ÍNDICE
O "CYPETHERM SCE-CS Plus" é uma aplicação concebida para a avaliação do desempenho energético dos edifícios, cumprindo com os requisitos aplicáveis a edifícios de comércio e serviços regulado pelo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), com base no Decreto-Lei n.º 101-D/2020.
Esta aplicação está integrada no fluxo de trabalho Open BIM através da plataforma BIMserver.center.
O "CYPETHERM SCE-CS Plus" está disponível para descarga apenas na store da plataforma BIMserver.center.
A interface para selecionar o sistema de referência da obra, disponível durante o processo de vinculação com o projeto da plataforma BIMserver.center foi modificada. Agora, através do botão "Selecção do sistema de referência" localizado na parte superior da janela, é escolhido o sistema de referência base a ser utilizado. Esta mostra uma árvore com os sistemas de referência disponíveis no projeto BIM a partir das contribuições que foram previamente marcadas para importação.
Como ocorre nas versões anteriores, uma vez selecionado o sistema de referência base, o utilizador pode modificar a posição do sistema de referência local do novo modelo a ser criado com a aplicação ativa.
Atualmente, as aplicações Open BIM com um ambiente de trabalho 3D têm uma janela de ferramentas onde o modo de introdução dos componentes do modelo pode ser configurado. A partir da versão 2022.c, ao selecionar o "modo 3D" já não será necessário indicar o plano de trabalho ou o valor do deslocamento. Portanto, estes parâmetros são reservados para o "modo 2D", eliminando assim a duplicidade que existia com ambos os métodos ao entrar ou editar a posição dos elementos sem referência a outros objetos.
Foi incluída uma nova captura, "Intersecção fictícia", que melhora os rastreios de referência a objetos, já que é capaz de detetar possíveis intersecções entre objetos que se encontram a alturas diferentes.
Isto torna a disposição mais confortável e resulta numa distribuição mais ordenada dos objetos.
Na versão 2022.c, modificou-se o comportamento do rastreio de referência de objetos nas aplicações que têm um espaço de desenho e que incorporam esta ferramenta.
Agora, a partir do painel de opções de "Referência a objetos" encontra-se disponível a opção "Selecionar os pontos de rastreio automaticamente". Quando selecionada, o comportamento da aplicação será o mesmo que era antes da novidade da versão 2022.b "Melhoria na referência a objetos". Ou seja, são exibidos os caminhos de alinhamento gerados por todos os pontos de referência dos objetos (fim, ponto médio, intersecção...) visíveis no espaço de desenho.
A ativação desta nova opção pode ser apropriada quando se trabalha com um número limitado de referências de objetos na perspetiva do projeto, uma vez que evita ter de selecionar os pontos previamente. No entanto, no caso de um grande número de objetos rastreáveis, é aconselhável adquirir os pontos de rastreio manualmente, caso contrário será dispendioso identificar corretamente as trajetórias de alinhamento.
"Código Estructural (Real Decreto 470/2021)".
Implementado no CYPECAD, CYPE 3D, Muros em Consola de betão armado e Contenção periférica, para o cálculo e dimensionamento de estruturas de betão.
Implementado no CYPE Connect Steel e StruBIM Steel para o cálculo e verificação de ligações metálicas.
"Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios".
Implementada no CYPE Connect Steel e StruBIM Steel para a verificação de ligações metálicas.
"Structural use of steelwork in building. Part 1".
Implementada no CYPE Connect Steel e StruBIM Steel para a verificação de ligações metálicas.
"Certificação Energética dos Edifícios (SCE) (Decreto-Lei n.º 101-D/2020)".
Implementada no CYPETHERM SCE-CS Plus, CYPELUX SCE e CYPELUX. Na versão anterior (2022.b) também se implementou no CYPETHERM SCE-HAB.
"Standard for the Installation of Sprinkler Systems".
Atualizada no CYPEFIRE Hydraulic Systems.
"Standard for the Installation of Standpipe and Hose Systems".
Implementada no CYPEFIRE Hydraulic Systems.
Foram implementadas várias novidades relacionadas com a cor e textura dos elementos arquitectónicos:
O programa é capaz de recordar os encontros que já tenham sido resolvidos.
