuitos elétricos são:

CYPELEC Distribution

 

 

  • Previsão de carga. A potência total e o comprimento do circuito são introduzidos manualmente. O circuito comporta-se como um circuito com toda a carga concentrada no final.

CYPELEC Distribution

 

 

  • Carga distribuída. A potência do circuito é dada pela atribuição das cargas e o comprimento pelo traçado de alimentação. O circuito comporta-se como um circuito com as cargas distribuídas na sua posição.

CYPELEC Distribution

 

 

  • Carga concentrada (nova opção). A potência do circuito é dada pela atribuição das cargas e o comprimento pela distância até à carga mais distante, portanto, neste caso, não é necessário o traçado de alimentação. O circuito comporta-se como um circuito com toda a carga concentrada no final.

 

CYPETEL Project ITED-ITUR

Licença de utilização do programa

A licença de utilização da aplicação CYPETEL Project ITED-ITUR passa a ser a mesma que é utilizada para os programas CYPETEL Schematics e CYPETEL Systems. A partir da versão 2022.a, qualquer utilizador que tenha licença para utilizar uma das três aplicações (CYPETEL Project ITED-ITUR, CYPETEL Schematics ou CYPETEL Systems) pode trabalhar com qualquer uma das outras duas.

 

 

CYPEPLUMBING Sanitary Systems

CYPEPLUMBING Sanitary Systems

Introdução das configurações de cálculo da aliaxis para Itália

A partir da versão 2022.a, foi incluído no CYPEPLUMBING Sanitary Systems o catálogo Phonoblack do fabricante Aliaxis para o mercado Italiano.

Nas "Opções gerais", o utilizador pode selecionar o botão Aliaxis e posteriormente escolher os países Espanha-Portugal ou Itália, para importar os diferentes catálogos que incluem as verificações de cálculo dos elementos neles contidos.

 

CYPETHERM LOADS

CYPETHERM LOADS

Geração de dados climáticos a partir das condições de projeto

Com este novo assistente de importação de dados, é possível gerar todos os dados climáticos solicitados pelo programa e necessários para o cálculo das cargas térmicas, a partir da localização (condições de projeto).

CYPETHERM LOADS

 

 

 

Esta nova funcionalidade adiciona-se à existente de importação de dados a partir da base de dados climáticos da ASHRAE (ASHRAE Weather Data Viewer 6.0).

CYPETHERM LOADS

 

 

 

Para facilitar a introdução das condições de dimensionamento, foi ainda criado um assistente que permite importá-las a partir da indicação da localização num mapa, capacidade disponível para Espanha, França e Portugal.

 

Arquimedes e Controle de obra

Arquimedes e Controle de obra

Arquimedes e Controle de obra

Arquimedes e Controle de obra

Pré-visualização de orçamentos e bancos de preços

Para facilitar a localização de um orçamento ou banco de preços foi incluída a opção Mostrar conteúdo que permite pré-visualizar o conteúdo de um orçamento ou banco de preços.

Pode-se aceder à opção Mostrar conteúdo de duas formas:

 

  • Quando não está aberto nenhum orçamento ou banco de preços
    Neste caso aparece um diálogo no qual, entre outras coisas, se podem selecionar orçamentos, bancos de preços ou os exemplos que vêm incluídos com o programa.
    Se algumas destas opções ("Orçamentos", "Bancos de preços" ou "Exemplos") for selecionada, aparece uma lista de bases de dados. Ao premir com o botão direito do rato sobre alguma das bases de dados aparece um menu contextual no qual se encontra a opção "Mostrar conteúdo".

 

 

  • Quando algum orçamento ou banco de preços está aberto
    A opção "Mostrar…" (menu "Arquivo" > "Últimos orçamentos" ou "Menu arquivo" > "Últimos bancos de preços") abre um diálogo no qual se mostram as últimas bases de dados abertas. Ao premir com o botão direito do rato sobre alguma das bases de dados que não estão abertas, abre-se um menu contextual onde se encontra a opção "Mostrar conteúdo".

Exportação/Importação de resíduos de construção e demolição no formato FIEBDC-3 2016

Arquimedes e Controle de obra

A partir da versão 2022.a, o ficheiro no formato FIEBDC-3 (.bc3) que se gera através da opção "Exportar para FIEBDC-3" (menu Arquivo > Exportar), exporta-se com a versão 2016 do formato FIEBDC-3, o qual permite incluir os resíduos de construção e demolição no registo "R" deste formato normalizado.

A informação dos resíduos de construção e demolição que se inclui no ficheiro BC3 gerado pode ser utilizada depois em aplicações de medições e orçamentos que sejam capazes de trabalhar com a versão FIEBDC-3/2016 e ler o correspondente registo R da norma.

Também, a partir da versão 2022.a, o Arquimedes importa a informação de resíduos de construção e demolição do registo R de um ficheiro BC3 gerado com outro programa que contenha a referida informação. Esta importação realiza-se no Arquimedes a partir das opções "Importar novo orçamento de FIEBDC-3" ou "Importar novo banco de preços de FIEBDC-3" (menu Arquivo> Importar).

 

Gerador de preços

Atualização de preços e produtos de fabricantes

Geradores de preços para Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal

A versão 2022.a dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui as seguintes atualizações de preços e produtos de fabricantes:

  • DAIKIN
    Actualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • FITTINGS ESTÁNDAR
    Actualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • KNAUF
    Actualização de preços.
  • LMF CLIMA
    Actualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • MITSUBISHI ELECTRIC
    Actualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES
    Actualização de preços e ampliação da gama de produtos.
  • PLACO
    Actualização de preços.
  • PLADUR
    Actualização de preços.
  • ROCKWOOL
    Actualização de preços e ampliação da gama de produtos de isolamento.
  • UPONOR
    Actualização de preços e ampliação da gama de produtos.

