ÍNDICE
A partir da versão 2023.g, as aplicações com a "Ferramenta de selecção de elementos" (esta ferramenta foi implementada na versão 2021.e) têm a capacidade de rodar os elementos do modelo sobre o seu eixo vertical. Pressionando a barra de espaço no teclado, os objetos selecionados rodarão 90°, a partir da sua posição atual, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
A partir da versão 2023.g, as aplicações com um ambiente de trabalho 3D podem incluir uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores associar os elementos do seu modelo a níveis (no final desta novidade, são listados os programas que, na versão 2023.g, têm esta funcionalidade). Os níveis podem corresponder às plantas de um edifício ou a qualquer outro plano de referência necessário para o modelo.
O menu de gestão de níveis é incluído nas aplicações por meio de uma janela ancorável. Neste painel existe uma lista com os edifícios e níveis definidos no modelo, bem como as opções disponíveis (criar, editar, apagar, atribuir, …).
As opções na janela "Níveis" permitem introduzir novos edifícios e níveis no modelo. Os níveis devem ser definidos dentro de um edifício. Junto a cada nível podemos ver a sua cota e, entre parênteses, o número de elementos do modelo associados. Também é possível ativar ou desativar a sua visibilidade na área de trabalho.
Através da opção "Atribuir elementos a um nível" podemos selecionar elementos do modelo, a partir da área de trabalho, e associá-los ao nível selecionado na lista. A opção "Eliminar a atribuição de elementos a um nível" permite realizar a operação inversa. Para ajudar o utilizador durante a utilização destas ferramentas, os elementos pertencentes ao nível selecionado serão mostrados a verde e os pertencentes a outro nível a vermelho. Também está disponível a opção "Informação sobre o nível de um elemento" com a qual é possível inspecionar um objeto a partir da área de trabalho e obter o seu nível atual. Finalmente, a opção "Atribuição automática" associa automaticamente os componentes do modelo aos níveis definidos. Para tal, a geometria do elemento é analisada e o nível imediatamente abaixo dele é procurado.
Durante a vinculação com um projeto BIM, a aplicação pode ler os edifícios e os níveis das contribuições. Estes serão listados na janela "Níveis" em azul e podemos atribuir-lhes elementos do modelo. Para evitar problemas de congruência entre os inputs, os edifícios e os níveis que foram lidos a partir do projeto BIM não podem ser editados.
Os níveis são exportados em formato IFC através da entidade "IfcBuildingStorey". Sendo esta uma entidade incluída na norma, as aplicações de outros fabricantes que trabalham com ficheiros IFC podem ler os níveis e a sua relação com os elementos do modelo.
Nesta versão 2023.g, as aplicações em que a janela de gestão de níveis foi incluída são:
MS 1553:2002, AMD. 1:2013. Code of practice on wind loading for building structure. AMENDMENT 1
Implementado no CYPECAD.
Reglamento de Diseño Estructural para la República de Panamá – 2021 (REP 2021)
Implementado no CYPECAD e CYPE 3D.
"Reglamento nacional de instalaciones sanitarias domiciliarias (RENISDA)".
Implementada no CYPEPLUMBING Water Systems.
"Reglamento nacional de instalaciones sanitarias domiciliarias (RENISDA)".
Implementada no CYPEPLUMBING Sanitary Systems.
A partir da versão 2023.g, o Open BIM Site permite obter mapas através de serviços WMS procedentes das seguintes fontes de dados:
Foram realizadas as seguintes modificações na janela de configuração dos mapas:
A versão 2023.g do CYPECAD inclui as seguintes melhorias e correções do programa para determinados casos:
Nas operações "Abertura" e "Chapa", quando a forma é do tipo poligonal, por cima da tabela está agora presente uma ferramenta para a geração de um polígono regular de "n" lados. Esta ferramenta permite gerar de forma rápida pentágonos, hexágonos, etc.
Até à versão 2023.g do StruBIM Steel, a ferramenta 'Ligações' do StruBIM Steel permitia a criação de uma ligação a partir de uma seleção de barras.
A partir da versão 2023.g, é também possível selecionar uma ligação como uma ligação padrão. Depois de selecionar a ligação padrão, é possível selecionar outro grupo de barras para aplicar a mesma ligação e, além disso, agrupá-las. Para isso, com as barras selecionadas, basta premir o botão direito para aplicar a ligação padrão. Pode até repetir a operação noutro grupo de barras para aplicar novamente a mesma ligação.
Até à versão 2023.g do StruBIM Steel, a ferramenta 'Acessórios' permitia acrescentar um acessório a uma barra, selecionando uma posição intermédia no seu eixo.