Esta melhoria evita que se desfaçam os encontros quando se move uma janela ou porta sobre uma parede na qual já tinham sido resolvidos os encontros.
Também permite resolver um encontro que tenha sido alterado (por exemplo, um encontro ao qual se adicionou um novo elemento), mas que já tinha sido resolvido anteriormente.
Foram incluídas duas novas obras exemplo:
Além disso, a obra exemplo "Habitação unifamiliar isolada" foi traduzida para inglês, francês e português.
A partir da versão 2022.c do Open BIM Site, é possível aceder ao Serviço Web de Mapas (WMS) do organismo de Portugal "Direção-Geral do Território. Divisão de Informação Geográfica".
A opção "Ortos 2018 Portugal-Continente" foi adicionada ao menu Mapas disponível a partir da barra de ferramentas da aplicação. De acordo com o desempenho do serviço WMS, podem ser utilizados os seguintes sistemas de coordenadas para obter a secção do mapa, que será inserida na área de trabalho:
É agora possível indicar em que parcelas do modelo do local o projeto deve ser implementado. Para este efeito, foi incluída uma opção no painel de definição de uma parcela com o texto "Pertence ao projeto". Ao assinalar esta opção, o esquema do terreno será desenhado numa cor diferente na área de trabalho e esta informação será exportada no modelo do local para o projeto ao qual o trabalho está vinculado na plataforma BIMserver.center.
As opções "Mapas" e "Superfícies topográficas" foram adicionadas ao grupo "Componentes do local" da barra de ferramentas da aplicação. Graças a estes dois novos botões é agora possível inserir mapas e superfícies topográficas dos serviços web WMS e WCS diretamente na área de desenho. Para este efeito, o utilizador deve especificar com o cursor os dois pontos correspondentes aos cantos opostos do retângulo que estabelece a secção do mapa.
A partir da versão 2022.c, Open BIM Site permite a importação de ficheiros de pontos para descrever uma superfície topográfica. Para este efeito, a opção "Ficheiro de pontos" foi incluída como uma possível fonte de dados no painel de definição de uma superfície topográfica.
Para que um ficheiro de pontos seja interpretado corretamente pela aplicação, deve cumprir os seguintes requisitos:
A partir da versão 2022.c, o Open BIM Construction Systems gera automaticamente os sistemas construtivos com base nas tipologias definidas no modelo arquitectónico do projecto do BIMserver.center vinculado. Estas soluções são criadas com a referência do tipo arquitectónico e são incluídas na secção correspondente do sistema envolvente ou de compartimentação.
Além de gerar as soluções construtivas realiza-se a sua atribuição aos elementos do modelo arquitectónico com base na referência da tipologia. No caso de existirem diferenças entre os sistemas construtivos e as tipologias arquitectónicas o utilizador pode sempre modificar a atribuição no Open BIM Construction Systems.
Foram adicionadas na aplicação as classes de soluções construtivas seguintes:
A descrição e características construtivas destes sistemas incluem-se nos documentos gerados, memoria descritiva e construtiva.
Foi actualizada a obra exemplo "Intro Open BIM (EN)".
A partir da versão 2022.c, o "editor de máscaras" do Open BIM Analytical Model permite ao utilizador indicar que uma parede do modelo arquitectónico é uma parede meeira.
Ao realizar esta operação será atribuída a contiguidade "meeira" às superfícies derivadas das referidas paredes quando se utilize o processo de geração automática do modelo analítico.
As paredes meeiras foram também incluídas no grupo "Máscara" das "Opções de captura" para controlar a sua visibilidade e na referência a objectos na área de trabalho da aplicação.
Foram incluídas as melhorias seguintes que afectam o preenchimento de secções das vistas das cenas:
Foi implementado o "Código Estructural (Real Decreto 470/2021)" para o cálculo e dimensionamento de estruturas de betão nos programas CYPECAD, CYPE 3D, Muros em consola de betão armado e Contenção periférica.
Na versão 2022.c foi melhorada a importação de vigas do modelo BIM para selecionar diferentes tipos de materiais e secções.