Atualização de preços e produtos de fabricantes em geradores de preços para outros países

Nos links seguintes pode consultar a atualização de preços e produtos de fabricantes nos Geradores de Preços de outros países:

Unidades de obra nova nos geradores de preços

Desde a versão anterior, o Gerador de Preços incorporou vários artigos que contemplam a sustentabilidade e a eficiência energética, com a finalidade de disponibilizar aos técnicos a máxima informação que lhes facilite construir edifícios de acordo com os princípios da bioconstrução.

A sustentabilidade numa construção obtém-se através da utilização dos denominados materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental, caracterizados por ser materiais de km 0, naturais e sem emissões, além de ser necessários para construir edifícios com o mínimo impacto económico, social e sobre o meio ambiente, uma vez que a eficiência energética obtém-se através da implementação de sistemas que ajudem na poupança energética.

Entre todos os materiais sustentáveis incorporados na base de preços, é necessário destacar os seguintes:

  • Agregados reciclados (secções ADR e MBG).
  • Argamassas naturais de argila sem aditivos (RBC) (Só Portugal).
  • Tintas naturais de origem mineral e dentro deste grupo as seguintes:
    • de cal (secções RIA e RFA) (Só Portugal).
    • de silicato (secções RIM e RFM) (Só Portugal).
    • fotocatalíticas (secções RIF e RFF) (Só Portugal).
    • à base de argila (secção RIN) (Só Portugal).
  • Madeira serrada (subcapítulo EM).
  • Madeira lamelada (subcapítulo EM).
  • Jardins verticais (secções FJE, FJI, FJG, FJR e FJS).
  • Sistemas de coberturas verdes (subcapítulo QV).
  • Fachadas ETICS com isolamento térmico de origem vegetal (subcapítulo FV).
  • Isolamentos térmicos de origem vegetal, como cortiça, celulose, fibras de madeira e algodão (secções NVF, NVQ, NVP, NVO, NVL, NVD, NVT, NVN e NVE).

Detalham-se seguidamente todos os sistemas criados dentro do Gerador de preços:

  • Os sistemas e equipamentos de produção de energia limpa: energia solar térmica (secção ICB), energia solar fotovoltaica (secção IEF), geotermia (secções ICU e ICV), aerotermia (secção ICF) e biomassa (secção ICQ).
  • Os sistemas e equipamentos para a poupança de água: dispositivos de poupança nas torneiras da habitação para reduzir o consumo de água (vários artigos, como por exemplo, IFS020).
  • As biodepuradoras de alto rendimento para a reciclagem das águas cinzentas provenientes do lavatório, do chuveiro e da máquina de lavar roupa, e das águas negras procedentes da sanita e da pia lava-louça (subcapítulo US).
  • Os sistemas de aproveitamento da água da chuva para poder ser utilizada para a habitação e para a rega do jardim (subcapítulo UG).
  • Os sistemas e equipamentos para a poupança de energia: tubos fluorescentes equipados de balastro electrónico e lâmpadas electrónicas de baixo consumo (subcapítulo II e UI); instalações domóticas e inmóticas para a gestão da energia (subcapítulo IM); electrodomésticos de baixo consumo e baixa emissividade electromagnética e iónica, nula emissão de microondas e ondas gamma, etc.

 

 

Open BIM Cost Estimator

Open BIM Cost Estimator

Ligações diretas a outras aplicações

A partir da versão 2022.a, o Open BIM Cost Estimator possui uma ligação direta com a aplicação de gestão da localização da obra, o Open BIM Site. Para isso foi adicionado o botão "Localização" no grupo "BIMserver.center" da barra de ferramentas da aplicação.

Ao utilizar esta opção exportam-se os dados relativos à estimativa orçamental para o projeto do BIMserver.center e automaticamente abre-se a aplicação Open BIM Site para continuar com o desenvolvimento do projeto seguindo o fluxo de trabalho habitual.

 

Open BIM Quantities

Open BIM Quantities

Nova obra exemplo

Foi adicionada a obra exemplo "Intro Open BIM (EN)" juntamente com o seu banco de preços e o seu critério de medição ("English – Intro Open BIM"). Quer o modelo arquitetónico, criado com a aplicação CYPE Architecture, quer o orçamento da obra foram desenvolvidos em inglês.

Open BIM Quantities

 

Campos de texto multilinha no "Critério de medição"

Os campos de texto "Referência" e "Linha de medição" que aparecem no painel para adicionar uma nova unidade de obra, numa regra de medição contida num critério de medição foram alterados para campos multilinha. Desta forma é agora mais fácil introduzir referências extensas e linhas de medição com múltiplas variáveis.

 

Open BIM Quantities e aplicações com o separador Orçamento

Open BIM Quantities e aplicações com o separador Orçamento

Janela de ajuda para os tipos de resíduos

Foi adicionado um botão de ajuda na seleção do tipo de resíduo, dentro do painel para acrescentar um componente de resíduo à composição de um recurso. Quer os tipos de resíduo quer as suas definições estão baseadas na especificação do Formato de Intercambio Estándar de Bases de Datos de Construcción, FIEBDC-3/2020.

 

Voltar à área de descarga da versão 2022

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda. - Tel. 253 209 430
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, 4700-026 Braga
Av. 5 de Outubro, 72 – 7º A - 1050–059 Lisboa
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Suporte Técnico | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web