A partir da versão 2023.g é também possível selecionar um acessório como padrão. Após a seleção do acessório padrão, é possível selecionar outros pontos onde o mesmo acessório possa ser aplicado. Se possível, os acessórios inseridos a partir do mesmo padrão serão agrupados.
A partir da versão 2023.g do StruBIM Steel, nos desenhos correspondentes a vistas do modelo incluem-se, como tabelas predefinidas, as tabelas de peças de cada etiqueta.
A partir da versão 2023.g do StruBIM Steel, nos desenhos correspondentes às vistas do modelo, está incluída uma cena predefinida para cada etiqueta.
Com esta melhoria, é possível definir desenhos com uma parte da estrutura, contendo os elementos que o utilizador decida, em função das etiquetas definidas.
Até à versão 2023.g, a atualização das barras a partir do projeto BIM, atualizava quer a secção da barra como os deslocamentos, a rotação e a posição.
A partir da versão 2023.g, é possível manter os deslocamentos e a rotação na atualização do projeto BIM.
As barras geradas a partir do projeto BIM, incluem na secção "Ponto de inserção" a opção "Manter os deslocamentos aplicados às barras se voltar a carregar o modelo". Com esta opção desativada, atualizam-se todos os parâmetros das barras. Com a opção ativada, não se atualizarão os parâmetros de nivelamento. Esta opção estará desativada por defeito, permitindo a atualização. Quando se atribui um ponto de nivelamento a uma barra a opção ativa-se automaticamente.
O diálogo de atualização inclui a opção "Perder os deslocamentos aplicados às barras mesmo que se tenha indicado que se mantenham". Ativando esta opção na atualização serão atualizados todos os parâmetros das barras, embora esteja ativada a opção correspondente em cada barra.
A partir da versão 2023.g do StruBIM Steel, depois de dividir ou unir as barras, serão mantidas as ligações que estavam definidas nessas barras, sempre e quando seja possível.
Desde o dia 15 de fevereiro de 2023, a descarga do programa "StruBIM Cantilever Walls" (versões 2023.f e seguintes) está disponível na plataforma BIMserver.center.
A partir de 15 de fevereiro de 2023, as descargas a partir da Plataforma BIMserver.center das aplicações "StruBIM Cantilever Walls" e "StruBIM Embedded Walls" (versões 2023.f e seguintes), permitem a instalação em polaco. A instalação em polaco também é possível para o CYPETHERM EPlus para as descargas a partir do BIMserver.center realizadas a partir do dia 21 de março (versões 2023.f e seguintes).
Na versão 2023.g do StruBIM Rebar foi implementada a organização dos elementos por fases, permitindo ao utilizador exportar para o formato IFC por fase. Esta opção gera um ficheiro IFC para cada uma das fases definidas, contendo os elementos atribuídos a essa fase.
Quando importamos elementos do CYPECAD, é gerada uma fase por cada planta e a cada elemento é atribuída a fase equivalente à planta do CYPECAD a que pertence.
A partir da ferramenta 'Fases' no menu 'Dados gerais' do StruBIM Rebar, é possível gerir as fases do projeto.
Dentro do grupo “Edição” da barra de ferramentas da aplicação, foram acrescentadas as seguintes opções para modificar a geometria dos condutores de baixada:
A versão 2023.g do CYPEPLUMBING Sanitary Systems inclui o novo separador "Esquemas". Neste separador é possível introduzir esquemas da instalação de drenagem de águas, o que é particularmente útil para criar os esquemas de tubos de queda.
A partir desta versão do CYPEPLUMBING Water Systems (2023.g) é possível gerar um banco de preços de recursos unitários a partir dos “Geradores de preços” da CYPE. Para este efeito, foi adicionada a opção “Gerador de preços – CYPEPLUMBING Water Systems" (que inclui uma referência da versão e data) dentro da janela de criação de um banco de preços, no separador "Orçamento" da aplicação. Ao selecioná-la, aparecerá um novo botão para definir os "Dados de localização" da obra. Esta localização será utilizada para completar a informação associada aos recursos unitários.
Depois de aceitar a janela "Dados da localização", é possível visualizar os recursos que foram gerados, agrupados numa estrutura de capítulos. Cada recurso corresponde a um material diferente e contém uma descomposição que inclui, além do referido material, a mão-de-obra e os materiais auxiliares necessários para a sua instalação. É importante destacar que, para além do preço, estes elementos contêm informações relativas às suas propriedades físicas, dados ambientais e resíduos.
Para utilizar este banco de preços num projeto, este deve ser combinado com um ficheiro de mapeamento de forma a estabelecer a relação entre os elementos do modelo, definidos no separador “Instalação”, e os recursos do banco. Para isso, é conveniente utilizar as ferramentas de mapeamento a preços unitários que estão disponíveis desde a versão 2023.e.