Na etapa "Viga" do assistente de importação de modelos BIM, é apresentada uma lista com as vigas detetadas. Na coluna "Secção transversal" é indicada a secção atribuída. Premindo sobre cada célula acede-se ao painel de seleção da secção da viga.
O programa atribui automaticamente as secções retangulares e circulares de betão. Para cada uma das secções restantes deve-se atribuir a secção correspondente do CYPECAD. A atribuição realizada guarda-se automaticamente para posteriores importações.
Opção disponível na edição de muros de betão que permite definir em que plantas não se deve interromper a armadura do muro.
Esta opção é de grande utilidade, por exemplo, em obras com lajes sanitárias ou quando seja necessário gerar plantas intermédias para poder definir uma rampa.
Na versão atual, CYPECAD exporta a armadura dos seguintes tipos de elementos:
Estas armaduras podem-se visualizar, juntamente com as armaduras exportadas a partir do Shear Walls, no programa StruBIM Rebar.
Nova opção disponível em "Entrada de pilares > Introdução > Pilares, paredes e arranques" que permite selecionar os pilares, paredes e arranques visíveis, segundo o grupo inicial e/ou final dos mesmos. Só tem efeitos na visualização no ecrã destes elementos, o que pode ser útil em obras com grande quantidade de pilares e paredes para utilizar as ferramentas sobre um conjunto mais reduzido de elementos.
A partir da versão 2022.c, selecionam-se as normas de betão ACI 318M-14 ou ACI 318M-19, é possível analisar e dimensionar a estrutura tendo em consideração os requisitos do "Reglamento para el Análisis y Diseño Sísmico de estructuras" R-001 2011 (República Dominicana) assim como os da "Norma Técnica para Diseño por Sismo" NTDS 1997 (El Salvador).
A versão 2022.c do CYPECAD inclui também outras pequenas melhorias e correções do programa que poderiam acontecer em casos singulares:
Na versão 2020.c implementou-se o cálculo e verificação de ligações de acordo com as seguintes normas:
Com a implementação das normas do Brasil e Reino Unido, acrescentaram-se, as bibliotecas que incluem materiais, perfis e parafusos de uso típico no Brasil e Reino Unido.
Foram implementadas duas opções para ajustar um perfil ou unir uma chapa frontal "À face mais próxima" ou "À face mais afastada" de perfis. Até à versão 2022.c era necessário selecionar a parte do perfil à qual desejávamos ajustar ou unir (dependendo da operação). Com as novas opções implementadas, o programa detetará a face automaticamente.
Foi implementada a opção "Exportar vista 3D dos resultados de verificação" no diálogo "Partilhar" que se abre ao selecionar a exportação para o BIMserver.center.
Ao exportar com esta opção ativada, será gerada uma vista 3D na qual os elementos são coloridos de acordo com o seu coeficiente de aproveitamento, bem como a inclusão deste coeficiente na informação associada.
A seleção para a classe em dispositivos diferenciais é alargada. As novas classes acrescentadas são a classe B e a classe B super imunizado.
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, foi necessário atualizar o os valores dos requisitos de Densidade de potência por 100 lux referenciados no novo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE).
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, foi necessário atualizar o os valores dos fatores de controlo por ocupação e disponibilidade de luz natural referenciados no novo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE).
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, foi necessário atualizar o programa CYPELUX RECS, para o novo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), sendo assim o programa CYPELUX RECS passa a denominar-se CYPELUX SCE.
A versão 2022.c do CYPEFIRE Hydraulic Systems inclui a atualização da norma americana NFPA 13 para a sua versão 2019 com a correspondente modificação de todos os artigos das verificações relativas a:
Além disso, incluem-se as verificações da norma NFPA 14 relativas às Bocas de Incendio Armadas. Para realizar estas verificações incluíram-se a BIA de diâmetro 2 ½ in (65 mm) e a partir de agora realizam-se as verificações de pressão e caudal mínimos que devem servir estes equipamentos no caso de serem necessários.
Foram incluídas duas novas obras exemplo:
A versão 2022.c dos programas CYPETHERM SCE-CS Plus e CYPETHERM EPlus utiliza a nova versão 9.5 do motor de cálculo EnergyPlus™.
Para facilitar a localização das atribuições entre as entidades de Revit e os artigos do orçamento vinculado com o modelo BIM do Revit, apresenta-se uma lista de todas as atribuições entidade-artigo definidas. Nesta lista pode-se localizar a entidade ou o artigo da atribuição seleccionada. A opção Atribuições entidade-artigo é acessível a partir do botão opções da janela Atribuição de artigos e extracção de medições.
Foi adicionado mais um estado de visualização da lista de elementos no diálogo Atribuição de artigos e extracção de medições. Quando se prime sobre o cabeçalho da tabela de pormenor de medição ou sobre o cabeçalho da tabela de elementos, as tabelas que se apresentam vão-se alternando.
Se o artigo não estiver atribuído a nenhuma entidade, será apresentado o equivalente ao estado "c".
Se a entidade não estiver atribuída a nenhum artigo, será apresentado o equivalente ao estado "b".
Pode-se alternar o estado premindo sucessivamente sobre o cabeçalho.
Às vezes, os compartimentos definidos no modelo BIM do Revit não dispõem de área definida. Para medir só os compartimentos com dimensões, foi implementado o filtro "Medir compartimentos sem área definida". Acede-se a este filtro a partir da opção Filtro global de medições presente no botão Opções gerais da janela Atribuição de artigos e extracção de medições.
Foi implementado um novo diálogo para gerir todos os filtros definidos. Neste diálogo é possível:
Quando o utilizador sai da janela Atribuição de artigos e extracção de medições, grava-se o estado da disposição dos seus painéis móveis.
Agora, nos filtros de medições por material, podem-se utilizar os parâmetros dos elementos que utilizam esse material. Em versões anteriores, só se podiam usar os parâmetros comuns do sistema (Revit).
As opções para criar subtipos activam-se com o botão de opções da janela Atribuição de artigos e extracção de medições, opção Filtro global de medições.
Para tirar maior partido da extracção de medições do modelo BIM do Revit criaram-se as Propriedades personalizadas. As Propriedades personalizadas são semelhantes aos parâmetros de projecto do Revit, são criadas e modificadas pelo utilizador no Arquimedes e aplicam-se a todas as categorias. Estas propriedades personalizadas são aplicáveis aos tipos ou a elementos. Acede-se a esta nova ferramenta a partir do botão opções da janela Atribuição de artigos e extracção de medições.
A definição das Propriedades personalizadas pode ser partilhada entre as várias obras vinculadas do Revit à mesma obra do Arquimedes (mas não os seus valores).
As Propriedades personalizadas podem ser utilizadas em:
As Propriedades personalizadas podem-se mostrar e pode modificar-se os seus valores:
Melhora-se a configuração de colunas visíveis em elementos que usam materiais. Agora, cada material pode ter a sua própria configuração de colunas visíveis.
Para tornar a categoria "Compartimentos" mais versátil, agora esta comporta-se como qualquer Categoria sem Tipos. Isto é, podem-se adicionar novos Subtipos (colecções de elementos).
Agora, ao copiar uma unidade de obra para o programa Arquimedes utilizando o botão Gerador de preços ou ao exportar una unidade de obra para um orçamento (para outros programas de medições e orçamentos que podem ler o formato FIEBDC-3), arrastando-a através dos botões , a unidade de obra será importada por o programa de medições e orçamentos e passará a incluir no campo RESUMO (campo do formato FIEBDC-3) o nome curto que aparece no Gerador de preços.
Foi revista a base de dados de preços utilizada pela aplicação para determinar o orçamento de execução material da obra. Os projectos realizados com versões anteriores do programa serão actualizados automaticamente quando forem abertos com a versão 2022.c.
Foi adicionada a obra exemplo em francês "École technique" juntamente com o seu banco de preços e critério de medição ("Français – École Technique").
Foi adicionada a obra exemplo em castelhano "Unifamiliar aislada" juntamente com o seu banco de preços e critério de medição ("España – Unifamiliar aislada").
Foi adicionada a obra exemplo em francês "Intro Open BIM (EN)" juntamente com o seu banco de preços e critério de medição ("English – Intro Open BIM").