Contudo, para facilitar o processo de associação foi acrescentado um ficheiro à lista de ficheiros de mapeamento que aparece por defeito.
Este ficheiro de mapeamento corresponde à norma predefinida “EN 806-3” à qual pode ser importada no separador "Instalação" a partir da janela "Opções gerais". Este ficheiro inclui todos os tipos de elementos provenientes desta norma. Consequentemente, se apenas estes componentes forem utilizados, não será necessário definir um mapeamento para o separador "Orçamento".
O CYPEFIRE Hydraulic Systems foi atualizado de um ambiente de trabalho 2D para um novo ambiente de trabalho 3D.
O novo ambiente de trabalho 3D proporciona:
Esta nova versão do CYPEFIRE Hydraulic Systems permite a leitura e cálculo de qualquer obra realizada em versões anteriores do programa.
Também foi atualizado o menu de edição do programa. A funcionalidade por defeito é agora a de selecionar e não a de editar.
Além disso, no menu de edição foram incluídas duas novas opções:
A versão 2023.g do CYPEFIRE Hydraulic Systems permite fazer a geração de diferentes hipóteses de cálculo que podem ser analisadas simultaneamente.
Com esta funcionalidade, o programa torna-se muito mais versátil. Por exemplo, é agora possível calcular a instalação de sprinklers simulando ao mesmo tempo a área mais desfavorável e mais favorável e também é possível determinar a área mais desfavorável introduzindo diferentes áreas de operação.
Para o dimensionamento das tubagens da instalação, é necessário selecionar quais as hipóteses que o programa deve utilizar para determinar a dimensão adequada.
O CYPEHVAC Hydronics passa de um ambiente 2D para um novo ambiente de trabalho 3D, com o qual se proporciona uma maior capacidade na modelação das instalações de distribuição de água dos sistemas de climatização.
Com o novo ambiente de trabalho 3D é possível:
A nova versão do CYPEHVAC Hydronics incorpora também como novidade a possibilidade de calcular elementos da instalação não disponíveis nas versões anteriores, tais como os elementos de distribuição, os equipamentos próprios dos circuitos de condensação e os elementos que relacionam a instalação de climatização com a instalação de AQS.
Alguns dos equipamentos existentes nas versões anteriores, tais como bombas de calor e fancoils, foram divididos em tipologias para uma maior facilidade de utilização. Por exemplo, os fancoils foram divididos em fancoils de 2 tubos e 4 tubos. Além disso, foram acrescentados explicitamente as unidades de tratamento de ar.
Foram adicionados elementos de distribuição tais como colectores, separadores hidráulicos e permutadores de calor, permitindo que a instalação fosse dividida em circuitos separados. O programa calcula as perdas de pressão em cada um destes circuitos separadamente e, no caso de circuitos separados por um permutador de calor, calcula também o volume de água em cada circuito.
Foi integrado o cálculo dos circuitos de condensação para as bombas de calor água-água. Com base nos seus dados de potência e rendimento, o programa calcula a potência térmica no permutador de calor exterior das bombas de calor e permite definir o circuito hidráulico até aos equipamentos responsáveis pela dissipação desta potência. Para este efeito, podem ser fornecidas torres de refrigeração e também um equipamento de geração que representa uma fonte de calor, por exemplo, um campo de coletores de geotermia.
O programa permite importar os requisitos das instalações de aquecimento por piso radiante, bem como as cargas térmicas do edifício, a fim de as poder atribuir ao equipamento a ser dimensionado.
A implementação do ambiente de trabalho 3D, juntamente com outras novidades incluídas nesta atualização, impede que a versão 2023.g do programa e versões posteriores possam ler obras criadas com versões anteriores à 2023.g. Essas obras podem ser lidas com a versão 2023.f ou com a versão com a qual foram criadas.
Na plataforma BIMserver.center é possível descarregar versões do CYPEHVAC Hydronics anteriores à última publicada. Em qualquer caso, recomendamos que para obras novas utilize sempre a última versão.
A versão 2023.g dos Geradores de preços para países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) inclui atualizações de preços e produtos dos seguintes fabricantes:
Com a finalidade de que os orçamentos realizados com os Geradores de preços se ajustem à situação atual do mercado internacional da construção, que se encontra afetado por uma inflação que não abranda e por uma flutuação das respetivas divisas, na versão 2023.g foram atualizados os preços tendo em conta a situação económica e monetária particular de cada um dos seguintes países:
Além da atualização de preços e produtos de alguns fabricantes, a versão 2023.g dos Geradores de preços de países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) incorpora outras novidades:
Geradores de preços de “Obra nova”, “Reabilitação” e “Espaços urbanos”
Gerador de preços de “Espaços urbanos”
Gerador de preços de “Obra nova” e “Reabilitação”
Foi criada na secção CCS (Fundações/Contenções/Muros de cave) uma nova unidade de obra "CCS021 m² Sistema de cofragem para execução de abertura em muro de cave".
A partir da versão 2023.g, o Open BIM Quantities pode ler e mostrar os elementos do modelo IFC ("IfcElement") que contêm outros elementos. Esta funcionalidade permite aos utilizadores explorar as relações entre diferentes elementos do modelo de uma forma mais completa e detalhada.
Quando se utiliza o modo "Visualização" por "Estrutura", é possível ver na árvore "Entidades" os componentes que fazem parte de um elemento. Um exemplo são os muros ("IfcWall") e a sua relação com as respetivas aberturas ("IfcOpeningElement"), outro exemplo são as partes subordinadas de um elemento de construção ("IfcBuildingElementPart") e a sua relação com o componente principal.
Agora, o separador "Orçamento" incorpora uma barra de estado na parte inferior da janela principal, que mostra informação contextual sobre o que está a ser realizado na aplicação.
Foram introduzidas as seguintes melhorias na opção "Filtro", disponível no grupo " Visualização" da barra de ferramentas:
Foi acrescentada a opção "Incremento de preços" na janela de edição da "Base de dados do projeto" ou de um "Banco de preços". Com esta ferramenta, é agora possível ajustar os preços dos recursos contidos na base de dados de acordo com um "Fator". Além disso, a aplicação permite indicar a natureza dos recursos ("Sem classificar", "Mão de obra", "Maquinaria e meios auxiliares" e "Materiais") sobre os quais a operação deve ser aplicada.
O separador "Composição" foi incluído na janela "Dados" para os capítulos do orçamento. Nas versões anteriores, o separador "Composição" só estava disponível para as unidades de obra, onde é apresentada uma tabela com a sua composição nos recursos unitários.
Agora é possível ver os subcapítulos ou unidades de obra que fazem parte de um capítulo nessa tabela.
A partir da versão 2023.g, é possível visualizar graficamente os dados do orçamento. Para isso, foi acrescentada a janela "Gráficos" no separador "Orçamento". Essa janela contém uma lista na qual se pode selecionar o gráfico a ser exibido. Nesta versão, estão disponíveis as representações gráficas (colunas, anéis, lineares, etc.) dos seguintes recursos:
O gráfico gerado depende do elemento da tabela do orçamento selecionado. É importante ter em conta que os gráficos disponíveis dependem do tipo de elemento (capítulo, unidade de obra ou linha de detalhe de medição). Ao passar o rato sobre uma secção do gráfico, aparecerá um quadro com a referência do parâmetro e o seu valor, permitindo que os utilizadores tenham uma melhor compreensão dos dados apresentados.
Os gráficos que incorporam uma legenda permitem ocultar um conjunto de dados ao premir com o botão esquerdo do rato na sua referência. Quando um conjunto não se encontra visível, a sua referência é eliminada e pode ser reativada premindo sobre ela.
Foi incluída uma barra de estado na parte inferior da janela principal. Além de mostrar informação contextual sobre o que está a ser realizado na aplicação, a barra de estado indica a referência do conjunto de regras de medição ativas. Esta referência também pode ser visualizada na barra de estado do separador "Orçamento".
A versão 2023.g do CYPEURBAN inclui novas ferramentas relacionadas com as áreas contabilizáveis:
A versão 2023.g do CYPEURBAN permite verificar a relação entre a frente e o fundo da parcela.
Na versão 2023.g do CYPEURBAN foi implementada a possibilidade de definir as seguintes verificações para os pátios:
Na versão 2023.g do CYPEURBAN é possível definir a superfície livre admissível que a parcela deve possuir. As superfícies livres da parcela podem-se importar de outros programas através da entidade "IFCSpace" fazendo um mapeamento.
A secção Regulamentação foi classificada de acordo com o tipo de verificação. As verificações foram agrupadas sob os seguintes pontos:
A listagem de verificações que o programa gera, inclui agora as novas verificações implementadas na versão 2023.g (proporção da frente até ao fundo da parcela, superfície livre da parcela e as verificações de pátios).
Esta listagem foi reordenada segundo o novo agrupamento das verificações urbanísticas da norma (Parcela, Edifício e Estacionamento).
A versão 2023.g do CYPEURBAN pode ser instalada também em inglês. A anterior versão 2023.f do CYPEURBAN também poderia ser instalada em inglês se fosse descarregada da plataforma BIMserver.center a partir do dia 06/03/2023.